quinta-feira, 19 de maio de 2011

Brain Age - Retrospectiva

Vamos para uma retrospectiva especial sobre um game inusitado criado pela Nintendo. Um game do gênero puzzle cuja intenção é, realmente, testar você, e descobrir a sua velocidade de raciocínio e a idade de seu cérebro. É claro que estamos falando da franquia Brain Age!


Confira:

Sobre a Franquia

A série Brain Age se tornou famosa entre os amantes do gênero puzzle, e por ser realmente um jogo de entretenimento e com fundo educacional, tendo a intenção de melhorar a saúde mental daqueles que jogam. A série foi criada em 2005, pertence à Nintendo e foi baseado nos estudos científicos do neurocientista Ryuta Kawashima.
Os jogos possuem uma coleção de jogos que reforçam o uso da mente, na premissa de avaliar a performance mental do jogador. Desta forma, o jogo pode informar qual seria a "idade mental" do jogador, ou seja, se ele fez um bom uso do cérebro.


Sobre o gênero

O gênero puzzle já foi muito difundido pelo mundo todo, e é particularmente popular no Japão. O gênero não é levado a patamares superiores nesse game, já que é apenas um conjunto de testes. Mas Brain Age chamou a atenção de especialistas no ramo por ser baseado em estudos científicos. A Nintendo afirma que não há comprovação científica de que o game ajuda a melhorar o raciocínio, apesar de pesquisas comprovarem o contrário, quando se trata de games de memória, reflexo mental e rapidez de raciocínio.
 
Demais elementos da franquia Brain Age

Como já foi fito, o jogo foi baseado nos estudos do famoso neurocientista Ryuta Kawashima. O estudo inclui diversos fatores, como o de que o cérebro humano para de se desenvolver a partir dos 20 anos, e que é possível medir a eficiência do cérebro de acordo com a idade usando problemas simples, além de que é possível evitar ou diminuir os riscos de sofrer demência ou mal de Alzheimer caso a pessoa faça pequenos exercícios de memória e de raciocínio diariamente.

Esta é a capa do livro de Ryuta Kawashima: Train Your Brain: 60 Days to a Better Brain.


Sobre as Músicas

Um conselho: Enquanto lê a nossa matéria especial sobre Brain Age, que tal ouvir aqui a música que passa no decorrer do jogo, para dar uma relaxada? Escuta só:

Música tema de Brain Age

Bom proveito!!!

Sobre a Retrospectiva

Nós apresentaremos todos os jogos da série Brain Age aqui nesta retrospectiva, na ordem cronológica em que foram lançados. Confira:

BRAIN AGE: TRAIN YOUR BRAIN IN MINUTES A DAY!


Informações técnicas

Publicado por: Nintendo
Desenvolvido por: Nintendo Software Development D
Gênero: Puzzle
Plataforma: Nintendo DS
Data de lançamento: 19 de maio de 2005
Faixa etária: Everyone

O Nintendo DS ficou conhecido por trazer uma geração nova aos games, uma geração que pedia por games mais casuais e familiares. A Nintendo estava procurando por novos games que atendessem a esse público. Enquanto bolavam alguma coisa, o livro Train Your Brain: 60 Days to a Better Brain foi lançado no Japão, de autoria do neurocientista Ryuta Kawashima. O livro foi muito bem recebido e logo se tornou popular. Pois bem, então Satoru Iwata, presidente da Nintendo, marcou um encontro com o tal Kawashima, com uma proposta diferente: fazer um game baseado no livro dele. Ele designou nove pessoas para produzir o jogo, que ficou pronto em 90 dias, a tempo para a primeira geração de games do DS.
A ideia é que o jogador jogue Brain Age um pouquinho a cada dia, e todos os dias. Bem como outros jogos, com Animal Crossing, Harvest Moon e Nintendogs. Cada vez que o jogador for jogar o game, o jogador tem de informar a data, seu nome, sua data de nascimento e se é canhoto ou destro. A partir daí, o jogo irá impor ao jogador diversos testes, incluindo testes de memória, de lógica, de raciocínio rápido, contas matemáticas, e também testes ao estilo Sudoku. Usando o stylus para jogar cada um dos games, o jogador tem de resolver cada um dos puzzles no menor tempo possível, sempre tentando errar o minimo possível. Erros refletem em acréscimos de tempo, atrapalhando o desempenho do jogador. Também há provas que usam o microfone, como uma prova que pede que o jogador conte até 120 o mais rápido que puder e sem pular números ou atropelar palavras. A todo momento, uma figura com o rosto de Ryuta Kawashima aparece para dar conselhos ao jogador, explicar como se joga cada puzzle e para dar o resultado final. Ao final do teste, o desempenho do jogador é avaliado e lhe é dado uma "idade mental", uma espécie de nota que informa a velocidade de raciocínio do jogador. Quanto mais velha a idade mental, pior foi o desempenho. A melhor nota possível é 20, sendo que, de acordo com os estudos de Kawashima, o cérebro humano deixa de se desenvolver a partir dos 20 anos, sendo este o ápice de sua performance. A pior nota é 80. O jogo armazena as notas do jogador para ir mostrando o progresso no decorrer dos dias. Além disso, ele é capaz de armazenar até 4 cadastros, de modo que quatro jogadores diferentes podem competir entre si pela melhor performance mental, além de competirem com o ranking estipulado pelo próprio jogo.
Brain Age foi um sucesso tremendo de críticas e de vendas. O jogo foi distribuído para diversas lojas japonesas antes do lançamento, como demonstração. Até a data do seu lançamento, o game já tinha mais de 850.000 pedidos de pré-compra. O jogo se manteve na lista dos mais vendidos no Japão por 34 semanas seguidas. Ele fez tanto sucesso que conquistou o resto do mundo, apesar de só ter sido lançado fora do Japão após 2006. O jogo possui uma média de 77/100 no Metacritic, mas já vendeu o total de 19,79 milhões de cópias, uma soma tremenda, fechando como um dos games mais vendidos do console. Sem contar com vários prêmios por jogo mais inovador, melhor jogo do DS e melhor puzzle do ano de 2005.

Apesar de a Nintendo repetir para a mídia que o jogo não possui comprovação científica de que faz bem à saúde, sendo apenas entretenimento, empresas particulares analisaram o jogo e descobriram que ele faz bem sim. Um estudo com 600 estudantes escoceses comprovou que jogar Brain Age todos os dias ajudou no desempenho escolar dos alunos. Mas o mesmo efeito pode ser conseguido jogando puzzles simples, como Sudoku por exemplo, todos os dias.

BRAIN AGE 2: MORE TRAINING IN MINUTES A DAY!


Informações técnicas

Publicado por: Nintendo
Desenvolvido por: Nintendo Software Development D
Gênero: Puzzle
Plataforma: Nintendo DS
Data de lançamento: 29 de dezembro de 2005
Faixa etária: Everyone

O sucesso do primeiro jogo foi tanto, que todos pediram por mais testes diários para testarem seus cérebros. A Nintendo respondeu ao pedido lançando um segundo jogo, com a mesma proposta, no final do mesmo ano, focando o mesmo público.
A proposta é a mesma. Cada jogador faz um cadastro e então pode jogar os mini-games e puzzles que o jogo oferece. Há novos puzzles e novas provas. Entre as novidades estão um jogo que ensina a tocar piano, um jogo de palavras com as letras embaralhadas e um jogo de matemática com as horas em um relógio. Além disso, tudo que podia ser melhorado o foi. O sistema de reconhecimento de voz do primeiro jogo, que foi bem criticado, foi melhorado enormemente. O microfone deixou de ser requisitado para várias provas, de forma que as pessoas podiam jogar o game em locais em que não era aconselhável falar ao microfone sem problemas. Apesar de se poder escolher usar ou não o microfone no primeiro game, esse era um dos pedidos dos jogadores à Nintendo, e foi atendido. A única prova que usa o microfone, agora, é o jogo de "Pedra, Papel ou Tesoura". Mais uma novidade: agora o jogador consegue selos conforme sua performance em determinados jogos. Apenas um selo pode ser conseguido por dia. E, conforme o número de selos acumulados, novas provas e testes se tornam disponíveis, aumentando a vida útil do jogo.

A Nintendo contratou celebridades para fazerem a propaganda do game. A atriz mundialmente conhecida Nicole Kidman fez as propagandas do jogo na televisão europeia. Já na Austrália, quem fez a promoção do jogo foi o nadador Kieren Perkins. Nos Estados Unidos, a garota propaganda foi a atriz Liv Tyler.
Este game também fez sucesso, e, logo que foi lançado, conseguiu marcas incríveis de vendas. Apenas em seu primeiro mês, ele vendeu mais de 1,084 milhão de cópias. Antes mesmo de ser lançado fora do Japão, o que aconteceu em 2007, ele já havia vendido 5,33 milhões de cópias. O jogo mantém a mesma média de seu antecessor: 77/100 no Metacritic. As vendas foram inferiores à do jogo anterior, mas ainda assim uma bela soma: foram vendidas 15,14 milhões de unidades.

BRAIN AGE EXPRESS


Publicado por: Nintendo
Desenvolvido por: Nintendo Software Development D
Gênero: Puzzle
Diretor: Ryuta Kawashima
Plataforma: Nintendo DSi
Data de lançamento: 24 de dezembro de 2008
Faixa etária: Everyone

Dando um tempo após a produção dos jogos da série Brain Age, em 2008 chegou ao Japão o mais recente game da franquia, desta vez para Nintendo DSi. O jogo foi lançado no resto do mundo em 2009.
O jogo é, na verdade, um remake dos dois jogos anteriores. Vários dos puzzles dos games anteriores estão de volta, mas com uma diferença: separados por categoria. O jogo foi lançado em duas categorias diferentes: Math e Arts & Letters. A versão Math se foca em exercícios com números, cálculos e raciocínio lógico, enquanto a versão Arts & Letters se foca no uso de imagens, palavras e memória. Cada um possui seus games específicos, sendo alguns retirados de jogos anteriores, e alguns novos. Em 2009, uma nova versão foi lançada, chamada Sudoku, contendo apenas exercícios de Sudoku. A principal novidade, mesmo, é que, diferentemente dos dois games anteriores, o jogador não insere a data da checagem: um sistema de relógio interno dentro do console marca a data da prova, e impede que o mesmo jogador realize dois testes no mesmo dia.
Esse jogo possui a menor média do Metacritic de todos: 69/100. Ainda assim, é acima da média. Por estar disponível diretamente para download, ao invés de por uma mídia física, o game teve um preço bem reduzido em relação aos demais, mas isso não ajudou a alavancar as vendas. Mas isso não aconteceu. A falta de variedade nos mini-games foi uma crítica alta do jogo, resultando nas notas inferiores e na queda grande de vendas em relação aos anteriores. Por ser distribuída por download, não há informações sobre número de unidades vendidas disponível, mas se sabe que foi bem inferior aos dois jogos anteriores.

Até o momento, não há notícias sobre o lançamento de mais um game da franquia Brain Age. A Nintendo não revelou ou declarou qualquer coisa a respeito, mas a hipótese não foi descartada.

E aí, o que achou de nossa retrospectiva? Tem algo a comentar? Então vamos lá, comente!
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário