domingo, 17 de abril de 2011

Porque os games antigos são tão valorizados ? - Crônica


Não é de hoje, e nem acabará tão cedo ... A mania dos games antigos tomam conta até mesmo dos mais novatos fãs desta arte chamada videogame.

Mas o quê, até hoje, cativa tantos jogadores, dos mais velhos até os mais novos a fazerem disso uma febre onde os maiores "Top Lists"  são praticamente obrigados a estrelar esses games entre os melhores da história ?

Talvez, por serem o equilíbrio entre a transição e expansão do mercado de games nos anos 70 e 80, possuíam e ainda possuem suas próprias características, uma identificação especial  para com no mínimo três gerações, o auge das idéias ditas como "geniais".

Emuladores e roms são baixados frequentemente nos mais diversos sites, fora os patch's onde outros diversos sites possuem suas versões "modificadas" ... Claro, blogs, vlogs, e sites de relacionamentos  despontam nessa onda.

Ahh sim ... os 8 bits e 16 bits. Onde mais se poderia ter imagens quadradas, quase indefinidas que permitiam a interpretação fotográfica de pixels gigantes, uma arte de mosaico ...

Hoje esse estilo de arte está muito popular (e em alta) na internet. Claro que não existem apenas os smiles, isso foi uma “inclusão acidental” na mania dos internautas, no original os pixels grandes não permitiriam mais do que um ponto pros olhos, no máximo.

Sempre apreciei muito os jogos dessa geração, mas a sensação da internet me parece mais voltada aquelas imagens vagas de usuários de computador que se vê em logins por aí. Acho que o retratismo oitentista dos poucos bits e de cores berrantes tem mais haver com o que fiz na minha vida até hoje… é o espírito dos 8  e 16 bits.

E é claro, me identifico muito com esse estilo… afinal, nasci nos anos 80 (1988), no século passado… muito antes de paletas com mais de 256 cores, do 3D (que substituia o 2D vigente), de 3D estereoscópico, da HDTV, das transmissões digitais… no fim, um meme nostálgico esse dos 8 bits e 16bits, por que não …

Sonic, Mario, Zelda, Metroid, Mortal Kombat, Street Fighter, Final Fantasy, Donkey Kong, Dragon Warrior, Pac-Man, Alex Kidd, Asteroids, River Raid, Streets of Rage, Spacewar!, Sonic Wings, F-Zero ... preciso continuar ?!? 

Claro que não ... Clássicos eternos onde o jogador é levado ao limite de suas habilidades e  coordenação motora: Nos games antigos isso fluia de forma natural e era a máquina que movia o gamer do começo ao fim.

Hoje com sorte você fechará um game de ação em mais ou menos 1 dia, em cerca de 8 horas de jogo, antigamente os games, por mais bobos que fossem duravam meses (sim, meses !), pois possuam mecânica simples e estratégia na medida certa. Claro que isso não é uma regra, existem suas exceções, mas o nível de jogos desse naipe nos idos passados era muito maior e isso é fato.

Com a explosão dos RPG's nos anos 80 isso foi maravilhosamente posto à prova com as vinda de  games como Shining Force, The Legend of Zelda, Final Fantasy, Dragon Warrior, Mana e Phantasy Star (Claro,  nos anos 90 presenciamos os esplendorosos The Legend of Zelda: A Link to the Past, Chrono Trigger e Secret of Mana).

Enfim, a temática do jogo é essencial, o desafio é intenso, a qualidade é minimamente competente, esses sempre foram quesitos para o sucesso de um jogo, ontem, hoje e sempre.

Talvez o sucesso se derive exatamente por que antigamente, a qualidade saia de forma natural e espontânea, de forma dinâmica e aguda, com uma enxurrada de clássicos e sub-clássicos com o passar dos anos.

A valorização seria natural, e hoje, no século XXI, com consoles de ponta e o "boom" online, podemos crer que os games antigos só nos fazem ter mais alegria em fechá-los mais e mais, seja por pontuação ou  pela nostalgia, mesmo que seja de forma vaga e repetida. É o espetáculo do entretenimento digital, desde a chegada do Magnavox 100 às nossas residências até ao lançamento dos mais atual equipamento, o Nintendo 3DS.

Take care, my friend !

E sempre levem em seus corações: Games antigos são o equilíbrio e a história viva em si nos clássicos mais aclamados pela mídia universal de ontem. Jogue, confira e se divirta. A internet oferece milhões de opções da mais pura nostalgia virtual.

2 comentários: