sábado, 7 de maio de 2011

Metal Gear Solid - Análise


Metal Gear Solid é o jogo de maior referência no setor do games "stealth" desde a geração 32bit. Com uma história marcante desde seus antecessores para o MSX e Super NES, Metal Gear e Metal Gear 2: Solid Snake, respectivamente, a série se tornou sucesso e febre mundial.

Na época, a Konami vazou várias informações "aqui e ali", mas não havia como esconder a noção de que Metal Gear Solid seria uma aventura de proporções épicas.


A espera passou, e o jogo está finalmente entre nós a mais de 10 anos. Mas será que Metal Gear Solid mereceu realmente todo aquele "hype" da época ? Isso realmente depende da sua perspectiva.

Informações técnicas:
 
Nome completo: Metal Gear Solid - メタルギアソリッド "Metaru Gia Soriddo";
Publicação: Konami / Microsoft Game Studios - (Versão PC);
Desenvolvimento: Konami Computer Intertainment Japan / Digital Dialect;
Gênero: Tactical Espionage Action / Stealth;
Diretor/Produtor: Hideo Kojima;
Plataformas: PlayStation - (1994* - 2005+) / PC;
Data de lançamento: 03 de Setembro de 1998 - (Japão);
Faixa etária: 18+ - (Teen / ESRB - North America);


Introdução:

Na sua essência, Metal Gear Solid é uma verdadeira lição de stealth. Esqueça ficar correndo em salas com sua arma lança-chamas não deixando nada vivo, aqui isso não existe. A regra em Metal Gear é: sua arma é a sua vida, e vice-versa.

Por que se preocupar em combater guardas quando você pode simplesmente burlar isso e pegá-los pelas costas, rastrear ao longo das paredes apenas fora do alcance da vista das câmeras de vigilância, e se esconder atrás das caixas ?


Diferentemente da maioria dos outros jogos, Metal Gear Solid realmente sabe como contar uma história. Você, jogando com o famoso agente Solid Snake, deve se infiltrar em uma base que tem sido invadida por terroristas frequentemente.  


Esses terroristas, porém, são os membros de sua antiga unidade, uma organização ultra-secreta conhecida como "Fox Hound".

Os "hounders" estão sentados em uma arma nova e super-secreta que abriga ogivas nucleares, com a intenção de enviar o planeta de volta para a Idade do Gelo.


Sua missão (sem escolha aqui, você é forçado a aceitar) é se infiltrar na base carregando nada além de um par de binóculos e um maço de cigarros, vá até os reféns, descobrir se a Fox Hound tem mesmo a capacidade de transportar as suas ameaças apocalípticas, e se isso acontecer, pare.


O enredo se desenrola em uma coleção aparentemente interminável de cenas, tudo muito bem feito, utilizando cada polígono possível do falecido PlayStation. Aliás, Metal Gear Solid foi por muito tempo, referência em gráficos, tanto que posteriormente houve uma versão para PC muito bem rankeada.

Capa de Metal Gear Solid: VR Missions, com missões extras de treinamento.
.
Metal Gear Solid: Integral, que reúnia tudo num só game.
.
O jogo não precisa exagera tanto em CG's no percurso da história (dada a quantidade de tempo gasto assistindo cenas, FMV provavelmente a Konami teria feito MGS um jogo de três ou quatro discos), embora não use vídeo em alguns casos isolados as cenas em si são belíssimas e envolventes.

Quando você começa a jogar, você realmente se sente como se estivesse constantemente em perigo. Existem muitas maneiras dos guardas serem alertados para a sua presença. O mais perigoso, é claro, é a visão. Se você entrar na linha de visão de um guarda ou uma câmera, você tem uma luta em suas mãos.


Felizmente, as suas linhas de visão são representadas por grandes "cones" em seu radar. Basta ficar longe dos cones, e você nunca vai ser visto.  

Se você pisar em uma poça de água ou através de uma passarela de metal, disparar uma arma, ou bater em uma parede (ótimo para atrair os guardas ao seu destino), guardas próximos ouvirão o barulho e "check-out". A sim, eles vão realmente seguir suas pegadas na neve.

Se você estiver manchado, um grupo de guardas vai sair do nada e começar a jogar tiro ao alvo com você. Isto também inicia um "timer" de duas partes. A primeira parte do timer é o "timer danger".


Durante este tempo, os guardas estão extremamente em alerta, e eles correm ao redor, na esperança de encontrá-lo. Se você consegue ficar fora de vista, o temporizador começa o segundo alarme. Durante esse tempo, os guardas não irão olhar para você tão ativamente.



Primeiro trailer do jogo.


Demonstração na E3 de 1997, mostrando um jogo com funções básicas mas nem metade do que viria a ser.

Se você ficar escondido durante esse tempo, os guardas estupidamente vão supor que você deve ter fugido, e simplesmente retornar aos seus postos. Não às patrulhas aumentadas, não às caçadas, falha ou não, funciona propositadamente assim.


Eles só esquecem que já viram você e continuam a vagar sem rumo. Embora seja compreensível que isto tinha de ser feito para fins de jogo (ficando "marcado" uma vez e jogar o resto do jogo com toneladas de guardas em sua cola não será exatamente fácil como você pensa), isso sugere automaticamente que a IA do jogo não é das melhores.


Além disso, todos esses guardas estão muito ruins na necessidade de alguns óculos corretivos, porque só podem ver cerca de 20 metros na frente deles. Cara, você pode até gravar um guarda na parte de trás da cabeça (que leva vários tiros para matar), e ele só vai olhar em volta, não vejo ninguém, e voltar para lá como um idiota, é isso é Metal Gear Solid.


Quando você não está correndo atrás das costas dos guardas tolos, você está encontrando vários puzzles e chefes. A maior parte do aspecto de quebra-cabeças está totalmente arruinada pelo seu rádio, que permite que você verifique com pessoas diferentes durante o jogo.


Eles também frequentemente chamam você, às vezes para avançar na história, e eles sempre vão dizer exatamente o que fazer a seguir. Pode ser bom ou ruim dependendo do jogador.


Seu coronel frequentemente lhe indicará caminhos para estabelecer conceitos pesados ​​como "Snake, aperte o botão de ação para descer a escada" em você.


Além disso, após a maioria dos encontros importantes, seu amigo, o coronel, irá sempre contacta-lo, como acabei de dizer. Normalmente, ele poderá dizer: "Didn't (parte x) apenas dizer-lhe que (y item) é mantido em (local z).


--- Personagens - Metal Gear Solid ---

*Como são muitos, a fonte foi diminuída para melhor espaçamento do tópico.



Solid Snake

Solid Snake ("nascido" em 1972 pelo projeto "Les Enfants Terribles") (dublado por Akio Otsuka em japonês e David Hayter, em Inglês) é o protagonista da série e personagem principal em Metal Gear, Metal Gear 2, Metal Gear Solid e Metal Gear Solid 4.
Em Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty, ele é jogável apenas no prólogo do jogo, em "Portable Ops" ele é um prequel definido antes de seu nascimento. Em "Guns of the Patriots", devido ao seu processo de envelhecimento acelerado e ganhando a aparência de um velho apelidado de "Old Snake" Solid volta a ser o personagem principal. A razão do rápido processo de envelhecimento não fazia parte de qualquer fonte externa, era apenas a maneira como ele foi concebido, como um clone. Posteriormente foi diagnosticado por Otacon o vírus "Fox Die" em Snake. No final de Metal Gear Solid, ele revela que seu verdadeiro nome é David. Ele também é conhecido como o homem que pode tornar o possível em impossível, ou simplesmente "The Living Legend". Mas Snake sempre teve declínios, nunca foi nenhum herói em si.

 
Big Boss - (Naked Snake)
  
Big Boss (voz como jovem por Akio Otsuka em japonês e David Hayter, em Inglês, e como um homem velho por Chikao Ohtsuka em japonês e Richard Doyle em Inglês), também conhecido como o maior soldado que já viveu. Ele só ganhou o título de "Big Boss", após derrotar o lendário herói de guerra "The Boss" na penúltima batalha de Metal Gear Solid 3 e é apresentado com este título pelo Presidente. Big Boss é apresentado como comandante de Solid Snake em Metal Gear, mas revela ser o líder inimigo no final do jogo. Ele luta pela segunda vez contra Snake em Metal Gear 2: Solid Snake, aparentemente morto. Em Metal Gear Solid, seus restos mortais são parte da demanda de um grupo terrorista de resgate. Ele aparece como o protagonista de Metal Gear Solid 3, Portable Ops, e Peace Walker sob a identidade de "Naked Snake". Em Metal Gear Solid 3, ele é chamado de "Jack" pelos Boss e "Major Zero" em inúmeras ocasiões. Quando Ocelot pede seu nome verdadeiro, ele diz "John". Jack é o diminutivo do nome de John em Inglês. Big Boss faz sua última aparição em Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots.


Liquid Snake

Liquid Snake (dublado por Banjo Ginga em japonês e Cam Clarke em Inglês) é introduzido em Metal Gear Solid como o antagonista principal. Ele é o irmão gêmeo de Solid Snake e o segundo da linahgem de clones de Big Boss, uma criação do projeto "Les Enfants Terribles". Sua mãe adotiva se chama Eva. Movido e criado no Reino Unido após seu nascimento, Liquid serviu como um gerador para o SAS britânico e mais tarde tornou-se o comandante de campo da FOXHOUND (depois de Snake e Campbell saírem) antes dos acontecimentos do jogo. Liquid Snake se assemelha em termos de aparência facial e compleição física, as principais diferenças são o seu tom de pele e cabelos de comprimento médio loiros, ambos afirmaram "Shinkawa" por ser um resultado de clareamento durante o tempo em um campo de prisioneiros, bem como uma tatuagem de uma cobra enrolada em uma espada em seu braço esquerdo.

Liquid enfrenta Solid Snake inúmeras vezes ao longo dos eventos do jogo, dentro de um helicóptero Hind D, dentro do Metal Gear REX (depois que ele usou Snake para ativar o PAL para REX ter a capacidade de lançar armas nucleares), e no topo de uma REX destruído. Para a conclusão do jogo, Liquid Snake resiste, mas morre de tere sido exposto ao vírus FOXDIE implantado dentro de seu irmão.


Uma das motivações de Liquid é o seu ódio contra Solid Snake, como Liquid acredita que Solid recebeu todos os genes superiores de Big Boss, e que ele, Liquid, estava destinado a ser inferior. É revelado depois dos créditos, que Liquid foi intencionalmente enganado, a fim de levá-lo para continuar o legado de Big Boss. Isto está de acordo com a interpretação do jogo no debate natureza versus criação. 

 

Gray Fox

Gray Fox, Escrito como "Grey Fox" nos jogos de MSX) aparece pela primeira vez no Metal Gear original como um agente do alto escalão da FOXHOUND (os "Fox" é um codinome, sendo a maior comemoração dentro da unidade), que desaparece durante uma missão antes dos eventos do jogo, sua última transmissão sendo uma mensagem críptica simplesmente dizendo "Metal Gear". objectivo inicial de Solid Snake no jogo é resgatar Gray Fox, que revela a verdadeira natureza do Metal Gear para o jogador.


Em Metal Gear Solid, Gray Fox aparece sob a identidade do Cyborg Ninja (サイボーグ 忍者 Saibōgu Ninja?), Um assassino em um exoesqueleto alimentado e munido de uma lâmina de alta frequência que desafia a Solid Snake para um combate, embora sua objetivo final é ajudá-lo. Ele também oferece conselhos enigmáticos à Snake via Codec como o contato chamado "Deepthroat". Gray Fox é mais tarde morto por Liquid Snake pilotando Metal Gear REX.


Revolver Ocelot

Revolver Ocelot aparece em Metal Gear Solid como um membro da FOXHOUND trabalhando secretamente como um espião para Solidus Snake, atual presidente dos EUA. Ele se torna um antagonista recorrente nos games posteriores, aparecendo em Metal Gear Solid 2 como um agente dos Patriots, que fica possuído por Liquid Snake como resultado de um transplante de braço, e aparece em Metal Gear Solid 3 e Metal Gear Solid: Portable Ops como o jovem Ocelot Major. Ele é o único personagem a aparecer em todos os jogos da saga Solid, com exceção de Metal Gear Solid: Peace Walker. Uma característica marcante do personagem Ocelot é sua desconfiança, em todas as suas aparições, ele revela ser um agente duplo ou (no caso de Metal Gear Solid 3) a cruzar-triplo.


Meryl Silverburgh

Meryl Silverburgh é apresentada como sobrinha adolescente do comandante de Solid Snake, Roy Campbell. Em Metal Gear Solid, ela trabalha como ajudante do novato Snake. Meryl é também tem interesse pelo amor de Snake na trama. Antes dos acontecimentos do jogo, ela é atribuída a Shadow Moses para um exercício de campo, mas se recusa a participar da rebelião liderada por Liquid Snake e é presa. Seu protetor celular abre a porta errada, confusa e, acidentalmente, a liberta. Ela, então, submete-se à vários eventos como roubar seu uniforme, assim como tudo o que estava sobre ele. Ela entra em contato com Snake via Codec (140,15) e, em seguida, reúne-se com ele depois. Snake a resgata do controle de Psycho Mantis, mas ela é baleada e capturada mais tarde por Sniper Wolf. Seu destino final depende de ações do jogador durante a sequência de tortura mais tarde: se o jogador for bem-sucedido em resistir à tortura de Revolver Ocelot, Meryl é então resgatada por Snake depois de sua briga com Liquid e os dois escapam juntos a partir da base de Shadow Moses, se o jogador perder , em seguida, um final alternativo, onde o jogador encontra Meryl morta onde Snake e Otacon escapam da base e Campbell revela a Snake que Meryl é filha biológica dele.



Naomi Hunter

A Dra. Naomi Hunter é a chefe da equipe médica da FOXHOUND, e parte da equipe de apoio montada para auxiliar Solid Snake em Metal Gear Solid, proporcionando ao jogador informações sobre os membros da FOXHOUND que Snake enfrenta. Geneticista experiente, ela é especializada em terapia genética baseada na nanotecnologia. Revelada a irmã adotiva de Gray Fox, Naomi busca vingança contra Snake para tentar matar seu irmão, embora ela perceba que algumas de suas percepções originais dele estavam erradas no decorrer do jogo. Quando instruída para injetar em Snake o vírus FOXDIE, ela ilegalmente o modifica para que ele mate Snake além FOXHOUND. No entanto, Naomi escolhe definir o FOXDIE para um valor "coringa", deixando-o vulnerável em um momento posterior. Incerto sobre quando exatamente o FOXDIE mataria Snake, Naomi lhe disse para simplesmente viver a sua vida ao máximo em qualquer tempo que lhe restava.



Mei Ling

Mei Ling é uma chinesa-americana, analista de dados encarregada de salvar o progresso do jogador em Metal Gear Solid. Ela é a pessoa que inventou o equipamento de Snake de comunicação sem fio, o rádio codec, bem como o Radar Soliton, que detecta as posições e o campo de visão dos soldados inimigos próximos. Toda vez que Snake salva seus dados, Mei Ling lhe dá conselhos através de provérbios chineses, bem como citações de autores ocidentais. Na versão japonesa, Mei Ling apenas cita provérbios chineses: ela iria citar o provérbio original em chinês e em seguida explicar o seu significado para Snake em japonês. De acordo com Kojima, este fez alguns dos provérbios redundante após sua tradução para inglês, uma vez que Mei Ling estaria dizendo a mesma coisa duas vezes. As citações ocidentais foram adicionadas sob a direção de Jeremy Blaustein (o tradutor do jogo). Sua aparência foi baseada na atriz Shinobu Nakayama.


  
Decoy Octopus

Decoy Octopus é um membro da FOXHOUND, e com o resto de sua unidade, foi desonesto durante o incidente na ilha Shadow Moses. Octopus é especializado em representação, como ele mesmo injeta o sangue daqueles que ele representa em seu próprio corpo para o mais 'perfeito' disfarce. Em Metal Gear Solid, ele personifica o chefe DARPA após Ocelot o matar durante o interrogatório, a causa da morte parece ter sido o vírus FOXDIE. Ele é o único membro da FOXHOUND que Snake não luta. Como Donald Anderson, ele está junto de Snake sobre ter seu código de detonação descoberto por Psycho Mantis e também informa-o de substituir o sistema PAL. Em uma cena mais tarde, quando Ocelot e fala sobre Liquid da FOXDIE, Ocelot revela que o personagem era mais velho que os outros, possivelmente até mesmo o mais antigo membro da FOXHOUND. 


Vulcan Raven

Vulcan Raven (dublado por Peter Lurie na versão ocidental e Hori Yukitoshi na versão japonesa) é o membro da FOXHOUND que possui um canhão "Vulcan" gigante e tem poderes xamânicos de intuição. Ele é capaz de discernir o patrimônio de Snake. Ele também pode dizer que Snake é um clone, dizendo que ele é "de outro mundo." Ele era um funcionário da nação fortificada de Big Boss em Outer Heaven antes de sua participação na FOXHOUND. Em Metal Gear Solid faz frente com Solid Snake por duas vezes, a primeira batalha com Raven em um tanque Abrams M1, a segunda em um freezer com Raven sendo posteriormente morto. Durante a sua cena de morte, ele informações sobre a verdadeira identidade do chefe DARPA. Ele também deixa Snake com uma mensagem críptica de seu futuro violento antes de seu corpo ser completamente devorado pelos corvos.



Roy Campbell 

Coronel Roy Campbell, ou "Roy Kyanbel" na versão para MSX de Metal Gear 2: Solid Snake), é introduzido em Metal Gear 2: Solid Snake como o novo comandante de Snake na FOXHOUND.  Ele serve como uma espécia de contato primário via rádio no jogo e dá informações sobre seu objetivo e dicas de missões em geral. O ator utilizado para o Coronel Campbell na versão para MSX foi baseado em Richard Crenna, que é conhecido pelo papel do coronel Sam Trautman nos filmes do "Rambo".

Em Metal Gear Solid, Campbell sai da aposentadoria para comandar Solid Snake mais uma vez. Campbell tem mais de um interesse pessoal nesta missão, com a sua sobrinha, Meryl Silverburgh, que está mantida em cativeiro pela força revolucionária que Snake está lutando. Enquanto Campbell é inicialmente forçado a manter um número de segredos de Snake, ele gradualmente revela mais e mais detalhes de como a história continua, até que, finalmente, Campbell é brevemente preso. No entanto, ele é exonerado após a derrota de Liquid contra Solid Snake. Ele revela, no final alternativo do jogo que Meryl é na verdade sua filha biológica.



Nastasha Romanenko

Nastasha Romanenko é o contanto do Codec de Snake para conselhos relacionados às armas nucleares. Ela nasceu na Ucrânia e só tinha 10 anos de idade quando o acidente nuclear de Chernobil ocorreu. Ela viu várias pessoas, incluindo seus pais, sucumbindo aos efeitos da radiação. É revelado em Metal Gear Solid 2 que ela foi enviada à missão por Richard Ames, seu ex-marido. Após os eventos de Metal Gear Solid, ela escreve uma autobiografia intitulada como "In the Darkness of Shadow Moses: The Unofficial Truth" e então cria a "Philanthropy" (um grupo anti-proliferação que foi melhor mostrada em Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty) com os lucros.



Master Miller 

McDonnell Benedict Miller, também conhecido como Master Miller e Miller Kazuhira, é um instrutor e treinador de sobrevivência introduzido em Metal Gear 2: Solid Snake como um membro da FOXHOUND e um dos contatos de Snake no rádio. Em Metal Gear Solid, Master é assassinado antes dos eventos do jogo e Liquid ,disfarçado, assume a sua identidade, enganando Solid Snake para saber seus movimentos. Master Miller foi inicialmente descrito como um homem de aparência asiática com cabelo preto na versão para MSX de Metal Gear 2. Em Metal Gear Solid, o personagem é descrito com cabelos loiros e óculos de aviador, mas revela-se bem-sucedido na tentativa de Liquid Snake de obter a entrada PAL Card. Em Metal Gear Solid: Peace Walker, Miller, muitas vezes referido como Kaz, serve como o segundo de Big Boss em comando no seu grupo de militares mercenários "Sans Frontières". O cabelo loiro e os óculos escuros esportivos que ele usa em Metal Gear Solid é complementado por um lenço amarelo em seu uniforme cáqui. O jogo também revela a sua infância como filho de um oficial dos EUA e uma mulher japonesa.


Psycho Mantis

Psycho Mantis (voz de Doug Stone e Sogabe Kazuyuki em Metal Gear Solid, e Shozo Iizuka em Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots como Praying Mantis) é um especialista em estudos psíquicos para a unidade FOXHOUND. Após o colapso da União Soviética, ele veio para a América à procura de um emprego. Antes de ingressar na FOXHOUND, ele trabalhou com o KGB e o FBI. Suas habilidades especiais incluem os poderes paranormais de psicocinese e telepatia. Ele também afirma ser capaz de ler o futuro, mas isso está implícito, uma utilização da telepatia para descobrir o que seus adversários vão fazer a seguir, em oposição à clarividência verdadeira. Suas previsões também parecem ser suscetíveis à mudança, afirmando que Snake tem um lugar grande no coração de Meryl, mas não pode ver se em seus futuros irão permanecer juntos. Em Metal Gear Solid, Mantis se encontra com Solid Snake duas vezes, na primeira vez ele assume o controle da mente de Meryl, no segundo encontro, ele e Snake fazem a batalha, até Mantis ser derrotado. Depois de derrotar Mantis na batalha, Psycho Mantis faz uma aparição, onde demonstra a sua leitura da mente e poderes telecinéticos antes de desaparecer no ar. 


Sniper Wolf

Sniper Wolf (dublado por Tasia Valenza e Nakamura Naoko na versão japonesa) é a atiradora curdo-iraquiana da unidade FOXHOUND, que usa uma "Heckler & amp" e uma "Koch PSG1". Apesar de snipers geralmente trabalharem em dupla, Sniper Wolf trabalha sozinha. Ela também é outra "discípulo" de Big Boss, o antagonista dos dois jogos anteriores de Metal Gear. Durante a ocupação, ela foi amigável com Otacon, que lhe permite alimentar os lobos dando-lhe um lenço. Otacon se apaixonou por ela e ficou arrasado com a sua morte. Em Metal Gear Solid, Snake luta com ela por duas vezes, os resultados na primeira vez foi Meryl ser capturada, Sniper Wolf, com leve perda de sangue, e Snake sendo torturado, na segunda batalha, ela é morta. Ela é referenciada em "Guns of the Patrios" por Otacon, como um lobo vem para levar um derrotado Crying Wolf ele implica que o lobo possa representar o seu espírito. Ela também é, aparentemente, viciada no relaxante muscular "diazepam". Ela só é vista tomando uma vez, mas em um diálogo mais tarde por Ocelot implica que ela usa com bastante frequência e que pode ter impedido o vírus FOXDIE de matá-la. Sua ascendência curda é também a razão do seu nome de código ser "Wolf".

Continuação

"Depressa, Snake! Nós estamos quase fora do tempo! " Algumas vezes desnecessariamente interrompe o jogo e faz você se sentir como uma criança de oito anos de idade ás vezes, com um  déficit de atenção em vez de um assassino treinado. Tudo isso realmente é uma porcaria pra qualquer dificuldade implantada no jogo.

 
Embora nenhum dos quebra-cabeças seja realmente difícil, resolvê-los chega a ser até gratificante. Porém mesmo que o jogo tenha vários níveis de dificuldade, todos eles sofrem o problema de não aumentar ou modificar sua estrutura básica.


As configurações de dificuldade não estavam na versão japonesa do jogo, e eles realmente tiveram um "lançado em no último minuto" no currículum deles. O ajuste fácil do jogo é equivalente à versão japonesa.

N
a dificuldade "normal", o jogo tem muitas mudanças, mas não o suficiente para realmente fazer a diferença. O modo "hard" até aumenta a quantidade de dano que você tomar e também desativa seu radar e isso é um ponto muito positivo para a Konami.
 
A dificuldade "extreme" estará travada até que você feche o jogo pelo menos uma vez, e ela não possui radar. Agora, o problema com isto é que a jogabilidade foi realmente concebida em torno de usar o sistema de radar de forma eficaz. Sem ele, a única maneira de ver os guardas é usar a visão em primeira pessoa ou se espreitar nos cantos.

Infelizmente, você não pode se mover na visão em primeira pessoa. O tempo que você tomar para parar e olhar para os guardas pode ser o momento que um deles pode se virar e vê-lo. Enquanto isso, você está mirando de onde você não pode nem mesmo se esconder, muito menos usar uma arma de fogo.


Isso não seria tão ruim se a exibição fosse modificada um pouco para trás, mas a maioria dos guardas que dispara não vão estar na tela. Se eles fazem isso para a tela, as chances são de que eles já estão atirando em você a algum tempo.


Enquanto o jogo certamente tem sua parcela de problemas, deve-se dizer que o jogo apresenta-se extremamente bem, e é realmente divertido de jogar, mesmo que seja quase completamente desprovido de desafio em algumas partes. O controle é muito bem concebido, e seleção de estoque é especialmente elegante.


Mas nem sequer pense em jogar Metal Gear Solid sem o "dual-shock". Este jogo é provavelmente o primeiro a realmente fazer o uso perfeito das funções de vibração e a realidade prima um longo caminho para manter o suspense na tela, tanto pela oportunidade quanto pela sutileza.


Uma vez imersos no mundo de MGS, você honestamente se sentirá como a estrela de um "thriller" de espionagem. Se você está em silêncio quebrando o pescoço de alguns guardas ou apenas batendo na tecla "círculo" enquanto está amarrado em um dispositivo de tortura, você realmente sentirá que o destino do mundo está em sua mãos.


É um ótimo passeio e uma história razoavelmente cativante, em que, considerando que você gasta mais tempo assistindo a história se desenrolar do que realmente o jogo (o jogo chega a ter dez vezes mais diálogos que um filme em média), o enredo ajuda bastante a se entreter com a aventura.


Existem muitas cenas no jogo, que em si parece quase como uma coleção de minigames, inseridos ás vezes para mantê-lo fora de sintonia da trama. A narrativa não é perfeita, mas no entanto é competente.


Sobre a meio do jogo, a história dá uma reviravolta dramática, e o resto do diálogo é basicamente um grande "boom". A mensagem anti-guerra, temperada com muito "Como eu poderia ter me envolvido em tal esquema de um mal ? " se faz presente constantemente na trama.


Gameplay em imagens 


Ainda assim, existem bastantes reviravoltas e revertérios na conspiração para manter a história sempre interessante, apesar de sua agenda óbvia e irritante de clichês maquinários antinucleares.

Do ponto de vista áudio/visual, Metal Gear Solid é verdadeiramente incrível. Enquanto as texturas do jogo pode estar por um lado "granuladas", o detalhe com o qual tudo é processado é verdadeiramente surpreendente.


Não há nenhum 3D no jogo. Tudo é renderizado em 3D, até aos pequenos detalhes, como os itens que residem em mesas e larvas "festering" de cadáveres em decomposição.


Tudo parece real e age de forma extremamente realista. As animações são muito bem feitas e se executam num ritmo suave. Um toque de abrandamento aparece quando há vários inimigos na tela, mas ele realmente não é muito perceptível.


A trilha sonora e os efeitos são totalmente incomparáveis. A música tem um aspecto sinistro que perfeitamente define o clima do jogo durante os cenários e ou qualquer situação que assola Solid Snake.


Metal Gear REX. A arma nuclear mais perigosa do mundo.

Membros e ex-membros da Foxhound.
 .
Os efeitos sonoros são muito bem conduzidos, desde um pequeno estalo de um tiro que se ouve quando pega um item até o barulho de um "sniper-rifle".

Os efeitos também variam dependendo do seu arsenal de armas e do local em que você se encontra. Se você está no meio de uma tempestade de neve, tiros vai soar abafado misturando-se ao som do lugar. Se você está em um quarto apertado ou poço de ventilação, os efeitos v/ao assumir um som de "eco" de forma adequada e realista.

Além disso, diferentemente da maioria das traduções, o trabalho de voz em Metal Gear Solid é surpreendente. O que eles estão dizendo realmente pode ser um pouco "piegas" e clichê às vezes, mas pelo menos eles entregam o diálogo com a quantidade certa de convicção e fluência labial.


Para dizer que a duração do jogo é decepcionante, você está errado, a duração é bem generosa na melhor das hipóteses. Mesmo se você não fosse assistir cada das cenas únicas não fecharia antes de no mínimo 10 horas, sem saber o que fazer, claro.


Uma vez que você sabe exatamente o que fazer e pular o enredo tanto quanto possível, você pode executar através do jogo em três horas ou menos dependendo de jogador para jogador.


A Konami tentou adicionar elementos extras na forma de vários níveis de dificuldade, bem como incentivos para jogar o jogo novamente, mas nenhuma quantidade de itens especiais e ajustes visuais, isso só foi possível depois das versões "Integral" e "VR Missions".



Detonado completo do jogo. Atenção: Spoiler.

Sim, "Ooh, agora eu estou vestindo um smoking." Definitivamente ... excitante) fechar Metal Gear Solid por mais de duas vezes, e até mesmo jogá-lo pela segunda vez só para ver os dois finais é mais um vida extra para a aventura. Sua breviedade é simplesmente arrasadora.


Enquanto o jogo é definitivamente indispensável em sua coleção, você poderá facilmente alugar por uns dias e ver tudo o que vale a pena ver. A partir de agora, depois de 12 anos, quando olhamos para trás em cima de Metal Gear Solid, o que vemos ?


O jogo definitivamente é revolucionário em muitos aspectos. Ele inova na jogabilidade e realmente traz o o videogame um passo mais próximo do reino dos filmes. É, sem dúvida, um jogo histórico.


Mas a extrema facilidade com que pode ser dominado, o comprimento do jogo pode ser fator exponencial para a longevidade. Além disso, nós queremos realmente jogos que são mais parecidos com filmes ? Claro que queremos.

Conclusão

Se Hideo Kojima, produtor do jogo, era tão definido sobre este tipo de experiência cinematográfica, ele realmente deveria estar fazendo filmes ao invés de jogos ? Ou as duas coisas ?  

Apesar de Metal Gear Solid atualmente estar sozinho, ele se destaca como mais uma obra de arte do que como um jogo realístico em si.

A compra definitivamente é certa, e Solid Snake nunca esteve tão ativo. Considerado por muitos até hoje como o melhor da série. "Hey, Otacon !".

Take care !


Metal Gear Solid, Review.

Notas:

- Gráficos: 9,5; 
- Jogabilidade: 9,7; 
- Replay: 10; 
- Conteúdo Online: 9,8; 
- Enredo: 9,0; 
- Trilha Sonora: 9,2;
 

- Nota Final: 9,6;

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário