Guia dos Platinadores

Você é um caçador de platinas? Você tem como passatempo caçar platinas e relíquias nos jogos para poder mostrar aos amigos, conseguir status ou mesmo apenas para poder aproveitar ao máximo o que cada game pode dispor? Pois essa página foi feita para você!


Nessa página, darei dicas e informações voltadas aos platinadores. Aqui, irei relacionar todos os Guias de Platina já feitos para a seção Platinando do blog., e estabelecerei uma ordem dos jogos mais fáceis de se platinar para os mais difíceis. Se você é um platinador, vai aproveitar essa seção, pois darei dicas e informações sobre cada game, tudo para ajudar você a decidir qual game platinar primeiro, ou para decidir se vale a pena ou não platinar aquele determinado jogo, ou mesmo para encontrar mais facilmente aquele jogo que quer platinar. Essa página foi pensada para você!

Estabeleci aqui um ranking de dificuldade de platina, apresentando primeiro os games mais fáceis de se platinar, e seguindo por ordem de dificuldade. Esse ranking representa a minha opinião pessoal sobre quais games apresentam uma platina "mais recomendável". Para estabelecer esse ranking, usei como primeiro critério o tempo de jogo médio exigido. Como segundo critério usei a dificuldade empregada. Por fim, levei em consideração o número de troféus e a existência ou não de troféus online (um empecilho aos platinadores, na grande maioria das vezes). Ao lado de cada game, haverá as estatísticas, algumas considerações pessoais e um link para o Guia Platinando do mesmo.

Confira nosso ranking:


Total de troféus: 11
Troféus online: 1
Tempo de jogo estimado: de 10 a 15 horas
Dificuldade estimada: 0/5 - Dificuldade Nenhuma
Considerações: Jogos baixados online costumam ser a referência de jogos curtos e divertidos. Outland representa muito bem esse segmento, sem dúvidas. Uma pena que eles não apresentem troféus de platina, porque costumam ser jogos bem fáceis de se garimpar troféus rápidos e ligeiros. Quando as empresas resolveram colocar troféus nesses joguinhos curtos, os platinadores de plantão já pensaram em conseguir platinas fáceis e rápidas. Mas isso não corresponde necessariamente à realidade. Vários desses jogos estritamente online - como Outland - não possuem platinas (e nem as versões em mídia física posteriormente lançadas). Eles possuem troféus de bronze, prata e ouro, mas não têm platinas. Os platinadores podem até ficar chateados, afinal de contas, o objetivo máximo do platinador (a platina) não está presente, mas, por outro lado, pensemos positivo: há alguns troféus que podemos conseguir aqui, e incrementar a nossa coleção! E não podemos deixar passar um jogo tão simples, curto e fácil quanto é Outland. Quando se oferece apenas de 10 a 15 horas de jogo e pouco mais de dez troféus fáceis e rápidos, é um jogo que não pode ser ignorado. Além de tudo, ainda é um excelente "primeiro passo" para aqueles que estão começando a trilhar o caminho dos platinadores. Extremamente recomendado. Apenas saiba que haverá um troféu em que precisa jogar com um amigo online, certo?


Total de troféus: 57
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 15 a 20 horas
Dificuldade estimada: 1/5 - Dificuldade Pequena
Considerações: Heavy Rain se mostrou uma grande surpresa para os platinadores. O jogo é curto e exige uma quantidade bem pequena de tempo. Sabendo exatamente o que se tem de fazer, é possível platinar Heavy Rain em algo em torno de 20 horas. Não preciso nem mencionar que essa é uma quantidade consideravelmente pequena de tempo para uma platina, ainda mais de um jogo desse porte. Para complementar, não há nenhum troféu no game que seja realmente difícil. Aqueles que podem ser considerados mais complicados são muito poucos, e ainda assim são considerados medianos quando defrontados com o que é preciso fazer para se platinar outros games. Sem sombra de dúvida, um dos jogos mais fáceis de se platinar de 2010 e do Playstation 3 em si, e eu recomendo bastante àqueles que querem uma platina rápida e fácil.


Total de troféus: 51
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 25 a 30 horas
Dificuldade estimada: 1/5 - Dificuldade Pequena
Considerações: Dentro da nova safra de jogos de 2012, Far Cry 3 era um dos jogos mais aguardados e mais cobiçados. Ele é conhecido por ser enorme, totalmente explorativo e cheio de segredos, então a ideia geral era de que ele seria um game amplo e realmente difícil de se platinar, nos moldes dos Open-Worlds da Rockstar Games, como Grand Theft Auto IV ou Red Dead Redemption, por exemplo. Mas a realidade se tornou bem mais palatável: o jogo é bem mais fácil do que se pode imaginar. Na verdade, além de ser fácil, ele é curto, tornando-o uma das platinas mais aconselháveis e simples de se conseguir de 2012. O jogo em si não é curto, mas só precisa ser fechado uma vez. Ele tem muita coisa para explorar e muita coisa para fazer, mas, ao mesmo tempo, não exige que se faça 100% para platinar, de modo que o "tempo útil" da platina fica entre 25 e 30 horas, um tempo bem considerável para uma platina. Para tornar essa platina ainda mais fácil, todos os troféus podem ser adquiridos na dificuldade Easy, e não há troféus online. Ou seja: um game recomendadíssimo! Apenas tente arrumar um amigo para jogar com você, porque há troféus que só podem ser adquiridos no modo cooperativo de dois jogadores (online ou offline).


Total de troféus: 29
Troféus online: 4
Tempo de jogo estimado: de 30 a 50 horas
Dificuldade estimada: 1/5 - Dificuldade Pequena
Considerações: Pergunte a um platinador de plantão por um jogo fácil de se platinar, e ele lhe citará alguns nomes. Provavelmente haverá um jogo de futebol nessa lista. Jogos de futebol costumam ser bem fáceis de se platinar, e Pro Evolution Soccer 2013 mantém a tradição. Eles são uma bênção para platinar, pois geralmente possuem poucos troféus, não demandam tanto tempo (mesmo com troféus online) e são bem divertidos. No caso do PES 2013, os troféus permanecem em sua maioria inalterados em relação ao PES 2012; a maioria dos troféus manteve o mesmo nome e mesmo formato da edição anterior. Na verdade, a platina foi até mesmo facilitada na nova versão, pois PES 2013 possui ainda menos troféus do que o PES 2012 e possui uma série de vantagens que tornarão sua platina ainda mais rápida e simples. Portanto, se você já platinou PES 2012, levará de letra esse troféu. Mas, mesmo que não tenha jogado o anterior, e mesmo até que nem goste tanto assim de futebol, não perca a chance de platinar essa belezinha, pois está fácil demais. Extremamente recomendado, um dos games mais fáceis de se platinar desse ano, sem dúvidas! Pode levar algum tempo, mas os troféus são fáceis pra caramba. Tem troféus online, mas serão bem rápidos também, nada para se preocupar. Apenas use meu guia como referência e divirta-se!


Total de troféus: 35
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 8 a 10 horas
Dificuldade estimada: 2/5 - Dificuldade Mediana
Considerações: Verdade seja dita, eu fiquei bem surpreso quando descobri que Hotline Miami era platinável. O game é um Action 2D exclusivo da PSN e PC, tinha toda a cara de ser um daqueles indies que nem tem platina, como Outland, From Dust, Flower e Ibb and Obb... E foi aí que ele pegou todos de surpresa! O game é curto, simples e divertido como todo bom game independente, mas também possui troféu de platina para alegria dos platinadores! Aproveite a chance: não é sempre que poderá platinar um game fácil fácil em 10 horas! Corra e garanta logo essa platina na sua coleção!


Total de troféus: 47
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 15 a 20 horas
Dificuldade estimada: 2/5 - Dificuldade Mediana
Considerações: Batman: Arkham Asylum trouxe uma repaginação para a história do Batman, e é um dos melhores jogos do homem-morcego já feitos. O mundo é aberto e repleto de segredos, o tipo de jogo que os platinadores geralmente costumam recorrer a uma "ajudinha" para localizar itens escondidos e locais secretos. Pois toda a ajuda que você poderá precisar está reunida aqui, no nosso Guia Platinando: mapas, imagens, vídeos e todo tipo de informações. Aproveite que esse game é relativamente fácil de ser platinado (na verdade, a única parte difícil do jogo é o modo Challenge), demanda aproximadamente 20 horas (pouco para a platina de um Open-World) e não há troféus online. Ou seja, será bem mais simples e fácil do que imagina riscar esse game de vez de sua lista. Vamos para a platina!

Total de troféus: 42
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 16 a 20 horas
Dificuldade estimada: 2/5 - Dificuldade Mediana
Considerações: Silent Hill: Downpour foi bem aguardado pelos fãs, e também pelos platinadores de plantão. Afinal de contas, jogos do gênero Survival-Horror costumam exibir troféus nem sempre simples, mas na maioria das vezes curtos. Silent Hill: Downpour não é exceção, e ainda vai além nos entregando um jogo que é curto e também bem fácil de se platinar. Ele exige um número consideravelmente baixo de troféus, todos offline, e, em sua grande maioria, óbvios e muito fáceis de serem obtidos. Claro, há um ou outro troféu que pode realmente dar algum trabalho, mas chega a ser irrelevante quando se compara com o que outros games exigem. Além do mais, o jogo é consideravelmente curto, e, com o direcionamento correto, poderá platinar fechando o game apenas três vezes. Tudo isso torna esse game uma das platinas mais aconselháveis de 2012.


Total de troféus: 41
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 25 a 35 horas
Dificuldade estimada: 2/5 - Dificuldade Mediana
Considerações: L.A. acabou se tornando uma grata surpresa para os platinadores. Apesar de o jogo ser Open-World, ele não usa o seu fator mundo aberto em sua plenitude, e isso torna sua platina bem mais rápida e fácil do que se poderia imaginar a princípio. Apenas 25 horas. Essa platina é bem simples, e aconselhável se você gosta de jogos de mundo aberto, e de ficar indo e vindo para lá e para cá, porque boa parte dos troféus exige passar horas e horas dirigindo pela cidade.




Total de troféus: 51
Troféus online: 10
Tempo de jogo estimado: de 20 a 30 horas
Dificuldade estimada: 2/5 - Dificuldade Mediana
Considerações: Grid 2 é um game de corrida, e platinadores experientes possuem motivos de sobra para temerem platinar games desse gênero... Mas não se preocupem! GRID 2 é um game muito tranquilo de se platinar, e, entre os games de corrida, é um dos que eu mais recomendo para se começar no ramo das platinas. O game em si é muito fácil, e sua platina é considerada uma das mais simples e rápidas entre os games de corrida. Nem pense em compará-lo com um game como Gran Turismo (um dos mais longos e difíceis games de se platinar de todos os tempos), é muito mais aproximado compará-lo às platinas de games como Need for Speed. De fato, Grid 2 consegue ser mais fácil e rápido de se platinar do que a grande maioria dos games da série Need for Speed (que, por si só, já são fáceis e rápidos), o que torna esse game uma platina bastante recomendável e uma bela porta de entrada para o gênero caso seja um platinador pouco acostumado a jogos de corrida. Até mesmo os troféus online, que cercam o gênero, nesse caso são bem rápidos e sem estresse desnecessário, não serão um grande obstáculo entre você e a platina, então, não se deixe enganar pela presença deles: eu recomendo essa platina.



Total de troféus: 51
Troféus online: 15
Tempo de jogo estimado: de 12 a 15 horas para o single player e mais de 30 a 40 horas para o multiplayer. De 42 a 55 horas ao todo.
Dificuldade estimada: 2/5 - Dificuldade Mediana
Considerações: Tomb Raider é um aclamado e aguardado jogo de 2013. Lara Croft está de volta, assim como suas tumbas imensas. Mas os fãs da saudosa época gloriosa da musa não precisam se preocupar muito: essa aventura está bem simples, e não será difícil acrescentar essa platina para a sua coleção. A maioria dos troféus do jogo são bem fáceis de serem conseguidos, e só precisará fechar uma vez o modo Single Player (se fizer tudo certinho, claro) para platinar. Quanto ao Single Player, na verdade, devo mencionar, não deverá se preocupar com nenhum troféu em específico, todos simples de serem adquiridos. O desafio mesmo se encontra no modo multiplayer online, no qual diversos troféus irão exigir grandes quantias de horas de jogo. Mesmo assim, não chega a ser tão assustador quanto outros jogos online por aí, então não há motivos para deixar de lado esse grande game, que lhe providenciará uma platina bem satisfatória e simples. Recomendo completamente.



Total de troféus: 36
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 80 a 120 horas
Dificuldade estimada: 2/5 - Dificuldade Mediana
Considerações: Final Fantasy XIII não é uma platina difícil, mas é de longe uma das mais longas e cansativas de todas. Até por ser RPG, o jogo é bem longo, mas a platina exige muito além disso, e obriga o jogador a realmente se dedicar ao máximo no game. Não há troféus muito difíceis no game, mas a quantidade de tempo exigida beira o absurdo. Só tente platinar esse game se você tiver muita paciência e realmente adorar RPGs e passar muitas e muitas horas evoluindo personagens.


Total de troféus: 16
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 8 a 10 horas
Dificuldade estimada: 3/5 - Dificuldade Considerável
Considerações: ICO é a remasterização em HD do clássico lançado em 2001 para Playstation 2. E tem tudo para ser uma figurinha carimbada entre os platinadores de plantão. Afinal, quantos games "com platina" você conhece que tem apenas 16 troféus e que se platina em 10 horas? Isso é quantia de tempo daqueles games indie de três dólares! E isso porque temos de fechar duas vezes... Enfim, a platina é bem simples, de verdade, mas um fator que deve ser levado em consideração é que há um troféu no jogo que é extremamente chato e praticamente impossível de se conseguir sem estar seguindo um bom guia. Não vou estragar a surpresa aqui, mas vale mencionar que precisará de doses cavalares de paciência e determinação se quiser aceitar o desafio de platinar Ico. Se vale a pena ou não fica mais a seu critério do que do meu, eu recomendo, mas apenas se estiver a fim de passar um bom sufoco.


Total de troféus: 36
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 8 a 12 horas
Dificuldade estimada: 3/5 - Dificuldade Considerável
Vezes que precisa jogar o game: 1
Considerações: God of War: Ghost of Sparta é a remasterização em HD do game lançado em 2010 para Playstation Portable, e, como a maioria das remasterizações, é um prato cheio para platinadores. Até mesmo para os padrões de God of War (que fornecem alguns dos mais fáceis games de se platinar do console), Ghost of Sparta consegue se provar um game bem simples de se platinar. É possível platiná-lo fechando apenas uma vez, o que lhe levará de 8 a 12 horas apenas. O fator que aumenta a dificuldade é que a dificuldade mais alta pode dar algum trabalho se não for um fã muito ávido do gênero Hack and Slash, além de que alguns troféus podem ser bem cansativos e complicados de se liberar, mas, no conjunto geral da obra, não tem como não recomendar esse game.


Total de troféus: 36
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 15 a 20 horas
Dificuldade estimada: 3/5 - Dificuldade Considerável
Considerações: Jogos do gênero Hack and Slash Action sempre rendem troféus bem rápidos. De fato, God of War 3 é um jogo bem curto (só 15 horas!), e esses jogos geralmente são mais visados pelos platinadores de plantão. A dificuldade da platina é considerável, já que haverá alguns troféus que poderão render um desafio bem intenso, principalmente se você não for muito fã do gênero. Fãs de God of War, por sua vez, não podem perder a chance de platinar esse jogaço.

Total de troféus: 48
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 15 a 25 horas
Dificuldade estimada: 3/5 - Considerável
Considerações: Uncharted: Drake's Fortune era uma incógnita para os caçadores de troféus. Jogos Third-Person Shooters podem ser realmente fáceis ou imensamente difíceis de se platinar, e isso depende majoritariamente de dois fatores: influência de multiplayer online e exigência de dificuldades insanamente difíceis. O jogo se mostrou bem aceitável em um dos fatores (ele não tem modo online, o que lhe confere uma economia aconselhável de tempo), mas por outro lado trouxe alguns troféus mais difíceis. A maioria dos troféus é absolutamente fácil e óbvio de se conseguir. Não sentirá desafio algum. O problema mesmo fica a cargo de alguns troféus que exigem que o jogador feche o game no mínimo duas vezes, e incluindo a dificuldade mais pesada do jogo, Crushing. Esse troféu sim, poderá causar um bom trabalho, e por isso a dificuldade da platina deixa de ser fácil para ser considerável. Mas, de resto, não é nada que beire o impossível, é apenas algo que você pode querer levar em consideração se for o tipo de gamer mais impaciente ou que não curte muito Third-Person Shooters. Mesmo assim, eu recomendo largamente esse game, pois ele é confortavelmente curto (de 15 a 25 horas de jogo) e os troféus mais difíceis não são tão difíceis assim no final das contas, é só uma questão de prática.


Total de troféus: 49
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 20 a 30 horas
Dificuldade estimada: 3/5 - Dificuldade Considerável
Considerações: Dead Space é um dos melhores Survival-Horrors da atual geração, e uma platina que pode atrair vários platinadores. Como é comum em jogos desse gênero, a platina é curta: será preciso apenas de 20 a 30 horas de jogo. O jogo em si é curto, mas o jogador terá de fechar pelo menos três vezes para platinar. A grande maioria dos troféus é muito fácil de se adquirir, mas para compensar há um ou outro troféu que pode dar bastante trabalho. De forma geral, é uma platina de dificuldade considerável, mas o pouco tempo exigido e a ausência de troféus online tornam esse game recomendável, principalmente para quem tempo pouco tempo disponível para jogar.


Total de troféus: 51
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 20 a 25 horas
Dificuldade estimada: 4/5 - Dificuldade Alta
Considerações: BioShock Infinite foi um dos games mais esperados de 2013, tanto pelos fãs da série quanto pelos platinadores. Quem conhece a franquia sabe que se trata de um FPS focado no single-player e sem modo online, o que já agrada alguns, e ainda por cima bem curto! Dá para platinar o game em 25 horas, e isso tendo de fechar o game duas vezes! Apenas saiba que não será tão mamão com açúcar: fechar no modo 1999 Mode sem poder comprar nada dará trabalho até mesmo para platinadores mais experientes, mas isso só agrega valor à platina. Esteja ciente das dificuldades antes de aceitar o desafio, mas eu recomendo imensamente que dê uma chance a esse game.


Total de troféus: 49
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 40 a 45 horas
Dificuldade estimada: 4/5 - Dificuldade Alta
Considerações: Devil May Cry é um game consideravelmente complicado de se platinar, e que eu recomendo apenas para os mais apaixonados pela série mesmo. Por ser um Hack and Slash, cogitava-se que ele seria curto - e, de fato, o game é bem curto. Porém, o tempo de platina do game se torna um pouco maior devido ao fato de que temos de fechar o game um total de 6 vezes. Como se não bastasse ter de fechar o game repetidas vezes, ainda temos de passar por desafios insanos em alguns dos modos de dificuldade mais apelões e desonestos que existe, como o Dante Must Die e o Hell and Hell. Se você não for fã da série, muito habilidoso com os controles e bem paciente, nem tente platinar esse game, ou só vai se frustrar. De verdade. Palavra de amigo.

Total de troféus: 34
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 70 a 80 horas
Dificuldade estimada: 5/5 - Dificuldade Máxima
Considerações: Metal Gear Solid 4 não tinha troféus quando foi lançado. Mas a Konami voltou atrás e lançou um patch com troféus para o game, atendendo a pedidos dos fãs. Porém, o que os próprios fãs não esperavam é que ela iria caprichar tanto na dificuldade da platina. E bota dificuldade nisso. Para conseguir incluir esse troféu de platina na sua coleção, precisará fechar o jogo um total de oito vezes. Sim, é cansativo pacas, você não tem ideia, pois, além de repetitivo, pode ser miseravelmente frustrante, já que terá de atingir um bocado de exigências insossas que só servem para enervar o jogador. Tudo isso para exigir entre 70 e 80 horas de jogo que serão bem cansativas e repetitivas. E não é só o tempo de jogo que preocupa: há diversas platinas bem difíceis, que exigirão do jogador muita habilidade e perícia incomum nos controles. Isso inclui, por exemplo, fechar o jogo no modo mais difícil, cumprindo uma lista de requisitos exageradamente complicados. Definitivamente, não é para qualquer um, e sim apenas para os gamers realmente apaixonados por esse jogo. Recomendo que tente evitar platinar esse game, para não passar por diversas frustrações, mas, se quiser arriscar a sorte, só posso recomendar muita paciência, determinação e tempo livre. É um conselho que eu dou, porque será dureza!


Total de troféus: 47
Troféus online: 10
Tempo de jogo estimado: de 40 a 50 horas para o modo Single Player apenas, e mais de 60 a 70 horas para o modo Multiplayer. De 100 a 120 horas ao todo.
Dificuldade estimada: 5/5 - Dificuldade Máxima
Considerações: A Rockstar Games chutou o balde com Max Payne 3, pegando os platinadores de surpresa. Third-Person Shooters não costumam render platinas fáceis, mas também não tão difíceis, e pelo menos costumam ser curtas. Agora Max Payne 3 fura todos esses parâmetros. O jogo em si nem é longo, mas o modo multiplayer vai consumir um tempo imenso. Mas o problema mesmo é a dificuldade de alguns troféus. Max Payne 3 possui alguns dos troféus mais desesperadamente complicados de se conseguir da história dos troféus difíceis. Digno de entrar no hall dos games mais difíceis de se platinar de diversos sites e tal. Até mesmo se você for um fã do jogo e do gênero, ainda vai sentir vontade de cortar os pulsos tamanha a frustração que alguns troféus "sem noção" desse jogo vão exigir de você. Sinceramente, nem vale a pena tanto esforço assim por uma platina. Só tente se você for um masoquista aficionado por platinas insanas.


Total de troféus: 51
Troféus online: 13
Tempo de jogo estimado: no mínimo 350 horas
Dificuldade estimada: 5/5 - Dificuldade Máxima
Considerações: Jogos de luta podem ser um verdadeiro pesadelo para serem platinados. Como é um jogo bem atípico, os troféus costumam ter uma dificuldade bem elevada. No caso de Mortal Kombat, a platina será, além de difícil, extremamente demorada. É possível dizer que a NetherRealm exagerou na dose, perdeu a noção, quando estabeleceu os critérios de troféus no jogo. Como se não bastasse o extenso e desafiante modo de jogo Challenge Tower, ela ainda incluiu uma série de troféus difíceis, requisitos caprichosamente frustrantes e troféus online que vão exigir uma quantidade monstruosa de tempo. Estamos falando de 350 horas, no mínimo, para platinar esse game. Só para constar, é mais do que três vezes a quantidade de tempo de platina da maioria dos RPGs existentes no mercado. Dá para platinar Final Fantasy XIII três vezes, por exemplo, com esse tempo. E isso, para um jogo de luta, se torna extremamente cansativo. Ou seja: não é para qualquer um. Mortal Kombat é um dos jogos mais difíceis e extensos de se platinar do Playstation 3, e, antes de decidir platinar esse game, é preciso que você seja, além de apaixonado por Mortal Kombat, uma pessoa que tenha muita paciência e muito, mas muito tempo disponível, e também que tenha um bom nível de habilidade em games de luta. Preenchendo esses requisitos, poderá pensar bem se vale a pena ou não dedicar o equivalente a quase 15 dias de jogo direto só para platinar esse game. É uma das platinas que eu menos recomendo na minha vida, pois é um dos jogos mais difíceis de se platinar da história. Bem, mas, se mesmo assim, tiver optado por platinar esse game, estarei aqui para lhe ajudar. Boa sorte!

E aí, o que achou de nosso Guia dos Platinadores?

32 comentários:

  1. Amigo, Mortal Kombat é o jogo que estou jogando pra platinar. O maior problema é o troféu que vale ouro e não os outros que pode conseguir facilmente, os online voce até faz boost. O unico problema é o tempo aqui, esse jogo pode ter até uma dificuldade máxima. Mas é bom agradecermos por não serem os trials do street fighter IV, é melhor o jogador tornar 28 personagens mestres do que fazer esses trials que podem ser dificeis, falo isso por que demorei mais tempo neles do que no Mortal Kombat 9. Existe também uma razão pra essas conquistas existirem, os jogos nunca tem 100% dos personagens explorados então os produtores vendo esse problema puseram essas conquistas que são dificeis ou trabalhosas e cansativas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, anônimo. Boa sorte com a sua platina de Mortal Kombat. Eu defini esse game como o mais difícil de se platinar do Playstation 3, de todos os que eu tenha feito guias até hoje. Eu considerei sua platina realmente extensa, cansativa, frustrante e difícil. Principalmente os troféus online. Com 350 horas de jogo, dá para platinar um RPG como Final Fantasy XIII três vezes! É tempo demais para se passar jogando um game de luta!

      Excluir
    2. quero ver você platinar Twisted Metal,esse sim é o mais dificil de platinar u-u, faz ai um tópico,é meio q um pedido de ajuda e um desafio ao mesmo tempo... iai da conta do recado ? e.e

      Excluir
    3. twisted metal faltou so os onlines para mim soh q ninguem joga mais

      Excluir
  2. pessoal...alguém ai já platinou o lego senhor dos anéis? eu to com 99,5% mas ta dando um lag do caralho, só tem um tijolinho cinza pra pegar mas diz que falta 16 e quando eu pego esse um que falta ele não conta, e eu já abri todos os personagens e não vem o troféu de abrir eles, que droga oq eu faço? se alguem souber me responder meu email é maikon.fenix@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não joguei o LEGO: Lord of the Rings não, anônimo, mas, assim que eu jogar, se eu souber alguma coisa relacionada a esse troféu, eu aviso aqui.

      Excluir
  3. muito bom o blog, continuem postando!!!!

    ResponderExcluir
  4. O melhor blog de guia para platinas, parabéns. Só uma coisa, n sei se é pq eu entro pelo celular mas tem guia seu q n esta nessa pagina poderia colocar todos aqui ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é defeito do seu celular não, viu, Marcus, realmente eu pisei na bola e deixei de incluir aqui diversas das platinas mais recentes do blog. Obrigado pelo aviso, estou atualizando a página agora mesmo, em breve colocarei todos os links aqui. Grato pela ajuda, e volte sempre ao nosso blog!

      Excluir
  5. TOMB RAIDER: UNDERWORLD, tem o guia desse jogo?

    ResponderExcluir
  6. bota o guia do Dead Island e o Dead Rising 2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo os dois comentários de uma só vez, não tenho nenhum dos três jogos, nem Tomb Raider: Underworld, nem Dead Island e nem Dead Rising 2... De fato, minha coleção de jogos não é nem de longe tão vasta quanto eu gostaria, mas tento adquirir novos jogos sempre que possível.

      Novos guias virão em breve, só terem um pouco mais de paciência. Eu gosto das sugestões, anoto aqui para dar preferência (GTA V e Skyrim são alguns dos jogos que mais me pedem para fazer guias aqui no blog), e vou adquirindo assim que possível.

      E suas sugestões foram anotadas, anônimo! Espero poder fazer os guias que vocês me pedem o mais rápido que eu puder.

      Agradeço a visita e voltem sempre ao nosso blog!

      Excluir
  7. Estava bem feliz usando o guia de LA Noire e ele sumiu!! :((( Teria como por de novo? Ficaria grato. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk

      ShadowMario, o guia de L.A. Noire não sumiu. Na verdade, o estou atualizando. Esse foi um dos primeiros guias que eu fiz para a seção Platinando, e, revisando posts antigos, percebi que ele estava escrito em um estilo diferente do que uso hoje, que alguns vídeos já não funcionavam mais e que a informação de alguns troféus estava trocada...

      Estou "reescrevendo" o guia com mais e novas informações sobre alguns troféus, atualizando alguns vídeos e o deixando melhor. Em pouco tempo, irei postá-lo novamente, só tenha um pouquinho mais de paciência.

      Agradeço sua atenção e volte sempre ao nosso blog.

      Excluir
    2. Muito obrigado, ficarei no aguardo. Tomei um susto porque estava usando num dia e no outro dia sumido D: Gostei muito desse blog e continuarei usando os outros guias. Continue com o ótimo trabalho, abraços!

      Excluir
  8. seu blog é muito bom, está adicionado aos meus favoritos, mas alguns guias sumiram, porque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diversos guias antigos (entre os primeiros que eu fiz), incluindo o L.A. Noire, por exemplo, estão em manutenção no momento. Recebi informação de alguns problemas neles e os estou adaptando para que eles funcionem perfeitamente. Estou corrigindo falhas, colocando novos vídeos e tentando deixar as informações o mais precisas possível. Em breve eles estarão de volta!

      Excluir
  9. Olá, deixo como sugestão para vcs fazerem o guia de platina do jogo Lolipop Chainsaw, Parece um jogo fácil de se platinar, mas tenho dificuldades em alguns troféus. Se puderem, agradeço!!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia João, acho q estou com um bug parecido com o do Anonimo no jogo Senhor dos Aneis lego, pois falta um bloco cinza e na Terra Media n tem mais nada p fazer, vc ja platinou este game ou sabe como corrigir este bug?!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Farley, na verdade eu ainda nem mesmo joguei o LEGO Lords of the Rings, por isso não posso te ajudar, infelizmente. :(

      Excluir
    2. Tranquilão!!
      Eu to jogando novamente,
      mas vlw mesmo assim.
      Abç.

      Excluir
  11. Max Payne 3 bugou o troféu hardcore , zerei dua vezes e nada dele aparecer alguem sabe o que fazer ???

    ResponderExcluir
  12. LEGAL HEIN ESSE GUIA , ESTIVE PASSIANDO PELOS MENUS E VI QUE VCS EXPLICAM PASSO A PASSSO , BOM GOSTEI .

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma pergunta: Se eu platinei um jogo no ps3, e jogar o mesmo jogo em outra plataforma como ps4, estarei trapaceando no ranking? Ou melhor poderia contar a platina do ps4, ou apenas a do ps3? Enfim, não tenho o ps4, sou o três, me torneio "franqueado" recentemente, e gostaria de saber se meus troféus vão continuar se eu migra minha conta para o ps4, se eles vão valer ou terei que começar do zero só com platinas do ps4... Por favor quem poder me responda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Unknown, os troféus permanecem em sua conta, independente da plataforma. Quando migrar para o PS4, poderá continuar platinando sem problemas, os troféus do PS3 continuarão lá. É possível platinar o mesmo jogo nas duas plataformas, até mesmo. FIFA de PS3 e de PS4, por exemplo, é possível platinar os dois separadamente. São troféus separados, dá para continuar platinando numa boa, sem problemas.

      Excluir
  14. Mano,seu blog e mt foda,ja platinei 3 jogos com ele,se puder colocar mais jogos eu agradeço, por exemplo : Batman Arkhan City,Batman Arkhan Origins,inFAMOUS 2,Resident Evil 5,6 e o Operação Racoon City... esses sao jogos antigos,mais sao mt épicos ! Bom,Foi esse meu conselho e meu pedido ao mesmo tempo,iae mano vai fazer ? vlw seu blog e mt foda ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, MarotoTutoriais! Nós já fizemos o guia para Batman: Arkham City, veja o link:

      http://melhorfinal.blogspot.com/2015/07/platinando-batman-arkham-city.html

      Quantos aos outros jogos citados... Bem, dependo de diversos fatores, mas seus pedidos estão anotados! Prometo providenciá-los o mais rápido possível! É difícil gerenciar muitos pedidos!

      Obrigado pelos elogios e volte sempre ao nosso blog! Conte-nos quais guias foram mais úteis para as suas platinas, e continue platinando!

      Excluir
  15. Voltem a atualizar o blog, por favor.

    ResponderExcluir
  16. Muito bom seu Blog, parabéns pelo trabalho. Seu guia está me ajudando muito no meu sonho que é platinar o MGS4, ja peguei o BB RANK só falta as cenas e as músicas. Obrigado!!

    ResponderExcluir