segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Platinando Uncharted: Drake's Fortune

Este é o nosso guia de como platinar Uncharted: Drake's Fortune, lançado em 2007 pela Sony Computer Entertainment para Playstation 3.


Você ainda não platinou esse game e está tendo dificuldades? Tudo bem. Nós podemos lhe ajudar! Confira nosso guia Platinando Uncharted: Drake's Fortune:

UNCHARTED: DRAKE'S FORTUNE

Ficha técnica:

Troféus de bronze: 36
Troféus de prata: 8
Troféus de ouro: 3
Troféus de platina: 1
Total de troféus: 48
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 15 a 25 horas
Dificuldade estimada: 3/5 - Dificuldade Considerável
Vezes que precisa jogar o game: No mínimo 2

Considerações: Uncharted: Drake's Fortune era uma incógnita para os caçadores de troféus. Jogos de tiro podem ser realmente fáceis ou imensamente difíceis de se platinar: e isso depende majoritariamente de dois fatores: influência de multiplayer online e exigência de dificuldades insanamente difíceis. O jogo se mostrou bem aceitável em um dos fatores (ele não tem modo online, o que lhe confere uma economia aconselhável de tempo), mas por outro lado exige que o jogador feche o game no mínimo duas vezes, e isso inclui as dificuldades mais pesadas do jogo. Nada que beire o impossível, mas é algo que você pode querer levar em consideração se for o tipo de gamer mais impaciente ou que não curte muito Third-Person Shooters. Na verdade, fora isso, Uncharted é um jogo bem simples de se platinar. A maioria dos troféus é absolutamente fácil e óbvio de se conseguir. Não sentirá desafio algum. O problema mesmo fica a cargo de um troféu, que exige que você feche o game na dificuldade mais difícil, Crushing. Esse troféu sim, poderá causar um bom trabalho, e por isso a dificuldade da platina deixa de ser fácil para ser considerável. Mas, ainda assim, se você for rápido nos controles e curtir o game em si, não encontrará muitos problemas.

Dicas de procedimento: Antes de nos metermos em enrascadas históricas ao redor do mundo, vale a pena se atentar para algumas recomendações úteis que lhe ajudarão a poupar horas preciosas de sua jogatina. Leia com atenção:

a) Há quatro dificuldades em Uncharted: Drake's Fortune. Você ganha um troféu por fechar em cada uma das dificuldades, mas também ganha os troféus de dificuldades inferiores. Ou seja, fechando no Normal, irá ganhar o troféu do Normal e do Easy também. Se você quiser, você pode fechar o jogo primeiro no Easy ou no Normal, para conseguir os troféus mais fáceis do jogo, e tal, e para aprender a jogar. Mas eu recomendo muito a já começar jogando no Hard. Primeiro, para economizar tempo precioso de jogatina. Segundo, para já liberar de cara a dificuldade Crushing, a mais difícil do jogo, que só é liberada quando se fecha no Hard. E você precisará fechar no Crushing para conseguir outro troféu. Ou seja, será preciso fechar no mínimo duas vezes (uma no Hard e outra no Crushing) para platinar.

b) Explore bem os cenários. Em cantos ermos, locais escuros e pontos remotos, haverá tesouros para serem localizados, e esses tesouros são necessários para conseguir diversos troféus do jogo. Encontrá-los é uma questão de paciência e dedicação, já que eles brilham e são um pouco simples de serem achados. Mas alguns deles podem dar trabalho para serem encontrados. Seja como for, eu coloquei um vídeo sobre como conseguir todos os tesouros de cada capítulo, de forma que pode seguir pelo jogo sem perder nenhum, encontrando todos logo na primeira jogatina.

c) Procure sempre matar inimigos com tiros na cabeça. Além de ser extremamente eficiente, pois mata com um disparo apenas, economiza munição e rende troféus! Use a mira manual para mirar com maior precisão, e mire com calma. Não há pressa, e a quantia é cumulativa. Vá se acostumando a matar os inimigos com tiros na cabeça, porque será realmente necessário quando for chegar na dificuldade mais difícil, quando a munição é escassa e não há espaço para desperdícios.

d) Procure variar as armas que usa. Há troféus que envolvem uma determinada quantidade de mortes com as mais diferentes armas do jogo. Portanto, mesmo que não goste de usar espingardas, prefira metralhadoras, não seja bom em usar granadas, não encontre revólveres com muita frequência ou seja péssimo com rifles de precisão, tente ser o mais versátil possível. Use todas as armas que o jogo oferece, e tente não ficar muito preso apenas a uma arma preferida. Algumas armas deixam de aparecer mais para a frente no game (são substituídas por versões melhores), e todas as armas no jogo têm de ser usadas. Então, não perca tempo, e não fique "deixando para usar depois" algum tipo de arma. Isso irá ajudar bastante com alguns troféus no decorrer do game.

Guia: Agora, vamos aos troféus, um de cada vez, de acordo com a ordem em que aconselhamos que sejam liberados (lembre-se, não é uma ordem obrigatória, apenas recomendada):

Chapter 1: Ambushed

No primeiro capítulo do game, não há tesouros a serem encontrados.

Só uma informação: aqui em Chapter 1, Drake poderá usar apenas uma única arma, a PM-9mm.

Há um troféu não obrigatório que você poderá conseguir liberar ainda aqui, no primeiro capítulo do jogo. Assim que o capítulo começar, o jogo lhe ensinará a atirar. Assim que matar 2 ou 3 inimigos, alguns deles começarão a invadir o navio, e, nesse momento, o jogo irá lhe ensinar a realizar um combo especial, chamado Combo Brutal. Para realizá-lo, basta chegar em um oponente, golpeá-lo apertando ■, depois ▲, esperando um segundo e depois apertando ■ novamente. Esse combo mata na hora o oponente e ainda fornece o dobro de munição da arma que ele estava usando. E esse combo será útil para conseguirmos alguns troféus:

Brutal Brawler (Bronze)
Esse troféu envolve matar cinco oponentes do jogo usando o Combo Brutal. Isso pode ser facilmente conseguido aqui em Chapter 1. Apenas espere que os inimigos pulem das lanchas e venham para o barco em que você está. Então, não use armas de fogo contra eles. Apenas corra na direção deles e use o Combo Brutal para matá-los. Como encontrará bem mais do que cinco oponentes aqui nessa parte, então poderá conseguir o troféu aqui mesmo.

Brutal Expert (Prata)
E tem mais! Há um troféu de prata que podemos conseguir de lambuja ainda aqui, o primeiro troféu de prata do game, em Chapter 1. Para liberar esse troféu de prata, só o que precisa fazer é matar cinco oponentes usando Combo Brutal em sequência. Ou seja, um após o outro. O momento mais fácil de se conseguir isso é aqui no primeiro capítulo mesmo, basta ir correndo de um inimigo a outro, e usar o Combo Brutal nele, depois vá até outro inimigo e repita a dose. Mesmo jogando na dificuldade Hard, não deverá encontrar dificuldades, pois os inimigos aparecem sempre dois de cada vez. Basta ir se escondendo e chegando perto aos poucos, para então aproveitar uma brecha e descer a porrada quando tiver a chance. Assim que matar o quinto na sequência, esse troféu de prata será liberado.

Brutal Slugger (Prata)
Mais um troféu de prata bem simples, e que pode ser conseguido aqui mesmo no capítulo 1. Esse envolve matar 20 inimigos usando o Combo Brutal. Aparecerão cerca de 8 a 10 inimigos aqui no barco  Você pode sair matando todos eles usando Combos Brutais. E então, quando eles acabarem, aperte START e escolha voltar do último checkpoint, para voltar e matar mais inimigos do mesmo jeito. Como o valor é cumulativo, você pode voltar quantas vezes quiser o checkpoint, e ainda assim conseguir o troféu. Ou, claro, se preferir, pode deixar esse troféu pra depois, e ir usando o Combo Brutal de tempos em tempos, que mais cedo ou mais tarde esse troféu de prata será liberado.

Ei, não é só isso não! Antes de terminar o primeiro capítulo, volte para o começo do capítulo. Tem mais troféus que podemos conseguir aqui. Agora, chegou a hora de aprender uma nova técnica. Ela consiste em sair correndo na direção de um inimigo, e, sem usar a mira manual nele (não aperte L1), pressionar o botão de disparo, R1. Nathan irá disparar no inimigo usando sua mira automática, e o oponente ficará momentaneamente atordoado. Nessa hora, basta chegar perto dele e pressionar ■ para matá-lo com um único golpe de finalização. Essa técnica se chama Steel Fist. Agora, vamos aos troféus:

Steel Fist (Bronze)
Para conseguir esse troféu, você precisará matar um total de cinco oponentes usando a técnica Steel Fist. Assim como o Combo Brutal, o melhor capítulo para fazer isso é o Chapter 1. Basta aprender a usar a técnica e realizar isso em 5 oponentes do local para conseguir esse troféu facilmente.

Steel Fist Expert (Prata)
Esse troféu de prata assemelha-se bastante ao troféu Brutal Expert. Desta vez, temos de matar cinco oponentes em sequência, usando a técnica Steel Fist. Não poderá matar nenhum outro oponente, de outra forma, entre um Steel Fist e outro, e esse troféu de prata será liberado.

E ainda não acabou. Volte mais uma vez ao início de Chapter 1. Tem mais um troféu ainda que podemos conseguir aqui.

Headshot Expert (Bronze)
Para conseguir esse troféu, basta matar cinco oponentes na sequência, usando tiros na cabeça. Use a mira manual, L1, para mirar na cabeça dos oponentes e dispare. Pode levar o tempo que quiser para mirar, apenas tente acertar a cabeça. Um excelente lugar para conseguir esse troféu é aqui nem Chapter 1. Matando cinco inimigos seguidamente com tiros na cabeça, conseguirá liberar mais esse troféu.

Deverá conseguir o troféu a seguir enquanto tenta este:

10 Headshots (Bronze)
Como o nome do troféu já diz, ele será liberado quando conseguir matar 10 oponentes com tiros na cabeça. algo bem simples de se conseguir, se se esforçar um pouco. Assim que matar 10 inimigos com tiros na cabeça, irá liberar esse troféu.

Vale a pena se atentar também para a minha recomendação inicial, a de acertar os inimigos na cabeça. Vá matando os inimigos com disparos na cabeça, sempre que possível, pois, além de rápido e eficiente, isso também lhe renderá um troféu mais para a frente no jogo.

Agora sim, após tantos troféus, vamos seguir em frente com o game.

Chapter 2: The Search for El Dorado

Neste capítulo, há um total de 6 tesouros. Para saber a localização deles, assista o vídeo abaixo:


Falando em tesouros, nesse capítulo irá liberar dois troféus relacionados a isso:

First Treasure (Bronze)
Para liberar esse troféu, só o que precisa fazer é encontrar um tesouro. É o primeiro troféu de muitos, que envolvem localizar todos os tesouros escondidos pelas fases do game. O primeiro tesouro do jogo pode ser encontrado aqui em Chapter 2. Pegue-o para liberar o troféu.

Beginner Fortune Hunter (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará encontrar 5 tesouros. Pois bem. Há 6 tesouros aqui em Chapter 2, de modo que deverá liberar esse troféu ainda nesse capítulo. Basta seguir as orientações do vídeo que eu postei acima e coletar todos os tesouros desse capítulo para liberar o troféu. Até porque precisará coletar todos os tesouros para um troféu no futuro.

Bem, agora siga em frente.

Chapter 3: A Surprising Find

Neste capítulo, há um total de 2 tesouros. Para saber a localização deles, assista o vídeo abaixo:



No decorrer de Chapter 3, irá adquirir uma nova arma, a AK-47. No entanto, eu aconselho que continue usando a PM-9mm contra os oponentes, pelo menos por enquanto. Isso por causa do seguinte troféu:

50 Kills: PM - 9mm (Bronze)
Esse troféu exige que mate 50 inimigos no decorrer do jogo, usando a arma mais básica e inicial do jogo, a pistola PM-9mm. Esse troféu é praticamente obrigatório, já que você é obrigado em muitos capítulos a usar apenas essa arma, até por não ter outras armas à disposição. No entanto, já em Chapter 3 aparecerão novas armas, mas eu aconselho a continuar usando a PM-9mm para conseguir esse troféu o quanto antes. Como a quantidade de mortes é acumulativa, mais cedo ou mais tarde chegará a essa quantia de 50 mortes e então esse troféu será liberado. Se apenas usar a PM-9mm em Chapter 3, deverá conseguir liberar esse troféu ainda nesse capítulo. Após bater essa meta, pode passar a usar o AK-47.

Siga em frente.

Chapter 4: Plane Wrecked

Neste capítulo, há um total de 10 tesouros. Para saber a localização deles, assista o vídeo abaixo:


No decorrer de Chapter 4, poderá conseguir vários troféus, então vamos a eles:

Novice Fortune Hunter (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará encontrar 10 tesouros. Se veio coletando todos os tesouros do jogo até aqui, então chegará a essa quantia aqui em Chapter 4 e esse troféu será liberado.

No decorrer de Chapter 4, irá encontrar uma nova arma, a espingarda Moss-12. No entanto, eu aconselho que continue a usar a AK-47 primeiro, para conseguir o seguinte troféu:

50 Kills: AK-47 (Bronze)
A exemplo do troféu do PM-9mm, esse troféu será liberado quando conseguir 50 mortes com a AK-47. Não é difícil, se você passar a usá-la em Chapter 4, é possível conseguir as 50 mortes ainda nesse capítulo mesmo. Trata-se de uma arma versátil e segura. Depois de conseguir as 50 mortes com ela, passe a usar a Moss-12.

Falando em matar, atente-se aos troféus a seguir:

Hangman (Bronze)
Esse troféu é bem simples. Só o que precisa fazer é matar 10 inimigos enquanto estiver pendurado. Ou seja, enquanto Drake estiver pendurado em alguma estrutura (não importa a altura), mire com L1 e dispare nos inimigos. Drake pode usar pistolas ou submetralhadoras enquanto estiver pendurado. Então, mate 10 inimigos nessa posição e pronto. É só tomar cuidado. Aqui em Chapter 4, há um momento perfeito em que poderá conseguir isso, que é pouco antes de chegar à cachoeira. Aqui, verá três homens parados próximo a uma estrutura de pedra, e poderá atirar neles pendurado em alguma estrutura do local. Depois de matar ambos, pressione START e escolha Restart Checkpoint. Mate-os novamente e repita até conseguir esse troféu. Se tiver dúvidas sobre o local exato, assista esse vídeo explicativo:


Mais para a frente, poderá conseguir mais troféus:

Enthusiast Fortune Hunter (Bronze)
Esse troféu será liberado quando encontrar 15 tesouros. Se coletar todos os tesouros até aqui, então terá 18 tesouros até o final de Chapter 4, mais do que suficiente para liberar esse troféu e o troféu anterior.

Siga em frente. Quando chegar à parte em que começam a aparecer armadilhas nos cenários, verá um inimigo no alto de uma estrutura de pedra com uma nova arma, o lançador de granadas M-79. É momento de se atentar para um troféu:

Dyno-Might! (Bronze)
Esse troféu envolve matar três oponentes ou mais com uma única explosão. Há diversos locais no jogo em poderá fazer isso, mas o mais recomendado é justamente aqui, em Chapter 4. Nessa mesma parte em que consegue matar o cara da M-79, corra até ele e pegue a arma. Dará checkpoint aqui. Verá um grupo de 6 inimigos virem correndo em sua direção, ao fundo. Simplesmente empunhe o M-79 e tente disparar neles de forma a matar pelo menos três oponentes com uma só explosão. Não é difícil quando pega o jeito. Assim que conseguir isso, o troféu será liberado.

Expert Dyno-Might (Bronze)
Esse troféu tem tudo a ver com o troféu anterior. Ele é liberado quando você conseguir matar um grupo de três soldados com uma só explosão cinco vezes. Bem simples. Após realizar o procedimento que acabou de realizar para liberar o troféu anterior, permita-se morrer pelos inimigos que sobraram. Perceba que o checkpoint é exatamente nessa parte. Basta pegar o M-79 novamente e repetir o feito, matando mais 3 soldados com uma só explosão. Saberá que fez certo quando Drake der uma risada. Permita-se morrer novamente, e então repita o procedimento quantas vezes for preciso até conseguir liberar esse troféu. Caso esteja tendo dificuldades, assista ao vídeo abaixo para maiores informações:


Também deverá conseguir o troféu a seguir:

30 Headshots (Bronze)
Caso tenha continuado a tentar matar inimigos com balas na cabeça, então a essa altura já deverá ter mais de 30 headshots acumulados e esse troféu já deverá ter sido liberado. Senão, continue tentando.

Bem, é isso. Siga em frente com o jogo.

Chapter 5: The Fortress

Neste capítulo, há um total de 4 tesouros. Para saber a localização deles, assista o vídeo abaixo:


Só um aviso: no decorrer desse capítulo, irá começar a encontrar duas novas armas, a sub-metralhadora Micro-9mm e o revólver Wes 44. Ambas irão substituir a PM-9mm como arma secundária e também possuem um troféu relacionado a 50 mortes com cada uma, então aconselho a usá-las em conjunto com a Moss-12 enquanto trabalha os troféus em conjunto. Sempre que puder optar entre um e outro, opte pela Wes 44, pois ela é bem mais difícil de se encontrar do que a Micro 9mm. De qualquer forma, tente dar prioridade à Wes 44 e em seguida à Moss-12.

E haverá mais troféus para conseguir aqui:

Stealth Attacker (Prata)
Avance pelo capítulo, e, após entrar na fortaleza pela janela (de rappel, não aquela primeira vez), saia pela porta da direita e encontrará um inimigo de costas para você. Aproxime-se dele pelas costas e aperte para que Nathan o derrote silenciosamente pelas costas. Para liberar esse troféu, precisará realizar 20 mortes assim. Não se preocupe: esse número é cumulativo. Ou seja, permita que Nathan morra de propósito após matar esse cara, e volte novamente do checkpoint. Repita o procedimento, morra novamente e tente de novo. Faça isso 20 vezes. Assim que alcançar a quantia necessária, o troféu de prata será liberado. Caso não queira, você pode aguardar, pois irá matar mais inimigos furtivamente no decorrer do jogo, e esse troféu será liberado mais cedo ou mais tarde.

Relic Finder (Bronze)
Além de tudo, aqui em Chapter 5, terá a oportunidade de liberar mais um troféu. Para liberar esse troféu, precisará encontrar um tesouro misterioso e raro. Esse tesouro fica localizado no início do capítulo, e faz parte da lista oficial de tesouros, ou seja, precisará coletá-lo de qualquer forma. Sua localização está indicada no vídeo no início do capítulo, é só ir acompanhando.

Intermediate Fortune Hunter (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará encontrar 20 tesouros. Chegará a essa quantia ao final de Chapter 5.

Também deverá conseguir o troféu a seguir a essa altura:

Siga em frente com o game.

Chapter 6: Unlocking the Past

Neste capítulo, há um total de 4 tesouros. Para saber a localização deles, assista o vídeo abaixo:


Já falando em tesouros, podemos conseguir um troféu:

Skilled Fortune Hunter (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará encontrar 25 tesouros. Conseguirá chegar a esse número em Chapter 6.

Siga em frente até terminar o capítulo.

Chapter 7: Out of the Frying Pan

Neste capítulo, não há tesouros a serem coletados. Também não haverá troféus. Simplesmente siga em frente até o próximo capítulo.

Chapter 8: The Drowned City

Neste capítulo, há um total de 2 tesouros. Para saber a localização deles, assista o vídeo abaixo:


Atente-se aos troféus a seguir:

30 Kills: M-79 (Bronze)
Essa é uma das armas mais difíceis de se encontrar no jogo: a M-79. Trata-se de um lança-granadas destruidor que começa a aparecer a partir de Chapter 4, mas é uma das mais raras de aparecer desde então. No entanto, aqui em Chapter 8, terá diversas oportunidades de usar a M-79, tanto quando estiver no jet-ski quanto após matar um oponente que tenha essa arma. Se souber usá-la bem, poderá conseguir 30 mortes e liberar esse troféu ainda nesse capítulo.

50 Kills: Micro - 9mm (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que conseguir matar 50 inimigos usando a Micro-9mm. Se veio usando essa sub-metralhadora desde Chapter 5, deverá conseguir essa quantia a essa altura.

50 Kills: Moss-12 (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que conseguir matar 50 inimigos com a Moss-12. Essa arma vem se tornando cada vez mais frequente, e, se veio utilizando-a no game até aqui, é bem provável que a essa altura já consiga bater o limite de mortes dela e conseguir esse troféu.

100 Headshots (Prata)
Para liberar esse troféu de prata, precisará ter realizado 100 tiros na cabeça no decorrer do jogo até aqui. Eu recomendei que viesse realizando tiros na cabeça desde o primeiro capítulo. Se seguiu minha recomendação, então até já deverá ter liberado esse troféu de prata. Caso contrário, continue dando disparos na cabeça, e mais cedo ou mais tarde conseguirá esse troféu.

Siga em frente.

Chapter 9: To The Tower

Neste capítulo, há um total de 1 tesouro. Para saber a localização dele, assista o vídeo abaixo:


Sem troféus. Siga em frente com o game.

Chapter 10: The Customs House

Neste capítulo, há um total de 2 tesouros. Para saber a localização deles, assista o vídeo abaixo:


Também irá liberar o seguinte troféu:

Proficient Fortune Hunter (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará encontrar 30 tesouros. Se veio coletando todos os tesouros no decorrer do game, conseguirá esse troféu em Chapter 10.

Siga em frente.

Chapter 11: Trapped

Neste capítulo, há um total de 3 tesouros. Para saber a localização deles, assista o vídeo abaixo:


Aqui em Chapter 11, irá começar a ver uma nova arma, a metralhadora M4. Essa metralhadora irá aparecer junto com a AK-47, mas, após alguns capítulos, irá substituir a AK-47. Por isso fui enfático na necessidade de conseguir bater a meta de 50 mortes dela o mais rápido possível. Como essa arma será relativamente comum a partir de agora, aconselho que se dedique a primeiro conseguir a meta de mortes com as outras armas, como a Micro-9mm ou a Moss-12, antes de começar a usar a M4 para valer.

20 Kills: Wes-44 (Bronze)
Esse troféu será liberado quando conseguir 20 mortes com a Wes-44. Trata-se de um revólver realmente poderoso que passou a ser disponível desde Chapter 5, e que vem aparecendo bem raramente de lá pra cá. De vez em quando, encontrará alguns inimigos usando-a, e, se aproveitou essas oportunidades para conseguir o máximo de mortes com essa arma, deverá conseguir 20 mortes rapidamente. A essa altura, já deverá conseguir bater essa meta.

Siga em frente.

Chapter 12: Heading Upriver

Neste capítulo, não haverá tesouros. E nem troféus. Siga em frente.

Chapter 13: Sanctuary?

Neste capítulo, há um total de 7 tesouros. Para saber a localização deles, assista o vídeo abaixo:


E assim conseguirá mais troféus:

Advanced Fortune Hunter (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará encontrar 35 tesouros. Chegará a esse número em Chapter 13.

Professional Fortune Hunter (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará encontrar 40 tesouros. Assim como o troféu anterior, chegará a esse número ainda aqui em Chapter 13.

E há mais troféus:

Grenade Hangman (Bronze)
Esse troféu exige que você mate 10 inimigos usando granadas que devem ser arremessadas enquanto você está pendurado. Parece complexo, mas é fácil. E um excelente local para tentar isso é aqui em Chapter 13! Logo no começo desse capítulo, entre na água e acompanhe a borda pela direita até poder sair da água sobre uma pilastra de pedra. Daqui, poderá se pendurar na beirada à frente, e encontrará diversos inimigos pelo local. Daqui, é um excelente ponto para equipe as Mk-NDI (as granadas do jogo) e arremessá-las sobre seus oponentes. Basta lançar as granadas neles enquanto estiver pendurado, e cada morte contará. Quando as granadas acabarem, salve o jogo (aperte START e escolha Save Game), dê Quit Game e então escolha Chapter Select para recomeçar o capítulo, e com as granadas de volta. Repita o procedimento quantas vezes quiser, até liberar esse troféu. Assista ao vídeo abaixo se não entendeu alguma parte da minha explicação:


Falando em granadas, não podemos nos esquecer do seguinte troféu:

20 Kills: Mk-NDI (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que matar 20 inimigos usando Mk-NDI, que são como as granadas do jogo são chamadas. Não é difícil matar inimigos com granadas, é que às vezes esquece-se de usá-las, ou perde-se o costume. Mas, se você for do tipo que usa bastante as granadas, então já deverá ter liberado esse troféu, principalmente após o troféu anterior!

Ah, um aviso: aqui em Chapter 13, começará a encontrar diversas novas armas. A pistola 92FS-9mm é mais potente que a PM-9mm, e a partir de agora começará a substitui-la aos poucos nos cenários. Essa arma também possui sua meta de mortes, então aconselho a usá-la sempre que possível, contanto que não tenha outra arma de frequência mais rara em mãos, claro. Já o revólver Desert-5 também será bem utilizado pelos inimigos, e não será difícil de encontrar. Tente priorizá-lo também, sempre que possível. E também começará a encontrar as espingardas SAS-12, que substituirão a Moss-12. Por último, mas não menos importante, também será nesse capítulo que começará a encontrar seu primeiro rifle de precisão, o Dragon Sniper. Nem preciso dizer para ir usando uma arma de cada vez, não é?

Siga em frente até concluir o capítulo.

Chapter 14: Going Underground

Neste capítulo, há um total de 7 tesouros. Para saber a localização deles, assista o vídeo abaixo:


No decorrer desse capítulo, deverá conseguir o seguinte troféu:

Senior Fortune Hunter (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará encontrar 45 tesouros. Deverá ter essa quantia a essa altura.

Siga em frente com o game.

Chapter 15: On the Trail of Treasure

Neste capítulo, há um total de 6 tesouros. Para saber a localização deles, assista o vídeo abaixo:


Pegando os tesouros, conseguirá o seguinte troféu:

Expert Fortune Hunter (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará encontrar 50 tesouros. Deverá conseguir essa quantia aqui em Chapter 15.

No decorrer desse capítulo, deverá conseguir liberar o seguinte troféu:

20 Kills: Desert-5 (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que conseguir apenas 20 mortes com a Desert-5, revólver disponível desde Chapter 15. Por exigir menos mortes do que as outras armas que apareceram, deve ser uma das primeiras a conseguir a meta, e deve conseguir liberar esse troféu já nesse capítulo.

Siga em frente.

Chapter 16: The Treasure Vault

Neste capítulo, há um total de 3 tesouros. Para saber a localização deles, assista o vídeo abaixo:


No decorrer desse capítulo, deverá liberar o troféu a seguir:

Crack Fortune Hunter (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará encontrar 55 tesouros. Se veio coletando todos os tesouros até aqui, esse troféu será liberado em Chapter 16.

Siga em frente com o game.

Chapter 17: The Heart of the Vault

Não há tesouros nesse capítulo. No entanto, poderá conseguir um troféu aqui:

Survivor (Prata)
Para liberar esse troféu de prata, precisará matar 50 inimigos do jogo sem morrer nenhuma vez em meio a esse processo. É realmente complicado conseguir esse troféu naturalmente no jogo, pois o risco de se morrer em alguma armadilha ou em algum pulo não-planejado é imenso. Então, eu aconselho a fazer isso aqui em Chapter 17. Logo no começo desse capítulo, Elena estará manuseando uma corda enquanto Drake deve se livrar de uma série de inimigos. Bem, acontece que, contanto que você não vá até ela, os inimigos aqui serão infinitos. Poderá matar 50 inimigos facilmente aqui pelo local. Mesmo jogando no Hard (caso tenha seguido nossa recomendação inicial), ainda é possível conseguir esse troféu sem problemas, se for cuidadoso. Caso você tenha medo de acabar morrendo, há um truque. De tempos em tempos, pressione START e escolha Save Game. Então, vá tentando acumular as 50 mortes. Caso seja atingido e acabe morrendo, antes da tela escurecer, pressione START e escolha Load Game. Se fizer tudo certo, voltará do momento em que salvou o jogo e o número de mortes em sequência continuará de onde parou. Caso venha a morrer, terá de recomeçar a contagem do 0, no entanto... Bem, é só ter paciência e ser cauteloso que deverá conseguir esse troféu de prata.

Enquanto trabalha no troféu anterior, poderá aproveitar para conseguir um dos seguintes troféus:

50 Kills: SAS-12 (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará conseguir 50 mortes com a espingarda SAS-12, que começará a aparecer mais frequentemente que a Moss-12. Enquanto trabalha no troféu anterior, caso encontre uma SAS-12 pelo local, poderá usá-la para acumular mortes e conseguir esse troféu, ou pelo menos para ir adiantando.

50 Kills: 92FS - 9mm (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que conseguir 50 mortes com a 92FS-9mm. A exemplo do troféu anterior, também poderá aproveitar esse local e usar o Chapter 17 para conseguir esse troféu também, enquanto tenta o troféu Survivor.

Agora siga em frente até concluir o capítulo.

Chapter 18: The Bunker

Neste capítulo, há um total de 1 tesouro. Para saber a localização dele, assista o vídeo abaixo:


Aqui em Chapter 18, irá encontrar uma nova arma, a última arma a aparecer no game: a metralhadora MP40. Trata-se da melhor e mais versátil metralhadora do jogo. Ela irá aparecer ocasionalmente a partir de agora, e também possui uma meta de mortes para ela. Como ela não é tão comum assim, eu recomendo que a use o máximo que puder, nesses capítulos, para poder conseguir bater logo a sua meta de mortes.

Também poderá aproveitar esse capítulo para conseguir o seguinte troféu:

Run-And-Gunner (Bronze)
Esse troféu exige que você mate um total de 20 inimigos no disparo automático, ou seja, sem mirar manualmente com L1. É só ir na direção de algum inimigo, e Nathan irá mirar nele automaticamente. Aí, é só atirar nele até matá-lo. Esse troféu é cumulativo, ou seja, se você já veio fazendo isso desde o começo do game, já deverá até ter liberado esse troféu a essa altura. Caso contrário, aqui em Chapter 18 encontrará uma bela oportunidade. Saia correndo na direção dos inimigos e atire neles sem dó. Pode usar qualquer arma, não faz diferença (fica a seu critério), já que tem bastante munição disponível, mas eu recomendo a MP40 mesmo. Apenas não se esqueça de não usar o o L1. Tente conseguir esse troféu ainda nesse capítulo.

Siga em frente com o game.

Chapter 19: Unwelcome Guests

Neste capítulo, há um total de 1 tesouro. Para saber a localização dele, assista o vídeo abaixo:


No decorrer desse capítulo, irá enfrentar muitos inimigos, e deverá conseguir os seguintes troféus:

30 Kills: MP40 (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que conseguir 30 mortes com a nova arma, a MP40. Trata-se de uma arma muito útil, ainda mais nesse trecho do game, repleto de inimigos rápidos. Deverá conseguir essa meta rapidamente, nesse local.

50 Kills: M4 (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que conseguir 50 mortes com a nova arma, a MP40. Se veio usando essa arma desde Chapter 11, então já deverá ter acumulado uma boa quantidade de mortes, e como ela volta a dar as caras aqui em Chapter 19, deverá conseguir as mortes restantes a essa altura.

30 Kills: Dragon Sniper (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que conseguir 30 mortes com a Dragon Sniper. Essa deve ser a última arma a bater a meta de mortes, até porque ela não é tão simples assim de se usar, e aparece em poucos momentos durante o jogo. Ela dá as caras em Chapter 11 e aparece uma ou duas vezes desde então, mas volta a aparecer aqui em Chapter 19, então terá mais uma oportunidade de usá-la e conseguir as mortes que restam para conseguir liberar esse troféu.

Siga em frente com o game.

Chapter 20: Race to the Rescue

Neste capítulo, há um total de 1 tesouro. Para saber a localização dele, assista o vídeo abaixo:


Siga em frente até o próximo capítulo.

Chapter 21: Gold and Bones

Neste capítulo, há um total de 2 tesouros. Para saber a localização dele, assista o vídeo abaixo:


Nesse capítulo, primeiramente irá liberar o seguinte troféu:

Master Fortune Hunter (Prata)
Esse será o último troféu do jogo relacionado a tesouros. Para liberar esse troféu de prata, precisará ter coletado 60 tesouros no decorrer do game. Na verdade, há 61 tesouros no jogo, se for contar com um "tesouro extra", a relíquia em Chapter 5. De certa forma, pode até ter deixado um tesouro para trás que ainda conseguirá esse troféu. Se veio seguindo o guia, deverá ter visto os vídeos que mostram a localização de todos os 61 tesouros no jogo, de forma que deverá conseguir esse troféu ao final de Chapter 21.

Bem, agora é só seguir em frente até a batalha final, e então fechar o jogo.

Charted! - Hard (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado quando fechar o game na dificuldade Hard. Ao fechar o game, você irá liberar esse troféu de ouro. Repare que esse troféu é o primeiro troféu de ouro e o primeiro realmente "obrigatório" do jogo, ou seja, o primeiro a ser relacionado com a história do game. Se escolheu como dificuldade o Hard, como eu informei no início do guia, então esse deverá ser o troféu que foi liberado.

No entanto, fechando no Hard, irá liberar outros dois troféus de brinde:

Charted! - Easy (Prata)
Esse troféu é liberado ao se fechar o jogo na dificuldade Easy ou superior. Se você fechou no Hard, esse troféu deverá ter vindo de brinde.

Charted! - Normal (Ouro)
Esse troféu é liberado ao se fechar o jogo na dificuldade Normal ou superior. Se você fechou no Hard, esse troféu deverá ter vindo de brinde.

Bom, agora que fechou o game pela primeira vez, hora de irmos para a segunda jogatina. Ao fechar na dificuldade Hard, terá liberado uma nova dificuldade, chamada Crushing. Essa dificuldade é ainda mais difícil do que a Hard. Drake morrerá com mais facilidade, as armas causam menos dano e basta um erro para morrer em quase todas as partes do jogo. É uma luta pela sobrevivência, e todas as habilidades que veio desenvolvendo na primeira jogatina serão necessárias agora. Você terá de usar todas as suas habilidades e conhecimentos, principalmente no que se refere a atacar sem ser visto e a dar tiros na cabeça. Com alguma sorte, você veio praticando isso na primeira jogatina no Hard, então não será tão difícil assim.

Além do mais, podemos usar a segunda jogatina do game para garantir que alguns troféus não passem desapercebidos. Principalmente os troféus que fazem referência ao número determinado de mortes requerido para cada uma das armas do jogo. É possível conseguir a meta para todas as armas ainda na primeira jogatina, porém, se restou alguma arma para bater a meta de mortes, poderá usar a segunda jogatina para isso, já que o número é acumulativo. Da mesma forma, algum troféu ou tesouro que possa ter passado desapercebido na primeira jogatina pode ser resolvida agora. Bem, sem mais delongas, vamos lá! Não há muito o que ser dito aqui, apenas boa sorte!

A dificuldade Crushing não é tão complicada quanto parece, é mais uma questão de conseguir se acostumar com os inimigos e com a localização das armas. Ao final da sua segunda jogatina na dificuldade Crushing, irá liberar esse troféu, que, provavelmente é o último que nos resta em nossa trajetória:

Charted! - Crushing (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado assim que fechar o jogo na dificuldade Crushing. Nem preciso dizer que é o troféu mais difícil do game. Mas não é impossível, é só uma questão de paciência e determinação. Assim que fechar o jogo nessa dificuldade, esse troféu de ouro será liberado.

Platinum Trophy (Platina)
Por fim, esse será o troféu mais aguardado do game inteiro. O troféu de platina é liberado quando conseguir todos os outros troféus do jogo. Se seguiu meu guia corretamente até aqui, terá conseguido todos esses troféus, e a platina deverá ter sido liberado agora. Parabéns, você platinou Uncharted: Drake's Fortune!

E então? Esse guia lhe foi útil? Comente o que acha, e nos indique um game para a seção Platinando!

20 comentários:

  1. Eu não sabia mesmo que já dava pra platinar games de 2007 como Uncharted: Drake's Fortune, João Paulo ... haha.

    ResponderExcluir
  2. Antigamente não ele ganhou uma atualização depois ganhando trofeis

    ResponderExcluir
  3. o trofeu survivor não ta funcionando comigo,to fazendo do jeito que voce recomendou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você repetiu a primeira fase cinco vezes, matando todo mundo sem morrer nenhuma vez? E não apareceu o troféu? Bem, você deve ter feito algo errado. Continue tentando. Mate os 12 inimigos sem morrer, então termine a fase, dê Chapter Select e tente novamente.

      Excluir
  4. Gostaria de alertar que o vídeo com a localização do tesouro, no capítulo 9 - To the Tower, está errado/ repetitivo.
    O certo seria: http://www.youtube.com/watch?v=YuUnMMAjsnE

    ResponderExcluir
  5. Poxa cara, eu to tentando, já peguei quase todos troféus, mas falta Brutal Brawler, Brutal Expert, Brutal Slugger, Steel Fist, Steel Fist Expert, fiz tudo certo, ainda mostrou que eu os fiz aparecendo la em cima na tela, e quando olha em Medalhas eu completei todos eles, mas ao lado não mostra o troféu em nem um deles, apenas o nome ficou legível e não deu troféu, meu jogo ta atualizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tipo de bug é bem comum entre platinadores, anônimo, inclusive comigo. Tive algo semelhante com o Uncharted 3, no qual a medalha aparecia e o troféu não, quando eu olhava a lista de troféus. Só que, do nada, o troféu aparecia na lista de troféus dias depois, quando eu já nem jogava mais o game.

      Meu conselho é esperar um pouco, ver se os troféus aparecem "sozinhos". Se não aparecerem, o caso do bug é mais sério, e terá de refazer o que é pedido para ver se o troféu aparece.

      Excluir
  6. Muito bom mesmo, hoje conquistei mais uma platina graças à esse guia perfeito, já é a terceira que sigo ctg.
    E no ps4? Não tem ainda um guia? Ruim demais seguir outros guias, o seu é completo. Mais uma vez: PARABÉNS e obrigada \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela sua platina, RoOh! Eu tento fazer meus guias o mais completo e fáceis de se seguir possível. Obrigado pelos parabéns!

      Quanto ao PS4, eu não faço guias porque não tenho um PS4 ainda! Mas pretendo comprar um no ano que vem, e, assim que tiver o meu PS4, pode ter certeza que muitos guias para ele virão!

      Volte sempre ao nosso blog e boa sorte nas próximas platinas!

      Excluir
  7. Eu fechei o jogo até nos 4 modos (esmagador) ,mas ñ platinei ficou somente o troféu oculto , eu fiz 970 pontos ,o que sera que falta? vou dar 1 tempo e ver o que faço rs.

    ResponderExcluir
  8. Valeuuu, platinei graças a sua ajuda

    ResponderExcluir
  9. Tem dois troféus escondidos que não estão aparecendo vc sabe quais são?

    ResponderExcluir
  10. Tem dois troféus escondidos que não estão aparecendo vc sabe quais são?

    ResponderExcluir
  11. Bom dia. Vou usar o guia para tentar platinar na segunda jogatina. Não vou conseguir fechar com todos os tesouros (estou no Cap. 15 e só com 35 tesouros) e só desbloqueei o troféu de algumas armas. Como estou jogando a versão remaster já comecei no Hard. Na verdade, tentei já ir de Esmagador mesmo sendo marinheiro de primeira viagem no Uncharted mas não sobrevivi ao terceiro capítulo, então reduzi para Hard. Ao menos não estou tendo muita dificuldade por já ter na bagagem TR 2013 zerado no Hard.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Esse blog é o melhor que tem sobre guia de platina.

    ResponderExcluir