sábado, 18 de junho de 2016

Platinando Grand Theft Auto III

Este é o nosso guia de como platinar Grand Theft Auto 3, lançado em 2015 pela Rockstar Games para Playstation 3.

GTA3boxcover.jpg

Você ainda não platinou esse game e está tendo dificuldades? Tudo bem. Nós podemos lhe ajudar! Confira nosso guia Platinando Grand Theft Auto 3:

GRAND THEFT AUTO III

Ficha técnica:

Troféus de bronze: 11
Troféus de prata: 12
Troféus de ouro: 5
Troféus de platina: 1
Total de troféus: 29
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 25 a 30 horas.
Dificuldade estimada: 2/5 - Dificuldade Mediana.
Vezes que precisa jogar o game: apenas uma.

Considerações: A série Grand Theft Auto representa um imenso marco na história dos videogames, e isso não é surpresa para ninguém. Surpresa foi quando a Rockstar Games lançou, em 2015, uma nova versão desse clássico mágico do Playstation 2 para Playstation 4, com direito a troféus e tudo o mais. Os platinadores de plantão agradeceram esse nobre presente ao seu sentimento de nostalgia com a vontade de acrescentar esse nome à sua galeria de troféus, e nós estamos aqui para ajudá-los a conseguir isso! Grand Theft Auto 3 foi o pioneiro entre os jogos de mundo aberto em três dimensões no console, e antes da onda moderna da Rockstar Games de modos online, e tudo o mais, o que espera o platinador é isso: horas e horas de conteúdo offline. É preciso fazer 100% do jogo, então terá de não só cumprir todas as missões, como todos os mini-games, trabalhos, colecionáveis e tudo o mais o que há de se fazer no universo de GTA. Uma facilidade que a Rockstar felizmente deixou passar batido é a possibilidade de se usar cheats para facilitar o game, o que ajuda a tornar esse o Grand Theft Auto mais fácil de se platinar de toda a franquia. Com a ajuda de cheats e de algumas dicas essenciais, mapas e vídeos, ou seja, da minha ajuda em si, conseguirá platinar esse jogo em algo em torno de 25 a 30 horas, e sem passar por muitas dificuldades ou perrengues, com exceção de um outro troféu que exigirá um pouco de sorte, como o de achar todos os veículos raros do jogo. No mais, é um jogo brilhante e um dos melhores e mais divertidos games da história, então vamos logo platinar essa magnífica obra-prima da Rockstar Games!

Dicas de procedimento: Antes de conseguirmos a nossa vingança contra Catalina em meio à devassidão e corrupção de Liberty City, vale a pena se atentar para algumas recomendações úteis que lhe ajudarão a poupar horas preciosas de sua jogatina. Leia com atenção:

a) Como todos os games da série Grand Theft Auto, esse é separado inteiramente por missões. Apesar de o jogo ser livre para fazer o que quiser entre as missões, são as missões em si que liberam novos locais para explorar, novos veículos, novos mini-games e tudo o mais. Sendo assim, terá de cumprir as missões do jogo para poder avançar na história. Sendo assim, o guia irá conciliar as missões principais com tudo o que há para ser feito entre as missões em si.

b) Porém, vale mencionar que as missões também trazem prejuízos de modo geral. Conforme realiza as missões, o Claude - personagem protagonista do game - faz inimizades com diversas gangues locais. Essas inimizades tornam a sua vida mais complicada, pois os membros de uma gangue rival irão sempre atirar em você ou tentar arrancá-lo de seu veículo. Isso, quando se está explorando um local, para obter colecionáveis, por exemplo, pode se tornar um incômodo fardo. Sendo assim, aconselho a explorar cada região do jogo o mais rápido possível, realizando tudo o que há para ser feito no local (colecionáveis, sub-missões, Rampages, Unique Stunt Jumps e tudo o mais) antes de realizar as missões principais. Isso porque poderá aproveitar o momento de paz para explorar melhor e transitar melhor pelos ambientes. E aí, quando começar a de fato se tornar perigoso transitar pelos locais, já não terá mais com o que se preocupar pois não precisará ficar zanzando mais do que o necessário. É importante que siga essas dicas.

c) Há uma atenção especial que deve ser tomada com relação à ordem das missões. Conforme se avança no game, poderá escolher entre várias missões de diferentes pessoas para cumprir. Acontece que algumas linhas de missão eliminam outras linhas de missão, de modo que não será possível realizar todas as missões do jogo se fizer algumas missões em específico antes de outras. Sendo assim, recomendo que siga o guia atentamente quanto à ordem das missões, para que não corra o risco de deixar de cumprir algumas missões e assim não conseguir realizar 100% do jogo, o que é necessário para a platina.

d) Salvar o jogo é algo essencial em qualquer game, e, como esse jogo é uma adaptação do clássico do Playstation 2, não espere por save automático aqui. Terá de salvar o jogo manualmente sempre, e para isso terá de voltar ao seu esconderijo e dormir. Apenas isso salvará o jogo. Aconselho a salvar o jogo com a maior frequência que puder, de preferência após cada missão, principal ou paralela. Isso porque caso morra ou seja preso, perderá todas as suas armas, colete e outras coisas que podem levar dinheiro e tempo para reaver, de modo que será mais interessante dar simplesmente Load Game ao invés de perder tudo e ter de reaver tudo sempre que falhar em uma missão. Tenha isso em mente: salve sempre que possível!

e) Há algo que pode atrapalhar um pouco a sua experiência de jogo caso esteja muito acostumado aos jogos modernos: Grand Theft Auto 3 não tem mapa interno. Quer dizer, é possível ver um pequeno radar no canto da tela, mas não espere pressionar START e ver o mapa todo da cidade para poder se localizar melhor e traçar uma boa rota para onde ir. Esse game é de uma época em que o direcionamento atual não existia, então precisará se virar nas ruas da cidade. Terá de aprender os caminhos por conta própria, e decorar a localização de pontos principais, como o seu esconderijo, o Pay N' Spray, o AmmuNation e tudo o mais. Diversas vezes eu darei direcionamentos básicos no decorrer do guia para os locais mais importantes, mas é importante que o jogador tenha a curiosidade de explorar por conta própria e memorizar rotas e caminhos, para que sua experiência de jogo seja mais proveitosa e que fique menos perdido, pois alguns trechos das cidades podem ser realmente confusos de se guiar, principalmente no final.

f) Há bastante conteúdo para ver e fazer, além das missões principais. Há colecionáveis para procurar, mini-games diversos para fazer, como bancar o policial, o médico ou o bombeiro, sub-missões extras com desafios de corrida e contra o tempo, e até mesmo desafios de matança desenfreada, os famosos Rampages, além dos pontos de salto cinematográficos, os conhecidos Unique Stunt Jumps. Quem é fã da série Grand Theft Auto sabe muito bem o que lhe espera, pois já é tradição da série ter de fazer 100% no jogo para poder platinar. E vai dar trabalho, viu!

g) Uma grande novidade é que a Rockstar Games autorizou o uso de cheats no jogo. Há diversos cheats, que são códigos secretos que liberam facilidades consideráveis, como enchem a vida, dão colete à prova de balas, fornecem dinheiro, liberam novas armas, tiram a polícia da sua cola e até mesmo fazem aparecer um tanque de guerra na sua frente. O jogador é livre para usar quantos e quais cheats quiser sem que isso impeça nenhum troféu. E isso é bem conveniente, pois algumas missões que seriam bem difíceis normalmente se tornam muito mais fáceis com esses cheats! Vamos à lista de cheats que eu recomendo usar durante essa platina (não há só esses, esses são apenas os principais e mais úteis para a platina):

  • Enche a vida (e recupera os veículos): R2, R2, L1, R1, esquerda, baixo, direita, cima, esquerda, baixo, direita, cima.
  • Fornece colete: R2, R2, L1, L2, esquerda, baixo, direita, cima, esquerda, baixo, direita, cima.
  • Aumenta duas estrelas de procurado: R2, R2, L1, R2, esquerda, direita, esquerda, direita, esquerda, direita.
  • Retira a polícia da sua cola: R2, R2, L1, R2, cima, baixo, cima, baixo, cima, baixo.
  • Permite controlar os carros de forma perfeita: R1, L1, R2, L1, esquerda, R1, R1, triângulo.
  • Faz aparecer um tanque de guerra: círculo, círculo, círculo, círculo, círculo, círculo, R1, L2, L1, triângulo, círculo, triângulo.
  • Libera todas as armas: R2, R2, L1, R2, esquerda, baixo, direita, cima, esquerda, baixo, direita, cima.
  • Explode todos os veículos ao redor: L2, R2, L1, R1, L2, R2, triângulo, quadrado, círculo, triângulo, L2, L1.
Guia: Agora, vamos aos troféus, um de cada vez, de acordo com a ordem em que aconselhamos que sejam liberados (lembre-se, não é uma ordem obrigatória, apenas recomendada):

O jogo já começa com o nosso protagonista diante de sua primeira missão.

Main Mission 1: Give Me Liberty

Essa missão nada mais é do que um tutorial de comandos básicos de direção do jogo. Apenas dirija ao local indicado e verá a localização da sua casa, ou melhor, do seu esconderijo aqui nessa região do jogo, chamada de Portland. Depois, terá de dirigir com Eddie até o local de um amigo dele. Esse amigo dele, chamado Luigi, lhe contratará para alguns serviços de motorista, e logo começará a próxima missão:

Main Mission 2: Luigi's Girls

Tão simples quanto a missão anterior. Seu objetivo é apenas conseguir um carro (pode usar o mesmo da última missão ou roubar outro) e ir buscar uma das prostitutas de Luigi que estará esperando no hospital, não mais do que poucas quadras daqui. Complete essa missão e conseguirá um troféu:

First Day on the Jobs (Bronze)
Esse troféu é o primeiro que irá liberar no game. Ele é obrigatório e será liberado assim que completar a missão Luigi's Girls.

Após essa missão, terá um momento de liberdade no jogo. Você é livre para fazer o que quiser, quando quiser e como quiser. A próxima missão do jogo estará disponível para ser realizada agora mesmo, mas não aconselho a irmos diretamente de uma missão para outra ainda. Há algo que pode ser feito agora mesmo, mas primeiro aconselho a salvar o jogo. Dirija de volta para o seu esconderijo (o símbolo aparece no formato de uma casa, no mapa do canto inferior esquerdo). Basta estacionar o veículo que está na garagem e entrar na casa para salvar o jogo, e seu carro ainda será completamente recuperado.

Após salvar o jogo, repare que há armas espalhadas próximo ao seu esconderijo. De começo, apenas uma arma estará disponível aqui, o porrete. Porém, conforme formos adquirindo dinheiro e pacotes de drogas, aparecerão novas armas aqui na frente do seu esconderijo. Iremos tratar disso em instantes, mas primeiro há algo que vale muito a pena nos atentarmos agora mesmo. O motivo pelo qual vamos deixar as missões principais de lado por alguns instantes é que quando realizarmos algumas missões, passaremos a ter inimigos espalhados pela cidade, o que irá atrapalhar alguns troféus. Por isso, aconselho a fazermos algumas coisas antes de realizarmos as missões principais.

Fique diante do seu esconderijo e espere pacientemente passar um táxi. Reconhecerá os táxis de longe pela cor amarela. Há muitos nessa região. Entre em um táxi e pressione R3 para começar a trabalhar como taxista. Aparecerá a localização de um cliente no mapa e uma quantidade de tempo para chegar até ele. Chegue até o cliente e pare o táxi ao lado dele. Ele entrará no táxi e o local para ontem teremos de levá-lo aparecerá no mapa. Dirija até o local e pare no ponto indicado. Completará a corrida, mas o tempo não acabará. Aparecerá um novo cliente por perto, e ganhará um pouco mais de tempo para conseguir chegar até ele. Também ganhará dinheiro por cada corrida. Vá entregando os clientes em seus destinos e se conseguir vários em sequência, conseguirá um bônus em dinheiro. Se não conseguir chegar a tempo, não tem importância, ligue o táxi e vamos atrás de mais clientes. Se o táxi estiver muito danificado, pegue outro táxi ou use o cheat de vida completa que irá recuperar o táxi também (os cheats foram indicados no início do guia). Você pode parar para salvar o jogo de vez em quando também, se quiser. Vá levando os clientes, para que possamos conseguir o seguinte troféu:

Where To? (Prata)
Esse é o primeiro troféu de prata que iremos liberar no game. Para liberá-lo, teremos de completar 100 corridas de táxi. Não é difícil. Não precisa ser em sequência, por isso não se preocupe quando acabar o tempo, apenas continue pegando mais e mais clientes depois. Para saber quantos passageiros já levou, pressione START. Na aba Stats, aparecerão todas as estatísticas do jogo. Preste atenção na estatística de "Passengers dropped off", que mostra a quantidade de clientes que levou de táxi. Quando chegar a 100, esse troféu de prata será liberado.

Fazendo isso, conseguirá aprender um pouco mais sobre o local, se acostumando com as redondezas e pegando as manhas da direção. E isso será útil para o que faremos a seguir. Primeiramente, volte ao seu esconderijo e salve o jogo.

Precisaremos retornar ao hospital de onde pegamos a Misty. Como não há mapa interno no jogo, darei o direcionamento por pontos de referência. Pegue um carro. Diante do seu esconderijo, vire à esquerda e siga reto. Vire na segunda rua à esquerda, uma avenida larga de 4 pistas. Siga reto e, após a primeira subida, vire à direita. Chegará ao hospital. Aqui, diante do hospital, encontrará uma ambulância. Entre na ambulância e pressione R3. Começará um minigame no qual o objetivo é trazer os pacientes para o hospital. No primeiro nível, haverá apenas um paciente, e depois que trazê-lo serão dois, e depois três, e assim por diante. O objetivo é chegar até o nível 12 e completá-lo. Ganhará tempo adicional a cada paciente que trazer, e o máximo que pode levar de uma só vez é três. Então, recomendo que siga em uma direção, pegue três pacientes, traga-os de volta ao hospital, pegue mais três, e assim por diante, de modo a maximizar o tempo perdido a cada volta ao hospital. Se dirigir com calma, ainda terá tempo de sobra, então evite bater. Recomendo que use o cheat de direção perfeita para poder virar melhor com a ambulância, mas saiba que ela bate e capota com facilidade, então tome cuidado. Use o código de vida para recuperar a ambulância sempre que ela estiver danificada, e também use o código de se livrar da polícia sempre que bater sem querer em uma viatura ou chamar a atenção da polícia. Com todas essas dicas, não deverá ter muitos problemas, e conseguirá completar o nível 12 desse minigame, conseguindo um troféu:

Playing Doctor (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que completar o nível 12 de paramédico.

Completando o nível 12 de paramédico, irá liberar vida e pílulas de adrenalina em cada esconderijo seu, e ainda conseguirá a partir de agora correr por tempo ilimitado sem se cansar.

Acha que acabou? Não, ainda tem mais! Após bancarmos o taxista e o paramédico, agora vamos bancar o policial. Dirija de volta para o hospital da cidade. Exatamente do lado do hospital fica a delegacia de polícia mais próxima. Roube uma viatura da polícia (use o cheat para tirar a polícia da sua cola) e imediatamente pressione R3. Começará a trabalhar como policial, e aparecerá a localização de um carro com um criminoso em fuga. Há um truque para conseguirmos abatê-lo rapidamente, um glitch, na verdade. Chegue perto do carro a ser perseguido e então pressione START duas vezes. Fazendo isso, o criminoso irá sair do carro na hora, então atropele-o. Isso funciona sempre e com todos os veículos, basta que esteja visível na tela. Use o cheat de vida para recuperar a viatura sempre que ela se danificar. Seu objetivo é eliminar 20 desses criminosos, e precisa ser em sequência, por isso não pode falhar ou acabar o tempo. Dirija com calma, o tempo será mais do que suficiente, e com esse truque não terá dificuldades. Para saber quantos já matou, aperte START e entre em Stats. Procure pela informação "Criminals killed on Vigilante Mission". Quando chegar a 20, irá liberar um troféu:

Going Rogue (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que tiver matado 20 criminosos em sequência como policial.

Além disso, a partir de agora terá sempre dois ícones perto do seu esconderijo, que reduzem uma estrela de procurado da polícia cada um.

Bem, agora vamos brincar de bombeiro. Mas, primeiramente, precisamos encontrar um caminhão dos bombeiros. Do seu esconderijo, vire à direita e então à direita novamente. Vire à direita, depois esquerda e esquerda novamente. Siga até a bifurcação e então vire à esquerda e imediatamente à direita. Estará diante de um posto de gasolina, e do lado oposto encontrará o posto de bombeiros de Portland, onde sempre encontrará um caminhão dos bombeiros disponível. Roube-o e poderá pressionar R3 para começar a trabalhar de bombeiro. Sua missão é apenas ir até o local onde está o carro incendiado e pressionar ● para jogar um jato de água no local. Depois, ganhará mais tempo e haverá outro carro em outro lugar. Repita esse procedimento simples até apagar o incêndio de 20 carros. Pode ser em sequência ou não. Saberá quantos incêndios apagou pressionando START e entrando em Stats. Procure pela informação "Total fires extinguished". Chegando a 20, liberará o seguinte troféu:

Splish Splash (Bronze)
Esse troféu será liberado quando conseguir extinguir 20 incêndios.

E há mais uma coisa que podemos fazer antes de seguirmos em frente com as missões principais do game! Podemos aproveitar esse momento de paz do jogo para coletarmos os 33 colecionáveis que existem aqui na região de Portland. Os colecionáveis são Hidden Packages, e coletá-los rende dinheiro e libera novas armas nos nossos esconderijos. Há 33 Hidden Packages em Portland e muitos podem ser adquiridos agora. A localização de todos eles é difícil de descrever com palavras. Acompanhe a imagem a seguir para ter uma noção aproximada da localização de cada colecionável:


É muito difícil explicar em texto como conseguir cada um, por isso separei o vídeo a seguir, que mostra detalhadamente e com imagens como obter cada um dos 33 Hidden Packages. Acompanhe o vídeo e colete um por um:


A grande maioria deles pode ser adquirida de forma simples, apenas se direcionando ao local correto, e às vezes saltando em pontos específicos do alto de algum prédio para conseguir chegar aos pontos mais isolados e difíceis. O Hidden Package #16 estará indisponível no momento, pois precisamos entrar no metrô, e apenas abriremos o metrô avançando mais na história. Para conseguir o Hidden Package #25, precisará subir no sistema de metrô da mesma forma como fez no Hidden Package #2 e percorrer todo o caminho até o ponto indicado, ou encontrar a outra subida mais próxima e ao sul. Já para o Hidden Package #31, precisará de um furgão ou caminhão que consiga escalar para pular por cima de um muro, e saiba que atirarão em você lá dentro, mas poderá fugir roubando um caminhão. Já para o Hidden Package #33, no entanto, precisará de um barco, e recomendo que deixe isso para depois, quando os barcos estiverem disponíveis. Os demais podem ser coletados normalmente.

A cada 10 Hidden Packages, uma nova arma é liberada em seu esconderijo. Deverá conseguir pegar 31 Hidden Packages nesse momento, e assim irá disponibilizar pistolas, sub-metralhadoras e granadas ao seu esconderijo. Isso quer dizer que sempre encontrará essas armas próximo ao seu esconderijo. Isso virá bem a calhar em algumas missões por vir. Irei informar no decorrer do guia quando acessar novas áreas e quando mais Hidden Packages estiverem disponíveis.

Agora sim, vamos realizar as missões principais do game. Siga para o L no mapa.

Main Mission 3: Don't Spank Ma Bitch Up

Luigi quer que nos livremos de um traficante que está vendendo uma nova droga chamada Spank para as suas prostitutas. Aprenderá a usar o taco de beisebol. Depois, pegue o carro do traficante e leve-o ao Pay N' Spray para consertá-lo e pintá-lo. Isso é necessário para fugir da polícia, acostume-se a isso e decore a localização dos Pay N' Sprays. Será importante no futuro.

Main Mission 4: Drive Misty For Me

Essa missão será simples: levar a prostituta Misty até alguém chamado Joey.

Após essa missão, poderá realizar missões também para Joey. Aparecerá o ícone J no mapa. Mas antes vamos concluir as missões de Luigi, volte ao L do mapa para a próxima missão.

Main Mission 5: Pump-Action Pimp

Nessa missão, irá aprender a atirar. Primeiro, vá até a loja de armas, AmmuNation. Aqui, poderá comprar diversos tipos de armas, mas no momento não haverá nenhuma arma à venda. Ganhará uma pistola gratuita e poderá treinar tiro nos alvos atrás da loja de armas. Será um tutorial sobre como usar uma arma. Agora, vá atrás de um carro contendo dois criminosos da gangue Diablo, pare o carro e mate-os.

Após essa missão, a arma pistola estará disponível para compra no AmmuNation.

Main Mission 6: The Fuzz Ball

Essa será a sua primeira missão de tempo. Terá cinco minutos para levar o máximo de prostitutas que puder, no mínimo quatro, até um cliente potencial.

Completando essa missão, terá completado todas as missões de Luigi. E isso nos deixa com missões de Joey para cumprir, mas não é só isso. Há mais algumas missões especiais que podemos cumprir a partir de agora. Vá até a garagem de Joey, marcado pelo J no mapa, mas não comece a missão com ele. De frente com a garagem dele, olhe para a direita, e verá um orelhão na outra esquina que estará tocando. Vá para lá e atenda o telefone. Será Marty Chonks, o dono da fábrica da Bitch N' Dog Food. Ele nos dará algumas missões especiais que contam no total, então atenda o telefone. O telefone apenas toca entre as 9:00 e as 19:00. Se não estiver no horário, espere ou volte para o esconderijo. Dormir avança o tempo em 6 horas.

Phone Mission 1: The Crook

Essa missão é simples e rápida. Pegue o carro indicado por Marty, vá buscar a pessoa que ele pediu e então leve o carro para ser destruído no ferro-velho. Completando essa missão, irá liberar um troféu:

Disposing of the Evidence (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que destruir algum veículo na compressa do ferro-velho. Isso será necessário para completar a missão The Crook.

Você sempre poderá destruir veículos aqui no ferro-velho da cidade em troca de dinheiro, e também para completar alguns requisitos no futuro. Por ora, vamos deixar isso de lado. Volte para Marty Chonks dentro do horário estipulado e vamos realizar a sua próxima missão.

Phone Mission 2: The Thieves

Missão bem semelhante à anterior, com a diferença que agora terá de pintar o carro em um Pay N' Spray antes de trazê-lo de volta para Marty.

Phone Mission 3: The Wife

Outra missão semelhante, mas agora teremos de jogar o carro na água para apagar as evidências. Trate de saltar fora do carro a tempo, claro.

Phone Mission 4: Her Lover

A última missão de Marty consiste em trazer um cara que era o amante de sua esposa e para quem ele deve algum dinheiro até sua fábrica. A missão se encerrará então.

Já que estamos na área, vá para o J para começarmos as missões para Joey.

Main Mission 7: Mike Lips Last Lunch

Essa missão será interessante. Terá cinco minutos para ir buscar o carro de um dos caras que Joey quer matar. Deverá levar o veículo, incólume, até o 8-Ball. Se bater e danificar o veículo, terá de levá-lo ao Pay N' Spray para repará-lo, o que gastará tempo, então dirija com cuidado. Leve o carro ao 8-Ball e colocará uma bomba no carro. Deixe-o onde o pegou e veja a cena em que o dono vai para os ares.

Main Mission 8: Farewell "Chunky" Lee Chong

Agora a nossa missão é eliminar Lee Chong, um dos membros da gangue Tríads. Vá pegar uma pistola gratuitamente no AmmuNation e então vá para Chinatown. Chegando ao local, será reconhecido, e terá de passar por um pequeno tiroteio antes de chegar ao Chong. Não o deixe fugir! Persiga-o e mate-o antes que ele entre em algum carro!

Main Mission 9: Van Heist

Essa será a missão mais difícil até então. A missão é parar um carro-forte. O carro é blindado, ou seja, imune a balas, e deve ser parado com batidas mesmo. Consiga um carro mais forte e resistente, como uma van ou um caminhão, e ele dará conta do serviço. Com algumas batidas, conseguirá parar o carro-forte, mas o problema é que isso irá chamar a atenção da polícia, que virá com duas estrelas, ou seja, mais de uma viatura de prontidão. Quando conseguir abater o carro-forte, saia correndo da área e despiste a polícia. Se possível, vá ao Pay N' Spray para se livrar da polícia. Depois, volte e pegue o carro-forte abatido (ele estará lá lhe esperando). Mas não o leve ao seu destino! Carros forte são muito difíceis de serem conseguidos no decorrer do game, mas dirigir um faz com que outros carros-forte apareçam bem mais frequentemente. Dirija o carro-forte pela cidade até que outro carro-forte apareça. Então, saia e roube o outro carro-forte. Não se preocupe, o da missão ficará lhe esperando. Agora, vamos levar esse carro-forte para o esconderijo. A essa altura, já deverá saber se situar na cidade bem o bastante para conseguir encontrar seu esconderijo sem problemas. Deixe esse carro-forte na sua garagem e volte ao carro-forte da missão. Leve-o ao local indicado que fica dentro de Portland Docks. Isso completará a missão.

Após essa missão, receberá um aviso de que agora as missões para alguém chamado El Burro estarão disponíveis. Aparecerá o símbolo de um telefone no mapa, indicando as missões de El Burro. Mas vamos ignorar essas missões por enquanto.

Volte ao esconderijo e certifique-se que o carro-forte que pegou esteja lá ainda. Então, salve o jogo. Pegue esse carro-forte e vamos levá-lo até um ponto especial de venda de veículos em Portland Docks, onde deixou o carro-forte anterior. Se não lembra onde fica, darei o direcionamento a partir do esconderijo com pontos de referência. Saindo do esconderijo, vire à esquerda e siga. Vire à esquerda na segunda rua, que será uma avenida de quatro pistas. Siga reto. Após duas subidas, vire à direita. Siga em frente e logo encontrará o portão aberto do Portland Docks à sua esquerda. Entre e siga reto até o final. Vire à esquerda e siga em frente. Verá um armazém colorido de verde e azul. O portão se abrirá quando se aproximar. Estacione o carro-forte dentro do armazém e saia. Terá feito a entrega do Portland Civilian Vehicle #1: Securicar. Se olhar atentamente parra uma placa na frente do armazém, verá que ele pede um total de 16 veículos. Se trouxer os 16 veículos que ele pede, conseguirá um bônus. O carro-forte, chamado de Securicar, terá sido apenas o primeiro da lista.

Completar essa lista de veículos será necessário para a platina, pois é necessário para os 100%. Muitos desses veículos exigidos aqui são raros, o que quer dizer que não aparecem com frequência, mas costumam aparecer em determinados pontos específicos. Alguns nem mesmo podem ser encontrados aqui em Portland, por isso deixaremos esses para outra oportunidade. Vamos atrás agora mesmo daqueles que podem ser encontrados agora mesmo aqui perto da área.

Aqui mesmo em Portland Docks, conseguirá encontrar alguns desses veículos solicitados. Estacionado aqui perto do armazém mesmo costuma ficar o Portland Civilian Vehicle #2: Yankee, um caminhão simples de dois eixos geralmente azul ou vermelho. Agora, vá para a parte norte de Portland Docks, e encontrará uma grade. Depois da grade, fica um pequeno estacionamento onde poderá encontrar facilmente um Portland Civilian Vehicle #3: Pony, uma van comum sem porta lateral, apenas traseira. Entregue-a. Agora, estacionado lá na frente de Portland Docks, sabe esses caminhões de dois eixos usados para transporte de alimentos, geralmente logotipados com marcas de peixes? Trata-se do Portland Civilian Vehicle #4: Mule, bem fácil de encontrar por aqui. Roube um e leve-o ao armazém. Vá agora ao ponto mais ao sul de Portland Docks, e perto da água encontrará um caminhão trator sem cavalo acoplado, e com dois escapamentos na parte superior. Trata-se do Portland Civilian Vehicle #5: Linerunner, e pode levá-lo ao seu destino. Da mesma forma, seguindo ao sul de Portland Docks, bem na outra esquina fica um terminal rodoviário, onde poderá encontrar vários ônibus estacionados. Roube um, pois se trata do Portland Civilian Vehicle #6: Coach, e entregue-o no armazém.

Agora, saia de Portland Docks. Bem ao norte desse local, fica o Supa's Save, e estacionado defronte ele fica um Portland Civilian Vehicle #7: Patriot. Entrar nele começa uma missão paralela chamada Off-Road Mission #1: Patriot Playground. Essa missão consiste em passar por 15 checkpoints antes de acabar o tempo, e isso será necessário para a platina. O terreno é acidentado e difícil, e pode ser complicado traçar uma rota definida que permita pegar todos em sequência. O vídeo abaixo mostra uma das melhores e mais fáceis rotas possíveis:


Leva tempo para dominar, mas quando pegar a manha do veículo, conseguirá. Usar o código de direção precisa ajuda e muito. Após completar essa missão, traga esse veículo especial para o armazém de veículos para exportação em Portland Docks pois ele faz parte da nossa seleta lista.

Outro carro fácil de se encontrar aqui na região de Portland, principalmente na parte leste, é o Portland Civilian Vehicle #8: Bobcat, a única caminhonete de caçamba do jogo. Procure atentamente pela cidade e também encontrará o Portland Civilian Vehicle #9: Moonbeam, uma van menor e com portas laterais. Se você transitar perto da garagem de Joey, fique atento às vans do local. Há um tipo especial de van, que não tem portas laterais mas tem uma janela lateral. Essa van é o Portland Civilian Vehicle #10: Rumpo. Esses são todos os veículos disponíveis nessa região, avisarei quando mais veículo estiverem disponíveis.

E não é só isso. Se voltar até Portland Docks e der uma olhada atrás do armazém em que faz a entrega dos veículos, encontrará alguns contêineres e um guindaste perto de um caminhão estacionado. Esse guindaste recolher veículos de emergência, e há um total de 7 veículos de emergência que precisamos entregar para completar 100% do jogo. Alguns deles podem ser adquiridos agora mesmo. O Portland Emergency Vehicle #1: Ambulance, por exemplo, é uma ambulância, que pode ser encontrada facilmente estacionado em qualquer hospital. O hospital fica a uma quadra de distância daqui, então traga uma ambulância até aqui e deixe-a no guindaste. Da mesma forma, poderá trazer um Portland Emergency Vehicle #2: Police Car, uma viatura que pode ser encontrada em qualquer delegacia ou mesmo zanzando na rua. E por fim, poderá trazer ainda um Portland Emergency Vehicle #3: Fire Truck, um caminhão dos bombeiros disponível no corpo de bombeiros da região, cuja localização já escrevi no guia. Esses são os únicos veículos de emergência disponíveis no momento, avisarei quando mais veículos estiverem disponíveis.

E não é só isso! Há ainda mais o que fazer antes de continuarmos com as missões principais do game. Muito mais, na verdade. Mas primeiro, precisará de um colete. Dentro de Portland Docks, atrás dos contêineres perto do guindaste de exportação de veículos e perto da água, encontrará um colete à prova de balas. Esse colete é muito importante não só para missões, mas para algo que vamos fazer agora. Já deverá ter reparado, em alguns pontos, símbolos de caveira. Esses símbolos são chamados de Rampages. Rampages são desafios em que tem de cumprir um determinado objetivo em um determinado tempo com uma determinada arma. Por exemplo: matar 30 membros da gangue Diablos com uma M16 m menos de 2 minutos. Algumas são fáceis, outras são difíceis. Completar todos os Rampages do jogo será necessário para conseguir 100% do jogo, então vamos coletar todos os Rampages, a começar pelos de Portland.

O mapa abaixo mostra a localização de todos os Rampages daqui de Portland:


Há um total de 6 Rampages aqui em Portland. Cumpra todos eles. Recomendo que use sempre um colete à prova de balas e que salve o jogo após cada Rampage completado. Se estiver encontrando dificuldades para encontrar ou completar os Rampages, assista o vídeo abaixo:


Enquanto realiza os Rampages, deverá liberar o seguinte troféu:

Street Sweeper (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de eliminar 100 membros de gangue. Trata-se de um troféu acumulativo. Já deverá ter matado muitos membros de gangue nas missões, e agora ainda nos Rampages deverá conseguir a quantia restante para liberar esse troféu.

E não é só isso. Agora, vamos mudar o foco completamente. Deverá já ter encontrado no decorrer das ruas algumas rampas improvisadas em que pode saltar com o veículo. Há diversas dessas, mas algumas rampas em específico fornecem uma visão em câmera lenta e um pouso estiloso. Essas rampas são chamadas de Unique Stunt Jumps. Há 8 Unique Stunt Jumps aqui em Portland. Para completá-las, precisará de um veículo de alta velocidade, como uma viatura. Para saber a localização de todos os Unique Stunt Jumps daqui de Portland, veja o vídeo abaixo:


E não, ainda não acabou. Há três sub-missões aqui na cidade. Um deles já deve ter completado, que é o Patriot Playground (se ainda não completou, esse é o momento! Entre no Patriot estacionado defronte o Supa's Save ao lado de Portland Docks). Bem, vamos aos outros dois. Saindo do seu esconderijo em Portland, vire à direita e então à direita novamente. Vire à direita mais uma vez, depois à esquerda e então à esquerda novamente. Siga até a próxima esquina, e procure por um furgão na esquina da direita, estacionado em um prédio. Entre nesse furgão para começar o RC Toyz Mission #1: Diablo Destruction. Nessas missões, controlará um carrinho de controle remoto com o objetivo de destruir carros específicos. Ele explode ao menor contato, mas também poderá explodi-lo manualmente. Basta destruir um carro dentro de dois minutos para completar a missão, muito fácil. O carro solicitado dessa missão são os veículos dos Diablos, os Diablo Stallion. Após completar essa missão, vamos para a próxima. Do seu esconderijo, vire à esquerda e então na segunda à esquerda, na avenida de quatro pistas. Siga em frente, e, após a primeira subida, vire à esquerda. Após passar duas quadras, fique atento na calçada da direita e verá um beco. Nesse beco, encontrará o furgão que inicia a RC Toyz Mission #2: Mafia Massacre. O objetivo é destruir os carros da máfia italiana, os Mafia Sentinel. Basta destruir um para completá-la.

Agora sim, vamos continuar com as missões principais.

Main Mission 10: Cipriani's Chauffeur

Nessa missão, irá dirigir para ninguém menos do que Toni Cipriani, um dos chefões da máfia italiana da cidade. Leve-o até umas pessoas que lhe devem dinheiro, mas será uma emboscada. Escape e leve-o ao seu restaurante para encerrar a missão.

Após essa missão, aparecerá um T no mapa, e agora poderá realizar missões para Toni Cipriani. Mas vamos concluir as de Joey primeiro. Além disso, a partir de agora poderá comprar Uzi no AmmuNation. Vamos em frente com a próxima missão de Joey.

Main Mission 11: Dead Skunk in the Trunk

Joey nos mandará destruir um carro que possui um corpo de um membro dos Forelli, uma família rival dos Cipriani na máfia italiana local. Acontece que alguns membros dos Forelli virão nos perseguir nesse meio caminho. É arriscado demais tentar destruí-los, pois eles podem acabar destruindo o seu carro também, o que irá falhar a missão. O melhor a fazer é sair correndo até o guindaste que destrói o carro e largar o carro lá enquanto tenta despistar os perseguidores no caminho.

A próxima missão de Joey apenas estará disponível entre 06:00 e 14:00, então volte ao esconderijo e durma se não for o caso.

Main Mission 12: The Getaway

Alguns amigos de Joey pretendem roubar um banco e precisam de um motorista de fuga. Pegue um carro rápido e encontre os homens no local marcado. Leve-os ao banco, e, saindo de lá, estará com 3 estrelas de procurado. Isso quer dizer que a polícia fará bloqueios viários e virão em grande número para cima de você, com uso irrestrito de armas de fogo. Poderá ir ao Pay N' Spray, mas, se não lembrar onde fica, saiba que ele fica praticamente atrás do seu esconderijo, basta dar a volta no quarteirão.

Essa será a última missão de Joey. Antes de realizarmos missões para Toni Cipriani, vamos atender o telefone de El Burro que toca aqui na vizinhança, no meio do parque. Mais missões:

Phone Mission 5: Turismo

El Burro, chefe da gangue dos Diablos, quer testar nossa capacidade como motorista. Ele quer que vençamos um racha local. Vá com um carro rápido. O percurso é demarcado pelos indicativos no caminho, siga o mapa. Os outros três veículos são mais rápidos do que qualquer veículo que tenha, mas eles são péssimos motoristas e batem muito, de modo que não será difícil vencê-los se tomar cuidado para não bater e não deixar que o tirem da estrada. O objetivo aqui, além de chegar em primeiro para vencer a missão, é completar o percurso em menos de 180 segundos, para que possamos liberar o seguinte troféu:

By a Mile (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de completar a corrida da missão Turismo em menos de 180 segundos. Poderá conseguir facilmente com qualquer veículo leve, até mesmo um táxi. Basta prestar atenção nas curvas e não deixar os outros carros baterem em você. Se não conseguir agora, não se preocupe, pois poderá tentar quantas vezes quiser.

Também deverá liberar, nesse meio tempo, o troféu a seguir:

Wreckless Driving (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de realizar um pulo insano com o carro. Pulo insano é qualquer salto maior em que o veículo sai do chão por algum tempo, geralmente devido a uma lombada ou salto brusco. Há várias lombadas e descidas íngremes no percurso, de modo que em alta velocidade qualquer um pode se tornar um pulo insano, e, como basta ter um pulo insano para liberar esse troféu, ele deverá ser liberado agora, se ainda não foi liberado.

Vamos para a próxima missão de El Burro.

Phone Mission 6: I Scream, You Scream

Essa missão será divertida. Primeiro, pegue uma bomba por controle remoto que fica em um local marcado. A seguir, nosso objetivo será roubar um caminhão que vende sorvete. O jogo nos indicará a localização de um. Vá e roube-o, mas não vamos direto ao objetivo. Ao invés disso, procure por outro carro desses. Dirigindo um, esse veículo, que até então é extremamente raro, aparecerá com bastante frequência. Achando outro veículo desses, deixe esse da missão em algum lugar e roube o outro caminhão de sorvete, também chamado de Portland Civilian Vehicle #11: Mr. Whoopee. Leve-o ao armazém especial de Portland Docks ou deixe-o na garagem de seu esconderijo para salvá-lo para fazer isso depois. Salvando esse outro caminhão do sorvete, volte ao da missão e coloque-o no local indicado, e então acione a música ligando a buzina. Saia do carro e espere que os homens se aproximem do caminhão, e então, quando eles estiverem bem próximos, exploda o caminhão acionando o controle remoto. Se sobrou alguém vivo, mate-o, e completará a missão. Leve o caminhão de sorvete ao armazém se ainda não o fez.

Phone Mission 7: Trial By Fire

Essa missão será divertida. El Burro teve um desentendimento com os Triads, e como punição ele quer que matemos alguns membros da máfia chinesa queimados. Vá ao local indicado e receberá um lança-chamas. Terá 2 minutos e meio para queimar pelo menos 25 membros dos Triads. Os reconhecerá pelo uniforme azul: siga pela rua e queime todos os que encontrar de uniforme azul. O parque local é o que tem a maior concentração de membros, aconselho que vá para lá e queime todos os que encontrar. Na quadra de basquete, encontrará uma boa quantidade reunida também. Logo deverá conseguir a quantia, eles reaparecem, então apenas fique andando em círculos pelo local.

Após essa missão, os Triads se tornarão nosso inimigo, o que quer dizer que, sempre que andar no território deles, principalmente em Chinatown, eles partirão para cima de você, atirando e tentando tirá-lo do carro. Tome cuidado ao andar perto do território deles a partir de agora. Diga adeus aos seus passeios tranquilos pela cidade, e a tendência é só piorar.

Phone Mission 8: Big N' Veiny

Alguém roubou as revistas de pornografia animal de El Burro e deixou um rastro pela cidade. Entre na van indicada e vá seguindo o rastro, pegando todas as revistas pelo caminho para incrementar o tempo. Precisa ser rápido, mas tome cuidado para não capotar a van. O rastro leva até Portland Docks. Mate o ladrão que estará no local. Se ainda não conseguiu um veículo Rumpo para o armazém daqui, haverá um bem do lado do armazém, pertencente ao ladrão, se precisar! De qualquer forma, leve as revistas de volta ao El Burro e irá concluir a missão.

Essa será a última missão que faremos para El Burro. Se for até o telefone dele, poderá refazer a missão Turismo, caso queira bater o recorde de 180 segundos necessário para o troféu, isso é, se não o conseguiu na primeira vez. Agora, vamos realizar as missões para Toni Cipriani. Vá até o T indicado no mapa.

Main Mission 13: Taking Out the Laundry

Toni ainda esta encucado com aquele problema com os Triads. E ele quer se vingar destruindo três vans que pertenciam à lavanderia chinesa. Vá primeiro ao 8 Ball, conforme informado, para coletar granadas, se ainda não tiver. Vá até a localização das vans, e feche o caminho delas com um veículo. Arremesse uma granada no veículo e afaste-se da explosão. Destrua as três vans e cumprirá a missão.

Main Mission 14: The Pick-Up

Agora, Toni pedirá que a gente vá busca a grana da proteção paga pela máfia chinesa. A maleta com o dinheiro estará em um beco no meio de Chinatown. Como era de se esperar, trata-se de uma emboscada, e então terá de se defender de vários membros da gangue que lhe cercarão de todos os lados do beco. Mate-os e leve o dinheiro de volta para Toni.

Main Mission 15: Salvatore's Called a Meeting

Salvatore, o grande chefão da máfia italiana, convocou toda a sua família para uma reunião. Sua missão é pegar a limusine informada na garagem do Joey e ir buscar todos os convidados da reunião. Tudo vai bem até perceber uma emboscada dos Triads assim que for buscar o Toni. Terá de romper o bloqueio dos caminhões deles à força e entrar na garagem do Salvatore antes que eles consigam explodir a limusine.

Irá encerrar as missões de Toni Cipriani, e em compensação poderemos receber missões diretamente de Salvatore, daqui da mansão dele em Portland Beach. Vá salvar o jogo e volte aqui.

Main Mission 16: Chaperone

Para essa missão, Salvatore quer que levemos a sua esposa para se divertir. Usará a limusine novamente. Primeiro, ela fará uma parada para comprar drogas, e depois a levaremos até uma danceteria. Acontece que a polícia fará uma batida no local, com direito a troca de tiros e tudo o mais. Terá de sair correndo do local, com limusine e tudo, e fugir da polícia com duas estrelas de perseguido. Passe no Pay N' Spray primeiro, para perder a polícia de vista, e então leve a Maria de volta para a mansão de Salvatore.

Após cumprir essa missão, disponibilizará novas missões para Toni Cipriani. Sendo assim, vamos deixar o Salvatore de lado por enquanto e continuarmos com as missões de Toni. Ah, um aviso: a partir de agora, as missões começarão a ficar realmente perigosas, com direito a tiroteios e tudo o mais. Recomendo a andar sempre com um colete e o máximo de vida. Antes de cada missão, pegue um colete à prova de balas (aquele de Portland Docks) e ande com uma prostituta para maximizar a vida. Pare ao lado de uma prostituta (as mulheres que andam com roupas curtas na rua e principalmente em Portland Docks) e buzine para que ela entre em seu carro. Leve-a até seu esconderijo e fique estacionado enquanto sua vida é maximizada. Poderá chegar a até 125 de HP e por um preço baixíssimo. Também compensa passar no AmmuNation para comprar armas e recarregar as munições. Faça isso e salve o jogo antes de cada missão, e não encontrará problemas para executá-las.

Vá até o T no mapa para a próxima missão.

Main Mission 17: Triads and Tribulations

Toni declarou guerra total contra os Triads. Haverá um verdadeiro pandemônio nas ruas, esteja preparado. Terá até mesmo dois guarda-costas com você. Há três alvos no mapa, cada um deles pertencendo a um chefe da Triads que deve morrer. Um deles está na rua mesmo, de modo que pode atropelá-lo sem problemas. Outro estará em um local onde carros não entram, de modo que terá de ir a pé e metralhá-lo à força. O último estará dentro de uma área cercada, e para conseguir entrar precisará roubar um dos caminhões de peixe da Triads, facilmente encontrados na região de Chinatown. Com um caminhão, poderá entrar no local, atropelando o alvo e encerrando a missão.

Main Mission 18: Blow Fish

Toni armou um esquema final para eliminar os Triads de uma vez por todas. Vá até o 8 Ball, e encontrará um caminhão de lixo armado com explosivos. A propósito, esse caminhão de lixo, chamado Trashmaster, é um dos necessários no armazém de exportação, mas não poderá usá-lo e não haverá tempo para encontrar outro, pois a bomba possui tempo. Vá direto ao quartel-general dos Triads, e certifique-se de dirigir lentamente sem bater, pois a bomba é bem sensível. Haverá uma barra de dano que mostra quanto dano precisa para acionar a bomba, tome cuidado. Basta deixar a bomba no local indicado, acioná-la e sair correndo e a missão estará cumprida.

E essa será a última missão de Toni Cipriani novamente. Vamos retornar para as missões de Salvatore. Dirija-se ao S no mapa.

Main Mission 19: Cutting the Grass

Salvatore desconfia de um dos funcionários do Luigi e quer que a gente o siga e veja o que ele está tramando. Pegue um veículo qualquer e pare a uma distância segura do táxi do suspeito. Terá de segui-lo sem ser percebido, e uma barra mostra se está perto ou longe demais do táxi. Siga-o a uma distância segura até Portland Docks, e verá uma cena dele conversando com outras pessoas. Depois, mate o traidor.

Main Mission 20: Bomb Da Base: Act I

Essa missão será dividida em duas partes. A primeira é só uma conversa com o Salvatore, no qual ele diz que o cartel deve estar desenvolvendo a nova fórmula de droga, Spank, naquele navio enorme em Portland Docks. E a missão se encerra aí.

Vá até o 8 Ball agora, para darmos continuidade na missão. Ele exigirá 100.000 dólares para financiar os equipamentos para a próxima missão, mas a essa altura já deverá ter mais de 500.000 dólares, de tanto que trabalhou como taxista, policial, médico e bombeiro, e sem contar com os pacotes de drogas que encontrou, os Hidden Packages, que rendem uma boa grana. Pague a quantia e comece a missão.

Main Mission 20: Bomb Da Base: Act II

8 Ball nos dará um rifle sniper e virá conosco carregando uma enorme bomba. Leve-o ao local marcado em Portland Docks e ele dirá que ficará na espreita enquanto matamos os guardas dentro do navio de longe com o rifle sniper. Suba a escada no armazém mais próximo ao navio para o topo, de onde terá uma visão ampla do local. O problema é que 8 Ball começa a se aproximar assim que dermos nosso primeiro tiro, e os guardas começarão a atirar nele e ele morre rapidamente, então entenda que precisa ser bem rápido. Sim, essa missão é bem difícil, principalmente se não estiver acostumado a usar o rifle sniper. Pode ser que falhe algumas vezes, mas quando ficar bom no gatilho do rifle sniper conseguirá sem muitos problemas. Ganhará 150.000 pela missão, compensando a grana investida no começo.

Main Mission 21: Last Requests

Salvatore está muito satisfeito com a nossa última missão, mas ele tem um último pedido. Parece que tem um carro com uma carga perigosa que ele quer que a gente descarte. No seu caminho até lá, receberá uma mensagem urgente da Maria, esposa de Salvatore. Ela nos avisará que o carro é uma grande armadilha, e marca um encontro às pressas perto da ponte. Siga ao local indicado e encontrará Maria e uma tal de Asuka. Ela diz que o Salvatore ficou psicótico, e que ele pretende nos matar achando que somos algum tipo de espião dos Forelli ou algo assim. O carro era uma armadilha, e agora estamos sendo procurados pela máfia italiana em todo o local. A única forma de sobrevivermos é escapar de barco da ilha para outra ilha vizinha, longe da influência da máfia italiana. Em seguida, estará controlando um barco. Acontece que estará tão perto do monte em que se encontra o Hidden Package #33, que eu aconselho a coletá-lo agora. Depois, siga para a outra ilha do jogo, a ilha de Staunton, nossa nova residência.

Completando essa missão, liberará um troféu:

A Marked Man (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado assim que completar a missão Last Requests.

A partir de agora, iremos para uma nova ilha de Liberty City, uma nova região do jogo, chamada de Staunton. Essa região é dominada pela máfia japonesa e por gangues colombianas, inclusive essa última já será hostil a você desde sua chegada. Essa nova área possui seu próprio esconderijo, e tudo o que havia sido liberado no esconderijo anterior estará aqui também. Aliás, a ponte que liga Portland a Staunton, a qual havia sido destruída na explosão, será reinaugurada, de modo que poderá agora voltar de carro para Portland sempre que bem entender. Até mesmo seu esconderijo de Portland estará funcionando normalmente.

Nova área quer dizer novas localizações e muita coisa nova para fazer. Aliás, vou começar indicando a localização dos pontos mais importantes dessa região.

Primeiro, o hospital. Saindo do esconderijo, vire à esquerda na rua e então à direita, chegando a um cruzamento de 4 vias. Siga reto para o norte, e, chegando ao final dessa rua, encontrará o hospital da cidade bem defronte, só descer a escada. As ambulâncias estão aqui, caso queira trabalhar de médico. Ah, e o sistema de metrô fica na esquina bem do lado, e poderá usá-lo para retornar rapidamente a Portland. Aproveite para coletar o Hidden Package #16 também, no metrô de Portland.

Agora, vamos para a delegacia de polícia. Saindo do seu esconderijo, vire à esquerda e direita para chegar ao cruzamento de quatro vias. Daqui, siga reto na direção leste (ou seja, seguindo reto por onde vinha vindo) até o final, então vire à direita. Passará por um longo trecho de viaduto suspenso, cruzando a cidade. Do outro lado desse viaduto, à esquerda fica a prefeitura da cidade e bem do lado, na outra esquina, fica a delegacia de polícia. Roube uma viatura e vamos participar do mini-game de policial mais uma vez. Faz parte do 100% de jogo prender 20 criminosos aqui na região de Staunton, então terá de fazer isso. Use o truque de apertar START para fazer os criminosos saírem de seus carros e atropele-os. Acompanhe a quantidade de criminosos que matou, e assim que tiver matado 20 criminosos aqui em Staunton, pode parar. Irá ganhar mais dois ícones de retirar estrelas da polícia em seu esconderijo.

Ah, tem algo que pode se atentar quando estiver fazendo esse mini-game de policial: alguns dos criminosos estarão usando um caminhão de lixo, o Portland Civilian Vehicle #12: Trashmaster. Quando encontrar um, encerre a missão e entre no caminhão de lixo. Dirija-o de volta até Portland (se dirigir pela Callahan Bridge, sairá bem perto de Portland Docks) e entregue-o no armazém.

Agora, vamos para o corpo de bombeiros. Esse é ainda mais perto. Saindo do esconderijo, vire à esquerda e então à esquerda novamente. Siga reto até o final dessa rua, e então olhe para a esquina da esquerda para dar de cara com o corpo de bombeiros. Roube o caminhão dos bombeiros e vamos brincar de bombeiro. Apague o incêndio de mais 20 veículos aqui na região de Staunton. Não irá liberar nenhum troféu ou brinde, mas será necessário para o 100% de jogo.

Não é necessário participar de mini-games de médico ou de taxista, esses dois não são necessários nas novas regiões. Ah, vale lembrar que o mapa já mostra automaticamente a localização do Pay N' Spray e do AmmuNation. O AmmuNation, aliás, agora vende também metralhadora de assalto e rifles sniper, além de coletes à prova de balas. Deverá estar nadando em dinheiro no momento, então arme-se como preferir.

Agora, vamos aos Hidden Packages. Há 36 Hidden Packages aqui na área de Staunton, e aqui está o mapa que mostra a localização de todos eles:


É muito difícil explicar em texto como conseguir cada um, por isso separei o vídeo a seguir, que mostra detalhadamente e com imagens como obter cada um dos 36 Hidden Packages. Acompanhe o vídeo e colete um por um:


A maioria dos Hidden Packages desse local são bem simples de se conseguir. Para o Hidden Package #36, basta que use um caminhão qualquer ou a ambulância mesmo para subir em cima. Aliás, quanto ao Hidden Package #46, você nem precisa realizar o salto indicado no vídeo: se trouxer uma ambulância até aqui, poderá subir no seu teto e pular para o parapeito onde está o Hidden Package. Já o Hidden Package #49 não estará acessível nesse momento do jogo, já que, para alcançá-lo, precisamos usar a ponte levadiça, e ela só passará a funcionar após completarmos algumas missões principais. Avisarei quando for possível coletá-lo. Após o Hidden Package #65, use o Moonbeam estacionado aqui perto para conseguir pular o muro e chegar ao topo do parapeito onde está o Hidden Package #66.

Coletando todos os 35 Hidden Packages possíveis dessa ilha, chegará a um total de 68 Hidden Packages coletados, o que nos disponibilizará em todos os esconderijos os seguintes itens: espingarda, colete à prova de balas (não precisa mais procurar por um!) e coquetéis molotov. Uma bela adição ao nosso arsenal.

E não é só isso. Novos veículos requisitados pelo armazém de Portland Docks podem ser encontrados aqui nessa área de Staunton. Vale lembrar que terá de ir dirigindo com eles pela ponte até Portland e entregá-los lá no mesmo Portland Docks, no mesmo local. Vamos aos novos veículos disponíveis agora:

O Portland Civilian Vehicle #13: Blista pode ser facilmente encontrado rodando pela cidade aqui em Staunton. Trata-se de uma camioneta de passageiros, de quatro portas e com amplo espaço de bagagem que é usado normalmente pelos civis. Não confundir com o Landstalker que possui um estepe na parte traseira. Se estiver com dificuldades, há um estacionado em uma das garagens abertas perto do Pay N' Spray. Encontrando-o, leve-o para a o armazém de exportação em Portland Docks.

Também vale a pena dar uma passada na delegacia de polícia de Staunton. Às vezes, aparece aqui um tipo diferente de viatura, o camburão blindado da polícia. Quando ele aparece, poderá roubá-lo normalmente, como faz com as viaturas. Trata-se do Portland Emergency Vehicle #4: Enforcer. Roube o camburão e leve-o ao guindaste de veículos especiais em Portland Docks. Se for ainda para a base militar que fica no extremo norte de Staunton (onde encontrou o Hidden Package #34), encontrará no local um caminhão de uso restrito militar dando sopa. Esse é o Portland Emergency Vehicle #5: Barracks OL.

E há mais. Volte para a base militar e pegue outro Barracks OL. Comece a dirigir esse veículo aqui pela parte norte de Staunton, em volta do estádio e do campo de construção. Depois de um tempo, começará a ver veículos maiores pelo local. Como o jogo tem o costume de fazer aparecer veículos do mesmo porte que o que está dirigindo, não deverá demorar muito para aparecer um grande caminhão de caçamba, como aqueles de transporte de areia, só que vazio. Trata-se do Portland Civilian Vehicle #14: Flatbed, outro item requisitado e que deverá levar até Portland Docks. Depois volte e continue dirigindo o Barracks OL ou o Flatbed pelo local, e deverão aparecer Coachs aqui também, aqueles ônibus que viu no terminal de Portland, em que a porta fica no meio. Andando com o Flatbed ou com o Coach por essa região, logo deverá aparecer um dos mais raros veículos do jogo, o Portland Civilian Vehicle #15: Bus, um imenso ônibus de viagem em que a porta de entrada fica na parte da frente. Assim que encontrar um, roube-o e leve-o para Portland Docks. É só isso por enquanto.

Agora vamos completar o que há para ser completado aqui em Staunton também. Há 7 Rampages nessa região, veja a localização deles no mapa abaixo:

http://adubz.tripod.com/psII/gta3-r_stauntonisland.JPG

Para dicas de como completar todos os Rampages, assista o vídeo a seguir:


Agora, vamos aos Unique Stunt Jumps. Há um total de 4 Unique Stunt Jumps aqui em Staunton. O vídeo abaixo mostra a localização e como conseguir cada um deles:


Só nos restará as missões especiais daqui de Staunton. E há três delas. Vamos à primeira. Saindo do seu esconderijo, vire à direita. Na calçada da direita, verá um parque, o Belleville Park. Entre no parque, e, aqui na parte norte do parque há um lago. Bem próximo do lago há um Landstalker estacionado. Entre nele para começar a Off-Road Mission #2: A Ride In the Park. Desta vez, serrão 12 checkpoints em um tempo ainda mais curto. Assista o vídeo abaixo parra dicas de como completar essa missão:



Agora, vamos ao próximo. Saindo do seu esconderijo, vire à esquerda e então, no cruzamento de quatro direções, vire à direita. Fique atento à calçada da esquerda e verá um estacionamento do qual pode entrar. Há um Stallion estacionado aqui perto da entrada. Entre nele e não verá nenhuma cena. Saia do estacionamento com o Stallion, saia do carro e entre novamente e aí sim começará a Off-Road Mission #3: Multistorey Mayhem. Desta vez, são 20 segundos para coletar 20 checkpoints, e cada checkpoint lhe dará apenas 5 segundos. Acompanhe o vídeo abaixo para saber qual a melhor rota:


Saindo do seu esconderijo, vire à direita e siga reto até o fim do caminho, na avenida que leva à ponte. Vire à esquerda e entre na segunda avenida à direita. Vire na segunda à esquerda, e então entre na mão da esquerda (mão oposta) da avenida larga de quatro pistas da direita. Fique atento à esquerda, e verá um corredor que leva ao estacionamento de um cassino. Aqui fica o furgão que começa a RC Toyz Mission #3: Casino Calamity. O objetivo agora é destruir os carros da máfia japonesa, os Yakuza Stinger.

E deverá liberar o seguinte troféu:

Dirty Money (Bronze)
Esse troféu será liberado quando conseguir juntar 1 milhão de dólares. Bem, você ganhará quantidades absurdas de dinheiro no decorrer do game, com praticamente tudo o que faz. Além das missões, os Rampages, os trabalhos e os Stunt Jumps deverão ter rendido uma bela grana, e a essa altura já deverá ter passado do 1 milhão de dólares. Como não há praticamente nada com o que gastar o dinheiro, não será difícil acumular. Chegando a 1 milhão de dólares, esse troféu será liberado.

Bem, agora vamos voltar a realizar as missões. Vá para o A no mapa, realizar missões para Asuka.

Main Mission 22: Sayonara Salvatore

Asuka nos dará a missão de eliminar Salvatore de uma vez por todas. Dirija de volta a Portland e aproxime-se do Sex Club 7, onde Luigi trabalhava, perto do seu esconderijo. Receberá o aviso que Salvatore está quase saindo do local. Na quadra defronte o Sex Club 7, há um beco, e no beco há uma escadaria que leva ao telhado do prédio defronte o Sex Club 7. Dali, poderá acertar Salvatore na cabeça ou jogar uma granada ou coquetel molotov nele. Matando-o, completará a missão.

Após essa missão, a máfia italiana será sua inimiga, o que quer dizer que andar pela região de St. Marks e Portland Beach será um tormento a partir de agora. Também receberá o aviso que alguém chamado King Courtney quer falar conosco no bairro de Aspatria. Veremos isso depois. Bem, vamos em frente. Volte até Staunton e para a Asuka.

Main Mission 23: Under Surveillance

Nessa missão, conhecerá Kenji, irmão da Asuka, que também quer alguns trabalhinhos nossos, mas ele terá de esperar. Asuka está desconfiada de espiões da máfia tentando vigiar seus negócios, e quer que a gente se livre dos espiões. Há três postos. No posto de Belleville Park, use o sniper para acertar a cabeça dos dois atiradores de elite no centro do lago. Vá ao outro ponto mais próximo e verá uma van: destrua-a com granadas. No último ponto, vá ao cassino de Kenji e suba até o ponto mais alto, onde fica o heliponto. Daqui, mate os espiões no prédio ao lado usando o rifle sniper.

Após essa missão, poderá realizar missões para Kenji Kasen, indo até o K no mapa. Mas eu recomendo que continuemos com as missões de Asuka, por hora.

Main Mission 24: Paparazzi Purge

Parece que há um paparazzi importunando a Asuka e Maria sempre que elas ficam juntas. Então, vamos dar um pouco de liberdade para elas. Vá até o barco informado. Esse barco da polícia possui metralhadoras na parte da frente. O suspeito fugirá imediatamente em outro barco tão rápido quanto, de modo que dificilmente conseguirá chegar perto o suficiente para alvejá-lo com a metralhadora do barco. Apenas persiga-o por uma volta em Portland, e ele irá sair do barco para entrar em um carro. Vá atrás dele e acabe com o carro dele para encerrar a missão.

Main Mission 25: Payday for Ray

Asuka quer que paguemos um informante que ela tem dentro da polícia de Liberty City, mas ele é excêntrico quanto à segurança. Terá 3 minutos e meio para chegar até um telefone público do outro lado da cidade. Leve um carro rápido com você. Chegando ao local, atenda o telefone e ele dará o endereço de outro orelhão. Corra ao outro telefone, e assim vai, até atender quatro telefones e finalmente descobrir que ele está no banheiro público de Belleville Park. Vá ao local e conhecerá Ray Machowsky.

Após essa missão, poderá realizar missões para Ray Machowsky, seguindo ao R no mapa. Mas vamos deixá-lo para depois, vamos continuar com as missões de Asuka.

Main Mission 26: Two-Faced Tanner

Asuka quer que a gente acabe com Tanner, um policial infiltrado que é o protagonista do jogo Driver 2. Vá ao local informado e verá Tanner sair correndo de carro, numa boa, sem escolta. Porém, assim que encostar no carro dele, acionará a polícia de quatro estrelas, ou seja, eles virão com tudo para cima de você, com direito a helicópteros e tudo o mais. Ainda é possível persegui-lo e metralhá-lo até acabar com ele. Completando a missão, a polícia sairá da sua cola na mesma hora. Se estiver encontrando dificuldades, use o cheat para ter o tanque de guerra e exploda o carro de uma vez!

Não haverá mais missões de Asuka por enquanto. Vamos agora realizar missões para o irmão da Asuka, Kenji. Siga até o cassino dele, indicado pela letra K no mapa.

Main Mission 27: Kanbu Bust Out

Kenji tem um plano para retirar da custódia um membro da Yakuza preso. Para isso, primeiro roube uma viatura da polícia. Pode roubar da delegacia mesmo, tanto faz. Leve a viatura até o 8 Ball e armará uma bomba no veículo. Leve a viatura até a delegacia de Staunton, e posicione-o no local certo da explosão, mas não acione a bomba ainda. Deixe um carro rápido de fuga de prontidão, e que não seja uma viatura. Quando explodir a bomba, terá de levar o preso a um local seguro, mas estará sendo perseguido pela polícia com três estrelas. Dirija rapidamente de volta ao Pay N' Spray, para tirar a polícia da sua cola, e não poderá usar uma viatura no Pay N' Spray, por isso precisa ser um carro normal. Depois de pintar o carro, leve o preso resgatado a um local seguro.

Main Mission 28: Grand Theft Auto

Kenji deve um favor a um amigo apaixonado por carros rápidos. Para agradá-lo, ele quer que roubemos três carros específicos espalhados pela cidade e deixemos na garagem dele. Terá seis minutos para roubar os três carros e deixá-los na garagem. Não poderá haver nem um arranhão nos veículos, então passe no Pay N' Spray antes de fazer a entrega. Como a garagem fica bem do lado do Pay N' Spray, o tempo perdido será mínimo. Entregue os três carros e concluirá a missão.

Main Mission 29: Deal Steal

Kenji descobriu que as gangues dos Yardies e os colombianos estão fechando um pacto de benefício mútuo nos negócios, e, como ambas as gangues são rivais da Yakuza, isso é péssimo para nós! Ele quer que intervenhamos na negociação. Roube um carro dos Yardies, chamado de Yardie Lobo. Não é difícil encontrar um na região de Newport, onde eles dominam. Então, com o carro, encontre o amigo de Kenji no local indicado e então vá para o encontro com os Yardies no estacionamento do hospital. Começará a haver um tiroteio assim que chegar, então rapidamente saia do carro e procure cobertura. Usando um rifle sniper ou qualquer arma de longo alcance que tiver, mate os homens dos Yardies no local e pegue a maleta com o dinheiro da negociação. Leve a maleta até o cassino de Kenji para acabar a missão.

Main Mission 30: Shima

Kenji quer que recolhamos o dinheiro dos negócios da máfia. Os dois primeiros negócios pagarão numa boa, mas o terceiro local dirá que foi roubado pelos Diablos. Pois é, teremos de voltar para Portland e reaver a grana. Vá ao local indicado e mate os Diablos. Se quiser, pode matá-los à distância com o rifle sniper. Depois, pegue a maleta com o dinheiro e volte ao cassino de Kenji.

Main Mission 31: Smack Down

Kenji ainda está bravo com a gente, e quer que a gente mate alguns dos Yardies que estão distribuindo a droga Spank ao redor de Liberty City. Essa missão será divertida! Pegue um carro rápido. Verá alguns pontos no mapa, e cada um deles é um vendedor de drogas que pode ser facilmente atropelado por nosso carro. Vá ao ponto mais próximo e atropele-o. Cada um que atropelar fará aparecer outros pontos no mapa, mas, com o tempo, alguns pontos irão desaparecendo. O objetivo é, antes que o último ponto desapareça, consiga matar pelo menos 8 deles. Conseguindo pelo menos 8 mortes, apenas espere e a missão estará concluída.

Bem, acabarão as missões de Kenji. Vamos agora realizar as missões do policial corrupto, Ray. Dirija até o R no mapa.

Main Mission 32: Silence the Sneak

Ray quer que matemos um policial corrupto que está prestes a dedurá-lo. Vá ao local indicado, e verá uma janela aberta. Arremesse uma granada na janela aberta e verá o policial corrupto fugir de carro. Poderá persegui-lo, mas terá duas estrelas de procurado. A melhor coisa a fazer é se antecipar: pegue um veículo comprido, como um caminhão dos bombeiros, e feche o beco por onde ele sai. Assim, quando ele estiver tentando sair, jogue uma granada no carro dele e pronto. Missão cumprida.

Main Mission 33: Arms Shortage

Um amigo veterano de guerra de Ray chamado Phil Cassidy precisa de ajuda. Vá até a base militar na parte norte de Staunton e o encontrará tentando se proteger de um ataque. Em breve o local estará infestado de colombianos tentando invadir com seus carros. Exploda os carros e acabe com eles o mais rápido possível, antes que eles matem Phil. Acabando com todos os colombianos, irá concluir a missão.

Após essa missão, essa base militar passará a vender armas poderosas. Aqui vende M-16, um poderoso rifle com scope, escopetas e o poderoso lança-foguetes, perfeito para algumas missões no futuro. Compre todas essas armas à vontade. Deverá ter mais de dois milhões de dólares a essa altura, e como não havia muito o que comprar, agora pode ir à forra. Abasteça-se bastante, principalmente de M-16 e lança-foguetes. Quando estiver satisfeito, vamos em frente.

Main Mission 34: Evidence Dash

Ray conhece um homem importante, e que provas contra ele estão sendo levadas ao tribunal agora mesmo. Nosso objetivo é impedir que essas provas cheguem até ele. Vá até a picape indicada, e bata nela uma vez. Deixará cair uma evidência no chão, e agora passará a ser perseguido pela polícia com duas estrelas. Deixe de perseguir a picape e volte para seu esconderijo, para pega as estrelas que afastam a polícia, ou mesmo o Pay N' Spray. Qualquer coisa serve. Assim, sem a polícia na sua cola, vá até onde está a picape e bata nela mais e mais vezes. A cada batida, uma nova evidência cairá da picape. Após pegar todas as seis evidências, simplesmente exploda o seu carro da forma como bem quiser.

Após essa missão, agora poderá realizar missões para Donald Love, ninguém menos do que o homem mais rico e influente de Liberty City, o dono da rede de mídia mais forte da cidade, e um personagem recorrente da série. Antes, porém, vamos terminar as missões de Ray.

Main Mission 35: Gone Fishing

Agora, Ray quer se livrar de um pescador lunático. Dirija até Portland e desça ao cais para pegar o barco da polícia. Vá até o local onde está o pescador e teremos de persegui-lo. Metralhe-o com as metralhadoras do barco, mas tome cuidado que ele joga barris explosivos pelo caminho. Como ele é lento, não terá problemas em alcançá-lo e matá-lo, apenas mantenha a distância.

Main Mission 36: Plaster Blaster

Ray irá reclamar que uma das testemunhas que ele pediu que matássemos não está morta. Ele está consciente e sendo levado todo enfaixado de ambulância a um tribunal para depor. Vá até o local indicado para ver a ambulância carregando o homem. Bata na ambulância e será perseguido pela polícia com duas estrelas. Continue batendo e metralhando a ambulância até que ela derrube a pessoa pela porta de trás. Nesse momento, vá ao Pay N' Spray e se livre da polícia. Agora, vá ao corpo estirado no chão e todo enfaixado. Ele é imune a balas e a fogo, mas basta passar por cima dele com o carro algumas vezes para matá-lo de uma vez por todas.

As missões de Ray terminarão por enquanto, nos deixando apenas com Donald Love. Antes de seguirmos para as missões de Love, no entanto, vá atender o telefone público tocando em Aspatria. Siga o símbolo do telefone no mapa.

Phone Mission 9: Bling-Bling Scramble

King Courtney quer testar nossa habilidade ao volante antes de nos contratar para uma missão. Prepare-se para uma corrida maluca. Consiga o carro mais rápido que puder e vá ao local marcado. Quando der o sinal, haverá um checkpoint em algum lugar do mapa, e você e mais três competidores deverão chegar ao local primeiro. Quem chegar primeiro ganha um ponto. Após coletar o primeiro checkpoint, outro checkpoint aparecerá em outro local, e quem chegar lá ganha outro ponto. Quem conseguir mais pontos de um total de 15 checkpoints ganha. Terá de ser rápido, e, se ver que outro competidor vai chegar ao checkpoint antes de você, afaste-se para que fique mais perto do próximo checkpoint, que geralmente aparece em um local mais longe do anterior. Tenha calma e deverá ganhar a competição. É claro que pode metralhar e até destruir seus competidores no meio do caminho, aumentando suas chances.

Phone Mission 10: Uzi Rider

Agora que tem nossa confiança, King quer que matemos alguns membros da gangue Diablos usando o carro da gangue dele, os Yardies. Vá até Portland, até o bairro dominado pelos Diablos. Sem sair do carro, atropele ou metralhe pelo menos 10 membros da gangue, e então será suficiente. Leve os comparsas de volta para Staunton e será missão cumprida.

Após essa missão, os Diablos também serão hostis à gente, tornando nossas agora curtas passagens de volta à Portland ainda mais complicadas, já que agora somos rivais de todas as gangues de lá.

Phone Mission 11: Gangcar Round-Up

King armou um plano para acabar com seus rivais, mas para isso ele precisa de carros característicos das principais gangues rivais. Ele quer um Mafia Sentinel, da máfia italiana, um Diablo Stallion, da gangue dos Diablos, ambos lá de Portland, e também um Yakuza Stinger, da máfia japonesa. Com exceção da máfia japonesa, as outras duas máfias simplesmente te odeiam. A máfia japonesa é a que vai apresentar maior desafio, mas ainda assim nada muito complexo. Vá até a área dominada pela máfia japonesa, e, assim que encontrar um Mafia Sentinel, roube-o e traga-o para a garagem indicada em Staunton. Repita o procedimento para o Diablo Stallion e depois pegue um Yakuza Stinger perto da casa de Asuka. Os carros precisam estar em bom estado; caso estejam danificados, passe no Pay N' Spray antes de entregá-los.

Phone Mission 12: Kingdom Come

King quer algo que está no porta-malas de um carro, e ele nos dá um minuto e meio para chegarmos até lá. Chegando ao local, entre no carro para perceber que tudo não passava de uma armadilha. Quatro vans irão fechar as quatro saídas do estacionamento, e suicidas armados com bombas virão de todos os lados. A ideia é que consiga destruir as vans enquanto se livra dos suicidas antes que eles consigam  chegar perto o bastante. É uma missão difícil, mas que pode se tornar imensamente fácil se usar o cheat do tanque de guerra. Venha com o tanque de guerra e estará imune às explosões dos suicidas, bastando apenas destruir as vans. Simples assim.

Ao encerrar essa missão, irá liberar o seguinte troféu:

A Gift From the King (Prata)
Esse troféu de prata será liberado ao concluir a missão Kingdom Come.

E também deverá liberar o seguinte troféu:

Right-Hand Man (Prata)
Esse troféu de prata será liberado quando conseguir 2500 pontos de Criminal Rating. O Criminal Rating é um medidor que aumenta conforme fazemos as mais diversas coisas ruins no decorrer do jogo, desde completar missões a cumprir Rampages, Unique Stunt Jumps e tudo o mais, assim como matar pessoas e tal. A essa altura do jogo, já deverá ter chegado à marca de 2500 pontos de Criminal Rating. Para saber quanto tem, pressione START e acesse a aba Stats.

Após essa missão, agora até mesmo os Yardies serão hostis a você, tornando sua vida aqui em Staunton um pouco mais complicada. Bem, agora que encerramos as missões de King Courtney, vamos para as missões de Love. Siga até o D no mapa.

Main Mission 37: Liberator

Donald Love quer que resgatemos um amigo dele feito refém pelos colombianos. Para entrarmos no local onde está o refém, precisará de um carro dos colombianos, o Cartel Cruiser. Encontrará vários deles rodando na área de Aspatria, assim como alguns estacionados perto da base deles, que é o imenso local em construção perto do seu esconderijo. Com um carro dos colombianos, vá ao ponto indicado no mapa. Não entre ainda, já que poderá usar o rifle sniper para matar alguns oponentes no lado de dentro. Depois, entre e mate os restantes. Encontre o refém dentro de uma das garagens e leve-o de volta para Donald.

Main Mission 38: Waka-Gashira Wipeout!

Donald Love agora quer uma guerra generalizada entre gangues para incrementar os negócios. Ele quer que matemos um dos líderes da máfia japonesa, o Kenji, e que façamos parecer que foram os colombianos. Bem, para começar, vá arrumar um Cartel Cruiser. Se já estiver com um, melhor ainda. Kenji estará no topo daquele estacionamento perto do Pay N' Spray. Vá para lá e suba ao último andar. Dê a volta no local e veja onde está Kanji. Repare que ele está muito bem protegido por vários oponentes bem armados. A ideia é bem simples: acelerar com tudo para cia dele e depois se jogar com tudo pela rampa que está na beirada do prédio. Caso consiga (talvez precise de algumas tentativas para isso), saia do carro e afaste-se do local para encerrar a missão.

Main Mission 39: A Drop In the Ocean

Donald Love quer uma encomenda de contrabando que chegará em breve de avião. Você tem dois minutos para ir até o cais mais perto e pegar um barco. Certifique-se de pegar um Speeder, o barco mais leve e rápido que tem. Chegue ao local indicado e, quando o tempo acabar, o avião começará a despejar as encomendas. Pegue as seis encomendas, e perceba que terá nada menos do que cinco estrelas de procurado. Estará sendo perseguido pela polícia e pelo FBI, com direito a apoio de helicópteros. Desembarque no porto mais próximo e corra para a escadaria. Pegue o primeiro carro que ver pela frente e acelere com tudo. Precisará de algumas manobras para escapar dos bloqueios de trânsito, mas dirija para o Pay N' Spray ou para o esconderijo, o que estiver mais perto. Livre-se do encalço da polícia. Agora sim, dirija calmamente até o Love para entrega a encomenda.

Completando essa missão, irá liberar o seguinte troféu:

Offshore Delivery (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado quando completar a missão A Drop In the Ocean.

Receberá um aviso pelo rádio informando que a ponte que leva a Shoreside Vale agora está liberada para trânsito, ou seja, poderemos ir para a terceira e última ilha do jogo! Repare que liberou mais algumas missões aqui mesmo em Staunton, mas vamos deixá-las de lado por enquanto e vamos explorar um pouco essa terceira e última ilha. Dirija para lá pela ponte. Agora que a ponte levadiça está funcionando, poderá conseguir o Hidden Package #49, que não podia conseguir antes porque a ponte estava travada. Entrando em Shoreside Vale, já será informado sobre um telefone tocando no bairro de Wichita Gardens. Antes de qualquer coisa, vá salvar o jogo no seu novo esconderijo. Essa região é dominada pelos colombianos, então não se assuste ao ser recebido a balas nessa nova área.

Agora, vamos fazer aquele tour pelos pontos principais de Shoreside Vale. O esconderijo fica em uma área residencial e um pouco isolada, a nordeste da região e afastada dos pontos principais. Há três saídas dessa área residencial: pela estrada sul, que liga à ponte que leva a Staunton, pelo caminho norte, que dá a volta pelo pier, e pela estrada oeste, que chega direto ao coração comercial da região.

Primeiro, o hospital. Saindo da área residencial pelo caminho oeste, siga reto pela estrada até a curva obrigatória à esquerda. Siga em frente no primeiro cruzamento, e vire à direita no próximo cruzamento. Fique atento à calçada da esquerda e verá a entrada do hospital da região, onde pode trabalhar como motorista de ambulância e onde renascerá caso morra por aqui.

A delegacia de polícia fica uma quadra ao norte do hospital, não tem erro. Dê a volta no quarteirão e logo poderá encontrar as viaturas. Roube uma e comece a trabalhar como policial. Certifique-se de prender mais 20 criminosos aqui dessa região, usando aquele truque que ensinamos anteriormente. Quando chegar a 60 criminosos presos, sendo 20 em cada região de Liberty City, conseguirá mais duas estrelas em seu esconderijo. Isso quer dizer que poderá se livrar de até seis níveis de procurado diretamente no seu esconderijo, tendo o mesmo efeito que um Pay N' Spray. Não irá liberar nenhum troféu, mas será necessário para compor os 100% de jogo que viemos buscando até então.

Já o corpo de bombeiros fica na parte sul de Shoreside Vale, exatamente do lado do aeroporto e fácil de se chegar vindo direto de Staunton. Roube um caminhão dos bombeiros e comece a apagar incêndios pelo local, brincando de bombeiro. Após apagar mais 20 incêndios aqui em Shoreside Vale, receberá de presente um lança-chamas em seu esconderijo, para pegar quando quiser. Terá completado tudo o que é necessário quanto a esse mini-game para a platina.

Antes de qualquer coisa, vamos conseguir os Hidden Packages restantes. Há 31 Hidden Packages aqui na região de Shoreside Vale, completando assim os 100 presentes no jogo. Aqui está o mapa que mostra a localização de todos eles:


É muito difícil explicar em texto como conseguir cada um, por isso separei o vídeo a seguir, que mostra detalhadamente e com imagens como obter cada um dos 31 Hidden Packages. Acompanhe o vídeo e colete um por um:


Para conseguir o Hidden Package #78, precisará de um Cartel Cruiser para que o portão de segurança se abra. O Hidden Package #84 será um pouco complicado de se conseguir. Vá para a fábrica que fica ladeira acima, a oeste. Verá uma rampa no local, e andando por ela a pé poderá pular para o contêiner e então cair no telhado do armazém ao lado. Poderá então descer ao chão caindo na direção leste, e cairá dentro da área cercada com grade, onde está o Hidden Package. Para sair, use a rampa. Para obter o Hidden Package #86, também precisará de um carro para conseguir subir e pular a grade. Para obter o Hidden Package #88, pode usar uma ambulância para subir em cima e alcançar o contêiner ou pular da rua de cima direto no contêiner.

Coletando todos os 100 Hidden Packages do jogo, irá liberar para seu esconderijo as armas AK-47, rifle sniper, M16 e lançador de foguetes. Todas as principais armas do jogo! E também irá liberar o seguinte troféu:

Liberty City Secrets (Ouro)
Esse troféu de ouro será o primeiro que irá conseguir liberar no game. Ele será liberado quando tiver coletado todos os 100 Hidden Packages do jogo.

E há mais uma localização muito importante que preciso indicar agora. Saindo da área residencial pelo caminho oeste, vire à direita no primeiro cruzamento assim que atravessar a ponte. Dê a volta no quarteirão e verá a entrada de um galpão. Aqui, há mais um armazém que exige a entrega de alguns carros, cuja lista está escrita em um papel na parte da frente do armazém. Trata-se de um armazém de exportação idêntico ao de Portland Docks, só que com uma lista de 16 carros completamente diferente. Muitos desses veículos são comuns, do tipo que se encontra normalmente na rua, tanto aqui em Shoreside Vale quanto em Staunton e até mesmo em Portland, com poucos veículos raros. O único problema é trazer todos esses 16 veículos até esse fim de mundo no extremo oeste de Liberty City, mas isso é um problema menor. Vamos à lista de veículos que precisará trazer.

Vou começar pelos veículos comuns que poderá encontrar transitando normalmente aqui na frente do galpão mesmo, com pouco trabalho para encontrar. Cause um engarrafamento aqui na rua defronte e vá prestando atenção nos veículos que passam. O Shoreside Civilian Vehicle #1: Stallion é um veículo normal de duas portas, com capota ou não, dirigido pelos residente comuns e bem fácil de se achar. O Shoreside Civilian Vehicle #2: Manana também tem duas portas, e é o mais simples dos carros que encontrará aqui, quase sem detalhes. Bem parecidos com eles, apenas diferenciando em alguns detalhes na lataria, são o Shoreside Civilian Vehicle #3: Idaho e o Shoreside Civilian Vehicle #4: Esperanto. Já o Shoreside Civilian Vehicle #5: Kuruma é um carro popular e comum também, mas de 4 portas, bem parecido com o Shoreside Civilian Vehicle #6: Sentinel. Um pouco maior do que eles mas também popular e fácil de se distinguir pelo amplo espaço de bagagem é o Shoreside Civilian Vehicle #7: Perennial. O Shoreside Civilian Vehicle #8: Landstalker é aquele 4X4 com um estepe na parte posterior, que também roda bastante por aqui. O Shoreside Civilian Vehicle #9: Taxi é o táxi comum que estamos acostumados a ver pela cidade. Já o Shoreside Civilian Vehicle #10: Cabbie é um modelo de táxi que pode ser encontrado mais facilmente aqui em Shoreside Vale do que em outras regiões. Um pouco maior do que o táxi convencional e com detalhes em preto e branco na lateral, ele é fácil de se distinguir.

Agora, dirija de volta para a área residencial. Aqui, poderá encontrar veículos bem mais modernos e de aspecto esportivo. O Shoreside Civilian Vehicle #11: Banshee é um carro esportivo sempre conversível com uma faixa pintada ao centro dele. Semelhante a ele, mas sem a faixa e sempre conversível, é o Shoreside Civilian Vehicle #12: Stinger, também comum na área comercial de Staunton. Já o Shoreside Civilian Vehicle #13: Cheetah é um esportivo de alta classe, coberto e com motor traseiro protuberante que deixa claro que esse carro corre. Um também esportivo e um pouco complicado de se achar rodando na rua, mas que pode encontrar facilmente estacionado no estacionamento do aeroporto é o Shoreside Civilian Vehicle #14: Infernus.

Falando no aeroporto, aqui encontrará, em um dos galpões do local que está aberto, o Portland Civilian Vehicle #16: Dodo. Este é um dos veículos necessários para o armazém de exportação de Portland. Terá de dirigi-lo até Portland, e isso exige cuidado. O Dodo, além de lento, é bem desengonçado para fazer curvas e tem um freio péssimo, o que lhe convida a causar acidentes. Dirija devagar e evite becos e atalhos, preferindo caminhos mais largos e avenidas. Se fizer isso, conseguirá dirigi-lo sem problemas até Portland, e colocá-lo no armazém de exportação de Portland Docks. Se já conseguiu todos os outros veículos de Portland Docks até o momento, então receberá a sua recompensa por ter conseguido todos os 6 veículos. Conseguirá 200.000 dólares e aparecerá, dentro do armazém, ícones referentes a cada um desses veículos requisitados. Ou seja, basta passar em um desses ícones e conseguirá o veículo correspondente.

Aproveitando que está aqui em Portland, vamos conseguir um veículo que só pode ser conseguido aqui. Vá ao seu esconderijo e salve o jogo. Salve o jogo até que esteja um horário entre as 20:00 e as 05:00. Então, dê a volta no quarteirão e vá para onde está o telefone de El Burro. Nesse horário, e bem defronte o telefone, deverá encontrar o Shoreside Civilian Vehicle #15: BF Injection. Esse veículo apenas aparece nesse local e nesse horário, em nenhum outro local ou horário. Pegue o veículo e leve-o até o armazém de exportação de Shoreside Vale.

Se veio seguindo o guia corretamente até agora, então já deverá ter obtido 15 dos 16 veículos exigidos lá no armazém de exportação de Shoreside Vale. O último veículo que nos resta é o Shoreside Civilian Vehicle #16: Stretch, a limusine do jogo. Ela é um pouco raro, mas não tanto quanto o Flatbed ou o Bus. Consiga um carro esportivo e comece a dar voltas pela parte sul de Staunton, perto do hotel de Donald Love e do cassino de Kenji. Não deverá demorar muito para que encontre uma limusine. Encontrando a limusine, leve-a para o armazém de exportação de Shoreside Vale. Deverá então completar a lista de veículos entregues, e, como recompensa, conseguirá mais 200.000 dólares e novamente poderá escolher qual veículo quer resgatar sempre que quiser. Além disso, irá liberar o seguinte troféu:

Play Fetch (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado assim que conseguir entregar todos os veículos exigidos nos armazéns de exportação de Portland e de Shoreside Vale.

Bem, agora vamos para os Rampages. Há 7 Rampages nessa região, veja a localização deles no mapa abaixo:

http://adubz.tripod.com/psII/gta3-r_shoresidevale.JPG

Para dicas de como completar todos os Rampages, assista o vídeo a seguir:


Completando todos os 20 Rampages do jogo, ganhará bastante dinheiro e liberará um troféu:

Blood In the Streets (Prata)
Esse troféu de prata será liberado quando conseguir passar em todos os 20 rampages.

E, durante os Rampages, deverá ainda conseguir liberar outro troféu:

Population Control (Prata)
Esse troféu de prata será liberado quando conseguir matar 1000 pessoas. Esse troféu é acumulativo, ou seja, quanto mais pessoas matar no decorrer do jogo, mais perto chegará dessa quantia. A essa altura do game, já deverá ter chegado a 1000 pessoas mortas, ainda mais com esses últimos Rampages, e esse troféu já deverá ser liberado. Para saber quantos já matou, aperte START e entre na aba Stats. Procure pela informação "People wasted". Quando ela chegar a 100, esse troféu de prata será liberado.

Agora, vamos aos Unique Stunt Jumps. Há um total de 8 Unique Stunt Jumps aqui em Shoreside Vale. O vídeo abaixo mostra a localização e como conseguir cada um deles:


Completando todos os 20 Unique Stunt Jumps do jogo, irá receber um milhão de dólares de prêmio e também liberará um troféu:

Wheels Up (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que completa todos os 20 Unique Stunt Jumps.

Bem, agora vamos para as missões especiais. Há apenas duas aqui em Shoreside Vale. Saindo do seu esconderijo, vire à esquerda e siga reto, descendo a ladeira que leva a Cedar Grove. Vire à esquerda e veja o caminho de terra à direita. Esse caminho de terra leva a um ponto de observação, onde verá um Patriot estacionado. Entre o Patriot para começar a Off-Road Mission #4: Gripped!. O objetivo agora é cruzar 20 checkpoints em cinco minutos, sendo que deve passar de um a outro em menos de 15 segundos. Acompanhe o vídeo abaixo para uma rota que é a mais simples possível:


Completando essa missão Off-Road, deverá liberar o seguinte troféu:

Where We're Going, We Don't Need Roads (Prata)
Esse troféu de prata será liberado quando conseguir completar todas as 4 missões off-road.

Agora, vamos para a última daquelas missões de RC Toyz. E ela fica bem perto do seu esconderijo em Shoreside Vale, na verdade no mesmo bloco. Vá para a parte de trás do prédio do seu esconderijo, e perto da rua encontrará, escondido atrás de um outdoor, uma van. Entre na van para começar a RC Toyz Mission #4: Rumpo Rampage. Desta vez, terá de destruir os furgões do gueto local, os Hood Rumpo. Complete essa última missão para liberar um troféu:

Man Toyz (Prata)
Esse troféu de prata será liberado quando conseguir completar todas as 4 missões RC Toyz.

Bem, antes de retornarmos para Staunton e darmos continuidade às últimas missões principais do game, vale a pena aproveitarmos que estamos aqui para realizarmos as missões de D-Ice, o cara que está nos ligando, mais precisamente em um telefone público. Saindo do seu esconderijo, siga para a esquerda e desça a rampa que leva ao bairro de Cedar Grove. Logo aqui encontrará o telefone público para as missões que realizaremos. Vamos às missões:

Phone Mission 9: Uzi Money

D-Ice quer que matemos, usando exclusivamente a Uzi e dentro de um carro, 20 membros da gangue dos Purple Nines aqui na região de Wichita Gardens. É uma missão curta e simples, que mais parecerá um Rampage qualquer. Se estiver encontrando problema, troque de veículos frequentemente.

Phone Mission 10: Toyminator

Essa missão, por sua vez, será bem semelhante às missões de RC Toyz. Tudo o que precisa fazer é controlar um máximo de quatro carrinhos de controle remoto, e destruir três vans blindadas indicadas no mapa. Não haverá tempo, de modo que pode ir com calma para cada van, tomando o cuidado de não esbarrar em nada e acabar destruindo o carrinho sem querer.

Phone Mission 11: Rigged to Blow

D-Ice tem um carro em que foi plantado uma bomba, e ele precisa que a bomba seja desativada para que o carro seja reaproveitado. Você terá seis minutos para ir até um Infernus estacionado no estacionamento atrás do seu esconderijo e levá-lo até um especialista em bombas em Portland. A distância é longa, mas não precisa correr, pois o tempo e suficiente, e o carro explodirá se danificá-lo muito. Vá dirigindo com calma, devagar e prestando atenção no trânsito. O percurso mais rápido e simples é através do túnel que sai do bairro de Cedar Grove. Siga o túnel até o final e sairá em Portland. No percurso, não se preocupe com gangues rivais atirando em você: isso não acontecerá no decorrer dessa missão especificamente. Vá com calma e estacione na garagem indicada. Após o especialista em bombas desarmar a bomba, terá de levá-la de volta ao mesmo ponto de onde o tirou, em Shoreside Vale e sem nenhum arranhão. Como não terá tempo, pode ir com calma para não bater. Eu recomendo que recupere o carro no Pay N' Spray de Shoreside Vale, porque se arranhar o carro terá de levá-lo de novo, então nem adianta querer recuperá-lo longe. Deixe-o onde pegou e intacto e completará a missão.

Phone Mission 12: Bullion Run

D-Ice informará que um avião com um carregamento repleto de mercadoria valiosa acabou de cair, e a poderosa mercadoria se encontra espalhada pelo bairro de Pike Creek. Você tem seis minutos para coletar pelo menos 30 unidades dessa mercadoria. Ela estará espalhada pelo meio da rua, e há bem mais de 30 pelo local. Quanto mais unidades pegar, mais seu carro ficará pesado e lento, e também chamará a atenção da polícia. Recomendo que pegue algo em torno de 15 e leve à garagem que fica bem aqui do lado. Deixe a mercadoria na garagem indicada e volte para pegar mais 15. Assim, terá pouco que se preocupar quanto à polícia, e ainda terá tempo de sobra. Deixando 30 unidades na garagem, completará essa missão.

Phone Mission 13: Rumble

Essa é a missão final de D-Ice. Ele quer um acerto de contas, homem a homem, com a cúpula dos Purple Nines. Será 8 deles contra dois de nós. Vá buscar o irmão mais novo de D-Ice lá no seu esconderijo e leve-os ao ponto de encontro com a gangue adversária. A disputa é simples: apenas será permitido tacos de beisebol, nada de armas ou carros. E não será um combate difícil, mesmo na desproporção de 8 contra 2, porque eles não atacarão todos de uma vez. Vá arrebentando um de cada vez na porrada até eliminar todos eles, e então irá encerrar a missão.

Com o fim das missões de D-Ice, não há mais nada que nos prenda aqui em Shoreside Vale. Agora sim, volte para Staunton e vamos dar continuidade às missões principais do game. Vamos começar pela missão final de Ray.

Main Mission 40: Marked Man

Ray é um homem jurado de morte, e temos de levá-lo até o aeroporto internacional, o qual fica em Shoreside Vale. Acontece que a ponte está muito bem protegida, de modo que um carro comum não conseguiria passar por lá sem explodir de tanta bala. Devido a isso, aconselho que use o cheat do tanque de guerra para que possamos passar sem nos preocupar com as balas. Terá um limite de tempo de 2 minutos, mas não se preocupe, porque o aeroporto fica bem perto da ponte, assim que chegar ao outro lado. Mesmo com a lentidão do tanque, chegará com tempo de sobra. Pare no ponto indicado e o Ray irá embora, nos deixando as chaves de uma garagem secreta. Vá ao local indicado para encontrar a garagem secreta, a qual contém várias armas e um Patriot à prova de balas. Isso irá encerrar a missão.

Uau! Trate de levar esse Patriot à prova de balas para o seu esconderijo e guarde-o na garagem, para uso futuro. Bem, agora vamos cumprir a próxima missão de Donald Love.

Main Mission 41: Grand Theft Aero

Donald dirá que a mercadoria que fomos buscar para ele de barco era apenas uma isca, pois a mercadoria verdadeira estava no avião. Só que o aião foi confiscado pela polícia. Ele quer que busquemos a mercadoria lá no aeroporto de Shoreside Vale. Dirija para lá. Entre no aeroporto, e vá ao hangar indicado. Ele estará cercado por guardas, mas poderá matá-los à distância com o rifle sniper. Entre e veja o avião. Não haverá encomenda alguma. Então, veja o caminhão, e perceba que o caminhão veio do PanLantic Construções, base dos colombianos! Hum, os colombianos extraviaram a mercadoria do Donald. Vá até as construções lá em Staunton, perto do seu esconderijo. Da entrada, se usar o rifle sniper verá alguns inimigos rondando a área. Mate-os à distância com o rifle sniper, e então vá chegando mais perto. Há pelo menos dez inimigos nessa área, todos eles protegendo o elevador. Alguns deles estarão escondidos, mas se for avançando devagar, poderá pegar todos com o rifle sniper. Poderá ainda subir no prédio em construção ao lado para mirar neles lá de cima. Lembre-se que seu esconderijo fica aqui do lado, e que sempre poderá voltar para pegar vida e colete. Vá avançando até o elevador, e então verá uma cena. Catalina, aquela do qual Claude quer vingança, estará no local e protegida pelo cartel colombiano. Claude a deixará escapar. A Asuka acredita mesmo que foi o cartel colombiano que matou seu irmão, e quer nos ajudar a acabar com o Cartel. Bem, leve a encomenda de volta para Love e encerrará a missão.

A partir de agora, aparecerá uma nova missão para Asuka, com a letra A lá na construção. Mas vamos deixar isso de lado e vamos para a próxima missão de Donald Love.

Main Mission 42: Escort Service

Donald Love quer que a sua mercadoria preciosa seja levada até um laboratório em Pike Creek, mas ele tem receio que o carro seja atacado e quer que façamos a segurança. Bem, antes de qualquer coisa, aconselho a procurar por um Securicar (aparecerão dezenas ao redor do mapa agora) e roube um. Esse veículo é lento, mas forte e resistente, perfeito para fazer escolta armada. Vá ao ponto indicado e acompanhe o Securicar com a mercadoria. De tempos em tempos, aparecerão carros de Cartel Cruiser tentando bater no alvo: bata nele e metralhe-os para tirá-los do caminho. Vá fazendo a escolta enquanto o veículo segue para Shoreside Vale pelo túnel. Ignore quem estiver atirando a pé, apenas tente evitar que veículos armados tirem o alvo da rota, e conseguirá escoltá-lo sem problemas até o laboratório.

Main Mission 43: Decoy

Essa missão envolve novamente aquela famosa mercadoria que ele tanto queria. Desta vez, aparentemente a SWAT cercou o prédio do laboratório em que a mercadoria está sendo analisada, e ele tem um plano: que a gente sirva de isca. Ele quer que a gente vá ao local e pegue um Securicar que está vazio, e saia dirigindo ele para que a polícia venha atrás de nós e que eles tenham tempo de fugir com a mercadoria. Faça isso. A missão é aguentar alguns minutos, e há vários lugares onde você pode ir, mas o que eu mais aconselho é que fique em movimento. É mais simples. Dirija ao aeroporto e entre nos túneis. Nas ruas, como estará com seis estrelas de procurado, haverá bloqueios com caminhões do exército, muitos veículos, helicópteros e até tanques em perseguição. Nos túneis, apenas as viaturas pequenas e inofensivas virão atrás de você, sem bloqueios, helicópteros ou tanques. Vá indo e vindo pelos túneis até acabar o tempo, e então a missão estará concluída.

Main Mission 44: Love's Disappearance

Esta não é uma missão propriamente dita, e sim apenas um vídeo, indicando que Donald Love se foi. Ele se mandou e não iremos mais fazer missões para ele. Simples assim.

Bem, agora que não há mais missões de Donald Love, só nos resta a Asuka, não é mesmo? Dirija-se para o A no mapa para darmos continuidade no jogo.

Main Mission 45: Bait

Asuka descobriu alguns homens de tocaia com ordem para matá-la. Nossa ordem é matá-los, ou melhor, não nós, mas atrairmos os caras para uma armadilha de modo que possa parecer que eles desapareceram. Aparecerá a localização de três carros no mapa, e a base da armadilha aparecerá como um ponto amarelo. Vá até cada um dos carros com um carro rápido, e então, quando ele estiver te seguindo, atraia-o para a armadilha. Não poderá explodir o carro você mesmo: terá de atrai-los até a armadilha. Quando os três carros forem destruídos, a missão será completada.

Main Mission 46: Expresso-2-Go!

Para essa missão, Catalina quer que destruamos oito pontos de venda de droga Spank espalhadas pelas três regiões da cidade. Recomendo enormemente o uso do Patriot à prova de balas, pois assim ficará mais fácil. Vá ao local indicado no mapa e verá um ponto de venda de café, usado para a venda de drogas. Jogue o Patriot em cima dele, para destruí-lo. Há mais 7 pontos de drogas, e terá de um tempo máximo de oito minutos para chegar a todos eles. Após destruir o primeiro, siga para Portland. Há duas pontos aqui, um em Saint Mark's e outro em Portland Docks. Após acabar com eles, siga de volta para Staunton e destrua os outros quatro pontos aqui. Um fica dentro do parque, outros dois pouco a sul deste, bem próximos um do outro, e mais um na parte sul, em uma praça aberta. Após destruí-los, vá direto para Shoreside Vale, onde haverá mais dois pontos, sendo um deles perto da entrada de metrô no aeroporto e outro na frente do hospital lá em Pike Creek. Destruindo todos os pontos, completará a missão.

Main Mission 47: S.A.M.

Asuka terá descoberto um avião que está chegando em minutos no aeroporto de Shoreside Vale. A missão diz para ir para um barco, mas eu aconselho a ir direto para o aeroporto, com o carro mais rápido que tiver. Chegando ao aeroporto, vá direto para a pista de pouso (a única em formato diagonal no mapa, bem no canto), mas tome cuidado. A pista de pouco estará protegida por dois carros, estando três homens ao lado de cada carro. À distância, mate esses homens com o rifle sniper, e, depois de matar todos, equipe o lançador de foguetes e fique a postos perto da pista de pouso. Quando o tempo cronometrado acabar, verá um Dodo pousar no local. Exploda-o com o lançador de foguetes. Imediatamente oito pedaços da mercadoria cairão na pista, e estará sendo procurado com 4 estrelas. Pegue todas as 8 unidades do carregamento e então acelere com o se veículo para o Pay N' Spray ou o seu esconderijo. Uma vez que a polícia não esteja mais na sua cola, dirija ao local indicado, onde estava a Asuka, e verá uma bela surpresa. Asuka e Miguel foram assassinados, e encontrará um bilhete no local. Catalina apareceu e matou Asuka e Miguel, e sequestrou a Maria. Ela está exigindo nada menos do que 500.000 dólares de resgate. E a missão terminará assim. Nem preciso dizer que essa foi a última missão da Asuka, não é?

Após essa missão, imediatamente aparecerá um C de Catalina lá em Shoreside Vale. Dirija para lá e salve o jogo no esconderijo. Precisará de 500.000 dólares para começar a próxima missão, por sinal a última missão do jogo, mas, se veio seguindo o guia até aqui, então já deverá ter mais de 6 milhões de dólares a essa altura, de tanta grana acumulada. Pois bem, vamos para a última missão do jogo! Deixe o Patriot à prova de balas na garagem de seu esconderijo e leve um carro rápido até o C no mapa.

Main Mission 48: The Exchange

Chegou a hora do tão esperado acerto de contas com a Catalina! A última missão do jogo envolve pagar o resgate de Maria. Claude entrará na mansão de Catalina completamente desarmado. Ele entregará o dinheiro, e então ela irá fugir. Terá sete minutos para matá-la, e ela saiu correndo. Entre no Cartel Cruiser por perto e saia da mansão. Volte ao seu veículo rápido. Siga o helicóptero de Catalina para descobrir que ela correu para uma área bem protegida em Cochrane Dam. Volte ao seu esconderijo e pegue todas as suas armas de volta, e o Patriot à prova de balas. Dirija até o esconderijo dela e encontrará um bloqueio na entrada. Usando quaisquer arma quiser, entre e mate todos os guardas pelo caminho. Aconselho a usar o rifle sniper à distância, mas pode usar a arma que quiser. Cuidado com os guardas nos pontos altos. Vá matando os seguranças até poder ver alguns Barracks OL perto de uma escadaria à frente. Exploda-os à distância, usando o lançador de foguetes. Avançando mais um pouco, verá uma cena em que a Catalina entra em um helicóptero e vem atrás de você. Esse helicóptero lança mísseis, então volte para o carro e dirija rapidamente para fora desse local. Na rua, equipe o lançador de foguetes e espere o helicóptero se aproximar para destruí-lo. Com o helicóptero destruído, o tempo acabará. Volte para a fortaleza com cuidado, e vá matando os guardas restantes. Maria se encontra no telhado do prédio, com dois guardas. Poderá matá-los com o rifle sniper se subir uma escada perto do local. Depois, é só ir em direção à Maria e irá concluir a missão, fechando o jogo. Aproveite os créditos.

Após essa missão final, irá liberar um troféu:

Not So Fast (Ouro)
Esse troféu de ouro é o último troféu obrigatório do game. Ele será liberado assim que completar a missão The Exchange, fechando o jogo.

Acha que terminou? Nada disso! Ainda não deverá ter conseguido 100% do jogo, e é justamente isso que iremos tentar agora.

Vá para o seu esconderijo em Portland. Bem diante dele, equipe a AK-47 e use o cheat para acionar a polícia até ter quatro estrelas de procurado. Quando a polícia vier em seu beco, comece a matar os policiais que aparecem. Se vier o helicóptero, destrua-o com o lançador de foguetes também. Não deverá demorar para conseguir que um carro da FBI entre aqui. O carro da FBI é um carro preto. Chegando o carro da FBI, mate todos os agentes que saírem do carro, e então imediatamente use o cheat para se livrar da polícia ou pegue as estrelas de polícia para que a polícia se esqueça de você. Então, se fez tudo certo, o carro da FBI estará ali abandonado e sozinho. Acontece que esse carro da FBI é o Portland Emergency Vehicle #6: FBI Car. Leve-o para o guindaste de exportação lá em Portland Docks.

O mesmo procedimento pode ser feito para conseguir o Portland Emergency Vehicle #7: Rhino. Rhino é o nome dado ao tanque de guerra. Ele só aparece quando está sendo procurado com seis estrelas, então use o cheat até conseguir seis estrelas. Mate os policiais e agentes da FBI que aparecerem, com qualquer arma que quiser. Quando chegar o tanque de guerra, rapidamente use o cheat para se livrar da polícia ou pegue as estrelas. Sem a polícia na sua cola, vá até o tanque de guerra, que ainda deve estar saindo do local, e roube-o. Irá ficar apenas com uma estrela de procurado, por roubar o tanque, e isso é fácil de se resolver. Leve o tanque até o guindaste de exportação em Portland Docks e entregue-o. Se já entregou todos os outros veículos, então irá liberar um troféu:

Pest Control (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que entregar os 7 veículos de emergência em Portland Docks.

Além disso, ganhará dinheiro e aparecerão os ícones que lhe permite conseguir qualquer veículo de emergência que quiser, incluindo o tanque de guerra, a qualquer momento.

E ainda irá liberar outro troféu:

Is That All You've Got? (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado assim que conseguir 100% do jogo. Para conseguir 100% do jogo, precisará cumprir todas as missões principais, as missões secundárias, finalizar os 20 Rampages, realizar os 20 Unique Stunt Jumps, coletar os 100 Hidden Packages, apagar 60 incêndios como bombeiro e prender 60 criminosos como policial, sendo 20 em cada região do jogo, chegar ao nível 12 de paramédico e ainda completar todas as listas de veículos para exportação de Portland e de Shoreside Vale. Ou seja, tudo o que indiquei para fazer no decorrer do guia. Se veio fazendo tudo até aqui, então esse troféu de ouro deverá ter sido liberado a essa altura.

E ainda não acabou! Há mais alguns poucos troféus para liberarmos!

Hunting Season (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará destruir 5 helicópteros. Isso é bem fácil, e pode ser feito aqui mesmo no seu esconderijo em Portland. Primeiro, roube dois caminhões aqui nas redondezas e use-os para bloquear a entrada do beco que leva ao seu esconderijo. Assim, evitará a visita de viaturas indesejadas. Fique perto de seu esconderijo e use o cheat para chamar a polícia até ficar com quatro estrelas. Logo aparecerá um helicóptero. Assim que ele aparecer, atire nele com o lança-foguetes. Espere o próximo helicóptero e repita até conseguir acumular cinco. Se furarem o bloqueio na frente da sua casa, pegue as estrelas ou use o cheat para que a polícia lhe esqueça. Salve o jogo e tente de novo, até conseguir destruir os cinco helicópteros e liberar o troféu. Para saber quantos helicópteros já destruiu, pressione START e entre em Stats. Procure pela informação "Helicopters destroyed".

Repeat Offender (Bronze)
Para liberar esse troféu, só o que precisa fazer é ser preso 20 vezes. Dependendo de quantas vezes foi preso no game, pode ser que até já tenha liberado esse troféu. Cause o caos ou use o cheat e se permita ser preso (fique dentro de um carro parado para ser mais rápido). Repita isso quantas vezes for necessário. Para saber quantas vezes foi preso, pressione START e entre em Stats. Procure pela informação "Times busted".

If You Ain't Cheatin', You Ain't Tryin' (Bronze)
Esse troféu deverá levar um pouco de tempo. Para liberá-lo, precisará explodir 2000 carros. Trata-se de um número acumulativo, ou seja, conta todos os carros que veio explodindo no decorrer do game até aqui. Só que esse número deve ser nem 300 veículos ao todo ainda. Para chegar a essa quantia, há diversas formas, sendo algumas mais divertidas outras menos. A mais divertida é pegar um tanque de guerra (use cheat ou peça um em Portland Docks) e sair esmagando todos os carros que encontrar pela frente até alcançar o número. A mais chata é acumular vários carros ao seu redor e então, a uma distância segura, usar o cheat de explodir carros. Você pode usar o cheat diversas vezes consecutivas, sem precisar procurar por novos carros, porque os mesmos carros já explodidos irão explodir de novo e de novo e de novo e quantas vezes usar o cheat. Ou seja, repita o cheat exaustivamente até ter explodido 2000 carros e liberar o troféu. Fica a seu critério. Para saber quantos carros já explodiu, aperte START e entre em Stats. Procure pela informação "Cars exploded".

Like a Boss (Ouro)
Esse troféu de ouro erá liberado quando conseguir 5000 pontos de Criminal Rating. Como dito anteriormente, você aumenta o índice de Criminal Rating ao fazer qualquer atividade criminosa que queira. Matar pessoas, roubar carros, explodir coisas e fazer atividades diversas sempre aumenta seu Criminal Rating. Ser preso pode diminuir um pouco, mas fugir da polícia com seis ou cinco estrelas de procurado (com cheat) rendem muitos pontos também. Apenas fique cometendo crimes pela cidade e, se ainda não tem 5000 pontos de Criminal Rating e o rank de Boss, logo terá. Quando alcançar essa meta, esse troféu de ouro será liberado.

King of Liberty City (Platina)
E aqui está! Aos reis de Liberty City, sua coroa! Esse troféu será o momento final da nossa platina, em que poderemos finalmente nos despedir dessa cidade incrível e seguir em frente. Após tantos crimes e barbáries, pode relaxar. Parabéns, você platinou Grand Theft Auto 3!

E então? Esse guia lhe foi útil? Comente o que acha, e nos indique um game para a seção Platinando!
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário