sexta-feira, 1 de julho de 2011

Aniversário de Duke Nukem

Hoje, dia 01 de julho de 2011, a franquia Duke Nukem comemora 20 anos.


A franquia Duke Nukem é uma série de jogos de ação criada pela Apogee Software em 1991. A série passou então por muitas outras empresas, entre elas Infogrames e Gearbox Software. O design de Duke foi feito por Todd Reploge, o qual co-criou a franquia e depois deixou a indústria dos games em 1997.
Todos os jogos da franquia estrelam um único protagonista: Duke Nukem, um humano que tem a missão de salvar a humanidade de ataques alienígenas. A franquia é conhecida por exaltar Duke Nukem como um macho-alfa, superior aos outros seres humanos, e dono de uma atração sem igual das mulheres. Os jogos são repletas de tiradas bem-humoradas, piadas pesadas e cenas de sexo e de violência explícita, além de muita liberdade de movimentos e armas futurísticas foras do convencional. A ideia sempre foi chamar a atenção do público masculino, que, na nos anos 90, eram a maioria dos que jogavam no PC. Por isso, é tão normal encontrar mulheres semi-nuas e referências pesadas a sexo no decorrer do jogo.
O primeiro jogo era no formato side-scroll, e foi lançado para MS-DOS. Desde então, a franquia possui games de outros estilos, como first-person e third-person shooters, e para vários consoles, como Playstation, Nintendo 64, Game Boy Advance, PC e celulares.
O último jogo da franquia foi lançado no mês passado, para Playstation 3, Xbox 360 e PC. O jogo, chamado Duke Nukem Forever, em estilo FPS, levou 14 anos para ficar pronto, e foi feito pela 3D Realms. Ele tinha a tenção de relembrar os velhos tempos da franquia. Mas parece que não deu muito certo, uma vez que as críticas do jogo foram muito abaixo da média aceitável, e considerado um fracasso.

Até mais!
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário