terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Metal Gear Rising - Trailers Comentados

Olá novamente, companheiros do Melhor Final.

Vocês já viram o post do Milton sobre Metal Gear Rising, suponho. Olhando aquele trailer de 2010, percebi coisas que poderiam e precisavam ser comentadas. Não há por que não fazê-lo agora mesmo. Antes de qualquer coisa, assista novamente ao trailer:


Agora, vamos comentá-lo.



O nome da produtora Konami aparece enquanto uma longa espada cheia de furos é mostrada na tela.
Então, no que parece ser um depósito com o chão repleto de cápsulas vazias de balas, um robô com um canhão no braço esquerdo, estilo MegaMan, só que bem mais futurista, patrulha o local. Ao avistar uma sombra, ele metralha o local, destruindo o depósito. A sombra revela ser Raiden, o honorável ex-protagonista da franquia Metal Gear Solid. Com apenas dois golpes da espada, Raiden fatia o robô, revelando seus membros interiores repletos de o que parece ser sangue verde. Sem nenhum nojo, ele arranca uma fibra luminosa de dentro da carcaça do robô. Os ideogramas japoneses para Zan-Datsu aparecem na tela. Zan significa Corte, em japonês, e Datsu significa Tirar. "Tirar e cortar", ou "picotar", em uma tradução mais livre, será o objetivo principal desse jogo.
Empunhando a fibra arrancada, ele absorve a energia, e então esmaga a fibra. O nome do jogo aparece, seguido do eblema Lightning Bolt Action.
Então, Raiden aparece na rua fatiando vários mercenários a sangua frio. Ele corta praticamente tudo o que vê pela frente, e depois aparece escolhendo o melhor ângulo para cortar uma van ao meio. Ele até mesmo para o tempo por uns instantes, só para poder picotar melhor os infelizes bandidos.
Aí, aparecem os dizeres "Corte, corte o que quiser".
Então, ao final do trailer, Raiden aparece cortando melancias em uma feira, obviamente uma apresentação da jogabilidade. Depois, aparecem os dizeres "O que vai cortar? A lâmina está nas suas mãos".

Agora, chegou o momento de comentar. Top 15 coisas que merecem ser ditas:
 
  1. Raiden? É, Raiden está de volta. Sua aparição robótica em Metal Gear Solid 4 impressionou, ainda mais porque ele virou um ciborgue cibernético com velocidade de um mutante infectado por T-Vírus. Esse jogo deve explicar a história de como e porque ele se tornou um robocop com uma katana como arma principal.
  2. Stea... Desculpe, Lightning Bolt Action. Bem, a Konami está nos apresentando um novo modo de ver o jogo. Um Metal Gear que não é stealth não é Metal Gear, ou será que é? Se os resposnáveis pelo jogo anunciaram que haverá bastante ação no jogo, mas que também podemos agir de forma sorrateira na surdina, então porque mudar o já famoso logo do jogo? Estava ficando manjado? Uma coisa é certa: a questão stealth não é mais o foco. Então, qual é o foco? Lightning significa relâmpago, indicando ações velozes. Isso deve querer dizer que o foco será a velocidade absurda de Raiden, ao invés das ações secretas.
  3. Sem alarmes. O foco não é mais a ação stealth, certo? Bem, então não teremos de nos preocupar em passar desapercebido para não soar alarmes. Isso será coisa do passado. A onda agora é sair correndo na direção dos inimigos, picotando todo mundo na maior marra e se achando o tal. Nesse clima dinâmico, seria realmente ridículo ter de usar uma Chaff Grenade para passar por uma câmera de vigilância, ou usar cigarros para passar por lasers que sobem e descem, não é verdade?
  4. Habilidades de ninja. A última vez em que controlamos um ninja no Metal Gear foi no VR Missions, em que tivemos a oportunidade de controlar Gray Fox. Gray Fox era super rápido, forte e podia escalar alguns objetos, tendo uma gama completamente nova de movimentos. Não há motivo algum para esperar menos de Raiden. Como ele faz no vídeo, deveremos no mínimo poder escalar locais altos e armar emboscadas diretamente das sombras, pegando os inimigos desprevenidos. Que a verdade seja dita, só mesmo Solid Snake poderia fazer melhor do que ele.
  5. Er... Onde estamos? O vídeo não deixa necessariamente claro onde é que se passa a ação, mas podemos presumir que terá algo a ver com os acontecimentos do início de Metal Gear Solid 4, pois as localidades se assemelham. Podemos esperar combate em plena rua e invasões a prédios escuros em altíssimo estilo.
  6. Solid Eye direto de fábrica. Alguém não viu o olho de Raiden brilhar na cor vermelha? Isso lembra alguma coisa? Sim, ao que tudo indica, Raiden já foi fabricado com um Solid Eye embutido. Podemos esperar por um radar de movimentos com ainda mais funções do que já tinha em Metal Gear Solid 4 - afinal, a Konami jamais deixa de se surpreender, quando se trata de itens.
  7. O que era aquilo nas costas de Raiden? Após arrancar a fibra do robô, alguma coisa nas costas de Raiden estava quase caindo, e então ela se ergue sozinha para ficar nas costas dele. Quando a câmera se aproxima, podemos ver que se trata de uma arma, algo como um rifle de precisão. Ora essa, Raiden não irá depender unicamente da sua katana. Ela será a arma principal, logicamente, mas nada impede que possamos usar outras armas, de fogo principalmente.
  8. Batalha de igual para igual. Seria realmente entediante jogar com o ciborgue ultra-moderno do Raiden apenas contra seres humanos convencionais. Eles mal causam dano a Raiden. É a mesma coisa que usarmos um Metal Gear Ray para lutar contra um senhor paralítico de meia idade. Não, mas isso não será tudo. Raiden também terá de enfrentar, como o vídeo mostra, robôs muitíssimo bem preparados e armados. Verdadeiras versões atualizadas de Metal Gear em cena. E esses monstros se tornarão cada vez mais complicados conforme avança o jogo, como é a marca regustrada da Konami. Espere por batalhas épicas contra robôs enormes.
  9. E os chefes? Isso me fez lembrar de uma coisa: e os chefes? Será que teremos de enfrentar todos os X membros de um grupo Y de vilões, cada um com seu poder especial e único, como foi nos últimos 4 Metal Gears? Qual será o grupo terrorista com tendências genocidas da vez? Quantos membros serão? Algum deles terá o poder da telecinese? Algum deles controlará marionetes, ou controlará abelhas, ou desviará de balas, ou lerá os jogos salvos que temos armazenados na memória para fazer piadinhas? É o que veremos.
  10. Sugando tripas de robôs. Raiden aparece no vídeo absorvendo a energia da fibra que ele arrancou do interior do robô recém-feito em picadinhos. Certo, Raiden deixou de ser humano, então seria algo um tanto quanto estranho ele continuar se alimentando de rações, como um ser humano qualquer. Robôs comem o quê? Bem, parece que a dieta deles é composta de fibras luminosas. Ainda bem que Raiden sempre pode abrir um robô ao meio para fazer uma boquinha.
  11. Espada com corte a laser. A arma de Raiden possui um fio incrível. Ela corta puro aço com a mesma destreza e malevolência com que atravessar um papel.Nada é capaz de parar essa espada, que, ainda por cima, solta raios. Tomara que não precise ser amolada de tempos em tempos.
  12. Vamos picotar. As possibilidades de corte precisos de Raiden são absurdas. Podemos escolher, com detalhes, o ângulo determinado em que queremos cortar. Todos os ângulos possíveis são permitidos, ao que parece, nos permitindo criar nossa própria gama de ataques letais. Porque simplesmente arrancar a cabeça de um soldado, se podemos dar um corte que vai da nuca até a ponta do pé esquerdo, ou do ombro direito até o joelho esquerdo? Você escolha onde e como quer cortar!
  13. Destruir o cenário é legal. Caramba, que bacana que será poder destruir tudo. No vídeo, Raiden destróias colunas de sustentação de uma bancada apenas para ter o prazer de vê-la cair na cabeça de alguns mercenários. Não há porque não acreditar que isso deva se tornar algo rotineiro no decorrer do jogo. Destruir coisas é super legal, ainda mais quando podemos derrubá-las nos seus inimigos. Tome como exemplo jogos como Just Cause e Black. Uma van ou um contâiner está na sua frente? Ora, picote-o. Simples assim.
  14. Raiden é o senhor do tempo. Raiden é rápido, mas, além de sua velocidade, ele esconde um truque na manga: ele aprendeu a controlar o tempo. Vê o trecho no vídeo em que ele passa uma rasteira no bandido, e, enquanto ele cai, Raiden usa seu modo de câmera lenta para poder fatiá-lo à vontade? Com certeza, esse modo estará disponível no jogo. O problema é: como. Sim, porque super poder es vem com super responsabilidades, e isso não parece o tipo de coisa que podemos quando bem quisermos, a nosso bel prazer. O vídeo não deixa claro nada do gênero, mas deveremos ter uma barra de energia, que delimita o uso desse poder slow-motion, e essa barra deve se restabelecer ou com o tempo, ou com o uso de itens ou quando absorvemos tripas de robôs.
  15. E as piadinhas continuam. Não seria Metal Gear se não tivesse um pouco de humor na situação. No vídeo, Raiden aparece treinando golpes com melancias. Na versão completa da referida demo, podemos vê-lo cortando diversos alvos, móveis e imóveis, com poucos golpes. Esse é apenas um início do que o grupo Kojima nos preparou para darmos muitas risadas no decorrer do jogo.
 E aí? Algo a declarar, e a comentar? Vamos lá, comentem!

2 comentários:

  1. O que eu mais quero saber sobre esse jogo engloba enredo e a localidade. Ambos foram omitidos pelo Kojima. Aquele puto.

    ResponderExcluir
  2. Haha, podes crer.

    Kojima sempre deixa um mistério para o final. Vamos aguardar até a E3 deste ano, em que algo mais com certeza será revelado.

    Só não garanto que será sobre o enredo ou a localidade.

    ResponderExcluir