sábado, 11 de junho de 2011

Tomb Raider - Preview


- Prólogo -

Após seis anos elaborando enigmas, armadilhas mortais em masmorras, e quatro anos de afogamentos, mutilações e fraturando cada osso do corpo de um dos maiores ícones da resistência física nos videogames, Tomb Raider volta mais avassaldor que nunca.
  
A Crystal Dynamics está, finalmente, prestes a fazer um grande prólogo do primeiro Tomb Raider. Anunciado de forma épica, e com fotos de cair o queixo sobre a Sra. Croft, a Square-Enix tentará o máximo possível tirar proveito de uma das maiores séries da história dos games.

Tomb Raider foi mostrado na E3 2011 com a premiação de melhor jogo do evento por vários sites. Será mesmo que a volta de Lara Croft é derradeira e impactante ?

- Ficha Técnica - 

Nome Completo: Tomb Raider;
Publicação: Square-Enix;
Desenvolvimento: Crystal Dinamics;
Produtor(a)/Diretor(a): Darrell Gallagher;
Gênero: Third-Person Shooter / Action-Adventure;
Plataformas: Xbox 360 / PlayStation 3 / PC;
Data de Lançamento: Segundo semestre de 2012;
Faixa Etária: 16+ - (ESRB);


- Introdução -

Assim como no cinema, os games buscam no recomeço de suas séries a inspiração para retomada do sucesso após diversas versões e continuações de uma determinada franquia. 

Lançado em 1996, o primeiro "Tomb Raider" deu início a uma das empreitadas mais famosas do mundo dos games, mas depois de diversas continuações e promessas de renovação, somente em 2011 que o clássico título de exploração vai ganhar um recomeço genuíno.

Na época de "Underworld" em 2008, a Crystal Dynamics o fez de uma forma quase perfeita. "Underworld" nos arrebatava com um game único e cheio de labirintos e enigmas, tendo tudo o que fez da série Tomb Raider um sucesso, além claro da conclusão da série.  
  
Os túmulos nunca foram tão exuberantes, quebra-cabeças tão épicos e o sentido de exploração nunca foi tão emocionante ...


Entrevista com o produtor e diretor do jogo, Darrell Gallagher.
 
E então, com a aventura cooperativa isométrica denominada "Lara Croft: And the Guardian of Light", o estúdio provou da fórmula que poderia inverter a perspectiva, adicionar outro jogador e ainda criar uma experiência de RPG com a essência de Tomb Raider.
 
Mas agora, tendo tomado essa fórmula emprestada do núcleo de design, e extraindo-o, transmutando-o e explorarando-o de todas as maneiras imagináveis, é hora de começar de novo. É hora da Crystal Dynamics fazer um novo game de Tomb Raider, ou seja, a partir do zero, com um STI próprio.
 
"Quando nós terminamos "Underworld", não foi uma decisão muito consciente se realmente nós nunca faríamos o conto de Lara e de como ela chegou à essa situação", diz Karl Stewart, que foi o diretor de markating da Crystal Dynamics, para a série Tomb Raider.
 
"O novo game era necessário - Lara e nós percebemos que havia se uma pessoa só, necessitando de um jogo marcante, de um prólogo épico". Diz o produtor. Fonte: IGN.

Esqueça o mulherão dos últimos jogos e a semelhança até obvia com Angelina Jolie. A nova Lara Croft  é mais nova, tem 21 anos de idade e, além de um físico muito diferente, sua personalidade é muito distinta da que os fãs conhecem.

Inexperiente em explorações, a jovem Lara começa a mostrar sinais de sua persistência em sua primeira grande aventura e boa parte de suas habilidades somente serão conhecidas após a moça superar as adversidades.

Em uma área no litoral do Japão, Lara está em busca de um tesouro, quando o seu barco é pego por uma grande tempestade.

Ela acaba perdida em uma ilha desconhecida, habitada por pessoas misteriosas. Sozinha e contando apenas com as habilidades básicas de sobrevivência, ela terá que lutar por sua vida e, de quebra, entrar para a história da arqueologia.

E3 2011 Trailer.

Na ilha, Lara enfrenta muito mais que habitantes sem um pingo de hospitalidade: ela vai encarar, seus medos e insegurança, tão naturais de uma jovem de sua idade. 

Esse cuidado da Crystal Dynamics em dar a Lara Croft uma personalidade marcante bebe na fonte de "Uncharted", seu principal ‘concorrente’ e que tem no herói Nathan Drake um dos melhores trabalhos de personificação de personagens dos games.

A aventura vai mostrar Lara abandonando seu sensual shortinho e adotando uma calça cargo, discreta e muito mais adequada para uma aventureira em expedição por cavernas. Os seios da moça também perderam volume, assim como a sua cintura, tudo em prol a medidas mais realistas.

Outro ponto a favor da nova Lara Croft é a captura total de movimentos do corpo e rosto, que unidos ao trabalho de dublagem, prometem oferecer feições e movimentos muito realistas em um nível impressionante de detalhes e emoções.

Para completar a experiência, a Crystal Dynamics afirma que a nova Lara não é invencível. Muito pelo contrário, ela sangra, se machuca e até chora. E apesar de tudo isso, a jovem ainda encontra forças para seguir adiante.

Os famosos puzzles foram modificados completamente, e forçam o jogador a pensar em como se comportam alguns elementos do cenário, como o fogo, a água, a gravidade e os explosivos do local. 

Além disso, o jogo oferece diferentes formas de se conseguir alcançar seus objetivos e diversos desfechos, dependendo da escolha do jogador. Por exemplo, caso uma caverna esteja muito escura, o jogador pode explodir barris com sua tocha para iluminar o local e encontrar uma saída. 

Acontece que muitas vezes esse local é muito estreito, o que pode acabar matando Lara por asfixia.

Dessa forma, a produtora quer que o jogador se preocupe com Lara, oferecendo cenas de mortes pesadas e tão bizarras que valeram ao jogo o selo "M", ou seja, proibido para menores de 17 anos. 

Além disso, cuidar da personagem vai muito além de se livrar dos inimigos, mas alimentá-la, já que como todo ser humano, a garota precisa beber e comer para ficar de pé.

Que as cenas de ação de "Tomb Raider" sempre foram reconhecidas como uma das melhores partes do jogo, isso ninguém duvida. Acontece que desde 1996 o arcaico sistema de mira automática tirava boa parte do desafio. 

A Cystal Dynamics, no entanto, percebeu que isso era um dos pontos fracos do jogo e está preparando mudanças sensíveis para tornar o jogo mais competitivo.

Com isso, o estúdio espera aumentar a sensação de desespero em cenas de alta tensão, principalmente quando Lara se vê frente a frente com um inimigo e não conta com as armas certas para enfrenta-lo. Entretanto, se quiser sobreviver ela vai ter que encarar os perigos de frente.

 Demo jogável, durante o evento americano E3, sendo muito agraciado pelos jornalistas.
 
É um medo que está bem conservado por meio de uma seção de abertura, que, dizem, oferece-se um corte vertical do jogo. Lara acorda, suspenso de cabeça para baixo e encadernada em corda.  

Com um pouco de balançar o jogador que trabalha o seu caminho livre, apenas para despencar em linha reta com pouca graça em cima de um prego enferrujado.
 
Seu grito é arrepiante. A forma como ela manca aos pés Indica que este não é o herói invencível Antes, esta é uma Lara muito real e frágil, abandonada em um lugar escuro e assustador. Ela é uma sobrevivente Mas ainda não um aventureiro. 

Tal como não é nenhuma surpresa que em relação a estes primeiros momentos, como Lara embaralha na escuridão, jogos de survival horror, Dead Space Tais são o ponto de referência mais próximo.
 
Essa impressão é reforçada pela do jogo pede flutuando ao redor do mundo do jogo, e as rédeas apertadas que são mantidos no leitor. É uma experiência controlada, com a entrada do jogador é limitado a um grau que, inicialmente galhadores.  

Caminho de Lara, tal como definido estritamente Parece que ela empurra o seu caminho através das fendas slim ou se encontra vadear através trechos alagados.
 
É uma restrição que é deliberado tem, no entanto - Ao assumir o controle de distância do jogador, a Crystal Dynamics reforçou a mensagem de impotência. Este ainda não é o Lara free-running e atlético.  

De acordo com Stwart que é tudo parte de uma tentativa de reverter o ethos da série "É sobre sair de túmulos em oposição ir em frente", eu disse.

Lara Croft em sua maior aventura.

As cenas de luta fazem parte do processo de sobrevivência e não devem ser tratadas como um esporte, sugerindo que esses momentos serão muito mais carregados de tensão e emoção do que em outros jogos de aventura.

Quanto às armas, Lara deve utilizar os já tradicionais arco e flecha, pistola e uma espingarda, mas outros itens não convencionais podem ser encontrados no caminho e, na falta de armas, Lara terá de improvisar até com elementos do cenário.

Assim como já anunciado anteriormente, o mundo do novo "Tomb Raider" é aberto, e o jogador pode se utilizar dos recursos naturais das paisagens para facilitar a sua exploração. 

Vira e mexe o jogador pode passar batido por diversos elementos e tesouros escondidos em busca de ação pura e simples, mas para os jogadores mais pacientes, a exploração minuciosa de cada trecho dos cenários podem lhe valer recompensas pela persistência.

- Imagens - 


Desafios irão ser frequentes, e Lara, mais testada que nunca !

Outra adição interessante da mecânica é a possibilidade de Lara evoluir fisicamente conforme progride no jogo. Isso faz com que ela ganhe mais resistência e força gradativamente e facilite cada vez mais os seus movimentos acrobáticos. Além disso, ela pode combinar seus itens e acessar um novo sistema de aperfeiçoamento de habilidades.

Para dificultar um pouco as coisas, o jogo conta com um novo sistema de física que altera a gravidade das correntes de água e outros elementos do cenário.

Dessa forma, Lara pode ter dificuldade para ultrapassar certos pontos em que a corrente das águas está mais agitada, ao mesmo tempo que pode também ter facilidade para passar de outros locais.

E para completar com chave de ouro, os cenários contarão com condições climáticas dinâmicas, o que pode incentivar ainda mais um retorno dos aventureiros de plantão.

É uma desconstrução realizada com precisão cirúrgica por um desenvolvedor com íntimo conhecimento do assunto de DST's. Isso pode acabar sendo não apenas a primeira grande aventura da Crystal Dinamics, mas também da própria série Tomb Raider.
  
Take care ! 
 
- Expectativa -

Nível de Espera: 5/5;
Impressões Iniciais: 5/5;
Expectativa: 5/5;
Game of the Year: Concorrente;

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário