sábado, 30 de abril de 2011

Tokyo Game Show / 東京ゲームショウ - Mundo Gamer

A Tokyo Game Show, ou se quiser simplesmente "TGS", é um evento de games realizado anualmente no Japão, considerado o maior evento asiático de games. 

Desde 1996 a segunda maior feira de games do mundo é recheada e atacada todos os anos por novidades marcantes, novos títulos e lindas mulheres em seus cosplays.

Chiba é a cidade japonesa escolhida e por lá muitos designers, produtores, diretores, roteiristas e propriamente jornalistas mostram e esbanjam novidades e arrancam sorrisos das pessoas lá presentes. 

No nível da E3, a TGS também oferece transmissões ao vivo desde 2007, com horas e dias marcados e streamings ilimitados oferecidos à vários sites que se oferecem para tais transmissões.


Ficha Técnica:


Nome Completo: Tokyo Game Show - (東京ゲームショウ Tōkyō Gēmu Shō);
Local: Shiba, Japão;
Principais empresas: Sony, Capcom, Konami, Sega, SNK Playmore, Square-Enix e Tecmo;
Nível de importância: 1 / 10 - 9;
Patrocinadores: Cesa, Nikkei PB. - (Empresas japonesas);


Introdução ao evento.

Ao contrário da Electronic Eintertainment Expo (E3), a TGS é aberta publicamente em seus últimos dias de convenção.

Todos os anos a Tokyo Game Show se realiza sempre no mês de outubro. Nos meses de Junho e Julho se realizam as organizações do evento onde são revelados detalhes, poster oficial e tabela de dias.

A Tokyo Game Show tem por finalidade exibir e revelar novos talentos da indústria japonesa, assim como revelar grande lançamentos do mercado oriental de games. 

Nos últimos anos isso têm sido diminuído num ritmo acelerado e muitas softhouses japonesas por opção tem produzido suas principais franquias em desenvolvedoras ocidentais.

Desde 2000 a cota da participação global do mercado de jogos japonês vem diminuindo significativamente, porém a Tokyo Game Show em 2010 bateu o recorde mundial de participantes: cerca de 207 mil pessoas do mundo todo foram prestigiar o evento.

Desde 2009, a TGS envolve um total de sete áreas que consiste tanto do público de negócios e áreas de ensino quuanto de admiradores e jornalistas.
.
.
Por dentro da Tokyo Game Show - Entendendo por vídeos as dimensões do evento.


Organização do evento

A Tokyo Game Show implanta estandes individuais desde 2004 separados por temas e grupos.
 
 .
Área Geral e de testes. 
A área de maior e principal cobertura, que abriga a maioria das empresas de videogames tais como Capcom, Sony e Square-Enix, bem como grupos de empresas no exterior que estão alojados em pavilhões como o Pavilhão de Pequim e o Pavilhão do Canadá.
 .
 
Área Advanced Mobile e PC.
Ela abriga importantes empresas de computação japonesas que apresentam seus produtos na feira, tais como desktops e notebooks japoneses. Aqui também se aplica as empresas japonesas de telefonia móvel.
 .

Espaço Kids'.
Outra área que é utilizada para novos jogos que estão destinados a um público mais jovem, como as crianças. Empresas como a Taito e Sega estão alojadas aqui Desde 2009 o espaço kids possui vários brinquedos e exposições eletrônicas que elevam ainda mais esse setor do evento.
 .
 
Games na Área Escolar.
Nesta área se concentram os jogadores mais fanáticos, desde gamers do PS3 até hardcores do Xbox 360.

Esta área se divide em empresas e universidades que oferecem cursos de games para alunos, onde a intenção é educá-los e capacitá-los na criação de jogos e design digital, as exposições comprovam tal fato.  

Abriga faculdades como Faculdade Profissional de Tecnologia da Informação e Designer de Tóquio Gakuin College, Numazu.
 .
 
Área de Vendas.
É a área principal da convenção da TGS, onde a maioria das vendas e transações de negócios entre empresas e consumidores são realizadas. Empresas alojadas aqui incluem Nikkei Business Publications, Inc.
 .
É nessa área que temos várias negociações entre mercado ocidental e oriental, diz a lenda que muitos games hoje famosos, desde 1996 foram aprovados na TGS, tais como Resident Evil, Metal Gear Solid  e Silent Hill. 


Área de Soluções de Negócios.
É a principal área de negócio da Games Convention, e não é aberto ao público. Empresários e managers de várias empresas aqui negociam e locupletam valores e fecham negócios.

Foi aqui por exemplo que a SNK se juntou com a Playmore e a Sega com a Sammy. Nada se confirma, mas ao que parece, a Taito também haveria fechado acordo com a Square-Enix via TGS 2004.
 .
Muitos sites e blogs internacionais têm uma história de apoio e ampla cobertura da TGS com transmissões ao vivo, previews de jogos, médias de preview e as entradas dos blogs que cobrem os eventos de imprensa popular.  
 .
Alguns dos sites mais populares se incluem, mas não estão acima de alguns como a IGN, GameSpot, Kotaku, 1UP.com, GameTrailers e ScrewAttack.


Tokyo Game Show - Ano a Ano.
 

-- Tokyo Game Show antes de 2004 --

A primeira Tokyo Game Show foi realizada em 1996. Originalmente, o espetáculo era realizado duas vezes por ano, uma vez na primavera e outra no outono (na Tokyo Big Sight)

Porém esse formato foi descontinuado em 2002, quando o evento começou a ser realizado somente no outono. O show ainda é realizada uma vez por ano até hoje.

O evento em si era realizado somente para produtores amadores como um laboratório de desenvolvimento. Por isso a ênfase começou a ser escrita e redirecionada mundialmente apenas à partir de 2004. 


-- Tokyo Game Show - 2004 --


A Tokyo Game Show 2004 foi realizada em 24 de setembro, 25 de Setembro e 26 de setembro de 2004. 
 
Ele apresentava 117 expositores mostrando mais de 500 computadores e produtos de videogame relacionados à 160 mil visitantes. Foi um dos maiores eventos da história a TGS.

Marcou o lançamento e a exposições do até então novos portáteis Nintendo DS e PSP. Também marcou por apresentar grandes projetos como Onimusha 3: Demon Siege e Devil May Cry 3. Além de da continuação do aclamado game de corrida Gran Turismo, Gran Turismo 4.

Poster oficial:


-- Tokyo Game Show - 2005 --

  
A Tokyo Game Show 2005 foi realizada entre 16 de Setembro até 18 setembro de 2005. A Microsoft realizou sua conferência com a imprensa, em 15 de setembro de 2005, um dia antes da abertura da Tokyo Game Show.

O show foi aberto com duas palestras realizadas em 16 de setembro. A primeira foi dada por Robert J. Bach, vice-presidente sênior para a divisão de Home and Entertainment e diretor-chefe do Xbox na Microsoft. Seria o pré-lançamento do Xbox 360.

Embora tradicionalmente a Nintendo não participa da Tokyo Game Show, o seu presidente, Satoru Iwata realizou uma palestra em 2005, onde revelou o connsole da Nintendo, o Wii, então conhecido como "Nintendo Revolution".

Houve sugestões por Ken Kutaragi de que o PlayStation 3 seria jogável na Tokyo Game Show, mas este não aconteceu.

Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots foi exibido publicamente pela primeira vez em forma de trailer. A demo MGS4 também foi demonstrada por Hideo Kojima no palco da Konami, rodando em tempo real em um devkit do PS3.

Poster oficial: 


-- Tokyo Game Show - 2006  --


O evento ocorreu no centro do eventos tradicional de Chiba. A feira de 2006 era ansiosamente aguardada, já que a guerra entre Microsoft, Sony e Nintendo tomaria novas proporções ...

Outro fator para a ampliação do prestígio da TGS foi o número recorde até então de expositores, cerca de impressionantes 148 empresas que apostaram suas fichas em gigantescos estandes com demos, videos e claro, belas mulheres com roupas pouco formais ... 

O evento também foi o primeiro a implantar cosplays, onde alguns deles foram premiadíssimos meses mais tarde em exposições próprias.

2006 também marcou a ansiedade pós-God of War em demonstrar algum vídeo da até então nova aventura de Kratos. God of War 2 foi aplaudidíssimo no evento.
 .
Poster oficial:


-- Tokyo Game Show - 2007 --


Kingdom Hearts: Birth by Sleep (PSP), Kingdom Hearts 358 / 2 Days (DS) e Kingdom Hearts coded (Mobile) foram revelados pela Square-Enix, advindos dos sucessores anteriores da série para o PlayStation 2.

A Sony anunciou um rumble para controle do PS3 com o nome de "DualShock 3", que foi lançado no Japão em novembro de 2007, na América do Norte e na Europa foi lançado na primavera de 2008. 

A PlayStation Home foi adiada até a primavera de 2008, e o lançamento de um serviço PlayStation Store para o PlayStation Portable no Japão também havia sido anunciado.  
Além disso, a Microsoft anunciou que Ninja Gaiden II seria lançado exclusivamente para o Xbox 360. O jogo de PSP Secret Agent Clank também foi anunciado.
 .
Poster oficial:
.

-- Tokyo Game Show - 2008  --
.
.
A Tokyo Game Show 2008 foi realizada a partir de 09 de outubro, com o 12 dias de evento. Os dias 1 e 2 foram abertos apenas à imprensa enquanto os dias 3 e 4 foram abertos ao público em geral.  
 .
O CESA relatou que o total de visitantes da TGS 2008 superou a marca dos 195 mil, quebrando todos os registros de presença. O jogo mais popular que foi demonstrado no evento havia sido Ace Attorney Investigations: Miles Edgeworth.
 .
O evento marcou videos e novos lançamentos bombásticos como Gears of War 2, Resident Evil 5, God of War 3 e Street Fighter IV. Além de grandes novidades como Wii Music e Uncharted 2: Among Thieves, até então desacreditado pela imprensa como um "arrasa-quarteirões".
 .
Poster oficial:

.
-- Tokyo Game Show - 2009 --
 .
 .
A Tokyo Game Show de 2009 foi realizada a partir de 24 setembro - 27 setembro com o mesmo negócio e a mesma proporção das anteriores além de formatar dias públicos como nos últimos dois anos.
 .
Empresa como Konami, Sony, Capcom e Square-Enix estavam à todo vapor com anúncios e novos vídeos de suas principais franquias.

Metal Gear Solid: Peace Walker seria o mais ovacionado. Final Fantasy XIII foi mostrado pelo próprio criador, Tetsyia Nomura e pelo lados da Capcom haveria o vídeo final de Resident Evil 5, com uma demo, onde não obteve grandes elogios. 
.
Haveria também a surpresa e as revelações de Bayonetta, nova investida de Hideki Kamiya, ex-Capcom em sua nova série pela nova produtora de jogos japonesa, a Platinum Games.
.
O evento não bateu o recorde de 2008 e foi considerado um dos mais fracos da história como dito em vários sites e revistas especializadas.
 .
Poster oficial:
 .
.
-- Tokyo Game Show - 2010  --


O evento de 2010, considerado por muitos como a maior Tokyo Game Show da história continuou com o mesmo formato e teve duração de 3 dias. O evento bateu o seu recorde com mais de 207 mil visitas !

Muitos games foram mostrado e "remostrados" advindos da gloriosa E3 2010 que obteve tamanho sucesso quanto o evento oriental. Muitos lançamentos foram anunciados e novos games até hoje não lançados também.

Destaques para Metal Gear Solid: Rising onde foi mostrado a engine utilizada para a produção da nova aventure da Kojima Productions. Também obteve grande sucesso as mostras de games como Dead Rising 2, Pokémon Black & White, Final Fantasy XIII-2, e mostras bombásticas como o modo online de Halo: Reach.

O evento também marcou pela mostra principal do novo portátil da Nintendo, o Nintendo 3DS, prometendo desde a E3 daquele ano ser um dos mais poderosos e multi-funções da história. Com tela 3D "no-glasses", Podendo ver filmes autorizados por grandes produtoras e com um hardware superior ao do Nintendo Wii.
 .
Poster oficial:
..
.
-- Tokyo Game Show - 2011 --
.
.
Prometendo ser a maior feira do evento, com um novo stand-up, a TGS 2011 promete se igualar à E3 em termos de tecnologia e estandes de produtoras.

Segundo o organizador do evento, a Sesi japonesa, a expectativa é de cerca de 300 mil visitantes ! Superando o recorde mundial que é o da Gamescom de 2007, onde teve mais de 270 mil europeus no maior evento europeu de games.

Poster oficial:
.
Take Care, e muito bem-vinda, TGS de 2011 ! Segundo maior evento do planeta de games, e o maior da ásia !

5 comentários:

  1. Ah, Japão e games... acho que eu me daria bem lá. *-* /sugeee

    Eu começei a acompanhar esse eventos recentemente, mas acho que agora já posso ter uma nossão de como as coisas aconteceram, valeu Milton e que venha a próxima TGS. o/

    ResponderExcluir
  2. Bela matéria.

    Somos dois que nasceram no lugar errado, Murilo. Às vezes eu sonho em ter nascido nipônico. Quase tudo lá me agrada: a educação, o respeito, a cultura, a religião e também os games.

    Quanto a esse evento que vem crescendo muito, conforme foi identificado na matéria do grande Milton, podem esperar por uma matéria especial acerca do evento deste ano. Aliás, uma matéria não: todas quanto forem necessárias, porque com certeza vai ter muito assunto no decorrer do evento. Faremos uma cobertura completa especial ao estilo Melhor Final, eu e o Milton, aqui no blog.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, no decorrer da E3 e da Tokyo Game Show ...

    Ops, aqui é gamer fanático dos mais "xiitas", meu amigo ...

    E3, GDC, Rio Game Show, Tokyo Game Show, GamesCom, GDC Europe, os mais importantes eventos do mundo terão total atenção e cobertura da Melhor Final.

    O blog se desculpa desde já por não termos dado a devida atenção à GDC deste ano, sentimos profundamente, mas ano que vem prometemos cobertura completa do evento !

    Take care !

    ResponderExcluir
  4. Pois é. Passamos em branco pela GDC por um motivo: naquela época, nós ainda estávamos nos estruturando. O evento aconteceu de 28 de fevereiro a 4 de março, e, nesse período, o blog estava beeeem no comecinho, estava mais preocupado em como montar o blog, layout essas coisas, então passamos em branco mesmo pelo evento. Agora que as preocupações não vigoram mais, podemos nos dedicar de corpo e alma a tudo quanto for evento. hehe.

    ResponderExcluir
  5. Mal posso esperar por elas.

    ResponderExcluir