sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Platinando Prince of Persia: Sands of Time HD

Este é o nosso guia de como platinar Prince of Persia: Sands of Time HD, lançado em 2010 pela Ubisoft para Playstation 3.

Box cover

Você ainda não platinou esse game e está tendo dificuldades? Tudo bem. Nós podemos lhe ajudar! Confira nosso guia Platinando Prince of Persia: Sands of Time HD:

PRINCE OF PERSIA HD

Ficha técnica:

Troféus de bronze: 0
Troféus de prata: 6
Troféus de ouro: 9
Troféus de platina: 1
Total de troféus: 16
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: no mínimo 10 horas.
Dificuldade estimada: 1/5 - Dificuldade Mínima
Vezes que precisa jogar o game: Apenas uma.

Considerações: O Prince of Persia: Sands of Time original foi lançado em 2003 para Playstation 2, e chamou atenção pelo seu estilo inovador entre os Platformers. A Ubisoft lançou essa versão em HD para o Playstation 3 com troféus, e, como não poderia ser diferente, os platinadores já esperavam por uma platina simples e rápida. A exemplo de outros jogos versão HD, esse game demanda pouco tempo para a platina e não e nem um pouco difícil. Extremamente recomendado para aqueles que procuram platinas rápidas, ou que apenas querem voltar a se divertir com esse clássico.

Dicas de procedimento: Antes de salvarmos o mundo dos poderes maléficos das Areias do Tempo, vale a pena se atentar para algumas recomendações úteis que lhe ajudarão a poupar horas preciosas de sua jogatina. Leia com atenção:

a) Há diversos itens colecionáveis no decorrer do jogo. Os que contam para troféus são os Sand Clouds e as Hidden Fountains. Eu indicarei a localização deles no decorrer do guia, porém recomendo que preste bastante atenção, pois o jogo é bastante linear e não conseguirá voltar para locais já visitados, então a chance de deixar passar um item colecionável é alta. E se isso acontecer, terá de recomeçar desde o princípio, então tome o cuidado de não deixar passar nada.

b) Após conseguir a Dagger of Time, terá o poder de voltar no tempo segurando L1. Acontece que há um troféu no game que exige que não volte no tempo mais de 20 vezes no decorrer de todo o jogo. Bem, deverá ter isso sempre em mente, pois, se falhar, terá de recomeçar todo o game para conseguir o troféu. Aconselho a não usar nunca esse poder de voltar no tempo, pelo menos até conseguir o troféu, mas, se precisar usar uma ou outra vez, até pode usar. Na verdade, pode usar até 14 vezes, mas é bom ser cuidadoso, não é mesmo?

Guia: Agora, vamos aos troféus, um de cada vez, de acordo com a ordem em que aconselhamos que sejam liberados (lembre-se, não é uma ordem obrigatória, apenas recomendada):

Este game não possui uma numeração nas fases, nem nada do tipo, o que torna realmente complicado conseguir identificar um ponto exato de localização. Eu irei indicar o progresso do game pelo nome que aparece em cada save point, de modo que possa ter uma ideia de onde se passa cada cena.

Opening

Esse cenário é apenas um tutorial, ele apenas irá ensinar os movimentos mais básicos do jogo e introduzir ao combate. Não há itens colecionáveis ou qualquer coisa do tipo, apenas siga em frente e siga os comandos que aparecem na tela.

The Maharajah's Treasure Vaults

Neste cenário, irá encontrar seus primeiros grandes obstáculos e armadilhas. É preciso ter calma e exatidão nos movimentos para poder passar. Siga em frente pelo caminho linear, nesse estágio, e logo conseguirá a Dagger of Time, o que nos garantirá um troféu:

Sand Bearer (Prata)
Este troféu de prata é obrigatório, e o primeiro que conseguirá no game. Ele será liberado assim que conseguir a Dagger of Time.

Bem, é hora de algumas explicações agora. A Dagger of Time será a sua arma mais poderosa durante o jogo, e ela lhe concederá o poder de controlar o tempo. De cara, aprenderá o poder de voltar no tempo segurando L1. Acontece que há um troféu em específico no game que exige que feche o jogo sem usar esse poder de voltar no tempo mais do que 20 vezes. Então, apesar de esse poder ser extremamente útil, não o use. 20 vezes é muito pouco, então evite usá-lo ao máximo para não correr o risco de acabar excedendo a meta e ter de recomeçar o jogo inteiro por causa desse troféu. É possível platiná-lo em uma só jogatina se conseguir não usar a volta no tempo mais do que 20 vezes. Lembre-se disso!

Siga em frente até concluir esse cenário.

"You Have Unleashed the Sands of Time"

Este será o primeiro cenário em que começará a encontrar Sand Clouds. Sand Clouds são itens colecionáveis do game. Elas aumentam a quantidade de areia da sua Dagger of Time. Há 48 no total, espalhados por todo o jogo, e terá de encontrar todos para conseguir platinar o game. Eu indicarei quantos Sand Clouds há em cada cenário, para que possa ir acompanhando. Apenas lembre-se de que, se morrer após coletar um Sand Cloud e antes de dar um checkpoint, terá de coletá-lo novamente.

Nesse cenário, há 2 Sand Clouds. Sand Cloud #1. Ele se encontra embaixo da escada logo no começo. Sand Cloud #2 se encontra no primeiro corredor após a primeira grande sala. Escale a pilha de pedras à direita para encontrá-lo.

Siga em frente.

"Had I Really Seen Her?"

Nesse cenário, irá encontrar ainda um novo item secreto, as Hidden Fountains. Elas aumentam a vida de Prince. Há 10 Hidden Fountains no total, e também precisará encontrar todas para um troféu, então indicarei a localização de cada uma delas.

Nesse cenário, há 6 Sand Clouds e 1 Hidden Fountain.

Sand Cloud #3 se encontra no primeiro corredor desse cenário, virando à direita. A Hidden Fountain #1 se encontra logo após o trecho em que escala as rochas, ainda no começo deste cenário. Entre pelo buraco na parede antes de descer tudo. Sand Cloud #4 se encontra pulando o primeiro buraco depois que descer as pedras. Sand Cloud #5 fica virando à esquerda na bifurcação após enfrentar os escaravelhos. Sand Cloud #6 se encontra na primeira plataforma que alcançar na primeira sala de obstáculos do cenário. Sand Cloud #7 se encontra ainda nesta sala de obstáculos, um nível acima. Sand Cloud #8 se encontra no piso térreo, onde irá enfrentar vários inimigos. Procure em um dos cantos.

A Secret Passage

Este cenário irá lhe apresentar os botões de piso, que farão parte de quebra-cabeças de agora em diante. Falando em quebra-cabeça, irá resolver o primeiro quebra-cabeça do game nesse cenário. Após resolvê-lo, irá liberar um troféu:

Full Circle (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado assim que completar o primeiro quebra-cabeça do game.

Nesse cenário, há 1 Sand Cloud.

Sand Cloud #9 se encontra bem diante do primeiro botão do game.

The Palace's Defense System

Esse cenário apresentará o primeiro desafio de tempo, mas nada muito difícil. Simplesmente siga em frente.

Nesse cenário, há 1 Sand Cloud.

Sand Cloud #10 se encontra em um dos cantos da sala final desse cenário, onde estão os inimigos.

A Booby-Trapped Courtyard

Nesse cenário, conhecerá novas e mortais armadilhas. Não se acanhe mas tome cuidado! Ao final desse cenário, irá enfrentar o primeiro chefe do game, que é justamente o pai de Prince. Vença-o, e então liberará o seguinte troféu:

One Hard Decision (Ouro)
Esse troféu de ouro é obrigatório. Ele será liberado assim que derrotar o primeiro chefe do game.

Nesse cenário, há 1 Sand Cloud e 1 Hidden Fountain.

Sand Cloud #11 fica um plano acima. Após subir a primeira escada, pule o buraco ao lado então pule para a sacada mais ao lado. Procure à direita. A Hidden Fountain #2 fica bem ao lado desse Sand Cloud. Vê o buraco na parede ao lado, na mesma sacada? Suba na pedra e passe pelo buraco para achar a área secreta.

Death of a Sand King

Não há itens coletáveis nesse curto cenário. Apenas siga em frente.

"I'll Try to Find a Way In"

Nesse cenário, há 2 Sand Clouds.

Sand Cloud #12 se encontra assim que subir a escada, à direita. Sand Cloud #13 se encontra do lado de fora da sala onde tem a batalha, ao final do cenário.

Climbing the Tower

Nesse cenário, há 1 Sand Cloud e 1 Hidden Fountain.

Hidden Fountain #3 fica no topo da sala. Após escalar ao topo, vá para a esquerda e pule o buraco tomando cuidado com a serra. Entre no buraco da parede. Sand Cloud #14 se encontra no alto de uma pilha de caixas, na parte térrea onde enfrenta os inimigos.

The Warehouse

Nesse cenário, há 1 Sand Cloud.

Sand Cloud #15 se encontra ao lado da rampa que leva para o zoológico.

The Sultan's Zoo

Não há itens coletáveis nesse cenário. Apenas siga em frente.

Atop a Bird Cage

No decorrer desse cenário, deverá liberar o seguinte troféu:

Sand Apprentice (Prata)
Esse troféu será liberado assim que tiver matado 150 inimigos. Todos os inimigos do jogo até aqui eram obrigatórios, ou seja, teve de matá-los. Deverá chegar a essa quantia nesse cenário.

Nesse cenário, há 1 Sand Cloud.

Sand Cloud #16 se encontra na sala onde tem de empurrar uma caixa para revelar um buraco onde Farah pode passar.

Cliffs and Waterfall

Nesse cenário, há 1 Sand Cloud.

Sand Cloud #17 se encontra em uma pequena plataforma onde tem de saltar entre os coqueiros. Fica bem à vista.

The Baths

Não há itens coletáveis nesse cenário. Apenas siga em frente.

"There's Something Glowing Up There"

Nesse cenário, há 2 Sand Clouds.

Sand Cloud #18 se encontra logo após uma das portas que se abre com o botão na parede. Sand Cloud #19 se encontra na frente de um buraco na parede, depois de arrastar um bloco de pedra para conseguir alcançar uma escada.

Above the Bath

No decorrer desse cenário, Prince irá adquirir a segunda espada, uma espada bem mais forte capaz até mesmo de arrebentar paredes. Assim que pegar essa espada, conseguirá o seguinte troféu:

Sword of Strength (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado assim que obtiver a segunda espada.

Nesse cenário, há 2 Sand Clouds e 1 Hidden Fountain.

Sand Cloud #20 se encontra na sacada do outro lado, após uma série de saltos sobre colunas. Logo apos conseguir a espada que quebra paredes, volte e quebre a porta de madeira. Então, descendo as escadas, arrebente a parede de pedra à direita e encontrará o caminho para a Hidden Fountain #4. Sand Cloud #21 se encontra em uma plataforma solitária bem no meio do caminho, não tem como não ver.

Daybreak

Não há itens coletáveis nesse cenário. Apenas siga em frente.

A Soldier's Mess Hall

Nesse cenário, há 2 Sand Clouds.

Sand Cloud #22 eta um nível acima do salão inicial. Quando estiver escalando a sala, verá uma sacada no alto em que o Sand Cloud está bem visível. Sand Cloud #23 se encontra na sala onde fica o mecanismo que abaixa a ponte, no canto.

The Drawbridge

Esse cenário será apenas um quebra-cabeça, sem itens colecionáveis. Siga em frente.

The Broken Bridge

Nesse cenário, aprenderá a se equilibrar em locais estreitos. Tome cuidado.

Nesse cenário, há 2 Sand Clouds.

Sand Cloud #24 fica bem à esquerda do começo deste cenário. Sand Cloud #25 fica em uma plataforma com duas colunas que fica bem no caminho obrigatório do jogo.

"I'll Meet You At the Baths

No decorrer desse cenário, devera liberar o seguinte troféu:

Sand Warrior (Ouro)
Para liberar esse troféu de ouro, precisa matar 300 inimigos. Isso é muito fácil, porque tem facilmente bem mais do que 300 inimigos no jogo. Tanto que estamos na metade do jogo e já deverá ter matado inimigos suficientes até esse cenário para conseguir liberar esse troféu de ouro.

Nesse cenário, há 3 Sand Clouds e 1 Hidden Fountain.

Sand Cloud #26 fica no térreo. Após acionar um mecanismo que abaixa uma escada vertical até o solo, desça por ela e encontrará o Sand Cloud atrás de uma parede defronte. Sand Cloud #27 fica em uma sacada que terá de correr para alcançar, é a sacada final que tem de correr quando acionar uma alavanca que abaixa o portão. Quando chegar ao botão que abre a porta de saída desse local, não saia. Repare no quebradiço na parede. Quebre-a com a espada e encontrará a Hidden Fountain #5. Sand Cloud #28 fica no centro de uma ilhota na parte central da caverna.

Waterfall

Esse cenário é curto e não tem itens colecionáveis. Apenas siga em frente.

A Cavern of Ladders

Nesse cenário, ha 1 Sand Cloud.

Sand Cloud #29 fica em uma plataforma no meio do caminho, após saltar por uma série de várias estalactites.

An Underground Reservoir

Nesse cenário, aprenderá a usar cordas, novos recursos de movimentação.

Nesse cenário, há 4 Sand Clouds e 1 Hidden Fountain.

Quando chegar ao corredor laranja com serras, pule o buraco à esquerda para encontrar o Sand Cloud #30. Assim que derrubar a caixa na água, empurre-a para a direita, e poderá usá-la para alcançar uma alcova na parede, a qual contém a Sand Cloud #31. Seguindo pelo local, chegará a uma corda que  leva para a saída do poço. Porém, não suba ainda. Vá para a caverna ao lado, e pule o buraco à esquerda para encontrar o Sand Cloud #32. Aqui mesmo nessa caverna, pule na parede onde está a serra para alcançar uma barra de ferro no alto. Então, vá saltando de ferro em ferro até chegar na plataforma no canto. Arrebente a parede e encontrará a Hidden Fountain #6. Quando chegar ao local repleto de inimigos, ao final do cenário, pegue o Sand Cloud #33 depois de matar todo mundo.

Out of the Well

Nesse cenário, há 1 Sand Cloud.

Assim que descer a escada após passar pela corda, vire à direita e pegue o Sand Cloud #34.

The Sultan's Harem

Nesse cenário, há 2 Sand Clouds.

Logo no começo desse cenário, passe pela cortina e quebre duas paredes. Encontrará o Sand Cloud #35 em um dos cantos. Mais adiante, após pular um buraco, vire à direita no corredor para encontrar o Sand Cloud #36.

"What Did You Call Me?"

Esse cenário será basicamente todo focado em combate, sem itens colecionáveis. Siga em frente.

The Hall of Learning

Nesse cenário, irá adquirir uma nova espada, ainda mais poderosa do que a anterior.

Nesse cenário, há 2 Sand Clouds e 1 Hidden Fountain.

Sand Cloud #37 está no alto de uma plataforma, assim que subir a primeira escada vertical. Siga em frente pelas plataformas altas. Após correr por uma parede com duas fileiras de serras, arrebente a parede com a sua espada para encontrar a Hidden Fountain #7. Seguindo em frente, após acionar o segundo símbolo secreto na parede com a luz, salte sobre as plataformas até a parte onde está Farah. Daqui, poderá descer na parte final para encontrar o Sand Cloud #38 em cima de uma estante.

Observatory

Nesse cenário, há 1 Sand Cloud.

Assim que Farah erguer a escadaria centra, pule para a outra plataforma e siga para a esquerda para encontrar a Sand Cloud #39.

Hall of Learning Courtyards

Nesse cenário, há 1 Sand Cloud.

Quando descer a escadaria com as armadilhas giratórias, mate os escaravelhos e pegue o Sand Cloud #40 no canto.

On the Ramparts

Nesse cenário, há 2 Sand Clouds.

Logo no começo deste cenário, desça da ponte quebrada para pegar o Sand Cloud #41 à esquerda e o Sand Cloud #42 à direita.

A Prisoner Seeking An Escape

Nesse cenário, há 4 Sand Clouds e 1 Hidden Fountain.

Logo no começo deste cenário, pegue o Sand Cloud #43 perto do botão do outro lado da sala. Aperte esse botão para abrir a porta, e, ao entrar, destrua a parede à direita para encontrar a Hidden Fountain #8. Mais à frente, entrando na câmara de tortura, pegue o Sand Cloud #44 no canto esquerdo. Siga em frente. Após escalar boa parte da sala da câmara de tortura, verá o Sand Cloud #45 em um dos pisos que precisa para avançar. Quando conseguir finalmente sair da câmara de tortura, derrote todos os inimigos e então suba a escadaria até o final pra encontrar o Sand Cloud #46.

"At Last We're Here!"

Nesse cenário, há 2 Sand Clouds e 1 Hidden Fountain.

Assim que entrar pelo primeiro portão, o Sand Cloud #47 estará bem na sua frente. Após enfrentar os pássaros na ponte, entre no local e vire à direita para pegar o Sand Cloud #48, o último do game. Se veio seguindo o game e coletou todos os Sand Clouds até aqui, irá liberar o seguinte troféu:

Sand Collector (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado assim que coletar todos os 48 Sand Clouds do jogo. Eu indiquei a localização de todos eles, então, se veio pegando todos, irá coletar os 2 últimos nesse cenário e esse troféu de ouro será liberado. Se ainda assim está com problemas para encontrar algum Sand Cloud específico, mesmo com minhas explicações, não tem problema. Assista os vídeos abaixo, que mostram a localização de todos os 48 Sand Clouds:



Seguindo em frente pelo corredor, irá encontrar uma parede quebradiça. Quebre-a com a espada e encontrará a Hidden Fountain #9.

Então, chegará a um enorme elevador. Enquanto ele sobe, irá enfrentar muito inimigos, aproximadamente 30 para ser mais exato. Use todas as suas técnicas para vencê-los. Quando conseguir, irá liberar um troféu:

The Elevator (Ouro)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir a parte do elevador.

Siga em frente.

The Hourglass

Ah, um aviso: aconselho que volte ao Sand Vortex e salve o game novamente, em um segundo slot. Mantenha esse segundo save intacto por enquanto. Precisará dele em um troféu no futuro. Não se esqueça: mantenha esse segundo save! Com o save principal, siga em frente.

No decorrer desse cenário, irá encontrar a espada mais forte do game. Colete-a, e então irá liberar o troféu a seguir:

Ultimate Sword (Ouro)
Esse troféu de ouro é obrigatório. Ele será liberado assim que conseguir a terceira e última arma do game.

Siga em frente.

"Farah! Come Back!"

Assim que sair de dentro de um alçapão, estará diante de uma porta que pode ser quebrada com a sua nova arma. Arrebente-a e entre para encontrar a Hidden Fountain #10, a última do game. Ao usá-la, irá liberar o seguinte troféu:

Secret of Agrabah (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado assim que conseguir encontrar as 10 Hidden Fountains do game. Se veio seguindo o guia desde o começo, deverá já ter encontrado as outras 9, então, ao encontrar a décima e última nesse cenário, esse troféu será liberado. Se estiver com alguma dúvida sobre a localização de alguma Hidden Fountain, mesmo com minhas explicações, assista o vídeo abaixo:


Agora siga em frente.

Climbing the Tower of Dawn

Nada a comentar sobre esse cenário. Apenas continue.

The Setting Sun

Siga em frente, mais uma vez.

Honor and Glory

Enfim, chegamos. Último cenário do game. Esse cenário na verdade será apenas centrado na batalha final contra Vizier. Derrote-o, e então deverá liberar três troféus na sequência:

The Big Fight (Ouro)
Esse troféu de ouro é obrigatório. Ele será liberado assim que matar o último chefão do game, Vizier.

Prince of Sand (Ouro)
Este é o último troféu de ouro obrigatório do game. Ele será liberado assim que fechar o jogo, ou seja, logo após a batalha final contra Vizier.

Game Master (Ouro)
Por fim, esse troféu de ouro será liberado caso tenha fechado o game usando o poder de voltar no tempo menos de 20 vezes no decorrer do jogo. Se seguiu minhas dicas iniciais, então deverá ter feito justamente isso, e usado esse poder o mínimo possível, de preferência nenhuma vez. Então, se fez isso à risca, então esse troféu de ouro deverá ser liberado logo após os troféus anteriores.

Bem, é isso. Fechou o game, mas ainda há troféus restantes para a platina. Se seguiu a dica que eu dei, terá um save feito no cenário Hourglass, não? Pois bem, dê Load Game nesse save. É hora de conseguirmos os troféus restantes. Vamos a eles:

Master of Time (Prata)
Para liberar esse troféu, terá de voltar no tempo 200 vezes. Bem, como na jogatina anterior não podia sequer voltar no tempo por causa de outro troféu, então deixei esse troféu para agora. A essa altura, deverá ter 10 círculos de areia para usar. Bem, basta ficar parado e segurar L1 por tempo suficiente para registrar a volta no tempo, então solte e segure novamente. Repita isso até gastar todos os 10 círculos de areia. E então? Bem, hora de um cheat. Segure L3, então pressione ●, ●, X, ■, ■, X, ▲ e ▲. Verá que toda a areia foi reenchida. Gaste tudo novamente, use o cheat e repita. Sim, eu sei, é tedioso, mas é a forma mais rápida e eficiente de conseguir esse troféu. Terá de fazer isso um total de 20 vezes, e então, quando chegar à marca de 200 voltas no tempo, esse troféu de prata será liberado.

Agora, só restará um troféu:

Sands of Time (Prata)
Para liberar esse troféu de prata, só é preciso ter 10 horas de jogo. Simplesmente isso. Nada mais. Bem, se jogou o game normalmente, deve ter algo em torno de 6 a 7 horas de jogo já. Na opção de salvar o jogo dá para ver o tempo gasto. Pois bem, terá de jogar 10 horas. Não precisa ser tudo em uma jogatina: pode recomeçar o game desde o começo e o tempo irá continuar contando. Quando alcançar 10 horas de jogo, esse troféu de prata será liberado. Caso esteja de saco cheio do jogo, dê Load Game no seu save mais recente (contanto que não seja o do último chefão, claro) e deixe seu personagem parado. Vá fazer qualquer coisa e deixe o personagem quieto e parado. O tempo continuará parado e somando. Apenas lembre-se de desligar a opção de auto-desligar o controle após algum tempo, pois caso contrário o controle irá desligar sozinho e o jogo irá pausar, o que fará o tempo parar de contar. Seja com for, é só conseguir essas 10 horas de jogo.

Prince of Persia (Platina)
E aqui está a nossa platina. Nem demorou tanto, não é mesmo? Bem, parabéns por ter platinado Prince of Persia: Sands of Time HD!

E então? Esse guia lhe foi útil? Comente o que acha, e nos indique um game para a seção Platinando!

5 comentários:

  1. Vocês estão de parabéns com este blog viu! Sinceramente, achei os guias de platina de vocês muito mais detalhados e EXPLICADOS que as do MyPST, tive muitas dúvidas lendo o guia deles que foram respondidas nesse guia, além de terem avisado sobre cada lugar que contém os colecionáveis, e graças à vocês, já tenho minha platina em apenas uma jogada, e agora só falta os outros dois da trilogia, parabéns pelo ótimo trabalho ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios, Lincoln! Realmente, o diferencial que tendo dar para o blog é que os guias sejam o melhor possível, com bastante explicações e simples de se seguir, além de objetivos. Dá trabalho e leva tempo, mas o resultado final vale a pena!

      Volte sempre ao nosso blog!

      Excluir
  2. excelente guia muito bem explicado, agradeço muito.

    ResponderExcluir
  3. Ler este guia foi como se eu estivesse vendo vídeo de detonado no YouTube. Parabéns pelo excelente trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo guia parabéns, segue ajudando anos depois kkkkk

    ResponderExcluir