quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

História dos Videogames - Parte 1

PRIMEIROS JOGOS

De onde surgiu a ideia de criar jogos eletrônicos?

Em 1947, Thomas T. Goldsmith criou um tubo de raios catódicos para diversão. Com esse dspositivo, poder-se-ia simular a trajetória de mísseis, usando alguns comandos no aparelho, e também incluindo pequenos alvos na tela, além de poder também variar a velocidade do míssel. Foi a primeira vez que alguém pôde interagir diretamente sobre algo que aparecia na tela, apesar de não ser para entretenimento. Este é considerado, por muitos, o primeiro veideo-game.
Charley Adama criou, em 1949, o Bouncing Ball, que se trata de um ponto piscante que simula uma bola de tênis saltando de um lado ao outro de uma rede. Não podia ser interagido de forma alguma, sendo um comando automático, mas as técnicas de programação seriam muito semelhantes aos primeitos jogos que estariam por vir.
Em 1951, o inventor Ralph Baer teve a ideia de usar os padrões de luzes dos televisores para mais do que apenas calibração. Ele queria uma criar experiência interativa. Mas, como a empresa do qual trabalhava, a Loral, desgostou da sua ideia por falta de recursos e de tempo, ele não pôde desenvolver sua ideia por um tempo.

Ainda em 1951, um computador NIMROD foi exibido no Festival Britânico. esse computador foi completamente projetado para disputar NIM, um jogo de memória e estratégia matemática, contra um jogador. Esta é a primeira forma digital de um video-game já criado.
Em 1952, Alexander S. Douglas criou o primeiro jogo de computador com display gráfico. OXO, ou "jogo-da-velha", foi feito para o computador EDSAC da Universidade de Cambridge. Este foi o primeiro computador com um programa na memória, e o controle do jogo era um controle rotatório de telefone.
O próximo jogo eletrônico, desta vez interativo entre duas pessoas, foi feito dentro de um laboratório em Brookhaven National Laboratory. O jogo foi batizado como Tennis for Two, e se trata de luzes piscantes em uma tela parecida com um osciloscópio simulando uma partida de tênis vista pela lateral. O jogo jamais saiu de dentro do laboratório, mas entrou para a história como o primeiro já criado. Seu autor foi um físico chamado William Higinbothan, o mesmo que ajudou a desenvolver a primeira bomba atômica. Usando um computador que simula trajetórias de mísseis, um osciloscópio como monitor e um controle básico, o jogador tinha o objetivo de bater na bola e acompanhar a velocidade, tentando não permitir que ele bata na rede. O jogo jamais saiu do laboratório,  sendo uma atração particular aos visitantes do laboratório. Veja uma imagem de Tennis for Two:
Em 1961, um grupo de estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, liderado por Steve Russell, criaram um jogo chamado Spacewar. Usando um dos mais poderosos computadores da época, o PDP-1, um computador que ocupava o espaço de uma mesa inteira, eles tinham a missão de desenvolver o máximo possível para aquela máquina. Assim, criaram um espaço, duas naves e um campo estelar que sempre se alterava. A ideia era simplesmente movimentar as naves e desviar de uma estrela ao centro, que alterava a órbita gravitacional, tentando disparar na nave adversária. Veja uma imagem de Spacewar:
Estes foram os primeiros jogos. E os videogames? Lembra-se de Ralph Baer, que queria criar uma televisão interativa? Em 1971, uma empresa chamada Magnavox decide comprar a ideia de Baer e continuar em frente. Após seis tentativas frustradas, eles conseguem criar o primeiro aparelho interativo a se ligar na televisão, posteriormente chamado de videogame. O nome dele era Odyssey, ou Magnavox Odyssey.  Veja uma imagem do Odyssey:
O Odyssey foi o primeiro console de videogame do mundo. Usava cartuchos e tinha apenas dois jogos: Tennis e Hockey. Como lançamento, a propaganda anunciava que ele apenas funcionava nos televisores Magnavox, para promover a marca, mas isso acabou denegrindo a imagem do console. Mesmo assim, Odyssey vendeu aproximadamente 330.000 unidades.
Enquanto isso, Nolan Bushnell criou uma oficina no quarto da filha e passou a tentar criar um computador que servisse apenas para jogar Spacewar, de modo que pudesse comercializá-lo. Ele consegue, então, criar o Computer Space, o primeiro arcade do mundo. A Nutting Associates contrata Bushnell para poder financiar o projeto e começar a produzir os Computer Spaces. Veja uma imagem de Computer Space:
Bushnell passou, então, a trabalhar em conjunto com Ted Dabney, em um jogo desenvolvido em um console. Eles criaram Pong, um jogo que simulava uma partida de tênis vista de cima. Dois jogadores controlavam as raquetes, e não podiam deixar a bola passar por ele. Havia um contador de pontos, estimulando a competição. Veja uma imagem de Pong:

Bushnell e Dabney colocaram o jogo em um arcade e o disponibilizaram em um bar em São Francisco, cobrando moedas para funcionar. Para a surpresa deles, o jogo foi um sucesso, e em uma noite ele se encheu de moedas. Percebendo o futuro glorioso pela frente, eles decidiram que não iriam vender o projeto. Eles queriam era começar um negócio próprio, e, por conseguinte, ambos fundaram a Atari, uma empresa focada em jogos eletrônicos, em 1972.
O comércio de Pong é um sucesso tremendo. Um fenômeno tão grande que começou a ser copiado por outras empresas de tecnologia da série, como a Ramtek e a Nutting. Os clones de Pong conseguem seu espaço no mercado, e começa uma disputa ferrenha no mundo dos games.
Em 1974, alguns funcionários da Atari foram comprados pela Kee Games,  uma subsidiária da Atari, que passou a desenvolver games, também. A Kee Games lançou Tank,um jogo multiplayer onde cada jogador controla em um tanque de guerra, e tem de andar por um labirinto, desviando de minas e atirando no adversário até destruí-lo. Veja uma imagem de Tank:
Tank fez muito sucesso, e foi o arcade de maior lucro no ano de 1974. Mas tudo não passou de uma campanha de marketing. A Kee Games, na verdade, pertencia à Atari, então toda a competição entre os dois era pura fantasia para gerar lucro. Com o sucesso de Tank, a Kee Games se uniu à Atari mais uma vez, tornando-se a empresa líder do mercado de games.
Um contrato milionário com Tom Quinn, comprador de artigos esportivos da Sears Roebuck, traz ainda mais dinheiro para a Atari. Tom investe milhões em 150.000 arcades de Pong, contanto que eles divulgassem a marca da Sears no corpo do arcade. O projeto deu certo, e todos os arcades foram vendidos.
A Taito lança o arcade Space Invaders em 1978. Trata-se de um jogo de tiro em duas dimensões, onde o jogador controla horizontalmente um canhão a laser, e tem de destruir hordas de alienígenas que descem diagonalmente na tela. O jog foi um sucesso tremendo, vendendo mais de 100.000 arcades no Japão e 60.000 arcades nos Estados Unidos. Space Invaders foi o responsável pela divulgação dos videogames para fora de bares e cabarés, se tornando populares em restaurantes, grandes centros , lojas de conveniência e shopping-centers. Havia até lojas de arcades apenas com arcades Space Invaders. Veja uma imagem de Space Invaders:
Space Invaders gerou uma legião de fãs por video-games, e uma legião de cópias, também. A Namco criou duas cópias de Space Invaders: Galaxian e Galaga. Muitas outras empresas também aderiram ao sucesso.

Bem, esta é a primeira parte de nossa História dos Videogames.Confira, em breve, a segunda parte, onde iremos retratar a primeira geração de consoles. Boa leitura.


Conteúdo relacionado:
  • Confira a 2º parte da nossa matéria sobre a história dos videogames.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário