segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Grand Theft Auto IV - Análise

Chegou a vez de analisarmos o jogo Grand Theft Auto IV. Acompanhe:



GRAND THEFT AUTO IV



Informações técnicas

Publicado por: Rockstar Games
Desenvolvido por: Rockstar North
Gênero: Ação-aventura
Plataforma: Playstation 3, Xbox 360 e PC
Data de lançamento: 29 de abril de 2008
Faixa etária: Mature

Introdução

O quarto jogo da franquia Grand Theft Auto, da Rockstar Games, chegou com muita pompa ao Playstation 3 e Xbox, em 2008. Muitas revistas o consideram o melhor jogo já feito do mundo, pelo menos desde Legend of Zelda: Ocarina of Time. Relatos que se referem ao jogo vão da reverência ao delírio. Mas, afinal, que jogo é esse, vulgarmente conhecido como GTA IV?

Sobre a história (contém spoilers)

Cada GTA conta a história de uma pessoa diferente, geralmente a história de um canalha sem-vergonha que possui um passado negro e está disposto a sujar seu nome ainda mais, cometendo crimes inacreditáveis por um motivo fútil qualquer. Não seria diferente com esse.

A história desse GTA é sobre Niko Bellic, um europeu do leste que começa o jogo informando que matou gente pra caramba no exército vermelho, da Bósnia, mas que quer mudar de vida e ser uma pessoa decente. Veja uma imagem de Niko Bellic:


Então, ele vem para onde? Para Liberty City, justamente a cidade mais corrupta, drogada e perigosa do mundo. Niko vai à procura de seu primo Roman, que dizia a ele por cartas que era rico, possuía carros importados, um excelente emprego e morava em uma mansão com muitas gatas. Mas, ao chegar no local, descobre que ele é, na verdade, um bêbado que mora em um mini-apartamento e possui uma agência de táxis quase falida, e a única gata que ele conhece é a Mallorie, a secretária peituda dele, que só dá bola para Vlad, o chefe dele. Veja, este é Roman:


Esta é a secretária gostosa dele:

E este é o chefe dele:


Niko vê a situação deplorável de Roman, que deve dinheiro para Vlad, e decide ajudar. Ele poderia ajudar Roman legalmente. Poderia preparar um currículo, procurar um emprego e fazer bicos, coisas assim, de pessoas normais e honestas, mas aí não seria GTA, seria The Sims (há controvérsias). Afinal, quando se está em uma cidade movimentada e densa que é uma sátira de Nova Iorque, porque trabalhar legalmente e ganhar 500 dólares por mês se podemos trabalhar para a máfia e ganhar 500 dólares por missão? E isso no começo! Futuramente, Niko passa a ganhar até 500.000 dólares por uma única missão. Bem melhor ser fora-da-lei, não é mesmo?
Niko se sente confortável dirigindo para bandidos, matando pessoas e assaltando lojas, mas ele, como bom profissional do crime, logo começa a fazer contatos mais importantes. Em poucos dias, ele se sente em casa com traficantes de armas jamaicanos, corredores de racha bolados com atitudes suspeitas, membros de gangue que se acham rappers, chefes de máfias italianas com sérios problemas psicológicos, assaltantes de banco com problemas familiares, homossexuais que são perseguidos por homofóbicos e chefes de polícia que possuem problemas amorosos. Niko faz comércio com todos eles em troca de grana e de informações.
Mais adiante no jogo, percebemos a verdadeira intenção de Bellic. Ele não quer apenas se dar bem na vida: ele quer vingança. Antes de sair do exército, o grupo do qual ele pertencia caiu em uma armadiha que matou todos os integrantes, menos 3. Niko vem para Liberty City na intenção de encontrar e eliminar o traidor. Pena que essa vingança é apenas uma desculpa esfarrapada sem muita importância na história, tanto que Niko pode acabar nem mesmo fazendo a sua vingança. Tudo dependerá das escolhas do jogador.

Sobre o jogo

GTA IV trouxe muitas mudanças para a série. A mais notável delas foi a introdução de um sempre útil celular mágico que Niko possui. O celular de Niko é o  único no mercado que possui memória infinita, bateria que jamais descarrega, é completamente resistente à água, nunca fica sem sinal, possui créditos infinitos para ligações e torpedos, e que insere em sua memória o telefone de pessoas que jamais deram seu número de telefone. Ah, e ele também vem com alguns toques customizáveis toscos. É incrivelmente mágico.
Em si, o método de dar prosseguimento ao jogo é o mesmo de todos os outros GTAs. Os seus contratados lhe ligam em seu celular, e, ao atender, você aceita a missão que tem de realizar. Vá realizando as missões, e irá prosseguindo no jogo. Muito simples. Caso queira parar com as missões e se divertir pela cidade, basta bloquear as ligações no celular. Simples assim.
Niko, versátil como só ele, serve como pau para toda obra. Ele dirige todos os veículos existentes, de carros a motos, de furgões a carregadores de lixo, de caminhões a tanques de guerra, de lanchas a helicópteros. Ele manja de tudo, e sabe usar todos os tipos de armas e explosivos, além de poder transportá-las dentro de seu casaco, mesmo que sejam lançadores de mísseis e fuzis M-16.
Uma novidade deste jogo é que Niko pode ligar para os principais mafiosos da cidade e chamá-los para sair. Isso mesmo, nada mais agradável do que chamar um traficante de armas jamaicano com sotaque quase incompreensível para jogar boliche, sinuca, dardos ou ir a um restaurante, a um bar, ou assistir a um show de stand-up comedy ou a um show exclusivo de strip-tease. As possibilidades são múltiplas, e, saindo com as pessoas, enchemos uma "barra de amizade", algo bem à lá The Sims. Quando nos tornamos amigo do peito de alguém, somos recompensados por isso. Alguns nos dão carros, outros nos fazem negócios, outros nos levam para passeios de helicóptero. Vale a pena bancar o boa praça e sair com todo mundo, por puro interesse, é claro.
Mas não são só os traficantes da cidade que podemos convidar para sair! Niko também pode chamar as gatinhas que lhe são apresentadas ou que ele conhece pela internet (?) para sair, e fazer um programinha mais interessante, com direito a um algo a mais na viagem de volta. O problema é quando certas pessoas se mostram ser, na verdade, agentes especiais da FBI, mas aí já é outra história.
Outra característica marcante são as tomadas de decisão. Muitas vezes, Niko se depara com uma escolha, que geralmente envolve a morte ou a vida de alguém. As decisões chegam a de fato afetar a vida de Niko, e podem alterar o prosseguir do jogo. Escolhas erradas podem levar a um pior final, por exemplo. Até mesmo a vida de pessoas próximas a Niko, como Roman ou a Mallorie, têm sua vida nas mãos de uma decisão da cabeça de Niko Bellic. Desta forma, vale a pena repetir algumas missões só para ver o que acontece caso escolhermos uma outra alternativa.


Análise do jogo

Gráficos
Como definimos os gráficos de GTA IV? Acho que perfeito seria a palavra mais habitual. O mundo de Liberty City não precisa de Niko Bellic, e funciona sozinho. Tudo na cidade é belo e excepcionalmente bem feito, uma aula de como tornar uma cidade extremamente realista. Engarrafamentos acontecem, brigas na rua acontecem, crimes acontecem, afinal, tudo parece ter vida própria, como uma cidade tem de ser. Apesar de ser ummundo menor do que o de San Andreas, o mundo ainda é imenso, e cada bairro possui sua história, suarazão de existência. A animação dos personagens é a melhor de qualquer GTA, e nunca uma produtora conseguiu fazer uma cidade melhor do que essa. Ponto.
Nota pessoal: 5/5 (Empenho Máximo)

Som
GTA sempre deu espetáculos com o som, e o IV não deixa passar. São mais de 200 músicas, de modernas a contemporâneas, de praticamente todos os gêneros, todos os gostos, que realmente satisfazem as necessidades daquele que está jogando. As dublagens dão um show, simplesmente fantásticas e cômicas, com frases de efeito e diálogos que entram na cabeça das pessoas e não saem mais, coisa que só GTA sabe fazer. Tudo trabalha em harmonia e é espetacular.
● Nota pessoal: 5/5 (Empenho Máximo)

Jogabilidade
A jogabilidade foi muito bem implementada em relação ao anterior. A principal mudança foi o novo sistema de Cover, que permite a Niko se esconder. Ele pode, agora, atirar às cegas, ou se erguer do cover para disparar, o que apenas torna os tiroteiros intensos bem mais divertidos do que eram em versões anteriores. Mas Niko passa 80% do jogo dentro do carro, então vale a pena conferir as pequenas mudanças na direção. Agora, o jogador pode acelerar com diferentes intensidade, e ele sente na pele que a escolha do carro influencia e muito o jogo. Os carros possuem movimentação realista, tendo diferenças gritantes entre um e outro. Temos de tomar muito mais cuidado, pois a perseguição da polícia está muito maior e mais detalhada, sendo realmente um desafio quase impossível fugir sem um mínimo de habilidade. Além disso, a inclusão do celular como elemento principal do jogo torna tudo mais fácil e realista do que nunca. Tudo que podia ser melhorado o foi, e não consigo pensar em algo de melhor que poderia ter sido feito.
● Nota pessoal: 5/5 (Empenho Máximo)

Diversão
Diversão é o sobrenome de GTA IV. Você quer esquecer a sua missão e curtir a vida? Fique à vontade! Pegue seu celular, desligue-o, paa não receber ligações inoportunas, e passe apenas e curtir a cidade. Há zilhões de coisas diferentes para fazer, de dançar a assistir peças de teatro, de boliche a dardos, de restaurantes a bares, enfim, é muita coisa mesmo. Chame a sua namorada para ir a um restaurante, ou chame um colega para ir à casa de strip-tease, você que sabe. O jogo lhe estimula, a todo momento, a dar um tempo e relaxar, e isso é maravilhoso. Mas, se quiser mesmo fazer as missões e seguir com o roteiro do jogo, saiba que está tudo bem, também. O jogo não deixará de ser divertido por causa disso. Mas seria realmente uma pena, pois o jogo recompensa aqueles que se divertem. Aproveite o jogo, sem culpa.
● Nota pessoal: 5/5 (Empenho Máximo)

Longevidade
GTA IV é praticamente infinito. São muitas missões, muitas mesmo, e isso manterá o jogador ligado ao jogo sem parar por semanas a fio. Isso se ele quiser fazer apenas as missões, o que duvido. É impossível não querer abstrair um pouco, e sair para bater o recorde nos dardos, no boliche ou mesmo para botar o terror na cidade e tentar ver o quanto consegue sobreviver sendo perseguido pela FBI. Há muito a ser feito e motivos demias para fazer tudo o que pudermos. Quanto mais avançamos e ganhamos dinheiro, mais queremos gastar esse dinheiro não apenas com armas, e sim com outras coisas, o que é fantástico, e só nos faz querermos jogar mais e mais o jogo. Fora a diversão solitária em Liberty City, o modo multiplayer também funciona muito bem, e serve para matar um pouco da solidão interagindo com pessoas de verdade. Um jogo para jogar durante muito, mas muito tempo.
● Nota pessoal: 5/5 (Empenho Máximo)

Inovação
GTA IV é uma evolução gigante para os games, ainda maior do que GTA III foi em sua época. Um passo à frente que mostra onde os games podem chegar. GTA IV se distancia tanto de outros jogos da mesma franquia que parece um novo jogo. Além disso, não se assemelha em quase nada nem mesmo com outros jogos do mesmo gênero de empresas concorrentes. Um jogo inovador em seu âmago, disposto a quebrar todas as bareiras impostas e mostrar que o universo dos games pode muito mais do que já se esperou um dia. Uma aula sobre como fazer um game nota 10.
● Nota pessoal: 5/5 (Empenho Máximo)

Soma Final: 30/30 (Perfeito)

Em resumo: Enfim, a trajetória triste de Niko Bellic em busca de se dar bem na vida e cometer sua vingaça é algo digno de um bom filme. Vale a pena conferir essa obra-prima do mundo dos games, com uma excelente história e imersão fora de série, jamais antes vista nos videogames. Seja para completar as missões, seja para jogar multiplayer com os amigos, ou para simplesmente se divertir com os personagens do jogo enquanto navega na internet e ouve as mais de 200 músicas do jogo, GTA IV é simplesmente imperdível.

Análises profissionais




A IGN deu nota 10 para Grand Theft Auto IV.


Médias e Rankings

A média pela Metacritic para Grand Theft Auto IV é 98/100.
No Game Rankings, Grand Theft Auto IV está na 4º posição como melhor jogo de todos os tempos, 1º posição como melhor jogo do Playstation 3 e 1º posição como melhor jogo de 2008.

Detonado em vídeo

O detonado foi feito por MindBlank86. Inscreva-se no canal de MindBlank86, clicando aqui.

O detonado está dividido em 106 partes, e foi jogado no Xbox 360. Divirta-se!

Parte 1


Parte 2


Parte 3


Parte 4


Parte 5


Parte 6


Parte 7


Parte 8


Parte 9


Parte 10


Parte 11


Parte 12


Parte 13


Parte 14


Parte 15


Parte 16

Parte 17


Parte 18


Parte 19


Parte 20


Parte 21


Parte 22

Parte 23


Parte 24

Parte 25

Parte 26


Parte 27


Parte 28


Parte 29


Parte 30


Parte 31


Parte 32


Parte 33


Parte 34


Parte 35


Parte 36


Parte 37


Parte 38


Parte 39


Parte 40


Parte 41


Parte 42


Parte 43


Parte 44


Parte 45


Parte 46


Parte 47


Parte 48


Parte 49


Parte 50


Parte 51


Parte 52


Parte 53


Parte 54


Parte 55


Parte 56


Parte 57


Parte 58


Parte 59


Parte 60


Parte 61


Parte 62


Parte 63


Parte 64


Parte 65


Parte 66


Parte 67


Parte 68


Parte 69


Parte 70


Parte 71


Parte 72


Parte 73


Parte 74


Parte 75

Parte 76


Parte 77


Parte 78


Parte 79


Parte 80


Parte 81


Parte 82


Parte 83


Parte 84


Parte 85


Parte 86


Parte 87


Parte 88


Parte 89


Parte 90


Parte 91


Parte 92


Parte 93


Parte 94


Parte 95


Parte 96


Parte 97


Parte 98


Parte 99


Parte 100


Parte 101


Parte 102


Parte 103


Parte 104


Parte 105


Parte 106


Parte 107


Parte 108


Parte 109


E aí, o que achou de nossa análise de Grand Theft Auto IV? O que pensa desse game, e da franquia GTA em si? Comentem!
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário