sábado, 6 de agosto de 2011

Aniversário de Metroid

Hoje, dia 06 de agosto de 2011, a franquia Metroid comemora 25 anos.



Metroid é uma série de jogos de Action-Adventure criada pela Nintendo em 1986. Os jogos são produzidos ou pela própria Nintendo ou pela Team Ninja. A série foi criada principalmente pelo designer Gunpei Yokoi, mas também teve a participação de Makoto Kano e de Yoshio Sakamoto.
A franquia se tornou popular pela sua ação 2D totalmente livre e não-linear, no qual o jogador controla a agente Samus Aran e tem a possibilidade de navegar à vontade pelos enormes cenários, adquirindo itens e enfrentando inimigos. A protagonista de todos os jogos da série é sempre Samus Aran, uma caçadora de recompensas que recebe missões da Federação Galática, e as cumpre apenas por dinheiro. Suas missões incluem invadir bases de piratas espaciais e eliminá-los, geralmente incluindo o líder deles, Ridley. Samus usa um traje especial que lhe protege todo o corpo, fornece oxigênio no espaço e lhe providencia muitos poderes especiais, como virar uma bola ou dar super saltos, além de possuir armas avançados como lasers e mísseis.
A franquia começou no NES e já se estendeu por quase todas as plataformas da Nintendo, como Super NES, Gamecube, Wii, Game Boy, Game Boy Advance e Nintendo DS. O único console da Nintendo a não ter recebido um jogo da franquia Metroid até hoje foi o Virtua Boy. Em 2003, os direitos para a produção de um filme sobre a franquia foram comprados por John Woo, e um filme começou a ser produzido pela Lion Rock Productions. O filme tinha previsão de sair em 2006, mas foi cancelado e não há mais nenhum projeto a respeito de um filme de Metroid em circulação.

O último jogo da franquia foi Metroid: Other M, lançado em 2010 para Wii. O jogo tinha o projeto de vender mais de um milhão de cópias ainda em 2010, mas vendeu pouco mais de 800.000 cópias em todo o mundo. Uma das críticas mais fortes em relação ao jogo foi a de que a personagem Samus Aran perdeu sua personalidade mantida nos games anteriores da série. O desempenho foi tão abaixo do esperado que Yoshio Sakamoto, um dos criadores da série, diz que chorou quando viu o jogo pronto. Até o momento, não há nenhum anúncio de um novo Metroid, e a equipe ainda está avaliando, depois de Metroid: Other M, se a franquia precisa ser reformulada ou não, para atrair os fãs de volta à saga de Samus Aran.

Esta foi a nossa homenagem a Metroid. Espero que tenham gostado. Até mais!
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário