sábado, 28 de maio de 2011

Rage - Preview


Se você duvidar que Rage possa ser um jogo decente apenas nos PC's, tenha a certeza de que é um belo jogo até mesmo para os consoles caseiros.

Durante as várias demos que eu vi desde a E3 de 2010, o efeito "feito à mão" na estilização de ambientes e a soberba dos produtores da Id Software, me demonstrou que este não é "mais um jogo" da Besthesda ...


Primeiro de tudo, saiba que a premissa não é a única coisa semelhante ao de outros grandes FPS pós-apocalípticos, como Fallout 3. A história é, sim, muito semelhante á de Fallout 3, mas Rage pode marcar seu espaço no mundo dos games
com uma ambientação única.


Ficha Técnica. 

Nome Completo: RAGE;
Publicação: Bethesda Softworks;
Desenvolvimento: id Software;
Produtor(a)/Diretor(a): Matthew J. Costello / John Romero / John Carmack;
Gênero: First-Person Shooter / Sandbox / Racing;
Plataformas: PlayStation 3 / Xbox 360 / PC;
Data de Lançamento: 13 de Setembro de 2011;
Faixa Etária: 18+ - (ESRB);
 
 

Em dias de Fúria, uma chuva de meteoros dizimou o planeta e a "Autoridade" - o órgão dirigente do mundo antes do apocalipse - aparentemente achou por bem enterrar as arcas profundamente abaixo do solo, para que num futuro próximo a moradia do resto da humanidade pudesse um dia retornar à superfície após os efeitos da greve de meteoros cessarem.

O jogador principal aparentemente tem uma anomalia e, como último sobrevivente, você deve fazer o seu caminho para a superfície por razões desconhecidas e se juntar ao resto da humanidade e dos mutantes, os indivíduos dementes que já foram humanos.


A primeira cena do jogo nos mostra um barraco no meio de um canyon enorme. Depois de falar com uma espécie, um velho louco que habita a favela quase desabitada, diz que é hora de saltar para o bug e fazer alguma experiência de combate veicular.

Demo do jogo apresentado na E3de 2010.

Novas armas.

Trailer oficial do jogo.

A id Software é uma das mais conceituadas produtoras no mercado. No seu curriculum temos títulos como Doom, Quake e Wolfenstein. Conhecida também por apenas lançar os seus títulos quando estes estão acabados, esta é sem dúvida uma das softhouses com maior nome na indústria digital. 

Rage é um título que chamou cedo a atenção da experiente comunidade seguidora dos produtos da id. Se inicialmente pouco se sabia sobre o game, agora com a apresentação na Gamescom em Colonia, na Alemanha, muitas dúvidas foram respondidas. Estamos perante um jogo que traz desde já à minha mente o fantástico Fallout 3. 

As semelhanças com o título da Bethesda começam logo pelo ambiente pós-apocalíptico que estes títulos apresentam. É claro que em Rage estamos perante um visual bem mais rico no que toca à palheta de cores a ser utilizada. 

O jogo da id é muito mais apelativo para os nossos olhos, possuindo um grafismo onde predominam paisagens devastadas, desérticas e com um aspecto seco e sofrível. Quem viu o filme Mad Max 2 irá encontrar brutais semelhanças com este jogo. 

Rage Gameplay

Foi durante uma demonstração realizada por Matt Hooper, Lead Designer da id, e Tim Willits, Creative Director da id, que os sites e revistas tiveram a oportunidade de ver bem o que este jogo tem para nos oferecer. Eles disseram logo desde o início da apresentação que Rage é principalmente um shooter e que o jogo demonstra bem todo o enredo e experiência que a produtora tem em títulos deste gênero. 

Em Rage somos um sobrevivente de uma catástrofe que dizimou quase toda a humanidade. Percorremos livremente em um mundo infestado de mutantes onde apenas algumas localidades conseguem sobreviver em condições adversas a que o planeta ficou mergulhado. 

Na demonstração que foi apresentada, tiveram duas partes completamente distintas. Inicialmente o personagem entrou dentro de um "buggy" para se deslocar para uma local que se encontrava na vizinhança do cenário. No percurso fomos abordados por outros veículos que tentavam travar o nosso avanço, onde disparavam contra nós e nos confrontamos. 

Esta parte do jogo foi algo no mínimo estranho pois o controle do veículo não pareceu ser dos melhores. Notou-se alguma falta de física e de uma maior dureza nos movimentos do buggy. 

Parecia que estava um pouco afastado do resto da idéia principal do jogo, principalmente quando se chegou à localidade para onde nos dirigíamos, pois ao sair do veículo passamos para uma verdadeira experiência FPS. 

Este local também nos faz lembrar bastante o jogo da Bethesda. Temos vários locais para visitar. Tais como bares, lojas, garagens e muito mais. É nestes locais que vamos encontrar as missões que teremos que completar, tudo ao bom e velho gênero de um RPG de ação. 

É também nas demos que vislumbrei o impressionante grafismo que Rage ostenta. Os edifícios possuem muitos detalhes, como sinais evidentes de destruição e desgaste. Temos os caminhos cheios de objetos que dão um ar bem real ao cenário que estamos presenciando. 

Muito bons também estão os interiores, ao entrar num bar não pude deixar de ficar surpreendido com a qualidade dos detalhes e das animações dos personagens. Claro, não podemos esquecer que o jogo corre com uma fluidez impressionante, á fantásticos 60 fps.

Imagens 


Como já me referi, temos que completar missões para sermos recompensados com dinheiro e até items. Matt Hooper encarregou-se de demonstrar uma dessas missões. Esta tinha que ser completada através da perspectiva de um shooter.

O personagem possuía armas que rapidamente me fizeram lembrar Doom 3. As semelhanças eram mais do que notórias, sendo um dos exemplos do histórico que esta produtora tem em FPS's.

Esta missão desenrola-se num edifício que já tinha sido vislumbrado em trailers e imagens. Apareceram uns mutantes que tiveram de ser eliminados. Hooper mostrou um dos grandes componentes deste Rage, que é a construção de armamentos.

Ele construiu uma turret com alguns items que possuía no seu inventário. Colocou-a numa posição estratégica e ela lá se encarregou de chacinar vários mutantes que iam aparecendo. Também foi demonstrada a construção de uma espécie de aranha que nos acompanhava ao longo dos corredores do edifício e disparava contra os inimigos. Tudo muito parecido com o já referido Doom 3.

Em Rage podemos construir variados objetos. Para a sua construção são necessários items que vamos encontrando nos corpos dos inimigos, nos edifícios e até quando completamos determinadas missões. O nosso personagem tem a possibilidade de construir uma armadura que poderá ser melhorada com upgrades.

Voltando aos veículos, temos vários ao nosso dispor. Estes podem ser visualizados na garagem e também podem ser alterados com o sistema de upgrades. Infelizmente apenas vi o buggy em ação, mas a id teve a amorosidade de mostrar alguns dos que estarão disponíveis na versão final.

No jogo temos também a possibilidade de entrar em competições com o nosso veículo. Temos que completar as voltas e tentar destruir os adversários. Seremos então recompensados com dinheiro.

 
Fique atento, durante esta E3 muita coisa será revelada sobre o game Rage.

Outra parte do jogo que achei bem cômica foi à chamada de Bash TV. Aqui temos que entrar em arenas e dizimar todos os mutantes que vão aparecendo ao longo de vários cenários. No final somos recompensados com dinheiro.

Depois desta apresentação a que a imprensa teve acesso devo dizer que fiquei com um misto de sensações.

Se por um lado o motor utilizado em Rage permite a criação de um mundo deslumbrante e rico em detalhes sem a necessidade de uma máquina de última geração (no caso da versão para PC), por outro lado fiquei com algumas dúvidas em relação à condução dos veículos.

Estes estão com um comportamento não tão esperado quanto achei que teriam, criando a sensação de que estão um pouco fora do contexto.

Muita coisa ainda será feita até à versão final. Estamos na presença de um título promissor onde os elementos de RPG, a ação intensa de um FPS e um toque especial da id Software poderão fazer toda a diferença.
 
 Rage - Preview

Take care !

 Expectativa:

Nível de Espera: 4/5;
Impressões Iniciais: 4/5;
Expectativa: 4/5;
Game of the Year: Concorrente indireto;

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário