domingo, 11 de dezembro de 2011

Vencedores do VGA 2011 - GOTY 2011

Pois é, seguidores do Melhor Final... Acabou. A VGA 2011 se foi. Agora, só ano que vem!


Antes de apresentarmos os trailer, e tudo o mais que você provavelmente pode ter perdido, vamos apresentar aqui no Melhor Final o veredito de cada categoria! Vamos conferir juntos?

JOGO DO ANO


Pois é. Não teve pra ninguém. The Elder Scrolls V: Skyrim, da Bethesda Softworks, venceu o prêmio máximo da indústria dos games de 2011, e é o GOTY desse ano. Sem dúvida, merecido. Nossos parabéns a essa obra-prima espetacular.

ESTÚDIO DO ANO


Essa também foi merecida. A Bethesda Softworks foi eleita o estúdio do ano. A empresa que publicou, apenas esse ano, os jogos Brink, Hunted: The Demon's Forge, Rage e The Elder Scrolls V: Skyrim levou o prêmio mais especial para as produtoras.

MELHOR JOGO PARA PLAYSTATION 3


Essa foi especial. 2011 foi um ano maravilhoso para os usuários de Playstation 3, repletos games exclusivos para seu console. Diante de tantas pérolas, o que mais se destacou sem dúvida foi a obra-prima da Sony Computer Entertainment, Uncharted 3: Drake's Deception.

MELHOR JOGO PARA XBOX 360


Se o ano de 2011 foi maravilhoso para o Playstation 3, os usuários do Xbox 360 não podem dizer o mesmo. Na média, o ano foi bem fraco no que se refere a exclusivos. Tanto é que o game vencedor como melhor do console foi um multiplataforma, o Batman: Arkham City, feito pela Warner Bros. Interactive Entertainment.

MELHOR JOGO PARA WII


Se os usuários de Playstation 3 e Xbox 360 ainda têm o que reclamar, imagina os do Wii? Esses sim tiveram um ano para se esquecer. Quer dizer, a não ser por um lançamento: a maior obra-prima do console na opinião de muitos, e o vencedor certo do prêmio de melhor do console: The Legend of Zelda: Skyward Sword, da Nintendo.

MELHOR JOGO PARA PC


O PC teve um ano recheado de games, alguns mais hardcore e outros mais cabeça. Talvez o game mais "nerd" que tivemos esse ano, o que mais exige raciocínio lógico, tenha sido Portal 2, da Valve Corporation. E não é que esse game foi eleito o melhor jogo do console? Reconhecido, sem sombra de dúvida.

MELHOR JOGO PARA PORTÁTEIS


É claro que o Mario tinha de levar o prêmio dele! Super Mario 3D Land, da Nintendo, para Nintendo 3DS, o mais novo portátil no mercado, levou o prêmio dele como melhor game lançado para portáteis em 2011.

MELHOR JOGO DE TIRO


E a disputa foi acirrada! Mas, como não poderia deixar de ser, a franquia Call of Duty fez sua participação em TODOS os VGAs desde o início da franquia. E não poderia deixar de fazer em 2011! Call of Duty: Modern Warfare 3, da Activision, venceu o prêmio de melhor shooter do ano.

MELHOR JOGO DE AÇÃO E AVENTURA


Batman: Arkham City chegou arrasando e levou o segundo prêmio da noite, desbancando outros games épicos em uma disputa muito concorrida. Parabéns ao homem-morcego!

MELHOR RPG


E quem disse que The Elder Scrolls V: Skyrim se contenta apenas em ser o melhor jogo do ano? Não, ele precisa humilhar ainda mais, ganhando mais um prêmio espetacular: o de melhor Role-Playing Game do ano. E olha que ele teve concorrentes muito fortes, hein? Mas não teve pra ninguém!

MELHOR JOGO DE MULTIPLAYER


O Multiplayer nunca foi tão forte e tão importante quanto nos dias de hoje. Quando os games de ação e de tiro em primeira pessoa dominam os modos multiplayer, ao lado dos games de luta, fica a dúvida sobre qual game teria apresentado o melhor modo multiplayer desse ano. Para a nossa surpresa, o vencedor foi o puzzle game Portal 2! Vejam só!

MELHOR JOGO DE ESPORTE INDIVIDUAL



E ainda teve espaço para o bom e velho boxe. Os amantes do mais essencial gênero de luta podem comemorar: Fight Night Champion, da Electronic Arts, também levou um prêmio para casa!

MELHOR JOGO DE ESPORTES EM GRUPO


Em uma época onde o futebol é o assunto mais comentado por aqui, nem nos lembramos de que o basquete é o esporte predileto em outros cantos do mundo. Tal predileção influiu para que NBA 2K12, da 2K Games, fosse eleito o melhor jogo de esporte coletivo no VGA de 2011.

MELHOR JOGO DE CORRIDA


Tivemos um ano relativamente fraco para os jogos de corrida nesse ano. Diversos games que costumam marcar presença nessa eleição não puderam comparecer em peso, porque não foram lançados (nenhum Gran Turismo, por exemplo). Sem contar que muitos deles ficaram fracos, na minha opinião, como foi o caso com Need for Speed: The Run. Porém, o único que realmente salvou o ano nos trazendo corrida de qualidade foi mesmo o vencedor do prêmio: Forza Motorsport 4, da Microsoft Studios.

MELHOR JOGO DE LUTA


Se em 2011 pudemos reclamar dos jogos de corrida, não podemos reclamar, de forma alguma, dos jogos de luta! Tivemos a volta dos grandes clássicos dos clássicos do gênero, de Marvel vs. Capcom a Mortal Kombat, de Tekken a The King of Fighters, de Street Fighter a WWE. Teve jogo para ninguém botar defeito. Mas, de fato, o que mais chamou a atenção do mundo foi o aclamadíssimo Mortal Kombat, da Warner Bros. Interactive Studios, a volta magistral do jogo de luta mais sangrento da história, e mais, da forma como ele sempre deveria ter sido: cruel e visceral!

MELHOR JOGO DE MOVIMENTO


O quesito de movimento é um quesito recente, afinal de contas, os jogos de movimento são recentes. Trata-se de um quesito concorrido porque tem games de todos os tipos, seja de dança, de tiro ou mesmo de ação. Em meio a tantas parafernálias (Wii Mote, Kinect, PS Move), fica difícil encontrar um game que una bem o movimento ao enredo e a um propósito definido. E é bem aí que The Legend of Zelda: Skyward Sword nos mostrou que um jogo pode sim unir movimento à arte, beleza e funcionalidade de fato.

MELHOR JOGO INDEPENDENTE


Não tem como discordar que nunca tivemos tanto espaço para jogos independentes quanto nos dias de hoje. Grandes ideias nascem de grandes mentes, e graças a Deus elas não se restringem às grandes produtoras. Não há limitações para a arte, e a realização de um sonho pode ser o princípio do sonho de outros. Como uma prova de que o universo dos games é vasto o bastante, eis que a obra de Markus Persson, Minecraft, hoje da Mojang, venceu merecidamente o prêmio de jogo independente.

MELHOR JOGO ADAPTADO


Não teve pra ninguém. Os competidores de Batman: Arkham City na categoria de jogo adaptado não davam nem pro cheiro. Vitória fácil, fácil, e prêmio merecido.

MELHOR MÚSICA EM UM JOGO


As melhores músicas desse ano se resumiam basicamente a Portal 2 e a Bastion. E a música que foi eleita como a melhor realmente foi a Build that Wall, de Darren Korb, a música tema de Zia, do jogo Bastion, da Warner Bros. Interactive Entertainment. Já ouviu essa música? Não? Quer conhecer? Pois você pode ouvi-la nesse vídeo aqui embaixo:


Escute e veja se foi merecido ou não.

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL


Se o jogo possui a melhor música, ele também tem de levar o prêmio de melhor trilha sonora, não é mesmo? Bem, na verdade não é bem assim, mas, nesse caso, foi isso o que aconteceu. Bastion conseguiu também levar mais um prêmio para casa, o de melhor trilha sonora do ano de 2011.

MELHORES GRÁFICOS


Vivemos em uma era da supremacia tecnológica. Gráficos cada vez melhores se tornam necessários para que um game alcance destaque, e não estamos falando apenas de rostinhos bem modelados, e sim de todo um conjunto de fatores que faz com que o jogador fique de queixo caído ao se jogar um game. Desde os primeiros trailers, Uncharted 3: Drake's Deception vem atraindo suspiros perante sua beleza, e tudo isso culminou em um prêmio que privilegia o melhor trabalho gráfico do ano de 2011.

MELHOR PERFORMANCE MASCULINA


Um game não é feito apenas de bits e programação. Há pessoas, seres humanos comuns, atrás de cada jogo, seja na produção ou mesmo na interpretação e dublagem de cenas. E essas pessoas contribuem para que um game seja bom ou ruim. E o melhor profissional da área esse ano, do sexo masculino, foi Stephen Merchant, que interpretou Wheatley, de Portal 2.

MELHOR PERFORMANCE FEMININA


E o prêmio das garotas também vai para Portal 2, vejam só! Parece que eles gostaram da interpretações das vozes robóticas dos super carismáticos robozinhos da Aperture. E a vencedora desse prêmio foi Ellen McLain, que interpretou Glados.

MELHOR JOGO PARA DOWNLOAD


Em uma época em que fazer download de games virou um trabalho de marketing excelente e extremamente necessário para todos os consoles, o ramo se firmou como tão competitivo quanto os games em mídia. Mas não teve pra ninguém. Bastion roubou a cena mais uma vez.

MELHOR DLC


Para que um game possa se manter vivo e ativo dentro de nossos consoles, perante novos lançamentos, ele tem de ter conteúdo a mais. E, para aumentar o conteúdo de um jogo e nos manter interessados nele por mais tempo, sempre podemos contar com os DLCs que são lançados. Algumas vezes, esse conteúdo a mais é tão bom que chega a valer por um jogo novo. Por isso, é sempre bom avaliar os melhores DLCs que chegam ao mercado. E o DLC que mais agradou os analistas desse ano foi o Peer View, de Portal 2.

EM RESUMO

Por fim, tivemos um VGA sem grandes surpresas. Por mais incrível que possa parecer, o grande vencedor mesmo da noite foi Portal 2, que conseguiu nada mais, nada menos do que cinco premiações! Trata-se de um quinto do total de premiações! Ele ganhou os prêmios de melhor jogo para PC, melhor jogo multiplayer, melhor performance masculina, melhor performance feminina e melhor DLC. Parabéns a Portal 2, o grande vencedor da noite! Até mesmo o GOTY, The Elder Scrolls V: Skyrim, conseguiu apenas três premiações, sendo, além do GOTY, o melhor RPG do ano e o merecedor do prêmio de melhor estúdio da Bethesda. Ele empatou com Batman: Arkham City, que levou os prêmios de melhor jogo para Xbox 360, melhor jogo de ação e aventura e melhor jogo adaptado, e com Bastion, que levou os prêmios de melhor música, melhor trilha sonora e melhor jogo para download. Uncharted 3: Drake's Deception levou apenas dois prêmios, assim como The Legend of Zelda: Skyward Sword, assim como os outros premiados, que levaram apenas um prêmio para casa: Forza Motorsport 4, Mortal Kombat, Fight Night Champion, NBA 2K12, MinecraftSuper Mario 3D Land e Call of Duty: Modern Warfare 3.

Quanto às publicadoras, também tivemos surpresas. A empresa que mais faturou prêmios foi a Warner Bros. Interactive. Ela faturou sete prêmios no total, sendo 3 por Batman: Arkham City, 3 por Bastion e mais um por Mortal Kombat. Eita empresa de sorte, hein? A Valve Corporation levou cinco prêmios, obviamente, todos por Portal 2, e a Bethesda Softworks, eleita o estúdio do ano, levou ao todo três prêmios, contando com os dois do The Elder Scrolls V: Skyrim. Ela empatou com a Nintendo, que levou três premiações também, sendo dois por The Legend of Zelda: Skyward Sword e mais um por Super Mario 3D Land. A Sony Computer Entertainment levou dois prêmios, os dois por Uncharted 3: Drake's Deception. As demais empresas levaram apenas um prêmio, e foram elas: Activision, Electronic Arts, 2K Games, Microsoft Studios e Mojang.

E é isso. O VGA 2011 terminou. Agora, é só esperar que venha o ano de 2012, com muitos e muitos novos games, e que o VGA 2012 seja ainda melhor e mais competitivo do que o de 2011! São os votos do Melhor Final!

Um comentário:

  1. Estava sem PC durante o sábado e só voltou agora, domingo à noite, ou seja: Não, não vi o VGA 2011.

    Achei justa as premiações, equilibradas e nada tendenciosas.

    Mas foi uma surpresa The Elder Scrolls V: Skyrim ser eleito o game do ano, aliás, uma agradável surpresa !!!

    Parabéns Bethesda, por franquias como The Elder Scrolls e Fallout, um dos melhores estúdios da autalidade sem dúvidas !

    Tenho orgulho de ter em minha coleção, mais um GOTY ! Bem-vindo ao grupo mais seletivo da história: The Elder Scrolls V: Skyrim.

    ResponderExcluir