terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Melhores Games 2013 (Driving) - Especial

Olá, seguidores do Melhor Final! Vamos dar continuidade agora para a nossa série de matérias especiais sobre os melhores games de 2013. Na matéria anterior, falamos sobre os jogos do gênero Action-Adventure. Desta vez, iremos falar sobre os games do gênero Driving.

GranTurismo6.jpg

Vamos a eles:

Gran Turismo 6

GranTurismo6.jpg

Lançamento: 5 de dezembro

A série de games de corrida mais bem sucedida de todos os tempos voltou com força total. Após três anos de produção desde o game anterior (o que é um espaço de tempo consideravelmente curto levando em consideração que a série manteve o costume de possuir longos anos de desenvolvimento de cada game), a sexta edição da franquia chegou com exclusivamente para o Playstation 3. Gran Turismo 4 é o último game da série nessa geração (que inclusive já está com título definido para a próxima geração), e a Polyphony Digital se esforçou para fazer o melhor simulador de corrida de todos os tempos. O game possui ao todo 1200 carros à sua disposição (vale lembrar que muitos desses carros são semelhantes, com poucas alterações) e 33 pistas (sendo que essas 33 pistas possuem 71 layouts diferentes). Agora com a inclusão de carros de fórmula 1 e de módulos lunares, além dos já conhecidos carros das mais diferentes montadoras, o jogo possui o mesmo formato dos games anteriores, contando com muitos campeonatos, possibilidade de customização total de cada veículo e um sistema de ganho de dinheiro que privilegia o esforço e a repetição de módulos para poder incrementar a garagem. Ainda é possível tirar licenças para poder competir em competições superiores. Uma das inovações do game é a possibilidade de se comprar "crédito de jogo" por meio externo, comprando cartões com dinheiro real. Essa medida gerou controvérsias entre os fãs, mas não é nada que apague o brilho dessa excelente edição de um clássico entre os games de corrida. Lançado bem no finalzinho do ano, o título já possui 2,08 milhões de cópias vendidas.

Forza Motorsport 5

Forza 5 box art.jpg

Lançamento: 22 de novembro

Atualmente, no hall dos simuladores de corrida, o maior adversário de Gran Turismo é a franquia Forza. E é claro que a Microsoft Studios não iria deixar barato o lançamento de um novo Gran Turismo, eles responderam à altura, lançando Forza Motorsport 5. Exclusivo para a nova geração de consoles, o game foi um dos jogos de lançamento do aclamado console Xbox One. Com gráficos absurdamente lindos, dignos da nova geração, o game trouxe 200 carros de 50 montadoras diferentes e 14 pistas. Fãs da franquia podem perceber uma bela diminuição na quantidade de opções, já que o game anterior da franquia possuía 500 carros de 80 montadoras e 27 pistas. Para um game da nova geração, o game até que vendeu bem, com 920 mil cópias vendidas até então.

Need for Speed: Rivals

Need for Speed Rivals cover.jpg

Lançamento: 15 de novembro

Falando sobre franquias famosas do gênero Driving, é claro que não podemos nos esquecer de um grande nome como Need for Speed. A franquia milionária da Electronic Arts lanou dois games em 2013: uma versão do Most Wanted para Wii U, chamado de Need for Speed: Most Wanted U, e o grande lançamento da franquia no ano, Need for Speed: Rivals. O game foi lançado junto com os dois grandes consoles do ano, Playstation 4 e Xbox One, mas também teve versões para Playstation 3, Xbox 360 e PC. O game manteve a mesma mecânica de jogo dos games anteriores, com alucinantes pegas e fugas da polícia. A polícia volta a ter participação efetiva das corridas, e eles podem acabar com a graça. Agora, na verdade, o jogador pode escolher seguir carreira como corredor de racha ou mesmo como policial. Há diversos tipos de carreira a se seguir, desde piloto de manobra até corredor mesmo (isso vale tanto para corredor de racha quanto para a polícia), e isso leva em consideração as habilidades do jogador. Através do novo sistema AllDrive, a diferença entre single player e multiplayer fica quase imperceptível, já que é fácil encontrar um competidor e entrar no meio de uma corrida versus ou cooperativa, garantindo uma experiência online incrível e inédita. De quebra, o game permite customizar inteiramente os veículos, bem no estilo do antigo Underground. Ou seja, é um dos melhores e mais completos Need for Speeds já lançados, e isso o garante como um dos melhores jogos de corrida dessa geração. O game vendeu até o momento 2 milhões de cópias.

GRID 2

Grid 2 box artwork.png

Lançamento: 27 de maio

Grid 2 é a sequência direta de Grid, game de 2008. Propriedade da Codemasters, o game permite ao jogador engajar em uma verdadeira carreira de motorista, do anonimato para o sucesso dos grandes campeonatos internacionais. A ideia do jogador é conquistar fãs, e para isso o jogador tem de vencer os campeonatos, fazer manobras para conseguir pontos, e ainda completar alguns desafios para conseguir patrocinadores e novos carros para a garagem. A mecânica de jogo TrueFeel permite uma interação maior entre a direção extremamente realista dos Gran Turismos com a velocidade alucinante de Need for Speed. O jogador deve se atentar para não sair da pista, mas é possível usar flashback caso cometa algum erro, de modo que o jogador pode se sentir mais à vontade para realizar algumas manobras mais bruscas. Com uma excelente seleção de pistas e de carros à disposição, o game apresenta diversos modos de jogo diferentes, da corrida convencional à corrida por checkpoints, do modo eliminação ao racha 1 contra um, do drift a uma cautelosa disputa por ultrapassagens. Lançado para Playstation 3, Xbox 360 e PC, o game já vendeu mais de 500 mil cópias ao redor do mundo.

Asphalt 8: Airborne

Asphalt 8 image.png

Lançamento: 22 de agosto

Já há algum tempo os games ultrapassaram a barreira dos consoles e dos portáteis. Os jogos feitos especialmente para celulares e smartphones hoje em dia rivalizam em qualidade com muitos games feitos para as plataformas mais visadas e lucrativas. E muitos desses games merecem nossa atenção, como é o caso de Asphalt 8: Airborne, produzido pela Gameloft para Android e iOS. Continuação da aclamada franquia de jogos de corrida para mobile, o game surpreendeu a mídia especializada apresentando bons gráficos e um sistema de jogabilidade refinado, que permite ao jogador escolher o modo de controle que melhor se adéqua a ele (usar o sensor do mobile para virar o carro, ou usar um volante virtual na tela, enfim). Há quatro modos diferentes de controle, para agradar ao máximo possível os fãs. Há oito temporadas de corridas, com muitas disputas acirradas e pistas que abusam de rampas e de manobras, que, quando realizadas, enchem uma barra de adrenalina, útil para realizar objetivos extras nas corridas e liberar achievements. Além de um vasto e variado modo single-player, o game possui um modo de jogo multiplayer local e até mesmo um modo de disputa geral, o World Series. Pegando os críticos de surpresa, o game recebeu excelentes notas ao redor do globo, e chegou a ser mencionado como um dos melhores games de corrida já feitos para mobile e até mesmo um dos jogos do gênero mais elogiados do ano de 2013. Um belo representante da evolução que os games mobile sofreram em 2013.

F1 2013

F12013Cover.jpg

Lançamento: 4 de outubro

Produzido pela Codemasters, a mesma empresa por trás de Grid 2, também lançado esse ano, F1 2013 é a quinta edição da empresa relacionada à fórmula um, como o nome já diz. Todas as 11 equipes e 22 corredores da fórmula um foram licenciados e estão presentes no game para se competir, assim como todas as 19 pistas. Tudo retratado com a mais nova EGO Engine, o que proporciona grande realismo aos gráficos. Além do mais, a mecânica de jogo é bem fiel ao que se espera de um jogo de fórmula um: realismo total e controles rápidos e precisos para comandos de todo o carro. Além de todos os carros, pilotos e pistas oficiais licenciados, o game ainda traz algumas pistas e carros das décadas de 80 e 90 para se jogar, através do Classic Mode. Isso ainda coloca o game no hall de um dos mais completos jogos de corrida baseados na fórmula um de todos os tempos, super recomendado para os apaixonados pelo esporte, com direito a narrações próprias e muitas informações adicionais. Lançado para Playstation 3, Xbox 360 e PC, o game vendeu 610 mil cópias em todo o mundo.

Motocross Madness


Lançamento: 4 de outubro

E não vamos nos esquecer dos games arcade. Publicado pela Microsoft Game Studios e exclusivo do Xbox 360, Motocross Madness é a continuação de uma série de motocross de 1998, que não vê um novo jogo desde 2000. Fãs do esporte e da série poderão matar a saudade com esse novo game, que apresenta interação total com os avatares do console. As pistas e as customizações dos personagens são simples, mas o que vale no game é a diversão, e é aí que está o ponto alto do game. Não adianta só chegar em primeiro, tem de acumular pontos com manobras radicais aproveitando as rampas e turbos das pistas. Com os pontos, podemos comprar novas customizações, manobras, e muitas outras coisas, até mesmo desbloquear novas e mais potentes motos. Vale totalmente a pena, até pelo baixo valor comparado com a diversão proporcionada. Por ser estritamente arcade, não há informações sobre cópias digitais vendidas.

E é isso. E aqui termina essa parte da nossa Retrospectiva 2013. Esses foram os principais games lançados em 2013 no gênero Driving. Na próxima parte, relembraremos os principais jogos do gênero First-Person Shooters lançados em 2013. Até lá!
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário