quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Platinando Beyond: Two Souls

Este é o nosso guia de como platinar Beyond: Two Souls, lançado em 2013 pela Sony Computer Entertainment para Playstation 3.

File:Beyond Two Souls final cover.jpg

Você ainda não platinou esse game e está tendo dificuldades? Tudo bem. Nós podemos lhe ajudar! Confira nosso guia Platinando Beyond: Two Souls:

BEYOND: TWO SOULS

Ficha técnica:

Troféus de bronze: 35
Troféus de prata: 6
Troféus de ouro: 3
Troféus de platina: 1
Total de troféus: 45
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 25 a 30 horas
Dificuldade estimada: 1/5 - Dificuldade Pequena
Vezes que precisa jogar o game: Apenas uma (terá de realizar diversos finais, mas não é necessário voltar o jogo inteiro para tal)

Considerações: Beyond: Two Souls era um dos jogos mais aguardados de 2013, sem dúvidas. O extremo hype que foi colocado em cima do game por conta do marketing da Quantic Dreams gerou altas expectativas com relação à qualidade do game. Além disso, os platinadores também estiveram aguardando ansiosamente por esse game. Sabe porquê? Porque seria certeza de uma platina fácil. Heavy Rain, o jogo anterior da Quantic Dreams, foi um prato cheio para os platinadores, e um dos games mais fáceis de se platinar de 2010. E Beyond: Two Souls seguiu a mesma iniciativa, se tornando, por sua vez, um dos jogos mais fáceis de se platinar de 2013! Trata-se de um game simples, não muito longo e repleto de troféus fáceis de serem adquiridos. O platinador não encontrará muitas dificuldades com nenhum troféu desse game, e não demorará para incluirmos mais esse game na nossa lista de jogos platinados. Vamos ao guia!

Dicas de procedimento: Antes de vivenciarmos as aventuras do drama familiar de Jodie e sua entidade especial companheira Aiden, vale a pena se atentar para algumas recomendações úteis que lhe ajudarão a poupar horas preciosas de sua jogatina. Leia com atenção:

a) Beyond: Two Souls possui dois modos de dificuldade, que aparecem na forma da pergunta se você é acostumado a jogar videogames ou não. Caso escolha a opção "I rarely (or never) play video games)", então o game irá apresentar comandos bem facilitados para você, além de mostrar indicativos, nas cenas de combate, de para qual lado deverá pressionar o analógico. Enfim, é um apoio pequeno mas substancial, pois irá deixar alguns troféus bem mais fáceis de serem executados. Além do mais, escolher a dificuldade mais fácil não irá proibir nenhum troféu, então já que é para platinar, porque não fazer do jeito mais fácil, né?

b) Há diversos momentos de decisão em Beyond: Two Souls. Muitos desses momentos de decisão levam a troféus diferentes, mas poderemos escolher apenas um de cada vez. Porém, o jogo possui o modo de seleção de capítulos, o que nos permite voltar a qualquer capítulo já visto rapidamente, para então podermos tomar decisões diferentes e obtermos troféus diferentes. Recomendarei que faça isso diversas vezes, de modo a economizarmos tempo. Porém, saiba que algumas decisões interferem no final do jogo, então procure sempre acompanhar o guia e seguir a mesma decisão final que eu informar, para que possa tomar o guia como referência para os diferentes finais.

c) Há muitos finais em Beyond: Two Souls, e você difere entre um final e outro ao tomar decisões diferentes no decorrer do game. Apenas algumas decisões cruciais do jogo realmente interferem no final, de modo que não precisa se preocupar com todas as decisões. Há 10 finais no jogo, mas isso não quer dizer que terá de fechar o jogo 10 vezes. É possível voltar para capítulos anteriores e tomar decisões diferentes sem ter de jogar todo o game novamente. Isso irá nos economizar muito tempo de jogo. Basta acompanhar o guia que informarei para quais capítulos deverá voltar e como proceder para ver cada final.

d) A exemplo de Heavy Rain, os troféus de Beyond: Two Souls aparecem apenas ao final dos capítulos. Ou seja, mesmo que você faça tudo certo durante algum capítulo para conseguir um determinado troféu, ele não será liberado de imediato, e sim apenas ao final daquele determinado capítulo. Portanto, tenha paciência e aguarde o final do capítulo para o aviso de cada um dos troféus.

e) Alguns capítulos possuem itens colecionáveis que podem ser adquiridos. Coletar esses itens colecionáveis é necessário para um troféu no game, de modo que teremos de coletar todos. Eu informarei, no decorrer do guia, quantos itens colecionáveis estão em cada capítulo. Todos esses itens colecionáveis só podem ser adquiridos com Aiden. Para isso, é só localizar o item e pressionar L1 para coletá-lo. Cada colecionável possui um nome e libera um bônus novo no menu de extras. Você pode conferir quantos colecionáveis já possui a qualquer momento, na tela de bônus do menu principal.

f) Há um troféu em específico que poderá ser uma dor de cabeça e tanto para você. Há um troféu no jogo que exige que feche o jogo no modo Duo, ou seja, de dois jogadores. Beyond: Two Souls pode ser jogado simultaneamente por duas pessoas, sendo que uma controla Jodie e a outra controla Aiden. A segunda pessoa (que controla Aiden) pode usar um controle convencional do Playstation 3 ou um smartphone, que o jogo aceita como controle. Você terá de ter um dos dois (um controle reserva ou um smartphone) para platinar o game, tenha ciência disso. Se não tiver um amigo ou alguém para jogar com você, saiba que não precisa de mais ninguém. Você mesmo, sozinho, poderá colocar no modo Duo e ainda assim ir jogando com os dois, revezando os controles entre Jodie e Aiden normalmente. Apenas certifique-se de jogar o game inteiro, desde o primeiro capítulo, no modo Duo. Se tirar o modo Duo em qualquer momento (mesmo que seja escolhendo Chapter Select), então irá travar o troféu referente ao final do game. Muito cuidado com isso! Esteja avisado! Recomendo a já ir fazendo isso desde a primeira jogatina, para adiantar tempo.

Guia: Agora, vamos aos troféus, um de cada vez, de acordo com a ordem em que aconselhamos que sejam liberados (lembre-se, não é uma ordem obrigatória, apenas recomendada):

O game começa com dois vídeos que são citados como capítulos, mas que não irei considerar como tal, chamados Prologue e Broken. Cenas assim eu não considerarei capítulos, apenas quando há interação do jogador. Então, começa o primeiro capítulo realmente jogável.

Chapter 1: The Experiment

Esse é o primeiro capítulo do jogo. Na verdade, trata-se de um tutorial, para aprender os comandos básicos do jogo. Após andar com a Jodie até a sala de testes, aprenderá a controlar Aiden para atravessar paredes e controlar objetos e pessoas. Há dois troféus que poderá liberar aqui:

Somebody Else? (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que conseguir controlar Aiden pela primeira vez. Controlar Aiden é obrigatório para conseguir avançar no capítulo The Experiment, de modo que esse troféu deverá ser liberado normalmente ao final desse capítulo.

Obedience (Bronze)
Esse troféu não é obrigatório, e também deve ser adquirido no capítulo The Experiment. O jogo impõe que o jogador controle Aiden e realize alguns testes, como enxergar a carta que a voluntária está mexendo ou mover objetos através da telecinese. Pois bem, após os testes, caso queira, você pode ordenar que Aiden cause o terror no local, assustando a voluntário e realmente colocando medo em todos. Mas, para conseguir liberar esse troféu, assim que Cole dizer que é para Jodie parar pois o experimento acabou, simplesmente não faça mais nada com Aiden, volte para a Jodie e escolha a opção Stop para parar e ir embora. Simples assim. O troféu será liberado ao final do capítulo. Qualquer dúvida, assista o vídeo:


Mais uma coisa, antes de terminar o capítulo: controlando Aiden, vá para a sala de pesquisa onde estão os cientistas. Aqui, repare no canto da sala, onde estão as mesas. Há um ponto azul no local, do qual pode interagir segurando L1 e movendo os analógicos. Fazendo isso, conseguirá 1 colecionável. Há um total de 22 colecionáveis no jogo, e coletar todos é necessário para um troféu. Sendo assim, irei informar quantos colecionáveis há em cada capítulo do jogo, e, no final do guia, há um video que mostra a localização de todos os 22 colecionáveis com maiores detalhes. Fique atento e colete todos!

Outro troféu poderá ser liberado ainda nesse capítulo:

Two Souls (Bronze)
Esse pode ser o primeiro troféu a ser liberado no game. Para liberar esse troféu, precisará estar plugado com outro controle ou com um smartphone. Tudo o que precisa ser feito é terminar um capítulo do jogo no modo de dois jogadores, sendo que um controlará Jodie e o outro o Aiden. Tanto faz se for com um controle ou com um smartphone, e tanto faz qual capítulo for (mesmo que seja aqueles capítulos iniciais em que só aparece vídeo e nem se joga). Se estiver jogando com dois controles, esse troféu será liberado logo no final do primeiro capítulo, The Experience.

Lembre-se: jogue sempre no modo Duo! Não saia do modo Duo por nada! Precisará desse modo para conseguir um troféu ao final do game, então não cometa o vacilo de sair do modo Duo e correr o risco de acabar não obtendo o troféu, tendo de rejogar o game inteiro novamente! Preste atenção!

Mas atenção agora. Após terminar o capítulo, os troféus serão liberados. Então, quando começar o próximo capítulo, antes de qualquer coisa pressione START e escolha Back to Main Menu. Escolha Chapters e então escolha The Experiment. O jogo perguntará se quer salvar esse jogo em cima do seu save atual ou não. Escolha Save, para que o jogo salve o jogo em cima do seu save mesmo, a menos que eu informe do contrário. Não se esqueça disso! Terá de fazer isso sempre que tiver que voltar para algum capítulo já completado.

Para obter o troféu Obedience, terá de ter parado de causar problemas com Aiden e voltado a controlar Jodie sem problemas, certo? Ok. Pois bem. Mas agora precisará voltar a esse capítulo para fazer diferente. Jogue o capítulo novamente, mas, desta vez, não pare. Controlando Aiden, não volte para Jodie quando Cole ordenar. Cause o máximo de destruição que puder. Revire a mesa, quebre os vidros, quebre tudo, enforque a mulher na sala ao lado, enfim, faça tudo o que puder. Vá quebrando tudo com Aiden até Cole e Dawkins invadirem a sala e pararem Jodie à força. Apesar de isso não render um troféu agora, isso será necessário para liberarmos um troféu mais para a frente no game, então não deixe de fazer isso. Só depois, vamos em frente com o game.

Chapter 2: The Embassy

Nesse capítulo, há 2 colecionáveis.

Há dois troféus que podem ser adquiridos. Cada um dos troféus exige concluir essa missão de uma forma diferente, de forma que teremos de jogar essa missão duas vezes, de duas formas distintas, para conseguirmos os dois troféus. A ideia é que Jodie deve ficar escondida em um banheiro, de modo a poder usar o Aiden para obter o segredo de um cofre. E tem duas formas de se conseguir isso. Vamos a eles:

Possessive Spy (Bronze)
Essa forma é a mais simples. Controlando Aiden, volte ao salão da festa e procure pelo xeique do qual Jodie e Ryan estavam conversando. Controle o xeique usando os controles que aparecem na tela. Enquanto controla o xeique, suba as escadas e entre no escritório. Abra a gaveta e aperte o botão que revela o cofre atrás da pintura. Então, abra o cofre e Jodie irá transcrever os documentos. Pronto, só isso. Ao final do capítulo, o troféu será liberado. Qualquer dúvida, assista esse vídeo:


Mas não vamos parar por aqui! Há outro troféu que podemos adquirir nesse capítulo, então vamos obtê-lo agora. Ao terminar esse capítulo, não siga em frente com a jogatina. Dê Quit Game e volte ao menu principal. Então, na tela de seleção de capítulos, volte ao capítulo The Embassy. Vamos pegar o outro troféu agora:

Clean Job (Bronze)
Desta vez, teremos de completar essa missão de um modo diferente. Usando Aiden, não controle o xeique, mas vá para o segundo andar. Aiden é capaz de abrir o cofre sozinho, mas não podemos ser pegos pela câmera de vigilância. Verá uma porta entreaberta que leva a uma sala de segurança. Nessa sala, você pode desligar a câmera, mas o guarda vai ver. Desligue o computador embaixo ou tente enforcá-lo para distraí-lo, e então desligue a câmera de vigilância. Agora, volte para o escritório e revele o cofre apertando o botão na gaveta, e então abra o cofre e leia o documento. Se fez tudo certo, ao final do capítulo, o troféu será liberado.

Bem, agora, uma informação importante: não vamos embora ainda. Rejogue esse capítulo uma terceira vez. Será preciso para fazermos uma coisa que vai liberar um troféu mais para a frente no game. Assim que tiver o controle sobre Aiden, vá ao segundo andar. Há um guarda aqui encostado na parede. Controle-o usando Aiden. Então, vá até o parapeito da sacada que dá para a escada e aparecerá a opção de se jogar. Jogue o guarda do parapeito, matando-o e estragando a missão. Parece algo idiota, mas isso será muito importante para um troféu no futuro. Continue com o game a partir desse save.

Chapter 3: The Party

Nesse capítulo, não há colecionáveis.

Há dois troféus que podemos adquirir. Logo após a cena em que Jodie é trancafiada dentro do sótão debaixo das escadas, use Aiden para ajudá-la a escapar. Aparecerão, então duas opções: Leave e Revenge. Cada uma das duas opções leva a um troféu diferente. E temos de conseguir os dois. Vamos a eles:

Cold Blood (Bronze)
Para liberar esse troféu, só o que tem a fazer é escolher a opção Leave. Jodie irá embora da casa, sem fazer mal a ninguém, e o jogo seguirá normalmente. E o troféu será liberado ao final do capítulo.

Não se esqueça de que há outro troféu que podemos adquirir nesse capítulo. E vamos obtê-lo agora. Ao terminar esse capítulo, volte ao capítulo The Party. Vamos pegar o outro troféu agora:

Revenge (Bronze)
Para liberar esse troféu, é preciso escolher a opção Revenge, e então realmente tocar o terror na casa. Controlando Aiden, derrube todos os móveis, assuste todo mundo, bata o máximo que puder em todos os garotos da festa, realmente bagunce com tudo. Interaja o máximo que puder. Ao final da festa, uma cortina pegará fogo, e começará um incêndio na casa. Ao final desse capítulo, irá liberar esse troféu.

Com os dois troféus em mãos, vamos em frente. Ah, e certifique-se de que o save no qual optou por Revenge seja o save no qual está continuando o game. Isso será importante para um troféu no futuro.

Chapter 4: First Interview

Nesse capítulo, há 1 colecionável.

Não há troféus a adquirir aqui, então apenas siga em frente e termine o capítulo.

Chapter 5: Welcome to the CIA

Nesse capítulo, não há colecionáveis.

Haverá três troféus que podem ser adquiridos, tudo em uma só jogatina. Vamos a eles:

Perfect Soldier (Bronze)
No início desse capítulo, Jodie estará fazendo um treinamento militar sobre a terra. Basicamente, uma pista de obstáculos. Tudo o que você tem a fazer é cumprir corretamente com a pista de obstáculos. Basta não errar os comandos que aparecerem na tela. Não é nada difícil.

Fight Apprentice (Bronze)
Ainda nesse capítulo, Jodie fará um treinamento de luta. Se estiver jogando na dificuldade mais fácil, então uma seta indicará para qual direção deve pressionar o manípulo direito. Para conseguir o troféu, deverá passar por todo o treinamento de luta sem ter sido atingido mais do que 4 vezes. Ou seja, preste atenção e tente não errar nenhum comando para poder ser atingido o mínimo possível.

Stealth Apprentice (Bronze)
Por fim, a parte final do treinamento será sobre furtividade. Jodie terá de chegar a um determinado ponto sem ser detectada por alguns guardas. A questão é que, para esse troféu, terá de conseguir completar esse objetivo sem ser visto nenhuma vez. Não é tão simples. Logo de cara, esconda-se atrás da trincheira e use Aiden para mexer no barril da direita, atraindo o guarda de modo que Jodie possa pegá-lo por trás. Depois, avance e esconda-se atrás do contêiner para abater o soldado que se aproxima. Pouco mais à frente, esconda-se atrás da trincheira e novamente use Aiden para mexer no barril ao lado, chamando a atenção do soldado de modo que possa pegá-lo por trás. Então, suba a escada no contêiner ao lado e pegue o soldado lá em cima pelas costas. E então, daqui de cima, poderá cair em cima do soldado que está logo mais abaixo, derrotando-o na hora. Se fez tudo certo, terá abatido todos os guardas sem ter sido visto.

Bem, se fez tudo certo, então, ao final desse capítulo, os três troféus anteriores terão sido liberados. Caso contrário, é porque fez algo de errado em alguma parte do treinamento, então precisará voltar o capítulo e tentar de novo. Caso tenha tido alguma dúvida, é só assistir o vídeo abaixo, que mostra a forma correta de se obter todos os três troféus:


Vamos em frente.

Chapter 6: Hunted

Nesse capítulo, há 1 colecionável.

Há 3 troféus que podemos obter aqui, em 2 jogatinas. Vamos lá:

Catch Me If You Can (Bronze)
Para liberar esse troféu, é necessário que Jodie consiga fugir da polícia no interior do trem. Não é tão difícil. Logo de começo, com Aiden, acorde Jodie assim que o trem parar na estação. Começará uma perseguição por dentro do trem, que irá se estender até o teto do trem. Jodie irá enfrentar alguns oponentes, e depois ela decidirá fugir pulando do trem. Use Aiden para proteger Jodie da queda. Essa cena inteira durará apenas alguns segundos, e, assim que Jodie estiver sã e salva do lado de fora do trem, será suficiente. O troféu será liberado ao final do capítulo.

Aiden's Apocalypse (Bronze)
Esse troféu também será adquirido no capítulo Hunted. Ao final desse capítulo, Jodie irá bater uma motocicleta e ser cercada pela polícia. Ela precisa da ajuda de Aiden para conseguir despistar a polícia. Porém, para que consigamos liberar esse troféu, teremos de causar o máximo de destruição possível aqui no local. Vamos começar pelo posto de gasolina perto de um furgão da SWAT. Solte o cano da coluna de combustível, então possua o corpo do soldado fardado ao lado do furgão. Controlando esse soldado, atire no cano de combustível vazando para explodir o posto de gasolina. Agora, vá seguindo a rua um pouco mais, e, ao lado do Burger Shot, haverá uma loja de armas com um furgão parado defronte. Controle o motorista do furgão e acelere para dentro da loja de armas, causando outra enorme explosão. Atravessando a rua diretamente da loja de armas, há uma igreja. Você pode destruir a torre principal da igreja, derrubando-a em cima de alguns soldados. Basta bater nela duas vezes com seus poderes psíquicos. Agora, só falta o helicóptero. Controle o piloto do helicóptero e derrube-o, matando mais um monte de soldados. Bem, basicamente isso é tudo o que é necessário para liberar o troféu ao final do capítulo. Apenas conclua o capítulo devidamente. Se ficou com alguma dúvida acerca do que precisa ser feito, assista o vídeo abaixo:


Bom, agora vamos para o terceiro troféu desse capítulo. Assim que terminar o capítulo, volte ao menu inicial e comece o capítulo Hunted novamente.

Houdini (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará fugir da polícia três vezes no capítulo Hunted. Ou seja, deverá ser presa três vezes e então conseguir escapar três vezes. Não é difícil, na verdade. Logo no começo do capítulo, controlando Aiden, não acorde a Jodie. Deixe ela dormir, e ela irá ser capturada no flagra e ser presa. Agora sim, você pode arrebentar as algemas dela com o Aiden e pular do trem. Então, na floresta, quando os cachorros policiais aparecerem, não lute contra eles. Permita que eles lhe prendam, não faça nada. Depois, quando estiver preso, quebre as algemas mais uma vez e escape na moto. Então, ao final do percurso da moto, Jodie irá se lançar contra uma barricada da SWAT, e pedirá a proteção de Aiden. Não proteja Jodie, deixe que ela avance sem proteção e caia da moto. Ela será presa pela terceira vez. Ajude-a a fugir, mais uma vez, e o troféu ao final do capítulo será liberado. Se perdeu alguma informação, assista esse vídeo:


Siga em frente.

Chapter 7: My Imaginary Friend...

Nesse capítulo, há 1 colecionável.

Há um troféu que poderá adquirir aqui:

Teammates (Bronze)
Chegando ao capítulo My Imaginary Friend, atenção para um troféu não-obrigatório aqui. Para liberar esse troféu, terá de fazer três "traquinagens" pela casa, com Jodie e Aiden. Há diversas coisas que pode fazer pela casa, mas nem todas contam para esse troféu. Citarei aqui três coisas que efetivamente contam como traquinagens para esse troféu. Como Aiden, empilhe as cadeiras em cima da mesa, enquanto a mãe de Jodie está cozinhando. Também use Aiden para brincar com o rádio em cima da bancada da cozinha, sintonizando outra frequência de propósito. Faça com que a Jodie olhe para o jarro de biscoitos em cima da geladeira, e, quando a mãe de Jodie dizer que ela não pode pegar um, use Aiden para ir lá e pegar o jarro de biscoitos para ela. Essas três coisas contam como traquinagens, e, se fizer tudo isso, o troféu será liberado ao final do capítulo. Caso tenha alguma dúvida, assista o vídeo a seguir:


Ao final do capítulo My Imaginary Friend, Jodie estará brincando com os amiguinhos de arremesso de bola de neve. No meio da brincadeira, um garoto agarrará Jodie para esfregar neve no rosto dela. Nesse momento, controle Aiden e sufoque o garoto com seus poderes psíquicos. Isso será necessário para um troféu no futuro, então não deixe de fazer isso.

Chapter 8: The Condenser

Nesse capítulo, há 2 colecionáveis.

Há dois troféus que podem ser liberados aqui, em uma só jogatina:

Chanelling Master (Bronze)
No decorrer de todo esse capítulo, Jodie encontrará diversos corpos. Aiden é capaz de ter visões sobre a morte de cada um desses corpos, fornecendo maiores informações sobre cada um deles morreu. Há oito corpos aqui, e é necessário investigar a morte de cada um deles para liberar esse troféu. O primeiro corpo é o do elevador. Você é obrigado a investigá-lo. Siga em frente até a sala em que tem usar Aiden para abrir a porta. Há mais um corpo sobre  balcão. Na próxima sala, haverá mais um corpo caído no chão. Chegando ao escritório em chamas, haverá mais dois corpos para serem investigados, um no chão perto da lousa e outros três depois de quebrar o vidro. No corredor, o sexto corpo será o do bombeiro. O sétimo corpo será o do soldado depois da luta contra o cientista possuído. Por fim, o oitavo e último corpo da lista estará na sala de controle do condensador, depois do corredor congelado. Certifique-se de ter investigado todos os oito corpos, e, ao final do capítulo, esse troféu será liberado. Caso não tenha achado algum corpo, assista esse vídeo:


Mais uma informação importante. Ao final desse capítulo, Jodie irá enfrentar diversos oponentes invisíveis, chamados de entidades. Essas entidades só podem ser combatidas por Aiden. Sempre que uma entidade aparecer, controle Aiden (muitas vezes isso será automático) e derrote a entidade. Tente não errar nenhum comando, livre-se das entidades o mais rápido que puder. Isso será necessário para liberar um troféu mais para a frente. Portanto, caso erre algum comando em algum combate (saiba que o combate contra o cientista possuído não conta), pode reiniciar o capítulo e tentar novamente. Certifique-se de ter feito tudo certo aqui, para não estragar um troféu futuro! Fica o aviso.

Independente da recomendação anterior, há mais um troféu aqui no capítulo Condenser:

Portal Shutdown (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ao final desse capítulo, Jodie terá de desligar o condensador. Assim que desligar o condensador, esse troféu será liberado ao final do capítulo.

Chapter 9: Homeless

Nesse capítulo, há 2 colecionáveis.

Há mais 3 troféus para conseguir:

Money To Eat (Bronze)
Para conseguir liberar esse troféu, Jodie precisará conseguir dinheiro para comprar comida enquanto estiver mendigando. Há muitas formas de conseguir isso, e todas elas são válidas. De longe, a maneira mais fácil e rápida é ir até o caixa eletrônico no fim da rua e pedir que Aiden libere um pouco de dinheiro da máquina. Seja como for, com o dinheiro em mãos, volte para o Stan e o troféu será liberado no final do capítulo.

Miracles (Bronze)
Mais para a frente desse capítulo, Jodie estará acompanhada de Stan, Walter, Jimmy e Tuesday para um jantar. Para liberar esse troféu, é preciso que Jodie e Aiden ajude-os no que puder. Há três coisas que poderá fazer. Primeiro, fale com Jimmy, e verá que ele sente calafrios da sua dependência de drogas. Use Aiden para curá-lo. Então, fale com a Tuesday, e ela estará preocupada com o bebê. Use Aiden para fazer uma ultrassonografia espiritual e dizer que está tudo bem. Então, por último, fale com Stan, e ele sentirá saudades da família. Use Aiden para servir de médium enquanto ele pode conversar com sua esposa falecida. Agora sim, após falar com essas três pessoas (certifique-se de falar com Stan por último, porque, ao falar com ele, a cena acaba), e ajudá-las, o troféu será liberado ao final do capítulo.

Smart Thief (Bronze)
Mais adiante no capítulo, Jodie e Stan precisarão roubar uma loja de conveniência. Após destrancar a porta, certifique-se de desligar a câmera no teto, voltada para a porta, antes de entrarem na loja. Isso é tudo o que é preciso fazer para se liberar esse troféu ao final do capítulo.

Agora, siga em frente com o capítulo. Apenas esteja ciente de uma coisa: ao final desse capítulo, haverá um incêndio em uma casa. O objetivo de Jodie é salvar apenas a Tuesday, porém, para liberarmos um troféu no final do game, terá de salvar todos os personagens. Walter estará preso em uma sala no primeiro andar, ao lado das escadas. Jimmy estará no segundo andar, em um canto de uma sala com um buraco. Terá de possuir Jimmy, usando Aiden, para conseguir fazer com que ele pule o buraco. Essa é a única forma de salvá-lo. Depois, vá e salve Tuesday e o bebê. Certifique-se de salvar todos eles nesse capítulo. Será muito importante no futuro.

Chapter 10: First Night

Nesse capítulo, há 1 colecionável.

Poderá liberar dois troféus em apenas uma jogatina:

Entities Apprentice (Bronze)
Esse troféu obrigatório será liberado no capítulo First Night. Para que ele seja liberado, é necessário que tenha vencido o combate com as entidades. Entidades aparecerão e tentarão machucar a Jodie. Controlando o Aiden, primeiramente vá até Cole e acorde-o derrubando a xícara de café nele. Então, volte para perto da Jodie e destrua rapidamente todas as entidades que aparecerem, assim que eles aparecerem. Isso é obrigatório para prosseguir a aventura, então, assim que se livrar das entidades e o capítulo terminar, o troféu será liberado.

Entities Master (Prata)
O primeiro troféu de prata do game! Para liberar esse troféu, é preciso que Aiden tenha se livrado de todas as entidades tanto no capítulo Condenser quanto no capítulo First Night, sem cometer erros e sem demorar muito. A ideia é que não deixe nenhuma entidade escapar (algumas entidades podem tentar ir embora: não deixe e destrua-as antes que sumam). Se seguiu minha recomendação no capítulo Condenser, então agora não deverá ter problemas, e basta fazer o capítulo First Night com perfeição para liberar o troféu. Se o troféu não vier, é porque teve algo errado e deixou alguma entidade escapar em um dos dois capítulos. Nesse caso, terá de voltar para o capítulo Condenser e fazer tudo de novo, e então ir jogando até First Night e fazer tudo certo (não poderá pular o capítulo Homeless). Sendo como for, se fez tudo certo, irá liberar esse troféu juntamente com o troféu anterior. Qualquer dúvida, assista o vídeo:


Vamos em frente.

Chapter 11: Like Other Girls

Nesse capítulo, há 1 colecionável.

Há um troféu não-obrigatório que podemos obter aqui. Mas, para isso, terá de conseguir escapar do centro de pesquisas corretamente. Ordene que Aiden controle o corpo de Cole, então acompanhe-o até a portaria, e invente uma desculpa qualquer para o porteiro. Escolha a opção Speak para que dê certo. Ao conseguir fugir do centro de pesquisas, será levado a um bar, onde poderemos obter o troféu:

Together Forever (Bronze)
No bar, três homens irão tentar estuprar Jodie. Nesse momento, comande Aiden e assuste os homens interagindo com os objetos no local. Quando eles ficarem com medo, eles tentarão fugir, e a porta estará trancada. Nesse momento, mate um deles estrangulado, e então aparecerá a opção de comandar um deles. Controle-o, pegue a espingarda atrás do balcão, mate o homem restante e depois se mate. Se fez tudo isso corretamente, ao final do capítulo esse troféu será liberado.

Atenção agora: para podermos adquirir um troféu no futuro, precisaremos mudar o desfecho dos acontecimentos desse capítulo. Jodie não pode ir para esse bar do troféu anterior, caso contrário não poderemos obter um troféu no futuro. Então, volte para esse capítulo, Like Other Girls. Faça tudo como fez da primeira vez, porém, dessa vez, quando estiver com Cole na portaria, não escolha a opção Speak. Escolha as outras opções (Bad Mood, Avoid) e o porteiro irá perceber a trama e a possessão será desfeita. Após fazer isso, continue com o jogo a partir daqui, com esse save, de modo que essa alteração fique registrada para os acontecimentos nos capítulos posteriores.

Chapter 12: Alone

Nesse capítulo, não há colecionáveis.

Haverá dois troféus que poderá adquirir aqui. Ambos envolvem o relacionamento de Jodie com Phillip, seu pai adotivo, no momento em que ele está indo embora. Você pode optar por tentar enforcá-lo, com Aiden, enquanto ele estiver indo embora, ou não. Optar por isso leva a dois troféus distintos, vamos a eles:

Sorry (Bronze)
Agora, o que tem a fazer é simplesmente não fazer nada. Permita que Phillip vá embora sem ser incomodado e sem ser enforcado. Assim, ao final do capítulo, esse troféu será liberado. Simples assim.

Volte ao menu principal e volte ao capítulo Alone. Vamos pegar o outro troféu agora:

Not My Father (Bronze)
Para liberar esse troféu, tente enforcar Phillip quando ele estiver indo embora, enquanto controla Aiden. Só por ter tentado enforcá-lo, o troféu já será liberado ao final do capítulo.

Bem, agora que temos os dois troféus desse capítulo, vamos em frente. Ah, e certifique-se de que o save no qual optou por tentar enforcar Phillip seja o que está continuando. Isso será importante para um troféu no futuro, então tenha certeza disso.

Chapter 13: Navajo

Nesse capítulo, há 2 colecionáveis.

Haverá 3 troféus para liberar:

Not Just Sand (Bronze)
Em um determinado momento, Jodie irá sair da cabana à noite e se deparar com uma imensa entidade maléfica que está destruindo tudo. Então, Jodie começará a ser atacada pela entidade, e terá de sair correndo em uma espécie de pista de obstáculos. Pois bem. Para liberar esse troféu, o objetivo é completar toda essa cena sem ser atingido mais de duas vezes. Só poderá errar no máximo dois comandos, o que exigirá atenção máxima. Como deverá estar jogando na dificuldade mais baixa, então os comandos a serem pressionados aparecerão na tela, evitando ter de adivinhar o que fazer. Basta ficar atento e procurar não errar os comandos. Se errar mais de dois, sempre poderá sair e tentar de novo. Seja como for, se fizer tudo certo, o troféu será liberado no final do capítulo. Se tiver dúvidas, assista esse vídeo:


Ah, só um aviso importante aqui: haverá um momento nesse capítulo em que Paul será mortalmente ferido por uma entidade, aqui. Jay irá levá-lo para dentro de casa. Quando tiver o controle sobre a Jodie, entre no interior da casa e vá ao primeiro quarto, em que Paul estará deitado. Converse com ele. Então, controle Aiden e cure-o usando os seus poderes especiais. Assim, conseguirá salvar Paul da morte. Isso será muito importante em um troféu no futuro, então não deixe de fazer isso. Não permita que Paul morra!

Medicine Girl (Bronze)
Ao final desse capítulo, Jodie terá de realizar um ritual. Para liberar esse troféu, o ritual terá de ser realizado com perfeição. Primeiramente, pegue a lenha, coloque no centro do campo e pegue a gasolina para atear fogo. Então, com a fogueira acesa, pegue uma vareta no canto. Terá de fazer um desenho, e o desenho correto é o que tem cinco pontas, a opção X. Após desenhar o desenho no chão, cada um dos membros vai para uma das pontas. Mas são cinco pontas e só há quatro pessoas. Sendo assim, controle Aiden e faça com que ele fique na quinta ponta. Então, o ritual deverá funcionar normalmente e, ao final do capítulo, esse troféu deverá ser liberado.


Bem, agora vamos ao último troféu:

Never Alone (Prata)
Esse troféu de prata é liberado quando Jodie tiver uma relação amorosa com alguém. Há dua pessoas diferentes com quem Jodie pode se relacionar emocionalmente no decorrer do jogo, mas a oportunidade mais próxima é aqui no capítulo Navajo. Ao final do capítulo, quando Jodie estiver se despedindo de Jay, aparecerão duas opções: Hug e Kiss. Escolha a opção Kiss para que Jodie e Jay se beijem. Só por fazer isso, esse troféu de prata será liberado ao final do capítulo. É claro que há outras oportunidades de conseguir esse troféu mais para a frente, mas eu aconselho que o consiga agora mesmo.

Chapter 14: The Dinner

Nesse capítulo, há 1 colecionável.

Há quatro troféus que devemos coletar aqui. Haverá um encontro entre Jodie e Ryan na casa de Jodie, e podemos fazer diversas coisas para ajudar ou atrapalhar o relacionamento dos dois. Algumas decisões podem nos levar a troféus diferentes. Vamos a eles:

Casual Girl (Bronze)
Esse troféu é o mais simples. Para liberar esse troféu, Jodie deve ser casual no decorrer do encontro, dar pouca importância. Simplesmente vá até o menu de opções de comida, sobre a mesa, e escolha pedir uma pizza. Não cozinhe nada, só peça uma pizza. Então, vá ao quarto e troque de roupa para uma roupa Cool. Não precisa limpar a casa, e não precisa nem arrumar nada, sequer tomar banho. Todo o restante é opcional. Vá para a sala e fique no sofá assistindo televisão até Ryan chegar. Independente do que ocorrer durante o encontro, ao final do capítulo esse troféu será liberado.

Bem, agora, Aiden deverá estragar o encontro. Quando Ryan chegar, controle Aiden e faça de tudo o que puder para acabar com o encontro. Mexa em tudo, quebre coisas, derrube coisas, desligue a TV, o rádio, assuste Ryan, enfim, tente fazer de tudo. De tudo mesmo, interaja com tudo o que puder. Se fizer tudo isso corretamente, então Ryan irá decidir ir embora e o encontro terá sido terminado. Isso nos leva ao seguinte troféu:

Uncontrollable (Prata)
Esse troféu de prata é liberado de Aiden tiver sido bem cruel e violento no decorrer do game até aqui. Para conseguir liberar esse troféu, é preciso que tenha feito seis coisas no decorrer do game até aqui, e que tudo isso esteja salvo no mesmo save. Primeiro, é preciso que tenha assustado e tentado matar a moça no capítulo The Experiment. Segundo, que tenha ordenado que o guarda cometesse suicídio lá no capítulo The Embassy. Terceiro, que tenha escolhido Revenge e ateado fogo na casa no capítulo The Party. Quarto, que tenha tentado enforcar o garoto da guerra de bolas de neve no capítulo My Imaginary Friend. Quinto, que tenha tentado enforcar Phillip no capítulo Alone. E, por fim, que tenha atrapalhado o encontro de Jodie aqui no capítulo The Dinner. Se fez tudo isso, como eu recomendei no guia que fizesse, então esse troféu deverá ser liberado ao final do capítulo, junto com o troféu anterior. Qualquer dúvida sobre algum procedimento, assista o seguinte vídeo:


Depois, volte ao capítulo The Dinner, e vamos trabalhar nos outros dois troféus:

Perfect Lover (Bronze)
Agora, teremos de ser mais atenciosos e caprichosos para um encontro perfeito. Comece limpando a casa. Arrume a bagunça nas coisas, limpe a sala, coloque a roupa suja no cesto e lave a louça. Agora, vamos nos preocupar com a comida. Ao invés de pedir uma pizza, prepare um prato. O prato predileto dele é Asian Beef, mas pode ser Chicken Curry. Prepare o prato cuidadosamente, e coloque algum tempero. Com a comida no forno, vá para o banheiro e tome um banho. Escolha o traje Elegant. Agora, ligue uma música na rádio ao lado da TV e espere Ryan chegar para um desfecho perfeito. Se fez tudo certo, independentemente do que ocorrer no encontro, esse troféu será liberado.

In Love With Ryan (Bronze)
Vamos aproveitar e conseguir esse troféu também. Para liberar esse troféu, é preciso que Jodie termine o encontro na cama com Ryan. Isso pode ser feito tanto no desempenho casual quanto no desempenho romântico. Porém, para conseguir esse troféu, Jodie não pode ter ido àquele bar lá no capítulo Like Other Girls. Portanto, se seguiu minha recomendação e não foi ao bar, tudo bem. Senão, terá de voltar ao outro capítulo, pois precisamos disso para conseguir esse troféu. Pois bem, vamos lá. Durante o mesmo encontro romântico do troféu anterior, Aiden poderá atrapalhar o encontro. Não atrapalhe! Deixe os dois pombinhos em paz! Após vários e vários minutos de conversa e de papo furado, o Ryan irá colocar a mão dele sobre a mão de Jodie. Nesse momento, então, aparecerão duas opções: Reject e Kiss. Escolha a opção Kiss. Jodie irá beijar Ryan e então os dois começarão a namorar e irão para o quarto. Pronto. É só isso. Se fez tudo certo, então, ao final do capítulo, os dois troféus anteriores terão sido liberados. Só um aviso: se não beijou Jay no capítulo Navajo, ao dormir com Ryan o troféu Never Alone seria liberado da mesma forma.

Vamos em frente.

Chapter 15: Night Session

Nesse capítulo, há 1 colecionável.

Não há troféus a serem adquiridos nesse capítulo.

Chapter 16: The Mission

Nesse capítulo, há 2 colecionáveis.

Há um troféu que podemos conseguir:

Stealth Master (Bronze)
Para liberar esse troféu, Jodie precisará chegar à catedral sem ter sido vista nenhuma vez. Não é tão difícil. Basta ter calma e paciência, e estar sempre escondido. Lembre-se que você pode usar Aiden para chamar a atenção dos inimigos e até matar alguns deles à distância. Vá com calma e observando bem os redores. Caso seja visto, basta dar Quit Game, voltar e tentar de novo. Chegando à catedral sem ser visto, então ao final do capítulo esse troféu será liberado. Caso tenha qualquer dúvida sobre como conseguir passar por alguma parte, assista esse vídeo abaixo:


Vamos em frente.

Chapter 17: Norah

Nesse capítulo, há 1 colecionável.

Não há troféus a serem liberados nesse capítulo, mas há um momento que exige muita atenção. Jodie encontrará sua mãe biológica em um estado vegetativo, uma espécie de coma eterno. Ela tem a opção de cometer eutanásia nela, com Aiden, ou não. Não faça isso! Não mate Norah! Simplesmente vá até a porta e escolha a opção Leave para sair do quarto, e deixe-a viva! Isso será muito importante, para um troféu no futuro, então não se esqueça: não mate Norah!

Chapter 18: Dragon's Hideout

Nesse capítulo, há 1 colecionável.

Há 3 troféus que poderemos conseguir aqui. Vamos a eles. Em um determinado momento desse capítulo, Jodie e Ryan terão sido capturados e estarão em um interrogatório. Um general estará ameaçando a integridade física de Ryan e exigindo respostas de Jodie. Responder ou não as perguntas irá levar a dois troféus.

Eye For An Eye (Bronze)
Para liberar esse troféu, é preciso não responder a pergunta alguma que for dito pelo general. Simples assim. Recuse-se a responder qualquer pergunta. Basta não fazer nada. Se fizer tudo certo, então o general irá arrancar um olho de Ryan. Ao final do capítulo, esse troféu será liberado.

Antes do final do capítulo, porém, poderemos adquirir outro troféu:

Almost Too Easy (Bronze)
Mais adiante no capítulo, Jodie e Ryan usarão um submarino para penetrarem em uma base secreta. Bem, saindo do submarino, o grupo tem de descobrir uma forma de avançarem sem serem vistos. Repare que há um general bem ao lado. Controle Aiden e então possua o corpo do general. Desta forma, Jodie e Ryan poderão segui-lo normalmente. Basta ir controlando o general, e seguir pelo corredor, destravando as portas com o cartão de segurança. Evite chegar perto dos outros soldados inimigos, pois eles podem estragar a possessão se tocar neles. Basta seguir em frente até acontecer mais uma cena. Assim que fizer isso, é só seguir ao final do capítulo que esse troféu será liberado juntamente com o troféu anterior.

Ao terminar esse capítulo, não siga em frente ainda. Teremos de voltar, para pegar mais um troféu:

Agent 894732 (Bronze)
Para liberarmos esse troféu, teremos de ceder à tortura durante o interrogatório. Desta vez, escolha a opção Talk, como aparece na tela. Desta forma, Jodie irá revelar toda a verdade para os soldados, Ryan não perderá um olho e tudo estará bem. Agora, apenas jogue o restante do capítulo normalmente. Ao final do capítulo, esse troféu será liberado.

Vamos em frente, agora.

Chapter 19: The Black Sun

Chegando ao capítulo The Black Sun, agora estará no último capítulo do game. É aqui que serão tomadas algumas das maiores e mais importantes decisões de todo o jogo. Iremos rejogar esse capítulo diversas vezes, pois há vários troféus a serem adquiridos aqui. Vamos lá:

A princípio, jogue o capítulo normalmente. Haverá um momento em que Jodie, Cole e Ryan entrarão em um caminho que leva ao condensador. Esse caminho estará repleto de entidades, e eles estarão usando cápsulas protetoras. Nesse momento, Cole irá perder seu escudo protetor. Ele pedirá para que você o deixe para trás, mas não faça isso. Volte até ele, pegue-o e o leve para depois da porta de segurança, onde será um local seguro. Apenas depois que ele tiver em segurança, cure-o com Aiden. Quando ele estiver bem, siga em frente. Será a vez de Ryan ter problemas e resolver dar seu escudo para Jodie. Não se preocupe com ele: ele ficará bem.

Então, momentos depois, Jodie irá se deparar com Dawkins. Ambos irão discutir. E esse momento específico nos renderá um troféu:

Convince Dawkins (Bronze)
Para liberar esse troféu, Jodie terá de convencer Dawkins a não seguir adiante com seu plano maluco de prender as almas de sua família no mundo real usando o condensador. Aparecerão várias opções, mas as opções corretas que têm de ser escolhidas são a Reason. A princípio, a opção Reason será do botão . Então, logo em seguida, a opção Reason aparecerá como X. Após escolher Reason duas vezes, Dawkins irá se matar. Ao final do capítulo, esse troféu será liberado.

Siga em frente, na direção do condensador. Então, assim que desativar o condensador, terá direito à escolha mais emblemática e filosófica de todo o game: optar por ir para o inframundo (Beyond) ou ficar no mundo real (Life). Cada escolha leva a um troféu, e também a um troféu diferente. De certo modo, teremos de optar pelos dois, de modo a conseguir todos os troféus. Mas, por ora, escolha ir para o inframundo.

Chose Afterlife (Bronze)
Esse troféu deverá ter sido liberado caso você tenha optado por ir para o inframundo, na última opção de escolha do game. O troféu será liberado ao final do capítulo.

E então, virá o final do game. Assista o final.

Black Sun Down (Bronze)
Esse troféu será liberado caso Jodie consiga desligar o condensador. Esse troféu é praticamente obrigatório, já que desligar o condensador é justamente o objetivo do capítulo, mas não podemos dizer que ele é obrigatório porque é possível terminar esse capítulo sem desligar o condensador (iremos fazer isso para obtermos outro final, mais para a frente). Seja como for, se fez tudo certo e conseguiu desligar o condensador, então esse troféu será liberado ao final do game.

The End (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que fechar o game pela primeira vez, independentemente da dificuldade selecionada ou do final realizado.

Bem, se fez tudo certo como foi indicado no decorrer desse guia, então deverá ter direito a mais um troféu:

Saved All (Ouro)
O primeiro troféu de ouro do game! Esse troféu de ouro será liberado caso tenha salvado todo mundo no decorrer do game. Ou seja, deverá ter salvado Walter e Jimmy no capítulo Homeless, salvado Paul no capítulo Navajo, deixado Norah viver no capítulo Norah, e salvando tanto Cole quanto Ryan no capítulo The Black Sun. Se fez tudo isso corretamente, então esse troféu de ouro será liberado ao final do game. Caso não tenha entendido alguma parte do procedimento para salvar algum dos personagens do game, assista esse vídeo:


Ah, já ia me esquecendo. Irá ainda adquirir mais 2 colecionáveis automaticamente ao fechar o game, após o capítulo The Black Sun. O que nos leva a mais um troféu:

Explorer (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que conseguir obter todos os 22 itens colecionáveis no decorrer de todo o game. Eu mencionei, no decorrer do guia, quantos itens colecionáveis havia em cada um dos capítulos do game. Se veio coletando todos eles no decorrer do game até aqui, então, a essa altura, já deverá ter coletado todos os 22 e esse troféu deverá ser liberado. Se ele não foi liberado, é porque esqueceu alguma coisa. Se perdeu algum item colecionável, assista o vídeo abaixo que irá lhe ajudar a encontrar esse item colecionável que lhe falta:


E também não podemos nos esquecer do seguinte troféu:

Together Till The End (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado caso você tenha jogado o game inteiro no modo Duo, ou seja, com dois controles (ou um controle e um smartphone), sendo que um controlava Jodie e o outro controlava Aiden. É preciso que tenha jogado todos os capítulos, sem exceção, no modo Duo, para que esse troféu seja liberado. Isso quer dizer que, se a qualquer momento do game, desabilitou o modo Duo, então isso será o bastante para travar o troféu. O mesmo acontecerá se, durante o game, em algum momento de Chapter Select, acabou não escolhendo o modo Duo. Seja como for, se seguiu minha recomendação do início do guia e veio jogando o game no modo Duo, então esse troféu deverá ter sido liberado ao final da primeira jogatina. Caso contrário... Bem, terá de jogar novamente, e bem do começo, desde o primeiro capítulo.

Bem, você acabou de fechar Beyond: Two Souls. Mas essa foi apenas a primeira jogatina, de várias que iremos ter. Você assistiu apenas um dos 10 finais do jogo. Agora, vamos começar a trabalhar para assistir todos os finais do game. Vale lembrar que o jogo se refere a "final" como aquela animação que rola antes dos créditos. Ou seja: o game possui 10 finais, mas não será preciso jogar o game 10 vezes, e sim apenas 4 vezes, contanto que faça tudo o que irei explicar. Como é possível voltar para capítulos específicos, isso simplifica bastante e economiza um bom tempo. Vamos lá:

Bem, se fez tudo certo como foi indicado no decorrer desse guia, então deverá ter salvado todo mundo no decorrer do game. Com todos os personagens vivos, no capítulo The Black Sun, terá de escolher entre Beyond e Life. A princípio, recomendei no guia que escolhesse Beyond, para assistir o Ending #1. Certo. Agora, vamos para outros finais. Na tela de seleção de capítulos, escolha o capítulo The Black Sun novamente, mas, desta vez, escolha a opção Life.

Chose Life (Bronze)
Esse troféu será liberado ao fechar o game optando pela decisão de Life ao final do capítulo The Black Sun. Ele será liberado ao final do game.

Então, ao final do game, poderá escolher para onde Jodie irá quando tudo terminar. Escolha Ryan para assistir o Ending #2. Depois que assistir os créditos, vá ao menu de seleção de capítulos e escolha o capítulo Epilogue. Assim, poderá escolher diferentes alternativas sobre o destino final de Jodie. Desta vez, escolha Jay ao final do jogo para assistir o Ending #3. Agora, volte a esse mesmo capítulo e escolha Zoey como a personagem no final, para assistir o Ending #4. Então, por fim, volte mais uma vez para esse mesmo capítulo, e escolha Alone, para assistir o Ending #5. Em questão de poucos minutos, deverá assistir a cinco finais diferentes. Não esqueça de assistir até o final dos créditos e de sempre escolher a opção de salvar o jogo, para que o game atualize seu progresso.

Agora, para trabalhar nos 5 finais restantes, precisaremos voltar alguns capítulos. Todos os personagens que foram salvos no decorrer do game agora deverão morrer. Volte ao capítulo Homeless, e iremos seguir o game desse capítulo em diante até o fim, mas tomando decisões diferentes. Eu irei informar apenas o que deve ser feito de diferente em alguns capítulos. Portanto, nos capítulos que eu não mencionar nada, simplesmente faça tudo normalmente, como fez na primeira jogatina. Vamos lá:

No capítulo Homeless, na parte em que o prédio pega fogo, vá salvar Zoey direto, sem salvar Jimmy e nem Walter. Assim, eles irão morrer no incêndio. No capítulo Navajo, deixe que Paul morra, não vá salvá-lo. No capítulo Norah, cometa eutanásia na Norah usando Aiden. Por fim, no capítulo The Black Sun, ao final do capítulo, não salve Cole quando ele precisar de ajuda. Deixe que ele morra e simplesmente siga em frente. Já a morte de Ryan será um pouco mais complicada. Quando Jodie estiver discutindo com Dawkins, escolha a opção Blame (▲), e então a opção Cold (). Fazendo isso, a discussão irá enfurecer Dawkins, que irá tentar matar Jodie, que cairá no chão. Nesse momento, controlará Aiden: não ajude Jodie. Deixe Jodie quieta e sozinha. Sendo assim, Ryan aparecerá para interferir, mas acabará morrendo na luta contra Dawkins. Essa é a única forma de conseguir que Ryan morra no game, o que será preciso para assistir a alguns finais. Agora, com todos os personagens mortos, terá acesso a mais alguns finais:

No finalzinho do capítulo The Black Sun, com todos mortos, escolha Beyond para assistir o Ending #6. Irá, então, liberar o seguinte troféu:

A Better World (Prata)
Para liberar esse troféu de prata, terá de assistir ao final no qual todos os personagens principais estão mortos e então Jodie opta por ir para Beyond. Esse final é necessário para o troféu relacionado a todos os finais, de modo que ele seria necessário de qualquer forma. Ao assistir esse final, o troféu será liberado ao final do game. Caso tenha tido alguma dúvida sobre como fazer com que algum personagem do jogo acabe morrendo, assista o vídeo abaixo:


Depois, volte o capítulo The Black Sun novamente e escolha Life, e então vamos a uma nova seção de possibilidades. Escolha Jay para o Ending #7, Zoey para o Ending #8 e Alone para o Ending #9. Basta voltar ao capítulo Epilogue e escolher uma opção diferente, simples assim.

Bem, agora faltará apenas um troféu. Esse troféu não será difícil de se conseguir, mas ele é exclusivo. Na etapa final do capítulo The Black Sun, Jodie estará enfrentando vários oponentes. Quando for enfrentar o general, esse é o único momento em todo o game em que Jodie pode morrer. Isso mesmo, é o único momento fatal do game. Simplesmente erre todos os comandos que aparecerem, e não faça nada. Assim, Jodie irá morrer, e irá assistir um final exclusivo e triste, o Ending #10.

All Endings (Ouro)
E é isso. Esse troféu de ouro será liberado quando tiver assistido a todos os finais do game. Se seguiu nosso guia até aqui, então deverá liberar esse troféu logo após assistir o final em que até a Jodie morre, que deverá ter sido o último dos finais caso tenha seguido nosso guia.

BEYOND: TWO SOULS MASTER (Platina)
E é isso. Após liberar o troféu anterior, então deverá ter liberado todos os troféus do game até então. E, como sempre, ao liberar todos os troféus, o troféu de platina será liberado logo em seguida. Parabéns, você platinou Beyond: Two Souls!

E então? Esse guia lhe foi útil? Comente o que acha, e nos indique um game para a seção Platinando!

94 comentários:

  1. Bem útil, só faltou indicar a posição dos colecionáveis.
    Eu ñ entendi direito essa numeração de finais, pq vc numerou o final q deixou por último como 3. Talvez refazendo o jogo eu entenda logo, pois tive de refazer o jogo por causa do troféu referente a jogar com dois controles.
    Fora isso, excelente, nas dúvidas tem vídeo para esclarecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios, Nasha!

      A numeração dos finais foi ocasional, mesmo. O final 3 é igual ao final que eu mencionei como 2 (a diferença é que Ryan deverá ter perdido o olho no interrogatório) e completamente opcional, e na lista que eu vi na internet ele era mencionado como 2 e eu o deixei assim para fazer o guia. Não há qualquer motivo mesmo, foi ocasional.

      Volte sempre ao nosso blog!

      Excluir
    2. Ahh, entendi, e rolha filha rola algo de diferente quando ele está sem um olho? Acabei de terminar de novo, começando a fazer o 2.
      E seu blog é bem interessante, com informação dos personagens, história. Parabéns!

      Excluir
    3. Obrigado! Tento fazer o melhor e mais completo blog de games possível, pena não ter muito tempo para poder fazer posts com a frequência que eu gostaria! Mas tento compensar me dedicando ao máximo em cada post, para que fique completo e diferente dos demais que têm em outros blogs e sites.

      Volte sempre!

      Excluir
    4. mas ele indicou, postou até um vídeo com as localizações.

      Excluir
  2. Olá sou o mesmo Anônimo de Dante´s Inferno aquele que disse sobre gow e devil my cry e skirin o penultimo a comentar,adorei o post melhor site de todos sobre detonado analises e platinados mas cara pó faz um do Skyrin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, anônimo, por mais incrível que possa parecer (e até mesmo uma vergonha por se tratar de um gamer como eu), eu NUNCA joguei The Elder Scrolls: Skyim. Já joguei o Oblivion, até mesmo fiz análise aqui pro blog, mas nunca tive a oportunidade de jogar Skyrim.

      Quando eu finalmente jogar, fechar e platinar Skyrim, eu coloco aqui no blog a minha análise e o guia Platinando, pode deixar!

      Excluir
    2. Poxa João me ajuda. Estava no capítulo lá da neve no final já. Com os dois sentados um do lado do outro. Aí desliguei e fui dormir. Quando fui jogar de novo no outro dia, meu progresso todo sumiu. Horrível. Como se eu não tivesse save nenhum. Como salvo isso?!

      Excluir
  3. Ótimo guia, parabéns! Gostaria de saber se eu salvo ou não o game ao voltar à um capítulo. Se eu fizer, perco todos os outros capítulos já feito? Ou ficarão disponíveis ainda? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, você não perde. Porém, salva sim o game, você pode voltar para um capítulo qualquer e continuar o game a partir dele salvando normalmente. No entanto, caso queira voltar ao ponto de onde tinha parado, a tela de seleção de capítulos sempre terá todos os capítulos já completados à sua disposição.

      Obrigado pela visita ao blog, Fernando, e volte sempre!

      Excluir
  4. cara tem um level em que a jodie ela fica com o ryan e nao pede ele em alguma coisaaaaaaaaaaaaa,masssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss,ela diz que o aidin e o culpado sem ser ela a cuipadoo élo abuso dos manos na oate ? belo analiser4 joao

    ResponderExcluir
  5. Perfeito e de grande ajuda ....parabéns *O*

    ResponderExcluir
  6. grande guia amigo, está ajudando muito aqui. só uma dica: como foi mostrado no vídeo my imaginary friend, não é preciso acabar o capítulo. basta cumprir a tarefa e sair p o menu principal q o troféu será desbloqueado automaticamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Basta voltar ao menu principal para liberar o troféu.

      E obrigado pelos elogios, José! Volte sempre ao nosso blog.

      Excluir
  7. Olá, estou tentando ganhar o troféu "All Endings" fiz todos os finais possiveis mas mesmo assim não consegui. alguem pode me dar um guia de todos os finais pra eu saber qual está faltando???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu informei todos os finais aqui mesmo nesse guia, com informações detalhadas de como realizar cada um!

      Se não sabe qual está faltando, veja as animações e tente identificar algum final que não tenha assistido ainda.

      Boa sorte!

      Excluir
  8. Ótimo tuto me ajudou muito principalmente com os colecionáveis tnks (=^-')v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada! É um prazer poder ajudar as pessoas, que bom que estão gostando das minhas matérias!

      Voltem sempre ao nosso blog!

      Excluir
  9. Através de interação com o Aiden, normal. Basta apontar para o colecionável e mover os analógicos, como se estivesse interagindo com qualquer outra coisa. O vídeo que eu postei mostra direitinho, é só ver o troféu Explorer que encontrará o vídeo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw ajudo muito. Acabei platinar só faltava o dos colecionáveis obrigado seu guia e muito bom.
      Partiu ver seu guia de the last of us

      Excluir
    2. Legal! Muito bom, fico muito feliz de saber que meus guias estão ajudando as pessoas a conseguir platinar os jogos. É muito gratificante para mim receber as palavras de agradecimento de vocês, pois esses posts de guia de platina dão trabalho e levam tempo para ficarem prontos.

      Parabéns e boa sorte com o The Last of Us! Em breve, mais uma platina na coleção!

      Ah, claro, e volte sempre ao nosso blog!

      Excluir
  10. só uma dúvida amigo: vc disse que em black sun é preciso escolher life para assistir à quatro finais. então vc diz para voltar à black sun para escolher entre Ryan, Jay, Zoey e Alone. É necessário? Digo, pq só é preciso retornar à Black sun para escolher Life. Para alternar entre os 4 finais só é preciso escolher Epilogue na seleção de capítulos. Desse jeito vale ou tenho mesmo que rejogar Black sun para cada uma das quatro escolhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, José, eu recomendo que volte ao capítulo Life, porque foi assim que eu consegui. Sinceramente, nunca pensei em voltar direto pro Epilogue. Talvez dê certo e eu nem saiba. Vou procurar me informar, mas você pode tentar. Caso consiga e dê certo, manda um aviso aqui pra gente que eu faço update no guia!

      Valeu e volte sempre ao nosso blog!

      Excluir
    2. Testei aqui e sim, é possível. Após escolher Life a assistir a um final, basta ir à chapter escolher epilogue para outros finais. Mas importante: sempre escolha Salvar, pois o jogo precisa registrar suas escolhas. Peguei um vídeo que mostra isso: http://www.youtube.com/watch?v=wfXKsfOAnYQ&list=WLyNXr_3ggZhCWkSYWvpQyd02RamY72d3X

      Excluir
    3. Excelente notícia, José! Vou fazer agora mesmo um update aqui no guia e incluir a sua informação! Eu não tinha tentado isso!

      Valeu mesmo.

      Excluir
  11. no capitulo THE MISSION tem 2 colecionaveis ,e não 1 como informado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops... É verdade! Erro meu! Já corrigi o engano!

      Obrigado por ter avisado, e volte sempre ao nosso blog!

      Excluir
  12. Olá!estou com uma dúvida:para liberar o troféu "todos os finais" tenho que ver cada capítulo até o final dos créditos? vlwww

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Samuel! Tem de assistir até o final dos créditos para poder contar no total!

      Excluir
    2. Vc disse que tem q jogar até a seleção de capítulos no modo duo,em todas as vezes que selecionei os capítulos joguei solo,mas não salvei nenhum.vai ter problemas com o troféu??seu guia é ótimo,metade dos meu troféus consegui com ele,e sem não ia conseguir platinar nunca!

      Excluir
    3. Você precisa jogar todos os capítulos em modo duo para esse troféu, desde o primeiro ao último. Se começou jogando solo, recomendo que feche-o no solo mesmo, e depois poderá recomeçar desde o princípio em modo duo, e jogando assim em todos os capítulos até o final.

      Obrigado pelos elogios e volte sempre ao nosso blog!

      Excluir
  13. Platina conquistada \o/ , tinha feito 5 finais antes de conhecer o blog e a platina veio antes do esperado. Ralei, mas consegui...como já tinha zerado no modo solo, tive que zerar novamente no modo em dupla (tenso..morrendo de medo de esquecer, colei até lembretes na TV hehehe)!!!
    Conquistei o troféu "A Better World", logo em seguida escolhi "Life" e o final com o Jay, aí consegui platinar *-* ... como eu disse anteriormente, seu blog é de grande ajuda, muito obrigada ^^. Agora é a vez de Heavy Rain lol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus parabéns, Rukia! Fico feliz por poder ter lhe ajudado nesse processo de platina! Espero poder ajudar em muitas e muitas outras platinas!

      Aproveite nosso guia de platina de Heavy Rain e volte sempre ao nosso blog! De tempos em tempos vou postando novos guias de platina por aqui (eles são demorados de se fazer).

      Excluir
  14. Obrigada *-* ....sim, já está impresso o guia de platina de Heavy Rain (imprimo para garantir, caso a net caia).
    Esse blog já está nos meus favoritos ^^
    Imagino que sejam demorados mesmo, têm muitos detalhes, por isso ficam perfeitos. Mais uma vez, parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, levo bastante tempo para terminar um post de guia de platina. Por isso eu preciso espaçar bastante os posts (lanço um novo a cada 6 dias) para ter tempo de produzir mais sem ficar longos períodos sem publicar nenhum. Alguns guias chegam a levar semanas para ficarem prontos. As minhas análises também demoram bastante (algumas), porque gosto de contar a história dos games e de entrar em detalhes também. Mas, em contrapartida, tento colocar o máximo de qualidade que posso em cada post.

      Excluir
  15. Olá, alguém por favor me responderia? É o seguinte, já finalizei o jogo, porém "matei" o Paul e a Norah, então, para conseguir o troféu de salvar todos eu poderia somente ir ao capítulo Navajo salvar o Paul, depois ir no capítulo Norah e salvá-la para ir ao capítulo final e escolher Inframundo? Ps: Salvando cada capítulo no save já finalizado. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não, anônimo. Você pode voltar aos capítulos que deseja alterar os acontecimentos, mas não pode pular de um capítulo ao outro, indo apenas naqueles que quer. Terá de seguir em frente, de um capítulo para os próximos até o final, não adianta só ir naqueles que você precisa. É uma pena, mas tem que ser assim, desde o Heavy Rain. Eu mesmo tentei e não deu certo.

      Excluir
    2. Não, pq quando vc volta um capítulo e salva perde os que ficaram pra frente. Ou seja, deverá voltar à Navajo e jogar até o fim do game.

      Excluir
  16. Olá de novo, então, se eu for naquela parte de escolher os capítulos e escolher desde Navajo até o final salvando todos e salvando o jogo, eu consigo o troféu de Saved All? Obrigada pela atenção, seu blog é muito útil e interessante! ;)

    ResponderExcluir
  17. Tenho uma dúvida amigo, se eu deixar um colecionável para trás em algum capítulo, posso voltar a este a capítulo até pegar o colecionável ou precisarei jogar o capítulo inteiro novamente? Obrigado, seu blog é excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então parceiro, descobri que dá sim para fazer isso e já peguei o troféu Explorador. Agora só faltam 3 troféus para mim, o de todos os finais, Um Mundo Melhor e Incontrolável. Para pegar o Incontrolável posso voltar somente nos capítulos em que tenho que usar o Aiden para fazer maldades e então ir direto para o capítulo Dinner e atrapalhar tudo? Ou terei que voltar até A Festa e jogar o jogo inteiro a partir daí seguindo as recomendações? (Da mesma forma que deve ser feito com Todos os Finais e Um Mundo Melhor).

      Excluir
    2. Então, anônimo, terá de voltar até The Party e ir jogando o jogo inteiro a partir daí até Dinner. Não adianta pular capítulos, terá de seguir o game de onde voltou.

      Excluir
  18. Eu fico meio confuso com esse negocio de salvar, isso de salvar e voltar a jogar, tipo quando volto pra conseguir troféus tenho que salvar encima do que eu já tinha jogado ou em outro lugar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom escolher salvar quando voltar a algum capítulo anterior, pois só assim o jogo irá armazenar tudo o que foi feito. Se salvar, deverá continuar a partir daquele determinado ponto. Para obter os troféus de finais diferentes, por exemplo, terá de sempre escolher salvar para que o jogo guarde as alterações que forem feitas na história.

      Excluir
    2. Sim, só que eu salvo em partes ou encima do jogo anterior? Exemplo: Eu passo a fase e depois saio e jogo de novo para obter os trófeus, aí eu salvo em outro lugar ou encima do jogo anterior?

      Excluir
  19. quero saber pq não consegui ganhar o trofeu incontrolavel, eu fiz as 6 coisas que tem que fazer e mesmo assim não ganhei pq? e no trofeu de jogar com os 2 controles eu tenho q jogar tudo de novo ou so preciso entrar no capitulo e sair? se puder me ajudar eu agradeço, vlw.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rannyere. Se você não conseguiu liberar o troféu Uncontrollable, é porque fez alguma coisa de errado. Na dúvida do quê, terá de voltar até The Experiment e fazer tudo de novo, para ter certeza de que fez tudo certo, até The Dinner. Essa é a única forma.

      Quanto ao troféu que exige que jogue de dois, sim, terá de ser o jogo inteiro. Há um troféu que basta jogar uma fase de dois, e outro que precisa jogar de dois o game inteiro para liberar, todos os capítulos. Jogar mesmo, não adianta só entrar e sair.

      Obrigado pela sua visita e volte sempre ao nosso blog!

      Excluir
    2. Estou com mesmo problema com 2 troféus. Só que já fiz novamente escolhendo o capitulo e nao deu certo. Tem que refazer salvando tudo ou recomeçar um jogo novo?

      Excluir
  20. Acho que entendi o que quis dizer. Está se referindo a momentos de "bifurcação" na história, ou seja, onde há dois caminhos que levam a troféus distintos, né? Como no capítulo The Party, só para citar um exemplo. Pois bem, nesse caso, você faz primeiro o caminho que não deseja seguir e pega o troféu. Então sai, volta para o capítulo em questão e faz o outro caminho. Pega o outro troféu e segue em frente, salvando o jogo em cima do save original. Basicamente, é isso.

    ResponderExcluir
  21. po eu não entendi nada dessa historia de tapa olho, que parada é essa ja terminei com quase todos os finais e não vi nada disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No capítulo no qual o Ryan é torturado, se você permitir que arranquem o olho dele, para o troféu Eye For An Eye, e, ao fechar o jogo, escolher Life e escolhê-lo como companheiro, haverá um final um pouco diferente caso tenha optado por falar e ele não tivesse perdido o olho. São finais um pouquinho diferentes, mas que não diferem em nada para o troféu de "todos os finais".

      Excluir
  22. No final 11, tem que deixar Cole e Ryan morrerem ou não faz diferença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o final em que a Jodie morre, não faz diferença se Cole ou Ryan morrerem. Basta que ela morra para assistir esse final.

      Excluir
  23. primeiro jogo que eu platinei. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia me ajudar com uma parte do game ?
      Não entendi o final exclusivo, qual general que seria ?

      Excluir
  24. Olá, adorei o seu guia, porém, fiz todos os finais do jeito que vc orientou, na verdade joguei o jogo todo através do seu guia, mas o único trofeu que ñ liberou foi o de assistir todos os finais. Chequei de novo pra ver se tinha esquecido, mas ñ, fiz tudo como vc colocou. Esse trofeu pode ter bugado???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bugado? Não sei, anônimo, é estranho. Certeza de que fez todos os finais? Bem, fica complicado saber o que foi que ficou para trás, tente rever as cenas para lembrar o que pode ter perdido.

      Excluir
  25. Ralei muito mas ja havia conseguido boa parte dos trfeis mas pela sua ajuda vou pder platinar! Vlw mesmo, so me falta comecar desdo inicio pra jogar d 2 xD pois nao sabia desse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse troféu pegou a grande maioria dos jogadores desprevenidos, anônimo. A opção de jogar com mais alguém é bem negligenciada pelo game, a maioria mal havia testado essa opção, que dirá completar o game inteiro de dois. Mas é necessário, e, agora que já sabe, pode ir se preparando.

      Abraços e volte sempre ao nosso blog!

      Excluir
  26. Nossa muito obrigado por fazer esse trabalho. E uma perguntinha no capitulo meu amigo imaginario existe a opção não tentar enforcar o menininho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pela sua visita. Quanto à sua dúvida, vou dizer que acredito não ter nenhuma forma de evitar isso, porque eu me lembro de ter tentado uma vez evitar fazer isso e não consegui. A não ser que alguém tenha descoberto uma forma, eu não sei, mas eu sempre faço isso, hehehe.

      Excluir
  27. oi, boa noite.. to tentando platinar Beyond, eu fiz os finais até "alone", MAS eu sei que ainda preciso de um troféu, que é o "explorer", os 22 coletáveis, (até então tenho todos os troféus.. inclusive o "Chose Life") minha dúvida é.. eu posso jogar os capítulos que não peguei os coletáveis aleatoriamente? tu sugere eu fazer isso depois de fazer tudo.. dai retorno e vou em busca do troféu que faltou.. ou eu posso fazer agora antes de voltar aos capítulos para não salvar as pessoas? Obrigado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe eu ver se eu entendi, Juliana... Se você seguiu meu guia e fez os finais na ordem em que eu coloquei aqui, e chegou no final Alone, então isso quer dizer que você fez 9 dos 10 finais do game. Bem, aconselho que você faça logo o final em que a Jodie morre para poder conseguir o troféu All Endings, já que chegou até aqui.

      Depois, poderá simplesmente voltar para os capítulos em que não pegou os itens colecionáveis e ir pegando todos eles até conseguir o troféu Explorer, e pegar tantos troféus quanto mais restarem para a sua platina.

      Espero ter ajudado, Juliana. Boa sorte e volte sempre ao nosso blog!

      Excluir
    2. ah sim, que bom. Só mais duas perguntas, desculpa a ignorância rs.. Vou voltar os capítulos pra eu pegar os coletáveis, como eu já tenho todos os troféus.. eu não preciso jogar desde o inicio, né? posso ir apenas nos capítulos que eu não peguei os coletáveis? outra coisa, posso jogar da forma mais simples? sem precisar jogar de repente duas vezes o mesmo capitulo,visto que já tenho todos os troféus exceto o "explorer" .. muito obrigado pela atenção.. bom dia.

      Excluir
    3. Sim, pode, Juliana. Para pegar os colecionáveis, basta voltar aos capítulos do qual deixou alguns para trás e pegá-los. Não precisa jogar todos os capítulos entre um e outro, pode ir apenas naqueles que deixou coletável faltando, e ir de um pro outro. O importante é pegar o colecionável que deixou para trás e certificar-se de que o jogo foi salvo antes de ir para outro capítulo.

      Excluir
    4. Aeeee Platina conquistada.. Ótimo guia, obrigadão \o/

      Excluir
    5. Parabéns, Juliana! Poxa, que legal!

      E volte sempre ao nosso blog! Use outros guias feitos pela gente, e depois diga o que acha!

      Excluir
  28. Pra fazer todos os finais eu preciso jogar inteiro todos os capitulos mais de 2 vezes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os capítulos, não. Terá de voltar pelo menos até o Homeless, no entanto, para conseguir fazer todos os finais. E isso apenas se seguir minhas dicas que eu fui dando desde o começo do guia, senão pode ser que precise voltar bem mais, e mais vezes.

      Excluir
  29. Como faço pra Jodie e o general em Black sun briguem pra q ele a mate? Pq nesse capitulo ele a prende e depois tem a parte q o Ryan soca ele. Como faço pra q os 2 se emfrentem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é difícil não, Luciens. No capítulo Black Sun, Jodie irá enfrentar alguns oponentes. No momento em que ela estiver enfrentando o general, erre propositalmente todos os comandos que aparecerem e ela irá morrer. Simples assim.

      Excluir
    2. também reparei isso.. a unica parte no capitulo 'black sun' que Jodie tem um momento maior com o general.. é quando ela ta indo desligar o condensador la do inframundo.. dai tem o general falando com ela e aparece a Jodie andando e temos que ficar apertando X, O (bolinha).. Não encontrei de fato uma briga entre eles. Pode me dizer se é nesse momento que devo errar? Obrigado

      Excluir
    3. Logo após ela falar com o nathan lá no final, uma entidade ataca.. Só errar propositalmente e ela morre

      Excluir
  30. e aí cara, blz? seguinte.. to com uma duvida, quando voltamos ao capitulo 'Homeless' pra nao salva-los e seguimos em diante até o final do game pra poder assistir os outros finais.. precisamos fazer que nem a primeira vez? tipo.. tenho que jogar de um jeito o capitulo e depois de outro jeito? por ex; no capitulo 'The Dinner' vou precisar novamente fazer um encontro casual e depois um encontro perfeito? ou posso optar por um dos 2 e seguir em frente? já que ja tenho os trofeus e tal.. vlw fera, teu blog é top, parabens !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, anônimo, não precisa fazer os dois caminhos não, apenas um de cada vez. Os dois caminhos são apenas para se conseguir troféus distintos, a partir do momento em que você já tem os troféus, não precisa mais se preocupar com isso, só fazer um dos dois caminhos e pronto!

      Valeu pela visita e volte sempre ao nosso blog!

      Excluir
  31. eae galera sou novo aqui porém venho trazer uma informaçao,sabe no trofeu two souls é só entra em qualquer capitulo mudar para o ainden duas vezes e sair para o menu,pronto seu trofeu estara lá

    ResponderExcluir
  32. ei sou eu de novo queria te perguntar se poderia passar sua psn sei lá acho que voce nao vai passar mas faze o que,voce me ajudou muito cara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, Gustavo, porque eu não passaria a minha PSN? Até mesmo já passei para outros usuários em outro tópico. Minha PSN ID é o nome dessa seção mesmo, GuiaPlatinando.

      Excluir
  33. HLF2014 - Um dos melhores jogos que já joguei e com a ajuda do Blog, Platinei... Tbm é 1 dos 4 jogos que o blog me ajudou a Platinar!!! Thanks.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está usando os meus guias, anônimo! Fico feliz por estar ajudando a comunidade gamer a incluir novos troféus de platina às suas coleções. E vem mais guias por aí, só aguardar!

      Excluir
  34. Fiz todos os finais possiveis, mas não liberou o trofeu All Endings, alguem sabe pq?? fiz td isso ai que ta no guia

    ResponderExcluir
  35. Quando vou refazer as fases, o jogo pergunta se quero salvar,se sim avisa que o preogreço anterior será perdido. Isso influencia nos finas que já vi?

    ResponderExcluir
  36. Boa amigo, post meio antigo, mas só agora que fui jogar esse Beyond. Quero jogar de novo com o seu guia pra platinar. Mas eu não tenho um segundo controle, e vc falou q pode usar o smartphone como controle, eu não sei como fazer isso, pesquisei na net e nada tbm. Tem como me dar uma ajuda nisso?

    ResponderExcluir
  37. Uma dúvida: quando voltar ao capítulo 'homeless" ou desabrigada para buscar o final alternativo em que todos os personagens estão mortos, terei que rejogar o game a partir desse ponto ou só precisarei jogar os capítulos necessários para matar os personagens ?

    ResponderExcluir
  38. Eu nunca colocava salvar o game me ferrei to fazendo todos os finais de novo,ai q burro da zero pra ele

    ResponderExcluir
  39. Muito útil o seu guia, perfeito. Beyond Two Souls platinado com sucesso. :)
    Parabéns pelo trabalho e muito obrigada! :*

    ResponderExcluir
  40. Excelente guia, muito obrigado! Segui o guia nos mínimos detalhes e no final deu tudo certo. Meu único comentário vai para o Ending #10. No guia diz que para que Jodie morra no final do capítulo The Black Sun é necessário errar todos os comandos quando enfrentar o general. Comigo isso não deu certo, mesmo não fazendo nada a Jodie alcançou o painel para destruir o condensador. A única forma que encontrei foi errando todos os comandos na luta contra as entidades, antes mesmo de enfrentar o general. Abraços!

    ResponderExcluir
  41. Excelente guia. Só gostaria de comentar um detalhe que pode ajudar mais alguém sobre o troféu de todos os finais.

    No guia fala que é necessário assistir os finais em que os personagens Paul, Walter e Jimmy estão mortos e vivos (Epílogo). Bom, eu só assisti os finais em que todos estão vivos e a Jodie escolhe viver (depois escolhe Inframundo, com todos vivos), o final em que todos morrem e a Jodie vai pro Inframundo com eles e por último, o final em que a Jodie morre antes de desligar o condensador. Consegui o troféu apenas com esses.

    ResponderExcluir
  42. Se eu fizer a parte que todos morrem e ver os finais da life , e depois fazer os que todos vivem e ver os finais da life tbm eu conssigo ou tem que ser na ordem ?

    ResponderExcluir