sexta-feira, 18 de novembro de 2011

L.A. Noire errou em quê? - Crônica

É, Phelps... Bela tentativa, mas não deu. Tenta de novo mais tarde.
O ano de 2011 está acabando. Enquanto abrimos nossos olhos para o ano de 2012, e seus jogaços já prometidos, muitos de nós gamers estão também de olho para saber quais jogos serão escolhidos entre os melhores do ano. Todos temos que concordar que esse ano foi recheado com excelentes games, muitos deles os mais esperados de todos os tempos. São muitos jogos épicos e sensacionais sendo lançados juntos, e sabemos que isso significa uma escolha bem difícil para os melhores do ano. Só que... Não faltam nomes aí?

A minha questão é que quase ninguém está colocando L.A. Noire na lista dos melhores games lançados em 2011. Muitas vezes, ele não aparece nem sequer na lista dos dez principais lançados esse ano. Não se ouve mais falar dele. Ele foi esquecido de tal forma assustadora que eu estou mesmo duvidando que ele receba qualquer premiação esse ano. Tudo bem que isso é mérito dos vários outros games que foram lançados esse ano e são melhores do que ele, mas será que não é também um demérito para a própria Rockstar Games, que apostou todas as suas fichas em um game que talvez não ganhe nada?

Afinal, em quê L.A. Noire errou?

A Rockstar, os Games e os Prêmios na VGA


Vamos remontar à origem da própria Rockstar. Esta é uma empresa vitoriosa, viu? Seus games quase sempre participam das listas dos melhores do ano da VGA. Vamos relembrar alguns?

Quem nasce pra ser Phelps nunca chega a ser um Vercetti.
Em 2003, por exemplo, foi o ano de Grand Theft Auto: Vice City. O game só ganhou um prêmio: o de melhor performance humana, para Ray Liotta, dublador de Tommy Vercetti. Mas o jogo concorreu a outros 3 prêmios, de Melhor Game do Ano, Melhor Animação e Melhor Música. Participação importante, mas que só não foi melhor para a Rockstar porque a empresa teve de ver seu maior rival, True Crime: Streets of L.A., se reconhecido o Melhor Jogo de Ação, classificação no qual Vice City não foi nem indicado, e Max Payne 2: The Fall of Max Payne foi indicado e derrotado. Max Payne 2 foi ainda indicado para Melhor Jogo de PC. E também Midnight Club 2 foi indicado para Melhor Jogo de Direção de Pontiac e GTO.

Resolver crimes em Los Angeles é fácil. Quero ver me pegar aqui em Los Santos.
Se em 2003, Vice City não foi lá grande coisa, em 2004, Grand Theft Auto: San Andreas arrasou. O game bombou geral, ganhando os prêmios de Melhor Jogo do Ano, Melhor Performance Humana Masculina (para Samuel L. Jackson, que dublou o Officer Frank Tenpenny), Melhor Jogo de Ação e Melhor Trilha Sonora. Acha pouco? O game ainda foi responsável pela indicação de Sam Houser e Rockstar North na indicação de Melhor Designer do ano. Foi o ano da Rockstar.

Em 2005, o ano passou quase que em branco para a Rockstar. Grand Theft Auto: Liberty City Stories até foi indicado para dois prêmios, Melhor Trilha Sonora e Melhor Jogo para Portáteis, mas não ganhou nenhum. Midnight Club 3: DUB Edition foi indicado para Melhor Direção de Pontiac.

Em 2006, idem. Grand Theft Auto: Vice City Stories foi indicado para Melhor Trilha Sonora, e Melhor Jogo para Portáteis e Melhor Performance de Suporte Masculina, por Philip Michael Thomas, mas, assim como no ano anterior, não ganhou nada. Bully foi eleito ao prêmio de Melhor Partitura Original, Melhor Jogo de Ação e de Melhor Performance Masculina, por Gerry Rosenthal, mas também não ganhou nada.

Em 2007, a Rockstar passou em branco. Nada, nada mesmo. Nem indicado para algo foi.

Isso é o que eu faço com pessoas da sua laia, Phelps.
Já em 2008, a Rockstar Games reviu suas vitórias. Grand Theft Auto 4 recebeu os prêmios de Melhor Jogo do Ano, Melhor Jogo de Ação, Melhor Jogo de Xbox 360 e Melhor Voz Masculina, por Michael Hollick, que dublou Niko Bellic (fora que ele competiu com outro dublador do mesmo jogo, Jason Zumwalt, que dublou Roman Bellic), além de ser indicado aos prêmios de Melhor Trilha Sonora e Melhor Jogo para Playstation 3. Além disso, a Rockstar North foi indicada ao prêmio de Estúdio do Ano, e Midnight Club: Los Angeles foi indicado para Melhor Jogo de Corrida.

Em 2009, Grand Theft Auto: Chinatown Wars foi eleito o Melhor Jogo para Portáteis, e Grand Theft Auto IV: The Ballad of Gay Tony foi eleito o Melhor DLC do Ano.

Em 2010, a Rockstar Games voltou a brilhar intensamente. Red Dead Redemption foi a estrela do ano, vencedor dos prêmios de Melhor Jogo do Ano, Melhor Partitura Original, Melhor Jogo Original e Melhor Música do Ano, por Far Away, de José González. Ah, e também foi indicado aos prêmios de Melhor Jogo de Ação, Melhor Gráfico, Melhor Jogo para Playstation 3, Melhor Personagem do Ano, por John Marston, e Melhor Performance Humana Masculina, por Rob Wiethoff, que dublou John Marston. Red Dead Redemption: Undead Nightmare ainda ganhou o prêmio de Melhor DLC e Melhor Jogo de Zumbis. Para fechar, a Rockstar San Diego foi indicada ao prêmio de Estúdio do Ano. Ufa. O ano foi definitivamente da Rockstar Games.

A Situação Dramática de L.A. Noire

O que foi que eu fiz de errado... O quê?
Pois bem. Falamos do passado da empresa. Agora, nos resta falar sobre o presente nada promissor da empresa que já tem 3 Games of the Year no currículo.

É típico da Rockstar se focar em apenas um grande game por ano. E o ano no qual a Rockstar apostou todas as suas fichas no ano de 2011 foi L.A. Noire. Seu único lançamento do ano. O game que viria para desbancar os outros, como aconteceu com GTA: San Andreas, GTA IV e Red Dead Redemption... Espere um pouco. O panorama está bem diferente agora.

L.A. Noire foi produzido pela Team Bondi, empresa fundada em 2003 por Brendam McNamara. O jogo já vem sendo desenvolvido desde 2003. Inicialmente, exclusivo do Playstation 3, em 2010 confirmou-se que receberia uma versão também para Xbox 360. Depois do lançamento, saiu uma versão para PC.

Pois bem. O game foi lançado em 17 de maio e se deu muito bem. Recebeu muitas críticas positivas e não tardou a ser reconhecido por muitas empresas como o melhor lançamento do game do ano. Um intenso trabalho de marketing foi realizado em cima do game, e ele começou vendendo bem. Foram vendidas mais de 1 milhão de cópias apenas na primeira semana. Mas depois caiu vertiginosamente. As notícias publicadas sobre trabalho escravo dentro da Team Bondi arrasaram com as vendas do game. As vendas permaneceram praticamente estáveis, e ainda hoje, seis meses depois de seu lançamento, nem a versão para Playstation 3 e nem a versão para Xbox 360 chegaram a dois milhões de cópias. Juntando-se todas as cópias vendidas para Playstation 3, Xbox 360 e PC, não se chega a 4 milhões de cópias vendidas. Parece um número satisfatório para você? Pois está bem abaixo da média para a Rockstar Games. Só para relembrar, Red Dead Redemption vendeu mais de 12,5 milhões de cópias. Grand Theft Auto IV vendeu 22 milhões de cópias. Grand Theft Auto: San Andreas vendeu 21,5 milhões de cópias. Grand Theft Auto: Vice City vendeu 17,5 milhões de cópias. Grand Theft Auto III vendeu 14,5 milhões de cópias. Ou seja, a Rockstar Games está acostumada a números de vendas de no mínimo dois dígitos desde 2001. Uma vendagem como essa, de L.A. Noire, é insignificante, é muito inferior ao habitual, e irreconhecível diante de todo o trabalho que foi empregado na concepção desse game. Podemos dizer que L.A. Noire foi um fracasso.

Mas vendas não são tudo, não é mesmo? Nem todos os games que venceram prêmios de melhores do ano foram sucessos de vendas. Mas acontece que, dentro do parâmetro comparativo feito para todo o ano, L.A. Noire se encontra muito abaixo também em outros fatores. A enxurrada de bons games lançados no segundo semestre do ano, mais especificamente nos últimos dois meses, fez com que L.A. Noire despencasse na tabela geral.

A média que o game possui pela Metacritic é de 89/100 para as versões de Playstation 3 e Xbox 360, e de 81/100 para a versão de PC. Uma média consideravelmente boa, mas não está nem entre as 15 maiores médias do ano. No ranking estabelecido pelo site GameRankings, a versão para Playstation 3 de L.A. Noire possui a 17º posição entre os melhores games lançados em 2011 para o console. Já a versão para Xbox 360 possui a 18º posição entre os melhores games lançados em 2011. L.A. Noire se encontra muito abaixo de games como Batman: Arkham City, Portal 2, The Elder Scrolls V: Skyrim, LittleBigPlanet 2, Gears of War 3, Dark Souls, The Legend of Zelda: Skyward Sword e Call of Duty: Modern Warfare 3.

O fato é: L.A. Noire sumiu também da mente da maioria dos gamers do mundo. Diversos especialistas de games, colunistas, repórteres e blogueiros estão dando seu palpite em relação a quais games receberão os prêmios da VGA (entre outras premiações) desse ano. Pode procurar pelo nome de L.A. Noire em qualquer uma delas. Provavelmente, não encontrará em nenhuma (eu, pelo menos, procurei e não encontrei em nenhuma). L.A. Noire, se seguir as expectativas de todo o mundo, não receberá nenhum prêmio esse ano. E, se for indicado, talvez para uma ou duas premiações. Até mesmo um dos blogueiros aqui do Melhor Final, o meu colega Milton, em sua matéria acerca de seus palpites para o GotY de 2011, publicada dias atrás, L.A. Noire não foi citado para nada. Tadinho do Cole Phelps...

Dá para Pensar em Prêmios?

Ah, mas eles vão ver só se eles não me derem nem um premiozinho sequer...
A primeira pergunta seria: dá para pensar em Game of the Year? Não, não dá. Sem chance. Esquece. Que a Rockstar Games me desculpe, mas L.A. Noire passará bem longe da lista dos melhores desse ano. Não tem nem como competir com o Batman: Arkham City, com o Uncharted 3, com o Zelda: Skyward Sword e com o Elder Scrolls V: Skyrim. Não vai nem ser indicado, nem nos mais doces sonhos.

L.A. Noire não será figura carimbada em nenhum categoria, de acordo com todas as expectativas. O melhor jogo de Playstation talvez seja Uncharted 3, e de Xbox 360 talvez seja o Batman. De PC, será Elder Scrolls V. Ou seja, nem pense nisso.

Melhor Jogo de Ação? Esquece. Batman ou Uncharted 3 ficarão com esse.

Melhores Gráficos? Não, não, com certeza não. Os gráficos não são tão bons assim. Talvez o próprio Batman leve esse.

Melhor Trilha Sonora? Duvido. L.A. Noire não possui uma trilha sonora ruim, ele pode até ser indicado (na minha opinião), mas vai estar longe de vencer algo assim, ainda mais competindo com Portal 2, que possui excelentes músicas e provavelmente se sairá melhor que ele.

Melhor Tecnologia Inovadora (essa premiação já aconteceu em 2007, e nada impede que ela volte)? Talvez. Pelo menos indicado ele poderia ser, uma vez que a tecnologia MotionScan usada foi excelentemente empregada, e é realmente um plus e tanto. Mas não sei se ganharia não. Até porque a tecnologia do Nintendo 3DS, por exemplo, lançado esse ano, ganharia facilmente da MotionScan.

Jogo mais Original? Hum... Talvez, porque não? L.A. Noire é um game original, ele poderia ser indicado a essa categoria. Mas Portal 2 também é, Child of Eden também, assim como outros. E, na minha opinião, Portal 2 leva essa.

Melhor DLC... Não. Tem muitos DLCs lançados para L.A. Noire. Nenhum deles é esplêndido, magnífico. Essa categoria provavelmente ficará com Fallout New Vegas: Old World Blues.

Por fim, a Team Bondi não vai ganhar o prêmio de Estúdio do Ano nem que porcos voem. Primeiro, que a Naughty Dog com certeza vai desbancar geral, e é uma das principais favoritas ao título. Sem contar que a Team Bondi nem deve ser indicada, por causa de seus vários problemas judiciais envolvendo trabalho escravo, entre outros problemas fiscais graves.

Se a expectativa continuar, a Rockstar Games vai ficar sem nenhum prêmio esse ano. Talvez ela repita o caso de 2007 e não tenha nenhum game sequer anunciado. O que não deixa de ser um vexame e tanto.

Veredito

Enfim, em resumo, os motivos pelo qual L.A. Noire não está presente nas listas de melhores do ano são vários: o game não fez tanto sucesso quanto poderia ter tido, não se saiu tão bem quanto deveria e possui uma concorrência que é a mais acirrada e mais forte dos últimos dez anos gamísticos. São muitos games clássicos, épicos e amplamente esperados sendo lançados juntos nos últimos meses. Não sobra espaço para um azarão iniciante e sem renome como L.A. Noire aparecer.

O game não é ruim. Tudo bem, ele não é perfeito, de forma alguma (basta acompanhar a minha análise de L.A. Noire para ver o que eu penso dele). Mas trata-se de um jogo muito bom, original e com uma proposta diferente da média. O game tentou ser diferente dos demais, e conseguiu uma proeza única e cativante. Uma pena que o final do ano tenha reservado verdadeiros brutamontes dos games, que acabaram por ofuscar completamente a importância de games como esse. 

Mas vale lembrar que eu estou apenas cogitando hipóteses. Posso estar mordendo a língua, e L.A. Noire aparecer na cerimônia, indicado a alguma coisa, e até mesmo vencendo alguma coisa, porquê não? É improvável, é um baita azarão, mas pode acontecer, como já aconteceu outras vezes na história das cerimônias dos melhores do ano.

E que a Rockstar Games tenha mais sorte no ano que vem. Afinal, pelo que tudo indica, talvez ela possa contar com Max Payne 3 e com Grand Theft Auto V (apenas suposição minha) para reaver seus títulos de desbancador de troféus. Se isso acontecer, com toda a certeza o prêmio de Game of the Year já terá como garantia a estrela mágica da Rockstar Games.

E você? O que acha?

6 comentários:

  1. L.A. Noire é um jogo muito interessante, e que inovou alguns aspectos da indústria dos games, isso é um fato indiscutível.

    Porém é um game que peca em alguns quesitos básicos de como um sandbox deve ser, e isso acabou atrapalhando um pouco a alavancada definitiva do game do "ano" da Rockstar Games.

    Acho que não ficar entre um TOP 10 de 2011 é um exagero, L.A. Noire é sim MUITO bom, mas de fato, não é uma obra-prima completa justamente por detalhes que não ficaram bem claros no jogo.

    Aliás, indicados é o que não falta, talvez esse seja um dos fatores do mercado, vamos pensar um pouco ...

    Batman: Arkham City, Dead Space 2, Uncharted 3: Drake's Deception, The Legend of Zelda: Skyward Sword, The Elder Scrolls V: Skyrim, Battlefield 3, Call of Duty: Modern Warfare 3, Assassin's Creed: Revelations, Dark Souls, Catherine, Deux Ex: Human Revolution, Gears of War 3, Killzone 3, Resistance 3, LittleBigPlanet 2, Gran Turismo 5, foram excelentes lançamentos esse ano ...

    É complicado analisar cada um deles e apontar uma seleção logo de cara, por isso eu posso até entender as listas individuais.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que L.A. Noire acaba não ficando nem em um TOP 10. É sério, basta ver as listas de um monte de gente na internet. É difícil achar L.A. Noire entre os 10 principais lançamentos desse ano.

    Tivemos muitos lançamentos bons. Atualizei o "Ranking 2011" no lado direito do blog para que você veja a lista do GameRankings a respeito dos lançamentos principais desse ano. L.A. Noire cai lá para baixo. Não está nem entre os 20 primeiros do GameRankings.

    Além disso, para cada categoria que ele poderia concorrer, tem outro mais forte que ele. É só ver a sua própria lista de vencedores. Talvez L.A. Noire seja indicado a alguma coisa, mas eu não apostaria nele para levar prêmio nenhum.

    PS: Gran Turismo 5 foi lançado em 24 de novembro do ano passado, e não esse ano, ok?

    ResponderExcluir
  3. Verdade, Gran Turismo 5 foi lançado ano passado ... Estava tão eufórico que esqueci de citar foi Forza Motorsport 4 e não Gran Turismo 5.

    Valeu a errata John.

    Quanto à L.A. Noire, sem puxa-saquismo, mas deve sim estar num top 10, pelo menos é o que eu acho ...

    Faça uma lista você mesmo e tire suas próprias conclusões, se eu estiver errado, tudo bem, dou meu braço à torcer.

    ResponderExcluir
  4. Melhor do que fazer a lista, é melhor aguardar o VGA e desvendar o mistério de uma vez por todas, hehe.

    Porém, se eu fosse fazer uma lista com os 10 principais games lançados no decorrer de 2011, essa lista seria assim:

    1 - The Elder Scrolls V: Skyrim
    2 - Batman: Arkham City
    3 - Mass Effect 2
    4 - The Legend of Zelda: Skyward Sword
    5 - Uncharted 3: Drake's Deception
    6 - Little Big Planet 2
    7 - InFamous 2
    8 - Dark Souls
    9 - Portal 2
    10 - Gears of War 3

    E por aí vai. Na minha lista pessoal, L.A. Noire fica em 12º lugar. Isso porque, em 11º, ainda entra Call of Duty: Modern Warfare 3. Bem, pelo menos está em um lugar melhor do que o Assassin's Creed: Revelations, que está lá em 20º, atrás de Forza Motorsport 4 e até de FIFA 12. huahuahua

    ResponderExcluir
  5. Mass Effect 2 ? Não foi em 2010 ?

    Gears of War 3 foi um fail ainda maior que L.A. Noire ao meu ver ... Sei lá explicar, pouquíssimo citado.

    ResponderExcluir
  6. Mass Effect 2 foi lançado em 2010 para o Xbox 360 e em janeiro de 2011 para o Playstation 3. A versão para Playstation 3 fez sucesso e está excelente, por isso o considero um dos melhores lançamentos desse ano ainda.

    Gears of War 3 é um bom game, mas ficou totalmente deslocado por causa da enxurrada de games que foi lançado junto com ele. Seu lançamento acabou sendo próxima de Rage, Dead Island e Batman: Arkham City, então ele acabou sendo bem pouco falado mesmo. Mas ainda é um excelente game. Não foi um fail de produção, e sim de marketing, e eu o considero em melhor posição do que L.A. Noire, sem dúvida.

    Aliás, esqueci de incluir Pokémon: Black and White nessa lista. L.A. Noire acaba de cair para a 13º posição no meu ranking pessoal. huahuahua

    ResponderExcluir