domingo, 15 de maio de 2011

Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots - Análise


Metal Gear Solid 4 é simplesmente um jogo que você tem que experimentar por si mesmo. Porque a única coisa que pode certamente ser dito, é que Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots é, sem dúvida, o melhor jogo da história de Metal Gear.  

Ele representa o auge da realização de Hideo Kojima, e é sem dúvida um dos melhors games dessa geração, se não for "o" melhor.

Em Metal Gear Solid 3: Snake Eater vimos o prólogo de Big Boss como "Naked Snake", será que em MGS4 a história terá um fim digno da série ? Confira conosco o último suspiro de Solid Snake ...

Informações técnicas:
 
Nome completo: Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots;
Publicação: Konami;
Desenvolvimento: Kojima Productions;
Gênero: Tactical Espionage Action / Stealth / First/Third-Person Shooter;
Diretor/Produtor: Hideo Kojima / Shuyo Murata;
Plataformas: PlayStation 3;
Data de lançamento: 12 de Junho de 2008;
Faixa etária: 16+ - (Teen / ESRB - North America);


Introdução

Surpreendentemente, o jogo tem um começo suave e pragmático. Ah, sim, há algo de satisfatório sobre a abertura de cinema: o tema áspero, com tons distintos de Solid Snake num cenário caótico e cruél é de arrepiar qualquer fã da arte cinemática.  

Mas há várias coisas que dão aos games Metal Gear um 'sentir' distinto único e, inicialmente, é a ausência das coisas que é mais impressionante nos games convencionais.

A presença de ângulos de câmera fixa, por exemplo, ou de longas conversas no  Codec, ou do distintivo do PS2, torna o título como um jogo de Metal Gear mais como um título de ação própria, e que mudanças foram implantadas ...

O jogo começa bastante genérico, as texturas da geração atual e a definição do campo de batalha do deserto, são maravilhosos, algo bem "Call of Duty" mesmo, ou como o melhor dos Assassin's Creed ... É simplesmente surreal sentir-se dentro daquilo. "War Changes" ...

 
Intro de MGS4.

3 dos Trailers mais premiados do jogo antes de seu lançamento oficial. 

Você entenderá por que MGS4 é o jogo definitivo de Hideo Kojima, ele incrivelmente consegue amarrar todas as pontas soltas e unir tudo o que estava sem explicação em algo épico e ao mesmo tempo inacreditável do ponto de vista lúdico.

Se isso soa um pouco grandioso, e realmente é. Se você tem questões e mais questões por toda a série até agora, você vai ganhar uma enorme satisfação a partir da multiplicidade de cut-scenes em MGS 4 porque colar e juntar todas as suas dúvidas sobre os filosofers, os Patriots, a Boss, Big Boss, Solid Snake e seus irmãos, não foi uma tarefa nada fácil, presumo eu.

Mas a preparação perfeita para o lançamento de Metal Gear Solid 4 seria de se sentar por uma semana e apreciar cada cena, por sua vez, do começo ao fim. Ele não merece nada menos que isso.

Se cut-scenes não são sua praia você pode, naturalmente, apenas pular todos eles. Você vai estar perdendo muita coisa, mas você será capaz de cortar direto ao ponto, ou neste caso, ir direto ao "sneak mission".

Metal Gear sempre foi um jogo de ação furtiva original, mas aqui, a mecânica de esgueirar-se e cortar pescoços estão mais realistas que nunca: um esquema de controle refinado, novos gadgets, e apenas a pura potência do PS3 fazem deste game um dos mais poderosos desta geração.

A OctoCamo, uma nova espécie de camuflagem futurística, faz uma extensão do sistema de "Snake Eater", da camuflagem que elimina a necessidade de mexer com menus e, conseqüentemente, funciona com muito mais eficácia.

Mantenha o controle de ameaças com o sistema "stealth ring" (se mantenha stealth, agachado e agarre os inimigos pora coletar itens). Use seu "Solid Eye" para mudar para visão noturna, ou óculos de proteção térmica, ou até mesmo binóculos para identificar itens importantes.

Pesquise no campo de batalha com a nova invenção de Otacon, o Metal Gear Mk. II. E use o novo sistema de pontos do mercenário Drebin para limpar o campo de batalha coletando pontos e dinheiro, conseguindo assim liberar armas, munição e customizações.

Mesmo que, depois de jogar todos os outros jogos da série, você esteja cansado de simplesmente "sair" por aí, "MGS 4" ainda tem algo a oferecer, porque em todas essas táticas stealth é dada uma nova dimensão ainda mais fluída
ao contexto do campo de batalha.

Como você está lutando pelas ruas abandonadas, ou em uma zona rural sulamericana, você será capaz de interromper tiroteios ou desencadear focos em plena guerra, escolhendo os lados, como convém, ou ignorando o combate e usá-lo como uma cortina de fumaça.

Mais do que qualquer outro jogo da franquia Metal Gear, tmuito do jogo é cheio de possibilidades emergentes que se abrem como asas de borboleta: tomar rotas diferentes ou usar táticas e estratégias diferentes desencadeia uma cascata de eventos que se desdobram em direções muito diferentes.

Excepcionalmente para a série Metal Gear, uma das indicações é a ação "manage". Ao contrário dos jogos anteriores, "Guns of the Patriots" realmente oferece uma boa quantidade de espaço de mudança de estratégia se suas opções forem mais abrangentes e menos cautelosas.

 

 Eis aqui uma das cenas mais aplaudidas do jogo. Atenção: Spoiler.

 

Longplay do jogo, se quiser acessar as continuações, assista diretamente no site You Tube.

Para começar, você pode mudar para uma visão em primeira pessoa e quase que usá-la como um FPS convencional, algo muito bem implantado no jogo.

Mais importante, o sistema de pontos de Drebin coloca um ritmo muito mais poderoso e diversificado de arsenais à sua disposição, e cada arma pode ser atualizada em uma variedade de formas, desde customizar em um lançador de granadas para a melhoria do sistema de metas de laser até carregá-lo com munição especiais.

No entanto, se você estiver tratando MGS 4 como um shooter convencional, você precisa manter um olho em  sua barra de "stress", onde Snake pode perder sua concentração ou fazer coisas indevidas.

Se não é o suficiente para que tiroteios estendidos com snipers inimigos e tanques junto de helicópteros sejam dramáticos para que o seu próprio coração se incendeie, experimente se machucar e perder cargas ou munições à toa no jogo. MGS4 é considerado um dos mais difíceis da série.

Sair corrando e atirar nas coisas realmente não é bom para seu velho coração, você sabe, ainda assim, é justo dizer que, se esgueirar é apenas umas fas tantas opções de Metal Gear Solid 4, que possui um vasto sistema de estratégias em batalha.

Prepare-se para um lote de variedades, como a narrativa com revelações e mais revelações para jogar em você  um turbilhão de estilos de jogo e abordagens de design que você jamis pensaria em ver na série.

Você vai encontrar-se subindo em telhados para eliminar hordas inimgas, ou vestindo uma capa de chuva para escapar das forças de segurança, enquanto tenta encontrar o local designado.  

Uma seção requer que você use todas suas habilidades de deserto, para rastrear um alvo, examinando o caminho a seguir para os sinais de sua própria ação.

E, claro, você vai sempre se deparar com os chefes diabolicamente elaborados. Porque o que seria Metal Gear Solid ser sem "bosses" ? 

Para lembrá-lo, vários dos chefes de MGS4 são brilhantemente relembrados de alguns dos encontros com os chefes mais memoráveis ​​da série, como Screaming Mantis, que lembra o nosso amigo Psycho Mantis em Metal Gear Solid.

Gameplay em imagens 


Os "bosses" também revelam-se bastante pragmáticos em encontros memoráveis ​​entre si, correndo para se esconder através de um laboratório de pesquisa, ao tentar localizar uma "femme fatale" furtivamente camuflada, por exemplo.

E depois há os momentos Kojima: esses momentos de burrice, ou humor, ou a atenção aos detalhes, que só ele o faria em qualquer outro jogo.

Lembra-se do codec na parte de trás do CD do MGS original ? Ou deslizando sobre excrementos de gaivota em MGS 2 ?  

Ou vendo os seios das mulheres durante a cut-scenes em MGS 3 ? MGS 4 é está cheio até a borda com momentos semelhantes, aparentemente inconsequentes, mas ainda sublime, e é tão densamente secreto quanto nos games anteriores.

Olhe bem de perto durante algumas das cenas cortadas, por exemplo, e você notará o leve ferimento no pescoço de um dos personagens, ou você pode notar o envelhecimento de Snake sutilmente ao longo do jogo.  

Longe das cut-scenes, ouvir o canto dos pássaros para fora e usá-lo para descobrir se há algum inimigo por perto foi uma das cenas mais realísticas que eu já presenciei.

E que tal implantar um Ipod para os vários temas musicais ou melodias que evocam memórias dos jogos anteriores ? Memórias de lugares e pessoas e eventos também estarão presentes. Mesmo as miniaturas para salvar seu jogo são de primeira classe. Fora as músicas baixáveis.

Técnicas em ecrã dividido adicionam uma nova dimensão cinematográfica e, literalmente, aumenta o clímax até o limite máximo, com uma narração interativa expandido à novas alturas o mundo dos games.

Flashbacks em temas de estresse pós-traumáticos, bem como reiterar temas de jogos anteriores, conectando Guns of the Patriots para toda a visão de Kojima para a série Metal Gear também foi algo emocionante.

Resumindo: a visão singular de Hideo Kojima dos jogos é muito além do que se vê. Uma dessas coisas que a Konami não quer falar é sobre o "comprimento total de cut-scenes".

Como nos videogames, Kojima tem encontrado o meio perfeito para a sua complexa trama. Uma narrativa que engloba nanomáquinas, envelhecimento precoce, os planos nefastos de Liquid Snake, e toda uma série de rostos familiares e lugares memoráveis ​​é tão forçadamente exagerado como qualquer um dos jogos anteriores.

Também é tão atraente e elegante, e engraçado, e abrange temas amplos e relevantes, de estresse pós-traumático para o aquecimento global que me faz pensar por que Kojima não é diretar de cinema.

Existe interesses por amor estilo "piegas", tipo Hollywood. É uma metáfora para o complexo militar-industrial, e uma parábola para a ação pacífica.

Capa alternativa do jogo.

MGS4 também reformula toda a história como nada menos que uma releitura da história do própria Messias (me desculpem o exagero), com a ressurreição, os pecados do pai e tudo o que (e certamente há algo de admirável sobre a bravata - a audácia pura - da reformulação de algo tão insignificante como uma ação jogo como a história do homem).

Ele provavelmente não iria funcionar como um filme porque me parece tanto exagerado e trivial. Mas você poderia dizer o mesmo sobre certas óperas ou romances, não acha ? ...

Felizmente para nós, Hideo Kojima passa a ser alguém que tenha encontrado a confiança para expressar uma visão artística que está totalmente adaptada ao seu meio escolhido - e um meio que é jovem o suficiente para dobrar a sua vontade.

O robô Mk. II já apareceu antes, em Metal Gear, para MSX.

Não é justo chamá-lo de um cineasta frustrado. Se ele tivesse sido um cineasta ele poderia ter sido frustrado. Mas ao contrário, ele encontrou um meio muito grande para conter a sua visão artística única.

É o melhor em serviços de fãs, mas também é difícil ver como isso poderia ser outra coisa senão a visão descomprometida de um homem do que um videogame deve ser. As seqüências de ação são impecáveis.

As cut-scenes - bem, sim, você poderia argumentar que há muitos deles, que elas são longas demais, e que o diálogo é ocasionalmente pesado.  

De fato, muitas das mais dramáticas cenas cortadas pode fazê-lo implorar por  ação, ou perguntar por que eles não poderiam ter sido transformado em seqüências interativas.

Se você já amou qualquer um dos jogos de Metal Gear, ou algum momento marcante da série, chegará um momento em que MGS 4 irá enviar seu espírito ao "nirvana" da filosofia budista de tão perfeito que é.  

Se você já amou todos eles, bem, então haverá muito, muito mais para mostrar. É uma obra-prima. Mas esqueça o que você leu aqui, jogue-o, existem games onde um simples review não pode matrar sequer 10% do que significa um game de verdade, no topo da cadeia alimentar dos jogos.

Vá jogar e descobrir por si mesmo. Porque é o tipo de jogo que, se você jogá-lo depois de ter sido dito que é uma obra-prima, pode acabar decepcionante para você por causa do "hype". Portanto, esqueça o "hype".  

Esqueça que é magnífico, inovador, uma obra-prima. Basta jogá-lo, e desfrutar de uma deslumbrante aventura, onde a viagem de descoberta irá levá-lo ao final de uma das maiores franquias da história dos videogames.

Take care ! 


 Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots - IGN Review

Notas:

- Gráficos: 10; 
- Jogabilidade: 10; 
- Replay: 9,8; 
- Conteúdo Online: 9,8; 
- Enredo: 10; 
- Trilha Sonora: 10;
 

- Nota Final: 10;

5 comentários:

  1. Um dia, eu prometo a mim mesmo, irei fechar Metal Gear Solid 4... É uma vergonha para mim não ter fechado três dos games principais da franquia: o Metal Gear 2, o Metal Gear Solid 2 e o Metal Gear Solid 4. Pretendo reparar esse meu tempo perdido até o final desse ano. Vamos ver se consigo...

    Só o tempo dirá.

    ResponderExcluir
  2. Chego a pensar que você se desvinculou da série por não aceitar tanto assim outros games além do Solid 1 ... É opinião própria, nem esquenta.

    É que muitos fãs ignoram a existência de outro game fora o clássico do PSX.

    Metal Gear tem muito mais à oferecer. Você mesmo quando fechou o maravilhoso Metal Gear Solid 3: Snake Eater em minha casa pôde perceber e sentir isso.

    Por que não com Metal Gear Solid 4 ? Considerado por muito críticos como o MELHOR exclusivo do PlayStation 3 ... Vamos lá John ...

    Fechar, Fechar, Fechar ... Como você mesmo diz.

    ResponderExcluir
  3. É meio que verdade. Eu sempre idolatrei Metal Gear Solid, figurinha carimbada do meu falecido Play 1. Quando saiu o 2, ficava com vontade de jogar, mas com receio, talvez porque era tão diferente do primeiro... Nem sei bem o porquê de fato. Quando saiu o 3, aí eu fechei, e achei sensacional. O 4 eu joguei o começo e parei, nem lembro o porquê, mas também achando bem diferente...

    Mas, como disse, vou reparar o meu erro e tentar fechar o 2 e o 4 assim que for possível. Dependerá de fatores externos, é verdade, mas vamos ver se o vento sopra a favor.

    ResponderExcluir
  4. Sem duvida é um dos melhores que já joguei se não o melhor.

    O jogo é fantastico pra falar a verdade não tenho nem palavras para descrever o que esse game representa.

    ResponderExcluir