sexta-feira, 25 de março de 2011

Silent Hill - Retrospectiva

Nós, do Melhor Final, adoramos retrospectivas. Então, resolvemos fazer uma retrospectiva da série que inaugurou o gênero do terror psicológico: Silent Hill.


Confira:

Sobre a Franquia

A série Silent Hill se tornou famosa criando o gênero de terror psicológico, ou melhor, adaptando-o ao mundo dos games, uma vez que o gênero já existia para filmes e livros. A série foi criada em 1999, pertence à Konami e seu criador é Keiichiro Toyama.
Os jogos costumam se passar na cidade fictícia de Silent Hill, uma cidade cercada por lendas e rituais de magia negra, uma cidade que esconde muitos mistérios, que são revelados pouco a pouco, a cada jogo.

Sobre o gênero

A série Silent Hill ficou conhecida por mostrar um estado de repressão psicológica profunda em seus personagens,que sempre são sofridos e psicologicamente vulneráveis por decorrência de algum tipo de trauma. A este tipo de sub-gênero do gênero survival-horror, chamou-se terror psicológico.

Confira a nossa matéria especial sobre a história do gênero survival-horror.

Demais elementos da franquia Silent Hill

A série Silent Hill começou com jogos eletrônicos. A história agradou tanto que várias pessoas se predisporam a transformar os ocorridos na macabra cidade de Silent Hill em livros, filmes e outras mídias. Há mais de dez livros publicados com o nome referente à franquia Silent Hill, um filme pronto e mais um filme em produção, e mais de seis histórias em quadrinhos escritas por pessoas diferentes.

Veja uma imagem do filme:


Agora veja uma imagem de um dos livros:


E agora uma imagem da história em quadrinhos:


Ah, claro, e não podia deixar de ter também bonequinhos de ação feitos a partir da marca.


Sobre as Músicas

Um conselho: Para se sentir mais imerso dentro da história de Silent Hill, enquanto lê esta retrospectiva, que tal escutar algumas músicas do jogo, selecionadas abaixo:

Música Tema de Silent Hill

Theme of Laura - Silent Hill 2

You're Not Here - Silent Hill 3

Room of Angel - Silent Hill 4: The Room

Música Tema de Silent Hill Origins

One More Soul to the Call - Silent Hill Homecoming

You're Always on my Mind - Silent Hill Shattered Memories

Bom proveito!!!

Sobre a Retrospectiva

Nós apresentaremos todos os jogos da série Silent Hill aqui nesta retrospectiva, na ordem cronológica em que foram lançados. Obs: Não tratarei de jogos de celular aqui. Sente-se e aproveite.

SILENT HILL


Informações técnicas

Publicado por: Konami
Desenvolvido por: Konami Computer Entertainment Tokyo
Gênero: Survival-horror
Diretor: Keiichiro Toyama
Plataforma: Playstation
Data de lançamento: 31 de janeiro de 1999
Faixa etária: Mature

Depois do lançamento de Resident Evil, surgiram dezenas de cópias deslavadas que tinham como intenção se aproveitar do sucesso que o gênero survival-horror estava conseguindo. Dos muitos copiadores, poucos se destacavam por apresentar algo de novo. Uma das poucas espécimes de que algo de novo estava por vir foi Silent Hill, lançado em 1999 pela Konami e criado por Keiichiro Toyama. A Konami criou uma equipe de produção específica, chamada Team Silent, só para a produção do jogo. Silent Hill explora o inconsciente humano, em uma tentativa de demonstrar o desespero humano diante daquilo que não pode controlar.
Em Silent Hill, o jogador controla Harry Mason, um homem que tem como único objetivo encontrar sua única razão de vida: sua filha pequena Cheryl. Após um acidente de carro na cidade de Silent Hill, Harry desperta na cidade fantasma, e vê que sua filha desapareceu. Para encontrá-la, ele terá de seguir pistas escritas em sangue, enfrentar monstros grotescos, passar por perigos inimiagináveis e atravessar mundos paralelos. A trama é repleta de menções a magia negra, demônios, sacrífícios humanos, trevas, submundo, e tudo o mais que deixa o jogador à mercê do desconhecido. Afinal, com tanto mistério revolvendo a cidade, absolutamente qualquer coisa pode acontecer, e é em meio aos devaneios do passado de Harry que o jogador tem de buscar fugir desta cidade maldita.
Silent Hill apresentou uma alternativa diferente para o gênero survival-horror, inaugurando um novo sub-gênero, conhecido como terror psicológico. Tal inovação agradou bastante os fãs e a crítica também. O jogo conquistou uma média de 86/100 no Metacritic, e vendeu mais de 2 milhões de cópias. Tal sucesso serviu para marcar Silent Hill como um dos greatest hits do Playstation.

Obs: Confira nossa retro análise de Silent Hill

Silent Hill recebeu uma versão especial para Game Boy Advance, lançado apenas no Japão, em 2001, chamado Silent Hill: Play Novel. O jogo era bem limitado, e era do gênero visual novel, no qual o jogador apenas toma decisões em relação às cenas que são mostradas.

SILENT HILL 2


Informações técnicas

Publicado por: Konami
Desenvolvido por: Konami Computer Entertainment Tokyo
Gênero: Survival-horror
Diretor: Masashi Tsuboyama
Plataforma: Playstation 2, Xbox e PC
Data de lançamento: 24 de setembro de 2001
Faixa etária: Mature

Em 2001, a Konami lançou ao mundo o segundo jogo da franquia Silent Hill., para Playstation 2, e depois adaptou para Xbox e PC. Keiichiro Toyama, criador da série, não esteve envolvido na produção dos jogos subsequentes, dando lugar a Masashi Tsuboyama, que trabalhou no primeiro jogo como designer de animação, e ganhou o cargo de diretor para desenvolver mais seu talento. O time de produção foi o mesmo Team Silent do primeiro jogo.
Silent Hill 2 possui vagas referências ao primeiro jogo. O personagem principal da série Silent Hill é a própria cidade de Silent Hill, de forma que a alternância de épocas e de personagens apenas são uma forma de se descobrir mais detalhes sobre os mistérios da cidade. Por isso, os fatos que acontecem no segundo jogo não fazem referência e nem possuem ligação com os do primeiro jogo, por terem se passado em épocas diferentes. O jogador controlará James Sunderland, um homem deprimido cuja vida foi despedaçada pela morte prematura de sua esposa, decorrente de uma doença. Mas Sunderland recebe uma carta de sua esposa, que diz que ele tem a chance de poder reencontrá-la, em Silent Hill. Disposto a qualquer coisa para reencontrá-la, Sunderland irá buscá-la em todos os cantos da cidade, enfrentando os monstros e encarando de frente todos os perigos, enquanto seu destino se entrelaça com o destino de todos os outros infelizes desgraçados pela vida que também foram misteriosamente atraídos para a cidade.
Silent Hill 2 teve ainda mais sucesso do que o primeiro. O jogo foi muitíssimo bem recebido pela crítica, abraçando uma média de 89/100 pelo Metacritic, superior ao primeiro jogo. SH 2 também vendeu muito bem, com mais de um milhão de cópias vendidas desde seu lançamento.

Obs: Confira nossa retro análise de Silent Hill 2.  

SILENT HILL 3


Informações técnicas

Publicado por: Konami
Desenvolvido por: Konami Computer Entertainment Tokyo
Gênero: Survival-horror
Diretor: Kazuhide Nakazawa
Plataforma: Playstation 2 e PC 
Data de lançamento: 23 de maio de 2003
Faixa etária: Mature

O terceiro jogo da série foi lançado em 2003, pela Konami, ainda para Playstation 2, e com a direção de Kazuhide Nakazawa. O jogo teve uma equipe de produção muito inferior em número do que o jogo anterior, porque a Team Silent dividiu a equipe em dois grupos, para a produção de dois jogos da série em paralelo.
O jogo representa uma continuação direta da narrativa do primeiro jogo. O jogo apresenta a personagem Heather, uma moça que se vê, após um simples passeio no shopping-center, presa em um mundo alternativo, repleto de monstros e destruição. Ela não se encontra em Silent Hill, mas a trama do jogo acaba por forçá-la a ir até lá, de modo a podermos presenciar as alterações que a cidade sofreu, além de vermos muitas referências ao primeiro jogo, seja em localidades como em personagens. Pela primeira vez, a trama faz uma referência direta a um outro jogo da série, sendo, portanto, uma sequência direta, não apenas cronológica.
Silent Hill 3 fez um bom sucesso, mas ainda assim foi inferior aos outros. Fechou uma média de 85/100, que é inferior ao primeiro e ao segundo jogo. A queda no gosto das críticas se refletiu nas vendas, também, com pouco mais de 300.000 cópias vendidas, novamente inferior ao primeiro e segundo jogo.

SILENT HILL 4: THE ROOM


Informações técnicas

Publicado por: Konami
Desenvolvido por: Konami Computer Entertainment Tokyo
Gênero: Survival-horror
Diretor: Kazuhide Nakazawa 
Plataforma: Playstation 2, Xbox e PC 
Data de lançamento: 17 de junho de 2004
Faixa etária: Mature

Na verdade, Silent Hill 4 já veio sendo produzido desde o lançamento de Silent Hill 2. Dirigido por Suguru Murakoshi, o jogo tinha como intenção ser apenas um jogo paralelo na história principal, e era para ser chamado como Room 302. Mas, depois do lançamento de Silent Hill 3, a Konami resolveu lançá-lo como um jogo oficial da série Silent Hill, com direito uma ordenação na cronologia da série. A Konami o lançou em 2004, para Playstation 2, Xbox e PC.
O jogo se passa na cidade fictícia de South Ashfield, e mostra os dilemas de um homem chamado Henry Townshend. Henery acorda um dia e se vê trancado em seu próprio quarto, sem chance de fugir ou de se comunicar com o mundo externo. Aterrorizado, após cinco dias de confinamento e pesadelos constantes, o personagem encontra um buraco que surgiu misteriosamente dentro de seu banheiro. Sem outra alternativa a não ser entrar por esse buraco místico, Henry acaba surgindo em diversos pontos da cidade de Silent Hill, mais precisamente em locais já conhecidos ou referidos em passagens, textos e diálogos de outros jogos da série. Henry também deve desvendar o passado de um serial killer suicida chamado Walter Sullivan. Silent Hill 4 serve mais para tapar buracos do enredo de outros jogos do que para iniciar uma nova história, e também apresenta mudanças drásticas de jogabilidade, com novos elementos como ênfase em combate, principalmente com armas brancas quebráveis, a adoção de menos quebra-cabeças em troca por mais cenas de combate e a total exclusão de chefes de fase.
Silent Hill 4 teve um grande marketing por trás, sendo um dos jogos mais esperados em 2004, porém, foi longe de ser um sucesso. As críticas foram apenas acima da média, encerrando uma média de 76/100. As vendas também foram péssimas. SH 4 começou com o topo da lista dos mais vendidos, na semana de seu lançamento, porém, logo na semana seguinte, caiu para o 10º mais vendido, e depois praticamente despencou. Resultado? Menos de 200.000 cópias, o pior fiasco da série até então. A Konami anunciou, depois, que a vendagem foi "favorável", mas todos sabem que foi bem longe do que era esperado.

Em 2006, foi lançado na Europa e no Japão uma versão comemorativa chamada The Silent Hill Collection, que possuía os três últimos jogos da série: 2, 3 e 4. A versão japonesa também possuía o primeiro jogo da série, todos em embalagem especial, mas sem alterações no jogo em si.

SILENT HILL: THE ARCADE



Informações técnicas

Publicado por: Konami 
Desenvolvido por: Konam 
Gênero: Rail Shooter 
Plataforma: Arcade 
Data de lançamento: 17 de junho de 2004 
Faixa etária: Mature

Em 2004, a Konami lançou um jogo do gênero rail shooter para os arcades, carregando o nome da franquia Silent Hill. O jogo foi lançado apenas no Japão e em parte da Europa.
O jogo se assemelha bastante aos jogos do tipo House of the Dead, em que o personagem deve pegar uma pistola e disparar nos monstros que aparecem na tela. O jogador pode escolher ser o personagem Eric ou a Tina. Há a opção de dois jogadores, inaugurando este como o primeiro jogo multiplayer da franquia Silent Hill. A história é simples: Eric e Tina foram para Silent Hill, devido a pesadelos de Eric em relação ao local, e agora têm de fugir da cidade, matando todos os monstros pelo caminho. Há várias armas e itens disponíveis para serem usados, e o jogador podia salvar o jogo usando um cartão. As localidades da ação são todos lugares baseados em localidades de jogos anteriores da série.
O jogo não foi alvo de críticas e nem de vendas.

SILENT HILL: ORIGINS


Informações técnicas

Publicado por: Konami Digital Entertainment
Desenvolvido por: Climax Studios
Gênero: Survival-horror
Diretor: Mark Simmons 
Plataforma: PSP e Playstation 2 
Data de lançamento: 6 de novembro de 2007
Faixa etária: Mature

Após o fiasco de Silent Hill 4, a Konami fechou as portas do Team Silent, o grupo interno da Konami criada para a produção de jogos da série Silent Hill. Outras empresas se mostraram disponíveis e interessadas em dar continuação à franquia. A Konami decidiu conceder os direitos à empresa particular Climax Studios, não vinculada, em nenhuma forma, à Konami, o que surpreendeu os fãs. Mas a Climax Studios trabalhou em conjunto com os antigos membros do Team Silent, na intenção de deixar o jogo o mais fiel possível aos outros jogos da série. Até mesmo o mesmo compositor de músicas de todos os outros jogos anterior, Akira Yamaoka, foi chamado para compor as músicas deste novo jogo. E assim o jogo foi lançado em 2007, para PSP e depois para Playstation 2, sob direção de Mark Simmons. O jogo era para ser chamado Silent Hill Zero, e assim foi chamado no Japão, mas nos EUA ficou conhecido como Silent Hill Origins.
O jogo recebeu esse nome por se passar antes dos acontecimentos do primeiro Silent Hill. O jogo permite que o jogador controle Travis Grady, um caminhoneiro que, após quase atropelar uma garota em uma rua próxima à cidade de Silent Hill, resolve perseguir a garota até a cidade. Ao passar em frente a uma casa em chamas, resolve entrar e acaba resgatando uma jovem. Travis então decide investigar a cidade fantasma em busca de uma solução para o mistério da garota, que aparentemente foi dada em sacrifício a um culto sagrado. Travis irá revisitar muitos locais conhecidos por todos que jogaram o primeiro jogo, e irá solucionar muitos mistérios pendentes da série. O jogo teve uma reformulação, voltando ao seu estio original de jogo, recusando as inovações de Silent Hill 4, ao mesmo tempo em que apresenta uma ou outra inovação bem-vinda para os fãs da série.
A versão para PSP teve uma média de 78/100 no Metacritic, o que já mostra um avanço em relação ao anterior. Vendeu 270.000 cópias. Já a versão para Playstation 2 foi um fiasco total: média de 70/100 e vendeu menos do que 5 milhões de cópias.

SILENT HILL: HOMECOMING


Informações técnicas

Publicado por: Konami Digital Entertainment
Desenvolvido por: Double Helix Games
Gênero: Survival-horror
Diretor: Cordy Rierson 
Plataforma: Playstation 3, Xbox 360 e PC 
Data de lançamento: 30 de setembro de 2008
Faixa etária: Mature

A Konami continuou deixando a produção de jogos da série Silent Hill na mão de produtoras independentes. A Clamax Studios aceitou fazer mais um jogo para a série, e, enquanto isso, a Konami concedeu os direitos para que outra empresa pudesse também fazer jogos para a série. Assim, a Double Helix Games, uma recém-fundada empresa americana que era uma fusão de duas grandes empresas, recebeu os direitos de um game com a marca Silent Hill. Dirigido por Cordy Rierson, Silent Hill: Homecoming foi a primeira incursão da série nos consoles da nova geração, lançado em 2008.
Silent Hill: Homecoming conta a história de Alex Shepherd, um soldado das forças especiais americanas que retorna da guerra para a sua casa em Shepherd's Glen. Totalmente absorto de tudo o que aconteceu à sua cidade, ele encontra o lugar deserto, descobre que seu irmão mais novo e seu pai estão desaparecidos e que sua mãe está sofrendo de catatônia, um tipo de esquizofrenia. Ele sai em busca da solução desses mistérios pela cidade, e acaba indo para Silent Hill, que parece ter as respostas que procura. Shepherd acaba metido em uma trama que revela segredos ocultos do passado da cidade, que envolvem também a história da própria família de Shepherd.
Silent Hill: Homecoming demonstra que a série continua caindo em críticas ruins. A falta de inovação na série foi seriamente desatacada pela crítica, que pegou pesado com o jogo. A média no Metacritic é 71/100 para Playstation 3, 70/100 para Xbox 360, e 64/100, para PC. Porém, a popularidade do jogo voltou a fazer seu papel. Graças ao marketing que o jogo teve, foram vendidas mais de 600.000 cópias, somando as três plataformas, o que mostra uma possível volta dos fãs para a série, depois de tantas derrotas nas vendas.

SILENT HILL: SHATTERED MEMORIES


Informações técnicas

Publicado por: Konami Digital Entertainment
Desenvolvido por: Climax Studios
Gênero: Survival-horror
Diretor: Mark Simmons
Plataforma: PSP, Playstation 2 e Wii
Data de lançamento: 8 de dezembro de 2009
Faixa etária: Mature

Enquanto a Double Helix Games produzia Homecoming para os novos consoles, a Climax Studios já vinha desenvolvendo um novo jogo ainda empenhado para PSP e Playstation 2. Após o lançamento do filme baseado na série, em 2006, a Konami anunciou que seria feito um remake do primeiro jogo. O público aguardou ansiosamente por esse remake, que prometia mudar bastante o conceito do jogo, trazendo várias novidades. E assim, em 2009, veio ao mundo Silent Hill: Shattered Memories.
O jogo reconta a história de Harry Mason, protagonista do primeiro jogo, enquanto ele é analisado por um psiquiatra. Mason relata seus acontecimentos em Silent Hill, enquanto estava à busca de sua filha, e então o jogador pode controlar Harry dentro de suas lembranças. O jogo é totalmente diferente de todos os outros Silent Hills, apresentando novos monstros, novas cenas, novos acontecimentos, novos itens, enfim, até mesmo uma estrutura completamente diferente. O combate a monstros foi totalmente retirado, e agora cabe a Harry evitar o contato com os monstros que encontra. Harry também possui um celular com câmera e GPS, que usa para se localizar e resolver quebra-cabeças. Outro fator completamente novo é que o comportamento do jogador é avaliado a todo momento, e o jogo muda conforme as atitudes que são percebidas. As alterações incluem a vestimenta dos outros personagens, a forma como os monstros aparecem, a frequências das cenas, e muito mais.
Shattered Memories conseguiu recuperar um pouco do prestígio da franquia. Com uma excelente demo mostrada na E3 de 2009, o jogo conquistou prêmios e se tornou muito aguardado. A crítica foi relativamente boa, com média 79/100 pela Metacritic para a versão de WII, 77/100 para a versão de Playstation 2 e 73/100 para a versão de PSP. As vendas também corresponderam, e aumentaram bem em relação ao anterior. Até o momento, mais de 980.000 cópias foram vendidas, somando-se os três consoles.

E agora, a Konami anunciou o lançamento de seu oitavo jogo da franquia, até o momento chamado de Silent Hill: Downpour, para a segunda metade deste ano. O jogo está sendo desenvolvido pela Vatra Games, e apresentará o personagem Murphy Pendleton, um prisioneiro que teve sua chance de escapar quando o carro que o levava para o presídio sofreu um acidente e bateu. Mas a cidade em que ele está é Silent Hill, mais precisamente na região sudeste, jamais visitada pelos outros personagens da série. A Konami prometeu que será o melhor e mais inovador Silent Hill da série, e que sua trama não terá nenhuma referência aos Silent Hills anteriores. Bem, agora é esperar para ver.

E aí, o que acharam desta retrospectiva sobre a série Silent Hill? Curtiram? Vocês têm algo a comentar, incluir, ou a dizer em relação aos jogos dessa série? Vamos lá, comentem!
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário