sábado, 30 de julho de 2011

Final Fantasy XIII-2 - Preview


- Prólogo -  

Final Fantasy XIII foi um jogo com um longo período de desenvolvimento, onde passou este período de exclusivo para o PS3 para multi com a anúncio de uma versão para o Xbox 360.

Após seu lançamento, a imprensa especializada e principalmente os fãs reclamavam de sua linearidade e seu complicado sistema de combate, chamado "Paradigm Shift" e o pior, a falta de opções de exploração durante a maioria do seu modo story. 

Só era possibilitado explorar o mapa quase que no final do mesmo e isso não agradou nem um pouco os fãs. Agora surge Final Fantasy XIII-2, uma nova chance para a Square-Enix ... Será que agora vai ?


- Ficha Técnica - 

Nome Completo: Final Fantasy XIII-2 / ファイナルファンタジー;
Publicação: Square-Enix;
Desenvolvimento: Square-Enix Product Development Division 1;
Produtor(a)/Diretor(a): Motomu Toriyama / Yoshinori Kitase / Tetsuya Nomura;
Gênero: J-Role Playing Game;
Plataformas: PlayStation 3 / Xbox 360;
Data de Lançamento: 02 de Janeiro de 2012;
Faixa Etária: 14+ - (ESRB);

 

- Introdução -

Pois bem, depois que o presidente executivo Yoichi Wada revelou que os lucros da Square-Enix caíram mais de 90% em 2010 e que suas franquias ultimamente eram consideradas “medíocres”. 

Assim ele disse que franquias como Final Fantasy deveriam ter novamente mais cuidado em seu desenvolvimento, sendo retrabalhadas do zero e sem pressão para o lançamento das mesmas (será por isso que ainda não foi lançado Versus XIII, quem sabe ?).

Tendo como ponto de partida o ultimo Final Fantasy que mesmo recebendo duras críticas , ainda sim é um belo jogo com gráficos acima da média e uma história envolvente, mas que teve um final que não agradou a grande maioria, a Square-Enix colocou na cabeça que o game deveria ter uma continuação.

 Trailer oficial.

 Gameplay do jogo, apresentado na E3 de 2011. 

Talvez para fazer valer o tempo de produção, ou apenas para corrigir os erros que cometeu no XIII, de qualquer forma, a Square-Enix anunciou Final Fantasy XIII-2, segundo game da franquia à ser continuação de uma história original sua e tendo como o primeiro, Final Fantasy X-2, que por sua vez é uma continuação direta de Final Fantasy X do PS2.

Final Fantasy X contou com lindos gráficos, sistema de batalhas criativo e uma história bem envolvente e triste, além de ser o primeiro Final Fantasy totalmente dublado.

Mesmo com tudo isso, o game teve uma recepção muito abaixo do esperado obrigando a Square-Enix (na época Squaresoft) à dar uma continuação ao game por que muitos não gostaram do final.

Então a empresa japonesa lançou Final Fantasy X-2 que era um game não muito obscuro, com sistema de batalha melhorado e o melhor, aberto a total exploração e isso por si só já agradou à muitos fãs.

Pelo visto é o mesmo que a Square-Enix quer fazer com Final Fantasy XIII-2, dar novos ares para a franquia. 

Wada revelou que o game será bastante próximo ao original, mas como a produção está disposta a concertar os erros cometidos em Final Fantasy XIII, possivelmente veremos os personagens explorando muito mais os mapas/cidades/dungeons do que de costume. 

E por falar em personagens, já sabemos que a personagem principal será a antiga heroína Lightning, ao passo que teremos também um personagem masculino, um soldado de cabelos negros que aparenta bater de frente com Lightning o tempo todo, mas não sabemos se este será amigo ou inimigo. Sua irmã Serah também está confirmada como uma das personagens centrais.

Dessa vez Serah entrará em ação ativamente.

Até o momento sabemos que Lightning está numa missão para impedir uma entidade que provavelmente deseja trazer a discórdia e arruinar a paz em Cocoon, além disso, Lightning está atrás de uma cura para salvar a vida das suas duas amigas que se sacrificaram para trazer a paz em Final Fantasy XIII. 

Também sabemos que outros personagens do XIII farão parte do grupo com Snow, e caras novas (ou nem tanto) irão pintar no pedaço como os antigos amigos de Snow que aparecem logo no começo de Final Fantasy XIII ajundo o mesmo a libertar o pessoal de Pulse. 

Pelo visto, este personagens, que agora não me lembro do nome deles, farão parte do seu grupo de guerreiros.

A Square-Enix revelou também que está trabalhando no sistema de combate do zero, e que este será uma forma evoluida do sistema anterior. Se dá para evoluir o sistema antigo não sabemos, mas vindo da Square-Enix não duvidamos de nada, capacidade ela tem de sobra, só falta boa vontade, não acham, caros leitores ? ...

Ao que parece, os gráficos de FFXIII-2 serão os mesmos de seu antecessor, com leves retoques para deixa-lo mais “atualizado”, mas pelo que vimos até o momento a engine será a mesma. 

- Imagens - 


Agora não podemos falar o mesmo dos personagens, estes agora receberam um banho de modificações, pelo menos em seus trajes. Lightning por exemplo ganhou uma armadura, botas brancas e uma nova espada que solta penas.

No mais, pouco detalhes foram revelados até o momento, apenas sabemos que o enredo central irá girar sobre um grande trono de cristal, que fica num templo da Deusa Etro e que dizem as más línguas, ser o portão da vida após a morte, seria ali que as almas das pessoas mortas descansariam. 

Não foi revelado nada mais sobre isso, mas já dá para ter idéia que o foco central será este trono da deusa Etro.

Wada ainda disse que eles pretendem dar um final mais feliz para este Final Fantasy, ou seja, acho eu que ninguém muito importante irá morrer como fora no antecessor e que aqueles que se foram, talvez possam voltar (graças as esferas do dragão) à vida.

E aqui vai uma dica que vi em alguns sites: Não apague o seu save data finalizado do Final Fantasy XIII pois a Square-Enix garantiu que, fazendo o load sistem deste save, o jogador será recompensado com alguns extras que irá agradar a todos ! Veremos no que dá ...

Interview com os desenvolvedores. 

Take care !

- Expectativa -

Nível de Espera: 4/5;
Impressões Iniciais: 5/5;
Expectativa: 4/5;
Game of the Year: Concorrente indireto;

2 comentários:

  1. Aeee, Milton voltou à ativa no blog!

    Belo preview, Milton, bacana. Eu pessoalmente gostei do sistema de batalha do 13, ficou dinâmico e pouco enjoativo. Tudo bem que algumas batalhas acontecem quase que no automático (ainda diferente do XII, em que as batalhas literalmente podem ser automatizadas), mas o sistema de paradigm shift me agradou, como sabe. Fico meio curioso por saber que eles vão retrabalhar o sistema de batalha do zero. Como será que vai ficar, hein?

    Tomara que coloquem mesmo mais exploração, e, de resto, continuando a qualidade do XIII nos outros quesitos, pra mim, ficará realmente perfeito. Um excelente game para começar 2012 com tudo em cima.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado João, eu voltei sim, e vai ter mais neste fim de semana.

    É muito difícil agradar à todos, sempre haverá os que amam e os que odeiam, isso serve de exemplo para qualquer coisa no mundo e nos games isso não seria diferente.

    Pra mim é um pouco mais difícil fazer previews de continuações do qual não pude jogar, mas ainda sim é recompensador e Final Fantasy XIII-2 vai marcar em Janeiro de 2012, tenho certeza.

    Só resta saber se o jogo será mesmo competente ou um "mais do mesmo" ao melhor estilo "caça-níquel".

    ResponderExcluir