quarta-feira, 20 de abril de 2011

Nintendogs - Retrospectiva

Continuando com as retrospectivas, aqui está uma retrospectiva especial da série Nintendogs.


A série Nintendogs se tornou famosa por trazer o gênero Pet Simulation, ou seja, simulação de animais domésticos, a um patamar de realismo nunca antes visto. Trata-se de uma série recente, criada em 2005, pertence à Nintendo e seu idealizador é Shigeru Miyamoto. Apesar de ele ter dado a ideia do jogo e ajudado com conselhos, ele nunca se envolveu muito na produção dos jogos da série.

A franquia já se estendeu a uma série de bichinhos de pelúcia com o nome da marca.

Os jogos da franquia Nintendogs permite aos seus jogadores adotarem e criarem animais de estimação. Começou como cachorros, mas hoje se estende a gatos. O jogador pode brincar com ele, treiná-lo e cuidar dele, podendo também participar de torneios e disputas para ganhar dinheiro e comprar novos produtos e adotar mais cachorros. Os animais nunca envelhecem, permanecendo sempre na forma de filhotes. Os jogos usam todos os recursos do Nintendo DS, e do Nintendo 3DS como será explicitado mais abaixo.

Nós apresentaremos todos os jogos da série Nintendogs aqui nesta retrospectiva, na ordem cronológica em que foram lançados.


Um conselho: Enquanto lê a nossa retrospectiva sobre Nintendogs, que tal ouvir a música do jogo? Pois fique à vontade:

Nintendogs Theme

NINTENDOGS


Informações técnicas

Publicado por: Nintendo
Desenvolvido por: Nintendo EAD
Gênero: Pet Simulation
Diretor: Kiyoshi Mizuki
Plataforma: Nintendo DS
Data de lançamento: 21 de abril de 2005
Faixa etária: Everyone

Quem nunca quis ter um cachorrinho? Shigeru Miyamoto, após comprar um cachorrinho para si, teve a ideia de compartilhar essa sensação com todos os outros. Ele deu a ideia à Nintendo de produzir um game sobre simulação de cachorros, mas quem dirigiu o jogo foi Kiyoshi Mizuki. A Nintendo teve a brilhante ideia de trazer de volta a mania de simulação de bichinhos que era febre na época dos Tamagoshis. Ela queria fazer um jogo que permitisse a todo mundo não só ter um cachorrinho virtual, mais ainda poder interagir com ele da mesma forma como interagiria com seu cão de verdade. Além disso, queria que o jogador pudesse não só mostrá-lo para os amigos, mas interagir com os cachorrinhos de outras pessoas. E assim, em 2005, a Nintendo criou Nintendogs.
Nintendogs permite ao jogador cuidar de seu próprio cachorrinho. Usando a tela sensível ao movimento, ele pode brincar com seu cachorrinho, fazer carinho, ensinar truques, dar banho, dar comida e tudo o que um verdadeiro cão de cachorro tem de fazer. O sistema de comando por voz permite que você grite o nome de seu cachorror e ele atenda, além de poder ensinar diversos comandos por voz, como "sit" (senta) e "Roll over" (role). O jogador acumula pontos por treinar e tratar bem seu cão, mas ele precisa de dinheiro para comprar itens, brinquedos ou comprar outros cachorros. Por isso, é incentivado que seu cachorro participe de competições, para ganhar dinheiro. Há competições de caça ao frisbee, de agilidade e também de obediência. Também é possível dar uma volta com seu cachorro, interagindo com outros cachorros virtuais ou até mesmo com cachorros reais, caso esteja linkado com outro jogador. Três versões diferentes do jogo foram lançadas, cada uma com raças diferentes de cachorros para escolher: Chihuahua & Friends, Dachshund & Friends e Shiba & Friends.
Nintendogs virou uma febre. Ao todo, o jogo vendeu muitíssimo bem. Com mais de 23 milhões de unidades vendidas, trata-se do segundo jogo mais vendido da história do Nintendo DS, até o momento. A crítica também elogiou consideravelmente o jogo. Nintendogs possui uma média de 83/100 no Metacritic, e recebeu muitos prêmios internacionais, incluindo o de melhor jogo do ano de 2005, melhor jogo para portátil de 2005 e de jogo mais inovador de 2005.

NINTENDOGS + CATS


Informações técnicas

Publicado por: Nintendo
Desenvolvido por: Nintendo EAD 
Gênero: Pet Simulation 
Plataforma: Nintendo 3DS 
Data de lançamento: 26 de fevereiro de 2011 
Faixa etária: Everyone

Não é de se estranhar que, depois do fervoroso sucesso que foi o primeiro game, todos pedissem por mais, não é? Shigeru Miyamoto deu a ideia de fazer um game incluindo os gatos como animais de estimação. Como o nome Nintencats não iria combinar muito bem, decidiram incluir os gatinhos na série Nintendogs. E assim, em 2011, Nintendogs + Cats foi lançado junto com a plataforma Nintendo 3DS.
Nintendogs + Cats possui o mesmo princípio do jogo anterior: permitir a interação do jogador com seu bichinho de estimação. A diferença fundamental é a inclusão dos gatos, mas há muitas outras características novas para interação com nossos bichinhos. O sistema de reconhecimento facial do Nintendo 3DS foi muito bem usado, e agora o seu bichinho vai reconhecer bem o rosto do jogador, imitá-lo e interagir com ele, de acordo com a careta ou feição do jogador. Os cards de realidade aumentada são usados para fazer os bichinhos usarem roupas especiais tematizadas. Também é possível encontrar e interagir com outros animais de outros jogadores online. A exemplo do anterior, foram lançados três versões do jogo: French Bulldog & New Friends, Golden Retriever & New Friends e Toy Poodle & New Friends. São apenas três raças de gatos, mas são 27 raças de cachorros, sendo 7 a mais do que no primeiro jogo.
Essa versão não se deu tão bem quanto o primeiro. A falta de criatividade foi bem criticada, assim como alguns problemas e bugs, e, por isso, o jogo não se deu assim tão bem com a crítica. O jogo possui uma média de 72/100 na Metacritic, bem inferior ao primeiro jogo. As vendas também ainda não se deslancharam, e o jogo vendeu, até o momento, 360.000 cópias vendidas. Resta saber se, com o tempo, essa situação pode mudar.

Demais elementos da franquia Nintendogs

A Nintendo aproveitou bem o sucesso da franquia para lançar uma linha de bichinhos de pelúcia com a marca Nintendogs. Os animais fofinhos são bem representados, e também se mexem e fazem sons ao responder a comandos. Eles também são vendidos aqui no Brasil. Veja uma imagem de um dos bonecos:


Aqui termina a nossa retrospectiva sobre a franquia Nintendogs. Gostou? Comentem!
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário