domingo, 29 de maio de 2011

Battlefield 3 - Preview


A EA e a DICE, resolveram recentemente levantar um pouco do véu do que está para vir, relativo à Battlefield 3. 

Claro que o “zun zun zun” acerca das “features” do jogo tem sido fervorosamente alimentado em todos os sites e fóruns especializados. 

Esse título, que já se encontra em desenvolvimento à praticamente 4 anos, e face do que tem vindo a ser divulgado, parece ter todos os ingredientes necessários para um novo "Blockbuster" da geração atual.

Ficha Técnica. 

Nome Completo: Battlefield 3 - (BF3);
Publicação: Electronic Arts;
Desenvolvimento: EA Digital Illusions CE - (DICE);
Produtor(a)/Diretor(a): Patrick Bach;
Gênero: First-Person Shooter;
Plataformas: PlayStation 3 / Xbox 360 / PC;
Data de Lançamento: Segundo semestre de 2011;
Faixa Etária: 18+ - (ESRB);


Battlefield 3 usará para renderizar gráficos e sons a nova coqueluche da DICE, nem mais nem menos do que a nova versão (2.0) do motor Frostbite, que levou mais ou menos 3 anos a ser desenvolvido. 

Se Battlefield Bad Company 2 bem como o seu add-on Vietnam já são impressionantes, relativamente aos gráficos que apresentam, é de se antever a qualidade visual elevada que alcançará a engine Frostbite 2. 

Um dos aspectos mais impressionantes em Battlefield Bad Company 2 era a destrutibilidade presente nos cenários, aí será precisamente um dos elementos onde a DICE anuncia melhorias acentuadas com o Frostbite 2. 

Segundo a própria DICE, a nova engine levará a destruição nos cenários a um outro patamar de qualidade, produzindo efeitos reais e únicos na destruição de habitações e até mesmo edifícios, sendo mesmo possível o colapso de grandes estruturas como arranha-céus 

“… se não tivéssemos construído o  motor gráfico Frostbite 2 não seríamos capazes de criar Battlefield 3, pois não seria um passo em frente, mas sim uma mera atualização.” 

Patrick Bach – Produtor Executivo. - Fonte: IGN

Já foi anunciado que o jogo não possuirá suporte para Windows XP, isso deve implicar que o jogo não rodará em DirectX 9, faltando apurar se isso realmente será um fato. Suporte para DirectX 10 e 11 será então providenciado, o que deixa mais uma vez mais antever a qualidade gráfica de Battlefield 3.


A animação das personagens do jogo sofrerá também uma revolução. A DICE, para o efeito, irá usar o sistema de animação da EA denominado ANT, usado para capturar as animações dos jogos de desportos como por exemplo FIFA ou o Madden NFL.

Isso resultará em animações mais perfeitas e reais, e pelo que se tem visto nos vídeos promocionais lançados, o jogo está realmente impressionante, muito aproximando dos movimentos humanos !

Muito trabalho está sendo realizado na DICE para definir todos os elementos gráficos e sonoros de modo a levar a experiência de jogo a uma realidade intensa, um exemplo será a mecânica dos tiroteios, que por exemplo quando se abre fogo com a nossa arma o ecrã estremece, e os nossos alto-falantes são evadidos pelos efeitos sonoros dessa mesma ação.

Primeiro Teaser.

Primeira demonstração do jogo.

Gameplay de 12 minutos.

O ambiente sonoro, também não foi descuidado, os efeitos sonoros serão capazes de inserir totalmente o jogador na ação que decorre. 

A DICE realizou testes e capturou sons de exercícios reais de combate, realizados pelo exército, que envolveram todos os aspectos sonoros que serão inseridos no jogo, como por exemplo as acções de infantaria e dos veículos.

Haverá agora sequências de botões (tipo God of War) como por exemplo quando um camarada cai em combate e teremos que o puxar para segurança, segundo Bach, esse componente não estará disponível no multiplayer.

Os veículos sempre foram uma constante nessa “franchise” e agora não serão excepção, até teremos à disposição “caças” para pilotarmos. 

A DICE afirma que não pretende criar uma simulação, no que toca aos veículos, mas que esses terão a sua curva de aprendizagem própria e que quando adquirida pode efectivamente mudar o rumo das batalhas.

 
 Gameplay, parte 3.

Battlefield não é propriamente conhecido pelo seu modo single-player, contudo nessa edição a EA e a DICE querem apostar forte, no que sobressalta como um ataque serrado a Call of Duty, com a intenção óbvia de destronar esse. 

Assim será de esperar uma campanha single-player intensa e bem construída.

Em relação ao mutiplayer ainda não se sabe concretamente como o será, sabemos que o jogo possuirá suporte para servidores dedicados, na versão PC, inclusive a versão PC suportará 64 jogadores em simultâneo enquanto nos consoles esse número baixará para 24. 

Imagens 


Parece também que o jogo possuirá mais classes que Battlefield Bad Company 2, e que essas terão mais especificidade, por exemplo a classe “Support” terá mesmo como objetivo providenciar suporte ás outras classes.

Coisa que em Battlefield: Bad Company 2 era muitas vezes negligenciada pelos jogadores que se “distraiam” com a ação e muitas das vezes não atendiam aos pedidos de suporte pelos colegas de equipe. 

Se tudo realmente estiver seguindo os padrões que estão sendo divulgados e publicitados esse será sem dúvida o jogo de 2011, e levantará a faísca dos FPS militares a um nível estrondoso e de realismo incomparáveis.

Portanto pessoal, como ainda falta uns meses ainda, estejam valentes para o jogo sair da toca a junte uns reais para comprar essa maravilha do entretenimento digital ! 

Mesmo que tudo o que está sendo relatado não corresponda na prática às expectativas, esse será certamente um jogo marcante nesse ano que parece bastante fértil em títulos de qualidade. 

Take care !
Expectativa:

Nível de Espera: 5/5;
Impressões Iniciais: 5/5;
Expectativa: 4/5;
Game of the Year: Concorrente;

Um comentário:

  1. E aí, vocês apostam em quem? Battlefield 3 ou Modern Warfare 3 vai se dar melhor esse ano? Eu estou indeciso, mas ainda fico com B3. E os leitores do Melhor Final, o que acham?

    ResponderExcluir