sábado, 7 de maio de 2011

Mortal Kombat - Análise


Apesar de Mortal Kombat primar principalmente pela nostalgia voltando ao seu básico, reiniciar essa franquia é uma honra tanto para mim, quanto para os gamers mais antigos.

Com um excelente visual, toneladas de conteúdo extra, e baldes e mais baldes de sangue, o jogo já pode ser considerado um dos melhores da franquia.


Logo de cara percebe-se que a NetherRealm colocou a série de uma vez por todas de volta ao mundo dos games em grande estilo, num clássico instantantâneo, por assim dizer.
 
Ficha Técnica

Nome Completo: Mortal Kombat - (MK 9);
Publicação: Warner Bros. Interactive Entertainment;
Desenvolvimento: NetherRealm Studios;
Produtor/Diretor: Ed Boon;
Gênero: 2D/3D Fighting Game;
Plataformas: Xbox 360 / PlayStation 3;
Faixa Etária: 18+ - (BBFC);



Introdução:

Mortal Kombat definitivamente não é para todos. Isso nunca tão foi claro para mim desde o dia em que o comprei em uma loja aqui na cidade de Santos/SP.

Alguns jogadores não sei por quê, amam a fumaça de Noob Saibot nos games mais antigos, enquanto outros têm digerido cada filme de Mortal Kombat, na TV e alguns quadrinhos da série incessantemente.

Baldes de sangue, "fatalities" violentos, e peitos são totalmente visíveis e jogáveis com o tamanho da abundância das personagens femininas nas HDTV's da vida, para a nossa sorte, gamers do sexo masculino. (Cá pra nós, nenhuma mulher vai se excitar vendo Goro ou Kintaro).

Enquanto a carnificina rola deliberadamente, Mortal Kombat 9 mostra-se bem acima dos outros games do gênero, o que  só faz a gente pensar de como violência é censurada em outros jogos da categoria.

De várias maneiras, Mortal Kombat é a franquia de jogos de luta mais clássica do público ocidental em si e isso fez o novo game ter um "hype" ainda maior antes de seu lançamento.


Gameplay de Mortal Kombat 9.


Kratos, personagem exclusivo da Sony, está presente em MK 9.

Mas no final de tudo, esta é sem dúvida a maior diversão que eu tive em um game de luta, desde "Street Fighter IV".


Surpreendentemente, os fãs hardcore de MK devem ter ficado com esta série de luta felizes e ao mesmo tempo com o pé atrás em alguns quesitos.


Mesmo quando os jogos começaram a perder seu impacto, mesmo quando a franquia de filmes "tanked" (obrigado, MK: A Aniquilação), e mesmo quando a equipe de desenvolvimento do MK original se separaram, os fãs ainda estavam lá, apoiando cada lançamento cada vez mais ridículo e sem criatividade.


Para os fãs, este novo Mortal Kombat é uma dádiva, um oásis num deserto da mediocridade, e um regresso à forma que, honestamente, não poderia ter vindo num momento melhor.


Se o nome não é tão criativo assim, Mortal Kombat, intitulado exatamente como o jogo original - está jogando pesado no "vamos começar e zero e fazer isso direito".


Muito parecido com os filmes de "Rambo", "Fast & Furious", e "Star Trek", este novo MK é uma "sequela que não é realmente uma continuação", e reviver uma franquia de idade com uma imagem nova e brilhante é muito gratificante realmente.

Com essa fórmula no lugar, o modo de história principal em Mortal Kombat se anexa com o fim do péssimo Mortal Kombat: Armageddon, lançado para o PlayStation 2.

Raiden, prestes a morrer nas mãos de Shao Khan, envia uma mensagem de volta no tempo para o passado, avisando seu irmão mais novo sobre os eventos iminentes que levará à destruição de "Earthrealm".


Como a trama se reverte para o início do torneio original de "Mortal Kombat", o Raiden recém onisciente tenta mudar a história a fim de evitar seu futuro alternativo de destino da mesma maneira.


Do ponto de vista narrativo, Mortal Kombat faz algo completamente diferente, uma vez que este modo de história, essencialmente, funciona como uma "cronologia" na linha do tempo para o jogo.

Gameplay em imagens


Dito isto, a trama é tão ridícula e desnecessariamente complicada como qualquer outro título de MK, mas é realmente interessante ver a série de tradição revisitada desta forma, ainda mais com os personagens clássicos na nova geração de consoles.

A tela se divide pela primeira vez em um Mortal Kombat em skills e barra de poder. Conforme você dá e leva golpes, ela enche, como em outros jogos consagrados da mesma categoria. 

Os contragolpes e a combos master também voltaram, onde estavam presentes em Ultimate Mortal Kombat 3, título lançado para o Super NES, Sega Saturn e Mega-Drive em 1995.

Simplificando, é pouco mais do que uma série de lutas separadas por cenas, com a história dividida em atos, cada um focando em um único personagem principal de uma vez.

Levei cerca de cinco horas para jogar, e o jogo que você joga que se desenrola tediosamente de vez em quando nos salva muitas vezes com uma luta "handicap" ou uma batalha contra um chefe extremamente difícil como Reptile, Shang Tsung e Quan-Chi.

De longe, a batalha final é a pior que já vi, e o jogo irá empilhar as probabilidades descontroladamente contra você, principalmente se suas expectativas girarem em torno de um MK com uma história "impecável".


A maior parte da dublagem é ridiculamente estranha, com vários clichês de terríveis e vários "one-liners", mas há um divertimento definitivo, misturado com o absurdo do absoluto combate mortal.



Modo "King oh the Hill", um dos mais divertidos modos online de Mortal Kombat 9. 


Mortal Kombat 9, cinematic trailer.

No entanto, como o jogo é tecnicamente impecável, nada neste jogo realmente se sente amontoado ou semi-feito, exceto para as ilustrações de tela de carregamento de personagens, onde um dos designers, dz algo parecido como "Deviant Art";


Ainda assim, a apresentação mantém-se muito bem, embora algumas coisas têm sido lamentavelmente cortadas, como a lista "smallish".


Além disso, todos os Mortal Kombat desde MK 2 tiveram um problema comum: ser visualmente diferente, mas não excepcionalmente polido. Para o primeiro jogo, isso não é um problema.


Desde o início, a atenção adicionada aos gráficos é notável e impressionante. Cada lutador tem um modelo de personagem olhando liso que rivaliza com a atenção e ao detalhe normalmente visto em jogos como "Tekken" e "Virtua Fighter".

"Mortal Kombat" acerta em cheio ao resgatar os personagens mais clássicos da série e jogá-los de volta para fazer a porrada comer solta em belíssimos cenários que se dividem entre o 2D e o 3D em tempo real.

Algo belo assim, que eu me lembre, somente visto em "Street Fighter IV" talvez, mas o pessoal da NetherRealm sabia que isso não seria o bastante para limpar de vez o nome da série depois de uma leva de games medíocres na passado.

Com isso, o estúdio manteve um trabalho de primeira: o game apresenta uma extensa quantidade de conteúdos, que aparece desde a forma de variados modos de partida, disputas online e muito, mas muito elementos extras.

Coisas que vão desde roupas e fatalities adicionais, até músicas, concept arts e referências do passado, como "Dan "Toasty" Forden", o cara que aparece quando você faz um combo arrasador no game estão presentes nesta versão de MK.

Quando o guerreiro escolhido recebe dano em combate, rasga suas roupas, contusões, sprays de sangue como a água de um hidrante, e a própria carne nos ossos das pessoas começam a descascar.

Fora os ataques X-Ray que é um dos maiores motivos do jogo ser tão censurado em alguns países como o Brasil por exemplo. Com combos e combinações especiais, Mortal Kombat 9 é um dos mais completos nesse quesitos e peca pouco em produção própria para cada personagem.

Cada personagem tem suas características, e o produtor Ed Boon as escolheu separadamente paras melhor ampliar as capacidades técnicas de cada um. 

Continuando, o game apresenta mais quatro opções para testar suas habilidades: "Test Your Might" (similar ao do primeiro Mortal Kombat, de 1991, onde se deve acumular força e quebrar os objetos que aparecer), "Test Your Strike" (semelhante ao anterior, porém exige bem mais precisão), o "Test Your Sight" (um puzzle simples de achar objetos escondidos).

Finalmente também temos o "Test Your Luck", que apresenta um duelo de situações adversas que pode diminuir desde sua força, aumentar sua defesa, apagar as luzes, virar a tela de ponta cabeça e até mesmo arrancar as cabeças dos personagens, e tudo isso ao mesmo tempo, isso sem contar outras tantas infinitas opções que o game pode oferecer.


Modo "Chalenge Tower".


Matéria completa sobre Mortal Kombat 9 e seus modos de jogo.

Outra aposta realmente grandiosa da NetherRealm é a "Challenge Tower", opção do jogo que pode oferecer centenas de desafios a serem concluídos, onde rendem para você moedas para comprar seus conteúdos extra, novos minigames e consequentemente, liberam várias surpresas.

Para poder completar a diversão, seguimos com o tão aguardado modo online de MK 9, que infelizmente para os usuários de PS3, no momento isso ainda é tabú para os mesmos.

Desde o início do projeto a Warner já apontava como um dos aspectos mais importantes deste "MK", e definitivamente o jogo não decepciona, prepare-se para jogadores extremamente técnicos e apelões, treine e se divirta. 

De partidas "quick-play" à duelos valendo ranking mundiais, você tem a opção de jogar sozinho ou em dupla, em MK 9 esses são os modos mais utilizados pelo navegante da Xbox Live, e provavelmente serão na PSN.

O sistema é muito eficaz e traz até mesmo um divertido modo chamado "King of the Hill", onde vários jogadores ap mesmo tempo podem assistir à uma partida enquanto uma galera se detona, esperando a sua vez.

Uma coisa que merece ser lembrada: você pode até chamar um amigo de casa e vocês dois jogarem online, nos modos em dupla, é, um dos pouquíssimos jogos onde isso é possível.

Conclusão

Com uma produção nada ambiciosa no início, os fãs fizeram de uma série que seria apenas lançada online como um game "qualquer",  um jogo de mídia física dos mais caprichados dessa geração. 

Ponto para nós gamers, fãs do talvez melhor jogo de luta de 2011.

Take care !


Mortal Kombat, IGN video review.

Notas:

- Gráficos: 9,5; 
- Jogabilidade: 9,7; 
- Replay: 10; 
- Conteúdo Online: 9,8; 
- Enredo: 9,0; 
- Trilha Sonora: 9,2;

 . 
- Nota Final: 9,6;

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário