quinta-feira, 28 de abril de 2011

Sonic Adventure - Análise


Ao lançar o Dreamcast, a Sega lançou junto de seu mais "novo" console o mais esperado e aclamado game da Sonic Team: Sonic Adventure. Seria a volta do mascote da Sega em grande forma num dos games mais clássicos da série.

Apesar dos problemas de adaptação de uma geração para outra (De 32/64 para 128bit), Sonic Adventure viria a ser um dos padrões da transição e do final da era PlayStation / Nintendo 64


Informações técnicas:
 
Nome completo: Sonic Adventure - ソニックアドベンチャー, Sonikku Adobenchā;
Publicação: Sega;
Desenvolvimento: Sonic Team;
Gênero: Adventure / Plataform;
Diretor: Takashi Lizuka;
Plataforma: Sega Dreamcast - (1998* - 2001+);
Data de lançamento: 23 de Dezembro de 1998 - (Japão);
Faixa etária: 12+ - (Teen / ESRB - North America);

Introdução:

Os fãs do ouriço azul sonhavam com um game do seu mascote predileto em 3D, com uma produção competente e arrasadora e que se seguisse por seu estilo tão aclamado nas gerações anteriores: A sensação de velocidade.

Enquanto o console da Sega ainda estava em fase de produção, onde seu nome ainda era "Katana" (Sim, Katana, aquela espada japonesa usada para cortar cabeças e torturas pessoas na era edo), a equipe da Sonic Team já teria projetos para o game que marcou a transição de Sonic do universo 2D para o universo 3D.

Já em 1998, com o lançamento mundial do Dreamcast, o jogo, intitulado de "Sonic Adventure" viria para as mãos de seus ardorosos fãs. 

Sonic Adventure é um game que possui diversos tipos de desafios em um só jogo. Velocidade, aventura, e vários outros elementos adicionados fazem dele um dos melhores games do ouriço até hoje.

Gameplay em imagens:


Análise técnica.

O game não utilizou sequer metade da potência do Dreamcast, porém isso não afetou a diversão e a qualidade do jogo que marcou o início em alto estilo da era 128bit. 

Os gráficos bem definidos e com muitas cores estão bastante caprichados, além claro, do processador do Dreamcast que já em 1998 possui potência para até 150 milhões por segundo.

Em termos de jogabilidade, a primeira coisa que podemos reparar é o péssimo trabalho feito com a câmera. Definitivamente, pelo menos ao meu ver, é uma das piores que já vi, e por vezes torna muito difícil a progressão pelas fases. 

Os controles também são forçados e requer movimentos rápidos e difíceis, para algo simples como correr com um personagem. Contudo isso não é um problema visto que o nível de dificuldade acrescido torna toda e qualquer vitória bastante gratificante com o decorrer do jogo.


Intro de Sonic Adeventure, mostrando CG's magníficos até então.

Com isto, posso acrescentar que para mim o ponto mais forte do jogo é a variedade. Podemos jogar como Sonic, Miles "Tails", Knuckles, Amy Rose, Big e E-102 Gamma.

Como Sonic ou Tails, faremos corridas ou tentaremos apanhar um determinado número de anéis; como Knuckles, tentaremos apanhar partes da Master Emerald, como Big, pescaremos peixes ou a rã (que ele parece adorar).

Como Amy, apanharemos anéis e como E-102, devemos completar fases de destruição, onde estaremos dependentes do nosso número de combustível e tempo.

Personagens.

Sonic the Hedgehog:


Sonic é o personagem principal do jogo e o mais convicto a derrotar "Eggman" e o seu novo plano de dominar o mundo se utilizando de sua mais nova tecnologia a nave "Egg Carrier".

Com cenários de alta qualidade, e o melhor enredo do jogo, Sonic enfrentará aventuras desde a cidade mais abalada até o oásis mais seco no mundo de Station Square.

Poderes: Homing Attack, Spin Dash, Light Speed Shoes, Crystal Ring e Ancient Light.


Miles "Tails" Prower:


Tails é o fiel companheiro de Sonic em suas aventuras desde tempos dourados. Nesta aventura tem parte primordial na história, pois ao lado de Sonic desvenda partes importantes do game, fora o compartilhamento mútuo nas fases.

A história solo de Tails é bastante simples e divertida, Na maioria das vezes você apostará corridas com Sonic e muitas das fases já percorridas pelo ouriço azul.

Poderes: Tails Attack, Flying, Jet Anklet, e Rythim Badge.

Knuckles the Echidna:


Knuckles é o eterno "rival" de Sonic. Desde sua aparição em Sonic the Hedgehog 3, o guardião da master emerald vêm tentando tirar as 7 esmeraldas místicas de Sonic, em prol do equilíbrio de seu povo.

As fases de Knuckles são simples porém demoradas. Consiste em procurar e coletar partes da master emerald em várias fases do jogo. Os lugares são diversos: Portas, terra, ar, espaço, furacão, templos, etc ...

Poderes: Knuckles Attack, Glide, Scale, Shovel Claws e Fighting Gloves.

Amy Rose:


Amy é a companheira de Sonic nos eventos percorridos de Sonic Adventure. Se alterna entre atrapalhar e ajudar a vida do nosso herói e muitas vezes isso acaba afetando muitas partes da história. A sim, ela também possui um pássaro tosco como amigo.

As fases de Amy, pelo menos para mim são as mais enjoadas junto com as de Big the Cat. Percorrer caminhos extensos com os mesmo objetivo enjoa, dando a impressão de que a equipe da Sonic Team cochilou ao dar ênfase aos personagens menos importantes da trama.

Poderes: Piko-Piko Hammer Attack, Hammer Jump, Warrior Feather e Long Hammer.

E-102 Gamma:


E-102 Gamma é um dos projetos falhos de Eggman (Dr. Robotnik se você preferir), tendo escapado e se refugiado ajudando os nossos companheiros. Amy e Big são os mais beneficiados com a ajuda deste poderoso personagem.

As fases de e-102 Gamma são mais como "Time Attacks", se o tempo cair para zero você perde e recomeça tudo de novo. A parte legal vem de destruir tudo pela frente e se deliciar com tantos pontos quanto você pode conquistar.

Poderes: Jet Booster e Gun Upgrade.

Big the Cat:


Na minha concepção é o pior personagem da série, totalmente descartável e inútil. Com pouca ênfase, Big the Cat soa como uma apelação enjoativa da Sonic Team em ter novo personagem para a franquia. Big the Cat é um gato que possui um amigo sapo, Froggy.

As fases, no "melhor" estilo Sega Bass Fishing, consiste em pescar seu amigo sapo fujão durante as várias e intermináveis fases que sua história possui. Nível de diversão: -1. O estranho é saber que é Big the Cat quem tem mais upgrades.

Poderes: Big Attack, Life Belt, Power Rod, Lure Power-Up e Fishing Master.

Muitos elementos de jogos como Crash Bandicoot, Spyro the Dragon e Legacy of Kain foram implantados como o sistema de busca, plataforma 3D de exploração e inclusão de puzzles.

Conclusão.

Sonic Adventure é um jogo feito sob medida para os fãs mais fanáticos e para aqueles que possuem um senso de nostalgia elevado, é diversão na medida certa.

Além disto, existe quase um bônus para todos dentro do jogo que é o mundo dos Chao e claro, a fase final com uma batalha épica entre Golden Sonic e Ultimate Chaos.

Aí faremos várias coisas que com o progresso na aventura vão sendo desbloqueadas, os Chao serão quase nossos filhos e depois de o respectivo ovo ser chocado poderemos interagir com eles, ver o que estão a pensar, etc. 

Além de tudo ainda existe fases bônus em um mundo paralelo chamado "Chao", onde podemos colecionar e criar pequenos filhotes extremamente inúteis de ... "Chao". 

Pode ser legal para meninas enjoadas, mas pra pessoas normais chega a ser constrangedor em determinadas partes ...

Finalizando, Sonic Adventure possui diversos pontos positivos e outros tantos negativos, como todo bom jogo, mas não peca por ousar e fazer nosso fiél ouriço percorrer os caminhos mais distantes e difíceis de sua história até então. Take care ! ^^


Sonic Adventure - Review.

Análise em notas:

Jogabilidade: 9,0;
Trilha Sonora: 9,0;
Enredo: 9,0;
Gráficos: 8,6;
Replay: 9,2;

Nota Final: 9,0;

Um comentário:

  1. Mais uma vez, uma ótima matéria, Milton.

    Foi bom lembrar que a câmera não era das melhores, e que os controles são fracos, estou passando muita raiva com isso. (Sim, estou atualmente jogando)
    Mas isso não pode ser justificado por ele não ter usado nem metade da potência do Dream? Bom, ainda acho que é um dos melhores jogos do Sonic e até mesmo um dos melhores do Dream.

    ResponderExcluir