"Nihon" (Japão), fim da década de 80, os anos dourados ... Após termos assistido ao brutal assassinato do seu pai, Ryu, o personagem principal de toda a trama e aquele que controlamos, parte para a ilha de Hong Kong em busca de novas respostas e vingança.
Informações técnicas:
Nome completo: Shenmue II - シェンムーIIの Shenmū II no;
Publicação: Sega;Desenvolvimento: Sega-AM2;
Gênero: Adventure / Sandbox;
Diretor: Yu Suzuki;
Plataforma: Sega Dreamcast - ( 1998* - 2001+) / Xbox - (2001* - 2006+);
Data de lançamento: 06 de Setembro de 2001 - (Japão);
Faixa etária: 14+ - (Teen / ESRB - North America);
Introdução:
Aqui apenas levamos nossa mochila e a vontade de Ryu em fazer justiça com as próprias mãos, tentando novamente encontra Lan-Di, um ser obscuro do mundo das artes marciais chinesas e como dissemos na análise anterior, mafioso, sim, ele pertence a centenária máfia chinesa: Os Tríades.
Contando os fatos, no primeiro Shenmue ele procura um artefato milenar, passado desde tempos remotos pela família de Ryu, o famoso Espelho Phoenix. Lan-Di tenta roubar do pai de Ryu, e após um infeliz episódio na própria casa do nosso personagem, Lan-Di se apodera de bem mais precioso da familia Hazuki.
Shenmue II, após o falecimento do Dreamcast, obteve uma conversão ocidental para o primeiro Xbox, em uma versão não muito inovadora, mas tão competente quanto a original.
O grande gênio, criador de clássicos como Virtua Fighter, Out Run, Super Hang-On e After Burner, Yu Suzuki exibe agora sua mais recente "criação", perfeitamente anexada na mística da cultura japonesa, onde as crenças ancestrais e as artes marciais se flexionam num título de proporções totalmente épicas.
Shenmue II não é um simples game sandbox / aventura, onde teremos de desvendar e resolver os problemas que Ryo enfrenta em sua nova missão. Hong Kong traz muito mais mistérios do que Fukuoka, e a ilha chinesa não será um lugar tão calmo assim para se explorar e finalmente trazer a paz dentro de seu coração.
Em Shenmue II, ao contrário do que acontece em alguns títulos semelhantes, somos convidados a participar e interagir em um mundo totalmente em 3D de proporções megalomaníacas, onde tudo é permitido para atingirmos o nosso objetivo final, enfrentar e derrotar Lan-Di.
Shenmue 2 - Intro.
Além do game da Sega contar com um enredo simplesmente genial, que facilmente irá envolver até o jogador mais cético, Shenmue II colocará ao alcance das nossas mãos um verdadeiro filme interativo, onde cada decisão ou cada erro terão consequências reais no desenvolvimento da trama.
O cenário, Hong Kong, não é uma cidade vazia, porém fervente de vida, com mais de 1000 personagens únicos onde poderemos interagir, bater, conversar e compartilhar elementos do jogo.
O motor gráfico do game impressiona para a época: São mais de 300 milhões de polígonos por segundo, rodando na mesma proporção dos games mais bonitos da geração 128bits como Metal Gear Solid 3: Snake Eater e Resident Evil 4, por exemplo.
Ao ser lançado para o Dreamcast, Shenmue recebeu excelente críticas da imprensa e a aprovação geral do público. O game continha alguns defeitos quase imperceptíveis, mas isso não impediu que uma enorme legião de fãs apreciassem e se deliciassem com a aventura mais genial da carreira de Yu Suzuki.
Capa original de Shenmue II, lançado em 2001. O game alavancou por 7 meses as vendas do Dreamcast.
A série Shenmue originalmente foi desenvolvida para o Dreamcast onde o primeiro game foi apenas o primeiro capítulo com transição direta para o segundo episódio.
Em Shenmue 2, Ryu voltará a contar com seu arsenal anterior de recursos como mapas e seu famoso caderno de anotações, já que muitas vezes os cenários serão bem maiores do que Yokosuka e Fukuoka (Cenários do primeiro game).
Também poderá escolher várias opções de diálogos e uma interface totalmente sensivel ao contexto da trama como em The Legend of Zelda por exemplo, onde cada botão terá uma função própria dependendo da onde o personagem estiver.
Você, caro leitor do blog Melhor Final, se lembra como muitas vezes era necessário ficar esperando horas e horas por eventos com hora específica ? Shenmue II permite "pular" até a hora do dito evento, uma função que veio a calhar visto que muita gente enjoava de esperar pela cidade no primeiro episódio da série. Os loadings e a fluência gráfica também melhoraram bastante.
Gameplay em imagens:
Em Shenmue II existem milhões de maneiras de se ganhar dinheiro: Você pode vender brinquedos (em Shenmue II, sua coleção realmente vale alguma coisa ...), entrar em competições amadoras de queda-de-braço, tentar a sorte nos dardos (Hong-Kong, muthafucka' !), Shenmue II é um jogo bem ao estilo GTA mesmo, uma versão muito melhor do que seu antecessor.
Ryo terá a ajuda constante de sua "amiga" secreta, e isso terá muita influência no decorrer da história. Espere também muitos socos, pontapés, roundhouse-kicks e golpes de kung-fu. Shenmue II é a essência virtual do legítimo game oriental de porradaria beat-em-up em 3D.
A sensação é maravilhosa e se encaixa perfeitamente com o enredo, nada forçado ou artificial, Ryo está melhor do que nunca !
Shenmue 2 oferece tudo o que os fãs mais queriam e muito mais. Em muitos aspectos ainda peca, mas no geral são erros que nem de longe chegam a incomodar o gamer amante de um bom jogo, e que jogo !
Shenmue II - Video Review
Análise em notas:
Jogabilidade: 9,9
Trilha Sonora: 10;
Enredo: 10;
Gráficos: 9,8;
Replay: 9,6;
Nota Final: 9,9;
Saudade desse jogo. Jogaço. Apesar de nunca ter fechado, lembro-me das cenas iniciais, como a perseguição àquele babaca que rouba a minha mochila no começo do game. Ah, e também lembro das lendárias quebras-de-braço com os marinheiros.
ResponderExcluirUm dia o jogarei novamente.
Queria ter jogado mais para sentir mais saudades dele também, mas creio que meu Dream não tá mais funcionando. Bem que podia ter saido no Dreamcast Collection... )=
ResponderExcluir