quinta-feira, 9 de junho de 2011

Tudo sobre a conferência da Sony - E3 2011



E então, eis que chega a conferência mais aguardada da noite! Após as conferências da Microsoft, da Electronic Arts e da Ubisoft brilharem no primeiro dia da E3, eis que surge a Sony para deixar todos os espectadores boquiabertos com mais uma grande conferência oficial! Saiba agora tudo o que aconteceu e que você PRECISA saber acerca do que aconteceu na conferência aqui e agora, no Melhor Final.

Confira:

Se você quiser assistir a tudo na íntegra, sem perder nada, aqui estão os vídeos que mostram, sem perder nenhum detalhe, como tudo aconteceu do começo ao fim:

Parte 1 da conferência


Parte 2 da conferência


Parte 3 da conferência


Parte 4 da conferência


Agora, vamos para uma análise mais pormenorizada de tudo o que vale a pena ser mencionado e descrito sobre essa conferência da Sony. Vamos lá!

A conferência começa com uma bela apresentação dos consoles da Sony seguido de algumas imagens de jogos famosos da empresa, como Uncharted, Resistance, God of War, LittleBigPlanet, Ratchet & Clank, InFamous e Twisted Metal, entre muitos outros. O novo console da Sony também aparece ao final, aquele que todos conheciam como NGP. Ah, e não podemos nos esquecer do PS Move. Todos na plateia assistem a tudo em 3D com seus óculos especiais. Aí, após esse vídeo de apresentação, a locutora anuncia a subida ao palco de Jack Tretton, presidente e CEO da Sony Computer Entertainment America. Ele elogia o local onde ocorre a conferência, o Los Angeles Memorial Sports Arena, e diz que tem mais de 6.000 pessoas conferindo tudo presencialmente, e mais um monte online. Ele passa os próximos vários minutos falando, e falando, fazendo piadinhas e comentando a infelicidade que foi a queda da PSN durante três semanas. Ele afirma que a Sony nunca esteve tão segura, tão firme e tão forte no mercado quanto hoje, e diz que todos os games apresentados hoje na conferência poderão ser jogados nas cabines após o show. Ele comenta que os usuários da PSN não são capazes apenas de jogar jogos e conversar online, mas também possuem acesso exclusivo e gratuito a serviços como o Hulu Plus, Vudu, MLB.tv, NHL Gamecenter Live, Music Unlimited, Netflix, e mais. Ele até mesmo afirma que os usuários de Playstation 3 compões 30% dos usuários de Netflix... Ele afirma que a Sony está fechando parcerias com mais serviços, como o CinemaNow. Ele segue com o blá-blá-blá esperado até que, finalmente, ele muda o assunto para games. Ele cita o sucesso da franquia Uncharted e todos esperam que ele fale sobre Uncharted 3. Ele não fala, mas chama ao palco Evan Wells e Christophe Balestra, co-presidentes do estúdio Naughty Dog, para que eles falem. Evan Wells começa falando. Bem diferente de Tretton, ele fala bem pouco, e logo indica uma demo do qual Christophe jogará ao lado dele. Acompanhe a demo de Uncharted 3: Drake's Deception. Drake continua um belo de um azarado incorrigível...


Tão logo a demo acaba, Evan Wells fala que eles querem criar o melhor Uncharted de todos, não só no single player, mas também no multiplayer. Todos sabem que o beta de Uncharted 3 estará disponível a partir de 28 de junho, para aqueles que compraram InFamous 2 ou possuem o Playstation Plus, e a partir de 4 de julho, para aqueles que não possuem nada disso. Só que ele anunciou uma novidade: o multiplayer completo do jogo, sem essa de beta, tudo completo, estará disponível nos EUA em outubro. Ou seja: antes do lançamento do jogo, que será em 11 de novembro. É mole? Sem dar muitas pistas sobre como vai funcionar isso, ele apresenta um trailer do jogo. Confira o trailer aqui, que, desta vez, é em 3D:


Jack Tretton volta ao palco para mais blá-blá-blá. Ele muda o assunto para a Insomniac Games, empresa responsável por diversos dos exclusivos da Sony, como Resistance, Spyro the Dragon e Ratchet & Clank. Ele chama ao palco Marcus Smith, da Insomniac Games, para falar um pouco sobre Resistance 3. Com um controle rosa do Playstation 3 muito fofo em suas mãos, Marcus fala um pouquinho sobre o game, coisas básicas que todo mundo já sabe, e então chama a atenção para uma demo jogada por ele mesmo. Em 3D. Confira essa demo aqui:


Marcus Smith continua no palco. Ele apenas faz uma piadinha sobre a riqueza de seu chefe, Jack Tretton (ele comenta que Jack tem dinheiro para ter uma tela gigante como a do palco em sua casa), e vai embora. Jack Tretton volta para anunciar uma bela novidade: um pacote bem especial e bem bacana para ser lançado junto com o Resistance 3. O pacote inclui o seguinte: Resistance 3, claro, um Sharpshooter Controler, um controle especial do PS Move em forma de arma, e um Playstation Eye. Tudo por 150 dólares, e a partir de 6 de setembro, quando o jogo for lançado. Legal. então, ele fala sobre remasterizações de games para a nova qualidade de jogos em Blu-Ray e 3D. Ou seja: aí vem mais coleções de jogos para o Play 3. Ele fala sobre God of War Origins Collection, que é uma remasterização em HD e em 3D dos dois jogos da franquia God of War para Playstation Portable: God of War: Chains of Olympus e God of War: Ghost of Sparta. O outro jogo é uma coleção chamada Ico & Shadow of the Colossus Collection. São dois excelentes games que eu particularmente adoro. Em HD e em 3D. Jack Tretton fala sobre a superioridade da Sony em relação ao 3D, e diz que eles planejam aumentar ainda mais esse mercado 3D no console. Afinal, são mais de 100 jogos disponíveis em 3D para o Playstation 3. Para comemorar essa marca, ele anuncia uma super promoção de um pacotão 3D para o Playstation 3: uma televisão Sony Viera 24 polegadas, HD, 1080p 3D e ultra-slim, 2 óculos 3D com bateria recarregável, um cabo HDMI e uma cópia de Resistance 3. Tudo isso pela bagatela de 499 dólares. Urros e gritos entusiasmados na plateia. Esta TV ainda permite uma nova característica: split screen com telas diversas. Ou seja: dois jogadores jogam no mesmo console e na mesma televisão, mas o primeiro jogador enxerga a tela completa da televisão, enquanto o outro jogador enxerga também uma tela inteira, mas através de um óculos especial. Assim, nenhum dos dois fica prejudicado com a tela partida ao meio. Algo semelhante ao feito na demo de Gears of War 3 na coletiva da Microsoft. A ideia é expandir e incentivar o consumo de utensílios 3D. Jack Tretton fala então sobre o PS Move, e sobre como ele vai revolucionar os games dali em diante. Para exemplificar melhor, ele chama ao palco Chris Snyder e Erick Boenisch, da 2K Sports. Chris Snyder começa falando, e ele já fala de NBA 2K12. Erick faz uma demonstração das novas funções do PS Move no jogo. De fato, a jogabilidade muda bastante com o novo apetrecho. Mas o que é uma conferência sem celebridades? Nada, não é mesmo? Eles chamam, então, o super jogador de basquete americano Kobe Bryant para jogar o game, testando o novo modo de jogar. Como era de se esperar, ele chega cheio de pompa, mas paga um baita mico na frente de todo mundo, e sai envergonhado. Assista a demo aqui:


Depois que Chris e Erick saem de cena, junto com Kobe, Jack fala meia dúzia de palavras e chama Umrao Mayer, presidente da Zindagi Games, e Jeremy Ray, produtor da Worldwide Studios. Eles vêm apresentar um novo game: Medieval Moves: Deadmund's Quest. Trata-se de um jogo de aventura em primeira pessoa no qual todos os movimentos do jogador são realizados exclusivamente com o PS Move. Ficou bem interessante. Veja a demo do jogo aqui:


Quando a demo acaba, Jack Tretton volta, e anuncia que diversos games usarão o PS Move. Na tela, aparecem games como Harry Potter, 007, Transformers, Carnival Island, EyePet & Friend, e muito mais. Aí, mudando de assunto completamente, ele começa a falar de InFamous 2, e então apresenta um trailer do game. Assista aqui:


Jack Tretton diz que, futuramente, InFamous 2 terá compatibilidade com o PS Move. Não só ele, como LittleBigPlanet 2 também. Então, ele apresenta um vídeo sobre outro novo game, Starhawk. Confira esse trailer aqui:


Após esse trailer, Tretton comenta que tem uma franquia muito conhecida da Sony que, desde 2002, não há um novo jogo. Pois chegou a hora de tirar o atraso. Sabe qual é este game? Trata-se de Sly Cooper: Thieves in Time. Particularmente, adoro Sly Cooper, e pirei nesse novo trailer apresentado aqui:


Bacana, não? Jack Tretton chama ao palco então Hilmar Pétursson, CEO da CCP. Ele vem para falar de um novo game. O nome do jogo é Dust 514. Esse jogo tem uma proposta interessante: ser o primeiro jogo a apresentar uma experiência multi-plataforma de verdade. Ele permite integrar Playstation 3 e PC em um único modo multiplayer em conjunto. Como? Sei lá como. Mas veja aqui o trailer que eles apresentaram:


Mais um game para 2012. E, falando em jogos que só serão lançados em 2012, eis que Tretton apresenta mais um trailer. Desta vez, sobre o muito esperado Bioshock Infinite, é claro. Confira o trailer:


Depois de tamanha surpresa, quem é que sobe ao palco? Ora, se não é o próprio Ken Levine, diretor de criação da Irrational Games? Ele vem para falar sobre Bioshock, mas incrivelmente não sobre o Infinite propriamente dito. Ele começa contando uma história, sobre uma proposta da Sony e uma entrevista com ele para saber se ele toparia fazer um jogo com a interação do PS Move. Ele diz que topou, apesar de estranhar o modo como a interação nos games é estranha. Ele até brinca um pouco com os movimentos usuais de interação com o PS Move, mas deixa claro que a versão de Playstation 3 de Bioshock Infinite terá compatibilidade com o PS Move. Legal, mas não é só isso. Ele diz que está projetando um novo e inédito Bioshock para ser lançado junto com o Infinite, lá pra 2012. Neste instante, ele tira o NGP dele do bolso, indicando que o novo Bioshock será para o NGP. Essa é a bomba do momento! Um novo Bioshock exclusivo para NGP! Ele não diz mais nada sobre esse novo game. Nada, nem um nome, uma data, uma informação, deixando todos na expectativa. E aí ele vai embora, só para as luzes poderem se voltar mais uma vez para Jack Tretton. Aí, ele começa a falar sobre outro novo jogo, o Saint's Row: The Third, da THQ. Ele diz que a versão do Playstation 3 de Saint's Row 3 terá um modo de jogo exclusivo e conteúdo extra, além de armas únicas. Aí, falando em jogos com compatibilidade com o PS Move, ele cita as empresas Paramount e Bad Robot, responsáveis pela criação do jogo Star Trek. Sim, está para sair um novo jogo da franquia Star Trek, e os possuidores de Playstation 3 poderão jogar com uma réplica da arma Phaser, famosa na série. Sem mais delongas, ele apresenta o seguinte trailer do jogo:


Jack Tretton então começa a falar sobre a Electronic Arts, que tem fechado muitos acordos com a Sony. Esses acordos incluem conteúdo exclusivo de seus games para o Playstation 3. Ele cita 3 desses games. Um deles é SSX, o simulador de snowboarding que vai reviver a franquia já esquecida pelos gamers. A versão para Playstation 3 terá exclusivamente uma fase nova: o monte Fuji, no Japão. Depois, ele cita Need for Speed: The Run. O jogo de corrida trará 7 super carros exclusivos para o Playstation 3. E, por fim, Battlefield 3, o maior blockbuster aguardado da EA esse ano, trará o outro popular jogo da franquia, Battlefield 1943, dentro do seu Blu-Ray, exclusivamente na versão do Playstation 3. Aí, Tretton decide falar de uma das partes mais esperadas de toda a conferência: o novo console portátil da Sony. Para isso, ele chama ao palco Kazuo Hirai, o presidente e CEO da Sony Computer Entertainment e presidente da Sony Consumer Products & Services Group.  Ele fala bem entusiasmado sobre o mercado atual de videogames portáteis, e como esse mercado mudou, desde 2004, quando o PSP foi lançado. Então, antes de falar sobre o novo portátil do Playstation, ele fala sobre um projeto ainda mais ambicioso e enigmático: o Playstation Suite. Sabe o que é o Playstation Suite? Trata-se de um sistema de licensiamento que permitirá jogos de Playstation serem jogados em qualquer celular, smartphone ou table que tenha o sistema operacional Android. Isso mesmo. Um sistema pago com diversos serviços, e totalmente multiplataforma. Haverá jogos, conteúdo exclusivo e tudo o mais que tem na PS Store, por exemplo, só que disponível em qualquer aparelho, seja celular, smartphone, tablet ou mesmo o NGP, de qualquer empresa, contanto que tenha Android. E ele afirma que a Sony irá relançar diversos clássicos do Psone para esse serviço especial, que começará a funcionar a partir do final desse ano mesmo. Aí, essa é a deixa que ele estava esperando para poder começar a falar sobre o grande mistério da noite: o novo portátil da Sony. Chegou a hora de sabermos mais sobre ele. E ele começa com a primeira revelação: o console que conhecíamos até então como NGP, foi batizado oficialmente como Playstation Vita, ou PS Vita.


Aí, ele começa a falar tudo o que o novo console terá. Ele terá dois analógicos, exatamente como os controles Dual Shock dos Playstations 1, 2 e 3. Ele terá uma tela touch screen na frente e uma touch screen na parte de trás. Ele terá sensor de movimentação, como o Six-Axis do Dual Shock do Playstation 3, ou seja, ele perceberá se você girar ou mover o console. Ele terá duas câmeras, uma na parte da frente e uma na parte de trás, para poder recriar e simular realidade aumentada. Ele virá com duas opções de conexão na internet: 3G ou Wi-Fi. E, para providenciar a mais rápida e dinâmica internet disponível, a Sony fechou uma parceria exclusiva com a empresa de telecomunicações AT&T, uma das mais importantes e mais influentes nos EUA. Ele não anuncia quem será o encarregado na internet em outros países. Ele fala sobre um sistema social chamado Party Room, que servirá para manter uma relação com os seus principais amigos. Assim, poderá, entre os membros escolhidos para a sua "sala", saber se eles estão online, o que estão fazendo, que jogo estão jogando, e tudo o mais, podendo até mesmo conversar e trocar informações. Outro serviço, o Near, permite identificar todos que estiverem conectados ao PS Vita em determinado momento, nas redondezas. Assim, poderá conhecer novas pessoas, comparas rankings, troféus e jogar online. Ele chama ao palco Scott Rohde, vice-presidente sênior da Worldwide Studios Product Development. Scott fala que a Sony está inspirada para fazer um novo portátil. Ele cita alguns jogos que fizeram sucesso no PSP, como o Syphon Filter: Dark Mirror, de 2006, nomeado como um dos melhores jogos já feitos para o PSP, e o Resistance: Retribution, de 2009, que também vendeu bem e foi bem aclamado pela crítica. E ele pretende repetir o sucesso no novo portátil, com games como Uncharted: Golden Abyss, um exclusivo. Para falar sobre esse novo game, ele chama John Garvin e Chris Reese, da Bend Studios. Eles vieram para apresentar uma interessante demo desse novo Uncharted, que irá usar muito bem as novas capacidades do novo console. Confira essa demo aqui embaixo:


Scott Rohde retorna e muda de assunto. Ele fala sobre uma nova proposta da Sony, a de um jogo que é um Social Action RPG, ou um RPG de ação social. O novo do jogo é Ruin. Para falar melhor sobre ele, ele chama ao palco Travis Willians, da San Diego Studios, e Jeff Lichfield, da Idle Minds. Travis começa falando, e então eles mostram uma demo do jogo, jogada pelo Jeff em um PS Vita. Assista aqui:


E não acaba aí. Após fazer uma breve demonstração do jogo jogado no PS Vita, ele salva o jogo e liga um Playstation 3 localizado ali ao lado. Ele dá Load Game na versão do jogo no PS 3, e, veja só, ele seguiu de onde ele parou no PS Vita! Isso demonstra uma compatibilidade interessante entre console doméstico e portátil, algo semelhante ao que a Nintendo fez com seu Game Boy Advance e o Gamecube: integração total. Diria até ainda mais interação. Depois, Travis e Jeff vão embora, e Scott apresenta duas novas pessoas a aparecerem no palco ao lado: Erick Waas, diretor de criação da San Diego Studios, e Brandon Akiaten, produtor da mesma empresa. Eles estão ali para apresentar outro game sendo feito para PS Vita: o ModNation Racers. Não se trata de uma "versão PS Vita" de um jogo para Playstation 3, e sim de um jogo completamente novo e único, feito pensando justamente naquilo que o PS Vita possui de excepcional e único. A demo conta com um modo de construção de cenário e também com uma parte de corrida em si. Confira aqui essa demo:


Erick também avisa que esse jogo para Vita dará aos jogadores acesso a mais de 2 milhões de itens customizáveis, seja carros, pistas ou personagens, que foram criados unicamente por jogadores de ModNation Racers do Playstation 3. Ou seja: as melhores criações disponibilizadas online na versão do PS 3 serão transferidas diretamente ao PS Vita e estarão disponíveis logo no lançamento. Eles se vão e Scott volta para falar mais. Ele diz que não tem tempo de anunciar todos os jogos que ele queria, para PS Vita, então ele apenas cita apenas um: WipEout 2048 permitirá até 8 jogadores jogarem online, estejam eles jogando pelo Playstation 3 ou pelo PS Vita. Scott cita também algumas das funcionalidades que terão o PS Vita e o Playstation 3: você poderá trocar saves entre o portátil e o console, poderá jogar online contra alguém que esteja jogando no portátil ou no console, e poderá até mesmo trocar conteúdo e informações entre o portátil e o console. Muito superior ao que era possível com, repetindo, o Gamecube e o Game Boy Advance. Para exemplificar um pouco a questão da troca de conteúdo entre um e outro, ele apresenta uma demo de LittleBigPlanet Vita. Este novo game da franquia LittleBigPlanet já terá milhões de itens customizados online, oriundos de LittleBigPlanet 2, do Playstation 3, disponíveis para download desde o lançamento. E ele poderá trocar itens de um contra o outro a qualquer momento, além de ter conteúdo exclusivo e itens exclusivos. Acompanhe o trailer:


Scott continua falando sobre os games compatíveis entre PS Vita e Play 3, e então ele apresenta uma demo de outro jogo com essa função: Street Fighter vs. Tekken. Acompanhe o trailer:


Então, aparece no palco Yoshiori Ono, o japa que é nada menos do que o responsável pela franquia Street Fighter nos dias de hoje. Ele trabalha para a Capcom no Japão e não fala uma palavra sequer em inglês, então um tradutor ao lado dele traduz tudo. Yoshiori diz que está muito contente com o desenvolvimento e a repercussão de Street Fighter vs. Tekken, e ele quer muito ver esse game no PS Vita. Então, ele faz um anúncio exclusivo: em parceria com a Sucker Punch, a versão para Playstation 3 e PS Vita do jogo contarão com um personagem exclusivo: Cole MacGrath, da famosa franquia InFamous. É isso aí: a não bastava Mortal Kombat ter um personagem exclusivo, o Kratos, como também Street Fighter vs. Tekken terá essa regalia. Para demonstrar como é que serão as habilidades de Cole, aqui está uma demo jogada pelo próprio Yoshiori Ono, ao vivo:


Yoshiori fala mais uma meia dúzia de palavras e vai embora. Scott reaparece e fala que há muitas empresas desenvolvendo games para o PS Vita. São mais de 80 títulos, de diversas publicadoras e produtoras, como a EA, Capcom, Ubisoft, THQ e Activision. Scott se despede do palco, anunciando um breve trailer que irá mostrar alguns dos próximos games sendo desenvolvidos para PS Vita. Há diversos títulos que não foram mostrados em outro local, então vale a pena conferir. Veja esse vídeo aqui:


Sai Scott Rohde, e volta Kazuo Hirai, com um pequeno problema de som. É Kazuo, e não Kazou, como aparece no letreiro da conferência, mas tudo bem. Ele anuncia que o PS Vita estará disponível para ser comprado no final desse ano mesmo, e em duas versões: uma Wi-Fi e uma 3G. E ele ainda aproveita e anuncia os preços recomendados de mercado. A versão Wi-Fi estará disponível por 250 dólares. Já a versão 3G/Wi-Fi estará disponível por 300 dólares. Após esse anúncio, ele vai embora, e Jack Tretton volta ao palco. Porém, Jack já não tem muito mais o que falar, então ele apenas diz suas palavras finais, agradece a participação de todos e vai embora, encerrando a conferência da Sony na E3 de 2011.

E aí, o que achou desta conferência? Gostou de nossa matéria? Comente!

Valeu, e até mais, com mais notícias da E3 2011.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário