segunda-feira, 20 de abril de 2015

Platinando Sly Cooper: Thieves in Time

Este é o nosso guia de como platinar Sly Cooper: Thieves in Time, lançado em 2013 pela Sony Computer Entertainment para Playstation 3 e Playstation Vita.

File:Sly Cooper - Thieves in Time Cover Art.jpg

Você ainda não platinou esse game e está tendo dificuldades? Tudo bem. Nós podemos lhe ajudar! Confira nosso guia Platinando Sly Cooper: Thieves in Time:

SLY COOPER: THIEVES IN TIME

Ficha técnica:

Troféus de bronze: 41
Troféus de prata: 5
Troféus de ouro: 3
Troféus de platina: 1
Total de troféus: 50
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 20 a 25 horas
Dificuldade estimada: 1/5 - Dificuldade Mínima
Vezes que precisa jogar o game: Apenas 1

Considerações: Sly Cooper é uma aclamada série do Playstation 2, que acabou de chegar no Playstation 3 e no Vita com uma revitalização digna da série. Trazendo novos e carismáticos personagens, a série também chega com uma lista de troféus digna de respeito! Voltado tanto para os platinadores habituais quanto os jogadores casuais, a platina desse game será divertida, não será tão longa e será fácil. Com uma história não tão longa e missões simples, o jogador apenas precisa se atentar para os colecionáveis e para alguns troféus específicos que exigirão atenção em alguns momentos. Nada que seja complexo demais, tornando essa platina bem acessível, bastando persistência e atenção nas minhas recomendações. Também não há modo online para se preocupar. Dito isso, vamos para a platina!

Dicas de procedimento: Antes de roubarmos itens históricos em diversas épocas, vale a pena se atentar para algumas recomendações úteis que lhe ajudarão a poupar horas preciosas de sua jogatina. Leia com atenção:

a) Sly Cooper é uma série sobre furtividade. Isso quer dizer que manter a calma e ser sorrateiro é sempre uma ideia melhor do que sair por aí arrebentando todo mundo. Os inimigos do jogo possuem um péssimo senso de percepção, de modo que, a menos que corra em direção a ele ou exploda alguma coisa do lado dele, ele não perceberá sua aproximação. Use isso a seu favor: tente passar desapercebido sempre que puder. É mais seguro e evita problemas.

b) É possível roubar os inimigos do jogo. Enquanto anda furtivamente por trás dele, chegue perto e pressione ●. Irá roubar as moedas que ele possui no bolso. Se ver um oponente com o bolso brilhando, isso quer dizer que ele possui um item secreto. Após roubar as moedas, poderá roubar o item secreto. Cada episódio do jogo possui 3 itens secretos que podem ser roubados, um de cada valor (100, 20 e 500 moedas). É completamente randômico. Porém, precisará de todos os itens secretos do jogo para um troféu. Em cada episódio, certifique-se de roubar os 3 itens secretos. Não dá para saber quais já tem e quais ainda não tem, de modo que terá de se se lembrar ou anotar em algum papel quais faltam.

c) Cada cenário do jogo possui seu próprio mapa, e ele pode ser acessado pressionando SELECT. Pois bem, há um troféu no jogo que exige que visualize todos os mapas do jogo. Isso quer dizer que terá de pressionar SELECT em absolutamente todos os cenários do jogo. Isso pode ser algo confuso porque há alguns cenários com múltiplos mapas, e até mesmo esconderijos possuem mapas próprios, o que pode passar desapercebido para alguns. Indicarei a localização de todos os mapas do jogo no decorrer do guia, então não se esqueça de abri-los e expandir o mapa, a ponto de poder vê-lo completo. Isso deverá ser feito no decorrer de todo o jogo.

d) Há muitos colecionáveis no game. Além dos itens secretos já mencionados, há também Sly Masks, Treasures e Clue Bottles. Cada um tem sua utilidade, mas todos eles precisam ser coletados para a platina. Explorar cada cenário do jogo é essencial, mas eu colocarei vídeos sobre a localização de todos os itens colecionáveis, de modo que não precise perder tempo caçando-os. A grande maioria dos colecionáveis pode ser coletada a qualquer momento, mas eu aconselho que deixe a exploração para depois. Para pegar os Treasures, por exemplo, precisará de habilidades especiais que não terá adquirido ainda, então recomendo que deixe para pegar os Treasures depois de pegar todas as habilidades. Os Clue Bottles podem ser coletados a qualquer momento, e as Sly Masks, em sua maioria, também, com exceção de algumas que só poderá pegar bem futuramente no jogo.

e) Há diversos personagens controláveis no jogo, cada um com habilidades específicos. Muitas vezes, precisará de um determinado personagem para chegar a um determinado lugar, ou para abrir alguma porta. Sly, Bentley e Murray são os personagens básicos principais, mas também controlará Carmelita e diversos outros em alguns momentos. Fora isso, Sly aprenderá alguns disfarces, que lhe darão habilidades específicas também. Saber usar as habilidades de cada um para conseguir missões e troféu específicos, ou mesmo para chegar em algum lugar secreto, é essencial para a aventura.

f) Por fim, uma recomendação interessante. Pressionando L3, verá uma bússola, apontando para o caminho que leva ao objetivo mais próximo. É algo útil, o problema é que há um troféu no jogo que exige que usemos essa bússola 500 vezes no decorrer do jogo. Essa quantia é absurdamente alta para se usar naturalmente. Sendo assim, recomendo que pressione frequentemente L3 no decorrer do jogo, mesmo que não seja necessário, só para ir abatendo essa quantia, para conseguirmos o troféu o mais rápido possível.

Guia: Agora, vamos aos troféus, um de cada vez, de acordo com a ordem em que aconselhamos que sejam liberados (lembre-se, não é uma ordem obrigatória, apenas recomendada):

Sly Cooper: Thieves in Time é dividido em episódios, os quais, por sua vez, são divididos em trabalhos, que são as missões do jogo. Darei instruções para a platina de trabalho em trabalho, conforme a ordem específica do jogo. Vamos lá:

Prologue: Paris

Museum Heist

Job 0.1: I Smell a Rat

Bem, é isso. O jogo começa agora, e aprenderá os movimentos básicos do jogo no decorrer desse primeiro trabalho. Também é importante que adquira um hábito, agora. Em todas as missões, em todos os trabalhos do game, pressione SELECT para abrir o mapa, e expanda o mapa. Fazendo isso, irá enxergar todos os arredores, mas, mais do que apenas útil para saber o que está em volte, isso será imprescindível para conseguir um troféu ao final do game. Portanto, não se esqueça: terá de abrir o mapa de todas as fases do game. Se houver mais um local em um trabalho, terá de abrir o mapa em todos eles. Se esqueceu algum, terá de refazer a missão, então, para não perder tempo, não se esqueça de abrir o mapa em todas as missões, sempre que for a um novo local.

Sendo assim, aqui em Job 0.1, poderá abrir dois mapas. Map #1: Museum Heist 1 pode ser aberto logo no começo do trabalho, controlando Sly. Na segunda parte desse trabalho, controlando Bentley, abra o mapa para conseguir Map #2: Museum Heist 2.

Em Job 0.1, encontrará 2 Sly Masks. Para saber sua localização, assista o vídeo a seguir:



Há um troféu que poderá conseguir ainda na primeira missão:

Cooper Calling Card (Bronze)
Esse será o primeiro troféu que irá adquirir no game. Para liberá-lo, basta adquirir sua primeira Sly Mask. Bem, logo aqui em Job 0.1, há 2 Sly Masks, e uma delas poderá encontrar inclusive no começo da missão. Assim que adquirir a primeira Sly Mask, esse troféu será liberado.

Nesse primeiro trabalho, irá aprender a usar a furtividade. Uma coisa com o qual deve se acostumar é roubar os oponentes pelas costas. Basta se aproximar deles sorrateiramente e pressionar ●. Assim, irá roubar o que ele tiver no bolso. Na maioria das vezes, encontrará apenas dinheiro, mas às vezes, encontrará itens secretos (verá o bolso do oponente brilhar sempre que ele tiver um item secreto em seu bolso). Itens secretos valem bastante dinheiro, e há 3 tipos de itens secretos: os que valem 100 moedas, os que valem 200 moedas e os que valem 500 moedas. Conseguir pelo menos um de cada valor em cada episódio do jogo é necessário para um troféu futuro, então é bom começar isso ainda aqui, em Prologue. Os três itens secretos que pode roubar nesse episódio são Swiss Cheese, Gas Grenade e Tomato Juice Box. Eles só aparecem nesse episódio, então certifique-se de conseguir um de cada antes de seguir em frente.

Também aprenderá a realizar golpes furtivos com Sly. São golpes letais que matam silenciosamente, muito úteis para serem usados frequentemente nos inimigos. Não só para tornar seu progresso mais fácil, mas também para ir adiantando o troféu a seguir:


Radical Ninja (Bronze)
Esse troféu é bem simples. Para liberá-lo, basta matar silenciosamente 15 inimigos. Esse troféu deverá ser liberado naturalmente no decorrer do game, pois matar inimigos de forma furtiva é bem simples e fácil. Basta chegar por trás de qualquer oponente, sem ser visto, pressionar  e então . Terá de fazer isso com 15 inimigos para liberar esse troféu. Terá que fazer isso muito nesse jogo, deverá conseguir esse troféu ainda aqui no primeiro cenário do jogo.

Além disso, nesse primeiro trabalho, irá aprender a usar Bentley. E, com isso, poderemos começar a trabalhar no troféu a seguir:

Unexpected Package (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de plantar 60 bombas em inimigos. Para plantar uma bomba em um inimigo, terá de chegar secretamente por trás dele e segurar por alguns segundos. Bentley irá colocar uma bomba em seu bolso. Bem, agora você precisa fazer isso em mais 60 inimigos, e esse troféu será seu. Não precisa correr: irá usar Bentley diversas vezes no game, e encontrará muitos inimigos que pode pegar desprevenido dessa forma. Trata-se de um troféu acumulativo, então vá fazendo isso quando tiver a oportunidade e logo esse troféu será liberado.

Por fim, ao final desse trabalho, irá controlar Murray. E então poderá ir adiantando outro troféu:

Lunch Money (Bronze)
Para liberar esse troféu, é preciso bater 100 inimigos no chão. Chegue próximo a um inimigo, pressione para agarrá-lo e então para batê-lo no chão. Basta fazer isso com 100 inimigos e esse troféu será liberado. A exemplo do troféu Unexpected Package, trata-se de um troféu acumulativo, então é só ir usando isso nos inimigos que encontrar, quando controlar Murray, e não deverá encontrar problemas.

Agora, simplesmente vá em frente até terminar a primeira missão.

Entre uma missão e outra, estará no Hideout. Aqui, entre outras coisas, poderá comprar upgrades e habilidades na ThiefNet, usando moedas que adquire durante as missões. Entre no sistema ThiefNet e verá três itens à venda. Eu aconselho que compre todos, já que precisará comprar todos os itens para um troféu no futuro. Por isso, acumule o máximo de moedas que conseguir. Bem, assim que fizer sua primeira compra, irá liberar o seguinte troféu:

Online Shopping (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que realizar a sua primeira compra no ThiefNet, independentemente do item selecionado.

Também há mais algo a se fazer aqui. Vendo as opções do que dá para ser feito em Hideout, verá que é possível jogar pingue-pongue com Bentley. Bem, isso será necessário para um troféu no futuro. Tudo o que precisa fazer, por enquanto, é jogar pingue-pongue e conseguir dar 20 acertos na bola sem que a bola saia da mesa. Bem, bata na bola com , para dar sacada fraca, e não use . Acerte a bola 10 vezes e Bentley também a acertará 10 vezes. Pode tentar quantas vezes quiser até conseguir. Conseguindo isso, pode seguir em frente com o jogo. Não liberará troféu algum por enquanto, apenas mais adiante no game.

Ah, claro, não poderia me esquecer: abra o mapa aqui dentro do esconderijo para obter o Map #3: Cooper Gang Hideout.

Bem, agora o grupo irá viajar no tempo, e iremos para outro tempo-espaço, avançando de episódio.

Episode 1: Turning Japonese

Estará em uma outra época, a época do Japão feudal. Estará em um novo esconderijo, e poderá abrir o mapa nesse local para conseguir o Map #4: The Hidden Shuriken. Também pode jogar pingue-pongue com Bentley novamente, e eu recomendo que faça isso mais uma vez. E trate de conseguir mais 20 acertos na bola (10 de Sly e 10 de Bentley), para ir adiantando um troféu pro futuro. Então, antes de nos preocuparmos com os trabalhos, vamos explorar o cenário do local.

Feudal Japan

No decorrer desse episódio, encontrará 11 Sly Masks30 Bottles12 Treasures 1 Safe. Além disso, certifique-se de roubar pelo menos um de cada dos três itens secretos que ficam no bolso dos oponentes: Kabuji Mask, Mahjong Tile e Ivory Chopsticks.

Bem, agora estará em um cenário completamente novo. Primeiramente, abra o mapa para obter o Map #5: Feudal Japan – 1603 d.C.. Poderá explorar o vasto campo ao redor como um mundo aberto, e com muitos itens colecionáveis à sua disposição. Nem todos eles podem ser adquiridos no momento, pois precisará de algumas habilidades e upgrades que não possui ainda. Sendo assim, aconselho a deixar os itens colecionáveis para mais tarde, ao invés de agora. De preferência, pode ir coletando todos os que encontrar enquanto completa os trabalhos, assim haverá menos para procurar mais para a frente.

Esse vídeo mostra a localização de todos os Treasures nesse episódio:



E esse vídeo mostra a localização de todos os Sly Masks nesse episódio:



E esse vídeo mostra a localização de todos os Clue Bottles nesse episódio:



Bem, agora seu objetivo é cumprir os trabalhos disponíveis. Complete os trabalhos para ir avançando na história.

Job 1.1: Photo Op

Nada a mencionar sobre esse trabalho. Apenas complete-o.

Job 1.2: Breakout

Nesse trabalho, há 2 Sly Masks que podem ser coletadas. Também não deixe de visualizar o Map #6: Imperial Prison, no interior da prisão.

No decorrer desse trabalho, irá liberar os seguintes troféus:

Wardrobe Malfunction (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Para liberá-lo, terá de obter uma nova peça de roupa para vestir. Pois bem, obter a roupa de samurai é obrigatório para a missão Breakout, então esse troféu deverá ser liberado no decorrer dessa missão.

Family Matters (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que libertar Rioichi no trabalho Breakout.

Após concluir esse trabalho, já poderá conseguir um novo troféu:

What’s Behind Door Number One? (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de abrir uma porta especial. Há diversas portas especiais, uma em cada cenário do jogo. Bem, a porta especial desse cenário japonês fica no lado esquerdo do mapa, bem na margem, no alto de algumas pedras que pode ser alcançado por uma corda ou saltando sobre pequenas pedras finas. Aqui, verá uma porta dourada que cospe fogo. Basta vestir a roupa de samurai que adquiriu no trabalho Breakout e ele irá refletir o fogo, abrindo a porta e revelando um Treasure. De quebra, o troféu será liberado.

Bem, siga em frente com o game.

Job 1.3: Sushi House Startup

Nesse trabalho, há 2 Sly Masks que podem ser coletadas. Também não deixe de visualizar o Map #7: Rioichi’s Sushi House.

Job 1.4: Something’s Fishy

Nesse trabalho, há 1 Sly Mask que pode ser coletada. Também não deixe de visualizar o Map #8: Sashimi Caverns. Além disso, nesse trabalho, poderá conseguir o troféu a seguir:

Downgrade (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de completar todo o mini-game Alter Ego sem pegar nenhum power up. Bem, o mini-game Alter Ego começa exatamente no início do trabalho Something's Fishy. Esse mini-game é simples, trata-se de um shooter vertical. Acontece que o jogador pode pegar power ups que aumentam seu raio de disparo, porém, para conseguirmos esse troféu, não poderá evoluir seu disparo. Encontrará itens amarelos e vermelhos pelo cenário. 5 itens amarelos ou 1 item vermelho aumenta seu nível, então não pegue esses! Pode pegar até 4 amarelos sem problemas, mas tome cuidado: precisará desviar dos itens amarelos no decorrer do mini-game. Pode pegar itens de vida ou granadas à vontade, no entanto. Caso erre e pegue 5 amarelos ou um item vermelho, pode pressionar START e escolher Restart Checkpoint para tentar novamente. Completando o mini-game sem potencializar o disparo, esse troféu será liberado.

Job 1.5: Pretty In Pinker

Nesse trabalho, há 1 Sly Masks que pode ser coletada. Também não deixe de visualizar o Map #9: Madame Geisha House.

Job 1.6: Tiger Tail

Nada a mencionar sobre esse trabalho. Apenas complete-o.

Job 1.7: Spiked Sushi

Nesse trabalho, não deixe de visualizar o Map #10: Sashimi Caverns.

Job 1.8: Altitude Sickness

Nesse trabalho, há 2 Sly Masks que podem ser coletadas. Também não deixe de visualizar o Map #11: Emperor’s Palace e, mais para o final do trabalho, o Map #12: Face to Face, durante a luta contra El Jefe. Falando em El Jefe, há um troféu que pode ser adquirido aqui:

Cloud City (Prata)
Esse é o primeiro troféu de prata que poderá liberar no game. Para liberar esse troféu de prata, terá de matar El Jefe sem tomar nenhum dano. Isso inclui qualquer tipo de dano, tanto das porradas dele quanto de cair de alturas ou de fogo. Não poderá tomar dano algum no decorrer de toda a batalha contra El Jefe. Não é difícil, de forma alguma, basta apenas uma questão de prática para saber como e quando desviar ou se proteger de cada ataque que ele dá. Caso tome algum dano, qualquer que seja ele, basta apertar START e selecionar Restart Checkpoint para poder tentar novamente. Poderá fazer isso quantas vezes quiser. O vídeo abaixo lhe mostrará direitinho como fazer:


Também irá conseguir o seguinte troféu:

Low Calorie Sushi (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que completar todos os trabalhos do episódio Turning Japonese.

Terminando o episódio Turning Japonese, Sly e sua equipe irão para um novo episódio, Go West Young Raccoon. Porém, não iremos agora. Não ainda. Até porque deverá ainda ter diversos itens colecionáveis perdidos em Turning Japonese, então volte para lá para que possamos resolver os assuntos pendentes. Para voltar a um tempo já visitado, dentro do Hideout, vá até o furgão e teleporte-se ao tempo desejado.

A princípio, aconselho que vá em busca das 30 Clue Bottles que há aqui nesse cenário. Algumas delas só podem ser adquiridas com a habilidade de Rioichi, então aconselho a usá-lo para a exploração. Ele será capaz de coletar todos, contanto que saiba onde eles se encontram. Disponibilizei um vídeo ao início desse episódio, mostrando a localização de todos os 30 Clue Bottles. Siga-o e pegue todos. E então, após encontrar e coletar todas as 30 Clube Bottles, poderá abrir o cofre secreto desse cenário, o qual irá liberar o seguinte troféu:

Play It Safe (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que abrir o cofre de Episode 1.

Não só Clue Bottles, mas há também 12 Treasures e 11 Sly Masks que podem ser coletadas no decorrer desse episódio. Os vídeos que postei no começo do episódio mostram como coletar todos, porém, no momento só poderá coletar 10 Sly Masks e nem todos os Treasures. Isso porque precisará de habilidades que ainda não conseguiu para obter os itens restantes. Não há problema: podemos voltar no futuro, e o faremos.

Ah, e há mais um troféu ainda que poderá adquirir ainda. Para o troféu a seguir, precisará estar usando o personagem Sly, e precisará ter comprado a habilidade Paraglider, uma das primeiras disponíveis, e que custava 100 moedas. Vamos ao troféu:

Airborne (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará planar por um total de 10 segundos usando o Paraglider, sem usar truques. Bem, é muito simples. Aqui mesmo no primeiro cenário do jogo, há diversos pontos altos, principalmente torres e telhados, do qual poderá planar por 10 segundos do Paraglider sem problemas e liberar o troféu. Se estiver à procura de algum local específico para conseguir esse troféu, assista o vídeo a seguir, que explica direitinho como fazer:



Bem, agora vamos em frente. Depois de concluirmos tudo aqui no episódio Turning Japonese, vamos de uma vez para o segundo episódio do jogo.


Episode 2: Go West Young Raccoon

Agora é a vez do velho-oeste. Estará em um novo esconderijo, e, como de costume, poderá abrir o mapa nesse local para conseguir o Map #13: Hootenanny Clock Tower. Também pode jogar pingue-pongue com Bentley novamente, para conseguir mais 20 acertos na bola (10 de Sly e 10 de Bentley), necessário para ir adiantando um troféu pro futuro. Então, antes de nos preocuparmos com os trabalhos, vamos explorar o cenário do local.

Cotton Mouth Bluff

No decorrer desse episódio, encontrará 11 Sly Masks30 Bottles12 Treasures 1 SafeAlém disso, certifique-se de roubar pelo menos um de cada dos três itens secretos que ficam no bolso dos oponentes: Gold NuggetDeputy Badge e Silver Belt Buckle.

Um novo cenário completamente novo para ser explorado. Primeiramente, abra o mapa para obter o Map #14: Cotton Mouth Bluff – 1884 d.C.. Há muito mais itens colecionáveis para serem adquiridos pelo local, mas, a exemplo do cenário anterior, aconselho a realizar alguns trabalhos e conseguir mais algumas habilidades primeiro, antes de nos preocuparmos com itens colecionáveis. Mas pode pegar aquilo que estiver em seu caminho, no entanto.

Esse vídeo mostra a localização de todos os Treasures nesse episódio:



E esse vídeo mostra a localização de todos os Sly Masks nesse episódio:



E esse vídeo mostra a localização de todos os Clue Bottles nesse episódio:




Bem, agora seu objetivo é cumprir os trabalhos disponíveis. Complete os trabalhos para ir avançando na história.


Job 2.1: Under Arrest

Nada a mencionar sobre esse trabalho. Apenas complete-o.

Job 2.2: Jailhouse Blues

Nesse trabalho, há 2 Sly Masks que podem ser coletadas. Também não deixe de visualizar o Map #15: Saddle Sore Correctional Facility. No decorrer desse trabalho, também irá liberar o troféu a seguir:

Gunslinger (Bronze)
Esse troféu será liberado quando Sly encontrar seu antepassado, Tennessee Kid Cooper, no decorrer do trabalho Jailhouse Blues.

Job 2.3: Cooper for Hire

Nesse trabalho, há 2 Sly Masks que podem ser coletadas. Também não deixe de visualizar o Map #16: Budd Stagg Caverns.

Job 2.4: Saloon Bug

Nesse trabalho, há 1 Sly Mask que pode ser coletada. Também não deixe de visualizar o Map #17: Bar Dynamite. No decorrer desse trabalho, também irá liberar o troféu a seguir:

Cheers (Bronze)
No decorrer desse trabalho, irá começar a jogar um mini-game chamado Saloon Bug. Bentley, disfarçado de garçom, irá distribuir bebidas aos clientes do bar. Trata-se de um teste de reflexo. Para conseguir esse troféu, terá de completar esse mini-game sem quebrar nenhum copo, ou seja, sem arremessar nenhum copo em uma direção que não contenha clientes. Caso erre, pressione START e escolha Restart Checkpoint. Não é difícil, com um pouco de prática deverá conseguir.

Job 2.5: Blind Date

Nesse trabalho, não deixe de visualizar o Map #18: Cackling Jackalope Canyon. Também nesse trabalho, é interessante se atentar para o troféu a seguir:

Ancient Warfare 3 (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de usar a habilidade Crackshot em 10 inimigos diferentes em menos de 65 segundos. Não é difícil, já que a habilidade Crackshot é bem útil (segure R2 e trave a mira em até seis alvos e solte para matá-los instantaneamente). E esse trabalho é perfeito para conseguir esse troféu, pois no decorrer dele estará correndo por trilhos e destruindo vários barris explosivos e inimigos. Se for usando Crackshot nos inimigos e for rápido, deverá conseguir esse troféu nesse trabalho bem facilmente.

Job 2.6: Jailbreak

Nesse trabalho, há 1 Sly Mask que pode ser coletada. Também não deixe de não deixe de visualizar o Map #19: Saddle Sore Correctional Facility.

Job 2.7: Grand Key Larceny

Nada a mencionar sobre esse trabalho. Apenas complete-o.

Job 2.8: Operation: Gold Digger

Nesse trabalho, há 2 Sly Masks que podem ser coletadas. Também não deixe de visualizar o Map #20: Gold Digger Express.

Completando esse trabalho, irá liberar o troféu a seguir:

Dust Bunnies (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que concluir o trabalho Operation: Gold Digger, concluindo assim também o Episode 2.

No entanto, antes de seguirmos em frente com a história para Episode 3, vamos explorar um pouco mais essa época e pegarmos o que resta dos itens colecionáveis. Aconselho a primeiro irmos atrás dos 30 Clue Bottles que estão pelo local. O vídeo que eu postei ao início desse episódio mostra como consegui-los. Após pegar todos, é só abrir o cofre do local para conseguir o seguinte troféu:

Put It In Your 401K (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que abrir o cofre de Episode 2.

Agora, você pode ir atrás dos outros colecionáveis desse episódio. A essa altura, apenas conseguirá 10 Sly Masks. Quanto aos Treasures, recomendo que deixe mais para o futuro, quando poderá pegar todos. No momento, não conseguirá pegar todos os Treasures, pois faltam algumas habilidades.

Bem, agora vamos em frente para o próximo episódio.

Episode 3: Clan of the Cave Raccoon

Agora é a vez da era glacial. Estará em um novo esconderijo, e, como de costume, poderá abrir o mapa nesse local para conseguir o Map #21: Iced Campsite. Também pode jogar pingue-pongue com Bentley novamente, para conseguir mais 20 acertos na bola (10 de Sly e 10 de Bentley), necessário para ir adiantando um troféu pro futuro. Então, antes de nos preocuparmos com os trabalhos, vamos explorar o cenário do local.

Gungathal Valley

No decorrer desse episódio, encontrará 11 Sly Masks30 Bottles12 Treasures 1 SafeAlém disso, certifique-se de roubar pelo menos um de cada dos três itens secretos que ficam no bolso dos oponentes: Lava Rock SpearheadAmber Fossil e Tribal Penguin Mask. Isso deverá liberar um troféu:

Oh Look It’s Shiny (Bronze)
Este troféu será liberado quando conseguir roubar 10 itens secretos diferentes dos bolsos dos inimigos. Se seguiu minha recomendação e veio roubando todos os itens secretos que encontrou, deverá ter roubado 3 em Prologue, 3 em Episode 1 e 3 em Episode 2. Portanto, quando roubar mais um em Episode 3, totalizará 10 e esse troféu será liberado.

Um novo cenário completamente novo para ser explorado. Primeiramente, abra o mapa para obter o Map #22: Gungathal Valley – 10.000 B.C.. Há muito mais itens colecionáveis para serem adquiridos pelo local, mas, a exemplo dos outros cenários, aconselho a realizar alguns trabalhos e conseguir mais algumas habilidades primeiro, antes de nos preocuparmos com itens colecionáveis. Mas pode pegar aquilo que estiver em seu caminho, no entanto.

Esse vídeo mostra a localização de todos os Treasures nesse episódio:



E esse vídeo mostra a localização de todos os Sly Masks nesse episódio:



E esse vídeo mostra a localização de todos os Clue Bottles nesse episódio:



Bem, agora seu objetivo é cumprir os trabalhos disponíveis. Complete os trabalhos para ir avançando na história.

Job 3.1: Stone Age Reconnaissance

Nada a mencionar sobre esse trabalho. Apenas complete-o.

Job 3.2: Unexpected Ties

Nesse trabalho, há 1 Sly Mask que pode ser coletada. Também não deixe de não deixe de visualizar o Map #23: Lair of the Bear. Ao concluir esse trabalho, irá conseguir o seguinte troféu:

Bigfoot for Real (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que encontrar mais um ancestral, Bob, durante a missão Unexpected Ties.

Job 3.3: Getting Stronger

Nesse trabalho, não deixe de não deixe de visualizar o Map #24: The Murray Games. Nesse trabalho, poderá liberar o seguinte troféu:

Apollo Wins (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de completar o treinamento de Bob sem errar nenhum objetivo. Bem, há diversos tipos de treinamento, cada qual com um objetivo diferente. Precisa ser perfeito no decorrer de todo o treinamento para conseguir esse troféu. Caso erre qualquer passo do treinamento, em qualquer uma das etapas, terá de pressionar START e escolher Restart Checkpoint para tentar mais uma vez. São treinamentos simples e não deverão apresentar problemas, porém, caso precise de ajuda para conseguir, aqui vai um vídeo explicativo que mostra como fazer:


Job 3.4: Going Up

Nesse trabalho, há 1 Sly Mask que pode ser coletada. Também não deixe de visualizar o Map #25: Frostbite Peak.

Job 3.5: Starving Starving Hippo

Nada a mencionar sobre esse trabalho. Apenas complete-o.

Job 3.6: Ice Ice Bentley

Nesse trabalho, há 1 Sly Mask que pode ser coletada. Também não deixe de visualizar o Map #26: Cool Storage Caverns.

Job 3.7: Duty Calls

Nada a mencionar sobre esse trabalho. Apenas complete-o.

Job 3.8: Operation: Jurassic Thievery

Nesse trabalho, há 2 Sly Masks que podem ser coletadas. Também não deixe de visualizar o Map #27: Purple Paw Paint Factory 1 e o Map #28: Purple Paw Paint Factory 2.

Completando esse trabalho, irá liberar o troféu a seguir:

Bearcircle (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que concluir o trabalho Operation: Jurassic Thievery, concluindo assim também o Episode 3.

No entanto, antes de seguirmos em frente com a história para Episode 4, vamos explorar um pouco mais essa época e pegarmos o que resta dos itens colecionáveis. Aconselho a primeiro irmos atrás dos 30 Clue Bottles que estão pelo local. O vídeo que eu postei ao início desse episódio mostra como consegui-los. Após pegar todos, é só abrir o cofre do local para conseguir o seguinte troféu:

Savings Account (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que abrir o cofre de Episode 3. Esse tesouro irá fazer com que todos os Clue Bottles do jogo apareçam no mapa normalmente.

Agora, você pode ir atrás dos outros colecionáveis desse episódio. A essa altura, apenas conseguirá 10 Sly Masks (precisará do poder de escalada do Bob para 2 deles). Quanto aos Treasures, recomendo que deixe mais para o futuro, quando poderá pegar todos. No momento, não conseguirá pegar todos os Treasures, pois faltam algumas habilidades.

Ah, há mais um troféu que podemos conseguir nessa era! Escolha Carmelita como sua personagem principal, e vamos a esse troféu:

Waddle Waddle (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de atirar em 40 penguins com a Carmelita. Os penguins só estão disponíveis nessa era, então é só escolher a Carmelita e atirar neles. Há 10 penguins espalhados pelo cenário, e eles não renascem. Após atirar nos 10, volte ao esconderijo e saia. Aparecerão mais 10 nos mesmos locais. Repita isso até conseguir 40 e liberar o troféu.

Bem, agora vamos em frente para o próximo episódio.

Episode 4: Of Mice and Mechs

Agora é a vez da Inglaterra provinciana. Estará em um novo esconderijo, e, como de costume, poderá abrir o mapa nesse local para conseguir o Map #29:  The Major Oak. Também pode jogar pingue-pongue com Bentley novamente, para conseguir mais 20 acertos na bola (10 de Sly e 10 de Bentley), necessário para ir adiantando um troféu pro futuro. Então, antes de nos preocuparmos com os trabalhos, vamos explorar o cenário do local.

Medieval England

No decorrer desse episódio, encontrará 11 Sly Masks30 Bottles12 Treasures 1 SafeAlém disso, certifique-se de roubar pelo menos um de cada dos três itens secretos que ficam no bolso dos oponentes: Pocket Watch, Platinum Gear e Emerald Dragon Eye.

Um novo cenário completamente novo para ser explorado. Primeiramente, abra o mapa para obter o Map #30: Medieval England - 1301. Há muito mais itens colecionáveis para serem adquiridos pelo local, mas, a exemplo dos outros cenários, aconselho a realizar alguns trabalhos e conseguir mais algumas habilidades primeiro, antes de nos preocuparmos com itens colecionáveis. Mas pode pegar aquilo que estiver em seu caminho, no entanto.

Esse vídeo mostra a localização de todos os Treasures nesse episódio:



E esse vídeo mostra a localização de todos os Sly Masks nesse episódio:



A partir desse momento, não precisará mais de mapa para encontrar os Clue Bottles, pois o item do cofre de Episode 3 mostra a localização de todos os Clue Bottles e do Safe naturalmente.

Bem, agora seu objetivo é cumprir os trabalhos disponíveis. Complete os trabalhos para ir avançando na história.


Job 4.1: Shopping Spree

Nesse trabalho, não deixe de visualizar o Map #31: Stirring Up Trouble, o Map #32: Into the Fire (Lower), e o Map #33: A Total Fabrication.

Job 4.2: Juggling Act

Nesse trabalho, há 2 Sly Masks que podem ser coletadas. Também não deixe de visualizar o Map #34: The Amazing Cooperoni. Além disso, poderá conseguir um troféu nesse trabalho:

Boom Stick (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que encontrar mais um ancestral, Galleth, durante a missão Juggling Act.

Job 4.3: Cane Swipe

Nada a mencionar sobre esse trabalho. Apenas complete-o.

Job 4.4: Eye in the Sky

Nada a mencionar sobre esse trabalho. Apenas complete-o.

Job 4.5: Mechanical Menace

Nesse trabalho, há 1 Sly Mask que pode ser coletada. Também não deixe de visualizar o Map #35: Belly of the Beast. Além disso, poderá conseguir um troféu nesse trabalho:

Crazed Climber (Bronze)
Para liberar esse troféu, será preciso escalar toda a torre em menos de 90 segundos. É preciso saber exatamente o que fazer e da forma mais rápida possível. Para saber exatamente o que tem de fazer, assista o vídeo explicativo abaixo:


Job 4.6: Short Supply

Nesse trabalho, não deixe de visualizar o Map #36: Into the Fire (Upper).

Job 4.7: Shell-Shocked Heart

Nesse trabalho, há 2 Sly Masks que podem ser coletadas. Também não deixe de visualizar o Map #37: Assembly Line. Além disso, poderá conseguir um troféu nesse trabalho:

I Need a Mouse Trap (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir o trabalho Shell-Shocked Heart.

Job 4.8: Hard Target

Nesse trabalho, Sly irá participar de um jogo de tiro ao alvo. Nesse momento, poderá conseguir o seguinte troféu:

Golden Arrow (Bronze)
Para liberar esse troféu, basta completar essa tarefa de tiro ao alvo sem acertar nenhum alvo amigável. Isso quer dizer que deve acertar os bonecos com alvos, e sem acertar nenhum boneco de um amigo seu. É simples e fácil, já que há bastante tempo e pode prestar atenção antes de cada disparo. Cuidado com os alvos móveis. Caso acerte um alvo amigável, aperte START e escolha Restart Checkpoint. Faça isso até conseguir concluir, e, se fizer tudo certo, esse troféu será liberado.

Job 4.9: Operation: Mousetrap

Nesse trabalho, não deixe de visualizar o Map #38: Mousetrap.

Completando esse trabalho, irá liberar o seguinte troféu:

I Believe the Time Is Now (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que concluir o trabalho Operation: Mousetrap, concluindo assim também o Episode 4.

No entanto, antes de seguirmos em frente com a história para Episode 5, vamos explorar um pouco mais essa época e pegarmos o que resta dos itens colecionáveis. Aconselho a primeiro irmos atrás dos 30 Clue Bottles que estão pelo local. Como a localização de todos eles já aparece no mapa, é só ir atrás de cada um deles e coletá-los. Após pegar todos, é só abrir o cofre do local para conseguir o seguinte troféu:

Zenny, Gil or Just Loot (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que abrir o cofre de Episode 4.

Agora, você pode ir atrás dos outros colecionáveis desse episódio. A essa altura, apenas conseguirá 10 Sly Masks. Quanto aos Treasures, recomendo que deixe mais para o futuro, quando poderá pegar todos. No momento, não conseguirá pegar todos os Treasures, pois faltam algumas habilidades.

Vamos adiante com a história para o último episódio.

Episode 5: 40 Thieves

Agora é a vez da Arábia antiga. Estará no quinto e último esconderijo, e, como de costume, poderá abrir o mapa nesse local para conseguir o Map #39:  Sneaky Snake Hideout. Também pode jogar pingue-pongue com Bentley novamente, para conseguir mais 20 acertos na bola (10 de Sly e 10 de Bentley), o que já nos garantirá um troféu:

The Cooper Open (Bronze)
Esse troféu será liberado quando tiver jogado pingue-pongue nas 5 mesas dos 5 esconderijos do jogo. Como esse é o quinto e último esconderijo, se tiver jogado pingue pongue em todas as mesas antes, esse troféu será liberado assim que jogar pingue-pongue nessa também. É preciso bater na bola pelo menos 20 vezes (10 de Sly e 1 de Bentley) para que o jogo considere o jogo válido.

Então, antes de nos preocuparmos com os trabalhos, vamos explorar o cenário do local.

Ancient Arabia

No decorrer desse episódio, encontrará 11 Sly Masks30 Bottles12 Treasures 1 SafeAlém disso, certifique-se de roubar pelo menos um de cada dos três itens secretos que ficam no bolso dos oponentes: Pearl EarringScorpion Tail e Red Ruby Ring. E isso nos renderá um troféu:

Hassan Would Be Proud (Prata)
Para liberar esse troféu de prata, é preciso ter roubado um de cada item secreto do jogo. Cada episodio possui 3 itens secretos, e precisa ter roubado pelo menos um de cada em todas as épocas. Se veio seguindo o guia até aqui, deverá ter roubado um de cada em cada época, um total de 15 itens secretos. Fazendo isso, assim que conseguir roubar todos, esse troféu de prata será liberado.

Um novo cenário completamente novo para ser explorado. Primeiramente, abra o mapa para obter o Map #40: Ancient Arabia - 1001 A.D.. Há muito mais itens colecionáveis para serem adquiridos pelo local, mas, a exemplo dos outros cenários, aconselho a realizar alguns trabalhos e conseguir mais algumas habilidades primeiro, antes de nos preocuparmos com itens colecionáveis. Mas pode pegar aquilo que estiver em seu caminho, no entanto.

Esse vídeo mostra a localização de todos os Treasures nesse episódio:


E esse vídeo mostra a localização de todos os Sly Masks nesse episódio:


A localização de todos os Clue Bottles e do Safe já aparece em seu mapa naturalmente, então é só coletá-los quando passar por perto.

Bem, agora seu objetivo é cumprir os trabalhos disponíveis. Complete os trabalhos para ir avançando na história.

Job 5.1: Lost and Found

Nesse trabalho, não deixe de visualizar o Map #41: Wise Monkey Lamps. Além disso, irá liberar o seguinte troféu:

Keep Your Turban On (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir o trabalho Lost and Found.

Job 5.2: Open Sesame

Completando esse trabalho, irá ganhar a roupa de ladrão, a quinta e última roupa do jogo, o que nos garantirá um troféu:

Costume Party (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que conseguir todos os 5 trajes do jogo. O quinto e último traje será adquirido no trabalho Open Sesame, de modo que esse troféu de prata será liberado a essa altura.

Job 5.3: Rug Rats

Nesse trabalho, há 1 Sly Mask que pode ser coletada. Também não deixe de visualizar os mapas Map #42: Honest Hassan's Carpets (Store)Map #43: Honest Hassan's Carpets (Underground Cavern) e Map #44: Honest Hassan's Carpets (Tower).

Job 5.4: Copy Cats

Nesse trabalho, há 1 Sly Mask que pode ser coletada. Também não deixe de visualizar o Map #45: In a Jiffly Yellow Cab (Smuggler's Cove).

Job 5.5: Up In Smoke

Nesse trabalho, poderá conseguir o seguinte troféu:

Get to the Chopper (Bronze)
Nesse trabalho, estará controlando um helicóptero. Bem, para liberar esse troféu será preciso concluir essa parte do helicóptero sem tomar qualquer dano. Use o turbo para escapar dos mísseis e tenha paciência. Se vier a tomar qualquer dano, aperte START e escolha Restart Checkpoint. Fazendo isso certo, irá liberar esse troféu ao final do trabalho.

Job 5.6: Heavy Metal Meltdown

Nesse trabalho, há 1 Sly Mask que pode ser coletada. Também não deixe de visualizar o mapa Map #46: Crabby Guy Paperbacks.

Ao término desse trabalho, aparecerão novos itens para comprar na ThiefNet. Será hora de um troféu:

PayDay (Prata)
Para liberar esse troféu de prata, é preciso comprar todos os upgrades disponíveis na ThiefNet. Os últimos upgrades ficarão disponíveis após o trabalho Heavy Metal Meltdown. Se veio comprando todos os upgrades até esse momento, então assim que comprar esses terá todos, e esse troféu de prata será liberado.

Job 5.7: All Rolled Up!

Nesse trabalho, há 1 Sly Mask que pode ser coletada. Além disso, poderá conseguir um troféu:

Hubba Hubba (Bronze)
Para liberar esse troféu, é preciso não errar nenhum passo na dança da Carmelita. Carmelita terá de dançar no começo do trabalho All Rolled Up!. Só o que precisa fazer é não errar nenhum comando. Se errar, aperte START e escolha Restart Checkpoint. São seis seções consecutivas, com ordem crescente de dificuldade, e sem checkpoint entre um e outro. Faça isso até o final e liberará esse troféu.

E completando esse trabalho, irá conseguir o seguinte troféu:

Home Sick (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir a missão All Rolled Up!.

Bem, agora só o que nos resta é a missão final do game. Antes, no entanto, vamos voltar e explorar, para pegar os itens colecionáveis que ficou para trás. Vamos começar pela Arábia. Com a localização de todos os Clue Bottles da região, pegue-os e depois abra o cofre do local para liberar um troféu:

Check Please (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que abrir o cofre de Episode 5.

Agora, vamos atrás das Sly Masks desse episódio. Há 10 Sly Masks disponíveis, e uma dela se encontra em uma área especial acessível através de um túnel (a localização exata se encontra no vídeo que eu postei sobre as Sly Masks). Essa área secreta possui seu próprio mapa, não deixe de visualizar o Map #47: Lazy Trunk Spa & Lounge.

E não é só isso! Agora que temos todas as habilidades do jogo, podemos conseguir todos os Treasures do jogo, algo que víamos adiando até então. Aconselho a retornar para o período feudal, de Episode 1. Use o vídeo que eu postei anteriormente para conseguir encontrar todos os 12 Treasures desse local. Após fazer isso, irá receber um troféu:

Arcade Operator (Bronze)
Esse troféu será liberado quando conseguir consertar uma máquina de fliperama. Para isso, é preciso coletar todos os tesouros de uma determinada época. Ao coletar todos os tesouros de Episode 1, irá habilitar a máquina de fliperama daquele esconderijo.

E isso nos leva a outro troféu:

Child of the 80's (Bronze)
Para liberar esse troféu, é preciso bater o recorde máximo de alguma máquina de fliperama. Essa primeira máquina de fliperama possui o mini-game Alter Ego. Vá para o esconderijo e jogue-o. Terá de conseguir mais de 25.000 pontos para bater o recorde de Bentley e conseguir esse troféu. É preciso conseguir pontos até carregar o tiro no nível 10, matar o máximo possível de inimigos (os únicos que dão pontos), pegar as estrelas amarelas para acumular pontos e evitar ao máximo ser atingido. Parece praticamente impossível no começo, mas continue persistindo até conseguir se acostumar e logo baterá essa marca.

Além disso, dentro do mini-game, encontrará 1 Sly Mask. Agora sim, é possível coletar todas as 11 Sly Masks de Episode 1.

Bem, agora vá para o velho-oeste, e colete os 12 Treasures desse cenário. O que já deverá ser suficiente para liberar o troféu a seguir:

Clockwerk Collector (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de ter coletado 20 Treasures. Se coletou os 12 Treasures de Episode 1, conseguirá esse troféu enquanto coleta os Treasures de Episode 2.

Coletando os 12 Treasures, irá habilitar a máquina de fliperama desse episódio, o qual possui o mini-game System Cracker. Bata o recorde nessa máquina, que é de 4500 pontos, também, para um troféu no futuro. É bem fácil, é só destruir todos os inimigos. Mantenha-se sempre em movimento, e desvie das balas oponentes. Fique sempre trocando de tanque, pois cada uma possui uma quantidade de vida diferente. Mantenha-se com um tanque diferente em cada fase e chegará ao final do jogo com
Ah, e não deixe de coletar 1 Sly Mask dentro do jogo, o que tornará possível que colete todos os 11 Sly Masks de Episode 2.

Agora, vá para a era glacial e faça a mesma coisa. Após pegar os 12 Treasures, habilitará a máquina de fliperama no esconderijo, que será desta vez o Spark Runner. Terá de quebrar o recorde de 1000 pontos, o que pode ser difícil se jogado normalmente, mas que pode ser humilhantemente fácil se usar uma técnica simples. Assim que a fase começar, pegue os pontos extras ao redor, e rapidamente pegue os pontos extras à esquerda também. Volte ao início e fique entre os dois bumpers na lateral direita. A ideia é estabilizar o controle e se deixar bater repetidamente entre um bumper e outro até conseguir os 1000 pontos. É fácil, se estiver com dúvidas, assista o vídeo abaixo, que mostra a técnica:


Ah, e não se esqueça de pegar 1 Sly Mask no local, bem no começo, para conseguir completar as 10 Sly Masks de Episode 3.

É a vez da Inglaterra provinciana. Pegue todos os 12 Treasures no local para desbloquear o fliperama do esconderijo. Vale mencionar que 2 dos Treasures só podem ser alcançados por Galleth. O jogo da vez será novamente Alter Ego. As mesmas dicas de antes se aplicam aqui, e será ainda mais fácil, pois precisará fazer apenas 20.000 pontos.

Não deixe de pegar 1 Sly Mask no mini-game e de garantir todas as 11 Sly Masks de Episode 4 (várias delas precisam da impulsão de Galleth).

Por fim, só nos resta explorar a última era do jogo, a Arábia. Explore o local e encontre todos os 12 Treasures do local (alguns irão necessitar de ). Assim que coletar todos, irá liberar o seguinte troféu:

Quarter Cruncher (Prata)
Esse troféu de prata será liberado quando liberar todos os fliperamas do jogo. Os fliperamas são liberados quando pega todos os Treasures de um episódio, e o fliperama do Prologue é liberado quando habilitar todos os outros. Se veio seguindo o guia até aqui, deverá ter liberado os fliperamas dos primeiros episódios, restando apenas o de Episode 5. Ao liberá-lo, esse troféu de prata será liberado.

Falando no fliperama, vamos jogar o mini-game, que é novamente System Cracker. Siga as mesmas dicas de antes. Desta vez, a pontuação é de 4.500 pontos. Esse será bem mais fácil, pois, além de ter muitas vidas pelo caminho, conseguirá facilmente mais de 7.000 pontos, sem nem mesmo tentar, caso destrua tudo o que encontrar pelo caminho. Deverá conseguir bater a meta ainda no meio do jogo.

Agora, só o que nos resta é voltar para a época de Paris, em Prologue. Voltando para lá, receberá o aviso que o fliperama está consertado, desta vez com o jogo Maximum Chaos. Trata-se de uma sequência de Alter Ego, depois Spark Runner e por fim System Cracker. É muito fácil e simples. Terá de conseguir 4.000 pontos nos dois jogos, acumulados. Só no Alter Ego, deverá conseguir mais de 3.500 pontos sem qualquer problema. Então, quando chegar na parte do Spark Runner, fique apenas batendo nos bumpers até o tempo acabar, e deverá conseguir a pontuação restante. Não precisa nem chegar na parte do System Cracker. Quando acabar o tempo, poderá tentar de novo com a mesma pontuação de antes (só não pode morrer). O mesmo acontece se escolher Restart Checkpoint. Bata o recorde dessa máquina para conseguir o seguinte troféu:

8-Bit Bentley Style (Ouro)
Este será o primeiro troféu de ouro que irá liberar no game. Para liberá-lo, só o que precisa fazer é conseguir a pontuação máxima em todos os fliperamas do jogo. Com todos os fliperamas liberados, jogue cada um deles e vença o recorde de Bentley. Ao fazer isso nos 6 fliperamas, esse troféu de ouro será liberado.

Ah, claro, e não deixe de pegar 1 Sly Mask ao final da parte do System Cracker.

Bem, chegou a hora de fechar o game de uma vez por todas, não é mesmo? Ainda no cenário de Paris, realize o último trabalho do jogo!

Job 0.2: Dejá Vu All Over Again!

Nesse trabalho, há 2 Sly Masks que podem ser coletadas. Também não deixe de visualizar o Map #48: Le Blimp, o que irá lhe garantir um troféu:

Navigate Like Drake (Bronze)
Esse troféu será liberado quando tiver visualizado todos os mapas do jogo. Bem, há um total de 48 mapas no jogo. Vale lembrar que esconderijos possuem mapas próprios, e alguns trabalhos possuem vários mapas internos. De qualquer forma, indiquei a localização de cada mapa do jogo até aqui, de forma que, se veio seguindo o guia até, deverá ter conseguido todos os outros mapas, então, ao visualizar o último mapa aqui na missão Dejá Vu All Over Again!, esse troféu deverá ser liberado.

Esse vídeo irá lhe ajudar a conseguir as 2 Sly Masks desse trabalho:


Além disso, após coletar as 2 Sly Masks que faltam, deverá liberar o seguinte troféu:

Mark Your Territory (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado assim que tiver coletado todas as 60 Sly Masks do jogo. Se seguiu meu guia desde o começo, deve ter coletado todas as Sly Masks dos episódios anteriores. Na verdade, dos 5 episódios normais (incluindo os que se encontram dentro dos fliperamas), restando apenas os do Prologue. Ao coletá-los, então, terá todos os 60, e esse troféu será liberado.

Complete esse trabalho, e irá liberar o seguinte troféu:

Final Chapter? (Ouro)
Esse troféu de ouro é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir o trabalho Dejá Vu All Over Again!, fechando o jogo.

Ainda não é tudo! Há mais dois troféus a mencionar. Escolha Sly e vá para qualquer missão do jogo, ou mesmo para alguma área livre. Agora, pressione START e escolha Extras. Depois, Unlockables. Verá diversas coisas que liberou com as Sly Masks que adquiriu, como trajes e armas. E isso nos leva a outro troféu:

Hero Tech (Bronze)
Para liberar esse troféu, só o que precisa fazer é bater em algum oponente do jogo usando uma arma especial. Terá liberado duas armas especiais com 60 Sly Masks. Escolha qualquer uma delas e bata em qualquer inimigo do jogo. Será o suficiente para liberar esse troféu.

Sparrow Approves (Bronze)
E, por fim, esse troféu. Ele é o último que nos separa da platina. Ele é irritantemente simples, vamos lá: ele será liberado quando tiver usado o compasso pelo menos 500 vezes. Se seguiu minha recomendação inicial, deverá ter usado o compasso muitas e muitas vezes, certo? Se veio fazendo isso, então já deverá ter liberado esse troféu a essa altura e terá platinado. Senão, é porque talvez ainda não seja o suficiente para chegar a 500 vezes... Se for o caso, entre em qualquer missão e fique parado pressionado L3 repetidas vezes até liberar esse troféu.

Mask and Stripes Forever (Platina)
Eis nossa recompensa final! Após tantos trabalhos, assaltos e afins, é a hora de relaxar e aproveitar nosso artefato mais valioso: o troféu de platina! Nada importa mais para os platinadores do que isso, e aqui está! Parabéns, você platinou Sly Cooper: Thieves of Time!

E então? Esse guia lhe foi útil? Comente o que acha, e nos indique um game para a seção Platinando!

4 comentários:

  1. no trofeu Sparrow Approves (Bronze), nao é no R3, mas sim no L3, andam a enganar as pessoas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops, falha nossa! Já consertei o texto, obrigado pela correção, Hélder! Volte sempre ao nosso blog!

      Excluir
  2. 15 horas se é louco são mais de 30 e só fiz 68% só fala bobagem porque não detalhou os complicados com do mapa de cara que seria dócil fazer dês do inicio você é maior pela saco porque não explica que a maquinas de fliperama cada uma um senario complica tudo velho , e porque escreveu em ingles o jogo ta dublado em português brasileiro só mudando o idioma do console pra alterar tu é gringo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Felipe!

      O jogo é curto, seguindo o guia do modo como indiquei, realizando as missões e depois acompanhando os vídeos para pegar os colecionáveis, não demora muito para conseguir a platina. Realmente 10 horas é pouco tempo, aumentei a expectativa de 20 a 25.

      Por que eu não detalhei o quê com o mapa? Coloquei vídeos que mostram com detalhes a localização de cada item, inclusive se o colecionável está dentro de uma das missões do cenário, só seguir.

      Quanto aos fliperamas, não entendi. No guia eu deixei claro que fica um fliperama em cada era, liberado por Treasures, inclusive dei dicas de como conseguir a pontuação máxima em cada máquina.

      Quanto ao fato de eu fazer o guia com os nomes dos cenários e afins em português, é questão de estética mesmo. Em todos os jogos, inclusive com os que tem dublagem em português, eu coloco mapas ou vídeos em inglês, que fazem menção aos nomes em inglês, então por via das dúvidas eu sempre uso os nomes em inglês de locais e itens. Fica mais fácil até para a pessoa poder procurar informação na internet, se ela quiser, do que se o nome estivesse em português.

      Bem, espero ter esclarecido suas dúvidas, Felipe, volte sempre ao nosso blog!

      Excluir