quinta-feira, 10 de abril de 2014

Platinando Assassin's Creed: Black Flag

Este é o nosso guia de como platinar Assassin's Creed: Black Flag, lançado em 2013 pela Ubisoft para Playstation 3, Playstation 4Xbox 360, Xbox One, Wii U e PC.

Assassin's Creed IV - Black Flag cover.jpg

Você ainda não platinou esse game e está tendo dificuldades? Tudo bem. Nós podemos lhe ajudar! Confira nosso guia Platinando Assassin's Creed: Black Flag:



ASSASSIN'S CREED: BLACK FLAG


Ficha técnica:

Troféus de bronze: 36
Troféus de prata: 13
Troféus de ouro: 1
Troféus de platina: 1
Total de troféus: 51
Troféus online: 7
Tempo de jogo estimado: de 35 a 50 horas
Dificuldade estimada: 3/5 - Dificuldade considerável
Vezes que precisa jogar o game: Apenas uma

Considerações: Mais um Assassin's Creed lançado, e os platinadores de plantão já estão atentos para adicionar mais uma platina para a sua coleção! A Ubisoft manteve a sua tradição com relação aos troféus, e os troféus que se precisa obter em Assassin's Creed: Black Flag se assemelham e muito aos troféus que são obtidos nos jogos anteriores da franquia, com poucas alterações. Inclusive, a presença de troféus online mais uma vez se torna presente, e vale atentar ao fato de que precisará dedicar muitas e muitas horas no modo online do game. Caso você não tenha curtido o modo online do game e não queira se aventurar muito por ele, aconselho a procurar outro jogo para platinar. Agora, se curte a franquia e curtiu platinar algum Assassin's Creed anterior, então aproveite que essa platina será ainda mais fácil, pois já estará acostumado com os procedimentos do game. Tudo certo, deixemos de conversa e vamos para a platina!

Dicas de procedimento: Antes de nos tornarmos o mais temido entre os piratas caribenhos, vale a pena se atentar para algumas recomendações úteis que lhe ajudarão a poupar horas preciosas de sua jogatina. Leia com atenção:


a) Assassin’s Creed: Black Flag possui um mundo vasto e repleto de exploração. Explorar os locais é essencial para completar o game, e vale para a platina. Há diversos itens colecionáveis e baús de tesouro espalhados pelas áreas, e elas sempre são úteis para avançar no game, porém, não são essenciais para a platina. Veja bem: o único item colecionável que realmente precisa ser coletado no game são as estelas maias. Só! Alguns mapas de tesouro também possuem peças que serão necessárias para realizarmos melhorias no barco, mas não são todos, só alguns. De resto, todos os demais itens (fragmentos de animus, manuscritos, baús de tesouro, canções) não possuem qualquer troféu relacionado e definitivamente não importam de forma alguma para essa platina. Sendo assim, eu apenas informarei a localização de estelas maia e dos mapas de tesouro necessários no decorrer do meu guia, já que são os únicos itens realmente necessários pra platina. Ao chegar a uma nova área, procure pelos panoramas, os locais onde pode olhar em volta e gravar a localização no mapa. Assim, a localização de todos os itens secretos, incluindo as estelas maia, também aparecerão no mapa.

b) As missões do game possui objetivos principais, os que precisam ser completados para concluir a missão, e objetivos secundários, objetivos esses que apenas adicionam pontos de sincronização. Há um troféu relacionado a realizar todas as missões principais do jogo com 100% de sincronização, ou seja, concluindo todos os objetivos opcionais, os secundários, de todas as missões. Não será uma tarefa fácil, deve-se dizer, pois alguns objetivos opcionais de algumas missões são realmente difíceis. Mas vale lembrar que todas as missões podem ser rejogadas a qualquer momento que queira, portanto, se estiver com dificuldade para realizar o objetivo secundário de alguma missão, pode deixar para fazer futuramente. Pode tentar quantas vezes for necessário, também.

c) Há troféus relacionados com a tomada de fortes. Tomar fortes é importante para poder desabilitar a exploração na área naval equivalente, nos revelando itens colecionáveis e novos locais para explorar. Também servem como local de proteção e ainda por cima liberam contratos navais, os quais são necessários para mais outro troféu. Tome todos os fortes, pois, além de tudo, eles ainda são necessários para um troféu. Apenas tome cuidado com a força dos fortes: alguns fortes podem ser difíceis demais de serem tomados de começo. Eu recomendarei os fortes a serem tomados no decorrer do guia. A mesma coisa com tavernas. Em algumas cidades e vilarejos, encontrará tavernas. Algumas já vem liberadas, outras precisam ser liberadas. Ao chegar perto de uma taverna não liberada, Kenway irá arrumar briga com algumas pessoas, e terá de vencê-las no mano-a-mano. Vencendo a briga, a taverna estará liberada. Nas tavernas, poderá jogar jogos, beber e adquirir informações importantes sobre rotas navais. Tome todas as tavernas que encontrar. Eu indicarei a localização das cidades que possuem tavernas no decorrer do guia.

d) Dentro de Assassin’s Creed: Black Flag, encontrará dois mundos de jogo: o mundo de Edward Kenway, que é o mundo principal, em terceira pessoa, e um mundo “real”, em primeira pessoa. O mundo em primeira pessoa é apenas um complemento da história, mas ele possui sua participação na platina, pois há um troféu em específico que só poderá adquirir nesse mundo real. Esse troféu exige que hackeie alguns computadores. Eu indicarei quando os computadores se tornarão disponíveis para você.


e) Conseguirá diversos tipos de suprimentos no decorrer do game. Ao derrotar outros navios, conseguirá cinco tipos de material: açúcar, rum, metal, madeira e tecido. Metal, madeira e tecido são itens úteis para a construção de diversos upgrades para seu navio, então não os venda em hipótese alguma. Não poderá repor depois, então não as venda nunca. Já açúcar e rum não possuem qualquer valor para construção, apenas valor comercial mesmo, então pode vendê-los. Há um troféu relacionado a fazer todos os upgrades em seu navio, e, para isso, precisará do máximo de suprimentos que puder arrumar. O mais raro de se encontrar é o metal: se ver um barco carregando uma boa quantia de metal pelo caminho, certifique-se de abordá-lo e roubar sua carga. Será muito importante depois, então, quanto mais metal estocar desde o começo melhor. Você pode descobrir a carga que algum navio carrega usando a luneta neles.

f) Também irá encontrar animais selvagens no game, e pode conseguir peles e ossos com eles. Esses são usados para se fazer upgrades nas vestes de Kenway, mas eles não são necessários para troféu, com a exceção de duas peles: bugio vermelho e jaguar branco. Outras peles também são necessárias para formar coldres de armas, que são precisos para outro troféu, também, mais precisamente jaguatirica, baleia-jubarte e crocodilo. Eu indicarei a localização deles no meu guia. De resto, as peles dos outros animais podem ser adquiridos por sua conta, já que não importam para troféus.

Guia: Agora, vamos aos troféus, um de cada vez, de acordo com a ordem em que aconselhamos que sejam liberados (lembre-se, não é uma ordem obrigatória, apenas recomendada):

Sequência de memória 1

O game começa em Cabo Bonavista. Encontrará a estela maia #1 aqui, não deixe de pegá-la.

Excavator (Bronze)
Esse troféu será provavelmente o primeiro que irá liberar. Para liberá-lo, é preciso encontrar um tesouro enterrado. Pois bem, o primeiro tesouro enterrado se encontra ainda aqui em Cabo Bonavista, na sequência de memória 1 do game. Assim que libertar o mercador, aqui na praia encontrará um cadáver contendo um mapa de tesouro. O baú escondido se encontra exatamente aqui em Cabo Bonavista, em terra firme e a poucos metros do local onde encontrou o mapa. Siga a rota do mapa de tesouro e encontrará o baú. Cave-o para pegar a recompensa e liberar esse troféu.

Owned (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que completar todas as atividades dentro de uma área. Entende-se “atividades” por abrir baús, coletar fragmentos de Animus, artefatos maias, enfim. Há localidades maiores e outras menores, enfim, não será nem um pouco difícil coletar tudo de uma só área. Mas esse troféu pode ser adquirido logo aqui em Cabo Bonavista! Não é uma área grande, e os itens são bem fáceis de se coletar, na verdade. Vá até os panoramas da região e sincronize no alto dele para demarcar a localização de todos os itens colecionáveis no mapa. Agora, marque a localização de cada um deles no mapa e vá coletá-los. Assim que pegar tudo o que tem aqui nessa área, esse troféu será liberado.

Um aviso: esse troféu é o único relacionado a itens colecionáveis que não sejam estelas maia no game. O único! A partir de agora, não será mais necessário adquirir qualquer item colecionável que não seja estelas maia para a platina, com exceção de alguns mapas de tesouro que irei definir, de modo que pode ignorá-los completamente. Coletá-los ou não fica por sua conta.

Vamos em frente com o game, e logo deverá terminar a sequência de memória 1, o que nos rende um troféu:

Heroes Aren’t Born (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. É o primeiro troféu obrigatório do game. Ele será liberado assim que concluir a sequência de memória 1.

Sequência Abstergo 1

Não há nenhum troféu específico a ser adquirido nessa sequência, apenas siga em frente com as missões principais.

Sequência de memória 2

Aqui na sequência 2, conheceremos uma nova localidade, Havana.

Um aviso: a partir de agora, as missões possuirão sub-missões. Sub-missões são objetivos opcionais, que não precisam necessariamente serem completados para finalizar a missão, mas que valem pontos de sincronização sempre. Portanto, para fazer 100% de sincronização, terá de completar todas as missões incluindo os objetivos opcionais, como eu informei anteriormente. Tenha isso em mente e fique sempre atento aos objetivos opcionais. Se quiser, poderá refazer qualquer missão já completada a qualquer momento para obter algum objetivo opcional que tenha deixado para trás.

Apenas siga em frente com o game.

Good While It Lasted (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir a sequência de memória 2.

Sequência de memória 3

Nessa sequência, primeiro conhecerá uma nova localidade, Ilha Ábaco.

Depois irá para uma nova cidade, Nassau.

Aqui em Nassau, poderemos conseguir um troféu:

Silence, Fool! (Bronze)
Para liberar esse troféu, é preciso matar um inimigo enquanto ele está soando um sino de alarme. É bem fácil, na verdade. Encontrará diversas propriedades privadas no game, protegidas por soldados e com um sino de alarme que aparece indicado no mapa. O que tem que fazer é muito simples. Permita que um inimigo lhe veja, e ele sairá correndo para dar o alarme. Aproxime-se dele e espere. No momento em que ele estiver batendo o sino, mate-o com um ataque físico. O troféu deverá ser liberado em seguida. Pode tentar quantas vezes quiser, até conseguir.

Durante a primeira missão que tiver aqui em Nassau, poderá conseguir o seguinte troféu:

Siren Song (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que resgatar reféns piratas distraindo os inimigos com dançarinas. A primeira missão em Nassau consiste em resgatar 15 piratas que foram apreendidos. Pois bem, primeiro encontre um grupo de dançarinas. Recrute-as pressionando ● próximo a elas. Elas irão segui-lo até onde quiser. Vá até um local onde haja piratas aprisionados, e verá um ou dois soldados guardando-os. Mire neles e pressione L2 para fazer com que as dançarinas distraiam esses soldados. Então, enquanto eles estiverem distraídos, vá até os piratas aprisionados sem ser visto e liberte-os. Basta fazer isso uma vez para conseguir liberar esse troféu. Caso não consiga de primeira, pode tentar novamente quantas vezes quiser, ou, em último caso, até mesmo refazer essa missão futuramente. Caso queira uma dica de como conseguir isso, assista o vídeo explicativo a seguir:



Logo após a primeira missão, estará em uma taverna, e a missão lhe levará a liberar essa taverna. Você pode liberar tavernas no decorrer do game, depois de brigas de rua. Essa será a taverna #1. Assim que liberar a taverna, poderá usá-la. Há 8 tavernas que precisa liberar para um troféu, e eu indicarei a localização de todas elas no decorrer do guia. Além disso, nessa taverna, poderá conseguir um troféu:

Hungover (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de passar mal de tanto beber. Quando estiver em alguma taverna, em um dos lados do balcão, encontrará uma garrafa de rum que pode beber por 5 reales. A cada copo que beber, ficará mais bêbado e mais tonto. Beba mais e mais, e, após cinco copos de rum, Kenway irá desmaiar e acordar em um monte de feno. Assim que isso acontecer, o troféu será liberado. Não deverá encontrar problemas, mas o vídeo a seguir poderá ajudá-lo se tiver dúvidas:



Ah, e deverá conseguir mais um troféu nessa sequência:

Employee of the Month (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que completar 25 desafios Abstergo. Desafios Abstergo são uma pontuação extra por certas atividades, como realizar tantos assassinatos, tantos contratos, matar tantos animais, e assim por diante. Quase tudo o que se faz no game contribui para algum desafio Abstergo. Você pode ver a lista completa de desafios Abstergo apertando START e entrando em Desafios Abstergo. Esse troféu virá naturalmente no decorrer do game. Se for do tipo explorador que vasculha tudo e pega os itens (mesmo que não sejam necessários para a platina), esse troféu provavelmente será liberado ainda aqui na sequência de memória 3. Mas não se preocupe: ele será liberado mais cedo ou mais tarde, pois quase tudo o que você faz contribui para algum desafio Abstergo, e, mais cedo ou mais tarde, conseguirá concluir 25 deles e esse troféu será liberado, não se preocupe.

Então, conhecerá uma nova localidade, Salt Key. Nessa ilha, poderá liberar a taverna #2Ainda aqui em Salt Key, irá realizar diversas missões sobre navios. Uma das missões irá lhe impor que ataque os navios da marinha. Nesse ponto, poderá conseguir um troféu:

All Aboard! (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que for a bordo de um navio sem perder nenhum membro da sua tripulação. Bem, a ideia é simples, mas sua concepção não é tão fácil, pelo menos não a princípio. Primeiramente, não é qualquer navio que vale para esse troféu, e sim apenas navios com mais de 10 tripulantes, ou seja, de brigue para cima. Brigues, fragatas, galeões de guerra, esse tipo de navio. Os navios menores como canhoneiras e escunas não servem. Você deve invadir o navio e tomá-lo sem perder nenhum membro da sua tripulação. Bem, primeiramente, atinja o navio normalmente com suas armas até danificá-lo de modo a poder abordá-lo. Tão logo comece a abordá-lo, vá para os canhões giratórios perto do timão e mate o máximo que puder de tripulantes com ele. Não mate todos, pois precisará invadir o navio para contar para o troféu. Após matar o máximo que der, pule para o navio inimigo rapidamente e use suas pistolas para matar o máximo de oponentes que puder, e então use a espada para matar aqueles que faltarem. Se for rápido o bastante, eles não terão tempo de matarem nenhum de seus tripulantes. Mas, se matarem um tripulante que seja, terá de tentar novamente com outro navio. Não se preocupe se não conseguir agora: você poderá tentar mais tarde, após fortalecer o navio e adquirir armas melhores. Mas não é realmente necessário: com algum treino, deverá conseguir esse troféu aqui mesmo. É apenas uma questão de paciência e prática.

Também é bom que já vá adiantando o seguinte troféu:

Roped In (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que fizer 5 assassinatos aéreos pulando da corda do Jackdaw. Assim que abordar um navio inimigo, você pode usar a corda (há duas cordas, uma perto do timão e outra na outra extremidade do navio) para se balançar ao navio adversário. O que você deve fazer é esperar que o navio esteja próximo, use a corda para ir ao outro navio, e, da corda, pressione para assassinar um oponente caindo sobre ele. Terá de fazer 5 assassinatos aéreos desse tipo para liberar o troféu. Bem, irá abordar muitos e muitos navios no decorrer do game, então é só uma questão de atenção para liberar esse troféu. Quanto mais cedo liberar esse troféu, será melhor para já poder deixar esse troféu pra trás, então, tente consegui-lo o mais rápido que puder.

No decorrer dessa sequência, também deverá liberar os troféus a seguir:

Business and Pleasure (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que ganhar 50.000 reales. Bem, é um troféu cumulativo, ou seja, não precisa ter os 50.000 reales com você. Basta ir pegando os reales que receber ao abrir baús, fazer missões ou contratos navais ou de assassino, e logo conseguirá juntar essa quantia.

Mer-man (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que nadar um total de 1 milha náutica. Bem, assim como o troféu anterior, esse também é cumulativo. Ele será liberado após uma determinada quantia de tempo nadando, portanto, se você costuma nadar bastante no game, esse troféu será liberado mais cedo ou mais tarde. Talvez ele seja liberado aqui nessa sequência, mas, caso não seja, não se preocupe, pois você terá de nadar bastante no decorrer do jogo, e ele será liberado mais cedo ou mais tarde.

Ah, uma dica: depois de algumas missões nessa sequência, será indicado a ir para a área naval de Gibera. Antes de ir, eu recomendo que tome essa área naval de Dry Tortuga. Tome o forte de Dry Tortuga. É fácil, e um treino para um troféu em específico, que exige que tomemos os 10 fortes principais do game. Dry Tortuga não é um dos fortes principais, mas ele nos permitirá ver melhor o que tem nas redondezas, e então poderá coletar os itens colecionáveis na região. Encontrará a estela maia #2 na ilha de Matanza.

Ah, um aviso importante: tomando fortes, irá disponibilizar contratos navais. Há um total de 15 contratos navais que precisam ser realizados para um troféu. Portanto, aconselho a ir realizando todos os contratos navais que puder, no decorrer do game, sempre após tomar os fortes.

Depois, recomendo também que tome o forte #1 de Eleuthera, pois nos permitirá explorar mais uma parte do mapa do mundo com maior tranquilidade. Poderá liberar a taverna #3 na ilha de Andreas, o que será necessário para um troféu. Na ilha Cat, encontrará a estela maia #3.

Então, vá para a área naval de Gibera e entre em Salt Lagoon para continuar com as missões principais do game.

Após mais algumas missões, terá de ir para Grande Inagua. Ao invés de ir para essa área, vamos terminar essa área naval de Gilbara. Então, tome o forte #2 de Gibara para liberar essa área naval e desbloquear novos contratos navais. Agora, vamos explorar essa região. Na ilha Mariguana, não deixe de coletar um mapa de tesouro que tem aqui. Esse mapa de tesouro lhe permitirá encontrar um tesouro na ilha Andreas, na zona naval de Eleuthera. Esse tesouro lhe fornecerá a planta de upgrade #1 Elite Harpoon Strength para o Jackdaw. Você precisa coletar todas as plantas de upgrade de game, pois elas são necessárias para fazer todos os upgrades no Jackdaw, o que por sua vez libera um troféu. Indicarei a localização de todos eles aqui no guia. Na ilha Crooked, poderá liberar a taverna #4.

Então, siga para Grande Inagua. Esse local possui a estela maia #4, e também algo bem especial: ele é o primeiro lugar no game no qual iremos encontrar um jaguar branco. Trata-se de um animal muito raro. Ele se encontra preso nos bosques no canto sudoeste dessa ilha, próximo à estela maia. Certifique-se de caçar um, pois a pele de jaguar branco será necessária para um troféu no futuro. Caso não consiga caçar um, compre a pele em alguma loja de mantimentos.

Agora, vamos continuar com as missões. Então, assim que acabar essa sequência, irá liberar o seguinte troféu:

A Pirate’s Life For Me (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir a sequência de memória 3.

Sequência Abstergo 2

Nessa sequência Abstergo, irá começar a hackear computadores. Você deve hackear 15 computadores para um troféu do game. Nem todos os computadores estarão disponíveis agora, mas mais computadores se tornam disponíveis conforme avança. Eu irei avisando conforme novos computadores se tornam disponíveis. Por enquanto, apenas 5 computadores estarão disponíveis para que você hackeie.

Routine Hacking (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir a sequência Abstergo 2.

Sequência de memória 4

Logo no começo dessa sequência, irá obter a localização de todas as estelas maia, assim como a localização de todas as caçadas templárias, ou Templar Hunts. Bem, as Templar Hunts são interessantes pois liberam dinheiro e ainda alguns itens extras, além de desbloquearem uma nova vestimenta. E também são necessárias para o troféu a seguir:

Help a Brother Out (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que completar qualquer Templar Hunt. Basta realizar qualquer Templar Hunt, independente de qual seja. Assim que concluir uma das várias Templar Hunts disponíveis, esse troféu será liberado.

Após completar esse Templar Hunt, saiba que os Templar Hunts não serão mais necessários para nenhum troféu do game. Completá-los ou não fica por sua conta.

Nessa sequência, também irá liberar o esconderijo de Kenway, em Grande Inagua, do qual pode começar a comprar novas localidades e melhorias. Há um troféu relacionado a comprar todas as melhorias do esconderijo, e uma boa quantia de dinheiro será necessário para comprar tudo. Ao invés de se preocupar com isso agora, recomendo imensamente que economize seu dinheiro para comprar equipamentos e melhorias para seu navio, que são muito mais importantes do que qualquer melhoria que pode ser feita aqui. Depois poderá investir mais tempo e dinheiro ao seu esconderijo.

Também irá começar a ver, nessa sequência, a Frota de Kenway. Elas são boa fonte de dinheiro, mas, acima disso, são necessárias para um troféu, e só por um simples motivo. É através da Frota de Kenway que é possível conseguir a planta de upgrade #2 Elite Fire Barrel Storage, para o Jackdaw. Basta ir vencendo algumas missões com a Frota, que em pouco tempo irá conseguir essa planta. Como ela é necessária para um troféu, então precisará se focar na Frota pelo menos por um tempo, depois que conseguir a planta pode deixar esse modo de lado.

Bem, após cumprir uma missão, será indicado a ir à zona naval de Conttoyor. Chegando a essa zona naval, vindo pelo norte, irá passar pelo forte #3 de Conttoyor. Aconselho a tomar de uma vez esse forte, pois assim já poderá liberar essa zona naval para um transporte mais seguro. Ele será um pouco mais complicado do que os fortes anteriores, mas não muita coisa.

Deverá liberar o troféu a seguir em breve:

Thug Life (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que afundar 30 navios inimigos. É um troféu cumulativo. Já deverá ter afundado diversos navios até aqui, e ainda irá liberar muito mais até o final do game. Mesmo que não libere esse troféu agora, com certeza o liberará mais tarde, é só uma questão de tempo.

Um aviso: aqui nessa região de Conttoyor, começarão a aparecer orcas para pesca. Caso você não tenha até então tido a ideia de caçar animais marítimos, é bom que faça isso, pois sua carne e pele é muito usada para fazer itens importantes. Mas, acima disso, essa orca nos renderá um troféu:

Killer Killer (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que conseguir caçar uma orca. As orcas não são muito diferentes de se caçar um tubarão, por exemplo. Eles apenas demoram mais para morrer, como as baleias em geral. Assim que caçar sua primeira orca, esse troféu será liberado. Caso precise de alguma ajuda, assista o vídeo:



Depois, siga até Tulum, para continuar com as missões. Encontrará a estela maia #5 em Tulum, só para que saiba.

No Apologies (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir a sequência de memória 4.

Sequência de memória 5

Nessa sequência, haverá uma missão no qual irá tomar o forte #4 de Punta Guarico, liberando a área naval de Punta Guarica. Então, poderemos explorar melhor toda essa área naval. Na ilha de Tortuga, encontrará a estela maia #6, e também um mapa de tesouro. Esse tesouro pode ser adquirido lá na ilha de Matanzas, na zona naval de Dry Tortuga, e lhe concederá a planta de upgrade #3 Elite Mortars Storage para o Jackdaw.

Então, após algumas missões, terá de ir para Kingston, na área naval de Navassa. Como terá de passar pelo forte ao vir do norte, aconselho a já tomar o forte #5 de Navassa no caminho. Esse forte irá liberar uma grande porção de área naval. Em Ile à Vache, poderá liberar a taverna #5. Então, vá para Kingston.

Chegando a Kingston, já estará disponível o coldre para quatro pistolas. Bem, a essa altura do game, já deverá ter adquirido todos os upgrades para Kenway, incluindo os quatro coldres para armas de fogo. Para fazer upgrades em Kenway, precisa de peles e ossos de animais selvagens que terá de caçar ou comprar as peles em lojas de mantimentos. Você já começa o jogo com um coldre. O segundo coldre de pistola precisa de uma pele de jaguatirica, o terceiro precisa de uma pele de baleia jubarte, e o quarto precisa de um couro de crocodilo. Todos esses animais já estão disponíveis pelo game, a essa altura, você pode comprar as peles em lojas ou caçar por si próprio. Seja como for, após adquirir os quatro coldres de Kenway, poderá adquirir o troféu a seguir:

Wild West Indies (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que matar 4 inimigos em sequência usando as pistolas. Isso só será possível quando tiver quatro pistolas, ou seja, quatro coldres. Ao fazer 4 coldres, automaticamente já terá 4 pistolas à sua disposição. Então, é fácil: assim que chegar a um local com 4 inimigos próximos uns dos outros, pressione quatro vezes seguidas consecutivamente. Assim, Kenway irá disparar as quatro pistolas e matar os quatro inimigos. Mas isso só funciona se os quatro estiverem próximos, e se os quatro forem inimigos comuns, que morrem com apenas um tiro. Os capitães e inimigos especiais precisam de mais que um disparo para morrer, de forma eles irão estragar sua ordem de disparos se estiverem ao alcance. Tente não ter nenhum capitão ou inimigo mais forte ao alcance nesse momento. Seja como for, há dezenas de situações em que poderá conseguir isso, inclusive em alguns navios, fortes ou mesmo em armazéns repletos de inimigos. Apenas se atente para conseguir esse troféu o quanto antes. O vídeo a seguir pode ser útil, assista-o para maiores informações:



Seguindo em frente com as missões, conseguirá o seguinte troféu:

Death of a Salesman (Prata)
Esse deverá ser o primeiro troféu de prata que irá liberar no game. Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir a sequência de memória 5.

Sequência de memória 6

Logo no começo da sequência de memória 6, irá adquirir o sino de mergulho, o qual será necessário para que possamos realizar missões de mergulho em navios naufragados. A partir de agora, eu recomendo que pilhe todos os navios naufragados que puder. Primeiramente, porque há um troféu relacionado a completar todas as áreas naufragadas. Segundo, porque elas geralmente nos levam a plantas, as quais são necessárias para realizar upgrades no barco, o que por sua vez é necessário para um troféu. Vamos a eles:

Em Dry Tortuga, há um navio naufragado #1 chamado San Ignacio, onde poderá encontrar a planta de upgrade #4 Elite Hull Armor para o Jackdaw. Em Gibara, há um navio naufragado #2 chamado Antocha, onde poderá encontrar a planta de upgrade #5 Elite Mortars para o Jackdaw. ENavassa, há um navio naufragado #3 chamado Kabah Ruins, onde poderá encontrar a planta de upgrade #6 Elite Round Shot Strength para o Jackdaw.

Então, siga em frente com as missões.

Mixing Up the Medicines (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir a sequência de memória 6.

Sequência Abstergo 3

Nessa sequência, poderá hackear mais 11 máquinas. E isso nos levará ao seguinte troféu:

Ghost In the Machine (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que hackear 15 computador na Abstergo Entertainment. Na sequência Abstergo 2, deve ter hackeado 5 computadores, e nessa sequência Abstergo 3 há mais 11 computadores disponíveis para serem hackeados, o que dá 16 computadores no total. Caso perca algum deles, não se preocupe; há um total de 33 computadores que podem ser hackeados no decorrer do game. Apenas atente-se a eles, e, assim que hackear 15 computadores, o troféu será liberado. Depois de conseguir esse troféu, poderá ficar tranquilo, pois não precisará hackear mais nenhum computador. Pode hackeá-los, se quiser, mas não irá interferir em nenhum troféu. Apenas atente-se para isso.

Então, siga em frente com o game.

Getting Weird Around Here (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir a sequência 3 no Abstergo.

Sequência de memória 7

Não há nenhum troféu específico a ser adquirido nessa sequência, apenas siga em frente com as missões principais.

The Hammer Falls (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir a sequência de memória 7.

Sequência de memória 8

Nessa sequência, será indicado a ir para a zona naval de Castillo de Jagua. Antes de começar a missão, porém, recomendo que tome o forte #6 de Castillo de Jagua, de forma a podermos explorar melhor essa área naval. Há mais um navio naufragado #4 aqui. Em Som Cayman, poderá encontrar um mapa de tesouro, o qual fica localizado em Petite Caverne, uma caverna que fica na zona naval de Punta Guarica. Esse tesouro lhe fornecerá a planta de upgrade #7 Elite Heavy Shot StorageEm Arroyos, poderá liberar a taverna #6. E na Ilha Pinos, encontrará a estela maia #7 e a estela maia #8.

Antes de continuar com as missões, eu recomendo que tome também o forte #7 de Cabo da Cruz. Essa área naval de Cruz será bem requisitada em algumas missões, e já tomá-las de antemão irá ajudar bastante para completar essas missões. Além do mais, aqui nessa zona naval, há um navio naufragado #5 chamado Devil's Eye Cave, onde poderá encontrar a planta de upgrade #8 Elite Swivel Guns para o Jackdaw. Há também um navio naufragado #6 que deve visitar. Além disso, na ilha Grande Cayman, poderá liberar a taverna #7.

Então, siga em frente. Fazendo as missões dessa sequência, irá terminar em Ilha Providência, na área naval de Serranilha. Nessa ilha, poderá encontrar a estela maia #9 e a estela maia #10Mas, mais importante do que isso, essa ilha será o primeiro local no game no qual poderá encontrar bugios vermelhos. Cace um bugio vermelho aqui nesse local para que possamos trabalhar no troféu a seguir:

Redingote Up! (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que montar um traje chamado Hunter’s Outfit. Ele pode ser feito na tela habitual de confecção de itens e acessórios para Kenway. Para confeccioná-lo, precisará de uma pele de jaguar branco e uma pele de bugio vermelho. Se seguiu a minha recomendação, então caçou um jaguar branco em Grande Inagua, na parte sudoeste do mapa. Agora, com a pele de um bugio vermelho (outro animal bem raro que aparece aqui em Ilha Providência), poderá formar o Hunter’s Outfit e conseguir liberar esse troféu. Caso não ache esses animais para caçar, sempre poderá comprar suas respectivas peles em uma loja de mantimentos.

Continue com as missões.

Adrift (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir a sequência de memória 8.

Sequência de memória 9

Nessa sequência, irá desbloquear a ilha Príncipe, uma ilha escondida na zona naval de Punta Guarica.

A New Hope (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir a sequência de memória 9.

Sequência de memória 10

No início dessa sequência, estará em uma ilha chamada Misteriosa, na área naval de Serranilha. Aqui, irá encontrar a estela maia #11 e a estela maia #12Certifique-se de coletá-las.

Bem, a missão principal se encontra na área naval de Chinchorro. Porém, antes de irmos até lá, recomendo que aproveite que está aqui e conquiste o forte #8 de Serranilha. Será um forte muito mais complicado do que os anteriores, com ainda mais fortificações e canhões de proteção, mas não deverá apresentar tantos problemas. E então poderá explorar essa região. Na ilha de New Bone, encontrará a estela maia #13.

Em seguida, recomendo que tome o forte #9 de Chinchorro, por sua vez. Não será muito fácil tomar esse forte, não pelas defesas do forte em si, mas pelo fato de ele ser sempre rodeado por muitos navios, que irão tentar impedi-lo. Depois de tomar esse forte, poderemos explorar melhor essa região. Aqui nessa zona naval, há um navio naufragado #7 chamado La Concepción Shipwreck, onde poderá encontrar a planta de upgrade #9 Elite Ram para o Jackdaw. Também há um navio naufragado #8 chamado Ambergris Key aqui, no qual poderá encontrar um mapa de tesouro. O tesouro, por sua vez, fica na ilha de Misteriosa, na zona naval de Serranilha, e lhe fornecerá a planta de upgrade #10 Elite Heavy Shot Strength para o Jackdaw. Na ilha de Santanillas, poderá encontrar a estela maia #14 e a estela maia #15, e também mais um mapa do tesouro, o qual pode ser adquirido na ilha de San Juan, na zona naval de Cruz, o qual lhe renderá a planta de upgrade #11 Elite Fire Barrel Strength. Por fim, em Corozal, poderá liberar a taverna #8. Assim que liberar essa taverna, irá conseguir o seguinte troféu:

Barfly (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que destravar todas as tavernas. Como já foi dito, há algumas ilhas e cidades que possuem tavernas que precisam ser liberadas através de brigas de rua. Há 8 tavernas ao todo que podem ser liberadas, e eu dei a localização de todas elas no decorrer do nosso guia. Se veio seguindo o guia, deverá ter liberado todos as tavernas, e, assim que liberar a de Corozal, que deve ser a última, esse troféu será liberado. Caso não tenha entendido alguma localização, é só assistir o vídeo a seguir:



Agora, vamos em frente com as missões. Ao término dessa sequência, uma missão irá nos levar até a última zona naval ainda não navegada no game: Charlotte. Antes de ir para lá, no entanto, nada mais justo do que tomar o último forte, o forte #10 de Charlotte, para que possamos ter toda a área navegável do game à nossa disposição. Assim que tomar esse forte, irá liberar o seguinte troféu:

King of the Castle (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que liberar todos os 10 fortes principais do game. Se veio seguindo o guia até aqui, então já deverá ter tomado todos os fortes do game, e esse troféu deverá ter sido liberado após tomar o último dos fortes, Charlotte. Vale lembrar todos os fortes do game são principais, com exceção do Dry Tortuga, o único que não conta para esse troféu.

Bem, agora que temos todos os fortes, também estarão à nossa disposição todos os contratos navais. Vamos cumprir todos eles, ou, pelo menos, todos os que restaram, caso tenha vindo completando todos os contratos navais no decorrer do game. E isso irá nos permitir o seguinte troféu:

Sea Legs (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que completar todos os 15 contratos navais do jogo. Você deve completar os 14 contratos navais que são disponibilizados em cada forte que você ocupa. Após completar todos os 14, um 15º contrato especial irá aparecer no forte de Serranilha, e, ao completar esse contrato naval, o troféu será liberado.

Bom, agora que temos toda a área navegável do game à nossa disposição, vamos explorar melhor essa última área naval, a de Charlotte. Aqui nessa área, encontrará um navio naufragado #9 chamado The Blue Holeonde poderá encontrar a planta de upgrade #12 Elite Broadside Canoons para o Jackdaw. Essa é a 12º e última planta de upgrade do game, e, caso tenha obtido todas as plantas de upgrade, conforme eu vinha indicando a localização no decorrer do guia, agora poderá realizar todos os upgrades no Jackdaw. Quer dizer, contanto que tenha adquirido todos os itens e suprimentos para tal, né. De qualquer forma, vamos em frente com o guia, deixarei esse troféu para depois. Ainda aqui na zona naval de Charlotte, há mais um navio naufragado #10, o último deles. O que nos leva a mais um troféu:

Seven Deadly Seas (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que explorar todos os navios naufragados. Há 10 navios naufragados no game, e, se veio seguindo o guia, deverá ter encontrado todos. Não é preciso coletar todos os itens nele, na verdade, nem precisa coletar item algum, é só explorar todos os navios naufragados mesmo. Assim que explorar todos os 9 navios naufragados, esse troféu será liberado.

Ah, e vale mencionar que um desses navios naufragados é o The Blue Hole, o qual 

Bem, agora vamos continuar com as missões principais. Vá para Long Bay, na zona naval de Charlotte, onde a próxima missão lhe espera. Hora de mais um troféu:

Cartographer (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que tiver visitado pelo menos uma vez todas as 52 localidades do game. Há 52 localidades espalhadas por todas as zonas navais, incluindo ilhas, navios naufragados, fortes e ilhotas. Só o que tem que fazer é ir para cada uma delas pelo menos uma vez, a ponto de elas ficarem salvas no menu de Fast Travel. Assim que todas as 52 localidades estiverem salvas, esse troféu será seu. Se você veio seguindo o guia até aqui, deverá ter visto cada uma das localidades e visitado-as pelo menos uma vez. Só deverá faltar mesmo Long Bay. Então, assim que chegar em Long Bay, esse troféu será liberado.

Aqui em Long Bay, encontrará mais uma estela maia #16. A última, na verdade. Mas deixemos isso para depois. Conclua essa missão para fechar a sequência.

My Elusive Fortune (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir a sequência de memória 10.

Sequência Abstergo 4

Não há nenhum troféu específico a ser adquirido nessa sequência, apenas siga em frente com as missões principais.

Bunker Buddies (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir a sequência 4 no Abstergo.

Sequência de memória 11

Ao final dessa sequência, terá de retornar para Tulum. Já que voltará para lá, vamos nos atentar para um troféu. Primeiramente, você deve ter coletado todas as estelas maias, não? Se veio seguindo nosso guia, deve ter coletado todas as estelas maias cuja localização eu informei. Após coletar todas as estelas guia, estará pronto para o próximo troféu:

Vault Rider (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que abrir a porta secreta do templo maia. Para abrir a porta secreta, terá de primeiramente ter coletado todas as 16 pedras maias. Como já deve ter coletado todas as 16 pedras maias, agora só resta abrir a porta secreta. Vá para Tulum e verá no mapa a indicação de um templo maia. Chegando a esse templo, procure por uma porta decorada e interaja com ela para que Kenway abra a porta usando as estelas maia. Assim que abrir essa porta, liberará esse troféu e também irá obter uma nova vestimenta maia. Caso tenha tido qualquer dúvida sobre a localização de alguma estela maia, assista o vídeo a seguir, que indicará inclusive a resolução de todos os quebra-cabeças:



Siga em frente com o game.

Been Down So Long... (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir a sequência de memória 11.

Sequência de memória 12

Ao final dessa sequência, terá de ir para Long Bay. Não vá! Não ainda, quero dizer. Pois assim dará início à etapa final do game. Antes de darmos continuidade a essa sequência de memória, a qual nos levará ao final do game, vamos retirar alguns troféus de nosso caminho. Primeiramente, chegou a hora de finalmente conseguirmos realizar todos os upgrades no nosso navio, Jackdaw. Se veio seguindo o guia, já adquiriu todas plantas de upgrade, e a essa altura do game já deverá ter acumulado quantidade de suprimentos suficiente para realizar todos os upgrades. Muito bem. Ao realizar todos os upgrades em seu navio, liberará o seguinte troféu:

Destroyer (Prata)
Esse troféu será liberado assim que fizer todos os upgrades no navio Jackdaw.

Agora que já upou o Jackdaw ao máximo, recomendo que invista toda a sua grana restante em melhorias no seu esconderijo em Grande Inagua. Há diversos upgrades, e todos eles irão exigir apenas dinheiro. Será preciso um total de 90.000 reales para conseguir comprar todas as melhorias. A essa altura do game, já deverá ter bem mais do que essa quantia à disposição. E isso irá nos permitir um troféu:

FTFY (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que fizer todos os upgrades no seu esconderijo.

Ah, e tem mais uma coisa. Agora que o seu navio Jackdaw está com todos os upgrades e no ápice de sua força e desempenho, poderemos nos aventurar em um dos maiores desafios do game: os navios lendários. Vamos a ele:

Devil of the Caribbean (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que afundar 4 navios lendários. Os navios lendários são os mais fortes e poderosos navios de todo o game. Há 4 deles, um em cada canto do mapa de mundo, a localização já aparece automaticamente. Eles darão muito trabalho para serem destruídos, mesmo com o Jackdaw completamente customizado. Mas precisaremos derrotá-lo para conseguirmos um troféu. Cada um deles é diferente, e exige táticas diferentes. Geralmente, a maior tática que pode usar é tentar ao máximo ficar longe dos canhões laterais dos navios, que são sua principal arma. Tente ficar sempre paralelo a eles, de modo que seus canhões laterais estejam voltados para eles, mas mirando na parte de trás ou de frente do navio, de modo a tomar pouco dano. Usar morteiros sempre também é bom para ir tirando dano aos poucos. Mantendo essa tática, conseguirá derrotar os navios lendários sem muitas dificuldades. Caso esteja encontrando dificuldades com esses navios lendários, assista os vídeos abaixo para táticas excelentes para cada navio lendário:







Agora, só nos resta os dois troféus a seguir, os quais deverão ser liberados a qualquer momento agora:

Cannon Fodder (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que recrutar 500 membros de tripulação. Trata-se de um troféu inteiramente cumulativo. Conforme vai abordando navios, parte de sua tripulação morre nas empreitadas. Conforme a tripulação morre, você tem de recrutar mais, seja roubando de outros navios, contratando bêbados, resgatando náufragos ou salvando de mercadores de escravos. Recrutando um total de 500 tripulantes, esse troféu será liberado. Esse troféu deverá com certeza ser liberado até o final do game, e mais cedo ou mais tarde, dependendo de sua habilidade na navegação. Se não for liberado ainda, não se preocupe: deverá faltar pouco.

Sharing Is Caring (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que compartilhar cada descoberta de comunidade com os amigos pelo menos uma vez. Descobertas de comunidade são itens que são descobertos pelos cenários, do nada. Basta ir a um determinado local, e o game lhe avisará que descobriu uma descoberta de comunidade. Há três tipos de descobertas de comunidade: animais de pesca aquática (baleias brancas), baús secretos e comboios secretos. Não há como precisar realmente onde encontrará cada uma dessas descobertas da comunidade, já que sua localização é aleatória. O mapa abaixo pode indicar uma localização que já foi noticiado de várias descobertas da comunidade. Se alguma descoberta de algum tipo não apareceu ainda para você, vá ao local no mapa abaixo em que ela aparece e veja se ela aparece. Se não aparecer, vá para outro local (como eu disse, é aleatório, o local onde um amigo seu encontrou não quer dizer que irá encontrar lá também). Basta procurar. E contar com um pouco de sorte.



Pois bem, agora que todos os troféus não-obrigatórios já foram adquiridos, é só continuar com as missões da reta final do game. Antes de mais nada, eu recomendo que se atente para o fato de que, se deixou alguma missão até esse ponto sem ter completado 100%, ou seja, sem ter completado todos os objetivos opcionais, volte e complete-os agora, para economizar tempo. Basta apertar START, escolher Registro de Progresso, Missões principais e escolher a missão que ficou faltando o objetivo opcional. Mantenha um rendimento 100% até esse ponto, para já ir adiantando um troféu em breve. Dito isso, vamos lá. Navegue para Long Bay e vamos em frente.

Just Like Starting Over (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir a sequência de memória 12.

Sequência Abstergo 5

Não há nenhum troféu específico a ser adquirido nessa sequência, apenas siga em frente com as missões principais.

It’s All Good (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir a sequência 5 no Abstergo.

Sequência de memória 13

Não há nenhum troféu específico a ser adquirido nessa sequência, apenas siga em frente com as missões principais.

Saw That One Coming... (Ouro)
Esse troféu de ouro é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir a sequência de memória 13 e fechar o jogo.

By the Book (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que concluir todas as missões principais do game com 100% de sincronização, ou seja, realizando todos os objetivos opcionais de cada uma das missões. Se veio acompanhando meu guia, deverá já ter seguindo com o game completando todos os objetivos pessoais de todas as missões no decorrer do game. Então, ao concluir o jogo, já terá conseguido esse troféu juntamente do troféu anterior.

Bem, com isso, já deverá ter adquiridos todos os troféus do modo offline de Assassin’s Creed Black Flag. Agora, só nos restam os troféus no modo multiplayer online. Vamos lá! Volte ao menu inicial e escolha modo multiplayer.

Bem, dentro do modo multiplayer, encontrará diversos modos diferentes de jogo. Terá de jogar alguns deles para conseguir alguns troféus rápidos, depois poderá jogar o modo de sua preferência até conseguir os troféus restantes. Para poder aprender como funciona o modo multiplayer do game, aconselho que faça o modo de treinamento, que lhe explicará o game e dará várias dicas. Então, quando se sentir realmente pronto, vamos lá:


Master of the Caribbean (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que completar o modo Discovery Mode no multiplayer. Dentro do menu multiplayer de Assassin’s Creed: Black Flag, escolha Wolfpack, e então escolha Discovery. O modo Discovery é como se fosse uma introdução ao modo Wolfpack em si, e consiste em oito níveis nos quais poderá testar seus conhecimentos de assassinato e técnicas de jogo. Simplesmente passe pelas oito fases, batendo a pontuação que eles pedem, e, ao final do oitavo nível, esse troféu será liberado.

Lab Technician (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que completar uma sessão de jogo de Game Lab no perfil público. Escolha a opção Game Lab, e então terá duas opções, Public ou Private. Escolha Public e comece uma sessão. Basta terminar uma sessão nesse modo, e o troféu será liberado.

Enquanto está nesse modo, atente-se para o troféu a seguir:

Personal Bag of Tricks (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que você concluir uma sessão de jogo com um set de habilidades customizado no multiplayer. Você customiza seu set de habilidades normalmente, no menu de configuração do personagem. Configurando um set de habilidade para seu personagem, só o que tem a fazer é completar qualquer seção de jogo e pronto, esse troféu será liberado.

Bem, agora, para conseguir os outros troféus, irá demandar muito tempo. E tudo isso por um simples motivo: é preciso que você chegue ao nível 55 online. Para chegar ao nível 55, terá de acumular um total de 526 mil pontos de experiência. Bem, agora a velocidade ou o modo como conseguirá isso depende exclusivamente se você gosta ou não do estilo multiplayer de Assassin's Creed: Black Flag. Se você curte o estilo, então não tem problema, divirta-se, jogue bastante, participe dos combates nos mais diferentes modos de jogo e vá evoluindo passo a passo. Escolha os modos que você mais se identificar e fique jogando, que, quando menos esperar, irá conseguir esse troféu.

O problema mesmo será se você não curtir muito o estilo multiplayer do jogo, e assim como eu, for apenas um platinador que quer platinar logo esse game para ter mais uma platina para a coleção. Bem, se essa for a sua intenção... Você pode adiantar um pouco as coisas.

O meio mais rápido de se conseguir experiência nesse game é sem dúvidas o modo Wolfpack. O modo Wolfpack é o modo cooperativo do game, aquele do qual você não luta contra outros jogadores, e sim junto com eles, cumprindo os objetivos. Basicamente, cabe ao grupo ir acumulando o maior número de pontos no menor tempo possível, e, se conseguir juntar a quantia suficiente, irá avançando de sequência até chegar ao máximo, que é a sequência 25.

Nesse modo, os inimigos são bem mais estáticos, e bem mais fáceis de se matar do que em outros modos, fica mais fácil conseguir os bônus com cada morte. Se conseguir chegar no oponente sem ser visto, já ganhará uns 450 pontos. Se estiver focado nele, já vale mais 150 pontos. Caso esteja escondido no momento do assassinato, então poderá dobrar a quantia acumulada. Isso lhe renderá de 1000 a 1200 pontos por cada morte. Às vezes, dependendo do oponente que matar, pode chegar a 1400 pontos, ou mais. Some isso a aproximadamente 25 mortes por período e você verá o quanto será rentável esse modo. Ah, claro, e completando desafios online, os Challenges, faturará ainda mais pontos, então não deixe de aproveitar as oportunidades quando tiver.

É claro que, se você for um bom jogador, poderá se dar bem em outros modos, que rendem ainda mais pontos, e, se for líder da campanha, com muitas mortes e poucas perdas, poderá faturar ainda mais. Mas acredite: eu considero bem mais fácil, rápido e seguro ficar no modo Wolfpack e conseguir de 100 a 1400 pontos por morte. Caso consiga vencer a seção, ou seja, chegar à sequência 25, e com tempo restante, poderá ganhar muitos e muitos pontos. Para isso, precisará ter uma equipe forte, é claro. Mas não é difícil. Dependendo da força da equipe, podem levar de 15 a 25 minutos para concluírem uma sessão de Wolfpack, mas deverá conseguir experiência suficiente a cada vitória para avançar vários níveis por vitória.

Bem, não é tão difícil assim chegar ao nível 55 seguindo essas dicas. Caso não tenha entendido muito bem as dicas do modo Wolfpack que eu expliquei acima, assista o vídeo abaixo para compreender melhor:



Agora, é só ir jogando e jogando. Quando chegar ao nível 48, é hora de se preocupar com o troféu a seguir:

All Rounder (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que jogar todos os modos de jogo, usar todas as habilidades e todas as armas de longo alcance no multiplayer pelo menos uma vez. Bem, não é nada difícil, já que as habilidades, armas e tudo o mais vão sendo naturalmente liberadas conforme vai subindo de nível... O problema é que não basta liberar apenas, é preciso comprar as armas e habilidades para poder equipá-las e usá-las.

Além de experiência, com as vitórias você consegue dinheiro. O dinheiro pode ser usado para comprar de tudo, desde novos personagens a itens de customização, entre um monte de habilidades também. Pois bem, caso você queria ser rápido e metódico nessa platina, eu recomendo que você se foque em gastar seu dinheiro apenas comprando armas e habilidades. Não compre itens de customização, vantagens, bônus de derrota, nada desse tipo. Compre apenas armas e habilidades, pois será apenas isso que será necessário para o troféu. Todo o restante é supérfluo e só vai exigir que você passe mais tempo jogando para poder platinar. Então, quanto mais foco tiver, melhor.

Mesmo comprando as habilidades e armas, algumas delas podem passar desapercebidas, então eu recomendo que tenha em mãos um checklist para ir marcando cada habilidade ou arma que usar e cada modo de jogo que jogar.

Vamos começar pelos modos de jogo. Há 8 modos de jogo no game: Manhunt, Artifact Assault, Domination, Wanted, Deathmatch, Assassinate, Wolfpack e Discovery Mode. O Wolfpack e o Discovery Mode já jogou para obter troféus anteriores, agora é só jogar os outros modos de jogo pelo menos uma vez para já não precisar mais se preocupar com isso. Você pode entrar na opção de partida customizada, definir o modo de jogo, e chamar os amigos para uma partida privada, ou jogar uma partida pública. Seja como for, basta uma única partida em cada modo para contar para o troféu.

Agora, vamos para as armas. As armas que contam são as de longo alcance. Há 5 armas no game, sendo que a última delas só é liberada a partir do nível 48. Por isso, espere pelo menos chegar ao nível 48 para poder comprar todas essas armas. As armas são: Disruption, Knives, Sabotage, Pistol e Poison Dart. Use todas essas 5 armas pelo menos uma vez cada uma e conseguirá essa etapa.

Já as habilidades, serão um pouco mais complicadas. Há 15 habilidades, algumas delas bem caras de se comprar. Você já começa com as habilidades Disguise e Money Bomb, mas prepare-se para gastar uma boa grana de jogo nas novas habilidades. Novamente, a última delas só é disponibilizada para compra a partir do nível 48, então, abaixo desse nível, não conseguirá comprá-la (apesar de que ainda poderá usá-la se copiá-la de algum oponente que tenha a habilidade, usando Copycat). As 15 habilidades são: Disguise, Money Bomb, Time Phase, Decoy, Morph, Firecrackers, Tripwire Bomb, Body Guard, Booby Trap, Glimmer, Wipe, Animus Shield, Teleport, Poison e Smoke Bomb. Cada vez que comprar uma nova habilidade, certifique-se de equipá-la e usá-la pelo menos uma vez. Vá mantendo um controle, para poder ir acompanhando quais já usou e quais ainda faltam usar para liberar esse troféu. Se for organizado e montar um checklist, será bem simples conseguir esse troféu.

Bem, é isso. A partir do nível 48, já poderá comprar todas as armas e habilidades, e então ir trabalhando para liberar esse troféu. Então, agora só o que lhe resta é só ir jogando mesmo, até chegar ao nível 55 e conseguir o último troféu que nos resta para a platina:

Committed to the Cause (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que chegar ao nível 55. Simples assim.

Prizes, Plunder and Adventure! (Platina)
E aqui está, o troféu mais importante de todos. Após conseguir todos os troféus do modo offline e do modo online, essa será a nossa recompensa. Parabéns, você platinou Assassin's Creed: Black Flag!

E então? Esse guia lhe foi útil? Comente o que acha, e nos indique um game para a seção Platinando!

14 comentários:

  1. tem que atualizar as conquistas desse jogo, pois no xbox fala em 65 conquistas e aqui só tem 50

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos nossos guias, eu não conto troféus de DLC, anônimo, apenas os troféus básicos que vêm com o jogo. Como não tenho os DLCs, não posso fazer guias para eles.

      Excluir
  2. O trofeu faz tudo, pode ser feito no modo alcateia em partida privada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o troféu All Rounder, precisará de todas as habilidades e todos os modos de jogo. Poderá evoluir ao nível 48 (necessário para uma habilidade) no modo Wolfpack, Alcateia, em partida privada, mas precisa jogar os outros modos de jogo também, pelo menos uma vez.

      Excluir
  3. Valeu brother, esse guia é sensacional. Obrigado pelo incrível trabalho.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelos elogios, Rithexando! Obrigado por visitar nosso blog, que bom que estamos ajudando! Volte sempre!

      Excluir
  4. Nao consigo pegar os tesouros que contem as plantas
    E preciso esta conectado a net?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não amigo, é preciso usar o sino de mergulho para achar baús que contém melhorias, e nos tesouros enterrados.

      Excluir
  5. Eu só joguei esse jogo esse ano.Minha única dúvida é se ainda existem desafios da comunidade.eu já completei todos da abstergo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho certeza, Erivelton, mas devem existir ainda, que eu saiba esse game ainda não se tornou implatinável. Só apertar START e ver nos desafios da Abstergo os Desafios da Comunidade.

      Excluir
  6. Olá Joã Paulo, peguei este jogo da franquia recentemente e já peguei todos os troféus off-line, será que ainda consigo pegar os online, pois não encontro sessão de jogo?! Sabe se existem comunidades para entrar em contato? Desde já obrigado. E muito bom guia.

    ResponderExcluir
  7. Precisa dos troféus da DLC pra platinar?

    ResponderExcluir
  8. Precisa dos troféus da DLC pra platinar?

    ResponderExcluir
  9. Olá Luciano, não precisa, inclusive para nenhum jogo.

    ResponderExcluir