sábado, 2 de abril de 2011

Dead Space - Retrospectiva

Nós vamos continuar com retrospectivas de jogos de terror. Chegou a vez da franquia Dead Space!


A série Dead Space se tornou famosa por dar um toque novo ao já manjado gênero survival-horror. É uma série recente, criada em 2008, pertence à Electronic Arts e seu criador é Glen Schofield.

Hoje em dia, a franquia já se estende a duas animações, uma série de histórias em quadrinhos e brinquedos.

Os jogos da franquia se passam em um ambiente futurista, e colocam o jogador em uma situação de perigo constante, diante de alienígenas medonhos que infectam e contaminam defuntos e seres vivos, em busca de disseminar sua raça. Usando armas improvisadas e ultra-poderosas, o jogador tem de sobreviver, enquanto tenta avançar pelos cenários, sempre caóticos e repletos de armadilhas. A jogabilidade é totalmente focada no desmembramento dos inimigos. Para eliminar os inimigos, o jogador tem de aprender a arrancar braços e pernas com precisão e rapidez, de modo a ter vantagens estratégicas contra os inimigos, que muitas vezes aparecem em bandos e de todos os lados.

Nós apresentaremos todos os jogos da série Dead Space aqui nesta retrospectiva, na ordem cronológica em que foram lançados. Obs: Não tratarei de jogos de celular aqui. Vamos lá.


Um conselho: Para se sentir mais imerso dentro da história de Dead Space, enquanto lê esta retrospectiva, que tal escutar algumas músicas do jogo, selecionadas abaixo:

Intro de Dead Space
 

Dead Space 2 Ending

Nicole's Farewell

DEAD SPACE


Informações técnicas

Publicado por: Electronic Arts
Desenvolvido por: Visceral Games
Gênero: Survival-horror
Diretor: Glen Schofield
Plataforma: Playstation 3, Xbox 360 e PC
Data de lançamento: 14 de outubro de 2008
Faixa etária: Mature

Com o lançamento de Resident Evil 4, o gênero survival-horror começou a passar por uma séria decadência, que levou muitos fãs do gênero survival-horror a duvidarem que o gênero pudesse se reerguer nos videogames da nova geração. Alguns jogos tentaram atrair esses fãs perdidos, mas falharam seguidamente em ser aquilo que ele procuravam. Isso até a Eletronic Arts anunciar que estava trabalhando em um game no gênero survival-horror. Glen Schofield, diretor do jogo, anunciou publicamente que o jogo seria o mais assustador que eles pudessem fazer. Tratando-se da equipe de peso da Visceral Games, os fãs do gênero se animaram, dispostos a averiguar se seria realmente o jogo da rendenção.
E assim, em 2008, chegou às lojas. O jogo chamou a atenção da mídia por suas cenas de violência extrema e sustos praticamente initerruptos, além de uma jogabilidade focada no desmembramento estratégico que agradou e muito os fãs de sangue e crueldade. A história do jogo serve como uma homenagem à ficção científica, e se passa em um futuro distante, em uma nave na órbita de Saturno. Na pele de Isaac Clarke, o jogador tem de sobreviver aos ataques dos monstros que infectam cadáveres, transformando-os em monstros. Usando armas improvisadas de instrumentos futuristas usados para escavação, o jogador pode ainda usar poderes especiais que seu uniforme é capaz de produzir.
Dead Space foi um sucesso imediato, tanto de mídia quanto de crítica. O jogo possui uma média 88/100, na versão para Playstation 3, 89/100, na versão para Xbox 360, e 86/100, na versão para PC. O jogo já vendeu mais de 2,8 milhões de cópias para todos os consoles. Sem contar que o jogo também faturou muitos prêmios, incluindo de melhor jogo do ano de 2008, na opinião de diversas empresas especialistas no ramo. Com tanto sucesso, não é de se estranhar que uma franquia estivesse começando a partir daí.

Obs: Confira nossa retro análise de Dead Space

DEAD SPACE: EXTRACTION


Informações técnicas

Publicado por: Electronic Arts
Desenvolvido por: Visceral Games / Eurocom
Gênero: Rail Shooter

Plataforma: Playstation 3 e Wii
Data de lançamento: 29 de setembro de 2009
Faixa etária: Mature

O sucesso da franquia levou a Electronic Arts a planejar lançar mais um jogo com a franquia. Em um contrato feito com a Nintendo, a Visceral Games, em parceria com a Eurocom, produziu um jogo da série para o Nintendo Wii, lançado em 2009. Porém, o jogo também foi fornecido via download pela PSN para o Playstation 3.
Dead Space: Extraction é do gênero rail shooter, ou seja, o personagem apenas tem de atirar nos monstros que aparecem, enquanto o personagem anda sozinho pelos cenários, como em House of the Dead. A história do jogo se passa antes da história do jogo anterior, e mostra os acontecimentos no planeta Aegis VII, do primeiro jogo, antes da chegada da aeronave de Isaac Clarke. Os protagonistas do jogo são Nathan McNeil e Gabriel Weller, detetives investigando as escavações no planeta, que, ao verem que o local estava se infestando de monstros, têm de arrumar um jeito de escapar do planeta. O jogo permite que se joguem até dois jogadores cooperativamente, sendo, portanto, o primeiro Dead Space multiplayer da franquia.
O jogo teve um desempenho inferior ao jogo anterior, tanto de crítica como de público, mas ainda se manteve acima da média. A média pel Metacritics se manteve em 82/100 para a versão do Wii e 79/100 para a versão do Playstation 3. O jogo vendeu mais de 350.000 cópias.

O jogo depois se tornou disponível também junto com o jogo Dead Space 2, na versão para Playstation 3.

DEAD SPACE: IGNITION


Informações técnicas

Publicado por: Electronic Arts
Desenvolvido por: Visceral Games / Sumo Digital
Gênero: Puzzle
Diretor: Steve Papoutsis
Plataforma: Playstation 3 e Xbox 360
Data de lançamento: 12 de outubro de 2010 
Faixa etária: Mature

Em 2010, a Visceral Games, em parceria com a Sumo Digital, produziu mais um jogo da franquia Dead Space, disponível para download pela PSN ou pela Xbox Live. O jogo foi o primeiro de uma sequência de games prometido pela Electronic Arts que seriam adjascentes ao Dead Space 2, ou seja, que explicaria parte dos acontecimentos de Dead Space 2. O jogo foi produzido por Steve Papoutsis, e escrito por Antony Johnston, o mesmo escritor do primeiro jogo. O jogo é do gênero puzzle, ou quebra-cabeça.
Dead Space: Ignition se passa momentos antes de Dead Space 2. Na pele do protagonista Franco Delile, o jogador irá descobrir os eventos na cidade de Sprawl (a localidade de Dead Space 2) no momento em que os necromorphs, os monstros do jogo, invadiram o local. O jogo, por ser do gênero puzzle, possui apenas quebra-cabeças, sendo que a história é contada através de cenas entre um quebra-cabeça e outro. Não é permitido a movimentação do personagem e não há nenhum tipo de combate contra monstros. O jogo possui um estilo gráfico em formato cartoon, o que gerou controvérsias por parte dos fãs da série. Muitos eventos que acontecem no decorrer do jogo são uma referência direta aos acontecimentos de Dead Space 2, como, por exemplo, o momento em que Franco liberta Isaac Clarke de sua prisão.
O jogo recebeu péssimas notas. Péssimas, mesmo. O jogo fechou uma média deplorável pela Metacritic de 36/100, na vesão para Playstation 3, e 35/100 na versão para Xbox 360. Muitas críticas fazem referência à ausência de combates do jogo, a falta de imersão e ao estilo gráfico que é diferente de todos os outros jogos  não condiz com o estilo da franquia. As vendas foram tão pequenas que são insignificantes.

Se o jogador tiver um jogo salvo de Dead Space: Ignition quando jogar Dead Space 2, ele poderá disponibilizar itens extras no jogo, como uma nova vestimenta e uma nova arma, além de acesso a salas especiais com novoc e inéditos itens.

DEAD SPACE 2


Informações técnicas

Publicado por: Electronic Arts
Desenvolvido por: Visceral Games
Gênero: Survival-horror
Diretor: Wright Bagwell
Plataforma: Playstation 3, Xbox 360 e PC
Data de lançamento: 25 de janeiro de 2011
Faixa etária: Mature


Finalmente, em 2011, chegaria o segundo jogo da cronologia principal da série, e o segundo no gênero survival-horror. Depois de um rail shooter e um puzzle, chegou a hora de a série mostrar como conquistou milhões de fãs: através de sustos e muito sangue. Produzido pela mesma Visceral Games e dirigido desta vez por Wright Bagwell.
Dead Space 2 mostra os acontecimento na vida de Isaac Clarke três anos após o primeiro jogo. Clarke sofre de histeria e alucinações, efeito do artefato mágico ao qual foi exposto no final do primeiro jogo. Levado a um local chamado Sprawl, logo ele tem de sobreviver mais uma vez ao ataque dos monstros chamados necromorphs. Clarke retorna com novas armas, novas roupas e novas habilidades, além de uma jogabilidade mais rápida e dinâmica. A violência extrema e os sustos de arrepiar continuam firmes como sempre. Todos esses elementos só serviram para ampliar ainda mais o sucesso da franquia, atraindo novos fãs e mantendo os antigos. Dead Space 2 marcou o lugar da franquia Dead Space como uma das atualmente mais importantes para o gênero survival-horror.
Dead Space 2 conseguiu notas ainda superiores ao primeiro jogo,marcando-o como o jogo mais bem-sucedido da franquia. A média pela Metacritic é de 89/100, para a versão do Playstation 3, 90/100 para a versão do Xbox 360 e 87/100 para a versão do PC. No total, foram vendidos mais de 2,1 milhões de jogos, para as três plataformas, e o número continua crescendo. O jogo é um forte candidato a vários prêmios, inclusive a melhor jogo do ano para o ano de 2011. Resta esperar para ver se ele conseguirá repetir o número de prêmios do primeiro jogo, ou mesmo superá-lo.

Obs: Confira nossa análise de Dead Space 2.  

No momento, não há novos jogos da franquia Dead Space em produção ou anunciados.

Demais elementos da franquia Dead Space

A franquia, que começou com jogos eletrônicos, é bem recente, mas nem por isso deixou de se estender a outros tipos de mídia. Foram feitos animações com a história do jogo, além de histórias em quadrinhos, que, aliás, foram escritas por Antony Johnston, o mesmo escritor da história dos jogos. Finalmente, mais recentemente, foram lançados também bonecos de ação com os personagens do jogo, sem contar com versões estilizadas das armas do jogo, que foram entregues com versões de colecionador dos jogos.

Esta é a imagem de uma da animações feitas com o nome do jogo:


E esta é uma capa de uma das histórias em quadrinhos da franquia:


Este é um dos bonecos de ação da franquia:


E, para finalizar, esta é uma das armas especiais estilizadas, de brinquedo, logicamente, baseadas no jogo:


E aqui termina a retrospectiva da série Dead Space. Curtiu? Então nos deixe saber, comente!
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário