segunda-feira, 18 de março de 2013

Platinando Silent Hill: Downpour

Este é o nosso guia de como platinar Silent Hill: Downpour, lançado em 2012 pela Konami para Playstation 3 e Xbox 360.

File:Silent Hill Downpour box art.jpg

Você ainda não platinou esse game e está tendo dificuldades? Tudo bem. Nós podemos lhe ajudar! Confira nosso guia Platinando Silent Hill: Downpour:

SILENT HILL: DOWNPOUR

Ficha técnica:

Troféus de bronze: 24
Troféus de prata: 14
Troféus de ouro: 3
Troféus de platina: 1
Total de troféus: 42
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 16 a 20 horas
Dificuldade estimada: 2/5 - Dificuldade Mediana
Vezes que precisa jogar o game: no mínimo 3

Considerações: Silent Hill: Downpour foi bem aguardado pelos fãs, e também pelos platinadores de plantão. Afinal de contas, survival-horrors costumam exibir troféus bem simples e fáceis de se obter - e esse game não é exceção. Silent Hill: Downpour se relevou ser uma platina realmente fácil, com poucos troféus à disposição, e, em sua grande maioria, muito fáceis de serem obtidos. Há pouquíssimos troféus que podem realmente dar algum trabalho. Além do mais, o jogo é consideravelmente curto, e, com o direcionamento correto, precisará fechar apenas três vezes o game para obter a platina. E não há troféus online. O que torna esse game uma das platinas mais aconselháveis de 2012.

Dicas de procedimento: Antes de se sentirmos o terror à espreita pelas macabras ruas e vielas de Silent Hill, vale a pena se atentar para algumas recomendações úteis que lhe ajudarão a poupar horas preciosas de sua jogatina. Leia com atenção:

a) Há dois tipos de dificuldade no game. A dificuldade de combate, que define o quão forte estarão os inimigos e quão fraco estará seu personagem, a dificuldade de enigmas, que define quão difíceis estarão os enigmas a serem resolvidos no game. Todos os troféus do jogo podem ser obtidos na dificuldade Easy, tanto de combate quanto de enigma, com exceção de apenas um troféu que só pode ser adquirido na dificuldade Hard de combate e de enigma. Como somos, de qualquer forma, obrigados a fechar o game mais de uma vez (por causa dos finais), compensa muito mais fechar primeiramente na dificuldade Easy, facilitando a grande maioria dos troféus, e deixar o Hard para a terceira e última jogatina.

b) No decorrer do game, usarei o mapa de jogo mesmo para dar o direcionamento. Usando o mapa, eu considero a parte superior do mapa como norte e assim por diante. Sendo assim, darei as localizações dizendo "ao norte da rua X", "na calçada leste da rua Y" e por aí vai. Sempre leve em consideração o mapa do jogo na hora de seguir minhas instruções em relação à direção.

c) Os inimigos do jogo podem ser mortos e nocauteados. Após causar uma determinada quantidade de dano em algum monstro, ele irá cair no chão, e ficará estrebuchando, esperando pelo golpe de misericórdia. Se der o golpe final no monstro, ele desaparece. Se não der, ele ficará no chão mesmo. Decidir entre matar ou não os monstros do jogo diferem para troféus, já que há troféus que exige que você tenha matado um determinado número de inimigos, e outros troféus que exige que você não tenha matado nenhum monstro (apenas nocauteado) no decorrer do jogo inteiro. Sendo assim, não dá para conseguir os dois troféus na mesma jogatina, mas, como precisamos fechar o game três vezes para platinar, iremos conseguir esses troféus em jogatinas diferentes. Apenas saiba sobre a diferença entre "matar" e "derrubar no chão". Na primeira jogatina, mate todos os inimigos que encontrar pelo caminho.

d) O jogo possui seis finais distintos, sendo que um deles é considerado inútil para troféus (ou seja, esse final não libera troféu, ao contrário dos outros finais). Sendo assim, esse final será totalmente desconsiderado nesse guia, que lhe mostrará apenas como conseguir os outros troféus do jogo, os quais liberam troféus. Portanto, irei sempre mencionar "cinco finais do jogo", e não seis, devido a isso.

e) Um dos cinco finais do jogo é secreto e só pode ser adquirido a partir da segunda jogatina. Os quatro finais principais do game dependem de decisões que o jogador toma no decorrer do jogo. Para cada grande momento do game, há duas opções, sendo que uma é boa e a outra é ruim. Essas decisões influenciam na personalidade de Murphy e consequentemente no final. Eu aconselho a, na primeira jogatina, tomar todas as decisões boas, fazer o final secreto logo na segunda jogatina e deixar as decisões ruins para a terceira jogatina.

f) No entanto, há um momento decisivo importante logo no final do jogo, o que torna o game muito simples de se "dar Load Game" após assistir a um final (e liberar um troféu), tomando então a outra decisão e assistindo a outro final (liberando assim mais um troféu). Por causa disso, só precisará fechar o jogo três vezes e assistir a todos os 5 finais.

g) Há muitos itens espalhados por Silent Hill. Um dos troféus do jogo exige que você tenha encontrado todos os 53 documentos do jogo. Isso inclui fotos, pôsteres, livros, anotações, um monte de coisas. Eu indicarei a localização de todos os 53 documentos aqui no guia, mas eu aconselho que você realmente se dedique a vasculhar bem cada cenário do jogo, explore tudo, cantos, esquinas e becos sem saída, pois sempre poderá encontrar munição, itens de cura e armas mais fortes. Habitue-se a explorar os cenários.

Guia: Agora, vamos aos troféus, um de cada vez, de acordo com a ordem em que aconselhamos que sejam liberados (lembre-se, não é uma ordem obrigatória, apenas recomendada):

Para a primeira jogatina, escolha a dificuldade Easy, tanto para combate quanto para enigmas. No decorrer dessa jogatina, deverá tomar apenas boas decisões, ou seja, em momentos de decisão, escolher sempre a opção boa.

Logo no começo do jogo, ainda no cenário Forest, chegará a um momento em que enfrentará seu primeiro momento de decisão. Murphy encontrará a policial Anne Cunningham, e ela estará passando por um apuros ao estar quase caindo em um buraco. Você pode tentar ajudá-la ou não. Como em todos os momentos de decisão, uma escolha é boa e a outra é ruim. Nessa jogatina, vamos tomar todas as decisões boas, então escolha a opção ajudá-la. Siga em frente no jogo.

Chegando à lanchonete Devil's Pit Diner, haverá dois documentos que poderá encontrar aqui. Um fica na área de serviço, sobre a mesa perto da porta da cozinha, e outro fica no porão, sobre uma mesinha de café. Atente-se e pegue os dois documentos. Há um troféu nesse jogo que exige que tenha obtido todos os documentos do jogo, então, se perder algum, será um problema. Eu indicarei a localização de todos eles, é só ficar atento nas minhas indicações.

Now You're Cooking... (Bronze)
Este é o primeiro troféu obrigatório do game, e será liberado após terminar a parte sombria que vem após a visita à lanchonete Devil's Pit Diner.

Chegando a Devil's Pit Mines, haverá mais um documento pendurado na porta de uma sala de um depósito, bem visível. Pegue-o. Na estação de trem, outro documento sobre um corpo enforcado.

Após o passeio de Sky Tram, Murphy chegará ao Devil's Pit Gorge. Aqui, em um determinado momento, Murphy reencontra John Sater perto de se suicidar. Haverá um momento de decisão, em que pode ajudá-lo ou não. Para essa jogatina, deve sempre optar pelas boas escolhas, então escolha consolá-lo (Console).

Out Of The Frying Pan (Bronze)
Mais um troféu obrigatório. Esse será liberado após o passeio de vagonete do cenário Devil's Pit Mine.

Going Off The Rails (Bronze)
Mais um troféu obrigatório. Esse será liberado após sair do cenário Cave of Tears.

A partir de agora, você estará nas ruas de Silent Hill, onde haverá espaço para exploração, em uma aventura menos linear. A partir de agora, poderá realizar diversas sidequests, algumas são terminadas logo de cara, e outras exigem participações aqui e ali, permeando toda a jogatina. São 13 sidequests, e elas rendem troféus, então precisará completar todas. Não se preocupe: eu lhe ajudarei nessa.

A princípio, andando pelas ruas, em um determinado momento aparecerá uma viatura fantasma que tocará uma sirene, atraindo muitos oponentes na sua direção. Fuja do local o mais rápido possível. Esse será o início de uma sidequest que se chama All Points Bulletin. E é bem simples de se realizar.

Calling All Cars (Bronze)
Abra o mapa da cidade e verá a localização da Police Station. Vá para lá e entre em um buraco no muro. Caminhe pelas tábuas e chegará a uma mesa onde deverá digitar o número dos carros de patrulha, de modo a chamá-los e não ser mais incomodado por essas viaturas na rua. Os códigos que deve digitar são: D375, C466, B557 e A648. Digitando esses códigos, a sidequest All Points Bulletin estará completa. Esse troféu não-obrigatório será liberado assim que completar a sidequest All Points Bulletin. Caso tenha ficado alguma dúvida em relação a como completar essa sidequest, assista ao vídeo abaixo:


Ainda aqui dentro da Police Station, não deixe de pegar o documento que fica no chão, perto da entrada do local. Haverá uma porta trancada com placas de madeira. Consiga um machado e arrebente as placas de madeira para acessar uma sala reservada onde obterá mais um documento no chão e também um item colecionável, um quadro chamado Despair. Esse quadro será imprescindível para realizar uma sidequest, chamada Art Collector. Portanto, não deixe de obter esse item. São 6 quadros no jogo, e eu indicarei no decorrer desse guia a localização de todas as pinturas.

E tem mais! Saindo da Police Station, no canto sudeste do quintal ao redor da delegacia, encontrará mais um documento no chão. Agora vá até a casa defronte a delegacia. Perto da caixa de areia no quintal, há mais um documento. Ainda no quintal, dê a volta e, no alpendre da casa, verá uma gaiola no qual encontrará um passarinho aprisionado. Liberte o passarinho na gaiola. Há 5 gaiolas como essa espalhadas por Silent Hill, e você deve liberar todas as 5 para realizar a sidequest Bird Cage. Eu indicarei a localização de todas as gaiolas, pode ficar tranquilo.

Vá para a rua Campbell Street, aqui mesmo próximo à Police Station. A meio caminho dessa rua, na calçada sul, encontrará uma escadaria que desce para o sistema metroviário de Silent Hill. Desça essas escadas. Dentro do metrô, na parte esquerda após o primeiro portão de ferro, verá encostado na parede mais uma pintura, chamada Sunrise. Colete-a. Dois quadros já foram, faltam quatro.

Ah, só um aviso a tempo: no decorrer do jogo, encontrará armas de fogo. Há pistolas e espingardas espalhadas pela cidade, em pontos estratégicos, e também são prêmios em diversas sidequests que começará a fazer. Há um troféu que envolve o uso dessas armas de fogo, então é bom usar a munição delas para liberar esse troféu o mais rápido possível. O troféu envolve matar inimigos usando as armas de fogo. Veja bem: matar, não derrubar no chão. Você pode usar golpes físicos para derrubar um inimigo no chão, mas, quando ele estiver caído, use a arma para dar o golpe de misericórdia, e ser considerado morte com uma arma de fogo. Terá de matar 25 inimigos dessa maneira. Há uma quantidade razoável de munição espalhada pela cidade na dificuldade Easy, então use isso a seu favor e use armas de fogo para matar os inimigos, adiantando esse troféu o máximo que puder.

Siga ao norte de Lansdale agora. Seguindo pela calçada da esquerda, encontrará um quintal no qual poderá entrar, e encontrará um arpão. Pegue o arpão e use-o para puxar a escada suspensa. Suba a escada e pegue o documento pendurado no barril à direita. Agora siga pelo outro lado da sacada até entrar no próximo cenário, Apartment.

Aqui dentro do cenário Apartment, haverá mais uma sidequest, chamada Stolen Goods. Entrando no prédio, vá até o terceiro andar e entre na primeira porta da direita, a que tem um bilhete. Esse bilhete, aliás, conta como documento. Vá até o quarto e arraste a cama para chegar até a caixa onde encontrará diversos itens que foram roubados pelo morador desse apartamento. Pois bem, nosso objetivo aqui é devolver os itens roubados ao seus donos.

Neighborhood Watch (Bronze)
É bem simples resolver essa sidequest, pois todos os itens roubados ficam aqui mesmo no prédio. No apartamento defronte esse onde conseguiu os itens, coloque o medalhão na mesa. Vá até o quarto e deixe o relógio de ouro no pulso sobre a escrivaninha. Desça ao segundo andar e entre no primeiro apartamento da direito. Vá até o quarto-discoteca e deixe a caixinha de música na mesinha ao lado da cama. Saia e desça ao primeiro andar. Entre no primeiro apartamento da esquerda, vá até o quarto e deixe a medalha de guerra no porta medalhas na mesinha ao lado da cama. Fazendo isso, a sidequest está completa, e esse troféu será liberado. Você pode voltar ao apartamento no qual os itens roubados estavam para obter roupas novas de brinde. Se estiver com alguma dúvida sobre essa sidequest, assista o vídeo abaixo:


Ah, e, antes que eu me esqueça, não deixe de pegar a pintura Wonder defronte a cadeira de balanço, aqui no mesmo apartamento onde colocou a medalha de guerra. Três quadros já foram, faltam mais três.

Bom, saindo de Apartment, estará novamente nas ruas de Silent Hill, mas em uma nova área ainda não explorada. Primeiramente, chegue até a esquina da rua Lansdale com a rua Cook. Exatamente na esquina, no canto sudoeste, em uma caixa no chão, encontrará um item especial chamado Healing. Esse item será usado em uma sidequest, no futuro, chamada Shadow Play. Ignore isso, por enquanto, só pegue esse item.

Vá subindo a rua Lansdale, acompanhando a calçada da esquerda. Encontrará, na parede perto de uma porta, um pôster de uma criança desaparecida chamada Ariadne Johnson. Esse item é um documento, e faz parte de uma sidequest chamada Ribbons. O aviso diz que a criança sofre de autismo, e, para não se perder nas ruas, a mãe deixou algumas fitinhas nos postes marcando o caminho de casa. Nós temos de achar essa garota. Vá subindo a rua, ainda pela calçada da esquerda, e encontrará, uma quadra ao norte, uma lancheira jogada no chão em uma calçada, perto de uma cabine telefônica. Sobre a lancheira há uma nota, leia-a. Isso conta como documento e também para a sidequest. Ela foi deixada pela mãe da garota, avisando que as fitas amarelas indicam virar para a esquerda, e fitas vermelhas virar para a direita. Bem, pode ignorar essa sidequest por enquanto. Não precisa seguir as fitas, porque eu lhe direi a localização onde tem de ir, e tudo em seu devido tempo. Esqueça isso, por enquanto.

Abrindo o mapa, poderá ver o Bank na esquina da rua Lansdale com a rua Brite. É o destino de outra sidequest. Antes de entrar no local, vá para o cruzamento da rua Brite com a rua Lansdale. Ao sul do Brite, mas mais especificamente no lado leste da Lansdale, perto da cratera que bloqueia a passagem, encontrará mais uma gaiola. Liberte o pássaro. Duas gaiolas já foram, faltam três. Na calçada sul, há um artigo de jornal no chão, um documento. Pegue-o. Agora sim, entre em Bank. Aqui nesse cenário, poderá completar a sidequest chamada The Bank.

Silent Alarm (Bronze)
Desça as escadas do banco e vá até o cofre que está aberto. Tente abrir um dos cofres internos do local e soará um alarme. Suba ao primeiro andar e derrote o Screamer que apareceu. Derrotando o oponente, o cofre irá abrir. Volte e pegue o conteúdo, e então um novo alarme soará. Volte e terá de enfrentar, desta vez, dois Screamers. Acabando com eles, abrirá mais um cofre. Pegue o conteúdo, e outro alarme soará. O desafio da vez será um Screamer e um Brawler. Contendo os inimigos, pegue o conteúdo. O próximo desafio será dois Brawlers. Após pegar o prêmio no cofre, terá de encarar o último desafio: um Screamer, um Brawler e um Stabber. Acabando com essa última onda de inimigos, a sidequest será completa e o troféu será liberado. Agora, poderá pegar o prêmio final. Se quiser uma ajuda, assista o vídeo abaixo:


Aliás, aqui mesmo nesse ponto, podemos discutir outro troféu não-obrigatório:

Silence Is Golden (Prata)
Esse troféu não-obrigatório é liberado quando se mata 10 Screamers no decorrer do jogo. Pois, nesse momento, você deve ter percebido que os Screamers são inimigos bem comuns do jogo. É de longe a criatura que mais aparece nas ruas, principalmente quando chove. Caso não tenha enfrentado muitos Screamers (se tiver fugido de alguns), só na parte do banco terá de lidar com cinco delas, o que torna essa parte uma das mais prováveis para liberar o troféu. Se não liberar agora, não tem problema, tem muito jogo pela frente e ainda encontrará muito, mas muito mais do que 10 Screamers.

De volta às ruas, suba a rua Lansdale e passe pela abertura na esquerda, no extremo norte, de modo a conseguir chegar na rua Laymond. Lá no extremo norte da rua, encontrará uma cratera, e, na beirada da cratera, um envelope com os números 8, 2 e 7 sublinhados. Esse envelope conta como documento e também como um código. Um pouco mais atrás, ainda aqui na rua Laymond, na calçada leste encontrará um beco. Entre nesse beco e verá um portão parcialmente aberto à esquerda. Passe por ele e digite 827 no painel numérico para destrancar o portão. Entrando nesse galpão, na parte direita, encostado na parede, encontrará mais uma pintura, a Certainty. Quatro quadros já foram, faltam mais dois.

Volte à rua Laymond e, pouco mais a norte do beco, encontrará uma escadaria que desce ao sistema metroviário de Silent Hill. Desça e esgueire-se pela passagem. O metrô estará fechado, mas haverá um mendigo aqui no local, perto do fogo. Fale com ele. Ele pedirá comida para lhe liberar passagem para outros pontos de Silent Hill por via subterrânea. É um atalho bem interessante. Isso faz parte de uma sidequest chamada Homeless. A localização da comida varia de acordo com a dificuldade de enigmas que escolheu. Como eu recomendei que escolhesse Easy, para esse guia, então lhe levarei à localização da dificuldade Easy (a localização de outras dificuldades pode ser encontrada no vídeo abaixo). Saindo do metrô, desça a rua Laymond, e, pouco após o cruzamento com a Brite, verá uma máquina de venda de doces. Você precisa de dinheiro para comprar esses doces (você deverá ter encontrado dinheiro dentro de qualquer caixa registradora até então no game). Compre um Candy Bar. Dê-o ao mendigo no metrô, e ele lhe mostrará como atravessar a cidade rapidamente. Seu caminho estará liberado de Pearl Creek até Hillside, mas as outras localizações ainda precisam ser devidamente liberadas. O mendigo lhe pede um casaco para ficar aquecido, o próximo item da sidequest. Esse item é mais para a frente com o game, não pode ser coletado agora. Ignore isso, por enquanto.

Agora, siga em frente até conseguir chegar ao edifício Centennial Building, que é o seu objetivo principal. Dentro desse local, encontrará nada menos do que sete documentos. Logo na entrada da garagem, encontrará o primeiro. No estacionamento, há um documento no banco do passageiro de uma viatura na cor azul. Na biblioteca do primeiro andar, há um documento em uma mesinha no final de um corredor entre as estantes. Na sala 105, após arrumar os envelopes na mesa, irá encontrar mais um documento. Na sala 204, em cima da mesa haverá outro documento. Na sala 200, procure nas gavetas para encontrar mais um documento. Dentro do cofre, após inserir a combinação correta, verá uma alucinação de Murphy. Após a alucinação, cheque a estante de livros ao lado da escrivaninha para encontrar mais um documento.

Avance pelo local até conseguir chegar ao último andar do edifício, onde fica a Radio Station.

Found A Friend! (Bronze)
Mais um troféu obrigatório. Esse será liberado após se encontrar com o DJ Ricks em Radio Station.

Em breve, entrará na parte obscura do Centennial Building. Sobreviva a ela.

Whatever Doesn't Kill You... (Bronze)
Mais um troféu obrigatório. Esse será liberado após terminar a parte sombria de Centennial Building.

Bem, de volta às ruas de Silent Hill, agora o nosso objetivo é ir para Saint Maria's Monastery. Após passar pelo beco que liga a rua Lamon com a parte vertical da rua Brite, não suba a Brite ainda. Atravesse a rua Brite, e, na calçada oeste, verá uma loja de roupas. Entre na loja de roupas. Aqui dentro, encontrará um casaco, o Old Coat. Ele está sempre aqui dentro dessa loja, mas sua localização exata varia conforme a dificuldade de enigmas escolhida. No Easy, ele fica pendurado na parede ao lado. Esse casaco é aquele que o mendigo do metrô pede para se aquecer, pela sidequest Homeless, lembra-se? Pois bem, volte até o metrô, lá na rua Laymond, e dê o casaco ao mendigo. Ele irá liberar passagem subterrânea até Chastain Heights. E agora ele pede uma vara de pesca para liberar o restante dos caminhos. Isso fica para depois. Siga em frente com o game, agora.

Logo mais a leste de Saint Maria's Monastery, encontrará uma ruazinha que desce até Monroe Cemetery. No final dessa ruazinha, há uma barricada imensa na rua. Na calçada leste dessa ruazinha, bem ao lado da barricada, entre na loja de equipamentos eletrônicos. Cheque a caixa registradora para obter a Storage Key. Use essa chave para abrir a porta do depósito mais ao lado. Entre no depósito. Aqui, há uma caixa que poderá empurrar. Empurre-a para qualquer direção, e, no local em que a caixa estava, pegue a pintura Hope. Cinco pinturas já foram, falta apenas uma.

Mas não é só isso. Aqui na loja de equipamentos eletrônicos, atrás do balcão, poderá encontrar um item especial chamado Replacement Bulb. Esse item faz parte de uma sidequest chamada Cinéma Vérité, que podemos e vamos completar agora. Vamos lá.

Cutting Room Floor (Bronze)
Para completar a sidequest, abra o mapa e verá, na rua Lamon, o Movie Theater, ou o cinema. Vá até lá e entre. Logo no saguão, do lado direito, pegue o Film Reel. Entre na porta do lado contrário, perto do balcão e pegue o Film Reel sobre a cadeira no banheiro. Passe pelo buraco na parede e suba as escadas. Pegue o bilhete na parede e entre na salinha ao lado para pegar mais um Film Reel. Vá até a sala de projeções e pegue o documento na parede atrás do projetor. Agora coloque o Replacement Bulb no projetor, e então insira o filme The House on the Lake no projetor. Ele irá projetar a imagem do filme, e poderemos de fato "entrar no filme". Desça as escadas, vá para o telão e entre no cenário mostrado. Procure pelo Wooden Crank no interior da casa, e não deixe de observar o número 9 na parede. Depois saia, volte ao cinema e à sala do projetor. Troque o filme pelo The Silent Children. Entre no filme, mais uma vez, e procure pela casa pelo número 24 pintado na parede. Volte ao projetor e troque o filme por The Secret of the Attic. Desta vez, repare no número 1 pintado na janela perto do baú. Há um baú trancado aqui, e nosso objetivo é abrir esse baú. Saia do filme e volte ao cinema, então volte mais uma vez para a sala de projeção. vá até o painel numérico na parede e digite o código 9241. Estará na sala de edição. Retire o filme The Secret of the Attic do projetor e coloque os três filmes na mesa de edição para que Murphy possa editá-los. Ele irá criar um filme misturando cenas dos três filmes, chamado The Secret of the Child at the Lake. Coloque esse filme no projetor e entre no filme. Dentro da casa, procure pelo Wooden Crank novamente. Passe para a segunda casa e vá até a caixinha de música na mesa. Use o Wooden Crank e pegue a chave. Vá até a sala onde está o número 24 e suba a escada ao sótão. Destranque o baú usando a chave, e pegue seu prêmio. Agora, vários monstros aparecerão na casa. Desvie deles, se quiser, e saia do filme. Assim que sair do filme e voltar ao cinema, essa sidequest estará completa e receberá esse troféu. Caso tenha restando alguma vídeo, assista o vídeo explicativo abaixo:


Há mais uma sidequest que podemos realizar aqui nas proximidades. Entre pelo beco ao sul do Movie Theater, aquele que liga a Lamon com a Brite. Bem atrás do cinema, haverá um parque, que mais parece um campinho de terra com bancos de madeira. Há um documento no chão aqui. Volte ao beco. Do outro lado desse beco, em uma área de estacionamento, verá uma escada que pode ser içada no prédio ao lado. Há um arpão pendurado contra uma garagem vermelha, do outro lado da rua, pegue-o e use-o para descer a escada. Suba a escada e entre no apartamento, onde poderemos realizar a sidequest chamada The Gramophone.

Turn Back Time (Bronze)
Dentro deste apartamento, encontrará um gramofone sem a manivela que lhe permite funcionar. Suba as escadas e entre na porta da esquerda para pegar a manivela sobre o berço. Vá ao outro lado do apartamento, ainda no segundo andar, e entre no quarto de casal, onde encontrará o disco de vinil sobre a mesinha. Volte ao gramofone e use a manivela e o disco de vinil. Girando a manivela, verá uma pessoa morta perto da escada, e uma mensagem em sangue dizendo para "voltar o tempo". O que você deve fazer é girar a manivela na direção contrária, agora, e verá, como se estivesse voltando no tempo, o marido da esposa assassiná-la brutalmente. Ao acabar a cena, deverá queimar o quadro do marido. Acenda seu isqueiro e fique próximo ao quadro para queimá-lo, terminando a sidequest e liberando esse troféu. Se ficou com alguma dúvida, não deixe de assistir esse vídeo aqui:


Bem, agora vá para Saint Maria's Monastery. Defronte a entrada do monastério, vá para a direita e desça a escadinha ao final. Verá uma fonte. Do outro lado da fonte, perto de uma lata de lixo tombada, encontrará um documento no chão. Entre no monastério, seguindo com o game.

Aqui no interior de Saint Maria's Monastery, encontrará ao todo 12 documentos. Três deles são obrigatórios, já que são os três versos do poema que fazem parte da missão obrigatória para se prosseguir com a história do jogo. Chegando ao altar, após usar o candelabro para arrebentar o portão, pegue o primeiro verso do poema no altar. Na sala de aula (Class Room) do primeiro andar do monastério, encontrará mais um documento sobre a mesa do professor. Chegando até o anfiteatro, haverá uma nota técnica sobre uma mesinha perto da parede. O segundo verso do poema se encontra dentro do baú no interior da cabana maldita, que aparece no anfiteatro depois da peça. No segundo andar do monastério, vá até o dormitório, e encontrará um desenho na mesinha do outro lado. Na mesa da área recreacional, ao sul do segundo andar (perto da Class Room), haverá uma carta; pegue-a. Também há outro documento em uma mesa em uma espécie de biblioteca, localizada a oeste da Class Room. No escritório do outro lado da Play Room, ainda no segundo andar, procure na gaveta da escrivaninha da esquerda por mais um documento. Dentro da Rest Room, mais um documento na mesa. Dentro do escritório ao lado da sala de raio X, encontrará mais um documento dentro da gaveta de uma escrivaninha. Dentro da sala de raio X em si, há mais um documento na mesa ao lado da porta. Por fim, cheque os corpos dispostos na sala de raio X para encontrar o terceiro verso do poema.

Ashes, Ashes (Bronze)
Mais um troféu obrigatório. Esse será liberado após coletar os três versos do poema, um objetivo obrigatório para se prosseguir dentro de Saint Maria's Monastery.

Aqui dentro do monastério, também é um bom local para discutirmos outro troféu:

Shadow Boxer (Prata)
Esse troféu de prata é liberado quando você conseguir destruir um total de 10 Dolls. Doll é aquele inimigo que parece manequim, e fica no mesmo lugar se contorcendo e soltando sombras para lhe atingir. Esses Dolls aparecem em locais muito específicos do game, e são bem limitados. Eles não aparecem "à vontade" pelo jogo, e não são encontrados a esmo pela cidade. Portanto, certifique-se de matar todos os Dolls que encontrar. Os Dolls apareceram lá em Hillside, no Centennial Building e agora também aparecerão aqui no Saint Maria's Monastery, e depois daqui será muito raro encontrar um desses. Portanto, certifique-se de destruir todos os que encontrar para liberar esse troféu o mais rápido possível.

Siga em frente com o game.

Broken Cycle (Bronze)
Mais um troféu obrigatório. Esse será liberado após derrotar o chefão The Bogeyman.

Antes de qualquer coisa, um lembrete sobre um troféu:

Gun Control (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que tiver matado ao todo 25 inimigos usando uma arma de fogo. Eu recomendei, no começo do guia, que fizesse isso, lembra-se? Basta ter usado os disparos das armas de fogo para dar o golpe de misericórdia para valer. Tanto faz se foi com pistolas ou com espingardas. Se ainda não matou 25 inimigos com armas, deverá faltar pouco agora. Se já atingiu essa meta e liberou esse troféu, aconselho que passe agora a economizar um pouco mais de munição para os inimigos mais fortes do jogo. Não há porque haver desperdício, agora.

Saindo nas ruas de Silent Hill, na parte de trás do monastério, terá acesso à parte superior, antes inacessível.  Siga agora a Rua Brite, na parte em que ela segue na direção norte antes de virar para oeste. Na parte mais norte da rua, na calçada leste, mais especificamente na parte de trás do Movie Theater, há uma porta que pode entrar. Entre. Aqui, verá uma mesa com o mapa da cidade. Acendendo as velas, verá no mapa a localização dos locais secretos para uma sidequest chamada Shadow Play - no entanto, se seguir meu guia, não precisará memorizar a localização desses locais, pois eu lhe levarei até eles. Vamos então começar o quebra-cabeça. Pegue o item Soul-Eye na cadeira perto do mapa. Do outro lado dessa sala, há um desenho na parede, de um olho, só que ele está incompleto. Coloque o item Soul Eye em cima da caixa e gire-o até que a sombra do item complete o desenho na parede. Ao fazer isso corretamente, verá um brilho no desenho, e então receberá o Soul-Eye Token. Esses foi só o primeiro de cinco tokens que temos de arrumar pela cidade. Esses tokens fazem parte da sidequest Shadow Play. Nem todos os tokens podem ser adquiridos agora, então essa sidequest será completada apenas bem depois. Vamos em frente. Saia dessa casa.

Siga para oeste pela rua Brite, e, logo na virada para oeste, fique atento à calçada norte e encontrará mais uma gaiola onde poderá libertar um pássaro. Três gaiolas já foram, restam mais duas.

Seguindo a rua Brite na direção oeste, acompanhando a calçada norte, encontrará uma caixa jogada no chão e encostada em um poste. Dentro dessa caixa, encontrará o item secreto Four. Acompanhe um pouco mais a rua Brite, só que desta vez pela calçada sul, e encontrará um beco. Entre no beco e verá um desenho na parede da esquerda. Repare que o desenho está incompleto. Coloque o item Four na caixa defronte o desenho, e gire o objeto de modo que a sua sombra complete o desenho na parede. Uma dica: conseguir  arrumar essas sombras exige um pouco paciência, e, ao ar livre, terá de tomar cuidado para não ser atacado por monstros. Se começar a chover, corra para dentro de algum prédio até que a chuva passe, senão terá de enfrentar muitos inimigos e isso irá lhe atrapalhar. Essa dica vale para todas as sombras. Se fez tudo corretamente, irá conseguir o Four Token. Dois tokens já foram faltam três.

Bem a oeste da rua Brite, verá um portão aberto e uma escadaria que leva à rua Rice. Desça para a rua Rice e vá seguindo a rua. Encontrará uma van de cor escura na calçada da esquerda. Abra a porta dos fundos da van e encontrará mais uma pintura, a Freedom. Esta é a sexta e última pintura que podemos encontrar pelas ruas de Silent Hill. Mas encontrar essas pinturas não é suficiente para completar essa sidequest.

Agora, volte para a rua Laymond, mais especificamente na parte mais ao sul da rua Laymond na esquina com a rua Cook. Chegando ao extremo sul da Laymond, repare que há um beco a oeste. Entre no beco e entre na porta ali, chegando a uma galeria de arte. Aqui dentro, encontrará três documentos. Um fica sobre a mesa do escritório, outro sobre o balcão do mesmo escritório, e o outro no sofá mais ao lado. Desça ao portão da galeria, e chegará a um salão onde haverá uma enorme mesa onde pode colocar as pinturas que encontrou. Coloque todas as pinturas que encontrou sobre essa mesa, e organize-as de modo a poder enxergar a mensagem escrita simbolicamente sobre elas. Se não estiver conseguindo enxergar os símbolos devidamente, use a luz especial UV da lanterna. Não é difícil. Colocando as imagens na ordem correta, haverá uma cena. A sidequest ainda não estará completa, pois falta mais uma coisa a ser feita.

Mas espere um pouco. Antes de completarmos a sidequest The Art Collector, vamos aproveitar a volta até esse ponto para ir adiantando outra sidequest, chamada Shadow Play. Na calçada sul da rua Cook, um pouco a oeste da esquina com a Lansdale, verá um portão aberto. Entre e vire à esquerda, passando por outro portão aberto. Só seguir reto, atravessando a rua, e encontrará mais um portão aberto, levando a um pequeno quintal. Há um desenho na parede. Coloque o item Healing (o qual deverá ter adquirido logo no começo do jogo, após sair do cenário Apartment) em cima do barril, e gire-o de forma a completar o desenho na parede, o qual está incompleto. Assim que conseguir completar o desenho, irá adquirir o Healing Token. Já temos três tokens, faltam apenas dois.

E outro token pode ser adquirido aqui perto. Suba a rua Laymond, passando pela Brite. Ao norte do cruzamento com a Brite, na calçada leste, verá um beco que liga a Laymond com a Lansdale. Entre e procure, na pilha de destroços na parede norte, embaixo de uma espécie de andaime, por uma caixa encostada na parede. Nessa caixa, encontrará um item chamado Enlightment. Volte para a Laymond e, pouco mais ao norte do beco, encontrará as escadas que levam ao metrô. É o mesmo metrô onde fica a o mendigo da sidequest Homeless, já deve saber onde fica. Desça a escadaria do metrô e verá, pouco mais adiante, um símbolo incompleto na parede. Já sabe como fazer. Coloque o item Enlightment sobre a caixa e tente fazer com que a sua sombra refletida na parede complete o desenho. Fazendo isso, conseguirá mais um token, o Enlightment Token. Quatro tokens já foram, resta apenas um.

Agora sim, vamos acabar logo com a sidequest The Art Collector.

Art Appreciation (Bronze)
Agora, volte ao monastério, e, na praça diante do monastério, na parte sul, perceba que uma porta estará aberta. Desça as escadas que levam ao Monroe Cemetery. Um dos mausoléus do cemitério estará aberto. Você saberá qual é pelas estátuas ao lado da porta. Entre e desça a escada na tumba. Aqui, verá um painel com nove blocos. Deve pressioná-los na seguinte ordem: a) O primeiro da primeira fileira; b) O do meio da segunda fileira; c) O primeiro da terceira fileira; d) O terceiro da terceira fileira. Ao abrir o mausoléu, você poderá acessar alguns itens especiais. Seja como for, a sidequest estará completa agora, e esse troféu será liberado.  Se você ficou com qualquer tipo de dúvida, seja para encontrar algum dos quadros espalhados pela cidade, para completar o puzzle ou para achar o mausoléu, assista o vídeo abaixo, que explica como realizar essa sidequest, do começo ao fim:


Bom, agora volte para a rua Rice, mais especificamente para aquela van no qual encontrou a última pintura. Em uma casa na calçada norte da rua Rice, perto dessa van, poderá encontrar um documento, um recorte de jornal na varanda defronte uma das casas. Há mais uma sidequest que podemos realizar agora!

Dust To Dust (Bronze)
Essa sidequest é muito simples. Próximo à essa van, olhe para a calçada norte, e deverá encontrar uma casa de dois andares iluminada por uma luz fraca. Entre nessa casa. Entre na segunda porta da esquerda, e encontrará um documento sobre a mesinha. Suba as escadas e entre no quarto. Leia o anúncio de funeral, sobre a cama, explicando onde será realizado o funeral. Trata-se de um documento, também. E pegue o jarro de cinzas na mesinha. Seu objetivo, na sidequest Ashes to Ashes, é levar a urna de cinzas ao local do funeral. Saia da casa, siga para leste e entre na ruazinha de terra à esquerda. Siga para a esquerda, pela plataforma de madeira, e está em uma espécie de cais de pescadores. Vá até o final do píer e jogue as cinzas sobre o banco da esquerda, bem no final mesmo. Aparecerá um número de cinco dígitos. Anote esse número. A sidequest já estará completa e o troféu será liberado. No entanto, para conseguir seu prêmio, volte para a casa e entre na salinha ao lado do quarto onde pegou a urna. Há um cofre lá. Digite o código encontrado no banco e pegue seu prêmio. Bom, se ficou com alguma dúvida, assista o vídeo abaixo:


E não é só isso não! Tem mais! Aqui nessa parte do cais, poderá encontrar o Fishing Rod, a última peça que o mendigo do metrô da rua Laymond nos pede para liberar a cidade inteira para nós. A localização do item varia de acordo com a dificuldade, mas, no Easy, ele fica bem ao centro das docas, defronte a ruazinha de terra que vem da rua Rice, encostado na mureta de madeira. Após coletar esse item, vamos terminar de vez com a sidequest Homeless.

Will Work For Food (Bronze)
Volte ao metrô e fale com o mendigo. Entregue a ele o Fishing Rod que encontrou no cais. Ele irá lhe agradecer, e então a sidequest estará terminada e o troféu será liberado. De quebra, você terá acesso a todo o sistema metroviário, podendo ir até Pleasant River ou Port District. Você agora pode cruzar toda a Silent Hill, de cabo a rabo, de forma rápida e prática por baixo da terra. Será muito útil caso queira voltar para algum lugar, e não queira ficar dando voltas e mais voltas. Bom, se perdeu alguma informação ou não consegue achar algum item, assista o vídeo abaixo:


Bom, agora volte para Pleasant River, mais especificamente para o cais. Sim, há ainda coisas a se fazer nesse cais. Você por acaso percebeu que, aqui no cais, também estão penduradas aquelas fitinhas amarelas e vermelhas que indicam o caminho de casa da criança autista, da sidequest Ribbons, do qual começamos logo que saímos de Apartment? Pois é, aqui é a continuação da sidequest, e chegou a hora de completar essa sidequest de uma vez por todas.

Long Walk, Short Pier (Bronze)
Do lado direito desse cais de pescadores, na direção oposta onde fica o ponto onde jogou as cinzas da urna, verá uma fita amarela no chão. Entre na grade aberta e siga pela plataforma de madeira até o final do píer, encontrará uma chave. Essa é a chave da casa dela. Agora, temos que encontrar as fitinhas azuis que levam até a casa da menina. É claro que você não precisa procurar nada, porque eu estou aqui para lhe dar a localização exata: volte para a rua Lamon, onde fica o Movie Theater (use as recém-adquiridas vias subterrâneas para adiantar o serviço). Bem ao norte do Movie Theater, próximo do final da rua, verá uma porta azul à esquerda. Entre. Suba as escadas e destranque a porta do quarto usando a chave que encontrou lá no píer. Não há muita coisa aqui, só um bilhete sobre a cama. Pegando o bilhete (o qual também serve como documento), será o fim da sidequest e o troféu será liberado. O prêmio fica em outra sala, à direita das entrada do apartamento. Bem, se ficou com alguma dúvida, assista o vídeo abaixo que lhe mostrará as localizações de forma mais exata:


Agora, volte para a rua Rice, tomando como ponto de referência, mais uma vez, aquela van onde tinha uma pintura na traseira. A partir daqui, siga para leste o máximo que puder. Bem ao final da rua Rice, perto da pilha de destroços, encontrará mais uma gaiola na calçada da direita. Com essa quinta gaiola encontrará, restará apenas mais uma gaiola para completarmos a sidequest.

Agora volte para oeste pela rua Rice, acompanhando a calçada sul. Verá uma entrada para a parte de trás do quintal de uma casa, e então poderá entrar na casa pela porta dos fundos. Aqui no interior dessa casa, poderá completar mais uma sidequest, chamada Dead Man's Hand.

Telltale Heart (Bronze)
Siga em frente pela casa, até chegar a uma oficina, no qual tem um homem morto com o braço preso a uma ferramente e cujo coração foi arrancado de seu corpo. O objetivo dessa sidequest é encontrar seu coração. Desça as escadas ao lado, até o portão da casa. Aqui no porão, vire à esquerda, entre no espaço da direita e vire à esquerda. Chegando a um espaço mais amplo, vire à esquerda e verá uma escada que leva ao sistema de esgotos. Desça a escada. Esse esgoto é um labirinto, então preste atenção nas direções que eu te dou. Da escada, siga até a primeira interseção, então vire à direita (à esquerda fica um beco sem saída que leva até uma Colt). Na outra interseção, siga reto. Na próxima interseção, vire à direita. Vá seguindo reto por esse caminho, ignorando quaisquer caminhos alternativos que aparecerem. Quando não houver mais como seguir reto e tiver de escolher entre um dos dois lados de uma interseção, vire à direita. Abra o portão e estará no local onde se encontra o coração. Saiba que, pegando o coração, muitos e muitos inimigos aparecerão no esgoto, e aconselho que você corra de volta para as escadas o mais rápido possível, de preferência evitando enfrentar os inimigos nesse lugar fechado. Vou lhe dar as direções: volte pelo portão de onde veio, e então vire à direita. Siga reto por esse longo caminho, e, após algumas voltas, em uma grande interseção, vire à esquerda. Siga em frente, ignorando o caminho à direita, e entre no primeiro caminho à esquerda que puder. A escada estará no final desse corredor. Suba-a para voltar ao porão, onde os inimigos do esgoto não lhe incomodarão. Volte ao cadáver e coloque nele o coração que obteve do esgoto. A sidequest estará completa e o troféu será liberado. Se precisar de alguma ajuda para encontrar o coração no esgoto ou para sair do labirinto, assista ao vídeo abaixo:


Saia da casa. Chegou a hora de explorarmos a última parte de Silent Hill, a zona portuária que fica mais ao norte. Daqui da rua Rice, siga para o norte pela rua King. A ponte que cruza o rio Pleasant River estará levantada, de modo que não pode passar. E também podemos realizar uma parte de uma sidequest aqui.

Entre na sala de controle, à esquerda, e desça as escadas. Vire à esquerda, entre na primeira porta e depois saia pelo outro lado, pela porta à direita. Assim que passar por essa porta, olhe para a direita e verá um item na caixa no chão. Pegue o Harmony 1st Part. Esse item faz parte da sidequest Shadow Play. Volte pela porta do qual veio e entre na primeira porta da esquerda. Aqui no beco, verá um símbolo escrito na parede da direita. Voltaremos para ele em breve. Suba as escadas ao lado e então suba mais uma escadinha na parede ao lado. Pegue, no cantinho, a Harmony 2nd Part. Volte ao desenho no beco e coloque a Harmony 1st Part e a Harmony 2nd Part sobre a lata de lixo. Projete suas sombras no desenho na parede, de modo a completar o pentagrama corretamente, e então poderá obter o Harmony Token. Esse foi o quinto e último token. Se seguiu meu guia até aqui, todos os tokens foram adquiridos, e agora podemos acabar de uma vez por todas com essa sidequest, chamada Shadow Play.

What's Your Sign? (Bronze)
Com as cinco tokens em mãos, volte para o local inicial dessa sidequest, na parte norte da rua Brite, atrás do Movie Theater. Suba as escadas e coloque os cinco tokens sobre o mapa iluminado pelas velas. Coloque cada token em cima de cada símbolo correspondente. A sidequest estará completa, o troféu será liberado e de quebra receberá uma estátua de um demônio. Se você ficou com alguma dúvida em relação a algum item, alguma sombra ou qualquer parte dessa sidequest, assista o vídeo explicativo abaixo:


Bom, vamos em frente. Após baixar a ponte que cruza o rio Pleasant River, vá subindo a rua King, até chegar à esquina da rua King com a rua Ketchum. Vire à direita na Ketchum e logo verá uma casa na calçada sul com a luz acesa. Entre nessa casa. Aqui, será o cenário para mais uma sidequest, chamada Mirror, Mirror.

Spot The Difference (Bronze)
Essa sidequest é bem curta e simples. Dentro dessa casa, entre na porta da esquerda. Aqui no quarto, há um espelho mágico, que mostra um reflexo alterado do quarto, como um "jogo dos sete erros". O primeiro detalhe será o abajur aceso na mesinha de canto. Após ver o espelho, acenda o abajur. Agora, ele mostrará mais um detalhe: a gaveta a penteadeira. Vá até a penteadeira e abra a gaveta. Próximo detalhe: a televisão ligada. Vá até a televisão e ligue-a. Próximo detalhe: o quadro invertido. Vá até o quadro e inverta-o de ponta cabeça. Último erro: a vela acesa. Vá até a vela e acenda-a usando o Lighter. Pronto, agora o espelho quebrará, revelando uma salinha especial com o seu prêmio. A sidequest estará completa e o troféu será liberado. Caso ainda precisa de ajuda, acompanhe o vídeo abaixo:


Não se esqueça de pegar o documento no chão, perto do vidro quebrado, também. Agora saia da casa.

Após completar essa sidequest, só restará uma, isso mesmo, uma sidequest para se completar no game. Ufa. Essa sidequest é bem simples, e pode ser realizada aqui mesmo na parte superior do mapa, em Port District. Vamos lá:

Birdman (Bronze)
Você deverá estar na parte leste da rua Ketchum. Siga a rua Ketchum na direção oeste. Bem ao final dela, vá acompanhando a ruazinha sem saída. Bem no final da ruazinha, em meio aos destroços, encontrará a quinta e última gaiola do jogo. Liberte o passarinho. Bem, você não ganha exatamente nada como prêmio por ter libertado todos esses passarinhos, só uma cena de Murphy com seu filho. Seja como for, a sidequest é encerrada e o troféu é liberado. Se você ficou com alguma dúvida em relação à localização de qualquer uma das cinco gaiolas espalhadas pela cidade, sem problemas, acompanhe o vídeo abaixo:


Silent Hill Tour Guide (Ouro)
Após completar esse último sidequest, terá completado todas as 13 sidequests do game, e, com essa meta alcançada, conseguirá liberar esse troféu de ouro.

Bom, agora nada mais nos impede de seguir em frente com o game. Após completar todas as sidequests, certifique-se de não haver mais nada a se fazer aqui em Silent Hill. Veja se não deixou de coletar nenhum documento. Sim, porque estamos indo para um local de onde não iremos mais voltar até fechar o jogo. No entanto, antes de partir para esse caminho sem volta, há mais alguns troféus que você pode liberar:

Hypochondriac (Bronze)
Esse troféu é liberado quando Murphy tiver usado 20 First-Aid Kits no decorrer do jogo. Se você veio se curando constantemente no decorrer do jogo até aqui, já deverá ter batido essa marca e deverá ter liberado esse troféu. Mas, se ele ainda não surgiu, então esse é um grande momento. Na transição para a parte final do game, Murphy perderá todos os itens em seu inventário. Ele começará com quase nada lá. E isso significa que ele perderá também os First-Aid Kits. Portanto, se restaram alguns First-Aid Kits em sua posse, e ainda não liberou esse troféu, use todos os que sobraram agora. Não poderá ficar com eles, mesmo. Aconselho ainda que volte e procure por mais First-Aid Kits pela cidade, se isso por acaso ainda não foi suficiente.

Piñata Party (Prata)
Esse troféu de prata é liberado quando tiver matado 10 Weeping Bats. Weeping Bats são aquelas criaturas medonhas que gostam de escalar paredes e tetos, e atacam de surpresa. Encontrou vários deles em Devil's Pit, e eles continuaram aparecendo, apesar de bem menos frequentemente, no decorrer do jogo desde então. Se você veio matando todos os que encontrou no game até aqui, então com certeza já deverá ter alcançado a meta de 10 mortes. No entanto, se ainda não bateu essa marca, é preciso que faça isso agora, pois é sua última oportunidade. Esses monstros não aparecem em Overlook Penitentiary. No entanto, ainda poderá encontrá-los aqui em Port District, é só procurar por eles. Certifique-se de ter liberado esse troféu antes de seguir em frente com o game.

Lockdown (Prata)
Esse troféu de prata será liberado quando tiver matado 10 Prisoner Minions. Esses monstrengos possuem forma próxima à humana, andam sem camisa, só com calças rasgadas, e com instrumentos de tortura de metal no rosto. Você já vem encontrando monstros desse tipo desde que saiu de Devil's Gorge. Eles aparecem com relativa frequência no game, podendo também aparecer nas ruas. Há dois tipos: os que lutam com os braços, chamados de Brawlers, e os que lutam com facas, chamados de Stabbers. Os dois contam como se fossem um só monstro. Já deverá ter matado mais de 10 deles no jogo até aqui, mas, se ainda não fez isso, pode fazê-lo agora. Tudo bem que haverá mais Prisoner Minions em Overlook Penitentiary, mas, quanto menos troféus deixarmos para o último momento, melhor.

Após verificar isso, vamos em frente. Quando estiver satisfeito, vá até a plataforma de madeira do cais aqui em Port District e encontre o barco que pertencia ao DJ Ricks. Suba nele para chegar ao último local do game, Overlook Penitentiary.

No Turning Back (Bronze)
Mais um troféu obrigatório. Esse será liberado após chegar em Overlook Penitentiary. Simplesmente siga em frente no game, pois essa é a última parte.

Bom, estamos na última parte do game, Overlook Penitentiary. Aqui, encontrará os últimos 11 documentos do jogo. No nível A4, no meio do chão, perto da escadaria noroeste, encontrará uma carta escrita à mão. Então, descendo as escadarias, no nível A2, mais especificamente ao lado do cofre na parede, encontrará um documento na mesa. Ainda em A2, procure pelas celas do lado leste para achar uma carta sobre a cama. Após o corredor inundado e a alucinação de Murphy, pegue mais um documento na mesinha. Na área A3, após usar o cartão de acesso na porta, procure na gaveta da escrivaninha do outro lado da sala para encontrar mais um documento. Perto da sala de segurança (onde ficam os detectores de metal), procure mais um documento nos armários próximos. No bloco B, em uma das celas do lado sul do salão, haverá um papel no chão do lado dos armários. Também haverá outro documento na salinha no final do corredor, ao norte. Chegando às oficinas, haverá mais um documento ao lado de uma das máquinas. Seguindo em frente, ainda no bloco B, mas mais adiante, chegará a uma espécie de cafeteria, onde há mesas longas. Há um documento em cima de uma dessas mesas, e, aqui mesmo nessa sala, haverá um documento no chão ao lado da escadaria que sai da cafeteria. E esse foi o último documento do jogo.

Silent Hill Historic Society (Prata)
Esse troféu de prata é liberado quando conseguir encontrar e coletar todos os 53 documentos do jogo, espalhados por todos os cantos da cidade. Se você seguiu meu guia inteiramente do começo ao fim, terá visto que eu indiquei a localização de todos os documentos do jogo. É só uma questão de ter sido minucioso na exploração da cidade, e seguido minhas orientações. No entanto, se não liberou esse troféu a essa altura, então deverá ter perdido algum documento. Assista esse vídeo abaixo se estiver encontrando alguma dificuldade para localizar qualquer um dos 53 documentos:


Então, siga em frente com o game.

Agora, chegamos à parte final do game. Após derrotar o último chefe, passará por um momento de decisão.  Murphy estará encarnado como The Bogeyman, e estará perseguindo a Cunningham. Basta acertar uma porrada sequer na Cunningham, para detê-la e continuar com o game. No entanto, caso você morra nessa parte, automaticamente o jogo irá lhe mostrar o final alternativo do game, o famoso "final F", chamado Reversal. Esse final não libera qualquer troféu do game. Portanto, não permita que Murphy morra nessa parte, e faça questão de conseguir deter Cunningham para que o jogo possa continuar. Ah, e antes que eu me esqueça, tem um troféu aqui:

The Bigger They Are... (Prata)
Há um troféu nesse jogo que exige que você mate 10 Prisoner Juggernauts. São os grandalhões musculosos sem camisa que aparecem aqui na prisão. Não são necessariamente fáceis de se matar, mas são bem comuns. Principalmente nos corredores das celas, ou na luta contra o último chefão. Eles só aparecem aqui em Overlook Penitentiary. Não deverá ter sido difícil encontrar dez deles para matar, porém, já aconteceu de gente chegar até essa parte do The Bogeyman sem ter liberado esse troféu. Ainda dá tempo! Enquanto a Cunningham corre pelo local, ela vai abrindo celas e liberando Prisoner Juggernauts. Você pode se dedicar a matar mais alguns deles por aqui. Basta uma martelada bem dada em cada um deles, para matá-los. Apenas não esqueça e acabe fechando o jogo sem liberar esse troféu.

Após essa parte do The Bogeyman, estará diante do último momento decisivo do game: poupar a vida de Cunningham ou matá-la. Essa decisão refletirá no final que irá assistir. E acontece que receberá um troféu diferente para cada final, o que quer dizer que temos de fazer todos os finais (são 5). Só dá para assistir a dois finais nessa jogatina. Se você seguiu meu guia até aqui, então deverá ter tomado todas as "boas" decisões do jogo até aqui. Isso é importante. Então, sendo assim, opte por poupar a vida de Cunningham (escolha a opção Spare). Assim, assistirá o final de jogo Forgiveness.

Ending A (Prata)
Esse troféu de prata será liberado ao completar o game e assistir o final Forgiveness.

Mas não é só isso. Após assistir ao final Forgiveness e liberar o troféu, dê um Load Game no save anterior. Vá normalmente até o ponto decisivo entre matar ou poupar a vida de Cunningham. Desta vez, mate-a (escolha a opção Kill). Irá assistir ao final Full Circle, liberando mais um troféu.

Ending C (Prata)
Esse troféu de prata será liberado ao completar o game e assistir o final Full Circle.

Agora que fechou o game pela primeira vez, e assistiu aos finais A e C, já teremos liberado a grande maioria dos troféus, restando apenas alguns mais complicados. Temos mais duas jogatinas pela frente. Vamos lá!

Recomece o game do começo. Pode ser na mesma dificuldade Easy, de combate e de enigmas, não faz diferença. Sua intenção agora será realizar um final secreto, o qual é impossível de se conseguir na primeira jogatina. Eu lhe direi como fazer isso. Ah, e, como vamos fazer o final secreto, não há qualquer necessidade de se preocupar com os momentos de decisão do jogo. Pode tomar decisões boas ou ruins, elas não irão interferir em nada para o final secreto, mesmo.

Além disso, vamos aproveitar essa jogatina para conquistar um troféu bem especial: o troféu que exige que fechemos o jogo sem matar um único inimigo. É isso mesmo. Parece difícil, mas é plenamente possível. Você pode bater nos inimigos, e pode derrubá-los no chão, mas, contanto que não dê o golpe de misericórdia, não será considerado uma morte. Tente fugir de todos os inimigos, e, se estiver cercado, derrube alguns no chão e fuja. Apenas não mate ninguém! Se acabar matando alguém por engano, terá de dar Load Game do último checkpoint e tentar novamente. Há algumas sidequests que exigem mortes de monstros para serem completadas, então, obviamente, não vamos fazer essas sidequests no game. Na verdade, aconselho a nem fazer sidequests nessa jogatina. Vá direto aos locais obrigatórios e feche o jogo o mais rápido possível, claro, seguindo as minhas instruções para realizar o final secreto.

Vamos lá. Para realizar o final secreto, terá de completar uma sidequest especial chamada Digging Up the Past. Essa sidequest só está disponível após se fechar o game uma vez. Ele consiste em desenterrar um total de 7 artefatos escondidos ao redor da cidade de Silent Hill. Para desenterrar os itens, precisará de uma pá, é claro. Há dezenas de pás espalhadas pela cidade. Todos esses locais podem ser localizados facilmente nos mais diversos pontos da cidade, e eu darei as localizações exatas aqui:

Assim que sair de Devil's Pit, estará na rua Straub. Há uma pá dentro do barracão no canto sudoeste da rua. Saindo do barracão, atravesse a rua e entre no quintal da casa. Do outro lado, passe pelo portão aberto. Ao lado de um barril com velas acesas, estará o local exato em que tem de cavar. Aparecerá a opção Dig. Cave e encontrará um artefato secreto. Um já foi, faltam seis.

O segundo ponto fica no quintal dos fundos da mesma casa do qual você faz descer a escada que leva ao Apartment. Basta seguir a calçada oeste da rua Lansdale, pouco acima da rua Campbell, e poderá entrar no quintal da casa. Saberá que está no local correto pois nesse local há um barril com velas acesas e um banco de praça. Há uma pá bem próximo à Police Station, se estiver procurando por uma. Dois já foram, faltam cinco. Vamos em frente.

Saindo de Apartment, estará em um beco que leva à rua Laymond. Pouco mais atrás, ao sul do ligamento entre a rua Laymond e a rua Cook, haverá um pequeno parquinho. Reconhecerá o local exato por ele mais uma vez ter aquele barril com velas acesas ao lado. Cave no local por mais um artefato. A pá mais próximo que pode conseguir, daqui, fica logo mais, no cruzamento da Cook com a Lansdale. Três já foram, faltam quatro. Vá em frente.

O próximo artefato fica no Logan's Park, um parque que liga a rua Lamon com a rua Laymond. Não tem erro. Defronte com a fonte, haverá diversos caminhos. O caminho que serpenteia mais para o norte é o caminho correto. Ele leva até um trecho de terra sem saída, com um barril de velas acesas. Cave nesse local pelo artefato. Se precisar de uma pá, procure na entrada do parque. Quatro já foram, falta três.

O próximo ponto é ainda mais fácil: fica em um parque isolado bem a oeste do Movie Theater, na calçada leste da Brite. Vá por trás da grade e verá um barril com velas marcando o local em que deve cavar. Na parte norte da rua Brite, pouco antes da virada para oeste, poderá entrar em um quintal de uma casa, e nesse quintal haverá uma pá. Use-a. Cinco artefatos já foram, faltam dois.

Agora, avance até chegar em Saint Maria's Monastery. Defronte o monastério, vá para a direita e desça a escadinha ao final. Chegando à fonte, siga reto, descendo mais escadas, e então vire à esquerda. Ao final, vire à esquerda, e, no final desse beco sem saída, é só cavar ao lado do barril de velas acesas. Há uma pá na entrada do Monroe Cemetery. Seis já foram, falta apenas um.

Por fim, o último local em que deve cavar fica no quintal da casa da sidequest Mirror, Mirror. Fica na calçada sul da rua Ketchum, a oeste da rua King. Defronte à casa, a entrada fica pelo portão aberto à direita da porta de entrada. Nesse quintal, encontrará o último barril com vela acesas do game. Caso precise de uma pá, encontrará uma encostada em um caminhão na rua Ketchum. Cave mais esse artefato, o sétimo do jogo, e a sidequest estará completa.

Useless Trinkets (Bronze)
Esse troféu será liberado tão logo tenha completado a sidequest Digging Up the Past. Não é preciso pegar todos os artefatos do jogo, apenas é preciso ter desencavado todos os sete artefatos especiais (há um total de 10 artefatos de Silent Hill no jogo, mas os outros não contam pro troféu). Caso tenha perdido a localização de algum desses locais, basta assistir o vídeo abaixo para referências melhores:


Após desencavar esses artefatos, irá liberar, ao final do game, o final secreto Surprise, independentemente de suas escolhas no decorrer do jogo. Ah, e há outros troféus também, que deverá liberar no decorrer dessa jogatina. Atenção a eles:

Stay of Execution (Prata)
Esse troféu deverá vir com o tempo. Para liberá-lo, você precisa incapacitar 20 monstros e não matá-los, deixá-los apenas incapacitados. Como eu recomendei que, nessa jogatina, você deve fugir dos monstros e apenas enfrentá-los sob máxima necessidade, haverá momentos em que precisará de fato derrubá-los no chão para prosseguir. Apenas não os mate (precisamos fechar o jogo sem matar ninguém para conseguir outro troféu). Você pode derrubá-los no chão e deixá-los lá, sem matá-los. Essa meta deverá ser batida facilmente. Mas, se estiver tendo dificuldades, dedique seu tempo a ficar incapacitando o máximo de inimigos que puder. Após bater essa meta, pode voltar a apenas fugir dos inimigos.

Fight Or Flight? (Prata)
A exemplo do troféu anterior, esse também deverá ser liberado automaticamente nessa jogatina. Para liberá-lo, só o que precisa fazer é fugir de 20 monstros sem enfrentá-los. Eu já recomendei que fugisse dos monstros nessa jogatina, então não deverá ser nenhum problema. Ao encontrar um monstro, na rua, por exemplo, ignore-o e saia correndo para onde tem que ir. Só os enfrente em última necessidade. É preciso que Murphy entre em "posição de combate" e depois fuja, para ser considerado uma fuga. Simplesmente vá fugindo dos inimigos e esse troféu será liberado rapidamente.

Agora, basta seguir em frente com o jogo. Se seguiu meu guia corretamente, irá assistir o final secreto Surprise!.

Ending E (Prata)
Esse troféu de prata será liberado ao completar o game e assistir o final secreto Surprise!.

Good Behavior (Prata)
Esse troféu também deverá ter sido liberado a essa altura. Ele exige que você tenha fechado o jogo sem matar nenhum inimigo. Pode ter incapacitado quantos quiser, mas jamais ter dado o golpe de misericórdia em nenhum deles. Obviamente, chefes de fase não contam para esse troféu, pois é impossível fechar o game sem derrotá-los. Ele apenas conta os inimigos reais, que se encontram nas fases. Se seguiu meu guia até aqui, e tomou as precauções que eu informarei, terá liberado esse troféu ao fim da segunda jogatina. Se não, é porque acabou matando algum monstros desapercebidamente, então precisa recomeçar e tentar mais uma vez.

Bom, vamos agora para a terceira e última jogatina. Essa jogatina servirá para dois propósitos. Primeiro, para que possamos realizar os finais B e D, que são os finais ruins. Para consegui-los, terá de tomar as piores decisões por todo o game. Basta escolher a outra opção que não escolheu na primeira jogatina. Quando Cunningham pedir sua ajuda, no começo do jogo, não a ajude. Quando Sater estiver disposto a se suicidar, incentive-o a se suicidar.

Segundo, essa jogatina será útil para liberarmos o troféu que envolve fechar o game na dificuldade Hard. Portanto, escolha a dificuldade Hard para combate e enigmas. Será necessário. Jogar na dificuldade Hard é muito mais difícil do que no Easy, mas não é nada impossível. Após fechar duas vezes, já deverá ter se acostumado a enfrentar os inimigos e onde ficam os itens. Os inimigos estão mais fortes, e Murphy tomará muito mais dano do que o normal. Você pode optar por enfrentar os monstros ou fugir deles quando for conveniente. Tente reservar munição e First-Aid Kits para quando for realmente necessário. Quanto aos enigmas, eles estarão bem mais difíceis, e alguns itens obrigatórios do jogo terão mudado de lugar. Basta um pouco mais de paciência (ou, se quiser, acesse alguns vídeos na internet para ver a resolução dos enigmas mais cabeludos), e conseguirá passar por eles numa boa.

Então, chegando ao final do game, mais uma vez será o momento decisivo entre dois finais. O momento em que podemos escolher entre perdoar ou matar Cunningham. Primeiramente, escolha poupar a vida de Cunningham. Assim, assistirá o final Truth and Justice.

Ending B (Prata)
Esse troféu de prata será liberado ao completar o game e assistir o final Truth and Justice.

Da mesma forma como fez na primeira jogatina, dê um Load Game no save anterior e escolha dessa vez matar Cunningham, de modo a poder assistir ao final Execution.

Ending D (Prata)
Esse troféu de prata será liberado ao completar o game e assistir o final Execution.

Capital Punishment (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado assim que conseguir fechar o game na dificuldade de combate Hard. Como escolheu a dificuldade Hard nessa jogatina, esse troféu deverá ter sido liberado.

Puzzle Master (Ouro)
Da mesma forma como o troféu anterior, esse será liberado ao fechar o game na dificuldade de enigmas Hard. Como eu recomendei que, para essa jogatina, deixasse a dificuldade de combate e de enigmas no Hard, então deverá ter liberado esses dois troféus na mesma jogatina.

Rain Maker (Platina)
E essa é a platina final. É isso aí! Você platinou Silent Hill: Downpour! Foi tão simples quanto eu avisei que seria, não é mesmo? De qualquer forma, meus parabéns!

E então? Esse guia lhe foi útil? Comente o que acha, e nos indique um game para a seção Platinando!

2 comentários:

  1. Mesmo após completar todas as 13 sidequests, ainda ficam os "?" espalhados no mapa? Por quê?

    O que temos que fazer no porão onde tem aquela menina desaparecida na caixa de leite e um espírito gemendo?

    Por detrás do cinema tem uma loja onde tem escrito: aberto 24/7... tem que fazer mais alguma coisa nesses casos?

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma dúvida na prisão precisa matar os monstros para o elevador ir descendo , atrapalha no troféu para de não matar ninguém ?

    ResponderExcluir