sábado, 30 de abril de 2011

Qual o futuro dos games ? - Crônica


A indústria do entretenimento não tem planos de deixar a sua sala de estar em breve. O mercado de jogos eletrônicos está em plena expansão. Os jogos de hoje rendem mais realismo do que nunca, e o que rende mais diversão também é o que rende mais vendas. Mas, e o amanhã ?

Como pode parecer um jogo eletrônico no futuro, após um game tornar-se uma forma tradicional de entretenimento? O que serão das plataformas e dos consoles ? Quais são os desafios morais que ele apresentará ?

Muitos têm escrito sobre o futuro dos games e que o modo como jogamos atualmente vai prevalecer à longo prazo, ou talvez teorizar como os jogadores irão se divertir em um playground virtual num futuro distante ...

Vamos especular sobre o mundo dos jogos de algumas décadas até hoje, um tempo antes de a maioria de nós ter sofrido o nascimento, e nossos descendentes, a os anos dourados. Na cronologia do filme que estamos em algum lugar entre Lawnmower Man e AI-Se, "A Lei", de Alan Moore nos dá a entender o poder que o processador das plataformas nos oferece com o passar do tempo. 

A teoria de que um processador dobra a sua potência a cada 48 meses ainda está em vigor, teremos jogos em sistemas com velocidades bem maiores do que 10.000 Ghz no futuro então ?

É claro que, a esta altura, o Vale do Silício pode ser renomado de "Bio Valley" ou "Vale Molecular" porque processadores provavelmente serão baseados em alguma forma de nanotecnologia. Não se preocupe, não vamos ficar preso aos detalhes de tecnologias específicas. Nós vamos ter uma visão geral, quase que superficial e se divertir especulando.

Não importa o quão longe os avanços da tecnologia em alguns aspectos dos games pode permanecer constante. Os enredos e os personagens de jogos de RPG de hoje provavelmente permanecerão intocáveis assim como os de todos os outros estilos, imortais, lendas da várias gerações.  

Tais elementos como a pontaria das armas, a emoção da velocidade no gênero de corrida, o duelo clássico de simuladores de vôo, e o "strategizing" do jogo mais antigo do mundo, o xadrez, irão ao meu ver continuar até que nossas vidas se sucumbam. Seria de se esperar que os elementos básicos de diversão no coração de qualquer homem permanecessem intactos.

Uma das visões mais fascinantes atualmente do incrível mundo do desenvolvimento de futuras tecnologias é o filme "Star Trek: The Next Generation", dentro do filme à uma produção holográfica produzida com simuladores e uma tecnologia chamada no filme de "Holodeck".


Science Vs. Fiction - "Holodeck" of Star Trek movie.

Projetado feito descaradamente para fins de lucratividade e lazer em longas-metragens desgastantes e viagens interplanetárias, o "Holodeck" permite aos usuários do filme executar programas para experimentar um período histórico, resolver um problema pessoal, ou apenas se divertir. 

O "Holodeck" faz um trabalho tão bom de simulação de realismo que os tripulantes têm por vezes a dificuldade de distinguir personagens reais dos virtuais.

Nós provavelmente estamos muito longe de ter um "Holodeck" em qualquer segmento de nossas vidas atuais, mas todos nós podemos ver o dia seguinte, quando um personagem de algum game aparece como um ser humano real. Por fim, vamos acabar com uma plataforma de games que simula a realidade de uma maneira muito convincente.  

Como podemos saber se a experiência do "Holodeck" mostrado em Star Trek é algo utópico ? Porque é isso que queremos, sempre. E a tecnologia junto do capitalismo exacerbado de algumas empresas sempre irá garantir que, eventualmente, iremos conseguir o que queremos.


Que característica podem ter os games do futuro ?

Fora os títulos single-player para consoles e PC's, a maioria dos jogos têm historicamente a necessária interação humana. A necessidade de um adversário ou companheiro de equipe sempre vai existir, porque nenhum jogador é uma ilha deserta.  

O surgimento de clãs que competem em escadas e ligas são apenas um aperitivo do que vai acontecer quando os games desse tipo se tornarem "mainstream" (estarem no auge). Ele irá despertar os 5 sentidos das pessoas com tecnologia de ponta para isso, segundo pesquisas internacionais, até 2020.
 

A experiência sensorial humana é limitada aos 5 sentidos. É apenas uma questão de tempo antes de os desenvolvedores de jogos serem capazes de se capitalizar sobre cada um deles. Não só vamos sentir a sua dor, mas ver, ouvir, saborear e sentir o cheiro das coisas.  

Um hardware típico de hoje estimula os sentidos da visão, audição, e talvez as sensações (retorno de forças sobre a tela, como o Kinect). Deveríamos estar vendo os dispositivos de hardware chegar além de uma tela de exibição simples e alto-falantes para estimular os outros sentidos também.


Finalmente, deve haver algum tipo de revolução a se mostrar visualmente nos futuros hardwares que mergulharão o jogador de vez para "simplesmente" pintar uma tela plana com pixels como monitores de computador de hoje e as telas de televisão fazer interação total conosco.


Os games eletrônicos irão fazer um grande salto quando um novo tipo de dispositivo de exibição for inventado para substituir o monitor / tela da TV 3D, por quê com pouco nos sentimos no melhor dos futuros, mas não estamos. 

Tal dispositivo, uma vez desenvolvido, padronizado e produzido em massa, irá fornecer o nível de realismo necessário para atrair um grande número de consumidores para o "hall" dos jogos eletrônicos. Talvez neste ponto os games podem entrar de vez no "mainstream" e competir com a indústria cinematográfica em termos de interatividade, pois como sabemos, os games já superaram Hollywood a mais de cinco anos.

A "Ethereal Technologies" dos EUA desenvolveu uma tecnologia de exibição de gráficos que podem lançar as bases para uma revolução de um novo display visual. A volumétrica "Imaging Systems" ou estação de trabalho "VIS4D" permitirá que os usuários percebam em tempo real, imagens 3D sem o uso de óculos. Segundo o site da empresa, interagindo com personagens em 3D de videogames e ambientes é um dos usos potenciais.  Fonte: Google.

Mesmo que essa tecnologia específica não seja a única que revolucionará a experiência visual de jogo, ela mostra que os desenvolvedores compreedem o potencial que um dispositivo de visualização realista holográfica pode nos proporcionar.


Entenda: Em vez de apenas ouvir o som de uma explosão e ver seus efeitos, um jogador de futuro vai sentir as ondas de choque também. Um produto atual que demonstra essa idéia é o fone de ouvido "Rumblefx", que segundo a empresa, "vai tremer e vibrar por uma sensação totalmente viciante que torna a realidade virtual de áudio posicional por  todo os lados e sentidos." Fonte: Google.

Talvez alguém vai mesmo desenvolver um dispositivo de áudio para jogos que transmite o som através da pele, semelhante ao "Neurofone" do  Dr. Patrick Flanagan, que atualmente é usado para ajudar os surdos na audição (O japonês Hideo Kojima, produtor das séries Metal Gear e Zone of the Enders, já havia comentado algo do tipo a mais de 10 anos !).

Todos nós já fomos piloto nos arcades onde a inclinação e a sacudida faziam efeitos inimagináveis até então. Alguns maníacos por simuladores de voo até mesmo usam cadeiras especiais para simular as posições de vôo.

Ao discutir o sentido do tato, a atual tecnologia produzida pela Microsoft, o Kinect, imediatamente vem à nossa mente. Como uma tecnologia natural, o seu potencial é limitado, mas se adaptou aos hardwares do futuro, e como sempre, é considerado uma esperança sobre algum divertimento na forma sísmica nos dias de hoje. Imagine, ele pode simular um terremoto do "Holodeck" daqui à alguns anos ?.

Adora o "cheiro" de "guerra" pela manhã ? Planos de utilizar o sentido do olfato em futuros games já estão em desenvolvimento. Uma empresa chamada "DigiScents" desenvolveu o dispositivo "iSmell", que dizem que é um "dispositivo de computador falante, de porte periférico que se conecta à porta serial ou USB do seu computador e se conecta à uma tomada de corrente elétrica onde emite vapores, naturalmente, baseado no usuário espaçial pessoal. Fonte: Google.


Jonathan Seidenfeld, um diretor da "DigiScents" diz: "Assim como o PlayStation revolucionou os jogos interativos, o iSmell terá jogos para o próximo nível de imersão e realismo." Dizem que essa coisa realmente funciona. Mais de 2000 desenvolvedores de jogos já se inscreveram para usar o SDK.

Como os desenvolvedores de games poderão integrar o sentido do gosto em jogos no futuro ainda não se sabe. Mas certamente irá significar ganhos de rendimento potenciais para a "Starbucks, Sara Lee, e Baskin Robbins", empresas americanas de alimentos, sim, a piada foi sem graça ... Acho que até mesmo o melhor bolo de queijo holográfico não seria completamente perfeito ao paladar, o mais tênue de todos os cinco sentidos.

 
Um dos fatores que permitiu que as vendas de PC's explodissem nos anos 80 foi o baixo custo. Se aceitarmos que os computadores e os consoles estão mais acessíveis hoje, então no amanhã as  plataformas de jogos provavelmente irão vender uma faixa de preço razoável caso necessite disso. 

Alguns slogans de propagandas no futuro poderia ser "Mantenha os seus filhos fora das ruas perigosas e fora de um ambiente sujo. Experimente o nosso seguro e limpo game 3D ambiental " ou "Ensine aos seus filhos os valores da família de nosso Deus, com o clássico Capture the Flag de Unreal Tournament ". Será personalizável ao nível de insanidade que você quer ...

A utilização de mapas, skins e modelos, provavelmente serão comercializados em toda a comunidade de usuários da internet assim como são hoje. É claro que um arquivo de holografia em 3D será muito maior e mais detalhada do que a variedade atual. Felizmente, os modems de 56k serão encontrados somente em museus por esse tempo.

 
Se queremos incutir em nossas crianças o conhecimento do futuro, teremos de fazê-lo através destas plataformas de games. Cada criança vai exigir um game sobre qualquer tema. Quando o apoio educativo é integrado com o poderoso veículo do entretenimento, o poder didático dos jogos serão realizados de forma muito mais efetiva na cultura das pessoas

Quem sabe o que pode acontecer com a aprovação dessas tecnologias ? Os governos podem mesmo subsidiá-las se houver protestos suficiente contra a divisão de entretenimento ? Qaul seria a forma censurativa desses games ?

O futuro dos games tem potencial para se tornar benéfica ou destrutiva para a sociedade, assim como qualquer outra tecnologia. Os games no futuro serão realistas e interativos. Ainda temos as faixas etárias, a representação da nudez e da violência pode começar a se tornar uma preocupação até mesmo para aqueles que estão fora da multidão da censura. A comercialização de um sistema de jogo no estilo  "Holodeck" traria muita controvérsia à respeito de muitas questões morais.  


Você quer que ver seu filho ir para a "guerra" onde os jogos simulassem algo para competir em combates com gladiadores em que os adversários eram indistinguíveis das pessoas reais ? Você gostaria de matar algo que parecia, aparecia e cheirava real como na tecnolgia sobre o cheiro já mostrada nessa matéria ?

Os consumidores poderiam querer essa experiência de jogo realista tanto que ocasionaria um ciclo vicioso ? Será que o senso de realidade ficaria abstrato entre os gamers ?


Num filme chamado "Westworld", os clientes pagam para participar de um parque de diversões que simula um ambiente ocidental que permite o cumprimento de missões, tais como roubando bancos, sexo, tiroteios, etc e ainda temos o filme "Expendable Robots" onde encena as peças dos personagens com os quais os clientes interagem virtualmente, que tipo de futuro seria esse ? 

Um cliente finalmente pergunta: "Como eu sei que a pessoa que eu matei era um robô?" Os personagens principais, eventualmente, irão tornar-se insensível à promiscuidade e à violência ?

Naturalmente, o mau funcionamento dos robôs que começam a matar os clientes como um ser humano seria no mínimo curioso. Que venha o futuro dos games !

Take care !


Um comentário:

  1. O futuro será... legal. *-*

    Quem liga para a realidade? Vamos jogar videogames. ÒÓ9

    ResponderExcluir