sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Minha Opinião sobre o VGA 2011 - GOTY 2011

No meu post anterior, apresentei quais são os indicados pela Spike's Video Game Awards. Nesse post, vou falar um pouco sobre qual a minha opinião sobre o vencedor de cada categoria.


Vamos lá!



JOGO DO ANO

O jogo do ano é a mais característica premiação dos games em qualquer VGA. Trata-se da mais concorrida, mais disputada e mais característica premiação. Em 2010, o jogo do ano foi Red Dead Redemption. Em 2009, Uncharted 2: Among Thieves. Em 2008, Grand Theft Auto IV. Em 2007, BioShock. Em 2006, The Elder Scrolls IV: Oblivion. Em 2005, Resident Evil 4. Em 2004, Grand Theft Auto: San Andreas. Em 2003, Madden NFL 2004.
Quanto aos indicados, creio que não foi surpresa para ninguém, não é mesmo? Afinal, os indicados ao jogo do ano já estão disponíveis há algum tempo, e, no fundo, todos os gamers que acompanharam o mercado gamístico nos últimos tempos sabiam que esses cinco seriam os indicados. O que me chama a atenção é que, dos cinco selecionados, quatro deles foram lançados no período mágico dos games desse ano, de outubro a novembro, considerado por alguns como a melhor temporada de lançamento de games da história. E não é para menos. Batman: Arkham City é de outubro e The Elder Scrolls V: SkyrimThe Legend of Zelda: Skyward Sword e Uncharted 3: Drake's Deception são de novembro, enquanto apenas Portal 2 foi lançado lá para abril. Outro ponto a se considerar é que esses games são todos de tradição com premiações.
Uncharted 3: Drake's Deception, por exemplo, pertence a uma franquia que possui um legado a cumprir. Uncharted 2: Among Thieves levou três prêmios em 2009, sendo o game do ano, melhor jogo para Playstation 3 e melhor gráfico. 
Batman: Arkham City é a sequência de Batman: Arkham Asylum, o qual levou o prêmio de melhor jogo de ação de 2009 e ainda concorreu a diversas outras premiações, incluindo o de melhor game do ano.
The Elder Scrolls V: Skyrim é a sequência de The Elder Scrolls IV: Oblivion, nada mais, nada menos, do que o vencedor do prêmio de jogo do ano de 2006, sem contar com outras premiações (melhor RPG, jogo mais viciante, trilha original e performance masculina) e indicações diversas. Skyrim também possui um legado muito forte para manter.
Portal 2 também vem com a bola toda, afinal, foi o game mais antecipado de 2010. Ou seja, ele já ganhou um prêmio VGA antes mesmo de ser lançado! Já o game anterior, Portal, ganhou o prêmio de tecnologia inovadora em 2007.
The Legend of Zelda: Skyward Sword já possui um legado um pouco mais fraco em premiações. The Legend of Zelda: Phantom Hourglass ganhou o prêmio de melhor jogo para portáteis de 2007, e o The Legend of Zelda: Twilight Princess ganhou o Critic's Choice de 2006, e é só. De resto, só umas poucas indicações, nenhuma de renome. Já o Skyward Sword possui a chance de ser indicado para diversas categorias, inclusive de melhor game do ano, algo inédito para a franquia Zelda até então.

Todos são ótimos games, e merecem ser indicados. A escolha será realmente bem difícil. Mesmo assim, eu voto na chance de The Elder Scrolls V: Skyrim, ser eleito o melhor jogo de 2011.

Minha apostaThe Elder Scrolls V: Skyrim

ESTÚDIO DO ANO

Esta premiação acontece desde 2006, e premia o estúdio que melhor atuou no decorrer do ano. Em 2010, ganhou a Bioware. Em 2009, a Rocksteady Studios. Em 2008, a Media Molecule. Em 2007, a Valve. Em 2006, a Epic Games.
Sem sombra de dúvida, podemos dedicar o ano de 2011 a essas quatro empresas, praticamente, por seus feitos incríveis com os games.
A Bethesda Game Studios lançou, só esse ano, quatro jogos: Brink, Hunted: The Demon's Forge, Rage e The Elder Scrolls V: Skyrim, o jogo que lhe rendeu essa indicação ao prêmio desse ano. Rage e Skyrim figuram entre os excelentes games lançados esse ano, e Skyrim está muito bem cotado com premiações. Vale ressaltar que Bethesda já foi indicada também em 2008, por Fallout 3, e em 2006, por The Elder Scrolls IV: Oblivion, mas não venceu em nenhuma.
Já a Naughty Dog lançou, em 2011, apenas um único jogo: Uncharted 3: Drake's Deception. Já é mais que o bastante para ser indicada a estúdio do ano, para se ter uma ideia. Vale lembrar que ela também foi indicada a estúdio do ano em 2009, por Uncharted 2: Among Thieves, e perdeu.
A Rocksteady Studios foi fundada em 2004 e só lançou três games em sua carreira, mas já é uma das mais respeitadas dos games. Ela lançou Urban Chaos: Riot Response, em 2006, Batman: Arkham Asylum, em 2009, e, nesse ano, Batman: Arkham City. Ela já possui o prêmio de melhor estúdio do ano de 2009, por Batman: Arkham Asylum (desbancando justamente a Naughty Dog e a Valve).
A Valve lançou apenas um único game em 2011: Portal 2. Ela também é uma empresa muito reconhecida, tendo ganhado o prêmio de estúdio do ano de 2007, por Portal, e também competiu ao prêmio de estúdio do ano de 2009, por Left 4 Dead 2, tendo perdido para a Rocksteady Studios.

Enfim, não é a primeira vez que essas empresas se "enfrentam" frente-a-frente, e a Rocksteady venceu da última vez. Mas eu acho que agora é a vez da Naughty Dog levar o prêmio para casa.

Minha apostaNaughty Dog

MELHOR JOGO PARA XBOX 360

A premiação por consoles acontece desde 2006. Em 2010, o vencedor foi Mass Effect 2. Em 2009, Left 4 Dead 2. Em 2008, Grand Theft Auto IV. Em 2007, BioShock.
O ano foi um dos melhores para o Xbox 360. O console continua na frente do Playstation 3, mas ainda perde em títulos exclusivos. Pelo menos, em 2011, 2 dos 4 indicados a melhor game do console são, de fato, exclusivos do console. Tanto Forza Motorsport 4 quanto Gears of War 3 foram publicados pela Microsoft Studios. Em 2010, o premiado do console foi Mass Effect 2, um exclusivo do console, e o único até então. Em 2009, foi Left 4 Dead 2, um multiplataforma. Em 2008, foi Grand Theft Auto 4, um multiplataforma. Em 2007, foi BioShock, outro multiplataforma. Isso representa a dificuldade que a Microsoft possui de emplacar seus exclusivos entre os melhores games do console, coisa que a Sony consegue fazer muito bem com o Playstation 3.
Gears of War é uma franquia muito forte em premiações. O primeiro Gears of War foi eleito o melhor jogo de tiro do ano de 2006, além de prêmios de melhores gráficos e melhor multiplayer. Sem contar que foi indicado a melhor game do ano e mais viciante também, mas perdeu. Gears of War 2 foi eleito o melhor jogo de tiro de 2008, e indicado a melhor do ano, melhores gráficos, melhor multiplayer e melhor jogo do console. Portanto, Gears of War 3 possui um legado a cumprir.
Forza é uma série que também sempre conseguiu alguma participação em premiações. O primeiro Forza Motorsport foi indicado para melhor jogo de corrida de 2005, mas não ganhou. Forza Motorsport 2 foi indicado para melhor jogo de corrida de 2007, mas perdeu. Por fim, o melhor deles foi Forza Motorsport 3, o anterior da série, que venceu o prêmio de melhor jogo de corrida de 2009, e foi indicado para melhor jogo do Xbox 360 em 2009, mas perdeu. Portanto, Forza Motorsport 4 possui sim chances de continuar se destacando.
Batman: Arkham City já foi analisado anteriormente nesse post, e Portal 2 também. Nem preciso dizer o quanto eles têm chances de vencer esse prêmio. Na verdade, eu apostaria que eles vencessem, e não os exclusivos, uma vez que Gears acabou não se dando tão bem assim, e o Forza ainda não impactou o mercado de uma forma tão significantemente a ponto de levar essa para casa.

A Microsoft tentou, mas eu ainda acho que os multiplataforma lançados para o console se destacaram muito mais do que os exclusivos. Portal 2 e Batman têm muito mais chances de se destacar dentro do console do que o Gears e o Forza. Meu voto vai para Batman: Arkham City.

Minha aposta: Batman: Arkham City

MELHOR JOGO PARA PLAYSTATION 3

Essa premiação também começou em 2006. Em 2010, o vencedor foi God of War 3. Em 2009, Uncharted 2: Among Thieves. Em 2008, LittleBigPlanet. Em 2007, Ratchet & Clank: Tools of Destruction. Os prêmios de melhor jogo para Playstation 3 sempre ficaram com exclusivos da Sony. A Sony sempre marcou presença forte com seus exclusivos, e mantém a sua marca.
Diferentemente da premiação do Xbox 360, os indicados ao melhor jogo do Playstation 3 são TODOS exclusivos da Sony. Isso apenas comprova a supremacia da Sony no que se refere aos seus exclusivos, sempre despontando nas premiações. Infamous 2, Uncharted 3: Drake's Deception e Killzone 3 foram publicados pela Sony Computer Entertainment, enquanto LittleBigPlanet 2 foi publicado pela Sony Computer Entertainment Europe.
O LittleBigPlanet anterior ganhou o prêmio de melhor jogo para Playstation 3 de 2008, e também foi indicado para melhor jogo do ano, melhor gráfico e melhor trilha sonora, mas não venceu.
Killzone 2 e InFamous foram indicados para diversas categorias em 2008, mas não venceram nenhuma. Killzone e InFamous são franquias da Sony que ainda não possuem reconhecimento em VGAs.

O prêmio, na minha opinião, fica entre Uncharted 3: Drake's Deception, e LittleBigPlanet 2, os dois que realmente merecem receber esse prêmio. A disputa será acirrada, mas eu aposto no Uncharted 3 esse ano.

Minha apostaUncharted 3: Drake's Deception


MELHOR JOGO PARA WII

Essa premiação também começou em 2007. O vencedor de 2010 foi Super Mario Galaxy 2. Em 2009, foi Super Mario Bros. Wii, e, em 2008, Boom Blox.
O Wii vive uma situação complicada. A escassez de jogos que ele teve no decorrer desse ano fez com que ele fosse quase que completamente esquecido pelos gamers. Os grandes multiplataforma ficaram fora de seu console, o que não o impediu de ainda manter seu posto de mais vendido, mas a qualidade vem caindo. A comprovação principal disso veio na forma de que alguns dos games indicados como os melhores games do Wii não tiveram sequer notas razoáveis por parte da crítica especializada. Os selecionados vieram mais por falta de opção do que por mérito próprio, se quer a minha opinião.
Lost in Shadow, por exemplo, é um jogo mediano. Sua média no Metacritic é de 68/100, e o game recebeu diversas críticas fortes, como gráficos não muito bem trabalhados e falhas na concepção. Mas, mesmo assim, figura entre os melhores do console.
Disney's Epic Mickey nem sequer é desse ano. Na verdade, ele foi lançado em novembro do ano passado, mas ele figura aqui entre os principais.
Kirby's Return to Dreamland é um jogo muito bom, e merece sim estar aqui, figurando entre os melhores do console. Recebeu boas médias e críticas muito favoráveis, e é um game apaixonante com um inovador sistema de jogo multiplayer cooperativo.
The Legend of Zelda: Skyward's Sword é a promessa máxima da Nintendo, e um dos únicos motivos para alguém ainda jogar Wii nos dias de hoje. Essa sequência tão aguardada veio com todos os elementos que a série sempre cultivou, e isso é ótimo. Tanto que ele é considerado por muitos como o melhor Zelda já feito, e isso realmente quer dizer muita coisa. Apesar da saga Zelda não possuir muita história com VGAs, essa é a promessa mais bem feita da Nintendo para reverter essa história.

Creio eu que não resta dúvidas a ninguém que Zelda vai levar esse prêmio, não é? Na verdade, vai ser uma surpresa imensa para todo mundo se ele NÃO vencer, pois é disparadamente o melhor game que o Wii já viu em toda a sua existência. Não tem para ninguém, os outros indicados não dão nem pro cheiro. Será The Legend of Zelda: Skyward Sword na cabeça.

Minha apostaThe Legend of Zelda: Skyward Sword

MELHOR JOGO PARA PC

Esta premiação é uma das mais tradicionais do VGA, e está presente desde 2003. O vencedor de 2010 foi Starcraft 2: Wings of Liberty. O de 2009 foi Left 4 Dead 2. O de 2008 foi Left 4 Dead. Em 2007, The Orange Box (Portal). Em 2006, Company of Heroes. Em 2005, Battlefield 2. Em 2004, Half-Life 2. Em 2003: Halo: Combat Evolved.
O PC se tornou uma plataforma excelente para jogos, e quanto a isso não restam dúvidas. Na verdade, sempre foi, mas, após perder algum espaço para os consoles por causa dos games exclusivos, agora a grande maioria dos multiplataformas também dedicam uma versão especial ao computador doméstico, que, se preparado para isso, pode rodar excelentes games tão bem quanto (e, algumas vezes, até melhor e com custo menor).
Battlefield possui uma longa história com VGAs. São muitas e muitas indicações. O único que ganhou de fato foi Battlefield 2, que ganhou o prêmio de melhor jogo para PC de 2005, e foi indicado como melhor FPS, melhor multiplayer e melhor jogo militar. No mais, foram apenas indicações. Battlefield: Bad Company 2, por exemplo, foi indicado para melhor jogo de tiro e melhor multiplayer de 2009. Battlefield 1942: The Road to Rome foi indicado como melhor jogo online, melhor jogo para PC e melhor FPS.
Minecraft talvez tenha sido a maior surpresa mundial dos games da história. Como um game independente feito em java consegue entreter tantas pessoas ao redor do mundo e criar uma legião incomparável de fãs? A Microsoft sagazmente comprou a ideia, mas sua versão para Xbox 360 só aparecerá em 2012. A versão completa para PC continua firme e forte, e já se encontra disponível. Após vender 4 milhões de unidades e se preparar para abraçar o mundo, a criação de Markus Perrson veio para ficar no coração dos gamers.
The Witcher é uma série de RPGs pouco comentada e pouco afamada, mas sempre se manteve acima da média. O primeiro The Witcher foi lançado em 2007 só para PC, e foi um bom game, porém, não indicado para nenhuma categoria. The Witcher 2: Assassins of Kings possui muitas chances de levar esse prêmio, pois é um bom RPG de ação, e muito elogiado pela crítica. Apenas pouco afamado, mas ainda assim bom.
Portal 2 já foi comentado em quesitos anteriores.

Game para PC é uma incógnita para mim. Pode ser que qualquer um ganhe. Seria muita zebra o Minecraft ganhar perante outros games mais famosos, reconhecidos e de empresas grandes, mas pode acontecer, como não? Trata-se de um fenômeno gamístico. Porém, eu voto em Portal 2.

Minha apostaPortal 2

MELHOR JOGO DE TIRO

Essa premiação existe desde 2006. O vencedor de 2010 foi Call of Duty: Black Ops. O de 2009 foi Call of Duty: Modern Warfare 2. O de 2008 foi Gears of War 2. O de 2007 foi Call of Duty 4: Modern Warfare. O de 2006, por fim, foi Gears of War.
Esse vai pegar fogo! Uma das disputas mais diretas que pudemos presenciar esse ano foi, realmente, a que aconteceu entre Battlefield 3 e Call of Duty: Modern Warfare 3. Cada um, pouco a pouco, abocanhando sua parte do mercado. O Call of Duty recebeu críticas melhores (com exceção da versão para PC) do que o Battlefield, e vendeu muito mais. Na verdade, o Call of Duty: Modern Warfare 3 bateu todos os recordes de vendagem rápida da história, superando até mesmo o recorde anterior, que pertencia a Call of Duty: Black Ops. E agora o capítulo final dessa batalha se aproxima, com a disputa ferrenha de quem se sairá melhor no VGA.
E vejam que Call of Duty possui tradição fortíssima com os VGAs. São mais de 20 indicações, colocando a franquia entre as mais indicadas. Call of Duty: Black Ops ganhou o prêmio de melhor shooter do ano passado, e teve o Frank Woods como personagem do ano. Além disso, foi indicado para jogo do ano, melhor multiplayer, melhor música, melhor performance masculina (duas vezes) e melhor performance feminina. Em 2009, Call of Duty: Modern Warfare 2 ganhou o prêmio de melhor shooter, e foi indicado para jogo do ano, melhor multiplayer, melhor trilha sonora e melhor gráfico. Em 2008, foi a vez de Call of Duty: World of War ser indicado, mas não ganhou. Em compensação, em 2007, Call of Duty 4: Modern Warfare foi eleito o melhor shooter, o melhor jogo militar; e indicado a melhor gráfico e melhor multiplayer. Acha que acabou? Não, não. Em 2006, Call of Duty 3 foi indicado para melhor shooter e melhor jogo militar. Em 2005, Call of Duty 2 venceu o prêmio de melhor jogo militar, e foi indicado a jogo do ano, melhor FPS, melhor trilha sonora, melhor gráfico e melhor jogo para PC. Em 2004, foi a vez de Call of Duty: Finest Hour ganhar o prêmio de melhor jogo militar. E tem mais: o Call of Duty, o primeiro, foi eleito o melhor FPS no primeiro VGA, de 2003. Ufa. É, realmente não tem como negar: os jogos da franquia Call of Duty marcam presença no VGA o início da premiação, em 2003.
Já Gears of War ganhou o prêmio de melhor shooter em 2006 e Gears of War 2 em 2008. São os únicos dois games a ganhar o prêmio que não são da franquia Call of Duty...
Rage é a única figurinha não carimbada ainda. Trata-se de um excelente FPS da Bethesda Softworks, e razoavelmente elogiado. Não acho que tenha pistolão o suficiente para levar o prêmio, mas tudo pode acontecer.

Bem, a questão é simples: desde que o quesito Melhor Jogo de Tiro existe na VGA, os vencedores sempre foram ou da franquia Call of Duty ou da franquia Gears of War. Jamais um game de outra franquia venceu esse prêmio, então creio eu que não tem porque acreditar que o prêmio ficará de fora da dupla Gears of War 3 e Call of Duty: Modern Warfare 3. Por questão de tradição, aposto em Call of Duty.

Minha apostaCall of Duty: Modern Warfare 3


MELHOR JOGO DE AÇÃO E AVENTURA

Este quesito é recente em VGAs, começou em 2008. Em 2010, o vencedor do prêmio foi Assassin's Creed: Brotherhood. Em 2009, o vencedor foi Batman: Arkham Asylum. Em 2008, Grand Theft Auto IV.
Esse ano, os dois favoritos ao título poderiam ser os dois que são sequência de games que já venceram esse quesito, como o Assassin's Creed Revelations, continuação de Brotherhood, e Batman: Arkham City, continuação de Arkham Asylum. São os que mais têm tradição no quesito. Porém, eu não acho que Revelations seja bom o bastante para conseguir o prêmio. Além disso, apesar de Arkham City vir com tudo, e Zelda: Skyward Sword ser um game excepcional, eu ainda acho que não vai ter para ninguém contra Uncharted 3 esse ano. Eu aposto nele, mesmo indo contra a maré.

Minha apostaUncharted 3: Drake's Deception

MELHOR RPG

Ah, a competição entre RPGs também vai pegar fogo. Trata-se de um das tradicionais quesitos do VGA. Em 2010, quem venceu foi Mass Effect 2. Em 2009, Dragon Age: Origins. Em 2008, Fallout 3. Em 2007, Mass Effect. Em 2006, o vencedor foi The Elder Scrolls IV: Oblivion. Em 2005, foi World of Warcraft, e, em 2004, foi Fable.
Alguém tem alguma dúvida? Desculpe, mas eu não tenho. Na minha opinião, The Elder Scrolls V: Skyrim deixa no chinelo qualquer outro candidato simplesmente por ser Elder Scrolls, e por ser da Bethesda. Trata-se de um dos melhores RPGs da história dos videogames, e não vai ser alguns novatos recém-chegados na área para tirar o título dele. Os únicos lançamentos que teriam condições de rivalizar seriam um novo Fallout ou um novo Mass Effect, se tivessem saído, mas, como não há, Skyrim leva o prêmio fácil, fácil.

Minha apostaThe Elder Scrolls V: Skyrim


E essa é a minha opinião acerca de alguns dos quesitos do VGA desse ano. Não vou opinar em outros quesitos por questões de tempo. E você? Concorda? Discorda? Opine, vamos lá, quero saber a sua opinião! De qualquer forma, só saberemos desse resultado no dia 10 de dezembro, direto da Spike TV.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário