sábado, 1 de outubro de 2011

Knockout Kings 99 - Análise

Esta é a análise de Knockout Kings 99, lançado pela EA Sports em 1998 para o Playstation.


Introdução

1998 foi um grande ano para os videogames. Principalmente, para os amantes de jogos de esporte. Várias novas franquias foram inauguradas em 1998, enquanto outras apenas recebiam inovações drásticas. A modelação cada vez mais realista de personagens já começava a chamar a atenção, e o licenciamento de personalidades famosas se tornou praticamente uma regra. Em meio a essa nova vibe dos games, a EA Sports lançou Knockout Kings 99, o primeiro simulador de boxe do Playstation, e o início de uma franquia de muito sucesso, a qual foi considerada por muitos fãs do boxe como o melhor simulador do esporte já feito para os videogames.

KNOCKOUT KINGS 99


Informações técnicas

Publicado por: EA Sports
Desenvolvido por: EA Sports
Gênero: Sports
Plataforma: Playstation e Game Boy Advance
Data de lançamento: 25 de novembro de 1998
Faixa etária: Everyone

Sobre a história

Bem, o jogo é de esportes, e não tem história. Você controla um boxeador em sua carreira com o sonho de se tornar um profissional respeitado entre os grandes boxeadores do mundo. Aí, depois ele se aposenta e encerra sua carreira. Simples assim.

Sobre o jogo

Só para constar: o jogo é licenciado. Isso quer dizer que ele conta com os boxeadores mais famosos da história do boxe, reunidos para serem simulados por você. O rosto deles está lá, em imagens e em vídeos, e isso é simplesmente fantástico. Ponto.
Quer saber quais os lutadores que estão presentes no game? Pois bem, prepare-se. São 38 lutadores no total, incluindo Evander Hollyfield, Oscar de la Hoya, Muhammad Ali, Bob Foster, Lennox Lewis, Joe Louis, Rocky Marciano, Eric "Butterbean" Esch, Carlos Navarro, Ray Mercer, Ray Mancini, e muitos outros. Mas você acha que eles licenciaram só os lutadores? Eles chamaram Jimmy Lenno para fazer os anúncios da luta, Mills Lane para ser o instrutor do ringue, além de Sean Ogrady e Al Albert para fazerem os comentários entre as partidas. Caso não seja um fã de boxe, fique sabendo que todas essas pessoas são profissionais reconhecidos do ramo nos EUA. Ah, e eu nem mencionei que os ringues presentes no jogo são os oficiais, como o Madison Square Garden.
A EA Sports já produziu games de boxe antes, diga-se de passagem. Mas é a primeira vez que um game de boxe é produzido para um console de 32 bits, que tem a capacidade de suportar mais do que modelos toscos que lembram de longe boxeadores - pelo contrário, agora o público pode exigir modelos reais, grande variedade de movimentos e expressão diferenciada de lutadores. Nesse quesito, a EA Sports mandou muito bem. Os personagens estão muito bem modelados, bem de acordo com o que podemos esperar. As animações dos personagens foram bem pensadas, desde na movimentação durante as lutas, como antes e depois das lutas. Sim, sim, poderá assistir os lutadores fazendo pose ao entrarem na arena, subirem ao ringue e receberem as recomendações de luta limpa por parte dos juízes, antes de cada luta, assim como ver as quedas grotescas e as comemorações ao final. Tudo está realista e o mais fiel possível, o que é ótimo.
O jogo possui três modos de jogo: Exhibition, no qual pode lutar usando qualquer jogador disponível, em uma arena e regras à sua escolha, Slugfest, que é como o Exhibition, só que permite a você lutar fora das regras convencionais, valendo qualquer tipo de golpe (mesmo os proibidos), e Career, no qual pode criar um lutador com a sua cara e começar a carreira de boxeador por baixo.
O modo carreira é bem interessante. Você deve criar um lutador, e não pode pegar um pronto. Você dá um nome para ele, escolhe um codinome, indica a sua altura e o seu peso, monta ele fisicamente com o rosto, a cor de pele e o aspecto físico que mais lhe agradar, e pode também decidir algumas técnicas de luta dele. Pois bem. Lutador criado, ele estará no último lugar de um ranking de 20 lutadores, sendo 19 deles criados pelo computador e não oficiais. O que você tem a fazer é subir no ranking, e, para isso, terá de enfrentar os outros lutadores e derrotá-los. Entre uma luta e outra, poderá realizar seções de treinamento que aumentam força física ou velocidade dos golpes. Tornando-se o número 1 do ranking, poderá desafiar o campeão do cinturão, que é um lutador real, para variar. Vencendo, ganhará o cinturão de campeão do mundo, mas o game não acaba aí! Será desafiado ainda por mais alguns outros lutadores reais, e terá de defender o cinturão enquanto isso. Conseguindo defender o cinturão por algum tempo, seu lutador se aposenta e é fim de jogo.  Rolam os créditos e assistirá à animação final. Bacana, não?
Agora, vamos falar sobre as lutas em si. A EA Sports não indicou o jogo como um simulador de boxe à toa. As regras são mais ou menos fiéis: há um máximo de 10 rounds por disputa (são 12 rounds na realidade), que é o tempo que um dos dois tem para nocautear o adversário ou vencê-lo em número de pontos. Ah, e golpes baixos não são permitidos e podem desclassificar o competidor se ocorrerem repetidas vezes.
No todo, as lutas se parecem com os outros games de luta convencionais. Cada lutador possui a sua "barra de vida". Se a barra esgotar, o personagem cai ao chão. Para vencer uma luta, basta derrubar o oponente ao chão e torcer para que ele não consiga se levantar. Geralmente, é preciso derrubar alguns oponentes umas cinco vezes antes que ele acabe fraco o bastante para não se levantar, e seja dado nocaute. Caso você seja levado ao chão, terá de pressionar botões para recompor as forças. Simples assim. Se ninguém for nocauteado em 10 turnos, soma-se os golpes acertados (não apenas golpes dados, e sim acertados) dos dos jogadores. Quem acertou mais golpes ganha por pontos.
Há mais detalhes para se preocupar do que a troca de golpes. A movimentação no decorrer do ringue é importante. E não se esqueça que, além de socar, pode empurrar o adversário, segurá-lo, desviar de golpes, e mais. Não se permita ser encurralado na quina! Outro fator a ser compreendido é a stamina do jogador. Desferir golpes ou receber golpes sem se defender irá fazer com que a sua stamina diminua. Um jogador sem stamina fica cansado e seus golpes são prejudicados. Portanto, quando estiver ficando cansado, defenda ou afaste-se de seu oponente e descanse por alguns segundos para poder voltar a ter força para realmente causar dano no adversário.
Agora, os golpes. São dezenas de golpes e de movimentos, ofensivos e defensivos, que podemos realizar no decorrer da partida. Socos curtos, diretos, cruzador, ganchos, entre outros. Cada botão do controle possui seu comando, e nem todos eles são de fácil acesso. Para realizar alguns movimentos mais complexos, terá de apertar dois botões ao mesmo tempo, ou em um tempo específico. A ausência de um tutorial mais completo para o jogo atrapalha, e muito. Um jogador pode jogar por muitas e muitas semanas para, só então, descobrir que a combinação de alguns botões realiza um movimento especial. Isso pode ser um tanto frustrante, pois tudo deveria estar disponível na tela desde o começo. É possível ver os comandos básicos no menu de controles (e até alterá-los, se achar conveniente), mas os comandos mais complexos têm de ser descobertos na velha tática da tentativa e erro. E isso não é algo muito bom...
Além disso, não basta saber o que cada botão faz: tem de pressioná-lo na hora correta. Knockout Kings é um típico simulador de boxe, e aqui os esmagadores de botões não têm vez. Nem pense em ficar pressionando todos os botões a esmo e sem se importar com o que está fazendo, achando que isso lhe trará a vitória (como acontece em alguns games de luta no mercado), pois, se fizer isso, será nocauteado rapidamente. O jogo exige que você arme uma estratégia de luta e a use.
Esta estratégia formada tem de ser constantemente reformulada, uma vez que ela tem de acompanhar o estilo do adversário. Sim, porque, ao jogar no modo carreira, irá se deparar com uma curva de dificuldade gritante. As primeiras lutas são simplesinhas, e um iniciante não encontrará problemas para finalizá-los. Porém, em breve, começará a surgir muitas pedreiras. Para um iniciante no universo do boxe, chegar entre os dez primeiros do ranking já deverá ser uma tarefa e tanto, pois exigirá muito dele, muito mesmo. Não é só treino, perseverança e força de vontade, mas reflexo e raciocínio mesmo. Cada lutador luta de um jeito, e nunca podemos encarar dois jogadores da mesma forma, usando a mesma tática. Temos de compreender o estilo do adversário, e contra-atacar usando a mesma moeda, ou beijará a lona ainda no primeiro round. Alguns competidores exigem que você se defenda mais, enquanto outros exigem que você caia para cima e passe pela defesa dele. Sempre avalie a melhor estratégia para cada oponente.
Ah, já ia me esquecendo: o jogo possui um monte de câmeras que você pode escolher para jogar. Tem vista lateral, tem vista superior, tem vista dinâmica, e tem até em primeira pessoa! Essa escolha faz toda a diferença, e deixa a luta muito mais legal. Você pode mudar a câmera a qualquer momento, em segundos. Sem contar que o jogo possui um sistema de replay que é muito divertido. A qualquer momento, você pode apertar START e assistir um replay dos últimos segundos da luta. E não é só isso: você pode reassistir quantas vezes quiser, e editar o vídeo, mudando ângulos de câmera e tudo. Vale a pena para você rever aquele nocaute estiloso em cima do seu amigo de diversos ângulos diferentes.
Bem, e depois de fechar o jogo? Acabou? Na verdade, não. Mesmo que você feche várias e várias vezes o modo carreira, ainda tem muito o que fazer. Que tal liberar alguns personagens secretos ao fechar o jogo repetidas vezes? Que tal competir no modo exibição, controlando os vários lutadores oficiais? Que tal desafiar alguns amigos para partidas multiplayer, cada um usando um lutador oficial ou aquele que criou em casa? Enfim, ainda tem coisas o bastante para fazer para se manter ligado no jogo por um bom tempo ainda.

Minha análise do jogo

Gráficos
Os gráficos de Knockout Kings 99 estão muito bons. Na verdade, estão em um patamar que fica bem acima do que a maioria dos jogadores poderia esperar de um primeiro simulador de boxe. O jogo apresenta expressões realistas e grande fidelidade com os movimentos. É possível associar as imagens com os modelos reais, e de fato reconhecê-los sem muito esforço. As arenas estão bem renderizadas, e um complexo sistema de captura de imagens reais foi feita para que se conseguisse tamanho realismo com os golpes e cenas. Mas nem tudo está perfeito, é claro, tem como melhorar. O jogo ainda está um pouco quadradão demais, e poderia ter sido mais suavizado, assim como a plateia (simplesmente um pano reto com desenhos de rostos) poderia ter sido melhor produzido. No todo, o empenho da EA Sports com os gráficos foi excelente.
● Nota pessoal: 4/5 (Empenho Excelente)

Som
Bem, o desempenho sonoro por parte da equipe de produção do jogo se resume a gravar vozes dos comentaristas e dos juízes, além de sons de porradas e grunhidos dos lutadores enquanto estão apanhando. Tudo foi gravado de momentos reais, com personalidades reais do esporte, então não tem como dar errado. Não há música ou qualquer coisa assim, apenas o que se pode esperar de uma luta de boxe assistida pela televisão. Os comentários que ocorrem no decorrer das lutas realmente têm a ver com o ocorrido em cena, e passam a emoção de uma luta de verdade. Tudo foi feito para ser o mais fiel possível, e está em um nível profissional.Empenho máximo.
● Nota pessoal: 5/5 (Empenho Máximo)

Jogabilidade
A jogabilidade de Knockout Kings 99 se baseia em praticamente dominarmos os controles do game e realmente nos sentirmos um lutador.Tudo bem que os controles não são realmente simples: eles são tão ou mais complexos do que a maioria dos jogos de luta disponíveis no mercado, até porque são realistas. Mas eles ultrapassam a barreira do complexos e se tornam difíceis de se aprender. São muitos golpes, dispersos no controle e exigindo combinações estranhas para serem executados. Tudo bem que a biblioteca de comandos é bem variada, e isso ajuda a evitar que o jogo fique repetitivo, mas eles poderiam ter sido melhor ensinados, pelo menos. Não há, em momento algum, um tutorial que possa ensinar os comandos mais difíceis ao jogador, que pode ficar sem saber tudo o que é possível fazer. Enfim, a jogabilidade tinha tudo para ser perfeita, mas, por essas pequenas mancadas que poderiam ter sido evitadas, o empenho da EA Sports foi apenas considerável.
● Nota pessoal: 3/5 (Empenho Considerável)

Diversão
Knockout Kings é divertido? Bem, isso vai depender se você gosta de boxe ou não. Se você está acostumado com games de luta convencionais, do tipo em que você agarra o oponente, jogar para cima, pule e dá um especial, você não vai gostar desse game. Ele é muito mais estratégico e exige muito mais dedicação do que os outros games de boxe, sendo recomendado apenas para os que curtem o esporte. Sendo assim, de um modo geral, se você tiver a paciência de dominar o game, irá encontrar o jogo de luta mais recompensador do Playstation até então. As lutas vão se tornando cada vez mais complicadas, e a variedade de golpes e de técnicas, a necessidade de se dominar diversas estratégias, tudo isso servirá para que você se divirta de forma inteligente sem nem perceber o tempo passar. Pode passar um pouco de perrengue no começo, até dominar os controles, e perder muito, mas, depois de se acostumar, irá querer mais e mais. O empenho da EA Sports em produzir um game divertido foi máximo.
● Nota pessoal: 5/5 (Empenho Máximo)

Longevidade
Poucos jogos de esporte podem providenciar tanto quanto esse. A princípio, o modo carreira chama a atenção por ser interessante e diferente de outros games de luta. Um jogador iniciante não irá demorar mais do que um fim de semana para treinar, pegar o jeito do jogo e conseguir se consagrar campeão do mundo e "fechar o jogo". Mas isso é só o começo. Mesmo que o jogador se canse de fechar o jogo e já tenha habilitado todos os lutadores secretos, ele terá ainda 38 lutadores reais para disputar contra os amigos. É pouco? Com certeza não, e o jogo é diferenciado o bastante para não cansar o jogador enquanto ele pega as manhas e aprende os golpes secretos de cada um deles. Sem contar que alguns elementos, como o divertido sistema de replay, manterá os jogadores interessados no game por ainda mais tempo. O empenho da EA Sports em fazer um jogo que as pessoas jogarão por semanas a fio foi máximo.
● Nota pessoal: 5/5 (Empenho Máximo)

Inovação
Inovação é praticamente a palavra-chave de Knockout Kings 99. O jogo levou o gênero de esporte ao máximo trazendo o primeiro simulador de boxe do Playstation ao patamar de melhor simulador do esporte toda uma era. A preocupação que a EA Sports teve em ser única em tudo que fez é louvável. Você não encontrará qualquer outro simulador do esporte, em qualquer outro console, lançado antes desse game, que tenha os elementos que tornaram esse game tão especial. Portanto, não resta qualquer dúvida que o empenho da EA Sports em fazer um game inovador foi máximo.
● Nota pessoal: 5/5 (Empenho Máximo)

Soma Final: 27/30 (Excelente)

Em resumo: O Playstation precisava de um simulador de boxe. Aliás, o mundo precisava de um simulador de boxe que levasse a sério o esporte, e o tratasse da forma profissional que ele merece. Sem dúvida, Knockout Kings atende a todas essas expectativas, e se tornou rapidamente uma referência de como os próximos simuladores de boxe deveriam ser. Com falhas aqui e ali e poderão e serão aperfeiçoadas no futuro, Knockout Kings é recomendado a todos os fãs de boxe e de luta profissional, sem sombra de dúvida.


Análises profissionais

O Metacritic não possui uma média para Knockout Kings.

Detonado em vídeo

Encontrar vídeos de Knockout Kings na internet é uma raridade. Eu só consegui encontrar alguns vídeos que podem exemplificar como são as batalhas nesse game. O problema é que esses vídeos estão em péssima qualidade, por terem sido gravadas em VHS. Para piorar tudo, ainda tem problemas sérios de gravação, com direito a outras cenas externas ao jogo aparecerem do nada. Mas, pelo menos, será possível ver como as lutas acontecem no game (até tem umas lutas interessantes). É o melhor que tem. Acompanhem:

Parte 1



Parte 2



Parte 3


E aí, o que achou desta análise? Curtiu? Deixe-me seu comentário, ou entre em contato comigo pelo e-mail: adm_melhorfinal@hotmail.com ou pelo twitter: @AdmMelhorFinal.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário