segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

História dos Videogames - Parte 3

A SEGUNDA GERAÇÃO DE CONSOLES

A segunda geração de consoles ficou conhecida como a era 8 bits. Perdurou de 1976 até 1983. Foi nessa era que muitas das empresas da área de videogames começaram a surgir e a despontar. Muitas das franquias mais conhecidas dos games também começaram nessa era, e muitos dos talentos na produção de games começaram a carreira nessa época. Além disso, nada menos do que 10 consoles entraram na disputa. Ah, vale lembrar também que foi nessa era que surgiu o primeiro videogame portátil do mundo.

O primeiro videogame a ser lançado nessa era foi o Fairchild Channel F.

FAIRCHILD CHANNEL F
Fairchild Channel F foi lançado em agosto de 1976 pela empresa estreante nos games Fairchild Semicondutors, criando por Jerry Lawson. Custava 169,95 dólares, e foi o primeiro jogo a possuir CPU do mundo, e o primeiro a ter cartuchos que realmente continham os códigos dos jogos dentro deles. Antes dele, os cartuchos serviam apenas como jumpers, conectando as ligações internas dos videogames, que já tinham os jogos dentro de si. Teve 26 games em sua história, sendo 21 deles produzidos pela própria Fairchild. Não demoraria muito para encontrar concorrentes no mercado. No ano seguinte, Atari entraria no páreo.

ATARI 2600
A Atari lançou o Atari 2600 em outubro de 1977, nos Estados Unidos, e custava 199 dólares. Com 9 jogos lançados juntos com ele, não demorou muito para que ele assumisse a dianteira na batalha pela preferência dos gamers. O Atari popularizou os cartuchos de game, na época com até 2 KB de capacidade. Muitos de seus jogos eram sucessos adaptados de versões arcade que já eram sucesso garantido. Os dez jogos de maior sucesso do console eram: Pac-Man, Pitfall, Missile Command, Demon Attack, E.T. the Extra-Terrestrial, Atlantis, Adventure, River Raid, Kaboom! e Space Invaders. Dentre eles, o de maior sucesso, sem dúvida, foi Pac-Man, que vendeu nada menos do que 7 milhões de cartuchos. O console contava ainda com diversos acessórios.

BALLY ASTROCADE
Bally Astrocade foi lançado também em 1977, pela Midway, subsidiada da Bally, e era feito apenas sob encomenda. Tecnicamente superior a Atari 2600, possuía gráficos e som muito superiores, mas era dificílimo programar jogos para esse console. Tanto que foi um fiasco, e a empresa vendeu os direitos do console em 1979. Teve alguns jogos produzidos, inclusive uma versão especial de Donkey Kong, o jogo para arcades que estreava no mundo dos games, ao mesmo tempo, o Mario e o Donkey Kong.

ODYSSEY 2
A Magnavox não queria ficar para trás, e, em 1978, lançou também o seu console com CPU e cartuchos. Odyssey 2 chegou ao mercado custando 200 dólares. Odyssey 2 jamais alcançou o Atari 2600 em vendas, mas não foi o fracasso, e vendeu milhões de unidades. O console apenas não durou muito tempo porque a Magnavox encontrou dificuldades em arranjar empresas terceirizadas que aceitassem criar games para o console. Vale lembrar que muitas das empresas terceirizadas de produção de games da época, como a Activision, eram subsidiadas da Atari. Os principais games lançados para Odyssey 2 foram: Popeye, Frogger, Super Cobra, Demon Attack e Atlantis.

INTELLIVISION
Intellivision foi lançado em 1979 pela Mattel. O console era ainda superior ao Atari 2600, com cartuchos de jogos de 4 KB de capacidade, e logo se tornou popular, apesar de, em nenhum momento, ultrapassar o Atari. Era capaz de instrunções de até 10 bits, e de registrar até 16 bits de potência, o que era incrível na época. As propagandas costumavam comparar sempre os gráficos e o som do Atari 2600 com o Intellivision, numa demonstração clara de superioridade tecnológica. Porém, custava 299 dólares, e o menor preço do Atari 2600 lhe garantia o primeiro lugar nas vendas. Mesmo assim, Intellivision foi um páreo duro para Atari 2600, durante anos a fio. A Atari conseguiu segurar a exclusividade de muitas das conversões de games do arcade, o que culminou com a derrota, ao final, do Intellivision. Vendeu 3 milhões de unidades e teve 125 jogos lançados, sendo o mais popular deles o Astrosmash, que vendeu 1 milhão de unidades.
Em 1982, quatro novos consoles entrariam no mercado.
ATARI 5200
O novo sucesso da Atari veio ao mundo com legiões de fãs à espera, um sucesso imediato. Novo poderio gráfico, nova capacidade de som, novos controles, mais dinâmicos, enfim, uma máquina de peso, capaz de competir de igual para igual com Intellivision e qualquer outro videogame que pudesse ser lançado naquela época. Jogos como Asteroids e Super Breakout, além de total compatibilidade com o Atari 2600, que já tinha uma batelada de ótimos jogos exclusivos, levaram a Atari 5200 ao patamar de líder do mercado desde o lançamento, e perdurando até o fim da era 8-bits. Custava a média de 270 dólares.
ARCADIA 2001
Arcadia foi lançado pela Emerson em 1982, e possuía capacidade semelhante ao Intellivision. Era um bom videogame, mas seu problema foi ter surgido na hora errada: vários videogames sendo lançado juntos, e o monstro Atari 5200 adquirindo direitos de exclusividade para todos os grandes jogos de sucesso que saíam para o arcade, levaram o Arcadia 2001 ao fracasso. ele morreu assim que lançou. A Emerson até tentou conseguir jogos como Pac-Man, Galaxian e Defender, mas isso apenas fez com que a Atari entrasse com um processo por direito de exclusividade violados, e o videogame veio à falência.

VECTREK
Vectrek foi lançado pela General Consumer Electric, também em 1982. A exemplo do Arcadia 2001, foi lançado em um péssimo momento. Vectrek trouxe a inovação em relação aos demais de possuir a sua própria tela para seus gráficos de vetor. Logo, o videogame não necessitava de TV. Por permitir gráficos bem interessantes, a GCE buscou relançar clássicos dos arcades com gráficos melhorados. Assim, ele lançou Minestorm, Space Wars e Armor Attack, adaptações dos games mais populares da época: Asteroids e Space Invaders. Custava, no início, 200 dólares, mas depois o preço caiu para 150 dólares e então caiu para 100 dólares. Vendeu bem, mas ficou bem abaixo dos outros videogames, apesar dos bons jogos.

COLECO VISION
Este sim, foi o principal concorrente de peso do Atari 5200. Coleco Vision já chegou às lojas com doze jogos, e mais dez seriam lançados ainda em 1982. Trazendo cartuchos de até 32 KB de capacidade, uma revolução na época, o videogame possuía capacidade gráfica e sonora muito superior até ao Atari 5200. A Coleco não sentia medo do Atari, e correu atrás de exclusividades também, o que preocupou bastante a Atari. Já que a Atari tinha parceria com a Activision e Namco, a Coleco fechou parceria com a SEGA, a Konami e com a Universal, conseguindo jogos de peso, como Donkey Kong, Carnival, Lady Bug, Venture e Space Panic. Quando eles conseguiram exclusividade com o jogo Donkey Kong, direto do arcade e com capacidade gráfica tão boa quanto o arcade, aí a Atari começou a perder espaço para a Coleco Vision. Vendeu 500.000 cópias apenas até o natal de 1982, e, em 1983, já tinha um milhão de unidades vendidas. O único problema é que não soube aguentar a pressão com o passar do tempo, e foi caindo no esquecimento. Em 1984, com dois milhões de unidades vendidas, a Coleco abandonou o seu videogame.

SEGA SG-1000

A SEGA não queria ficar de fora da batalha dos videogames, e fez a sua primeira incursão nos videogames em 1983, com o lançamento do SEGA SG-1000. Foi lançado apenas no Japão, a 15.000 ienes na época. Não foi muito popular, mas vendeu relativamente bem, principalmente no Taiwan e na Ásia em geral. Chegou a ter uma versão lançada na Europa, mas jamais foi lançado nos Estados Unidos. Por se focar bastante no mercado da Ásia e da África, não encontrou tanta concorrência por parte dos gigantes do mercado (Atari 5200 e Coleco Vision), podendo até ser líder de venda em muitos desses países, como o Taiwan. O jogo ficou lembrado com os seguintes jogos, muitos deles lançados pela própria SEGA: Borderline, Mahjong, Congo Bongo, Golfo 13, Monaco GP, Galaga, Lode Runner, Zaxxon e The Castle.

Quem acha que a guerra acabou aqui, está muito enganado. Por foi ainda nesta era que entraram em cena vários dos primeiros portáteis do mundo. O primeiro videogame portátil da história dos videogames foi Microvision, da Milton Bradley Company.

MICROVISION
Microvision foi o primeiro portátil, lançado em 1979. Possuía uma telinha minúscula em LCD, e uma variedade de jogos bem pequena. Seus jogos mais vendidos foram Block Buster, Pinball e Collect Four. O fracasso na popularidade foi tão grande que, dois anos após o lançamento, o videogame foi esquecido.


E então, a era 8-bits veio ao final. Com o acúmulo de videogames lutando por espaço, muitas empresas terceirizadas entraram para o ramo de produção de jogos, produzindo jogos com qualidade duvidosa. Com a abundância de jogos ruins e empresas lutando por esses mesmos jogos ruins, a indústria de games entrou em uma abrupta fase de decadência. O período de quebra da indústria dos games aconteceu em 1983 e 1984, culminou na total desvalorização dos videogames. Tanto é que, em 1984, nenhum jogo foi produzido por nenhuma empresa. Isso levou ao fechamento de portas de praticamente todas as empresas que trabalhavam no ramo, por falta de demanda.

Esse período negro preocupou bastante, mas logo terminaria. Isso porque, ainda em 1983, as indústrias de games estavam dispostas a dar a volta por cima no mercado. Seus esforços resultariam na chegada da terceira geração de consoles, a geração 16-bits. Não perca, na nossa próxima matéria, a era 16-bits.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário