quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Platinando BioShock

Este é o nosso guia de como platinar BioShock, lançado em 2007 pela 2K Games para Playstation 3.

BioShock cover.jpg

Você ainda não platinou esse game e está tendo dificuldades? Tudo bem. Nós podemos lhe ajudar! Confira nosso guia Platinando BioShock:

BIOSHOCK

Ficha técnica:

Troféus de bronze: 48
Troféus de prata: 2
Troféus de ouro: 3
Troféus de platina: 1
Total de troféus: 54
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 20 a 30 horas
Dificuldade estimada: 3/5 - Dificuldade Considerável
Vezes que precisa jogar o game: Apenas uma (recomendável duas)

Considerações: BioShock chocou o mundo com sua forte temática steam-punk, seu enredo para lá de original e sua jogabilidade dinâmica. Quando o gênero de First-Person Shooters estava defasado de novas ideias e precisando passar por sérias reformulações para não cair na mesmice, Bioshock veio e levou o gênero adiante. O que acabou se tornando também uma grata surpresa aos platinadores! Mesmo sendo um FPS com características de RPG, BioShock mantém sua linha de troféus muito similares à da maioria dos jogos de tiro: relativamente curto e simples. É preciso fechar o jogo na dificuldade Survivor, a mais difícil possível, o que torna essa platina consideravelmente mais difícil, mas realmente insuperável. É possível platinar o game fechando apenas uma vez, basta que se feche o jogo logo de cara na dificuldade Survivor, mas eu recomendo que faça pelo menos duas jogatinas para tornar a platina mais fácil e prazerosa, uma no Easy coletando todos os outros troféus e depois uma segunda no Survivor só para se conseguir os troféus finais mesmo. Bem, vamos ao guia e boa sorte!

Dicas de procedimento: Antes de sobrevivermos às loucuras geniosas de Rapture, vale a pena se atentar para algumas recomendações úteis que lhe ajudarão a poupar horas preciosas de sua jogatina. Leia com atenção:

a) Há quatro níveis de dificuldade em Bioshock, todos eles disponíveis desde o começo: Easy, Medium, Hard e Survivor. Há um troféu relacionado a fechar o jogo na dificuldade Survivor, de modo que, se quiser, poderá jogar na dificuldade Survivor logo de começo e platinar o jogo em uma jogatina só. Todos os troféus podem ser adquiridos em apenas uma platina. Porém, isso irá dificultar demais a platina, porque nessa jogatina no modo Survivor, terá de enfrentar todos os Big Daddies, tirar muitas fotos de pesquisas e fazer muitas coisas que apenas tornarão a sua vida um inferno, e que poderiam ser evitadas. Sendo assim, aconselho a fazer duas jogatinas: uma na dificuldade Easy, onde poderá conseguir todos os demais troféus sem qualquer problema e quase sem esforço, para só então jogarmos na dificuldade Survivor, quando então poderemos nos concentrar apenas em fechar o jogo, sem precisar perder tempo fazendo coisas diversas e correndo riscos desnecessários, tornando essa platina bem mais fácil. Fica a seu critério.

b) Bioshock é um jogo pouco convencional. Ele possui muitas armas, como todo First-Person Shooter, mas também possui Plasmids, uma espécie de magias, que se usa com a mão esquerda. É possível e preciso intercalar os dois para conseguir se dar bem no jogo. Usar magias como suporte e causar dano com as armas é o principal foco do jogo. Conseguirá diversas armas e magias, criando muitas estratégias de jogo, que poderá desenvolver à sua maneira. As armas gastam munição, enquanto as magias consomem EVE, uma barra azul de mana que pode ser reabastecido com itens e habilidades. Aprenda a usar as magias sabiamente, pois precisará usá-las bastante, mas o suprimento de EVE é limitado.

c) No decorrer do game, encontrará algumas garotinhas de aspecto estranho, sempre acompanhadas de grandalhões. Elas são as Little Sisters. Após acabar com os grandalhões que as protegem, terá de interagir com elas, e poderá escolher entre matá-las ou resgatá-las. Matá-las rende bastante ADAM, item que explicarei a seguir. Resgatando-as, ganhará menos ADAM, mas ganhará presentes também. Para a platina, terá de resgatar todas as Little Sisters em uma só jogatina. Então, certifique-se de fazer isso na primeira jogatina, resgate todas elas, para liberar logo o troféu e para que na dificuldade Survivor possa escolher o que fazer.

d) Há dois tipos de moeda no jogo: dinheiro e ADAM. Dinheiro é usado para se comprar munição, itens e afins nas Vending Machines. Já o ADAM é bem mais importante: ele só pode ser adquirido com as Little Sisters, e é usado para se comprar tônicos, novos espaços para Plasmids e tônicos e upgrades de vida e de EVE nas máquinas chamadas Gatherer's Garden. Saber usar bem o dinheiro é importante, pois sempre é bom ter uma reserva para comprar itens ou munição quando necessário. Evite gastar em bobagens! Da mesma forma, economize o ADAM! Precisará do ADAM para comprar tônicos e slots, coisas que são importantes para a platina. Evite comprar upgrades de vida e de EVE o máximo que puder, e evite comprar muitos Plasmids. Isso porque não há ADAM suficiente para comprar tudo, e, além de não haver troféus relacionados a Plasmids ou os upgrades de vida e de EVE, precisará comprar todos os tônicos e slots do jogo para diversos troféus, de modo que, se usar erroneamente o seu ADAM, ficará sem recursos para a platina. Não se esqueça disso!

e) O game permite hackear praticamente qualquer máquina ou dispositivo eletrônico. Poderá hackear Turrets, Security Cameras, Security Bots, Vending Machines e muito mais. Hackear equipamentos de segurança será importante para a sua segurança, ainda mais quando estiver jogando na dificuldade Survivor, mas hackear máquinas de venda realmente vale a pena. Conseguirá desconto nos produtos e conseguirá que novos produtos estejam disponíveis para compra, como munição e afins. Hackeie tudo o que encontrar, pois há diversos troféus relacionados a hack, e vale a pena o esforço. Conseguirá tônicos que deixarão mais fáceis os mini-games de hackear.

f) Encontrará diversos Audio Diaries no jogo. São itens colecionáveis, e precisará encontrar todos para um troféu do game. Indicarei a localização de todos os Audio Diaries, basta prestar atenção. Poucos deles são realmente importantes, pois se não coletá-los em um determinado momento, depois não poderá mais. A grande maioria estará disponível quando quiser, pois sempre poderá voltar para capítulos anteriores. Deverá se atentar para aqueles que não poderá pegar depois. Se seguir o guia e ir coletando todos os que eu informar aqui, não encontrará qualquer problema.

g) A qualquer momento do jogo, poderá pressionar SELECT para ver um mapa geral do cenário em que se encontra e o objetivo a ser cumprido. Usar esse mapa é fundamental para se guiar no jogo, e também para seguir o guia. No decorrer do guia, informarei nomes de cenários, e também informação de pontos cardeais, como norte e sul. Todas essas informações podem ser conferidas no mapa do jogo, basta abrir e ver, para não ficar perdido ou seguir na direção errada.

h) BioShock permite salvar o jogo a qualquer momento. Basta pressionar START e escolher Save, e salvará o jogo. Nem preciso recomendar que salve o jogo frequentemente, não é? Os saves automáticos só ocorrem entre um capítulo e outro, então salvar o jogo manualmente de tempos em tempos é a melhor solução. Como pode salvar ilimitadamente e em qualquer lugar, esse recurso se torna imprescindível pois poderá, por exemplo, salvar o jogo antes de hackear alguma coisa, e sempre poderá voltar se falhar ou algo der errado. Enfim: salve o jogo com frequência e terá bem menos dores de cabeça no decorre da platina.

Guia: Agora, vamos aos troféus, um de cada vez, de acordo com a ordem em que aconselhamos que sejam liberados (lembre-se, não é uma ordem obrigatória, apenas recomendada):

Quando o jogo começar, terá de escolher a dificuldade desejada. Aconselho que escolha a dificuldade Easy, para a primeira jogatina da platina, conforme a recomendação inicial.

1º Jogatina - Easy

Tudo começa com um infeliz acidente de avião. Quando despertar, estará na água. Nade até o imenso farol que há por perto e entre na porta. Entre na batisfera, para que o jogo de verdade comece!

Chapter 1: Welcome to Rapture

Esse é o primeiro capítulo do jogo, que serve como uma espécie de tutorial. Aqui, irá aprender os conceitos básicos do jogo. Avance e logo encontrará a primeira arma do jogo, a Weapon #1: Wrench. Trata-se de uma chave inglesa que serve como porrete, sua primeira arma. Encontrá-la é obrigatório para a aventura. Logo adiante, ainda encontrará o primeiro inimigo do jogo, o Enemy #1: Thuggish Splicer. São seres humanos deformados que atacam com golpes manuais. Pouco mais adiante, encontrará o primeiro plasmid do jogo, o Plasmid #1: Electro Bolt. Com esse plasmid, poderá eletrocutar inimigos e ativar mecanismos elétricos diversos, entre outras coisas.

Siga em frente. Após pegar o elevador, encontrará a Weapon #2: Revolver em um carrinho de bebê. Trata-se da primeira arma de fogo a que terá acesso. Útil para ataques à distância e atirar em cadeados. Logo adiante, chegará ao cenário Kashmir Restaurant. Há uma escada ao lado da entrada dos banheiros. Descendo a escada, encontrará um novo tipo de inimigo, o Enemy #2: Leadhead Splicer. Procure na mesinha na parte da água para encontrar um dos itens colecionáveis do jogo, o Audio Diary #1: Diane McClintock - New Year's Eve Alone. São fitas de áudio que contam a história de alguns personagens. Não servem para nada no jogo, mas há um troféu para colecionar todos, então indicarei a localização de todos os Audio Diaries no guia. Entre na porta para a cozinha, e ao sair verá alguns inimigos sobre uma parte de água. Use o plasmid Electro Bolt na água para eletrocutá-los imediatamente. Conseguirá um troféu:

Toaster in the Tub (Bronze)
Este é o primeiro troféu que poderá liberar no game! Para liberá-lo, basta eletrocutar um oponente usando o Electro Bolt quando ele estiver na água. Poderá fazer isso no cenário Kashmir Bottom Floor, no primeiro capítulo do jogo, mas vale para qualquer momento do jogo.

Agora, suba a escada e entre no banheiro feminino. Em cima de alguns destroços, encontrará o Audio Diary #2: Steve Barker - Hole in the Bathroom Wall. Agora, vá ao banheiro masculino e siga em frente.

Logo será apresentado às Little Sisters, garotinhas que coletam Adam, o poder mágico do jogo, e os Big Daddies, os monstrengos enormes com serras que as protegem. Irá encontrar várias delas no decorrer do jogo, e logo explicarei como proceder. Por enquanto, apenas siga em frente com o jogo.

Chapter 2: Medical Pavilion

Assim que começar esse capítulo, liberará um troféu:

Completed Welcome (Bronze)
Esse é o primeiro troféu obrigatório do game. Ele será liberado assim que completar o primeiro capítulo do jogo, Welcome to Rapture.

A partir desse capítulo, poderá apertar START e ver quantas Little Sisters há nesse capítulo. Isso será muito útil, pois precisará encontrar todas as Little Sisters do jogo para um troféu no futuro.

Assim que começar o capítulo, no cenário Foyer, vire à esquerda e verá uma porta barrada por um Security Bot. Security Bots são metralhadoras voadoras que atiram em você quando te vêem. Aproxime-se dela e aparecerá a opção de hackeá-la. Hackear coisas é fundamental no jogo, pois torna os mecanismos amigáveis. Hackear um Security Bot, por exemplo, fará que ele atire nos inimigos ao invés de em você. Cada hack é um enigma, um quebra-cabeça no qual precisa guiar o fluxo de água de um ponto a outro de um tabuleiro no tempo determinado. Caso falhe, ele irá explodir ou causar um alarme, e irá perder a chance de hackear o equipamento. Por isso, aconselho a sempre pressionar START e salvar o jogo clicando em Save. Isso será precioso, pois se falhar, é só dar Load Game. Pois tente e hackeie esse Security Bot bloqueando a porta. Quando conseguir, irá liberar dois troféus:

One Successful Hack (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que hackear seu primeiro equipamento.

Hacked a Security Bot (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que hackear seu primeiro Security Bot. Esse troféu será liberado juntamente com o anterior.

Entre na porta liberada e encontrará o Audio Diary #3: Steinman - Adam's Changes sobre a mesa. Siga em frente até chegar a uma sala com uma alavanca e a Weapon #3: Machine Gun. Trata-se de uma metralhadora rápida e letal. Acione a alavanca e causará um caos, tornando o ambiente repleto de inimigos.

Depois volte ao Foyer. Bem ao lado, encontrará uma Vending Machine. Trata-se de uma máquina onde pode comprar muitas coisas, como itens, munição e outros. Aconselho a não comprar nada assim, pois há de monte no jogo, não precisa gastar precioso dinheiro comprando isso. Porém, Vending Machines podem ser hackeadas! Uma vez hackeadas, elas liberam novos itens à venda e com promoção. Sempre hackeie as Vending Machines, e sempre salve o jogo antes, pois não são fáceis! Hackeando-a, ainda liberará um troféu:

Hacked a Vending Machine (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que hackear sua primeira Vending Machine.

Na mesa da recepção, diante da Vending Machine, encontrará o Audio Diary #4: Diane McClintock - Released Today. Siga em frente. Após abrir a porta que leva à sala com escritos em sangue, encontrará o Audio Diary #5: Steinman - Higher Standards em uma mesa defronte.

No interior desse local, encontrará seu primeiro Turret. Turrets são metralhadoras montadas imóveis de grande potência. Use um Electro Bolt para atordoá-las, então corra até elas e hackeie-as (salve o jogo antes). Hackear turrets permite que ela metralhe seus inimigos que entrarem em seu alcance. Além disso, irá liberar um troféu:

Hacked a Turret (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que hackear seu primeiro Turret.

Defronte o Turret, encontrará o Audio Diary #6: Andrew Ryan - Parasite Expectations. Na parte de trás dessa sala, encontrará um Health Station, um local onde pode pagar para recuperar a vida. Poderá hackeá-los, e isso deixará o tratamento mais barato e irá machucar os inimigos que tentarem se curar aqui. Mas nem compensa tanto, e nem libera troféu. Ao lado da Health Station, no entanto, pegue o Audio Diary #7: Tenenbaum - Love for Science. Na parede sul do local, ainda encontrará o Audio Diary #8: Steinman - Limits of Imagination. Siga para o canto sudoeste do local e verá uma porta explodir, apresentando um novo tipo de inimigo, o Enemy #3: Nitro Splicer. Eles usam granadas e explosivos, e são mais resistentes que os outros. Entre na porta para Eternal Flame Crematorum.

À esquerda, estará o Audio Diary #9: Steinman - Surgery's Picasso. Logo adiante, encontrará sua primeira Security Camera. São câmeras estáticas que lançam um feixe de luz vermelha. Se for visto, soará um alarme e virão muitos inimigos. A melhor estratégia de lançar um Electro Bolt para atordoá-la, ir lá e hackeá-la. Hackeando as Security Cameras, elas não verão você, mas verão os inimigos e lançarão Security Bots neles. Muito útil, sempre! Além disso, irá liberar um troféu:

Hacked a Security Camera (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que hackear sua primeira Security Camera.

Na parte oeste dessa sala, verá um corpo na mesa de cremação. Acione a máquina, e, após ser cremado, o corpo irá liberar o primeiro tônico do jogo, o Tonic #1: Hacker's Delight. Tônicos são equipados no personagem, e garantem poderes especiais. Esse tônico lhe permite ganhar vida e EVE sempre que hackear alguma coisa. Só poderá usar poucos tônicos de cada vez. Fica a seu critério escolher qual usar, mas irei informar como conseguir todos os tônicos, pois será necessário para um troféu. Agora, suba a escada ao lado e chegará ao andar superior. Agache-se para passar pela passagem ao lado da porta emperrada, e poderá coletar o Plasmid #2: Incinerate. Esse poder lhe permite incinerar coisas e pessoas. Perfeito para queimar inimigos sobre o óleo ou para derreter gelo.

Volte para Emergency Access. Bem à direita da entrada para Eternal Flame Crematorium, encontrará uma porta bloqueada por um punhado de gelo. Derreta o gelo usando o poder do Incinerate e entre em Twilight Fields. Aqui, há um Turret à esquerda, mas, se reparar atrás do Turret, encontrará um Safe. Safe são cofres que guardam itens preciosos e valiosos, mas que devem ser hackeados para abrirem, e eles possuem os desafios de hack mais difíceis de todos. Hackeie o Safe para liberar um troféu:

Hacked a Safe (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que hackear seu primeiro Safe.

Vá até o final do caminho e encontrará o Tonic #2: Security Expert. Esse tônico diminui a dificuldade dos equipamentos quando for hackear. Será muito útil! Agora, uma dica: aconselho que hackeie tudo o que encontrar no jogo. Tudo, todos os Turrets, Security Bots, Safes, Security Cameras, Vending Machines, enfim, tudo. Isso porque adiantará um troféu:

Skilled Hacker (Bronze)
Esse troféu será liberado quando tiver hackeado um total de 50 mecanismos, incluindo tudo o que pode ser hackeado. Se for hackeando tudo o que há no jogo para ser hackeado, conseguirá essa quantia logo logo. Depois de conseguir esse troféu, pode apenas hackear aquilo que for de seu interesse, apenas não se esqueça de conseguir esse troféu o mais rápido possível.

De volta a Emergency Access, vá até o canto mais ao norte do local, e encontrará uma Vending Machine em uma área alagada. Ao lado, fica o Audio Diary #10: Andrew Ryan - Vandalism. Próximo daqui, na parede oeste, fica uma imensa porta, mas não entre nela ainda. Desça as escadas perto da porta. No andar inferior, adiante fica um monte de gelo onde encontrará o Audio Diary #11: McDonagh - Freezing Pipes. Derreta o gelo e siga para encontrar a Weapon #4: Shotgun. Perto da porta na parede leste, encontrará o Audio Diary #12: Tenenbaum - Useless Experiments. Entre na porta leste, identificada como Dentistry. Aqui nesse local, encontrará o Audio Diary #13: Suchong - Testing Telekinesis e o Plasmid #3: Telekinesis. Com esse poder, poderá arremessar coisas, pegar granadas e explosivos em pleno ar, e também puxar itens distantes para perto.

Saindo do local, vá para a parte norte do local e entre na porta. Aqui, encontrará um Turret que lança foguetes, cuidado. Além disso, encontrará o Audio Diary #14: Suchong - Enrage Trial. perto de uma Security Camera. Agora, olhe na parede oeste e encontrará um duto de ventilação. Abra passagem a tiros e entre no duto para acessar uma sala onde conseguirá o Tonic #3: Wrench Jockey. Esse tônico torna os golpes com a arma Wrench mais poderosos.

Saia e siga desta vez para o sul. Como as portas estão trancadas, terá de entrar pela janela, tomando cuidado com o Turret. Em uma mesinha no canto, encontrará o Audio Diary #15: Suchong - Plasmids Are the Paint e o Tonic #4: Speedy Hacker. Esse tônico aumenta o tempo que tem para hackear os equipamentos, tornando-o muito útil.

Agora, volte até a escada, suba e siga para oeste. Após usar o Telekinesis para abrir passagem em alguns destroços, encontrará o Audio Diary #16: Steinman - Symmetry na parede. Logo mais em frente, encontrará o Tonic #5: Static Discharge. Esse tônico faz com que emite um choque elétrico em todos os inimigos que encostarem em você. Entre na porta à direita e encontrará o Audio Diary #17: Steinman - Aphrodite Walking.

Agora, siga em frente, e encontrará o Dr. Steinman. Será o primeiro chefe do jogo. Prepare-se, salve o jogo e enfrente-o. Derrote-o e irá liberar um troféu:

Defeated Dr. Steinman (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que derrotar Dr. Steinman.

Pegue a chave no corpo dele. Antes de ir embora, cheque o corpo que ele estava operando para encontrar o Audio Diary #18: Steinman - Not What She Wanted. Volte para Emergency Access e no caminho verá um novo caminho se abrir. Vá para lá e encontrará a sua primeira Little Sister, a Little Sister #1. Little Sisters são fontes de ADAM, poder místico que lhe permite comprar novos Plasmids. Quando conseguir chegar a uma Little Sister desprotegida, aparecerá a opção de matá-la ou resgatá-la. Matar uma Little Sister rende 100 ADAM, enquanto resgatá-la rende 80 ADAM. Porém, há um troféu no jogo que exige que salve todas as Little Sisters, então lembre-se de resgatar todas as Little Sisters que encontrar! Não mate nenhuma delas no decorrer do jogo!

Com o ADAM adquirido, logo encontrará o Gatherer's Garden, uma loja onde pode gastá-lo em Plasmids, tônicos e melhorias de sua vida e seus poderes. Eu aconselho realmente que não desperdice ADAM investindo em melhorias de vida e de EVE nessa jogatina. E seja bastante econômico ao comprar Plasmids, se foque mesmo nos tônicos (compre todos sem exceção) e nos slots. Há um troféu no jogo que exige que tenha todos os tônicos e slots do jogo, então eu aconselho que gaste seu ADAM com alguns Plasmids (os que considerar mais úteis!), e todos os tônicos e slots que estiverem à venda, ao invés de melhorias de vida e de EVE. Aconselho a comprar, com os 80 ADAM que tem, o Plasmid #4: Enrage, que faz com que inimigos ataquem quem estiver perto deles, incluindo os antigos companheiros, e o Tonic #6: Armored Shell, que reduz todo o dano físico sofrido. Diante do Gatherer's Garden, encontrará o Audio Diary #19: Steinman - Gatherer Vulnerability.

Voltando para Emergency Access, encontrará a Little Sister #2 no local. Só que ela estará acompanhada de um novo inimigo, o Enemy #4: Bouncer. Esse Big Daddy (como são chamados todos os tipos desses monstrengos de metal) é violento, resistente e causa bastante dano. Enquanto não fizer nada com ele ou com a Little Sister, ele estará inofensivo. Por isso, tem bastante tempo para se preparar para o combate. A melhor arma no momento é a Shotgun com munição do tipo Electric Buck e depois a Pistol com munição do tipo Armor-Piercing Bullets. Paralise o Bouncer com Electro Bolt, dê um disparo, volte a eletrocutá-lo, repita até matá-lo. Resgate a Little Sister, e terá ADAM suficiente para voltar até Gatherer's Garden e comprar o Tonic #7: EVE Link, o qual permite que First Aid Kits deem Eve também. Agora, siga em frente até concluir o capítulo.

Chapter 3: Neptune's Bounty

Siga em frente. Logo encontrará um Gene Bank, um local onde pode trocar os Plasmids e os Tonics equipados sempre que quiser. Avançando, chegará ao cenário Lower Wharf, onde encontrará a Little Sister #3, acompanhada de um Enemy #5: Rosie. É um Big Daddy bem semelhante ao Bouncer, com a diferença que ele tem uma Rivet Gun ao invés da furadeira na mão. Espere ele lutar com alguns splicers pelo local, e, quando ele estiver ferido, mate-o e resgate a Little Sister. Procure no chão pelo Tonic #8: Medical Expert, que faz com que First Aid Kits forneçam mais vida. Embaixo do trecho de madeira ao sul do local, há um Turret, e, atrás do Turret, encontrará o Audio Diary #20: Sullivan - Bathysphere Keys.

Agora, vá para Fontaine Fisheries. Aqui, encontrará um Gatherer's Garden, com várias coisas novas para comprar. Além disso, se resgatou todas as Little Sisters até aqui, haverá um ursinho de pelúcia de presente, contendo 200 ADAM e o Plasmid #5: Hypnotize Big Daddy, que faz com que um Big Daddy passe a tratá-lo como um amigo por algum tempo. Nesse momento, já deverá ter ADAM suficiente para comprar no Gatherer's Garden o Plasmid #6: Sonic Boom, que empurra tudo ao alcance para longe, o Plasmid #7: Target Dummy, que cria um sósia que servirá de alvo para os adversários por um tempo, e o Plasmid #8: Winter Blast, que congela os oponentes. Compre também o Tonic #9: Extra Nutrition, que aumenta a vida fornecida por lanches encontrados nas fases, e o Tonic #10: Machine Buster, que aumenta o dano que causa em máquinas diversas. E ainda deverá ter sobrado mais de 100 ADAM, suficiente para comprar o Plasmid Slot, que aumenta um espaço para colocar Plasmids e libera o seguinte troféu:

Bought One Slot (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que tiver comprado um slot de Plasmid ou Tonic.

Agora, desça as escadas do local até o ponto mais baixo, onde encontrará uma porta trancada por um código numérico. Hackeie a trava e entre para pegar o Audio Diary #21: Sullivan - Timmy H. Interrogation. Siga em frente, e após falar com Peach Wilkins, conhecerá um novo inimigo, e também ganhará a Weapon #5: Grenade Launcher.

Volte para Lower Wharf e entre na passagem que se abriu. Perto da escada, há um buraco no chão, e, se entrar por ele, rasteje até o final para encontrar o Audio Diary #22: Andrew Ryan - Fontaine Must Go. Suba a escada até Upper Wharf. Já deverá dar de cara com a Little Sister #4, acompanhada de um Rosie. Acabe com ele e resgate-a, então procure pelo local pelo Audio Diary #23: Tenenbaum - Finding the Sea Slug, o Audio Diary #24: Sullivan - Picked Up Timmy H. e o Audio Diary #25: Mariska Lutz - Masha Come Home. Seguindo para o norte, olhe ao lado da  Vending Machine para encontrar o Audio Diary #26: Andrew Ryan - Watch Fontaine.

Chegando em Wharfmaster, há um duto escondido na parede leste, e passando por esse duto chegará a uma salinha onde encontrará o Audio Diary #27: Sullivan - Have My Badge. Seguindo em frente, conseguirá um item muito importante, a Weapon #6: Research Camera. Esse item lhe permite fotografar inimigos, e, uma vez que consiga boas fotos deles, irá conseguir descobrir fraquezas e causar mais dano neles. O jogo irá lhe permitir tirar uma foto do novo inimigo que está atrás da janela ao lado, o Enemy #6: Spider Splicer. É um Splicer como os outros, mas ele anda pelas paredes e aparece de surpresa. Fotografe-o para liberar um troféu:

Researched a Splicer (Bronze)
Esse troféu será liberado quando tiver tirado uma foto de um Splicer. Trata-se de um troféu obrigatório, pois terá de tirar uma foto do Splicer para seguir em frente com o game.

As fotos necessitam de filme, o qual pode ser comprado ou achado na fase. Além disso, boas fotos rendem mais pontos, e uma foto com o inimigo bem focado ao centro ou em ação vale o máximo de pontos. Isso também irá garantir um troféu:

Quality Research Photo (Bronze)
Esse troféu será liberado quando tiver conseguido uma foto de rank A. Não é difícil, basta ter paciência e centralizar bem o inimigo na frente da câmera.

Aconselho que tire fotos de todos os inimigos que encontrar pelo caminho. Como fotos do mesmo inimigo rendem menos pontos, tente tirar apenas uma foto de cada inimigo, para maximizar os pontos obtidos e economizar filme. Porém, como Big Daddies, Little Sisters, Turrets e afins aparecem limitadamente no jogo, aconselho a fotografar os que encontrar o máximo possível, até esgotar o nível de pesquisa. Completar os cinco níveis de pesquisa dos inimigos é necessário para diversos troféus no jogo, então não perca a chance de conseguir qualquer foto que puder. Fotografe não só inimigos, como Splicers, Little Sisters e os Big Daddies, como também Security Cameras, Security Bots e Turrets.

Seguindo em frente, quando voltar para Upper Wharf irá encontrar o Plasmid #9: Security Bullseye, que torna o inimigo afetado vulnerável a câmeras e turrets. Ainda nessa sala, encontrará o Audio Diary #28: Tenenbaum - Adam Discovery. No corredor seguinte, encontrará o Audio Diary #29: McDonagh - Eden Leaking. Mais adiante, embaixo de uma Security Camera, encontrará o Audio Diary #30: Tenenbaum - Fontaine's Smuggler's. Na bifurcação à frente, vá ara a direita primeiro para ir para Jet Postal. Aqui, encontrará o Audio Diary #31: Andrew Ryan - Death Penalty in Rapture. na mesa de canto.

Agora, vá ao canto oposto, para Fighting McDonagh. Aqui, suba a escadinha e pegue o Audio Diary #32: Sullivan - Smuggling Ring sobre a mesa. Mais adiante, em outra mesa, fica o Audio Diary #33: Andrew Ryan - Working Late Again. Entre na porta atrás do balcão e chegará a uma sala onde encontrará o Audio Diary #34: McDonagh - Rapture Changing na mesa. Agora entre no túnel na água e encontrará o Audio Diary #35: McDonagh - Meeting Ryan. Quando der uma volta pelo local, deverá encontrar a Little Sister #5, acompanhada de um Rosie. Mate-o e resgate-a, e não se esqueça de tirar fotos.

Suba a escada e entre na porta à esquerda para encontrar o Audio Diary #36: McDonagh - Arresting Fontaine. Agora, hackeie o código numérico na outra porta e entre para obter o Audio Diary #37: Mariska Lutz - Saw Masha Today, e, quando a cena acabar, o Tonic #11: Shorten Alarms. Esse tônico diminui o tempo em que os alarmes ficam acionados.

Após tirar foto dos três Spider Splicers, como manda o objetivo, volte para Fontaine Fisheries. Quando retornar ao local onde fica o Gene Bank, pegue o Tonic #12: Wrench Lurker no local. Esse tônico o deixa mais silencioso e aumenta o dano causado por golpes com o Wrench em inimigos que não perceberam sua presença. Já que está aqui, recomendo que vá até Gatherer's Garden e compre mais um Plasmid Slot.

Voltando até Peach Wilkins, ele pedirá que guarde as armas antes de entrar. Antes disso, use o poder Incinerate para derreter o gelo ao lado e conseguirá o Tonic #13: Focused Hacker, que diminui os circuitos de Overload quando estiver hackeando algo. Agora, siga em frente e logo irá enfrentar outro chefe do jogo, Peach Wilkins. Mate-o, e irá liberar um troféu:

Defeated Peach Wilkins (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que derrotar Peach Wilkins.

Descendo as escadas, encontrará o Weapon Upgrade Station #1, que lhe permitirá realizar um upgrade à escolha, e então a máquina se desativará. Há 2 upgrades para cada arma do jogo. Recomendo que comece realizando um upgrade na arma Pistol. E irá liberar um troféu:

Upgraded a Weapon (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que tiver realizado um upgrade em alguma arma.

Derreta o gelo na porta leste e entre. Aqui, encontrará o Audio Diary #38: Peach Wilkins - Putting the Screws On.

Esse será o final do capítulo. Antes de sairmos dessa área, é preciso garantir algumas coisas. Como esse capítulo é repleto de Leadhead Splicers, deverá ter tirado diversas fotos. Se tirou pelo menos uma boa foto de cada um deles, já deverá ter conseguido pontos suficientes para evoluir seu nível de pesquisa ao máximo. Além de aumentar o dano contra eles, irá conseguir prêmios exclusivos, como tônicos. Quando conseguir chegar ao terceiro nível de pesquisa de Leadhead Splicers, conseguirá o Tonic #14: Scrounger, que lhe permite mudar os itens encontrados quando revistar corpos e caixas. Chegando ao quarto nível de pesquisa de Leadhead Splicers, conseguirá o Tonic #15: Static Discharge 2, que aumenta o efeito do Static Discharge. Chegando ao nível quinto, que é o máximo, deverá então liberar um troféu:

Fully Researched Gun Splicer (Bronze)
Este troféu será liberado quando tiver pesquisado todos os cinco níveis do Leadhead Splicer.

Aconselho bastante que também pesquise os Rosies. Mesmo após resgatar todas os Little Sisters, os Rosies continuarão aparecendo. Tire fotos até pelo menos conseguir chegar ao terceiro nível de pesquisa dos Rosies, quando conseguirá o Tonic #16: Photographer's Eye 2, que aumenta os pontos de pesquisa efetuados quando tirar fotos de inimigos. Nem preciso aconselhar a equipar esse tônico assim que o conseguir, não é? Ele será muito útil em diversos troféus!

Agora, siga em frente até ir para o próximo capítulo.

Chapter 4: Smuggler's Hideout

Siga em frente pelo corredor. Ao lado do turret, encontrará o Audio Diary #39: Peach Wilkins - Meeting With Fontaine. Seguindo em frente, ao lado da escada, arrombe a porta atirando no cadeado e pegue o Audio Diary #40: Frank Fontaine - Kraut Scientist. Siga em frente, e, próximo à saída do local, encontrará o Audio Diary #41: Peach Wilkins - Offered a Deal. Avance e irá concluir esse curto capítulo.

Chapter 5: Arcadia

A partir desse capítulo, começarão a aparecer itens para formar itens. Estará no cenário Tea Garden. Acompanhe a parede oeste e logo encontrará o Audio Diary #42: McDonagh - Seeing Ghosts. Essa sala possui três portas. Entre primeiro na porta oeste. Embaixo do banco adiante, encontrará o Audio Diary #43: Dieter Sonnekalb - Big Night Out, e, mais para a direita nesta mesma sala, pegue o Audio Diary #44: Tenenbaum - Mass Producing Adam perto de uma cadeira quebrada. Agora, saia e vá para a porta mais a leste. Siga em frente e logo encontrará um novo inimigo, o Enemy #7: Houdini Splicer. Esse inimigo usa magias como ataques. Seguindo em frente, acompanhando as plaquinhas que levam a Rapture Metro, chegará a uma sala que tem um Gene Bank. Encontrará o Audio Diary #45: Langford - Arcadia Closed perto do Gene Bank.

Agora, continue seguindo os caminhos labirínticos, acompanhando as placas que levam a Rapture Metro, até entrar no cenário Arcadia Glens. Aqui, encontrará no canto leste um novo equipamento, o U-Invent. Nessas máquinas, poderá usar os ingredientes que coletou para fazer itens. E há diversos troféus relacionados a isso. Assim que inventar qualquer coisa, irá liberar um troféu:

Basic Inventor (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que tiver inventado qualquer item.

Quanto a troféus, é preciso inventar uma unidade de cada item à disposição. No momento, só poderá inventar Automatic Hack-Tool, Armor-Piercing Rounds, Exploding Buck e Antipersonnel Bullets. Com o tempo, novos itens se tornarão disponíveis para inventar. Não se esqueça: invente pelo menos uma unidade de cada item! E invente todos os itens que puder, pois precisará de quantidade para outro troféu.

Aqui na área, encontrará uma Little Sister #6 acompanhada de um Rosie. Resgate-a, e então receberá o aviso de mais um presente à sua espera. Vá até o ursinho de pelúcia perto do Gatherer's Garden que fica aqui perto para conseguir 200 ADAM e o Tonic #17: Safecracker, que diminui a dificuldade para hackear cofres. Terá bastante ADAM com você, vá ao Gatherer's Garden para encontrar bastante coisa para comprar. Aconselho a começar comprando o Plasmid #10: Electro Bolt 2, que é uma versão mais potente do Electro Bolt, e o Plasmid #11: Cyclone Trap, que ergue e derruba os inimigos. Compre também o Tonic #18: Human Inferno, que aumenta o poder de magias de fogo, o Tonic #19: EVE Saver, que diminui o custo de EVE quando usar magias, e o Tonic #20: Vending Expert, que reduz o preço de itens à venda em Vending Machines.

O Gatherer's Garden fica bem defronte a porta para Waterfall Grotto. Entre e pegue o Audio Diary #46: Andrew Ryan - The Market Is Patient no banco. Desça a escada no fundo e tome cuidado com os turrets. Pegue o Audio Diary #47: Langford - Early Tests Promising na caixa na água, o Audio Diary #48: Andrew Ryan - Offer a Better Product perto de um corpo no canto nordeste e depois entre na porta sudoeste para encontrar o Audio Diary #49: Diane McClintock - Heroes and Criminals.

Saindo de Waterfall Grotto, siga para o norte e entre em Upper Rolling Hills. Encontrará o Little Sister #7, acompanhada de mais um Rosie. Derrote-o e liberte-a. Com o ADAM restante, poderá comprar ainda mais um Plasmid Slot e de quebra mais um espaço para tônicos. Fica à sua escolha selecionar qual, mas eu aconselho Engineering Tonic Slot. Bem, pegue o Audio Diary #50: Mariska Lutz - The Shouldn't Have Come e desça as escadas para Lower Rolling Hills.

Após a cena, uma nova passagem se abrirá nas pedras a leste. Entre e mate o Houdini Splicer para conseguir o Audio Diary #51: Langford - The Saturnine. Volte para Waterfall Grotto, e encontrará lá vários inimigos e o Tonic #21: Security Evasion. Siga em frente até cumprir o objetivo, então retorne e entre em Research Laboratories. Assim que entrar, pegue o Tonic #22: Hacking Expert. Esse tônico diminui as armadilhas quando estiver hackeando. Pegue também o Audio Diary #52: Langford - What Won't They Steal no canto, então prossiga. Encontrará o Audio Diary #53: Langford - Teaching an Old Hound no meio do caminho. Após a cena com a Langford, cheque seu corpo para encontrar o Audio Diary #54: Langford - The Lazarus Vector. Abrindo o cofre, ainda conseguirá automaticamente o Audio Diary #55: Langford - Lazarus Vector Formula. Nessa sala, ainda conseguirá a Weapon #7: Chemical Thrower.

Agora, siga a seta, e irá até Tree Farm. Perto da entrada, encontrará o Audio Diary #56: Langford - Arcadia and Oxygen. Logo mais adiante, encontrará o Weapon Upgrade Station #2. Se realizar o upgrade na Pistol, e escolheu a Pistol como a arma em que realizou o upgrade anterior, então devera já conseguir um troféu:

One Fully Upgraded Weapon (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que tiver realizado todos os upgrades em uma arma. Se veio seguindo o guia até aqui, deverá ter realizado os dois upgrades da Pistol. Mas vale para qualquer arma.

Avance e encontrará o Audio Diary #57: Tenenbaum - Maternal Instinct no meio do caminho.

Bem, o final do capítulo está logo à frente. Antes de concluirmos o capítulo, vamos garantir mais um troféu. Nesse capítulo, aparecerão mais Thuggish Splicers. Tire fotos do máximo que puder. Chegando ao terceiro nível de pesquisa dos Thuggish Splicers, conseguirá o Tonic #23: Sportboost, que deixa o uso do Wrench mais rápido. Chegando ao quarto nível, conseguirá o Tonic #24: Sportboost 2, que aumenta o efeito do Sportboost. Chegando ao nível quinto, liberará outro troféu:

Fully Researched Thug Splicer (Bronze)
Este troféu será liberado quando tiver pesquisado todos os cinco níveis do Thuggish Splicer.

Também há muitos Houdini Spiders nesse capítulo. Se veio fotografando pelo menos uma vez cada um deles, poderá evoluir bastante sua pesquisa sobre eles. Chegando ao terceiro nível de pesquisa dos Houdini Splicers, conseguirá o Tonic #25: Natural Camouflage, que te deixa invisível sempre que ficar parado por alguns segundos. É o suficiente, por enquanto.

Agora, siga em frente e conclua o capítulo.

Chapter 6: Farmer's Market

Logo defronte, já encontrará o Audio Diary #58: Tasha Denu - Bee Enzyme. Siga adiante, vire à esquerda e pegue o Audio Diary #59: Andrew Ryan - Pulling Together no balcão. Agora, vá para a parte sul do local e encontrará o Tonic #26: EVE Link 2 ao lado de um corpo no chão. Trata-se de uma versão mais poderosa do EVE Link.

Desça a escada ao lado para o Market, e já deverá encontrar a Little Sister #8 acompanhada de um Rosie. Resgate-a e entre na porta atrás do balcão para pegar o Audio Diary #60: Andrew Ryan - First Encounter. Nos fundos dessa sala, encontrará o Audio Diary #61: Tenenbaum - Hatred na mesa. Suba a escada adiante para voltar ao cenário anterior. Abra a portinhola na parede defronte e encontrará o Audio Diary #62: Andrew Ryan - Desperate Times. Siga para oeste daqui e encontrará o Audio Diary #63: Pierre Globbl - Water in Wine no meio do caminho. Siga em frente até ter dois caminhos, então vá para a esquerda.

Entrando em Apiary, pegue o Audio Diary #64: Tenenbaum - Adam Explained. Vá agora ao Gatherer's Garden. Com o ADAM que possui, poderá comprar o Plasmid #12: Insect Swarm. Agora volte ao corredor e siga para o norte.

Entre na porta que leva ao Winery. Aqui, pegue o Audio Diary #65: Tenenbaum - Functional Children em uma mesa. Desça as escadas ao fundo.

Chegando ao Winery Cellar Top Floor, deverá pegar os últimos componentes para conseguir formar o Lazarus Vector em qualquer U-Invent. Mas não vamos embora ainda! Desça as escadas no local até o Bottom Floor, e encontrará o Weapon Upgrade Station #3. Recomendo que comece a realizar upgrades na Shotgun. Também procure dentro de uma cabine no local para encontrar o Tonic #27: Photographer's Eye. Trata-se de uma versão inferior ao Photographer's Eye 2, que já deve ter.

Agora, faça todo o caminho de volta até Arcadia. Volte até Langford's Office para disseminar o antídoto para o vírus no local, conseguindo assim um troféu:

Restored the Forest (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que tiver feito o Lazarus Vector e restaurado a floresta ao normal.

Agora, vá para Rapture Metro e encontrará o Audio Diary #66: Andrew Ryan - The Great Chain em cima de um banco à direita. Siga em frente e vá para a batisfera. Agora, pela primeira vez, poderá escolher qual  seu destino! Você pode voltar para áreas anteriores, para pegar itens que pode ter deixado para trás. Também poderá tirar fotos de câmeras, inimigos e tudo o que tenha deixado para trás (outros novos aparecerão). Poderá, por exemplo, voltar para Medical Pavilion e fotografar um Bouncer, para garantir o seguinte troféu:

Prolific Photographer (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará tirar pelo menos uma foto de cada inimigo do jogo. Os inimigos são Thug Splicer, Leadhead Splicer, Houdini Splicer, Spider Splicer, Nitro Splicer, Rosie, Bouncer, Little Sister, e também Security Camera, Security Bot e Turret.

Saiba que terá de evoluir o nível de pesquisa de todos ao nível máximo, então certifique-se de fotografar todos os inimigos que encontrar sempre, até conseguir o nível máximo de pesquisa daquele inimigo. Inimigos que aparecem pouco, como Rosies, Bouncers, Little Sisters e as máquinas, tire várias fotos, até a câmera não registrar mais fotos. Será preciso para garantir os níveis de pesquisa no máximo. A essa altura, já deverá ter conseguido chegar ao nível máximo do Thuggish Splicer e do Leadhead Splicer. Garanta que chegue ao máximo também do Houdini Splicer, e conseguirá um troféu:

Fully Researched Houdini Splicer (Bronze)
Este troféu será liberado quando tiver pesquisado todos os cinco níveis do Houdini Splicer.

Quando estiver cansado de tirar fotos e pronto para seguir adiante, volte à batisfera e siga ao próximo capítulo.

Chapter 7: Fort Frolic

Logo no começo desse capítulo, poderá conseguir um troféu:

Lucky Winner (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de conseguir um Jackpot na máquina de caça-níqueis. Encontrará algumas máquinas dessas bem perto da batisfera nesse capítulo, e cada aposta custa 10 dólares. Aconselho a salvar o jogo antes, então jogue nessas máquinas até conseguir um Jackpot, que são três cifrões consecutivos. Tente de novo e de novo até conseguir. Se acabar o dinheiro, dê Load Game. Quando conseguir o Jackpot, receberá todo o dinheiro que cabe em sua carteira e liberará esse troféu.

Agora, vá até o U-Invent e verá que há novos itens que pode formar. A partir de agora, poderá formar tônicos, e diferentes tipos de munição. Nem preciso dizer para tentar conseguir os tônicos o mais rápido possível, não é? Os tônicos à disposição são: Tonic #28: Hacker's Delight 2, que é uma versão mais poderosa de Hacker's Delight, Tonic #29: Booze Hound, que permite ganhar EVE ao beber álcool, e Tonic #30: Bloodlust, que lhe permite ganhar vida e EVE sempre que bater com o Wrench. Compre os três tônicos o mais rápido que puder, então vamos passar para as demais novidades. Os novos itens que podem ser inventados são: Heat-Seeking RPG, Trap Bolt e Electric Gel. Se conseguir inventar cada um deles, liberará um troféu:

Ammo Inventor (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que tiver conseguido inventar pelo menos uma unidade de cada uma das seis munições disponíveis na U-Invent.

Agora, siga em frente com o game. Chegará ao cenário Lower Atrium. Não suba a escada, ao invés disso siga reto e saia pela porta sul. Encontrará em um banco na frente das chamas o Audio Diary #67: Cobb - Come to the Record Store. Siga em frente e verá uma porta à direita que leva à Sophia Salon. Na salinha na parte de trás, atrás da estátua, encontrará o Audio Diary #68: Sander Cohen - The Wild Bunny. Na porta defronte o Sophia Salon, fica o Cocktail Lounge. Entre e pegue o Audio Diary #69: Sullivan - Artists Feud no balcão. Seguindo em frente ao canto sudoeste do local, entrará Le Marquis D'Epoque. Aqui, encontrará o Weapon Upgrade Station #4, e, bem defronte, fica o Audio Diary #70: Albert Milonakis - Fancy Cigarettes. Realize um upgrade na Shotgun, e conseguirá um troféu:

Two Fully Upgraded Weapons (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que tiver realizado todos os upgrades em duas armas. Se veio seguindo o guia até aqui, deverá ter realizado todos os upgrades na Pistol e na Shotgun.

Agora, volte para Lower Atrium e suba as escadas para Upper Atrium. Subindo a escada, ao pé de uma lata de lixo tombada, encontrará o Audio Diary #71: Dianne McClintock - Stood Up Again. Dando a volta aqui nesse local, encontrará o Gatherer's Garden. Há diversos novos Plasmids à venda, todos eles versões mais potentes de Plasmids já conhecidos: Plasmid #13: Insect Swarm 2, Plasmid #14: Sonic Boom 2, Plasmid #15: Winter Blast 2 e Plasmid #16: Incinerate 2. Haverá também o Tonic #31: Hacking Expert 2. Compre o tônico e gaste o restante com os slots. Pode comprar um Plasmid ou dois, mas evite comprar todos para não desperdiçar ADAM.

Daqui, vá para Fleet Hall Theater, a oeste. Suba a escada e entre na sala para pegar o Audio Diary #72: Sander Cohen - Musical Insult. Continue. Após a cena da explosão do pianista e tirar a foto, repare que há um tônico na parte superior do local, em um balcão no canto. Para chegar até ele, suba a escada na frente do palco e entre na porta da direita Terá acesso aos balcões de camarote, mas não necessariamente daquele que tem o tônico. Terá de ir para o balcão do lado, subir e pular para balcão em que poderá obter o Tonic #32: Alarm Expert. Volte ao Atrium, e deixe a foto no local indicado e conseguirá a Weapon #8: Crossbow. Essa é a última arma do jogo!

Agora, volte ao segundo andar e entre na porta ao sul. Aqui, poderá obter o Audio Diary #73: Sander Cohen - The Doubters em cima de uma mesa. Agora, vá para leste, na porta com o letreiro que leva a Poseidon Plaza. Em Frozen Tunnel, pegue o Audio Diary #74: Martin Finnegan - The Iceman Cometh. Mais à frente, irá enfrentar um oponente especial, o Martin Finnegan. Use armas incendiárias ou Incinerate para acabar com ele. Derrote-o e cheque seu corpo para encontrar o Tonic #33: Frozen Field. Esse tônico aumenta o dano que causa com Winter Blast e diminui seu dano contra gelo.

Voltando ao Atrium, deverá encontrar a Little Sister #9, acompanhada de um Elite Bouncer. É um Bouncer mais forte e mais resistente. Fotografe-o o máximo que puder! Após acabar com ele e resgatar a Little Sister, receberá um aviso de Tenenbaum. Há um presente esperando no Gatherer's Garden. Vá até o presente e encontrará 200 ADAM, munição e o Plasmid #17: Hypnotize Big Daddy 2, que é uma versão mais poderosa do Hypnotize Big Daddy. Recomendo que gaste todo esse ADAM comprando os novos tônicos à venda (deverá nem ser suficiente para comprar todos, na verdade).

Agora siga até Poseidon Plaza. Aqui, deverá encontrar a Little Sister #10, acompanhada de outro Elite Bouncer. Siga em frente e entre na porta no canto leste para entrar em Sir-Prize, uma sala com vários caça-níqueis. Aqui, encontrará o Audio Diary #75: McDonagh - Fontaine's Army. Saia e siga para a parte mais ao sul do local, e entre em Sinclair Spirits. Atrás do balcão, encontrará um botão que abre uma porta trancada no canto nordeste da sala. Verá uma escada, e no porão do local, encontrará o Weapon Upgrade Station #5. Recomendo que comece a realizar upgrades no Grenade Launcher. Saindo desse local, verá uma escada à frente que desce a um nível abaixo. Aqui, encontrará o Tonic #34: Extra Nutrition 2, que é uma versão mais poderosa do Extra Nutrition.

Agora, saia e siga o corredor leste. Entre na porta no corredor para acessar a Robertson's Tobaccoria. Aqui, encontrará o Audio Diary #76: McDonagh - Gun's Blazing. Saia e siga o corredor até o final, entrando em Eve's Garden. Suba no palco e siga o corredor até os camarins, onde encontrará o Audio Diary #77: Jasmine Jolene - Pregnancy embaixo da cama. Voltando ao palco, encontrará um homem chamado Rodriguez  Mate-o para conseguir a foto que Cohen quer, mas saiba que o Audio Diary #78: Rodriguez - It's All Grift terá aparecido no balcão onde Rodriguez estava bebendo. Leve sua foto para receber outro prêmio, depois de derrotar alguns oponentes, claro.

Volte para Poseidon Plaza, e desta vez suba a escada. No segundo andar, vá ao canto sudoeste do local e entre em Pharaoh's Fortune Casino. No segundo andar desse local, no canto sudoeste, encontrará o Audio Diary #79: Sullivan - Bump Culpepper?. Agora, vá para a norte e entre na porta noroeste para entrar em Rapture Records. Atrás do balcão à esquerda, encontrará o Audio Diary #80: Anna Culpepper - Ryan's Stableboy. Aqui, encontrará Silas Cobb, o último dos alvos que Cohen nos mandou matar. Mate-o, tire uma foto e traga a foto ao local de sempre em Atrium.

Na volta, deverá encontrar a Little Sister #11 mais uma vez acompanhada de um Elite Bouncer. Acabe com ele e resgate-a. Com o ADAM adquirido com ela, poderá comprar os tônicos restantes e ainda sobrará ADAM para comprar algum slot. Recomendo que compre mais um Plasmid Slot, e, comprando todos os Plasmid Slots à venda, deverá liberar um troféu:

Maxed One Track (Bronze)
Esse troféu será liberado quando tiver comprado todos os slots de uma determinada categoria. Se seguiu o guia, deverá ter comprado todos os Plasmid Slots, e então esse troféu deverá ter sido liberado.

Retornando a Atrium, coloque a foto na moldura e então irá liberar um troféu:

Completed Cohen's Masterpiece (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que conseguir todas as quatro fotos que Cohen pedir.

Então, Cohen aparecerá em pessoa. Atenção: NÃO ATIRE NELE! Não o mate nesse momento! Precisará dele vivo para um troféu no futuro, então, se o matar agora, não poderá obter esse troféu e consequentemente a platina, tendo de dar Load Game! Deixe Cohen vivo, ele será inofensivo nesse momento. Ele até mesmo irá abrir uma proteção e lhe permitir coletar o Tonic #35: Medical Expert 2.

Teoricamente, agora podemos ir embora... Mas não vamos embora ainda! Suba a escada para Upper Atrium e entre novamente em Fleet Hall Theater. Suba a escada ao segundo andar, e agora a porta para o camarim de Cohen estará aberta. Entre e pegue o Audio Diary #81: Sander Cohen - Requiem for Andrew Ryan na mesa e o Tonic #36: Electric Flesh. na estante. Esse tônico aumenta o poder elétrico que o personagem causa e diminui o dano elétrico que ele recebe. Bem, agora sim, poderemos ir embora daqui. Mas antes... Um pouco de fotografias!

Nesse capítulo, encontrará muitos Spider Splicers (na verdade, a grande maioria dos inimigos que enfrentará aqui são Spider Splicers), então terá uma excelente oportunidade para conseguir fotografar todos eles e conseguir evoluir o nível de pesquisa deles ao máximo. Chegando ao terceiro nível de pesquisa dos Spider Splicers, conseguirá o Tonic #37: Extra Nutrition 3, que é uma versão ainda mais poderosa do Extra Nutrition. Chegando ao nível máximo, conseguirá um troféu:

Fully Researched Spider Splicer (Bronze)
Este troféu será liberado quando tiver pesquisado todos os cinco níveis do Spider Splicer.

Nesse capítulo, também encontrará os Elite Bouncers. Fotografá-los segue a mesma linha de pesquisa dos Bouncers comuns. Fotografe-os o quanto puder, tire o máximo de fotos de cada um deles. Chegando ao terceiro nível de pesquisa dos Bouncers, conseguirá o Tonic #38: Wrench Jockey 2, que é uma versão mais poderosa da Wrench Jockey. Não deverá conseguir chegar ao nível máximo ainda, mas haverá outras oportunidades no futuro.

Ah, um aviso! Nesse capítulo, há muitos sensores, câmeras de vigilância e vidros com alarme. Isso torna esse local perfeito para tirar fotos de Security Bots. Acione um alarme de propósito, e, quando os Security Bots vierem, tire fotos deles até as fotos não valerem mais. Então, destrua-os e virão outros Security Bots. Repita o processo até o alarme acabar, então acione outro alarme e repita isso até conseguir chegar ao nível máximo de pesquisa deles. Chegando ao terceiro nível de pesquisa dos Security Bots, conseguirá o Tonic #39: Security Expert 2, que é uma versão mais poderosa do Security Expert.

Vale mencionar ainda que não se esqueça de fotografar todas as Security Cameras e Turrets que encontrar. Se ainda não chegou ao nível máximo deles, vá fotografando todos os que encontrar o máximo possível, pois uma vez destruídos ou hackeados eles não retornam, e não conseguirá chegar ao nível máximo deles, o que será necessário para um troféu no futuro. Não se esqueça!

Depois de tirar fotos, vá para a batisfera indicada e vamos ao próximo capítulo!

Chapter 8: Hephaestus

Siga em frente pelo local, e chegará a uma sala com um Turret e uma Vending Machine. Defronte a Vending Machine, há uma caixa, e dentro dela encontrará o Audio Diary #82: McDonagh - Ryan Takes F Futuristics. Siga em frente, e, diante de outra Vending Machine, encontrará o Audio Diary #83: Kyburz - Scoping the Gate. Siga em frente agora até chegar em Central Control. Cheque os corpos presos às paredes e encontrará o Audio Diary #84: McDonagh - Stopping Ryan e o Audio Diary #85: Anya Andersdotter - Going to Heat Loss. Entre na porta sul, e encontrará o Audio Diary #86: Andrew Ryan - A Man Or a Parasite no chão e o Tonic #40: Frozen Field 2 na mesa. Esse tônico é uma versão mais poderosa do Frozen Field.

Siga em frente até chegar em Hephaestus Core. Aqui, encontrará a Little Sister #12, acompanhada de um Elite Bouncer que estará sendo atacada por alguns outros oponentes. Ajude-os na luta, e então resgate a Little Sister. Receberá outro aviso de Tenenbaum, de que conseguiu um presente. Deixemos isso de lado por enquanto. No canto do andar superior do local, encontrará o Audio Diary #87: McDonagh - Fontaine's Legacy. Desça um lance de escadas e encontrará o Audio Diary #88: Pablo Navarro - Running Short on R-34's debaixo de uma Security Camera. Continue dando voltas nesse cenário e descendo lances de escadas, e encontrará o Gatherer's Garden (saiba que você pode fotografar a Little Sister que sai correndo após deixar o presente). Abra o presente no local e ganhará 200 ADAM, itens e munição. As novidades são o Plasmid #18: Electro Bolt 3 e o Plasmid #19: Cyclone Trap 2, versões mas poderosas de Plasmids já conhecidos, e novos tônicos, também versões mais poderosas de tônicos já conhecidos: Tonic #41: Vending Expert 2 e o Tonic #42: Wrench Lurker 2. Novamente, compre os tônicos e slots, não terá ADAM para comprar tudo. Ao lado do Gatherer's Garden, encontrará o Audio Diary #89: Anya Andersdotter - Assassin, e defronte encontrará o Weapon Upgrade Station #6. Realize outro upgrade na Grenade Launcher e conseguirá um troféu:

Three Fully Upgraded Weapons (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que tiver realizado todos os upgrades em três armas.

Agora, siga em frente até Upper Heat Loss Monitoring. Aqui, encontrará o Audio Diary #90: Pablo Navarro - Kyburz Door Code no chão. Desça a escada para Lower Heat Loss Monitoring, e aqui deverá encontrar a Little Sister #13, acompanhada de outro Elite Bouncer. Fotografe-os, acabe com o Elite Bouncer e resgate-a. Nesse local, encontrará o Audio Diary #91: McDonagh - Genetic Arms Race. em uma parte alagada a leste (desative a eletricidade no painel para conseguir descer), e o Audio Diary #92: Pablo Navarro - Getting a  Break e o Tonic #43: Security Evasion 2, que é uma versão mais poderosa do Security Evasion, na mesa da parte oeste.

Agora, volte para Hephaestus Core e siga para Upper Workshops. Aqui, deverá encontrar a Little Sister #14 com mais um Elite Bouncer. Mate-o e resgate-a. Agora, desça as escadas para Lower Workshops. Há diversos itens para coletar aqui embaixo. Na salinha, diante do Gene Bank, encontrará o Audio Diary #93: Kyburz - Device Almost Finished. Hackeie a porta leste e entre em Kyburz's Office para encontrar o Audio Diary #94: Andrew Ryan - Great Chain Moves Slowly na mesa. Aqui, ainda poderá usar a Weapon Upgrade Station #7. Aconselho a começar a fazer upgrades no Chemical Thrower. Saindo desse escritório, olhe para a parede norte, bem ao lado da escadinha que leva ao escritório, e encontrará uma portinha na parede escondida pela escuridão. Abra-o e sairá atrás da escada, em um local com um corpo e o Audio Diary #95: Pablo Navarro - Market Maintenance Code.

Siga em frente com o game. Em um corpo caído diante de um Health Station, encontrará o Audio Diary #96: Kyburz - The Dream. Siga em frente até entrar em um local onde encontrará o Tonic #44: Damage Research, que aumenta os atributos de dano conseguidos por meio das fotografias com a Research Camera, e o Audio Diary #97: Kyburz - Assembling the Bomb. De volta a Hephaestus Core, desça até o nível mais baixo possível desse local e encontrará o Audio Diary #98: Andrew Ryan - Impossible Anywhere Else perto de uma Vending Machine.

Após conseguir montar a bomba, terá de ir para Geothermal Control. Após redirecionar o magma no local, desça pelo elevador. No meio do corredor adiante, encontrará o Tonic #45: Shorten Alarms 2, que é uma versão mais poderosa do Shorten Alarms. Agora siga em frente, e logo chegará ao final do capítulo. Antes de encerrarmos esse capítulo, no entanto, vamos nos ater a alguns troféus:

Nesse cenário, já deverá conseguir o nível máximo do Bouncer, liberando um troféu:

Fully Researched Bouncer (Bronze)
Este troféu será liberado quando tiver pesquisado todos os cinco níveis do Bouncer.

E também deverá conseguir o nível máximo da Little Sister, liberando outro troféu:

Fully Researched Little Sister (Bronze)
Este troféu será liberado quando tiver pesquisado todos os cinco níveis da Little Sister.

Agora sim, vamos em frente ao próximo capítulo.

Chapter 9: Rapture Central Control

Atenção agora: esse capítulo é bem curto, mas só terá uma chance de vir até esse local. Isso quer dizer que os Audio Diaries aqui disponíveis só podem ser encontrados agora, e, quando sair daqui, não poderá reaver nada que foi deixado para trás. Tendo isso em mente, vamos em frente.

Na primeira área do local, no canto sudoeste encontrará o Vita Chamber e o Audio Diary #99: Suchong - The Vita Chamber. Seguindo em frente no local, após passar pelo duto de ventilação, chegará a uma sala em que encontrará o Audio Diary #100: Suchong - Mind Control Test e o Audio Diary #101: Suchong - Baby Status na mesa. Certifique-se de pegá-los antes de seguir em frente, pois é um caminho sem volta! Depois, siga em frente. Irá matar Andrew Ryan, então liberará um troféu:

Defeated Andrew Ryan (Bronze)
Esse troféu obrigatório será liberado assim que matar Andrew Ryan.

Agora, siga em frente até concluir o capítulo.

Chapter 10: Olympus Heights

Após uma brilhante reviravolta na trama, estará em uma nova área, com um novo objetivo e um novo vilão em mente. Vamos em frente. Chegando em Apollo Square, já deverá encontrar a Little Sister #15, acompanhada de um Elite Rosie (sim, eles voltaram!). Derrote-o e resgate-a. Ao resgatar essa Little Sister, Tenenbaum deverá avisar que deixou mais um presente para nós. Para a nossa sorte, há um Gatherer's Garden bem aqui, em Apollo Square, no lado oeste. Abra o presente e encontrará o Tonic #46: Armored Shell 2, que é uma versão mais poderosa do Armored Shell. Agora, vamos às compras! Os novos Plasmids disponíveis são versões mais poderosas de Plasmids conhecidos, como o Plasmid #20: Winter Blast 3, o Plasmid #21: Insect Swarm 3 e o Plasmid #22: Incinerate! 3. O mesmo vale para os Tonics, como o Tonic #47: Machine Buster 2 e o Tonic #48: Speedy Hacker 2. Compre os tônicos e slots que puder e um ou dois Plasmids que quiser com o ADAM que possui, mas saiba que não poderá comprar tudo. Ah, defronte o Gatherer's Garden, pegue o Audio Diary #102: Suchong - Mozart of Genetics no balcão.

Siga em frente até o cenário Mercury Suites. Aqui, deverá encontrar a Little Sister #16, acompanhada de outro Elite Rosie. Embaixo da escadaria na parte norte, encontrará o Weapon Upgrade Station #8. Realize mais um upgrade no Chemical Thrower e deverá liberar um troféu:

Four Fully Upgraded Weapons (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que tiver realizado todos os upgrades em quatro armas.

Agora, entre porte leste para entrar em Cohen's Apartment. Este apartamento pertence a Sander Cohen, que conhecemos lá em Fort Frolic. Recomendei que não o matasse naquela ocasião, para que pudéssemos encontrá-lo aqui e agora. Entrando em seu apartamento, mate os dois dançarinos no local e então o próprio Cohen aparecerá. Mate-o. Agora, poderá conseguir um troféu:

Irony (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que tirar uma foto do corpo de Sander Cohen com a Research Camera.

Cheque o corpo de Cohen e encontrará uma chave para seus aposentos pessoais. Abra a porta e entre, e então liberará outro troféu:

Found Cohen's Room (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que entrar nos aposentos pessoais de Sander Cohen, em Olympus Heights.

Além disso, dentro dos aposentos pessoais dele, encontrará a Weapon Upgrade Station #9. Recomendo que comece a realizar upgrades na Machine Gun.

De volta a Mercury Suites, agora entre na porta oeste, para Suchong's Apartment. Siga o corredor sul até o final e pegue o Audio Diary #103: Suchong - Fontaine's Human Jukebox em meio aos destroços. Vá ao centro desse local e encontrará o Audio Diary #104: Suchong - Mind Control Antidote e o Tonic #49: Clever Inventor, que reduz em 1 a quantidade necessária para se inventar qualquer coisa no U-Invent. E esse tônico irá nos facilitar um troféu:

Avid Inventor (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de inventar 100 itens no U-Invent. Qualquer item inventado conta, então, para conseguir esse troféu, basta inventar em grande quantidade. Conseguirá bastante material pelo caminho, e, com o uso do tônico Clever Inventor, as criações serão bem mais baratas. Crie todos os itens que puder, sempre que puder, independentemente de quais sejam (não precisará de tudo mesmo), apenas para chegar à quantia de 100 itens criados o mais rápido possível e conseguir esse troféu.

Agora, volte para Mercury Suites e entre na porta norte para Culpepper's Apartment. Aqui, encontrará o Audio Diary #105: Sullivan - Artist Woman em cima de uma mesa.

Por fim, agora volte para Mercury Suites e suba a escadaria até o último andar. Aqui, encontrará o Audio Diary #106: Paparazzi - Fontaine's Breakup. Agora, siga em frente e entre em Tenenbaum's Apartment. Daqui, siga em frente com o game até parar em Fontaine's Apartment. Aqui dentro, encontrará o Audio Diary #107: Frank Fontaine - Sad Saps na parte leste. Suba a escada e entre no quarto para pegar o Tonic #50: Electric Flesh 2, que é uma versão mais poderosa do Electric Flesh, em cima da escrivaninha.

Agora, o caminho para o próximo capítulo está liberado. Porém, antes de seguirmos em frente ao próximo capítulo, vamos garantir mais alguns troféus:

Nesse capítulo, encontrará uma boa quantidade de Nitro Splicers. Bem mais do que nos capítulos anteriores, pelo menos, já que aqui os Nitro Splicers serão quase comuns. Essa é uma boa oportunidade de conseguir pesquisá-los, e faça isso agora! Esse é um dos melhores capítulos para pesquisar Nitro Splicers, então vale a pena se dedicar a pesquisá-los aqui, e assim conseguirá o seguinte troféu:

Fully Researched Nitro Splicer (Bronze)
Este troféu será liberado quando tiver pesquisado todos os cinco níveis do Nitro Splicer.

A essa altura, já deverá ter conseguido pesquisar os Rosies ao máximo, o que lhe renderá um troféu:

Fully Researched Rosie (Bronze)
Este troféu será liberado quando tiver pesquisado todos os cinco níveis do Rosie.

Bem, agora que conseguiu fotografar ao máximo todos os principais inimigos do jogo, só restam as máquinas, como Security Cameras, Security Bots e Turrets. Vá fotografando todos os que encontrar, e, se veio fazendo isso desde que encontrou a Research Camera, deverá já ter chegado ao nível máximo com elas, e, assim, conseguirá outro troféu:

Research PhD (Bronze)
Este troféu será liberado quando tiver pesquisado todos os cinco níveis de todos os inimigos do jogo. E isso vale não só para os inimigos comuns, como os variados tipos de Splicers, como também para os dois tipos de Big Daddies, os Bouncers e os Rosies, e também as máquinas, como Security Cameras, Security Bots e Turrets. Chegando ao nível máximo de pesquisa em todos eles, esse troféu será liberado. Se não conseguiu ainda, há tempo de sobra para conseguir todos, mas tente conseguir o mais rápido possível para não ter mais que se preocupar com isso no futuro.

Agora sim, vamos ao próximo capítulo!

Chapter 11: Apollo Square

Assim que entrar no local, verá no chão o Audio Diary #108: Dianne McClintock - What's Happening Here?. Siga em frente e logo deverá encontrar a Little Sister #17, acompanhada de um Elite Rosie. Acabe com ele e resgate-a. Siga em frente e, chegando à primeira praça do local, vá para oeste para encontrar o Gatherer's Garden, junto de outras máquinas. Infelizmente, não poderá usar o Gatherer's Garden no momento, mas deixemos para depois. Ao lado do Gatherer's Garden, encontrará o Audio Diary #109: Dianne McClintock - Atlas Lives.

Agora siga para leste, para Artemis Suites. Suba a escada ao segundo andar. Aqui, entre na clínica médica para encontrar o Tonic #51: Medical Expert 3, que é uma versão ainda mais poderosa do Medical Expert. Agora, vá ao lado oposto do local, e encontrará o Audio Diary #110: Suchong - Protection Bond no chão. Nesse local, também encontrará a segunda parte do antídoto que tem de tomar, e então liberará um troféu:

Broke Fountaine's Mind Control (Bronze)
Esse troféu obrigatório será liberado assim que tomar o antídoto que quebra o efeito do poder de Fontaine sobre você.

De volta à praça principal, ainda encontrará a Little Sister #18, acompanhada de outro Elite Rosie. Resgate-a, e receberá um chamado de Tenenbaum com mais um presente para você. Bem, agora poderá usar o Gatherer's Garden, de qualquer forma. Não haverá nada de novo, então pode se concentrar em apenas comprar slots. Quanto ao presente, conseguirá 200 ADAM e o Tonic #52: Prolific Inventor, que fornece o dobro de itens inventados no U-Invent. Nem preciso dizer que recomendo que equipe esse tônico para acelerar ainda mais o troféu Avid Inventor, se ainda não o conseguiu.

Siga para o sul, agora, e verá a saída que leva ao próximo capítulo. Vamos ignorá-lo, por enquanto, pois há mais a se coletar ainda nesse capítulo. Continue indo para o sul, para Hestia Chambers. Entrando no local, procure em um baú no canto direito e encontrará o Audio Diary #111: Dianne McClintock - Meeting Atlas. Suba as escadas diretamente ao último andar, e entrará em Atlas' Headquarters. Siga em frente, e desça a escada ao lado da Security Camera para acessar o até então inacessível quarto andar. Aqui, encontrará o Weapon Upgrade Station #10. Faça mais um upgrade na Machine Gun e liberará um troféu:

Five Fully Upgraded Weapons (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que tiver realizado todos os upgrades em cinco armas.

Em uma mesa perto daqui, encontrará o Audio Diary #112: Frank Fontaine - The Longest Con e o Tonic #53: Focused Hacker 2, que é uma versão mais poderosa do Focused Hacker. E por fim, no corpo em cima da mesa ao lado, encontrará o Audio Diary #113: Dianne McClintock - Today's Raid.

Agora sim, volte ao elevador que leva ao próximo capítulo e vamos em frente.

Chapter 12: Point Prometheus

Chegou a hora do acerto de contas! Persiga Fontaine pelo local, mas ele se trancará em um local em Atrium. Terá de começar a pegar peças de Big Daddy para se parecer com um. Atrás do corpo de Big Daddy, encontrará o Weapon Upgrade Station #11. Como só resta a arma Crossbow, comece a realizar os upgrades nela. Então, comece a seguir para o leste, em direção a Little Wonders.

Aqui, deverá encontrar a Little Sister #19. Ela estará acompanhada de um Elite Rosie. Colete 2 feromônios pelo local e entre na porta da sala de autópsia, no extremo leste, para encontrar o Tonic #54: Safecracker 2. Agora suba a escada para Atrium Balcony e irá encontrar o terceiro feromônio, e, na mesa ao lado, também encontrará o Audio Diary #114: Tenenbaum - Why Just Girls?.

Siga e frente até o centro do local e aqui encontrará o Gatherer's Garden. Estará à venda um novo tônico, o Tonic #55: Human Inferno 2, uma versão mais poderosa do Human Inferno. Certifique-se de comprá-lo, e compre também os slots que ainda não comprou. A essa altura, já deverá ter comprado todos os slots à venda, e conseguido um troféu:

Maxed All Tracks (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará comprar todos os slots, tanto de Plasmid quanto de Tonics. São 4 Tracks ao todo, o que quer dizer que terá de comprar 16 slots, custando 80 ADAM cada. Se seguiu minha recomendação inicial e não desperdiçou ADAM comprando upgrades de vida e de EVE e todos os Plasmids disponíveis (eles são muito caros!), deverá ter conseguido se concentrar em comprar todos os tônicos e slots. Dependendo da ênfase que teve nisso, já deverá ter comprado todos os slots, mas de qualquer forma, esse capítulo será a última oportunidade do jogo, então compre todos e libere esse troféu o mais rápido que puder!

Vá para o norte, para Optimized Eugenics. Na entrada do local, mas ainda do lado de fora, verá bastante gelo bloqueando uma porta. Derreta o gelo com Incinerate e entre. Procure nas latas de lixo pelo  Audio Diary #115: Suchong - Changing Employers. Depois, saia e entre no local. Aqui, procure pela parte oeste do local pelo Audio Diary #116: Andrew Ryan - Marketing Gold em cima de uma bancada. Na sala no canto noroeste, encontrará a Weapon Upgrade Station #12. Realize o último upgrade no Crossbow e liberará um troféu:

Weapon Specialist (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que tiver realizado todos os upgrades em todas as seis armas do jogo. Se veio seguindo o guia até aqui, deverá ter encontrado todos os 12 Weapon Upgrade Stations, e então, após realizar o último upgrade, esse troféu será liberado.

Já na sala do canto nordeste, encontrará o Audio Diary #117: Suchong - Extra Munitions ao lado de um corpo perto de um Turret. Siga então para a sala leste, onde está um dos objetivos da missão. Aqui também encontrará o Tonic #56: Alarm Expert 2, que é uma versão mais poderosa do Alarm Expert. Ah, também encontrará a Little Sister #20 pelo local, acompanhada de um Elite Rosie. Salve-a depois de acabar com ele. Agora, saia dessa área.

Siga para o sul, para Failsafe Armored Escorts. Comece indo para a sala oeste, onde encontrará o Audio Diary #118: Suchong - Missing Boots. Na parte sul do local, use Incinerate para derreter o gelo e destravar a porta, acessando uma sala contendo o Audio Diary #119: Suchong - Cheap Son of a Bitch. Agora, vá para a parte leste, onde fica o objetivo. Próximo a um dos capacetes de Big Daddy, encontrará o Tonic #57: Hacker's Delight 3, que é uma versão mais poderosa do Hacker's Delight. Agora, suba a escada ao segundo andar. Aqui, há três Audio Diaries. No canto da direita, encontrará o Audio Diary #120: Suchong - Protecting Little Ones em cima de um gabinete. Ao centro, encontrará o Audio Diary #121: Andrew Ryan - Mistakes ao lado do Gene Bank. Por fim, na parte esquerda, encontrará o Audio Diary #122: Suchong - Protector Smell em cima de outra bancada. Após coletar esse Audio Diary, deverá liberar um troféu:

Historian (Prata)
Esse troféu de prata será liberado quando tiver encontrado todos os 122 Audio Diaries no decorrer do game. Informei detalhadamente a localização de todos os 122 Audio Diaries no decorrer do guia, se veio acompanhando o guia até aqui, deverá ter encontrado todos, e, após coletar o último, esse troféu de prata será liberado. Caso contrário, deverá ter deixado algum para trás, e, contanto que não seja os de Welcome to Rapture ou os de Rapture Control Room, poderá voltar até onde ele está e coletá-lo.

Além disso, aqui nesse local deverá encontrar a Little Sister #21, acompanhada de um Elite Rosie. Ao resgatar a última Little Sister, irá liberar um troféu:

Dealt with Every Little Sister (Bronze)
Esse troféu será liberado quando tiver encontrado todas as Little Sisters e ou resgatado ou matado cada uma delas. Há 21 Little Sisters, e elas aparecem quase aleatoriamente nos cenários. É possível saber se encontrou todas de cada capítulo pelos indicadores na tela de START, e sempre poderá voltar para capítulos anteriores para encontrar as que faltaram, se deixou alguma para trás.

E há um presente esperando por você lá no Gatherer's Garden. Conseguirá 200 ADAM e mais alguns itens. Esse ADAM deverá ser suficiente para conseguir comprar os últimos tônicos e slots que precisar comprar. Não haverá mais ADAM no jogo, esteja ciente disso.

Agora, vamos ao nosso objetivo, em Mendel Family Library. Aqui, em cima do balcão onde está a última peça do nosso uniforme de Big Daddy, encontrará o Tonic #58: Damage Research 2, que é uma versão mais poderosa do Damage Research. Ao coletar esse tônico, liberará um troféu:

Tonic Collector (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará ter coletado todos os 58 tônicos do jogo. Eu indiquei a localização de todos os 58 tônicos do jogo no decorrer do guia, se veio seguindo até aqui, deverá ter coletado todos, e esse troféu terá sido liberado.

Pegue agora a última peça do Big Daddy e liberará um troféu:

Became a Big Daddy (Bronze)
Esse troféu obrigatório será liberado assim que se tornar um Big Daddy.

O fim está próximo! Volte para Atrium e entre pela porta do qual Fontaine conseguiu se esconder. Siga em frente e irá concluir o capítulo.

Chapter 13: Proving Grounds

Nesse capítulo, apenas terá de proteger a Little Sister enquanto ela caminha pelo local, abrindo as portas e colhendo o ADAM. Siga-a, e, chegando ao final do local, receberá uma das seringas que elas usam para colher o ADAM. Então, será a batalha final contra Fontaine. Acabe com ele para liberar um troféu:

Defeated Atlas (Bronze)
Esse é o último troféu obrigatório do game. Ele será liberado assim que tiver matado Fontaine.

Agora, terá fechado o jogo e assistirá ao final. Se salvou todas as 21 Little Sisters do jogo, sem matar nenhuma, assistirá ao melhor final do jogo, e de quebra irá liberar um troféu:

Little Sister Savior (Prata)
Esse troféu de prata será liberado se tiver assistido ao melhor final do jogo. Para isso, precisará ter resgatado todas as Little Sisters no decorrer da jogatina, sem matar nenhuma delas. Se seguiu minha recomendação inicial, então resgatou todas elas e as salvou, sem ter matado nenhuma. Assim, se salvou as 21 Little Sisters, esse troféu de prata será liberado a terminar o game, durante o melhor final.

Bem, a primeira jogatina terminou. Se optou por já fechar o jogo no Survivor, deverá ter platinado, caso contrário, falta a segunda e mais difícil jogatina, como eu recomendei, então vamos a ela:

2º Jogatina - Survivor e sem Vita Chambers

O game irá voltar para o menu principal. Escolha New Game, e desta vez escolha a dificuldade Survivor. Respire fundo e vamos em frente.

A primeira coisa a se fazer assim que o jogo começar é pressionar START e entrar em Options. Mude a opção Disable Vita-Chamber para On, de modo a desabilitar os Vita Chambers. Assim, eles estarão inoperantes e não correrá o risco de usá-los por engano, o que irá desabilitar alguns troféus ao final dessa segunda jogatina. Ciente disso, siga em frente normalmente com o game.

Após fechar o jogo pela primeira vez, a segunda jogatina será bem mais simples, mesmo na maior dificuldade possível. Perceberá a diferença no combate contra os oponentes, mas em compensação agora poderá ignorar tudo o que for supérfluo. Poderá, por exemplo, ignorar boa parte das batalhas contra os Big Daddies. Lute apenas quando se sentir forte o bastante, ou quando tiver as melhores armas do jogo. Até então, poderá ignorá-los, e sempre poderá reencontrá-los mais tarde. Ou deixe-os de lado. Matar Big Daddies não é necessário para fechar o jogo em si, apenas para conseguir o ADAM com as Little Sisters. Falando em Little Sisters, agora poderá matá-las, ao invés de resgatá-las conseguindo bem mais ADAM. E, com o ADAM, agora não precisa se preocupar em comprar todos os tônicos e slots: compre apenas aquilo que realmente quiser e achar útil para a jogatina. Eu recomendo que compre upgrades de vida e de EVE, pois fará a diferença no jogo. Não precisa se preocupar com diários, colecionáveis ou qualquer coisa assim, de modo que poderá avançar bem mais rápido. Atenha-se a fazer apenas o necessário para seguir em frente, evite ficar zanzando sem motivo pelos cenários, e economizará tempo e evitará muitos inimigos e armadilhas. E salve o jogo sempre! Como não tem Vita-Chambers, não irá renascer caso morra, então certifique-se de sempre salvar o jogo para evitar problemas. Com o máximo de frequência possível.

Então, quando finalmente conseguir fechar o jogo, deverá liberar os seguintes troféus:

A Man Chooses (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado assim que fechar o jogo na dificuldade Survivor.

I Chose the Impossible (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado assim que fechar o jogo na dificuldade Survivor, e sem usar nenhum Vita-Chamber. Desligando os Vita-Chambers no menu de opções, não terá problemas com isso, então, ao obter o troféu anterior, esse também será liberado.

Seriously Good at This (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que fechar o jogo na dificuldade Hard. Fechando o jogo na dificuldade Survivor, esse troféu virá na sequência.

Brass Balls (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado assim que fechar o jogo na dificuldade Hard, e sem usar nenhum Vita-Chamber. Fechando o jogo na dificuldade Survivor e sem usar Vita-Chambers, esse troféu virá na sequência.

PLATINUM TROPHY (Platina)
Após duas jogatinas (ou apenas uma, se aceitou o desafio de conseguir todos os troféus em apenas uma jogatina no Hard), nada mais justo do que podermos relaxar e aproveitar nossa recompensa: o troféu de platina! Parabéns por platinar BioShock!

E então? Esse guia lhe foi útil? Comente o que acha, e nos indique um game para a seção Platinando!

9 comentários:

  1. Muito útil !
    Parabéns, gostei muito.
    Só não achei o guia de Bioshock 2.

    ResponderExcluir
  2. É só jogar no fácil... Antes de zerar coloca no suvivor...

    ResponderExcluir
  3. Como o comentário acima falou(muito obrigado anônimo ), não precisa finalizar o jogo duas vezes. Antes de zerar, mude a dificulfade pro survivor e dps que derrotar o Fontaine, os troféus brotam !!
    O guia não dá essa dica, infelizmente. Mas fora isso ele é perfeito. Obrigado aos envolvidos.
    Obs: pra todos os troféus brotarem, desabilite as Vita Chambers independente da dificuldade que você escolheu.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Esse glith só pega na versão PS4

    ResponderExcluir
  6. Uma dúvida tanto no 1 quanto no 2 para platina precisa dos trófeus de DLC?

    ResponderExcluir