quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Tenchu: Stealth Assassins - Análise

Esta é a análise de Tenchu: Stealth Assassins, lançado pela Activision em 1998 para o Playstation.


Introdução

Tenchu inaugurou o gênero Stealth Action no território 3D. Ele foi um dos motivos pelo qual muitos consideram 1998 o ano do nascimento do gênero stealth. 3 dos maiores games stealth foram lançados em 1998: Tenchu, Metal Gear Solid e Thief: The Dark Project. E, destes 3, Tenchu foi lançado antes, em fevereiro, sete meses antes de Metal Gear e nove meses antes de Thief. Além disso, Tenchu não é apenas o primeiro - é um dos melhores. Um verdadeiro simulador de ninjas repleto de ação e furtividade, que veio para mudar tudo o que conhecemos sobre games de ação.

TENCHU: STEALTH ASSASSINS


Informações técnicas

Publicado por: Activision / Sony Music Entertainment Japan
Desenvolvido por: Acquire 
Gênero: Stealth Action 
Plataforma: Playstation 
Data de lançamento: 26 de fevereiro de 1998
Faixa etária: Mature

Sobre a história (contém spoilers)

Você conhece a história dos ninjas? Ninjas são soldados especializados nas artes mais obscuras das guerras: sabotagem, espionagem e assassinato. Diferentemente dos samurais, que são soldados peritos em proteção e em combate direto e possuem seu código de honra, os ninjas são mercenários e prestam seus serviços àquele que melhor lhe aprouver. Eles possuem suas próprias leis e seu próprio código. Foram muito populares e amplamente requisitados nas guerras das na época do Japão feudal, por volta do século 14.
Pois bem, agora que conhece melhor os ninjas, saiba que a história do jogo se passa no Japão feudal. O Japão era dividido em províncias, grandes e pequenas, e cada província possuía um lorde, que ditava as regras. Há bons lordes e maus lordes, e cada um possui ninjas contratados para realizar seus serviços. Nesse meio, havia um lorde muito bondoso, chamado Matsunoshin Gohda.


Conhecido como Lord Gohda, ele geria uma província chamada Gohda, que era pequena, mas ainda assim constantemente ameaçada por causa que havia uma mina de ouro em sua província. O único motivo pelo qual Gohda ainda não foi eliminado e sua província destruída é porque ele tem uma bela amizade com um certo clã de ninjas. Sim, porque ele adora ser raptado ou ver a sua filha Kiku ser sequestrada. Aliás, ele tem uma pequena filha, a Kiku:


Kiku é a única filha de Gohda. O que é péssimo, por causa que uma garota não pode ser uma daimyo (lorde) de uma província, ou seja, ela não pode ser herdeira caso o pai morra. Isso gera constantes brigas internas e crise na família, para decidirem quem deve ser o verdadeiro lorde de Gohda, uma vez que o próprio Gohda não possui um herdeiro em mente. Kiku é outra que, volta e meia, é sequestrada e precisa ser resgatada pelos ninjas.

Bem, a família Gohda mantém, há muito tempo, um laço de amizade intensa com um clã de ninjas que lhe presta serviço, o clã Azuma. Esse clã é mantido por um ex-ninja chamado Azuma Shiunsai:


Bom, esse clã de ninjas possui alguns ninjas, mas os dois principais que prestam serviço a Lord Gohda são Rikimaru e Ayame. Este é Rikimaru:


Rikimaru é um dos mais jovens ninjas do clã Azuma, e um dos mais eficientes também. Ele usa uma espada e é extremamente habilidoso na arte do bushido, do ninjutsu, entre outros. Preferidinho de Azuma Shiunsai, é certo que será ele o próximo sensei do clã tão logo Azuma morra ou fique doente.
E esta é Ayame:


Ayame é a mais novata ninja do clã. Apesar de ser habilidosa, ela é impaciente e intempestiva, e por isso não é boa em seguir regras e dominar técnicas como Rikimaru. Ela usa duas armas chamadas Tanto, que são como que duas adagas especiais alongadas. Ela é amiga de infância da Kiku, filha do Lord Gohda. Sua amizade com Kiku torna seu laço com a família Gohda ainda maior, e a torna uma das mais fiéis ninjas sob seu comando.

Ambos juraram lealdade eterna a Lord Gohda, e Gohda deve a sua vida e a de sua filha a esses dois. Volta e meia eles estão por aí, resolvendo algum pepino, uma vez que Gohda é autoritário e adora mandar os seus ninjas pra lá e para cá, fuxicando a vida dos outros e resolvendo as coisas que não tem nada a ver com ele.
E assim a história começa. Gohda manda seus ninjas fazerem coisas aqui e ali, e eles têm de obedecer. Seja ir matar um político corrupto, procurar por um mercador salafrário, ou impedir que um pirata invada uma cidade, para tudo Gohda manda os seus ordenados.
Até que os ninjas começam a se encontrar a toda hora com um certo indivíduo que é estranho e que se acha o tal. Seu nome é Onikage:


Onikage se acha ninja pelo simples motivo de que ele gosta de dar saltos e piruetas para cá e para lá. Mas ele não luta tão bem assim, tanto que ele perde para os ninjas Azuma o tempo todo. Ele não usa espada, e apenas golpeia com braços e pernas. Milagrosamente, ele consegue se defender de golpes de lâminas afiadas usando apenas os pulsos, não me pergunte como. Pouco a pouco, ele vai se tornando o antagonista principal do jogo.
Após um certo tempo, os ninjas vão percebendo que Onikage segue ordens de alguém muito especial, que tem algo contra Gohda. Até que, em um ato muito sagaz, Onikage atrai os ninjas até a base dele, apenas para deixar o quartel-general de Gohda livre. Era a chance que eles precisavam para tomar de assalto a província e dominar tudo, conquistando o jogo. Mas não. Eles apenas entram no local para, não me pergunte porquê, sequestrar a pequena Kiku.
Aí, seguindo o rastro deixado pelos bandidos, eles chegam ao esconderijo de um outro lorde, chamado Mei-Oh.


Mei-Oh é um feiticeiro maligno que quer o poder acima de qualquer coisa. Ele foi capaz de fazer um pacto com um demônio só para conseguir poderes especiais, e, assim, dominar o clã Gohda. Só que ele não consegue, já que, mesmo tendo poderes especiais como flutuar, se teletransportar e soltar raios, ele ainda é mortal, e morre com algumas espadadas.

Após a morte de Mei-Oh, eles ainda conseguem resgatar Kiku, só que um desmoronamento ameaça matar a todos. Rikimaru decide salvar seus companheiros, e para isso ele acaba se sacrificando. Aparentemente, Rikimaru morre ao final do game, mas Ayame e Kiku sobrevivem para contar a história e fazer um funeral simbólico para ele.

Sobre o jogo

Tenchu: Stealth Assassins é stealth. Isso quer dizer que a ideia é que o jogador passe desapercebido pelos oponentes a maioria do tempo. Para isso, os ninjas possuem diversos movimentos especiais, como se agachar, rolar, saltar, esgueirar-se pelas pardes, escalar lugares altos, e assim por diante.
O jogador pode escolhe jogar com um dos dois ninjas: Rikimaru ou Ayame. Cada personagem possui movimentos distintos, e um estilo próprio, mas a história é a mesma para os dois personagens. O jogo é dividido em fases. No começo de cada fase, são dadas instrunções básicas sobre o que fazer. As informações são bem vagas mesmo, do tipo: "procure por tal pessoa". Mas esse é o correto, uma vez que as fases não são assim tão grandes, e, se soubéssemos onde temos de ir desde o começo elas não durariam nem cinco minutos. Não tendo a menor ideia de onde temos que ir, o jogador é forçado a explorar as cidades de ponta a ponta. Para auxiliar a navegação, há um mapa que pode ser acessado a qualquer momento, que mostra toda a extensão da fase, com seus obstáculos à mostra.
O item mais essencial no jogo é o Grappling Hook, um gancho que nos permite escalar praticamente qualquer coisa no jogo. É infinito e de fácil acesso, bastando mirar e disparar. Podemos escalar muros, casas e penhascos, de modo a conseguirmos ter o maior alcance de visão e passar o mais incógnito possível. Um bom ninja sempre se mantém nomaor níel possível.
As fases são repletas de pessoas, entre guardas e inocentes. Como as fases acontecem à noite, o alcance da visão do personagem não é tão grande assim. Poderíamos ser surpreendidos por um inimio virando um corredor. Por causa disso, cada ninja possui um sensor de aproximação que detecta a presença de pessoas ou animais em volta. Esse sensor está sempre ligado, e aciona quando há alguém por perto. Ele mostra um número de 1 a 100 que indica o grau de aproximação do inimigo, sendo 1 bem longe e 100 bem perto. Ele não mostra a direção do oponente, e nem nada disso: ele terá de descobrir sozinho. Além de indicar a aproximação do oponente, ele mostra o estado mental dele. Um "?" significa que ele está descansado, com a arma guardada e nem imagina que possa haver algum intruso na área. Um "!" significa que o oponente esta até vendo você, mas não tem certeza se é um vulto ou não; ou seja, está atento, mas ainda com a arma guardada. Um "?!" significa que o oponente viu algo se mover ou viu um colega morto, e, portanto, sabe que tem um intruso na área. Nesse estado, ele irá sacar a arma e procurar por você. Por fim, um "!!" significa que ele de fato viu você e irá lhe atacar, gritando para chamar todos os outros guardas na área.
Ao presentir a presença de alguém, um jogador experiente irá se esconder e procurar pelo oponente. Uma vez encontrado o oponente, é bom encontrarmos um ponto de onde possamos acompanhar seus movimentos. Por ser em cima de um telhado, atrás de um muro, ou seja, em qualquer lugar em que não podemos ser vistos. Acompanhando a trajetória do oponente, podemos ver o momento em que ele se encontra mais vulnerável, e calcular o tempo exato para o ataque, além de armarmos uma estratégia de ataque, conferindo o local e vendo se não há outros guardas em volta. Plano concretizado, basta desferir um único golpe em modo stealth para eliminar o guarda. Se estiver bem próximo, o jogador ainda assistirá uma pequena animação de morte que é muito interessante. De fato, é muito satisfatório quando conseguimos eliminar um oponente de forma perfeitamente stealth.
Mas há muitas estratégias que podemos armar. Afinal, o que seria de um ninja sem seus muitos apetrechos ninjas? E apetrechos o Tenchu tem de montão. Tem as famosas shurikens, pequenas lâminas para arremessar nos inimigos, tem caltrops, armdilhas que colocamos no chão para furar o pé de nossos inimigos, tem as famosas bombas de fumaça que nos permite escapar dos inimigos, tem itens para curar a nossa vida, e muito mais. Mas muito mais mesmo: são quase 20 apetrechos diferentes disponíveis no jogo. Alguns estão disponíveis desde o começo, e alguns precisam ser desabilitados. Já, já, voltarei para eles.
No começo de cada missão, podemos selecionar quais itens levaremos para a fase. Há um limite para os itens que podemos levar, é claro. Quanto mais itens levamos, menos itens ganhamos ao final da fase. Ou seja, sempre que completamos uma fase, recebemos mais itens como bônus. Se levamos esses itens, os bônus diminuem, então cabe ao jogador selecionar os itens que forem realmente necessários para aquela determinada fase.
Bem, o jogo incentiva que sejamos stealth, mas também não obriga. Ou seja, se um inimigo nos ver, ele virá nos enfrentar. Até podemos correr e se esconder novamente, mas não precisamos fugir: os ninjas possuem armas, e sabem usá-las muito bem. Saque a espada e comece o combate. O ninja pode se defender e dar diferentes tipos de golpes. Até mesmo combos arrasadores podem ser realizados, retirando muita vida do oponente. E, caso seja cercado por inimigos, o ninja é capaz de desferir golpes em diversas direções.
As habilidades de combate se tornam mais necessárias nas batalhas contra chefes de fase. Ao final de quase todas as fases, podemos encontrar um chefe de fase, que não passa de um inimigo comum com mais força e mais HP, na maioria das vezes. Eles possuem golpes engenhosos e traiçoeiros. De qualquer forma, a estratégia para se derrotar os chefes não é difícil. Para se derrotar qualquer chefe, basta realizar o seguinte procedimento: fique parado e defenda-se. Após uma sequência de golpes do chefe, ele SEMPRE ficará vulnerável. Nesse momento, dê um combo nele, e defenda-se em seguida. Repita até matá-lo.
Ao final de cada fase, é mostrado o desempenho do jogador. Aparece quantos inimigos ele matou, quantas vezes ele foi visto, quantos inocentes ele matou, e assim por diante. De acordo com o desempenho, receberá uma determinada pontuação. E, de acordo com a pontuação, o jogador pode receber um ranking. O maior ranking de todos é o Grand Master. Para receber esse nome, o jogador tem de conseguir o ranking máximo, o que é bem difícil. Para conseguir muitos pontos, ele pode tentar terminar a fase sem ser visto pelos guardas (isso rende 400 pontos), ou, ainda, pode até ser visto, contanto que elimine muitos guardas de modo stealth, ou seja, sem ser visto. Matar guardas que já te viram rendem pouquíssimos pontos, então, a razão para fazer muitos pontos é, de fato, ser stealth. Isso não é, de forma alguma, algo simples de se fazer, mas não tem problema: você pode tentar quantas vezes quiser. Ao terminar uma fase e conseguir um ranking insatisfatório, basta selecionar "Replay" e tentar de novo. Além disso, no menu do jogo, você pode selecionar todas as fases que já passou, e poderá sempre tentar novamente qualquer fase do jogo.
Conseguindo o ranking Grand Master, além de simbolizar que você dominar aquela fase plenamente, ainda conseguirá um item secreto de bônus. São instrumentos ninja especiais, os apetrechos secretos que eu havia mencionado anteriormente. São 10 itens (um para cada fase do jogo), e todos eles são bem legais. Tem itens que permitem ao ninja cuspir fogo, se disfarçar com o uniforme inimigo, ficar mais resistente a ataques, ficar mais poderoso, lançar adagas em várias direções, chamar um cachorro para lhe ajudar nas lutas, entre outros itens. Vale a pena habilitar todos esses itens para poder se divertir depois.
Em si, é isso. Após conseguir o ranking Grand Master em todas as fases, com Rikimaru e Ayame, não há mais nada que se possa querer fazer, a não ser repetir as mesmas fases usando os novos itens secretos habilitados. Há como mudar a dificuldade do jogo, mas ela não muda muita coisa, apenas incrementa a força e resistência dos inimigos.

Minha análise do jogo

Gráficos
Os gráficos de Tenchu são feios. Ele até parece bom à primeira vista, e tem um quê de interessante nele, mas ele é tão repleto de bugs e defeitos que pega mal. Os cenários são simples e não tão detalhados, com um monte de texturas repetidas aqui e ali. Não é raro atravessar objetos e acabar emperrando em algumas partes, por pura falha gráfica de programação do cenário. O fato de todas as missões ocorrerem à noite ainda prejudica bastante o andar do jogo, deixando tudo ainda pior do que já parece, com objetos sumindo e reaparecendo e inimigos simplesmente brotando na tela, do nada. O sangue espirrando dos inimigos ficou forçado, e às vezes vemos os corpos dos inimigos sumindo na parede ou atravessando o chão. Mas nem tudo é ruim, também. A modelagem dos personagens está bem feita. Sho Kosugi, o ator de artes marciais que realizou a captura de movimentos para os personagens do jogo, fez um bom trabalho, e os personagens estão com movimentos variados, rápidos e meramente realistas. As poucas animações do jogo em CG (no começo e no final do jogo) estão bem feitas e impressionam, mas as animações entre as fases chegam a ser toscas de tão estranhas. São erros que eu não perdoo porque há games lançados na mesma época que apresentam gráficos bem melhores, então a Acquire poderia ter consertado isso se quisesse. Enfim, por erros e acertos, a Acquire teve um empenho apenas mediano com os gráficos do game.
● Nota pessoal: 2/5 (Empenho Mediano)

Som
A qualidade sonora do jogo é acima da média. A atmosfera do jogo é a atmosfera que se poderia esperar de um game com ninjas, ou seja, suspense do começo ao fim. As melodias são sombrias e tem como intenção passar ao jogador a emoção de se estar por um fio. Muitas vezes, tudo o que ouvimos é apenas os sons da natureza em nossa volta, nos permitindo ouvir os sons e discernir os passos e ruídos inimigos. Mas, quando é necessário, há músicas, e elas são boas. O clima oriental impera nesses momentos, principalmente nas batalhas contra chefes, orquestradas com músicas especiais. O som ambiente e o som realizado pelos oponentes, pelos golpes de espada, enfim, os sons em geral do jogo também são bons. Apenas a dublagem dos personagens que deixou a desejar, e ficou bem abaixo do que se pode encontrar em outros games lançados até então no console. Um problema que incomoda, mas não chega a atrapalhar tanto. O empenho da Acquire com o som foi excelente, só não sendo máximo pelas dublagens estranhas.
● Nota pessoal: 4/5 (Empenho Excelente)

Jogabilidade
A jogabilidade é talvez um dos pontos fortes do jogo. Afinal, seus comandos furtivos são um dos principais diferenciais do game, e ser stealth ficou muito legal no jogo.Os personagens possuem uma gama muito grande de movimentos e golpes, que são simples de serem executados e se adequam a qualquer parte. Como as fases são grandes e desafiadoras, os jogadores são obrigados a dominarem os elementos de furtividade para avançarem bem. Há um modo de treinamento que facilita um pouco para o jogador pegar a manha dos controles, se bem que o treinamento não ensina nada, e o jogador acaba tendo de se virar para aprender tudo sozinho. Outro ponto que pesa contra são as batalhas contra os chefes. Todos eles, com exceção do último, possuem a mesma estratégia. Chega a ser até cansativo. Mas a jogabilidade é muito boa, e o empenho da Acquire em fazer uma jogabilidade versátil e interessante foi realmente excelente.
● Nota pessoal: 4/5 (Empenho Excelente)

Diversão
A diversão em Tenchu foi bem planejada, e bem executada também. O jogo possui todos os elementos que um jogador adoraria encontrar em um game stealth: jogabilidade variada, cenários amplos e inimigos por toda a parte. De fato, o jogo exige do jogador atenção, reflexo e muito raciocínio para conseguir avançar sem ser encontrado. A todo momento temos de olhar em volta, escalar os lugares mais altos para poder enxergar melhor, e avançar com cautela. Ao encontrarmos um inimigo, temos de nos esconder, estudar seus movimentos e esperar o melhor momento para efetuar o ataque. Isso é divertido e nunca fica cansativo, pois, a cada fase, aparecem mais e mais inimigos, e eles estão mais atentos e com mais armadilhas. O problema é que, às vezes, acontecem coisas estranhas, como, por exemplo, quando um inimigo nos vê simplesmente do nada e começa a nos perseguir mesmo quando estamos escondidos. Mas são defeitos pequenos, e não chegam a estragar o jogo. O game é difícil na medida certa, e também é exige bastante do jogador, não sendo para qualquer um, além de ser bem recompensador. O empenho da Acquire em realizar um jogo divertido foi máximo.
● Nota pessoal: 5/5 (Empenho Máximo)

Longevidade
Bem... São 10 fases! Isso é muito pouco! Levando-se em consideração que várias delas são simples, retas e sem muitos desafios, elas podem ser terminadas em menos de cinco minutos. Um jogador experiente pode fechar o game em menos de cinco horas, e, se tiver sorte, em menos de quatro ou três horas. Isso é muito, mas mas muito pouco mesmo. Pelo menos, são dois personagens controláveis, com movimentos distintos e tal, mas ainda assim, as fases são as mesmas, os inimigos estão no mesmo lugar, enfim, tudo é igual entre os dois personagens. Só o que muda é algumas palavras em alguns diálogos (às vezes, nem isso). Até o final e os vídeos entre as fases são os mesmos. Os dois modos de dificuldade também não trazem variação nenhuma, sem ser a resistência e força dos inimigos. Só o que pode fazer um jogador querer continuar jogando o jogo é conseguir o ranking Grand Master para poder conseguir os itens especiais, mas é só. Após conseguir os itens especiais, acaba-se tudo o que se pode fazer no jogo, e isso é bem frustrante. O empenho da Acquire com a longevidade do jogo foi realmente bem pouco.
● Nota pessoal: 1/5 (Pouco Empenho)

Inovação
A inovação é o fator mais importante do jogo, na minha opinião. Não há nenhum jogo lançado até o lançamento desse game que possa se comparar com ele. Tenchu: Stealth Assassins não é apenas o melhor simulador de ninjas da história dos games: ele foi feito para reinar em absoluto. É o primeiro stealth action do Playstation, um gênero que viria a ser ainda muito produtivo no console (com Metal Gear Solid, que seria lançado meses depois), e já começa explorando muito bem as capacidades de três dimensões do console. Ele possui diversas características que viriam a ser copiadas por diversos games subsequentes, e mesmo assim nenhum se iguala a Tenchu. A sensação que passa é que tudo que fazemos em Tenchu é único e diferente de tudo o que já fizemos. A furtividade não foi tão bem explorada no território dos 32 bits, e Tenchu marcou por isso. Sem sombra de dúvida, o empenho da Acquire em realizar um game que fosse o mais inovador possível foi máximo.
● Nota pessoal: 5/5 (Empenho Máximo)

Soma Final: 21/30 (Muito Bom)

Em resumo: Tenchu trouxe todo o sentimento de ser um ninja aos games. Distanciando-se o máximo possível da concepção de games como Shinobi e similares, Tenchu realmente exige do jogador pensamento de ninja, e coordenação de ninja. Ser furtivo, andar nas sombras, desviar de armadilhas e pegar os inimigos desprevenidos nunca foi tão divertido quanto nesse game. Há alguns defeitos e detalhes que podem ser consertados nos próximos games, mas ainda sim cumpre boa parte do que promete. Um jogo realmente obrigatório aos fãs de Stealth Action.

Análises profissionais

A média pela Metacritic para Tenchu: Stealth Assassins é 87/100.

Detonado em vídeo

Este detonado está completo e compactado em apenas um vídeo. Ele possui boa qualidade, e mostra como conseguir o ranking Grand Master em todas as fases do jogo. O jogo foi jogado com a personagem Ayame, mas não tem qualquer diferença entre o jogo dela e o do Rikimaru, então pode segui-lo sem problemas. A dificuldade está no normal. Divirta-se:

Parte única


E aí, o que achou desta análise? Curtiu? Deixe-me seu comentário, ou entre em contato comigo pelo e-mail: adm_melhorfinal@hotmail.com ou pelo twitter: @AdmMelhorFinal.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário