domingo, 27 de fevereiro de 2011

E3 - Mundo Gamer

Estamos estreando hoje uma nova seção aqui no Melhor Final: o Mundo Gamer. Nessa seção, daremos maiores informações sobre algumas coisas do mundo gamer, explicando coisas que algumas pessoas podem ainda não saber, incluindo algumas curiosidades interessantes. É como um tutorial dos gamers. Estreando essa seção, vamos falar um pouco sobre a E3.


E3, na simbologia dos gamers, significa Electronic Entertainment Exposition, ou Exposição de Entretenimento Eletrônico. Trata-se de um show exclusivo da indústria dos games que é apresentado pela ESA, a Entertainment Software Association, ou Associação de Aparelhos de Entretenimento. Trata-se de um ponto de encontro das principais marcas do mercado dos games, entre produtoras e desenvolveras, grandes e pequenas. Um local onde todos podem mostrar suas novidades para todo o mundo.
 

A E3 já é reconhecida como a maior feira de exposição da indústria dos games do mundo. O evento é coberto por jornalistas do mundo todo, e as grandes companhias aguardam até a chegada do evento para apresentarem seus produtos e novidades, criando expectativas gigantescas para o evento. Ao final do evento, os jornalistas costumam eleger o "melhor da E3", que acaba se tornando referência do ano inteiro.

Confira, agora, o que rolou de melhor em cada E3, desde a primeira até a mais recente:

A primeira E3


A primeira E3 aconteceu de 11 a 13 de maio de 1995, em Los Angeles, Califórnia, e foi marcada pela chegada de uma nova geração de consoles. O Sega Saturn havia sido lançado recentemente, e havia vários consoles prestes a serem lançados, como o Playstation, o Virtual Boy e o Neo Geo CD. Outro destaque do evento foi informações exclusivas sobre o também futuro lançamento do Nintendo 64. O evento teve a presença ilustre de Thomas Kalinske, presidente da SEGA americana da época e Olaf Olaffson, presidente de publicidade da Sony Computer, além de Howard Lincoln, representante da Nintendo. Alguns dos jogos apresentados no decorrer do evento foram: Battle Arena Toshinden, Ridge Racer, Panzer Dragon, Virtua Fighter e D. O evento entrou para a história como um dos maiores do mundo, tendo um 1,2 milhão de pés de espaço e público de mais de 80.000 pessoas.

E3 1996


O evento continuou crescendo. A edição de 1996 da E3 aconteceu de 16 a 18 de maio, em Los Angeles, Califórnia. 1996 foi um grande ano para o mundo dos games, e a E3 mostrou tudo o que aconteceu de mais importante. A Nintendo apresentou o Nintendo 64 e o Super Mario 64. A Capcom mostrou Resident Evil e Star Gladiator. A Namco apresentou Tekken 2 para Playstation. Naughty Dog estreou no Playstation com Crash Bandicoot. SEGA revelou ao mundo seu próximo mascote, com Nights and Dreams para SEGA Saturn. Eidos apresentou Tom Raider. A Epic MegaGames apresentou a Unreal Engine pela primeira vez, mas sem nenhum jogo. Starcraft foi anunciado. A Squaresoft apresentou seu primeiro jogo ao Playstation: Tobal No. 1, além de trailers de Final Fantasy VII.

E3 1997


A edição de 1997 aconteceu em Atlanta, Geórgia. O ano de 1997 foi, sem dúvida, marcado pelos first-person shooters. Muitos dos maiores first-person shooters da história foram anunciados nesta E3. A Sierra Studios apresentou Half-Life. A GT Interactive apresentou o Unreal. A Activision apresentou Sin, e Quake II a Eidos apresentou Daikatana, a 3D Realms apresentou Prey, e a LucasArts apresentou Star Wars Jedi Knight: Dark Forces II. Todos first-person shooters. Mas também haveria outras surpresas, como a revelação de Metal Gear Solid, da Konami, e Panzer Dragoon Saga, da SEGA.

E3 1998

 
A edição de 1998 aconteceu novamente em Atlanta, Geórgia. Mais uma vez, os first-person shooters eram a atração da vez. Nesta E3, Half-Life foi reapresentado em seu estágio final. Duke Nukem Forever foi apresentado pela primeira vez já nesta E3, mas ainda levaria muitos anos para ser lançado (ele só será lançado em 2011). Um trailer mais recente de Prey foi mostrado. Além disso, a Monolith Productions exibiu mais dois first-person shooters: Blood II: The Chosen e Shogo: Mobile Armor Division. Fora isso, a versão final de The Legend of Zelda: Ocarina of Time foi apresentada.

E3 1999


A edição de 1999 voltou a se apresentar em Los Angeles, Califórnia. Já seria marcada pelo início de uma nova geração de consoles. A SEGA apresentou ao mundo pela primeira vez o Dreamscast, o primeiro videogame da sexta geração de consoles. A Capcom anunciou Power Stone e Resident Evil: CODE: Veronica, para o novo console. A Sony revelou o projeto do Playstation 2, junto de Strider 2, anunciado pela Capcom para o console. A Nintendo traria ao mundo seus planos para "Dolphin", o futuro Gamecube. À distância, a Eidos roubava a atenção de todos com apresentações de Deus Ex e Omikron: The Nomad Soul. Outros jogos apresentados foram Max Payne, Hybrid Heaven, Soul of the Samurai e Metal Gear Solid: VR Missions.

E3 2000


A E3 continuaria em Los Angeles,  Califórnia. Novo milênio, novas revelações tornaram essa uma das E3 mais movimentadas. Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty foi anunciado para Playstation 2, causando muito clamor, e disputando de igual para igual com Halo: Combat Evolved, apresentado ainda para PC. A Microsoft apresentou o videogame Xbox. Dreamcast apresentou ao mundo Marvel Vs. Capcom 2. A Square apresentou uma enorme batelada de jogos para o Playstation, entre eles: Final Fantasy IX, Parasite Eve 2, Chrono Cross, Threads of Fate, Legend of Mana e Vagrant Story. A SEGA apresentou Phantasy Star Online. A Nintendo apresentou The Legend of Zelda: Majora's Mask, enquanto mostrou o projeto de Game Boy Advance. A Rare apresentou Conker's Bad Fur Day. A Activision apresentou Return to Castle Wolfenstein e Spider-Man, a Bioware apresentou expansões para Baldur's Gate., a Blizzard apresentou Diablo II e Warcraft III, a Capcom apresentou Onimusha: Warlords., a Eidos apresentou Commandos 2. e a Electronic Arts apresentou Black and White.

E3 2001


A E3 continuou em Los Angeles, Califórnia. A E3 começou com força total, apresentando mais detalhes sobre o Nintendo Gamecube e Xbox, que seriam lançados neste ano. A Microsoft apresentou uma série de jogos para seu primeiro videogame, entre eles: Oddworld: Munch's Oddysee, Enclave, Jet Set Radio Future, Amped: Freestyle Snowboarding, Mad Dash, Project Gothan Racing, Project Ego, Medal of Honor: Allied Assault, Dead or Alive 3, Gun Valkyrie e, claro, Halo: Combat Evolved. Já a Nintendo não ficou atrás, e apresentou ao mundo os jogos para seu novo console: Luigi's Mansion, Pikmin, Wave Race: Blue Storm, Super Smash Bros. Melee, Cel Damage, Eternal Darkness: Sanity's Requiem, Super Monkey Ball e Star Fox Adventures. A SEGA trouxe Sonic Adventure 2, Ooga Booga e Bomberman Online para Dreamcast. Outros jogos apresentados foram Devil May Cry, Dino Crisis 3, GTA 3, Gran Turismo 3 e Final Fantasy X.

E3 2002


A edição de 2002 permaneceu em Los Angeles, Califórnia. Apesar da saída da SEGA no ramo dos consoles, o mundo dos games continuou firme, e o evento continuou crescendo. A Microsoft anunciou o Xbox Live, e muitos dos jogos vindouros: Blinx: The Time Sweeper, Tom Calncy's Splinter Cell, Dead to Rights, Unreal Championship, Panzer Dragoon Orta e Ninja Gaiden. Já a Nintendo apresentou várias promessas para o Gamecube, como o Super Mario Sunshine, The Legend of Zelda: The Wind Waker, Metroid Prime, Star Fox Adventures, Timesplitters 2, Resident Evil Zero, Wario World, Rayman 3: Hoodlum Havoc, Aggressive Inline, Phantasy Star Online e 1080º Avalanche. Fora isso, a nintendo apresentou seu controle sem fio, e a compatibilidade com o Game Boy Advance. Para GBA, havia The Legend of Zelda: A Link to the Past, Kirby: Nightmare in Dreamland, Doom II, Reign of Fire e Super Monkey Ball Jr. A Sony não ficou atrás, e apresentou para seu Playstation 2 os jogos Colin McRae Rally 3, Ratchet & Clank, Sly Cooper and the Thievius Raccoonus, Red Dead Revolver, The Getaway e Kingdom Hearts. Para PC, havia Doom 3, Age of Mythology e Warcraft III.

E3 2003


A E3 continuou em Los Angeles, Califórnia. Half-Life 2 e Halo 2 foram anunciados. A Sony revelou Gran Turismo 4 e Syphon Filter: Omega Strain, além dos projetos de seu Playstation Portable, o PSP. A Konami apresentou Metal Gear Solid 3 e também Metal Gear Solid: Twin Snakes, além de Gradius V, Castlevania: Lament of Innocence e Boktai: The Sun is in Your Hands. A Nintendo apresentou uma batelada de jogos do Mario, com Mario Tennis, Mario Golf: Toadstool Tour e Mario Kart Double Dash. Além disso, havia F-Zero e Pikmin 2. A Square apresentou Final Fantasy X-2, Unlimited Saga e Drakengard. A Ubisoft apresentou Prince of Persia, Far Cry e Beyond Good & Evil. Para finalizar, a Eidos demonstrou Need for Speed: Underground, e The Sims 2 foi revelado pela Maxis.

E3 2004


A E3 voltou com força total, ainda em Los Angeles, Califórnia. 2004 foi o último ano em que a sexta geração de consoles estava em alta. O modo multiplayer de Halo 2 foi apresentado. O PSP e Nintendo DS foram apresentados. Os primeiros trailers de The Legend of Zelda: Twilight Princess e F.E.A.R. foram muito bem comentados. A Unreal Engine 3 foi apresentada pela primeira vez. A sony anuciou que seu Playstation 3 faria uma aparição na próxima E3, para a surpresa de todos. Tekken 5, Jak 3, Siren, God of War, Final Fantasy XI e Kingdom Hearts: Chain of Memories foram anunciados com furor. Também foram anunciados Burnout 3, Splinter Cell 3, Brothers in Arms e Def Jam: Fight for NY.

E3 2005


A E3 de 2005 trouxe várias novidades. Ela continuou em Los Angeles, Califórnia, mas, desta edição em diante, ela passou a ser transmitida ao vivo pela televisão em todo o mundo pela G4. A briga agora sria pela sétima geração dos consoles, com o Playstation 3 da Sony e o recém-anunciado Xbox 360, da Microsoft, e "Revolution", da Nintendo, posteriormente rebatizado como Wii. Jogos anunciados nesta E3 incluíam Age f Empires, Prince of Persia 3, Nintendogs, FIFA 06, Black, Dead Rising, Kingdom Hearts 2, Tomb Raider Legend, Perfect Dark Zero e Spartan: Total Warrior. Esta edição de E3 bateu o recorde de público, com 70.000 visitantes no decorrer do evento.

E3 2006


A E3 de 2006 foi marcada pela chegada, afinal, da sétima geração. Para começar, o Bill Gates apareceu para falar sobre o passo à frente do Xbox 360 em relação aos demais consoles. Ele anunciou interação do Xbox 360 com o Windows Vista, um enorme investimento milionário no Xbox Live, com a chegada de muitos jogos esperados online. Os jogos anunciados para Xbox 360 foram: Halo 3, Grand Theft Auto IV, Hitman: Blood Money, The Sopranos: Road to Respect, Fable II, Gears of War e Sonic the Hedgehog.
Mas o Xbox 360 não iria reinar solitário por muito tempo. O Playstation 3 chegou, com muito clamor, trazendo como inovação o Sixaxis. Os jogos que foram anunciados são: Grand Theft Auto IV, Warhawk, Eyedentify, Final Fantasy XIII, Motorstorm, Gran Turismo HD Concept e Genji: Days of the Blade.

Mas quem roubou a cena, no final das contas, sem dúvida foi a Nintendo. A demonstração do Nintendo Wii, foi um sucesso de público, pois todos queriam muito poder jogar os controles sem fio com sensores de movimento. Além da novidade na jogabilidade, novos games muito esperados foram anunciados. Entre os nomes, estavam:The Legend of Zelda: Twilight Princess, Super Smash Bros. Brawl, Metroid Prime 3: Corruption, Super Mario Galaxy, Sonic and the Secret Rings, Dragon Quest Swords: The Masked Queen and the Tower of Mirrors, Final Fantasy Crystal Chronicles: The Crystal Bearers, Fire Emblem: Radiant Dawn, Red Steel, Disaster: Day of Crisis, Project H.A.M.M.E.R. e Excite Truck.
E a noite também foi dos portáteis. O de maior alvoroço foi o Nintendo DS, com suas duas telas. Os jogos anunciados para DS foram: Final Fantasy III, New Super Mario Bros., The Legend of Zelda: Phantom Hourglass, Children of Mana, Pokémon Mystery Dungeon: Blue Rescue Team, Dragon Quest Heroes: Rocket Slime, Yoshi's Island DS, Star Fox Command, Final Fantasy Crystal Chronicles: Ring of Fates, Castlevania: Portrait of Ruin, Disney's American Dragon: Jake Long, Attack if the Dark Dragon, Diddy Kong Racing DS e Mario Hoops 3-on-3.
Para o PSP, o novo portátil da Sony, foram anunciados Metal Gear Solid: Portable Ops, Crisis Core: Final Fantasy VII, Killzone: Liberation, Ratchet & Clank: Size Matters, Tekken: Dark Resurrection, LocoRoco, Monster Hunter Freedom, Gangs of London, Valkyrie Profile: Lenneth, Sonic Rivals, Silent Hill: Origins, Lemmings e Ridge Racer.

E quem disse que o Game Boy Advance tinha acabado? O portátil continuava com força total. Para ele, foram anunciados: Final Fantasy V, Final Fantasy VI e Pokémon Mystery Dungeon: Red Rescue Team.
Sobrou até anúncios para Gamecube, como Super Paper Mario, DK Bongo Blast, Baten Kaitos Origins e mais uma versão de The Legend of Zelda: Twilight Princess.

Comparado à E3 anterior, houve uma queda no público. Esta edição contou com apenas 60.000 visitantes.

E3 2007


Em 20o7, começou uma discussão de peso entre a ESA, a organizadora da E3. A ESA decidiu diminuir e muito os padrões da E3, em uma tentativa de melhor alocar os profissionais do ramo. O evento sempre foi dedicado aos profissionais e fãs de games, mas o evento de 2007 deixou de ser público, se tornando um evento fechado apenas para profissionais e jornalistas. Isso mesmo, sem público. Só poderia entrar no evento quem tivesse recebido o convite especial. A ideia era diminuir as produtoras independentes e focar mais nas grandes empresas do ramo. Essa alteração foi criticada abertamente por todo o mundo, o que contribuiu para uma queda abrupta na popularidade do evento. Apenas 10.000 pessoas compareceram no evento, que ocorreu em Santa Mônica, de 11 a 13 de julho.
A Microsfot anunciou que filmes da Disney estariam disponíveis no mercado online do Xbox Live. Jogos anunciados foram: Halo 3, Halo Wars, Civilization Revolution, Fallout 3, Bioshock, Call of Duty 4: Modern Warfare e Assassin's Creed.
A Sony anunciou uma redução nos preços do Playstation 3 e uma versão mais compacta do PSP. Foram confirmados os títulos  Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots, Gran Turismo 5, Resident Evil 5, Star Wars: The Force Unleashed, Heavenly Sword, Killzone 2, Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction, Uncharted: Drake's Fortune, Burnout Paradise e Silent Hill 5.

A Nintendo se focou nos periféricos para Wii. Apresentou o Wii Balance Board, a ser lançado junto com o Wii Fit, o Wii Wheel, a ser lançado com o Mario Kart, e o Wii Zapper, a ser lançado com um software próprio. Foram confirmados os lançamentos de Super Smash Bros. Brawl, Super Mario Galaxy, De Blob, Contra 4, Mertroid Prime 3: Corruption, Soulcalibur Legends, Nitrobike e Medal of Honor: Heroes 2.

E3 2008


A popularidade da E3 continuou caindo, decorrente da alteração realizada em 2007, e da permissão de entrada apenas de profissionais e jornalistas. Apenas 5.000 pessoas compareceram ao evento que aconteceu de 15 a 17 de julho.
A Microsoft anunciou Fallout 3, Gears of War 2, Fable II, Resident Evil 5, Saints Row 2. e Final Fantasy XIII Foi apresentada uma nova interface com sistema de avatares, que viraria febre nos Xbox 360. Conteúdo televisivo e de filmes da NBC Universal seria também adicionada ao Xbox Live. Um jogo televisivo chamado Primetime também foi apresentado, ao estilo 1 vs. 100, assim como um jogo ao estilo Big Brother e um ao estilo Deal or no Deal.
A Sony já começou o evento anunciando Resistance 2. Também revelou novos detalhes sobre Playstation Network. Esse sistema de entretenimento online pemitia o comércio de demos, vídeos e filmes oficiais, de empresas como Sony Pictures, Lionsgate, Warner Bros, Fox Home Entertainment, Disney e MGM. Até mesmo o jogo Ratcher & Clank Future: Quest for Booty foi anunciado para estar disponível para download com a chegada do serviço. Os jogos a serem anunciados: God of War III e MAG. A Sony anunciou que os jogos que mais venderam e foram catalogados como Greatest Hits, como Assassin's Creed, Fight Night e Resistance: Fall of Man, seriam relançados por 30 dólares.
A Nintendo continuaria com seus periféricos e jogos inovadores. Wii MotionPlus e Wii Remote foram anunciados. O Wii Speak também foi apresentado. Trata-se de um microfone que permite comunicação entre os jogadores e os jogos. Wii Music foi anunciado, assim como Animal Crossing: City Folk, The Conduit e Wii Sports Resort.
Quanto aos portáteis, poucas novidades. Para o DS, foi anunciado Grand Theft Auto: Chinatown Wars, Guitar Hero: On Tour Decades e Spore Creatures.

Para o PSP, foi anunciado Resistance: Retribution. Um pacote especial do PSP viria com o Ice Silver PSP Slim and Lite, os jogos Ratchet & Clank: Size Matters e National Treasure: Book of Secrets, um cupom para Echochrome e um Memory Stick Duo de 1 GB.

E3 2009


Finalmente, atendendo a milhões de apelos, a ESA, a organizadora da E3, resolveu retornar ao padrão anterior do evento. O evento foi espandido, e a entrada do público foi mais uma vez permitida. A ideia era reverter a imagem que ficou nos anos anteriores, e interromper a queda de popularidade que ameaçava encerrar o evento. Todos os profissionais e jornalistas ficaram satisfeitos com o novo padrão estendido do evento, que abranjeu muitas empresas novas e independentes, assim como as maiores do mercado. O evento aconteceu entre 2 e 4 de junho, em Los Angeles, Califórnia. Um público de 41.000 pessoas compareceram ao Los Angeles Convention Center.
O foco do evento foi, sem dúvida, os dispositivos sensores de movimento. A onda começou em grande estiço com o Nintendo Wii nas edições anteriores, mas Sony e a Microsoft aderiram, e revelaram o PS Move para o Playstation 3 e o Project Natal para o Xbox 360. A Sony também apresentou seu novo dispositivo do PSP, o PSP Go. Muitos dos jogos mais esperados foram anunciados. Entre os jogos apresentados, estão: Crysis 2, Halo: Reach, New Super Mario Bros. Wii, Golden Sun DS, Wii Vitality Sensor, WarioWare D.L.Y., Wii Fit Plus, Super Mario Galaxy 2, Metroid: Other M, Final Fantasy XIV, ModNation Racers e Metal Gear Solid: Peace Walker.

E3 2010



A última edição da E3 aconteceu de 15 a 17 de junho no Los Angeles Convention Center. A exemplo do evento anterior, os periféricos sensores de movimento estão em alta. A Nintendo apresentou o Wii MotionPlus, a Sony apresentou o PS Move e a Microsoft renomeou o seu projeto para Kinect. A Nintendo também fez uma bela apresentação do Nintendo 3DS. Foram apresentados diversos jogos, entre eles The Legend of Zelda: Skyward Sword, Saints Row 3, Red Faction: Armageddom, Kingdom Hearts 3D, Mafia 2, Civilization V, DJ Hero 2, Brink, Fallout: New Vegas, Rage, Dead Rising 2, Okamiden, Crysis 2, Medal of Honor, Silent Hill 8, Metal Gear: Rising, Fable 3, Golden Sun: Dark Dawn, Conduit 2, Yakuza 4, Killzone 3, Infamous 2, SOCOM 4, The Last Guardian, Portal 2, Batman: Arkham City, entre muitos outros.

E3 2011

Ah, e não podemos deixar de lado: a E3 desde ano acontecerá de 7 a 9 de junho lá no Los Angeles Convention Center, e promete ser o maior evento de todos. Nós, do Melhor Final, não temos o gabarito para comparecer a um evento deste porte (pelo menos por enquanto), então não estaremos lá. Mas pode contar com a nossa cobertura exclusiva 24 horas a todo momento.

Até a E3!

Um comentário: