domingo, 13 de fevereiro de 2011

Miyamoto pode se aposentar? - Crônica

Conhece esse senhor da foto aqui em cima? Se não conhece, deveria conhecer: trata-se de Shigeru Miyamoto, pai das maiores franquias de games já feitas. Seu empenho e criatividade nos renderam séries como Legend of Zelda, Star Fox, Mario e Donkey Kong. Mas ele já está com 58 anos, e a questão é: poderia ou não se aposentar?


Calma, calma, ele não anunciou que vai se aposentar, ou qualquer coisa do gênero. Pelo contrário: ele está mais ativo do que nunca, participando ativamente da produção de Legend of Zelda – Skyward Sword, e anunciou publicamente no ano passado que não está nem pensando em se aposentar em um futuro próximo. Apenas resta a dúvida: se isso porventura vier a acontecer, quem poderia substituí-lo? Há algum gênio hoje com competência para dar prosseguimento a suas franquias?

Você sabia que, no final da década de 70, a Nintendo chegou bem perto da falência, por causa de um investimento além da conta no jogo para arcade Radar Scope, e que quem salvou a empresa foi o próprio Miyamoto-san? Isso mesmo, tomando como base desenhos como Popeye e filmes como A Bela e a Fera e King Kong (é sério!!!), ele criou o jogo para arcades Donkey Kong, cujo sucesso salvou a empresa da falência, algo muito semelhante ao que Hironobu Sakaguchi viria a fazer pela Square com a série Final Fantasy.

Dali em diante, Miyamoto viria a criar um sucesso atrás do outro, tornando a Nintendo o que ela é hoje. Portanto, se hoje a Nintendo é uma empresa com lucros superiores a 8 bilhões de dólares anuais, ela deve isso ao funcionário do mês, Shigeru Miyamoto.

Repetindo: agora ele está com 58 anos! Por mais que ele não queira, um dia terá de largar os seus projetos de fazer jogos! E então? Quem é que tem o gabarito para se sentar na cadeira de principal desenvolvedor de games da Nintendo japonesa e botar banca? Será que Miyamoto nos deixou discípulos capazes disso? Vale lembrar que Gunpei Yokoi, o principal mentor de Miyamoto, aquele que lhe ensinou tudo o que ele sabe, morreu em 1997. A velha-guarda dos games está ou morrendo ou se aposentando, e podemos estar confiantes de que o legado deles estará em boas mãos?
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário