terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Você está pronto para o PS Vita?

Tem muita gente que não está nem aí (pelo menos eu não vejo falarem tanto acerca do assunto nas redes sociais), mas agora, no dia 17 desse mês, daqui a três dias, está para ser lançado um novo videogame no mercado. Você sabia?


Trata-se do Playstation Vita, o mais novo console da Sony. Será um portátil muito poderoso, com a intenção de acabar com a soberania da Nintendo no mercado dos portáteis. Além de muita força bruta, o console trará muitas novidades interessantes e muitos games que já são compras certas, levando em consideração que são continuações importantes de jogos que fizeram sucesso nos consoles domésticos da Sony. A empresa promete!

E você, o quanto sabe sobre o console? Nós, do Melhor Final, para mantê-lo informado, fizemos uma breve síntese sobre o que podemos esperar do Playstation Vita. Confira:


Sobre o console



O design do console é muito parecido com o do Playstation Portable, sendo portanto oval. O console possui uma tela com um diodo capacitivo emissor de luz orgânico, ou OLED (Organic Light-Emitting Diode) de 5 polegadas. A tela é Touch Screen, ou seja, poderemos tocar na tela e interagir com o jogo, como fazemos com o Nintendo DS, por exemplo. Porém, diferentemente do console da Nintendo, não teremos um Stylus, ou algo para tocar na tela. Usaremos os dedos mesmo.
Uma novidade do console é que ele possuirá um sensor de movimento nas parte traseira do console. Isso mesmo, na parte traseira! Enquanto o jogador usa os dedões para tocar na tela touch-screen da frente, ele poderá usar os demais dedos da mão (com exceção dos indicadores, que ficarão na parte superior) para tocar a touch-screen da parte traseira. Não haverá imagem na tela traseira, no entanto, apenas o sensor de toque mesmo.
Teremos dois botões analógicos, um em cada lado, como nos controles Dual Shock, o que já difere do PSP, o qual possuía apenas um botão analógico no lado esquerdo. Isso nos permite assimilar mais o comando do jogo no portátil com relação aos jogos habituais do console doméstico.
Além dos botões analógicos, teremos quatro botões direcionais digitais do lado esquerdo, como já é tradicional, e também quatro botões do lado direito, com o design da Sony: quadrado, bola, triângulo e X. Na parte superior, apenas um botão de cada lado, sendo L e R, diferentemente dos controles Dual Shock, que possuem quatro (L1, L2, R1 e R2). Também não podemos nos esquecer dos botões START, o SELECT, dispostos à direita, e do PS Button, que, a exemplo do botão homônimo no controle Dual Shock 3, serve para fins internos do console; disposto do lado esquerdo.
Há ainda dois auto-falantes laterais no console. O Playstation Vita virá ainda com duas câmeras, uma localizada na parte frontal, no canto superior direito, e outra na parte traseira. Essas câmeras poderão ser usadas para detecção de face do usuário, além de movimentação e captura de imagens, para que se possa interagir mais com os games. Há ainda um microfone embutido no console.
Na parte superior, fica o botão de liga/desliga, o slot de cartão, o slot de acessórios, e o terminal de volume. Na parte inferior, o slot de memory card, o conector multiuso e o conector de microfone ou fone de ouvido.
Confira essa imagem aqui, que exemplifica melhor (clique para ampliar):


A exemplo do controle Dual Shock 3, o PS Vita também possuirá o sistema Sixaxis de direcionamento. São 3-axis de giroscópio e 3-axis de acelerômetro, fornecendo ao videogame a noção de movimento que o jogador causa no console. Assim, movimentando o videogame (para cima, baixo e lado, ou mesmo balançando, e por aí vai), poderemos interagir com os games. Além do Sixaxis, há ainda um compasso embutido e um GPS interno.
Está curioso para saber qual a potência do console? Pois saiba que ele possui um processador quadri-core ARM Cortex-A9 MPCore, além de um processador gráfico SGX543MP4+. O console tem 512 MB de RAM e 128 MB de VRAM. Só para constar, isso é mais RAM do que o Playstation 3, o qual possui apenas 256 MB de RAM. Essa quantidade a mais é para que o jogador possa rodar aplicativos diversos ao mesmo tempo, sendo possível até mesmo conversar em um chat enquanto se jogar algum jogo, por exemplo.
A conectividade do console será feita através de 3G, Wi-Fi ou Bluetooth 2.1+ EDR. O videogame será vendido em duas versões: uma mais cara, com 3G e algumas coisinhas a mais, como aplicativos mais interessantes, e outra versão mais básica e mais barata, sem o 3G e com Wi-Fi.
Vamos falar agora da bateria. A bateria promete durar de 3 a 5 horas de jogo se parar. Se for rodar vídeos, ela irá durar 5 horas, e, se for ouvir apenas música com a tela desligada, 9 horas. Diferentemente do Playstation Portable, não será possível retirar a bateria do console, sendo ela sempre carregada dentro do console. A opção de uma bateria externa foi apresentada e ainda não foi descartada, no entanto.
Detalhe para a nova forma de distribuição de software: diferentemente dos UMDs usados pelo Playstation Portable, os jogos e aplicativos para PS Vita virão em forma de cartões! Sim, cartões, mais especificamente, pequenos flash memory cards que se chamarão PS Vita Cards. Já para carregar suas informações, os jogadores deverão comprar um cartão de dados, algo como o Memory Card que estamos acostumados. Esse cartão será chamado apenas de PS Vita Memory Cards. Haverá diversos tamanhos para diferentes tipos de jogador, indo de 2 GB a 32 GB. Veja uma imagem do PS Vita Card e do PS Vita Memory Card:


Ligando o console

Ao ligar o console, o jogador terá acesso a uma área de trabalho ampla que será assim:


Essa área se chama Live Area. O comando será por toque. Aqui, o usuário poderá acessar diversos aplicativos e informações sobre o console. Poderá conversar com os amigos, jogar, ouvir música, navegar na internet, fazer compras, configurar o console, ver os troféus adquiridos, e muito mais. Haverá uma infinidade de aplicativos disponíveis para o console. Alguns aplicativos estarão disponível na PS Store de graça logo a partir do lançamento, como, por exemplo, o do Facebook, do Skype, do Twitter e do Foursquare. A Live Area possui total compatibilidade com a internet e com a Playstation Network.

E os jogos?


Já há uma extensa lista de games que foram prometidos para o console e estão em produção neste exato momento. Quase todas as grandes franquias da Sony já prometeram presença no novo console, como não poderia deixar de ser, mas poucos jogos estarão disponíveis logo no lançamento.
Até o momento, foram confirmados para o lançamento junto com o console, agora no dia 17 de dezembro, os seguintes jogos (em ordem alfabética): Army Corps of Hell, da Entersphere, BlazBlue: Continuum Shift Extend, da Arc System Works, Disgaea 3 Return, da Nippon Ichi Software, Dream Club Zero Portable, da Tamsoft, F1 2011, da Codemasters, Hot Shots Golf World Invitational, da Clap Hanz SCE Japan Studio, Little Deviants, da Bigbig Studios, Lord of Apocalypse, da Square Enix, Michael Jackson: The Experience, da Ubisoft, Ridge Racer, da Namco Bandai Games, Shinobido 2: Tales of the Ninja, da Acquire, Touch My Katamari, da Namco Bandai Games, Ultimate Marvel vs. Capcom 3, da Marvel, Uncharted: Golden Abyss, da Naughty Dog, Virtua Tennis 4: World Tour Edition, da Sega, e WipEout 2048, da SCE Studio Liverpool.
Fora todos esses games, que serão lançados junto com o console, foram prometidos também jogos das franquias: Badman, Bioshock, Call of Duty, FIFA, Final Fantasy, Killzone, LittleBigPlanet, Metal Gear, MLB, ModNation, Mortal Kombat, Oddworld, Persona, Resistance, Silent Hill, Street Fighter, Super Monkey Ball e Twisted Metal. Esses ainda não possuem data de lançamento prevista, mas estão em produção e não deverão demorar muito para ficarem prontos.
Vale lembrar que o PS Vita terá total retrocompatibilidade com o Playstation Portable. Haverá muitos games de PSP disponíveis para download na PS Store logo no lançamento do console, de modo que os usuários poderão se entreter enquanto não saem novos jogos. Sem contar que o console é compatível com diversos games que serão disponibilizados por download, como os do PSOne Classics, que fornece jogos da era PSOne, além de outros disponíveis apenas por download.
Diferentemente do PSP, haverá total suporte de troféus. Isso quer dizer que os jogadores poderão ganhar troféus, nos jogos, e armazená-los para a aquisição de pontos, como fazemos com o Playstation 3.

E o lançamento?

Está logo aí! O PS Vita estará disponível no mercado japonês no dia 17 de dezembro agora, em lançamento exclusivo. No dia 22, ele chega ao mercado de Hong Kong. No dia 23, ao mercado do Taiwan. O console apenas chega aos Estados Unidos e à Europa no dia 22 de fevereiro do ano que vem, e, na Austrália, no dia 23 de fevereiro do ano que vem.
É aguardar o dia em que ele chegará por aqui no Brasil. Esse dia ainda não foi confirmado, mas deverá acontecer bem depois do lançamento nos EUA, algo em torno de março ou abril. Nós, do Melhor Final, estaremos aguardando ansiosamente!

Este post lhe foi útil? Deixe um comentário!
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário