Este é o nosso guia de como platinar InFamous, lançado em 2009 pela Sony Computer Entertainment para Playstation 3.
Você ainda não platinou esse game e está tendo dificuldades? Tudo bem. Nós podemos lhe ajudar! Confira nosso guia Platinando InFamous:
INFAMOUS
Ficha técnica:
Troféus de bronze: 37
Troféus de prata: 11
Troféus de ouro: 1
Troféus de platina: 1
Total de troféus: 50
Troféus online: 0
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 40 a 45 horas
Dificuldade estimada: 3/5 - Dificuldade Considerável
Vezes que precisa jogar o game: No mínimo duas vezes
Considerações: Olá, platinadores de plantão! Prontos para mais uma platina? Bem, esse guia de platina de InFamous é bem simples e direto, e fornecerá tudo o que você precisa fazer para platinar esse grande game de super-herói. Esse game exigirá algumas horas de seu tempo, por volta de 45 para ser mais exato. Isso se deve ao fato de que precisará fechá-lo duas vezes, no mínimo, para conseguir todos os troféus. Também vale ressaltar que precisamos fechá-lo no Hard, mas isso não deverá ser realmente um problema, já que o modo Hard de InFamous não é tão difícil quanto aparenta ser. Não há muitos troféus complicados, de modo que esse do Hard deverá ser o mais complicado mesmo. Nada que seja suficiente para eu desaconselhar essa platina, a menos que não curta o gênero. Bem, sem mais conversa, vamos lá!
Dicas de procedimento: Antes de nos tornarmos o super-herói que vai salvar ou dominar Empire City, vale a pena se atentar para algumas recomendações úteis que lhe ajudarão a poupar horas preciosas de sua jogatina. Leia com atenção:
a) Há três níveis de dificuldade em InFamous. Há um troféu relacionado a
fechar o game na dificuldade Hard, mas não há necessidade de se preocupar com
isso logo de cara. Como teremos de fechar o game no mínimo duas vezes, por
causa do sistema de karma, então eu aconselho que feche a primeira vez na
dificuldade mais fácil, Easy. Desta forma, poderá fazer tudo o que é possível
fazer no game, pegar todos os itens colecionáveis, e afins, na primeira
jogatina, e deixar para fechar no Hard na segunda jogatina. Será mais fácil
assim. Você pode alterar a dificuldade sempre que quiser, apertando START e
entrando em Options. Porém, para valer para o troféu do Hard, terá de mudar no começo do jogo e não tirar mais.
b) Há um sistema de karma no game, do qual haverá
diversos momentos em que terá de optar por atitudes boas ou atitudes ruins.
Atitudes boas fornecem boa karma, e atitudes ruins fornecem karma ruim. O karma
irá definir diversos parâmetros do game, quais habilidades seu persoagens terá
e qual final ele terá. Mais do que isso, cada tipo de segmento de karma terá
seus troféus específicos. Ou seja, não é possível platinar o game em uma
jogatina só: terá de ser no mínimo duas. Eu recomendo que opte apenas pelas
boas escolhas na primeira jogatina, de modo a poder preencher o karma positivo,
o que lhe renderá diversos troféus relacionados a karma positivo. Então, na
segunda jogatina, tome apenas decisões ruins, de modo a poder adquirir todos os
troféus relacionados a karma negativo. Foque-se apenas em boas ações na
primeira jogatina e apenas em más ações na segunda jogatina, pois assim poderá
aproveitar as duas jogatinas para conseguir todos os troféus.
c) Há movimentos especiais nesse game que rendem pontos
extras, chamados Stunt Moves. Mais do que apenas renderem experiência, há um
troféu no game que exige que realizemos todos os Stunt Moves do game pelo menos
uma vez. São 21 Stunt Moves, que geralmente exigem o uso de alguns poderes, ou
que matemos alguns inimigos de alguma determinada forma. Seja como for, eu irei
indicando no decorrer do guia quando poderá ser possível realizar cada Stunt
Move, e eu aconselho que se esforce para realizar cada um deles pelo menos uma
vez. Não é difícil, de fato, apenas precisa de atenção para não deixar nenhum
passar batido. Você pode ver quantos Stunt Moves já realizou a qualquer
momento, apertando START.
d) Em InFamous, poderá encontrar diversos itens extras e
colecionáveis pelos cenários. Dead Drops e Blast Shards só podem ser
localizados no radar quando você pressionar L3, então eu aconselho que vá
pressionando L3 conforme vai avançando pelos cenários, de forma a poder ir
identificando os itens colecionáveis e ir coletando-os conforme avança. Se
fizer isso, não irá perder muito tempo no futuro, quando tiver de fazer 100% do
jogo. Principalmente dentro de locais fechados e dungeons onde a entrada e
saída são de difícil acesso, aconselho que “fazer a limpa” no local antes de
sair para não ter problemas no futuro. De qualquer forma, eu indicarei a
localização de todos os itens secretos no decorrer do guia.
Guia: Agora, vamos aos troféus, um de cada vez, de acordo com a ordem em que aconselhamos que sejam liberados (lembre-se, não é uma ordem obrigatória, apenas recomendada):
No decorrer dessa segunda jogatina, deverá ter conseguido o troféu a seguir:
E então? Esse guia lhe foi útil? Comente o que acha, e nos indique um game para a seção Platinando!
Siga em frente com
o game. Logo na primeira missão do jogo, First
Glimpse, ao final irá ver seu primeiro momento de karma. Haverá muita
comida no local, e os pedestres irão se aproximar para comer. Você pode
deixá-los pegar a comida, o que é uma atitude boa, ou pode impedi-los de pegar
a comida, o que será considerado uma ação ruim. Como nessa primeira jogatina
iremos nos focar em realizar boas ações, deixe que eles comam a comida. Assim,
irá liberar o seguinte troféu:
Good Eats (Bronze)
Esse troféu será
liberado caso tenha deixado as pessoas comerem a comida na missão First Glimpse.
Haverá diversos
momentos de decisão de karma como esse no decorrer do game. No decorrer dessa
primeira jogatina, recomendo que opte por todas as boas decisões e tenha o
karma mais positivo possível. Deixe as decisões negativas para a segunda
jogatina.
Ah, um aviso: no
decorrer do game, enquanto trafega pela cidade, irá encontrar muitos inimigos em
lugares altos. E nós podemos – e devemos – aproveitar para conseguir um Stunt
Move, o Stunt Move #1 High Fall. Para fazer esse Stunt Move, só o que tem a fazer é
derrubar um inimigo de um lugar bem alto, seja como for. Falando em Stunt
Moves, isso nos liberará um troféu:
Stunt Man (Bronze)
Para liberar esse
troféu, terá de realizar um Stunt Move. Há um total de 21 Stunt Moves que pode
realizar. Stunt Moves são movimentos especiais interessantes que rendem pontos
extras de experiência. Há um troféu relacionado a realizar cada um dos Stunt
Moves do game, e eu irei indicando como realizar cada um deles conforme eles
forem sendo possíveis.
Além disso, isso
irá nos ajudar com o seguinte troféu:
Get Off My Cloud
(Bronze)
Para liberar esse
troféu, terá de matar 100 inimigos por derrubá-los de grandes alturas. É um
troféu puramente acumulativo, mas que podemos ir trabalhando desde agora para
podermos liberá-lo o mais rápido possível. Basta derrubar os oponentes de cima
de prédios e outros locais. Siga sempre que puder por cima dos prédios, e,
quando encontrar um oponente, aproxime-se dele e use o Shockwave (L1 + X) para
derrubá-lo de cima do prédio. Se aparecer o aviso de High Fall quer dizer que
deu certo, o inimigo morreu de uma queda de grande altura. Terá de repetir isso
com 100 oponentes no decorrer do game. Não se preocupe muito, apenas vá
avançando e derrubando todos os inimigos que encontrar em locais altos. Não irá
demorar para liberar esse troféu, pois irá encontrar muitos inimigos em locais
altos. Apenas tente liberá-lo o mais rápido possível.
Falando em Stunt
Moves, há alguns outros Stunt Moves que podemos já ir trabalhando desde agora o
começo do game. Vamos a eles:
O Stunt Move #2 Melee
Finisher deve ser um dos que irá conseguir mesmo sem perceber. Ele envolve
matar um oponente com um combo de cinco golpes físicos (pressionando ■). Para dar combos,
basta ficar pressionando ■ repetidas vezes, com inimigos próximos uns dos
outros. Cole irá dar um combo, e se matar alguém com o quinto golpe do combo
dele, completará essa Stunt Move. O Stunt Move #3 Flying Melee será um pouco mais
complicado. Ele envolve matar um oponente com um golpe físico enquanto ele
estiver voando. Use um Shockwave no oponente, mas de preferência tente
arremessá-lo em uma parede, para que ele não se afaste muito, e, quando estiver
caindo, dê um chute aéreo nele. Você pode também tentar o Stunt Move #4 Up
Close and Personal, que envolve matar 5 inimigos em sequência apenas usando
golpes físicos, sem disparar raios ou outras técnicas entre um e outro. Basta
encontrar cinco inimigos próximos uns aos outros e sair trocando socos e
pontapés até completar o Stunt Move. O Stunt Move #5
Crush envolve esmagar um
oponente jogando algo sobre ele. É bem simples, mas não tão fácil de se
realizar. Enquanto estiver enfrentando inimigos na rua, próximo a carros e
outros objetos, tente usar o Shockwave para erguer os carros. Se tiver sorte, o
carro cairá sobre um dos oponentes, matando-o na hora e garantindo esse Stunt
Move. É mais uma questão de sorte do que de técnica. Já o Stunt Move #6 Envire
Take Down é bem mais fácil: ele envolve matar um inimigo com a explosão de
alguma coisa. Será algo quase automático a se fazer: sempre que ver um oponente
passar do lado de um carro, um botijão de gás ou qualquer outra coisa
explosiva, solte uns raios no objeto até que ele exploda, e, se matar o
oponente, completará o Stunt Move. Já o Stunt Move
#7 Blast And Bolt também
será simples: ele envolve matar um oponente com raios enquanto ele estiver
voando. É só erguer um oponente do chão com um Shockwave e soltar raios nele
até matá-lo. O Stunt Move #8 Flying Head Shot envolve matar um
oponente com um raio certeiro na cabeça enquanto ele estiver voando. Use um
Shockwave nele e então mire com cuidado na cabeça dele. O Stunt Move #9 Air
Strike é bem simples, ele envolve matar um inimigo com um raio enquanto
Cole estiver no ar. Basta pular e, no ar, acertar algum inimigo com um raio até
matá-lo. O Stunt Move #10 Splash and Crash também pode ser
adquirido agora, ele envolve acertar o mesmo inimigo com um raio e um Thunder
Drop em sequência. Thunder Drop é realizado pressionando ■ enquanto estiver caindo.
Do alto de prédio, salte e então mire em um inimigo abaixo de você. Acerte-o
com um raio e então dê um Thunder Drop em sequência. Ele não precisa morrer,
mas contanto que o acerte com um raio e o Thunder Drop, completará o Stunt Move.
Por fim, você pode tentar ainda o Stunt Move #11 Have a Nice Fall, que envolve derrubar
três oponentes de uma só vez, ao mesmo tempo, usando um único Shockwave. Será
um pouco mais complicado de se conseguir, já que nem sempre conseguirá
encontrar três inimigos juntos no alto de um prédio, e eles precisam estar bem
próximos uns dos outros para acertar os três com um só Shockwave. Mas vá prestando atenção, e poderá encontrar algumas oportunidades algumas vezes, no alto dos prédios, em algumas missões. Quando aparecer a oportunidade, tente não desperdiçá-la.
Caso consiga
completar esses Stunt Moves, liberará o seguinte troféu:
Stunt Coordinator
(Bronze)
Esse troféu será
liberado assim que completar 10 Stunt Moves quaisquer.
Bem, agora vamos
seguir em frente com o game. Logo no comecinho da missão The Escape, irá presenciar mais um momento de karma. Estará havendo
uma pequena manifestação na frente da entrada de uma ponte. A atitude boa é
começar a atacar a polícia fora da multidão, para evitar que eles se machuquem
na confusão. Faça isso, e então irá liberar o seguinte troféu:
Good Riot (Bronze)
Esse troféu será
liberado caso tenha enfrentado a polícia fora da manifestação, sem atrair
atenção para as pessoas inocentes.
Ao término dessa
missão, finalmente poderá começar a usar a experiência ganha nas batalhas e com
as missões para poder incrementar e adquirir novos poderes. A escolha sobre
qual poder ou upgrade comprar primeiro fica por sua conta em risco, a
princípio. Há um troféu relacionado a comprar todos os poderes e upgrades,
então realmente não fará muita diferença sobre qual comprar primeiro, já que
mais cedo ou mais tarde terá de comprar todos mesmo. Apenas atente-se para
acumular o máximo de experiência que puder. Precisará de bastante experiência
para adquirir tudo. Eu aconselho pessoalmente a comprar um upgrade para o poder
Shockwave, pois ele será bem importante para facilitar o seguinte troféu:
Red Baron (Bronze)
Para liberar esse
troféu, terá de matar 100 inimigos enquanto eles estão suspensos no ar. É muito
simples, na verdade. Vá até um oponente e use o Shockwave (L1 + X) nele para
suspendê-lo no ar, então rapidamente dispare um raio nele para matá-lo em pleno
ar. Apenas isso. Agora, basta fazer isso com 100 inimigos diferentes. Comprando
um upgrade para Shockwave, os inimigos ficarão mais tempo suspensos no ar, lhe
permitindo mais tempo para poder disparar raios nele, o que facilitará bastante
esse troféu. Basta ir fazendo isso o máximo de vezes que puder.
A partir de agora, terá
diversas missões à sua disposição. Você pode escolher quais quer completar
primeiro pela tela de mapa, no SELECT. Aconselho que tente cumprir agora a
missão Mysterious Signals. Ela irá
lhe introduzir aos Dead Drops, itens colecionáveis espalhados por toda Empire
City. Você pode identificar a localização do Dead Drop mais próximo
pressionando L3 a qualquer momento. Então, vá até a antena do Dead Drop e
pressione ▲ para coletá-lo. Há
13 Dead Drops que podem ser adquiridos aqui em Neon District, eu aconselho a já
ir adquirindo todos que encontrar, pois há um troféu relacionado a encontrar
todos os Dead Drops, e, quanto mais rápido conseguir, melhor.
Depois, faça a
missão Medical Emergency, que irá lhe introduzir ao sistema de conquista de
territórios. Completando essa missão, conquistará uma parte do território.
Então, haverá diversas sidequests à sua disposição, cada uma delas irá liberar
uma parte do território daqui da região de Neon District. Aconselho a realizar
todas as sidequests, pois, além de libertar zona por zona para deixar o local
mais tranquilo e mais seguro de se trafegar, ainda irá contribuir para alguns
troféus. Faça essas sidequests sempre que estiverem disponíveis.
Durante a missão Blood Trail, conhecerá seu primeiro
Conduit. Mais adiante, passará a poder ressuscitar pessoas caídas com Pulse
Heal. Basta ficar próximo a elas, segurar R1 para travar a mira e segurar ▲. Eu aconselho que você
ressuscite o máximo de pessoas que conseguir, no decorrer do game. Verá muitas
pessoas inocentes caídas, que poderá ressuscitar. E isso será importante para o
seguinte troféu:
Doctor Cole
(Bronze)
Para liberar esse
troféu, terá de curar 250 pedestres. É um troféu acumulativo, então vá salvando
todos que encontrar, e mais cedo ou mais tarde irá liberar esse troféu. Apenas
não se esqueça. Quanto mais rápido conseguir isso, melhor.
Da mesma forma, irá
aprender a usar a técnica Bio Leech, que mata inimigos caídos. E isso nos leva
ao seguinte troféu:
The Hunger (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de usar Bio Leech em 100 inimigos. Da mesma
forma como o Pulse Heal, basta se atentar para usar Bio Leech em todos os
inimigos que puder. Inimigos ficam tontos mais facilmente com golpes físicos do
que com raios, e isso os deixará mais suscetíveis a Bio Leech. É um troféu
acumulativo, que pode ir trabalhando no decorrer do game. Apenas não se
esqueça.
Além disso, aqui
mesmo nos esgotos dessa missão, poderá conseguir mais um troféu:
Fish in a Barrel
(Bronze)
Para liberar esse
troféu, terá de matar 50 inimigos derrubando na água e depois eletrocutando a
água. É bem simples na verdade, nada complicado. O problema é encontrar bons
locais com água para poder fazer isso. Pois bem, aqui nos esgotos, terá uma
excelente oportunidade de conseguir isso. Seguindo pela missão Blood Trail, no interior de um esgoto,
encontrará inimigos em plataformas suspensas sobre a água. Use o Shockwave para
derrubar os inimigos na água, então aperte R1 mirando na água para usar o
Thunder Bolt e matá-los. Mate os 5 inimigos nessa sala, então caia
propositalmente na água. Fazendo isso, Cole irá morrer em segundos. Derrube os
inimigos novamente e mate-os eletrocutando a água mais uma vez, depois se mate.
Repita esse procedimento várias e várias vezes, até liberar esse troféu, depois
pode seguir adiante no game. Não deverá demorar muito, e, se fizer isso aqui,
não precisará mais se preocupar com esse troféu.
Siga em frente. Chegando
à missão High Ground, Cole irá
aprender uma nova habilidade: o Shock Grenade. Trata-se de uma granada de
choque que pode ser arremessada e grudar no oponente, para explodir em
instantes. Esse poder, além de potente e de liberar acesso, também será útil
para o troféu a seguir:
Ok, You’ve Done
This Before (Bronze)
Para liberar esse
troféu, terá de derrubar 50 inimigos prendendo-os com Shock Grenades. Atente-se
ao fato de que a granada tem que grudar no oponente para valer para esse
troféu, não adianta apenas morrer com a explosão. Saberá que deu certo quando
aparecer o aviso Sticky Bomb quando o inimigo morrer. Não é muito difícil, e,
se comprar upgrades para ela, ficará ainda mais fácil. Aconselho a já ir
adiantando esse troféu desde agora, para poder liberar esse troféu o quanto
antes.
Além disso, o Shock
Grenade é necessário para alguns Stunt Moves. O Stunt
Move #12 Sticky Bomb envolve
prender uma dessas Shock Grenades em um oponente e matá-lo assim. É bem
simples, bata em um oponente até que ele caia no chão, quando ele ficará imóvel
e vulnerável, então mire nele e solte uma Shock Grenade. Caso a Shock Grenade
fique presa nele, conseguirá esse Stunt Move. Já o Stunt
Move #13 Air Sticky Bomb será
um pouco mais complicado. Precisa prender a bomba a um inimigo voador ou que
esteja flutuando. Você pode tentar isso agora, usando o Shockwave para fazer um
inimigo flutuar, então tente acertá-lo com uma Shock Grenade para prender nele.
Mas será bem difícil conseguir isso assim, já que o Shockwave afasta os
inimigos de você. Aconselho a deixar mais para a frente no game, quando
começarão a aparecer inimigos voadores. Eles serão mais fáceis de se acertar
com a Shock Grenade. Ou, se preferir, pode tentar conseguir essa Stunt Move
agora.
Mais para a frente
nessa mesma missão, irá conhecer um novo inimigo: o kamikaze. Esses inimigos
correm na sua direção e então se explodem para se matar. Aparecerão três deles
aqui, e esse é o momento ideal para conseguir o Stunt
Move #14 Premature Detonation.
Esse Stunt Move consiste em explodir o kamikaze próximo a um outro inimigo
qualquer, matando-o dessa forma. Aparecerão vários kamikazes no decorrer do game,
mas poderá conseguir esse Stunt Move aqui mesmo. Aparecerá primeiro um kamikaze
sozinho, depois dois kamikazes juntos. Se for rápido o bastante, poderá
explodir o segundo kamikaze de modo a destruir o terceiro na sequência,
conseguindo esse Stunt Move. Caso não consiga, caia na água para se matar e
tente de novo até conseguir. É bom já ter esse Stunt Move liberado, mas poderá
consegui-lo em diversas outras oportunidades no futuro.
Siga em frente com
o game. Concluindo essa missão, irá liberar mais uma parte de Neon District, liberando
também mais sidequests e upgrades.
Chegando à missão Good Stuff, Cole irá aprender a
habilidade Induction Grind, a qual será necessário para a Stunt Move #15 Unquenchable Thirst. Essa Stunt Move envolve fazer 4 grinds consecutivos,
sem tocar em nada entre os grinds. É bem simples, na verdade, encontrará
diversos locais pela cidade em que pode conseguir isso. Quando ver fiações
elétricas consecutivas, no qual uma liga à outra, basta ir pulando de uma para
outra, e, quando fizer 4 trocas consecutivas, conseguirá esse Stunt Move.
Chegando à missão The Rescue, Cole terá de abastecer
eletricamente um trem para que ele volte a funcionar. Bem, será bem simples, na
verdade. Porém, o mais importante é que nessa missão poderemos conseguir um
troféu:
Casey Jones
(Bronze)
Para liberar esse
troféu, terá de derrubar 25 inimigos enquanto anda em um trem em movimento.
Bem, como vários troféus semelhantes do game, você pode consegui-lo
naturalmente... Ou apelando para várias tentativas em um só ponto. Nessa
missão, estará sobre um trem em movimento, e terá de matar vários oponentes.
Você pode fazer o seguinte: no decorrer dessa missão, irá assistir uma cena no
qual aparecerá dois inimigos, sendo um deles um lançador de foguetes. Mate-os,
então rapidamente saia do trem e siga pela rua para a direita, até a água.
Jogue-se no mar e então Cole irá morrer. O checkpoint é um momento antes de
enfrentar esses dois inimigos. Mate-os novamente e então se mate. Repita isso
até liberar esse troféu. Caso avance demais no trem, irá dar outro checkpoint,
mas ainda assim poderá apertar START, escolher Abandon Mission e então tentar
novamente. É só fazer isso quantas vezes quiser até liberar esse troféu. E, de
quebra, deverá liberar também o troféu a seguir:
Electric Hobo
(Bronze)
Esse troféu será
liberado assim que atravessar 2 quilômetros em cima do trem. É uma quantia
completamente acumulativa.
E então, ao final
dessa missão, irá liberar o seguinte troféu:
Good Train (Bronze)
Esse troféu será
liberado caso tenha acumulado bastante karma positivo ao final da missão The Rescue. Se você seguiu minhas
indicações e veio seguindo o bom caminho no decorrer do game, esse troféu
deverá ter sido liberado.
Durante a missão No Protection, irá adquirir um novo
poder, o Precision Shot. Esse novo poder nos permitirá realizar mais alguns
Stunt Moves, vamos a eles:
O Stunt Move #16 Ride the Lightning envolve matar um oponente com Precision Shot
enquanto estiver deslizando por uma fiação elétrica. Vá para qualquer fiação
elétrica, e então deslize por ela. Mire em um oponente com o Precision Shot,
enquanto estiver deslizando, e atire nele até matá-lo. Simples. O Stunt Move #17 Insult to Injury também pode ser adquirido agora, ele envolve
prender uma granada em um oponente, e então matá-lo antes que a granada
exploda. Você até podia consegui-la anteriormente, mas é muito mais fácil com o
Precision Shot, por isso deixei para comentar agora. Prenda uma Shock Grenade
em um inimigo, então rapidamente use o Precision Shot para dar um tiro na
cabeça dele. Se conseguir matá-lo antes da granada explodir, conseguirá esse
Stunt Move.
Após a missão No Protection, todas as sidequests de
Neon District já estarão disponíveis para você. E agora é o momento de se
atentar para o troféu a seguir:
Community Organizer
(Prata)
Este deverá ser o
primeiro troféu de prata do game que irá liberar. Esse troféu de prata será
liberado assim que tomar todo o território de Neon District. Isso quer dizer
que deverá ter feito todas as sidequests, o que lhe garante total controle
sobre todos os territórios dentro dessa área em aberto. Assim que não houver
mais sidequests a serem completadas aqui em Neon District, esse troféu de prata
será liberado. Porém, ele só será liberado quando chegar na próxima localidade,
em Warren. Lembre-se disso.
E agora que temos
livre acesso a todo o território de Neon District, podemos andar com segurança,
e explorar o quanto quisermos. E isso irá nos garantir alguns troféus. Vamos a
eles:
Just Scratched the
Surface (Bronze)
Esse troféu será
liberado assim que coletar todos os Dead Drops de Neon District. A localização
deles aparecerá no seu mapa, basta pressionar L3 para dar um flash e então seguir
o sinal do Dead Drop. Há 13 Dead Drops aqui em Neon District, assim que coletar
todos, esse troféu será liberado.
Bem, agora terá de
coletar todos os Blast Shards. Há muitos deles aqui em Neon District, mas, se
você veio coletando todos os que passou por perto durante as várias missões e
sidequests, então não deverá faltar muitos. A única forma de perceber sua
localização é com flashs de L3. Procure por eles quando eles forem indicados no
mapa, e faça uma busca intensiva por todo o território de Neon District, até
ter coletado todos. Há exatamente 147 Blast Shards nessa área, e você pode
conferir a localização de cada um deles pelo mapa abaixo:
Coletando Blast Shards, irá
liberar o seguinte troféu:
Junior Geologist
(Bronze)
Esse troféu será
liberado assim que coletar 25% de todos os Blast Shards do game. Isso equivale
a 87 Blast Shards. Há bem mais do que isso aqui em Neon District, então,
pegando todos os Blast Shards dessa área, deverá liberar esse troféu.
De qualquer forma,
a essa altura do game, já deverá ter adquirido muita experiência, e comprado
muitos e muitos upgrades. Muito provavelmente já deverá ter liberado o seguinte
troféu:
True Potential (Bronze)
Esse troféu será
liberado assim que comprar todos os upgrades para um único poder.
Então, siga em
frente com o game. Após a missão Dinner
With Sasha, liberará o troféu a seguir:
Clean Up Your Act
(Prata)
Esse troféu é
obrigatório. Ele será liberado assim que derrotar Sasha.
Então, chegará a
uma nova localidade, Warren. Warren é um pouco maior do que Neon District, e
possui muitas áreas exploráveis, com muitos Blast Shards, Dead Drops e
sidequests para serem completadas. Mas, acima de tudo, aconselho a já trabalhar
no seguinte troféu:
Road Kill (Bronze)
Para liberar esse
troféu, terá de matar 25 inimigos enquanto anda em cima de um carro em
movimento. Não precisa ser necessariamente um carro em movimento, apenas um
carro que não esteja estacionado ou quebrado. Aqui em Warren, encontrará
diversos carros zanzando em círculos pelas ruas, e muitos e muitos inimigos
aparecerão de todos os lados. Suba em algum carro que esteja passando na rua e
use seus poderes elétricos para matar todos os inimigos que aparecerem. Evite
usar Shockwave, pois pode destruir o próprio carro em que está, então use
raios, granadas, e, de preferência, Precision Shots. Como não há eletricidade
ainda aqui, a única fonte de energia elétrica são os próprios carros. Vá se
recarregando a andando em cima de um veículo enquanto mata todos que
aparecerem. Caso seja derrubado de cima do veículo, só subir em outro e
continuar matando. Esse troféu é acumulativo, mas eu aconselho a consegui-lo já
agora para poder deixar esse troféu para trás e não se preocupar mais com ele.
Agora, siga em
frente, realizando as missões do game.
Na missão Stranded, Cole irá adquirir a
habilidade de planar no ar por alguns segundos, chamada Static Thrusters. E
isso nos permite o seguinte troféu:
Frequent Flyer
(Bronze)
Esse troféu será
liberado assim que planar 5 quilômetros com Static Thrusters. Trata-se de um
troféu cumulativo, ou seja, basta ir usando essa habilidade no decorrer do game
que mais cedo ou mais tarde ele será liberado. Como é um poder bem útil, esse
troféu deverá ser liberado naturalmente.
Na missão Zeke’s Request, Cole irá passar por um
artista que fez dois tipos de cartazes sobre ele. Em um cartaz, ele é bonzinho,
e incentiva as pessoas a gostarem dele. No outro, ele é maldoso e incentiva as
pessoas a temerem-lo. Você pode optar qual dos dois quer, e há um troféu:
Good Exposure
(Bronze)
Esse troféu será
liberado se você optou pelo pôster que retrata Cole como “bonzinho”,
pressionando X na missão Zeke’s Request.
Siga em frente. Ao
final da missão Zeke’s Request, irá
enfrentar pela primeira vez um novo tipo de inimigo, um novo Conduit. E isso
nos leva a um Stunt Move:
O Stunt Move #18 Whack a Mole consiste em matar um Conduit usando um Thunder Drop.
Qualquer Conduit serve, mas o que eu mais recomendo e acho mais fácil de se
conseguir matar com um Thunder Drop é esse tipo de Conduit, que dispara mísseis
e solta as aranhas. Esse é o mais lento deles todos, e mais simples de se
acertar. Primeiro, enfraqueça-o com alguns poucos disparos, e então comece a
atingi-lo apenas com Thunder Drops. Suba em algum lugar algo e salte lá de
cima, atingindo-o com um Thunder Drop. Suba de novo e repita, até matá-lo. Caso
não consiga com esse, encontrará diversos outros no decorrer do game, tente
matar pelo menos um deles com um Thunder Drop para poder conseguir esse Stunt
Move.
Vamos em frente.
Back With Trish
(Bronze)
Esse troféu é
obrigatório. Ele será liberado assim que terminar a missão Anything for Trish, e apenas se tiver um karma positivo nesse
ponto.
Bem, agora siga em
frente com o game. Enquanto avança com as missões, aconselho a ir realizando as
sidequests que forem disponíveis, e coletando todos os Dead Drops e Blast
Shards que puder. Enquanto isso, deverá liberar o seguinte troféu:
Goody Two Shoes
(Prata)
Para liberar esse
troféu, terá de alcançar o karma inteiramente positivo. Se você seguiu meu
guia, então deverá ter dedicado toda essa primeira jogatina a tomar boas
escolhas, e deverá conseguir preencher seu karma completamente com boas ações
no decorrer do game. Esse troféu será liberado a qualquer momento aqui no
decorrer de Warren, se você não desperdiçou momentos para realizar boas ações.
Siga em frente,
normalmente, com a história do game. Após completar a missão Secrets Revealed, atenção:
Opa, antes de avançarmos
muito, um aviso: Na parte norte de Warren, próximo a onde fica um posto médico
habilitado, existe um local que é simplesmente perfeito para conseguirmos o Stunt Move #19 Right Back at Ya. Esse local só será possível se Warren não tiver
sido completamente tomado (especificamente não essa parte, pelo menos), e para
isso não poderá ter feito a sidequest que se chama Counter-Surveillance, aqui na parte norte de Warren, a qual só é
disponível depois de realizar a missão Secrets
Revealed. Para saber como realizar adequadamente essa Stunt Move, assista o
vídeo a seguir, que mostra direitinho:
Então, siga em
frente com o game. Após a missão Alden’s
Rampage, irá liberar o troféu a seguir:
Taking Out the
Trash (Bronze)
Esse troféu é
obrigatório. Ele será liberado assim que derrotar Alden na missão Alden’s Rampage.
Após essa missão, terá acesso a Historic District, a terceira e última zona
do game. Antes de nos aventurarmos por essa área, no entanto, aconselho que
volte para Warren e colete tudo que o que tiver para coletar. Como referência, use o mapa a seguir:
Comece realizando todas as sidequests do local, o que já lhe garantirá o troféu a seguir:
Comece realizando todas as sidequests do local, o que já lhe garantirá o troféu a seguir:
Civic Leader
(Prata)
Esse troféu de
prata será liberado assim que tomar todo o território de Warren.
Agora que todo o
território de Warren está liberado, vamos nos focar nos seguintes troféus:
Further Down the
Rabbit Hole (Bronze)
Esse troféu será
liberado assim que coletar todos os Dead Drops de Warren.
Member of the
Mineral Club (Bronze)
Esse troféu será
liberado assim que coletar 50% de todos os Shards.
Bem, agora sim,
podemos ir para Historic District e continuar realizando as missões principais
do game. Durante a missão The Price,
haverá mais um momento de decisão. Cole estará diante de uma ameaça dupla. Em
um prédio, seis médicos estarão prestes a serem mortos. No outro prédio, Trish
está prestes a morrer. Só há tempo para salvar um dos dois. Salvar os médicos
será considerado uma boa ação, enquanto ir salvar Trish será considerado uma má
ação. Como sempre nessa jogatina, escolha a boa ação, e liberará o troféu a
seguir:
Good Intentions
(Bronze)
Esse troféu será
liberado caso tenha optado por salvar os médicos na missão The Price.
Siga em frente. No
decorrer da missão Vengeance, Cole
irá adquirir seu último poder no game: Lightning Storm. Esse poder será
necessário para conseguirmos realizar alguns Stunt Moves, vamos a eles:
O Stunt Move #20 Suspended Sentence envolve matar um inimigo flutuante com o
Lightning Storm. É bem simples: use o Shockwave para erguer o oponente, e,
quando ele estiver no ar, use o Lightning Storm para matá-lo. Já o Stunt Move #21 Crowd Control envolve matar 5 inimigos de uma só vez. Já era
possível conseguir esse Stunt Move antes, com uma Shock Grenade bem
posicionada, mas era difícil, é mais fácil conseguir isso agora, com o
Lightning Storm. Espere que cinco oponentes fiquem próximos uns aos outros, de
preferência próximos a carros ou objetos explosivos, e então use um Lightning
Storm bem dado para matar todos os cinco de uma só vez, completando o Stunt
Move.
E então poderá
liberar o seguinte troféu:
Stunt Master
(Prata)
Para liberar esse
troféu de prata, terá de completar todos os 21 Stunt Moves da lista. Se você veio
completando os Stunt Moves conforme eu vinha informando no decorrer do guia,
então deverá ter faltado apenas os dois Stunt Moves anteriores, que eu acabei
de relacionar. Complete todos para liberar esse troféu de prata. Caso tenha ficado alguma dúvida relacionada a como realizar algum dos Stunt Moves, não tem problema: assista o vídeo a seguir, que ensinará como realizar todos eles:
Siga em frente com
as missões. Ao final da missão The End
of the Road, presenciará o último momento de karma do game. Cole estará
diante do Ray Sphere, e caberá a ele optar entre destruir o artefato ou tentar
utilizá-lo para conseguir mais poder. A opção boa, obviamente, é destruí-lo,
para escolher essa opção, pressione X.
Good Sphere
(Bronze)
Esse troféu será
liberado se você optou por destruir o Ray Sphere, pressionando X, ao final da
missão The End of the Road.
E agora, é isso. A
próxima missão, The Truth, é a
última do game, a missão final. Conclua-a para fechar o jogo. Certifique-se de
que esteja com o nível de karma em Hero ao concluir a última missão, pois, se
fizer isso, então conseguir o seguinte troféu:
Good Finish (Prata)
Esse troféu de
prata será liberado assim que fechar o game como um herói, ou seja, com o karma
positivo no nível Hero. Se você seguiu o guia da forma como eu informei, então
deverá ter tomado apenas boas atitudes no decorrer do jogo, o que lhe concedeu
um excelente karma. Bem, se fez isso, então esse troféu deverá ser liberado ao
fechar o game.
Bem, agora que
fechamos o jogo, toda a área do jogo está disponível para nós, para que
possamos obter os troféus restantes. Primeiramente, recomendo que realize todas
as sidequests de Historic District, o que nos renderá o seguinte troféu:
Urban Designer
(Prata)
Esse troféu de
prata será liberado assim que tomar todo o território de Historic District.
E agora que toda a
área de Historic District está liberada, vamos pegar os itens colecionáveis. Use o mapa a seguir como referência:
Vamos começar pelos Dead Drops, para liberar o seguinte troféu:
Vamos começar pelos Dead Drops, para liberar o seguinte troféu:
You’re So Sly
(Bronze)
Esse troféu será
liberado assim que coletar todos os Dead Drops de Historic District.
E agora, vamos nos
preocupar com os Blast Shards. Se você veio coletando todos os Blast Shards das
outras cidades, então deverá restar apenas mais alguns Blast Shards em Historic
District. Pegue todos os restantes para adquirir o seguinte troféu:
Rockhound (Bronze)
Esse troféu será
liberado assim que coletar 100% de todos os Shards.
Bem, já pegamos
tudo, mas há ainda alguns troféus opcionais que você pode já ter liberado, ou
pode ser que ainda lhe reste. Vamos a eles:
True Hero (Prata)
Esse troféu de prata
será liberado assim que comprar todos os upgrades positivos de Cole. Bem, a
essa altura, já deverá ter experiência suficiente para adquirir todos os
upgrades de Cole, mas os únicos que interessam para esse troféu são os upgrades
relacionados ao karma positivo. Ou seja, os upgrades de Lightning Bolt,
Shockwave, Shock Grenade e Megawatt Hammer. Assim que comprar todos os upgrades
para essas habilidades, esse troféu será liberado. É preciso ter alcançado o
nível de karma Hero, que é o nível positivo mais alto, mas isso já deverá ter
sido feito, para um troféu anterior. Então, deverá conseguir facilmente esse
troféu de prata.
Drop Everything
(Bronze)
Para liberar esse
troféu, terá de usar a habilidade Thunder Drop do alto de um prédio por um
total de 500 metros.
Hotfoot (Bronze)
Esse troféu será
liberado assim que atravessar 25 quilômetros em cima de trilhos de trem.
AC/DC (Bronze)
Esse troféu será
liberado assim que absorver um total de 750 megawatts de eletricidade.
Bem, é isso. Depois
de conseguir todos esses troféus, a nossa primeira jogatina terá finalmente
acabado, e agora só deverá restar alguns poucos troféus para a platina. Esses
troféus que restam são relacionados ao lado “mau” do game, e teremos de rejogar
o game para poder adquiri-los. Para isso, é simples: pressione START, escolha
Saved Data e então clique em New Game. Vamos começar uma nova jogatina do zero.
Aproveitando que
vamos rejogar o game, teremos de colocar ainda na dificuldade Hard, para
podermos trabalhar outro troféu: o de fechar o game na dificuldade Hard. Logo
no primeiro minuto de jogo, pressione START e escolha Options, então, no campo
Difficulty, mude para Hard. Você não deve voltar a alterar a dificuldade do
jogo, deverá deixar no Hard até fechar o game, para que o troféu possa ser
liberado. A dificuldade Hard não será tão mais complicada do que o Easy ou o
Normal, apenas saiba que Cole morrerá com bem menos dano, então aprenda a se
esconder mais e esteja ciente de que estará bem mais vulnerável.
Nessa jogatina,
iremos apenas tomar más atitudes, em todas as opções de karma. Além disso,
evite fazer qualquer boa ação, como salvar pessoas ou prender os criminosos ao
chão. Sempre que puder, use Bio Leech (quando ele se tornar disponível, claro).
Mantenha isso em mente no decorrer de toda essa segunda jogatina, temos de
conseguir o pior karma possível. Da mesma forma, não será mais necessário
concluir sidequests ou pegar itens colecionáveis, como Dead Drops ou Blast
Shards. Por isso, tente ser rápido e metódico. Realize apenas as missões
principais, não perca tempo com distrações e apenas preocupe-se em seguir em
frente. Morrerá diversas vezes, mas, com o tempo, perceberá que não é tão
difícil quanto parece, trata-se apenas de uma questão de prática.
Na missão First Glimpse, logo no começo do game,
poderá conseguir um troféu:
Evil Eats (Bronze)
Esse troféu será
liberado caso tenha atacado as pessoas e não tenha deixado elas comerem a
comida na missão First Glimpse.
Outro momento
ocorrerá na missão The Escape:
Evil Riot (Bronze)
Esse troféu será
liberado caso tenha enfrentado a polícia de dentro da manifestação, colocando a
vida de pessoas inocentes em risco, na missão The Escape.
Após a missão The Rescue, mais um momento de decisão:
Evil Train (Bronze)
Esse troféu será
liberado caso tenha acumulado bastante karma negativo ao final da missão The Rescue. Se você seguiu minhas
indicações e veio seguindo o caminho do mau aqui nessa segunda jogatina, então
esse troféu deverá ter sido liberado.
Na missão Zeke’s Request, na parte do artista,
escolha o poster assustador, pressionando ▲, para liberar o seguinte troféu:
Evil Exposure
(Bronze)
Esse troféu será
liberado se você optou pelo pôster que retrata Cole como “malvado”,
pressionando ▲ na missão Zeke’s Request.
Ao final da missão Anything for Trish, mais um troféu:
Confirmed Bachelor
(Bronze)
Esse troféu é
obrigatório. Ele será liberado ao final da missão Anything for Trish, se teve um karma negativo até o momento.
Chegando à missão The Price, mais um troféu:
Evil Intentions
(Bronze)
Esse troféu será
liberado caso tenha optado por salvar Trish ao final da missão The Price. Trish fica no prédio mais
distante.
Por fim, é só
seguir em frente para a missão The End
of the Road, onde haverá mais um troféu:
Evil Sphere
(Bronze)
Esse troféu será
liberado se você optou por usar o Ray Sphere, pressionando ▲, ao final da
missão The End of the Road.
E agora, é só
fechar o game. Certifique-se de que o karma negativo de Cole esteja em Infamous
antes de fechar o jogo, para poder obter o troféu a seguir:
Evil Finish (Prata)
Esse troféu de
prata será liberado assim que fechar o game como um malvado, ou seja, com o
karma negativo. Se você seguiu o guia, então deverá ter jogado a segunda
jogatina tomando apenas as piores atitudes, e deverá já ter acumulado um bom
karma negativo. Então, ao fechar o game, deverá conseguir liberar esse troféu
de prata.
Também deverá
liberar o seguinte troféu:
Hard Finish (Ouro)
Esse é o único
troféu de ouro do game. Esse troféu de ouro será liberado assim que fechar o
game na dificuldade Hard. Se escolheu a dificuldade Hard para a sua segunda
jogatina, como eu orientei aqui no meu guia, então, ao fechar o game, deverá
liberar esse troféu de ouro juntamente do troféu anterior.
No decorrer dessa segunda jogatina, deverá ter conseguido o troféu a seguir:
Truly Infamous (Prata)
Para liberar esse troféu de prata, terá de alcançar o karma inteiramente negativo. Se você seguiu meu guia, então deverá ter dedicado toda essa segunda jogatina a tomar escolhas ruins, e deverá conseguir preencher seu karma completamente com boas ações no decorrer do game. Esse troféu será liberado a partir desse momento.
Agora, só o que lhe resta é acumular muitos pontos de experiência para o troféu a seguir:
Agora, só o que lhe resta é acumular muitos pontos de experiência para o troféu a seguir:
Evil To the Core
(Prata)
Esse troféu de
prata será liberado assim que comprar todos os upgrades negativos de Cole. Assim como o troféu True Hero, precisará de muitos pontos de experiência para conseguir comprar todos os poderes negativos. Os upgrades necessários são Lightning Bolt, Shockwave, Shock Grenade e Megawatt Hammer. Muito provavelmente, mesmo após fechar o game ainda não deverá ter experiência suficiente, até porque deve ter ignorado completamente as sidequests nessa jogatina. Bem, agora faça algumas sidequests só para poder juntar experiência suficiente para comprar todas as habilidades negativas, é só o que nos resta para a platina.
InFamous Platinum
Trophy (Platina)
E finalmente! Após duas longas jogatinas, o tão merecido troféu de platina deverá aparecer. Trata-se de seu prêmio final, aproveite-o. Orgulhe-se por ter incluído um troféu de platina para a sua coleção usando o nosso guia. E parabéns por ter platinado InFamous!
E finalmente! Após duas longas jogatinas, o tão merecido troféu de platina deverá aparecer. Trata-se de seu prêmio final, aproveite-o. Orgulhe-se por ter incluído um troféu de platina para a sua coleção usando o nosso guia. E parabéns por ter platinado InFamous!
E então? Esse guia lhe foi útil? Comente o que acha, e nos indique um game para a seção Platinando!
Um ótimo guia me ajudou bastante. Um game legal para platinar é o cod mw2.
ResponderExcluirÓtimo guia ! Só não sei se vou ter paciência para fazer todos. Uma coisa difícil de fazer é conseguir Karma Good em todas as missões, não sei que boas ações poderia fazer para ganhar karma good. Tem alguma dica ?
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