quarta-feira, 27 de abril de 2011

Shenmue II -シェンムーII の - Análise


"Nihon" (Japão), fim da década de 80, os anos dourados ... Após termos assistido ao brutal assassinato do seu pai, Ryu, o personagem principal de toda a trama e aquele que controlamos, parte para a ilha de Hong Kong em busca de novas respostas e vingança.

Informações técnicas:
 
Nome completo: Shenmue II - シェンムーIIの Shenmū II no;
Publicação: Sega;
Desenvolvimento: Sega-AM2;
Gênero: Adventure / Sandbox;
Diretor: Yu Suzuki;
Plataforma: Sega Dreamcast - ( 1998* - 2001+) / Xbox - (2001* - 2006+);
Data de lançamento: 06 de Setembro de 2001 - (Japão);
Faixa etária: 14+ - (Teen / ESRB - North America);

Introdução:

Aqui apenas levamos nossa mochila e a vontade de Ryu em fazer justiça com as próprias mãos, tentando novamente encontra Lan-Di, um ser obscuro do mundo das artes marciais chinesas e como dissemos na análise anterior, mafioso, sim, ele pertence a centenária máfia chinesa: Os Tríades.

Contando os fatos, no primeiro Shenmue ele procura um artefato milenar, passado desde tempos remotos pela família de Ryu, o famoso Espelho Phoenix. Lan-Di tenta roubar do pai de Ryu, e após um infeliz episódio na própria casa do nosso personagem, Lan-Di se apodera de bem mais precioso da familia Hazuki.

Shenmue II, após o falecimento do Dreamcast, obteve uma conversão ocidental para o primeiro Xbox, em uma versão não muito inovadora, mas tão competente quanto a original.

O grande gênio, criador de clássicos como Virtua Fighter, Out Run, Super Hang-On e After Burner, Yu Suzuki exibe agora sua mais recente "criação", perfeitamente anexada na mística da cultura japonesa, onde as crenças ancestrais e as artes marciais se flexionam num título de proporções totalmente épicas.

Shenmue II não é um simples game sandbox / aventura, onde teremos de desvendar e resolver os problemas que Ryo enfrenta em sua nova missão.  Hong Kong traz muito mais mistérios do que Fukuoka, e a ilha chinesa não será um lugar tão calmo assim para se explorar e finalmente trazer a paz dentro de seu coração.

Em Shenmue II, ao contrário do que acontece em alguns títulos semelhantes, somos convidados a participar e interagir em um mundo totalmente em 3D de proporções megalomaníacas, onde tudo é permitido para atingirmos o nosso objetivo final, enfrentar e derrotar Lan-Di.



Shenmue 2 - Intro.

Além do game da Sega contar com um enredo simplesmente genial, que facilmente irá envolver até o jogador mais cético, Shenmue II colocará ao alcance das nossas mãos um verdadeiro filme interativo, onde cada decisão ou cada erro terão consequências reais no desenvolvimento da trama. 

O cenário, Hong Kong, não é uma cidade vazia, porém fervente de vida, com mais de 1000 personagens únicos onde poderemos interagir, bater, conversar e compartilhar elementos do jogo.

O motor gráfico do game impressiona para a época: São mais de 300 milhões de polígonos por segundo, rodando na mesma proporção dos games mais bonitos da geração 128bits como Metal Gear Solid 3: Snake Eater e Resident Evil 4, por exemplo.

Ao ser lançado para o Dreamcast, Shenmue recebeu excelente críticas da imprensa e a aprovação geral do público. O game continha alguns defeitos quase imperceptíveis, mas isso não impediu  que uma enorme  legião de fãs apreciassem e se deliciassem com a aventura mais genial da carreira de Yu Suzuki. 


 Capa original de Shenmue II, lançado em 2001. O game alavancou por 7 meses as vendas do Dreamcast.

A série Shenmue originalmente foi desenvolvida para o Dreamcast onde o primeiro game foi apenas o primeiro capítulo com transição direta para o segundo episódio.

Em Shenmue 2, Ryu voltará a contar com seu arsenal anterior de recursos como mapas e seu famoso caderno de anotações, já que muitas vezes os cenários serão bem maiores do que Yokosuka e Fukuoka (Cenários do primeiro game).

Também poderá escolher várias opções de diálogos e uma interface totalmente sensivel ao contexto da trama como em The Legend of Zelda por exemplo, onde cada botão terá uma função própria dependendo da onde o personagem estiver.

Você, caro leitor do blog Melhor Final, se lembra como muitas vezes era necessário ficar esperando horas e horas por eventos com hora específica ? Shenmue II permite "pular" até a hora do dito evento, uma função que veio a calhar visto que muita gente enjoava de esperar pela cidade no primeiro episódio da série. Os loadings e a fluência gráfica também melhoraram bastante.

Gameplay em imagens:



Em Shenmue II existem milhões de maneiras de se ganhar dinheiro: Você pode vender brinquedos (em Shenmue II, sua coleção realmente vale alguma coisa ...), entrar em competições amadoras de queda-de-braço, tentar a sorte nos dardos (Hong-Kong, muthafucka' !), Shenmue II é um jogo bem ao estilo GTA mesmo, uma versão muito melhor do que seu antecessor.

Ryo terá a ajuda constante de sua "amiga" secreta, e isso terá muita influência no decorrer da história. Espere também muitos socos, pontapés, roundhouse-kicks e golpes de kung-fu. Shenmue II é a essência virtual do legítimo game oriental de porradaria beat-em-up em 3D. 

A sensação é maravilhosa e se encaixa perfeitamente com o enredo, nada forçado ou artificial, Ryo está melhor do que nunca !

Shenmue 2 oferece tudo o que os fãs mais queriam e muito mais. Em muitos aspectos ainda peca, mas no geral são erros que nem de longe chegam a incomodar o gamer amante de um bom jogo, e que jogo !


Shenmue II - Video Review

Análise em notas:

Jogabilidade: 9,9
Trilha Sonora: 10;
Enredo: 10;
Gráficos: 9,8;
Replay: 9,6;

Nota Final: 9,9;

2 comentários:

  1. Saudade desse jogo. Jogaço. Apesar de nunca ter fechado, lembro-me das cenas iniciais, como a perseguição àquele babaca que rouba a minha mochila no começo do game. Ah, e também lembro das lendárias quebras-de-braço com os marinheiros.

    Um dia o jogarei novamente.

    ResponderExcluir
  2. Queria ter jogado mais para sentir mais saudades dele também, mas creio que meu Dream não tá mais funcionando. Bem que podia ter saido no Dreamcast Collection... )=

    ResponderExcluir