segunda-feira, 21 de maio de 2012

Especial Playstation - Parte 2

Vamos continuar com a matéria especial da história do Playstation? Nessa segunda parte, vamos falar do principal: os games que foram lançados para o console! Primeiro faremos uma retrospectiva de lançamentos, ano após ano, de 1995 até 2004. Então, apresentaremos um retrospecto dos principais games lançados em cada categoria. Por fim, apresentaremos os jogos mais vendidos do console. Um prato cheio para os fãs do console da Sony.


Aconchegue-se e boa leitura!

Etapa 4: Retrospectiva de Lançamentos

Analisaremos aqui, ano após ano, os lançamentos do Playstation que ocorreram. As datas de lançamento que citarei aqui são as datas do lançamento nos Estados Unidos. Não contaremos aqui com lançamentos no Japão, Europa ou em qualquer outro lugar. Vamos analisar ano após ano, desde 1995 (quando o console foi lançado nos EUA) até 2004 (quando foi lançado o último jogo do console).

1995

O primeiro ano do Playstation foi um ano de lançamentos mais voltados para o público que ainda estava acostumada a jogar em 2D e em arcades. Sem prática para criar jogos em 3D para um console, os jogos ainda apresentavam características em 2D, como Worms, Rayman e GexVários lançamentos eram apenas adaptações de jogos oriundos de outros consoles, como Battle Arena Toshinden, Doom, 3D Lemmings,  Destruction Derby, Wipeout, entre muitos outros. Jogos de esporte foram os que mais tiveram adaptações vindas de outros consoles, como FIFA Soccer 96 e NBA Jam Tournament EditionMas o console ainda teve diversos jogos adaptados dos arcades, como Ridge Racer, Tekken, Street Fighter Alpha, Mortal Kombat 3 e Air Combat. Mas o console também teve exclusivos. Alguns, como King's Field e Zero Divide, não fizeram muito sucesso, mas o exclusivo da Sony que mais se destacou no ano de 1996 sem dúvida foi Twisted Metal, um clássico. Outro bom exclusivo foi o 1 Xtreme e o Tactical-RPG Arc the Lad.

1996

O ano de 1996, como não poderia deixar de ser, apresentou continuações dos jogos lançados no ano anterior, com Wipeout XL, Tekken 2, Final DoomTwisted Metal 2, Destruction Derby 2Ridge Racer RevolutionArc the Lad 2, King's Field 2, Battle Arena Toshinden 22XtremeStreet Fighter Alpha 2 e muitos outros. Mas teve ainda diversos lançamentos, e uma diferença: os jogos desta vez não eram adaptados de outros consoles para o Playstation, e sim eram lançados primeiro no Playstation, e depois passaram para outros consoles! Diversas franquias marcaram presença nesse ano, como Suikoden, Resident Evil, Die Hard Trilogy, Persona, The King of Fighters, Need for Speed, e ainda Blood Omen: Legacy of Kain. Mas o destaque mesmo foi para o número crescente de exclusivos da Sony, como Crash Bandicoot, Jet Moto, Cool Boarders e Tobal No. 1.

1997

Em 1997, o console Playstation já estava consolidado com excelentes títulos provenientes das maiores desenvolvedoras do mundo. Só para constar, foi o ano do início da parceria da Sony com a Square, que resultou no excelente Final Fantasy VII. Exclusivo. E acha que foi só? A Konami ainda compareceu com sua participação de peso nesse ano: Castlevania: Symphony of the Night. Era o início da era de ouro do Playstation. O console ainda trouxe fortes games de outros consoles, como Command & Conquer, NASCAR 98, Mega Man X4, Vandal HeartsCroc: Legend of the Gobbos e Alien Trilogy. Mas também é de se ressaltar a grande quantidade de exclusivos do console lançados esse ano, como AlundraPaRappa the Rapper, Rally Cross, Colony Wars, Wild ArmsTime Crisis, Monster RancherOddworld: Abe's Exxodus, Nightmare Creatures, Armored CoreBloody Roar, Test Drive 4, Clock Tower, Fighting Force, OverBlood e Soul Blade. Tem para todos os gostos e idades. As continuações de franquias também não poderiam ficar de fora, não é? 1997 também foi o ano de Tomb Raider 2, Tobal 2, Ace Combat 2, Need for Speed 2, Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes BackCool Boarders 2, Jet Moto 2 e Battle Arena Toshinden 3. A lista de jogos do Playstation só aumentava e se diversificava cada vez mais.

1998

O ano de 1998 foi histórico para o Playstation. Diversos dos jogos mais consagrados, mais vendidos e mais premiados de toda a história do console foram lançados nesse mesmo ano. Foi esse ano que marcou o console da Sony definitivamente na lista dos principais videogames de todos os tempos, em matéria de jogos. Basta citar como exemplo o lançamento de jogos arrasa-quarteirões como Gran Turismo, Tekken 3, Metal Gear Solid e Resident Evil 2 todos em um mesmo ano. Acha pouco? Inclua também Crash Bandicoot 3: Warped, e FIFA 99. Sem contar com as séries totalmente novas, como XenogearsTomba!, Klonoa: Door to Phantomile, Spyro the Dragon, Tenchu: Stealth Assassins, Parasite EveVigilante 8Bust a GrooveDead or AliveFinal Fantasy Tactics, Tales of DestinyBrave Fencer Musashi, MediEvil, Hot Shots Golf, Diablo, Guilty Gear, Tactics Ogre, Breath of Fire 3, Knockout Kings, Grand Theft Auto, Road Rash 3D e Jersey Devil. As continuações de séries ainda continuariam com Colony Wars: Vengeance, Need for Speed 3: Hot Pursuit, Gex: Enter the Gecko, Tomb Raider 3: Adventures of Lara Croft, Bushido Blade 2, Rally Cross 2, Darkstalkers 3, Mortal Kombat 4, Armored Core: Project Phantasma, Mega Man Legends, Cool Boarders 3, Test Drive 5, NASCAR 99, e Twisted Metal 3. O Playstation entrou definitivamente em sua época de ouro dos games, que ainda iria perdurar por muitos e muitos anos.

1999

Comparar o ano de 1999 com o ano mágico de 1998 pode parecer uma injustiça para alguns. Mas não é uma comparação tão injusta. De fato, 1999 foi um ano com um número um pouquinho menor de sucessos, mas tão importante quanto. Afinal, o Playstation contou também com o lançamento de excelentes jogos, de franquias muito bem-vindas. Os maiores sucessos desse ano, sem dúvida, foram Final Fantasy VIII, Gran Turismo 2, Tony Hawk's Pro Skater e Resident Evil 3: Nemesis. Teve também jogos como Ape Escape, Ridge Racer Type 4, Driver, Medal of Honor, Syphon Filter, Grandia, Silent Hill, Dino Crisis, Thousand Arms, Army Men 3D, 007: Tomorrow Never Dies e Mission Impossible. As continuações foram também de peso: Persona 2, Crash Team Racing, Street Fighter Alpha 3, Legacy of Kain: Soul Reaver, WipEout 3, FIFA 2000, Tomb Raider 4: RevelationsSpyro 2: Ripto's Rage!, Suikoden 2NBA Live 2000, Need for Speed: High Stakes, Worms Armageddon, Tomba! 2, Vigilante 8: 2nd Offense, Quake 2, Bloody Roar 2, Monster Rancher 2, Gex 3: Deep Cover Gecko, Vandal Hearts 2, Legend of Legaia, Jet Moto 3, Bust a Groove 2, Grand Theft Auto 2, Croc 2, Test Drive 6, Twisted Metal 4, Road Rash: Jailbreak, Cool Boarders 4, Fighting Force 2, 3Xtreme e Arc the Lad 3.

2000

Depois de 1998, na minha opinião o melhor ano que o Playstation teve em lançamentos foi o ano de 2000. Alguns dos melhores jogos do console foram lançados nesse exato ano, e foram tantos ao mesmo tempo que desorientava os jogadores. Os arrasa-quarteirões do ano foram Final Fantasy IX, Tony Hawk's Pro Skater 2, Chrono Cross e Vagrant Story. Todos excelentes clássicos (e três deles da Square). Você também deve se lembrar de jogos como Spyro: Year of the Dragon, Rayman 2: The Great Escape, FIFA 2001 e Medal of Honor: Underground, não? As novas franquias vieram com Spider-Man, Fear Effect, Valkyrie Profile, Galerians, Vanguard Bandits, Digimon World, Dragon Valor e Legend of Mana. Também houve continuações como Front Mission 3, Colony Wars 3, Hot Shots Golf 2, Dino Crisis 2, Breath of Fire IV, Syphon Filter 2, Knockout Kings 2001, MediEvil 2, Tenchu 2, NASCAR 2001, Parasite Eve 2, The Legend of Dragoon, Ace Combat 3, Need for Speed: Porsche Unleashed, Alundra 2, Tomb Raider Chronicles, Armored Core: Master of Arena, Driver 2, Wild Arms 2, Alien Resurection, Nightmare Creatures 2 e Army Men: Sarge's Heroes. Um ano histórico para a Sony. Mas, também, o ano que encerraria os tempos dourados do Playstation.

2001

Pois é. 1998 e 2000 foram grandes anos, mas o período de ouro do Playstation acabou em 2000. Com o lançamento do Playstation 2 em 2000, as grandes franquias quase todas se focaram no novo console da Sony, e os bons jogos se tornariam cada vez mais escassos para o primeiro console. Ainda haveria alguns bons jogos, e umas poucas boas surpresas, mas nada daquela magia dos anos anteriores. O melhor já havia passado, e apenas jogos de menor expressão compareceriam nos tempos finais do videogame. Era uma espécie de "começo do fim". Em 2001 foram lançados: Final Fantasy Chronicles, Fear Effect 2: Retro Helix, Tony Hawk's Pro Skater 3, Dragon Warrior VII, FIFA 2001, Tales of Destiny 2, Alone in the Dark: The New Nightmare, Syphon Filter 3, The King of Fighters 99, Spider-Man 2, Mega Man X5 e X6, Dracula: The Resurrection, OverBlood 2, World's Scariest Police Chases, Dave Mirra Freestyle BMX e Digimon World 2. Só alguns poucos deles tiveram destaque.

2002

Se o ano de 2001 já foi um ano escasso de jogos e de grandes lançamentos, o ano de 2002 seguiu no mesmo ritmo. Apesar de a Sony pronunciar que estava focando no Playstation 2, mas que o Playstation continuaria firme, não era bem isso que se podia ver em questão de lançamentos. Eles nunca foram tão escassos. Em 2002, foram lançados: Tony Hawk's Pro Skater 4Yu-Gi-Oh! Forbidden MemoriesDance Dance Revolution Konamix, Capcom vs. SNK Pro, The Italian Job, Harry Potter and the Chamber of Secrets, FIFA Soccer 2013, C-12: Final Resistance, Stuart Little 2, Digimon World 3 e alguns outros poucos jogos sem nenhuma expressão. Seria o começo definitivo da decadência.

2003

Em 2003 o Playstation 2 tomou ainda mais força, e o Playstation foi esquecido de vez. Pouquíssimo se ouvia falar do console clássico da Sony, e os donos do console já estavam se acostumando a não ver mais títulos sendo lançados para ele. Os fãs do console tiveram que se contentar com jogos como Final Fantasy Origins, FIFA Soccer 2004, Inuyasha: A Feudal Fairy Tale, DragonBall Z: Ultimate Battle 22 e outros completamente desconhecidos. Esse foi o último ano de lançamentos propriamente dito.

2004

Como eu disse, o ano de 2003 foi o último ano propriamente dito de lançamentos. Até porque, em 2004, houve apenas três lançamentos de games, todos de esportes: FIFA Soccer 2005, MLB 2005 e Madden NFL 2005. Acabou aqui o período de lançamentos de jogos para Playstation, que completou nove anos. Após muitos altos e baixos, a Sony passaria a se focar inteiramente no Playstation 2, dando origem a uma nova série de altos e baixos, desta vez no seu mais novo console. A divisão da Sony para o Playstation fechou as portas oficialmente nesse ano.

Etapa 5: As Principais Franquias por Gênero

É muito difícil falar de um modo geral dos jogos de uma forma geral quando se trata do Playstation. Foram centenas de jogos, e muitos deles possuem um lugar muito especial no coração de qualquer jogador que se preze. Atendendo a todos os públicos, a Sony se empenhou em trazer o máximo de títulos para o console, e a variedade realmente não é de se botar defeito. Diga um gênero, e o console possuía vários nomes para representá-lo. O console até mesmo ajudou a difundir e criar alguns gêneros até então menos conhecidos. Por isso, não posso citar todas as franquias. Por serem muitos, mas muitos jogos, não dedicarei tanto espaço aos jogos em si, apenas citando a importância de algumas franquias que eu julguei mais relevantes.

First-Person Shooter

Vamos começar falando de um gênero que é muito popular até hoje em dia: o FPS. O gênero foi muito bem representado pelo console, como não poderia deixar de ser. Muito antes de franquias como Call of Duty, Battlefield e outros de guerra serem presença obrigatória na estante gamer, os jogos mais populares nesse gênero de tiro em primeira pessoa ainda eram aqueles com muitas armas avançadas e exageradas, monstrengos e fases enormes com muitos itens escondidos. Que nomes lhe vêem à cabeça? Doom e Quake? Ok, esses jogos marcaram presença no console sim.

Doom: O primeiro FPS do Playstation.
Doom, FPS clássico do PC, Atari Jaguar, Sega Saturn, 3DO e do Super NES, também recebeu uma versão para o Playstation ainda em 1995, pela Williams Entertainment. Trata-se de uma das mais belas e incrementadas versões do jogo, apesar de vir sem grandes variações (e os mesmos problemas de sempre). Pelo menos o modo versus ainda estava presente para quem tivesse dois Playstations, duas tevês, dois jogos e um cabo link. Fez algum sucesso, tanto é que, em 1996, foi lançado Final Doom, a continuação, exclusivamente (excetuado computadores) para o console.

Quake 2 também seguiria seu sucesso no Playstation.
Se é para falar de Doom, não se pode deixar de falar em Quake. Quake 2 marcou a sua presença no Playstation em 1997, lançado pela Activision, alargando a lista dos amantes do gênero. O tiroteio frenético trouxe muitos apaixonados ao PC, principalmente pela possibilidade de se jogar split-screen com até 4 jogadores!

Aliás, o console Playstation presenciou uma das maiores evoluções do gênero. O lançamento de GoldenEye 007, para Nintendo 64, mudaria completamente o panorama dos jogos FPS em todo o mundo no ano de 1997. O jogo fez tanto sucesso que virou um padrão de qualidade para o estilo. Para a sorte dos jogadores, tal sucesso gerou muito frutos, e diversos FPSs lançados depois dele usaram alguns elementos de sua fórmula para fazer sucesso. Como é o caso de Medal of Honor.

Medal of Honor: o mais próximo que o Playstation teve de ter seu próprio GoldenEye 007.
Medal of Honor teve uma missão bem difícil: ser comparado com GoldenEye 007. Lançado em 1999 pela Electronic Arts, o jogo trouxe muito da mecânica que tornou o jogo de James Bond popular, junto com boa jogabilidade, um saudosismo de um jogo de época, uma história interessante por trás e até mesmo um modo multiplayer split-screen. Para muitos (e inclusive para mim) o melhor FPS do Playstation, sem dúvida. O jogo fez sucesso e vendeu bem, tanto é que recebeu uma continuação, Medal of Honor: Underground, lançado em 2000.

Outros FPSs que muitos gamers vão lembrar são o Alien Trilogy, lançado em 1995 pela Acclaim Entertainment, e 007: The World Is Not Enough, lançado em 2000 pela Electronic Arts, Duke Nukem: Total Meltdown, lançado pela GT Interactive em 1997, e também os jogos da série Rainbow Six, lançados pela Red Storm Entertainment.


Action Adventure


Outro gênero que sempre costuma fazer sucesso é o Action Adventure. Esse gênero ganhou ainda mais força com a tecnologia 3D, e seria uma das marcas mais tradicionais do console Playstation. Diversos títulos gravaram seu nome no console, indo desde inspirações de super-heróis e filmes clássicos da época quanto a verdadeiras criações originais que beiravam as ideias cinematográficas. O que não faltou foi muita ação e aventura no console.


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Lara Croft foi um ícone feminino que marcou uma revolução na indústria gamística.
Tomb Raider foi uma das maiores surpresas do console. A heroína desbravadora de tumbas e caçadora de tesouros inspirada em Indiana Jones é um dos rostos mais conhecidos da indústria gamística da época. A belíssima arqueóloga e suas tradicionais pistolas marcaram presença como a primeira heroína feminina e sex-appealling nos games (com uma controversa exceção a Samus Aran, talvez). Dura na queda, ela desbravava castelos, tubas, templos, cavernas, florestas e tudo mais onde pudesse encontrar os tesouros perdidos mais misteriosos de todos os tempos. Tomb Raider, como ficou conhecido, foi lançado em 1996 pela Eidos Interactive e fez muito sucesso. Inicialmente lançado para diversos consoles diferentes, o sucesso no console da Sony fez com que ele se tornasse um exclusivo com suas frequências. E olha que foram muitas sequências. Tomb Raider 2 foi lançado em 1997, Tomb Raider 3: The Adventures of Lara Croft foi lançado em 1998, Tomb Raider 4: The Last Revelations foi lançado em 1999, e Tomb Raider 5: Chronicles foi lançado em 2000.


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Castlevania é quase uma presença obrigatória entre os Action-Adventures de um console.
Mas é claro que não poderia faltar um nome de sucesso como Castlevania no currículo de um console como o do Playstation. Extremamente popular e um dos ícones máximos do gênero Action Adventure, a Konami causou muita expectativa quando anunciou que lançaria um novo Castlevania para o Playstation. O feito aconteceu em 1997, com o lançamento de Castlevania: Symphony of the Knight, uma continuação direta de Castlevania: Rondo of Blood, lançado apenas no Japão para PC Engine. Contendo todos os elementos clássicos que fizeram desa franquia um sucesso estrondoso (inclusive a intensa ação em 2D, contrariando as expectativas para que o jogo viesse em 3D), o jogo surpreendeu simplesmente pelo fato de ser tão bom quanto os anteriores. Um clássico dos clássicos, e uma das maiores obras-primas do console. O primeiro Castlevania dublado, as vozes ficaram incríveis e realistas. Vale a pena conferir esse sucesso, que, posteriormente, foi relançado em outros consoles.


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A franquia Legacy of Kain começou com tudo no Playstation!
Outra franquia do gênero Action Adventure que fez sucesso foi a Legacy of Kain. Lançada exclusivamente ao console e para PCs, pela Crystal Dynamics em 1996, Blood Omen: Legacy of Kain era um Action Adventure épico que logo se tornou bem popular. Ambientado de forma 2D, o jogo ainda agradava por seu estilo saudosista e sua jogabilidade original. O jogo era complexo, era dinâmico e repleto de puzzles e de muita carnificina, sem contar com uma história fantástica e boas atuações de voz. A série evoluiu, e, em 1999, foi lançado Legacy of Kain: Soul Reaver, a continuação da franquia que escreveria a série entre os grandes clássicos do console. Sucesso, o game vendeu bem e popularizou a marca ainda mais.


Outras franquias Action-Adventures lançadas para o console incluem Fear Effect, da Eidos Interactive, Alundra, da Working Designs, e MediEvil, da Sony Computer Entertainment. Além desses, há muitos jogos inspirados em super-heróis e em filmes da época que também fizeram parte da história do console. Podemos citar Spider-Man, da Activision, Batman and Robin, da Acclaim Entertainment, Harry Potter and the Sorcerer's Stone, e Xena: Warrior Princess, ambos da Electronic Arts. Há ainda alguns jogos icônicos que tiveram excelente passagens pelo console, como a franquia Duke Nukem, da GT Interactive.

Stealth Action

O Playstation também viu ressurgir um gênero que viria a se tornar icônico de tão popular. Esse estilo não traria grandes títulos, porém títulos de peso. O gênero que começou lá na época do MSX2 chegaria com tudo ao Playstation, arrasando quarteirões. Vamos relembrar alguns desses títulos:

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Metal Gear Solid faria o gênero Stealth-Action ressurgir com força total. 
Metal Gear Solid, publicado pela Konami em 1998 para o Playstation, viria a se tornar um dos ícones máximos do console. A Konami apostou tudo o que tinha quando trouxe esse jogaço com exclusividade para o console da Sony: uma sequência direta da franquia que começou no MSX e NES e inaugurou o gênero Stealth Action em todo o mundo. O jogo veio ciente de sua fama e fiel às suas raízes, trazendo muita ação e espionagem com uma história excelente e momentos cinematográficos. A trama ainda é lembrada até os dias de hoje. De estilo inconfundível e imortal, o jogo não demorou para se tornar uma das referências do console. A franquia não teve sequências no console, mas deixou seu legado aqui com um único jogo.

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Syphon Filter também é lembrado com muito carinhos pelos jogadores.
Syphon Filter, publicado pela Sony Computer Entertainment em 1999, é mais um clássico que foi lançado para o console. Dentro do gênero Third-Person Shooter e com toques de Stealth Action, o jogo chama a atenção por suas cenas repletas de ação, tramas repletas de reviravoltas e uma das jogabilidades mais viciantes do videogame. Inspirado em diversos elementos de Metal Gear Solid, o jogo ainda conseguiu  inovar em diversos aspectos. Aclamado pela mídia e pelo público, a franquia fez muito sucesso e gerou sequências! Syphon Filter 2 foi lançado logo em 2000, e Syphon Filter 3 foi lançado em 2001. Todos fizeram sucesso no console.

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Tenchu: o primeiro Stealth Action do Playstation.
E quem disse que tudo começou com Metal Gear Solid? Poucos ainda lembram, mas o primeiro jogo do gênero Stealth Action a ser lançado ao Playstation foi Tenchu: Stealth Assassins, publicado pela Activision em 1998. Trazendo sua trama que retrata a lendária história dos ninjas em pleno Japão feudal, o jogo traz muita ação, ataques furtivos, magias e apetrechos ninja para ninguém botas defeito. A franquia foi muito bem elaborada, e deixou saudades de uma época bem gloriosa. O jogo ainda gerou uma sequência no console: Tenchu 2: Birth of the Stealth Assassins, lançado em 2000.

Apaixonados pelo gênero talvez ainda podem se lembrar de 007: Tomorrow Never Dies, publicado pela Electronic Arts em 1999, Mission: Impossible, publicado pela Infogrames em 1999, e Danger Girl, publicado pela THQ em 2000, ambos jogos de expressão bem menor.

Survival-Horror

E o terror estava à solta! O Playstation vivenciou a época de ouro do gênero Survival-Horror, quando ele recebeu alguns de seus títulos mais icônicos e alcançou patamares até então nunca imaginados. A Capcom abriu as portas para diversas outras empresas também entrarem na disputa. É claro que diversas empresas apenas se aproveitaram do sucesso que algumas franquias tiveram e resolveram lançar seus jogos para conquistar uma fatia no mercado, mas é evidente que muitas das franquias do terror que permanecem vivas até hoje começaram sua trajetória no Playstation, ou pelo menos deixaram lá a sua marca. Vamos relembrar juntos os jogos mais assustadores do console?

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Resident Evil é o maior clássico do terror de todos os tempos.
É claro que não tinha como começar falando de outra franquia que não Resident Evil. Lançado pela Capcom em 1996 para o Playstation, o jogo não inventou o Survival-Horror, mas o redefiniu como um todo. Trouxe toda uma arma de terror e de sustos ao console, e se tornou um dos jogos mais admirados (e mais copiados também) de todos os tempos. Foi apenas o portão de entrada para o gênero, e fez questão de deixar a sua marca no coração de qualquer gamer. Seus monstros, suas cenas horripilantes e sustos permanecerão na memória para sempre. A franquia é uma das mais bem sucedidas e mais vendidas do console, e não poderia deixar de trazer sequências. Resident Evil 2, lançado em 1998, e Resident Evil 3: Nemesis, lançado em 1999, apenas levaram o clássico a níveis ainda maiores em popularidade.

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Silent Hill é a cidade que fez mais sucesso em toda a história do Playstation.
Falando em Resident Evil, qual o outro Survival-Horror que vem à cabeça? Outro nome que desponta é Silent Hill, criação da Konami em 1999. O jogo trouxe todos os elementos que fizeram com que Resident Evil se tornasse um sucesso, e incrementados por mais elementos ainda. Com uma trama mais voltada para fenômenos paranormais, histórias macabras e rituais demoníacos, Silent Hill se tornou um ícone tão grande quanto o sucesso da Capcom. Uma pena que ele não fez tanto sucesso assim, mas ainda é uma franquia que merece todo o nosso respeito. Não teve sequências no console.

Alone in the Dark: The New Nightmare marcou a volta da franquia que representou o gênero no passado.
Com o sucesso que Resident Evil e afiliados faziam no console, poucos ainda se lembram que a história do Survival-Horror vai ainda mais além. E o gênero deve muito aos jogos da franquia Alone in the Dark, lançados a partir de 1992 para MS-DOS. Mesmo assim, a Infogrames, criadora dessa série, permaneceu calada ao ver outras franquias conquistarem seu espaço. Mas ela resolveu reagir, quando lançou, em 2001, Alone in the Dark: The New Nightmare. Trazendo a história misteriosa e macabra que é popular da série, unida a todos os elementos que fizeram sucesso nas outras franquias, o jogo conquistou seu espaço e acabou se tornando também um concorrente direto mesmo das franquias mais conhecidas, marcando o nome da Infogrames no hall do terror mais uma vez. No entanto, não teve tanto sucesso quanto gostaria, e não teve sequências no Playstation (até por ter sido lançado bem tarde).

E teve muito mais. A época de ouro do Survival-Horror foi justamente no console Playstation, e encontrou aqui muitos títulos. Quem não se lembra da franquia Dino Crisis, da Capcom, da franquia Nightmare Creatures, da Activision, da franquia Fear Effect, da Eidos Interactive, de Galerians, da Crave Entertainment, ou das franquias Overblood, da Electronic Arts, e Clock Tower, da ASCII Entertainment? Fora muitos outros, de menor expressão, como Evil Dead: Hail to the King, da THQ, ou Countdown Vampires, da Bandai. Cada um a seu estilo, todos tiveram seu espaço merecido dentro do console.

Platformer

Um dos gêneros mais adorados dos públicos recém-saídos dos consoles de 16 bits era o Platformer. É claro que, com a chegada da tecnologia 3D, o console da Sony tinha tudo para alavancar ainda mais o gênero. Mas digamos que não foi bem isso que aconteceu: a princípio, o Playstation recebeu muitos Platformers em 2D mesmo. Depois do lançamento de Super Mario 64 no console Nintendo 64, da Nintendo, foi que o gênero decidiu usar melhor a tecnologia 3D. Mas não demorou muito para que o estilo 3D pegasse de vez, e o console voltou a liderar com muitos títulos de sucesso. Vários deles seriam produzidos pela própria Sony, o que deixou os fãs ainda mais animados.

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Rayman, o ser sem braços, uma notável criação de Michel Ancel.
Um dos primeiros Platformers a aparecerem no Playstation foi justamente Rayman. Criação de Michel Ancel, da Ubisoft, para o Playstation e várias outras plataformas, o game foi concebido em 1995 ainda com o formato clássico dos Platformers em 2D de 16 bits, sem dever em nada para eles. Por ter sido lançado antes do boom de Platformers 3D, o jogo ainda conseguiu fazer sucesso. E não ficou parado no tempo! Depois que o boom dos Platformers 3D finalmente aconteceu (em 1996 com o advento de Super Mario 64), a franquia evoluiu. Em 1999 foi lançado Rayman 2: The Great Escape, em 3D e fazendo ainda mais sucesso, tornando essa franquia muito querida entre os usuários do console da Sony.

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Crash Bandicoot foi o mascote do Playstation durante diversos anos.
E é claro que a Sony Computer Entertainment não iria perder a chance de escrever seu nome na história dos games. Assim como a Nintendo criou Mario para difundi-lo como seu garoto propaganda e a Sega fez o mesmo com o Sonic, a Sony queria difundir a marca Playstation ao lado de um mascote. Mas qual? É claro que tinha de ser um personagem de jogo, e de um Platformer. Disposto a isso, a Sony criou esse maravilhoso jogo, Crash Bandicoot. O carismático marsupial que é o protagonista da franquia, logo se tornou popular e virou garoto propaganda da franquia. Lançado em 1996, pleno boom dos Platformers 3D, o jogo aderiu à nova moda e trouxe tudo o que havia de mais avançado em dublagem, gráficos e efeitos sonoros. Se tornou a franquia de Platformers mais conhecida do videogame, e gerou duas sequências: Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back, lançado em 1997, e Crash Bandicoot 3: Warped, lançado em 1998. Foi um amplo sucesso.

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O dragãozinho roxo se tornou um ícone entre os Platformers 3D do console.
E quem é que não conhece o dragãozinho Spyro? Um dos ícones máximos e mais facilmente reconhecidos do console, ele também foi uma criação da Sony Computer Entertainment, que trouxe Spyro the Dragon para consolidar os Platformers do console Playstation. Um sucesso estrondoso desde o lançamento, a franquia se tornou uma das mais populares do console, de modo a arrecadar vendagens históricas. Lançado em 1998, ele trouxe uma jogabilidade livre, mundos abertos coloridos e magníficos, e um estilo único que gerou muitos fãs. A franquia de sucesso ainda teve duas sequências: Spyro 2: Ripto's Rage, lançado em 1999, e Spyro 3: Year of the Dragon, lançado em 2000. Todos fizeram sucesso.

E os Platformers não acabam por aqui! Qualquer saudosista da época vai se lembrar da excelente série de jogos da franquia Mega Man que foi lançado para o console pela Capcom. Eram excelentes jogos, que marcaram a infância e adolescência de muito gamer. Tem também a franquia Ape Escape, outra criação da Sony Computer Entertainment, que marcou presença e incentivou o uso dos analógicos ao máximo. A maluca franquia Oddworld, da GT Interactive, também merece menção, assim como as franquias Pandemonium e Gex, da Midway, Tomba! e Klonoa, da Sony Computer Entertainment, Croc, da Fox Interactive, e Earthworm Jim, da Virgin Interactive. O console estava recheado de bons Platformers.

Fighting

Todo console que se preze tem que ter bons jogos de luta. E com certeza isso não foi uma coisa que faltou ao console, pelo contrário: o Playstation é riquíssimo em jogos de luta. Se uma das maiores rivalidades do segmento sempre foi entre Mortal Kombat e Street Fighter, os fãs do Playstation podiam comemorar: excelentes jogos das duas franquias participaram da história do console. E desde o começo.

Street Fighter manteve a qualidade e a alta classe no console da Sony.
Street Fighter Alpha: Warrior's Dreams foi lançado logo no começo do Playstation, ainda em 1995, pela Capcom. Foi o primeiro jogo da franquia a chegar ao Playstation, e já chegou trazendo estardalhaço e novidades. Foi o primeiro da série em consoles a possuir um modo de treino. Contendo os personagens mais famosos e o sistema de combate inconfundível, não tinha como dar errado. A franquia teve várias sequências. Street Fighter Alpha 2 foi lançado em 1996, Street Fighter EX Plus: Alpha foi lançado em 1997, Street Fighter Alpha 3 foi lançado em 1998, e Street Fighter EX 2, o último, foi lançado em 1999.

Mortal Kombat conquistou um prestígio muito grande entre os usuários do console e foi um sucesso.
Mortal Kombat é tão amado quanto Street Fighter pelos fãs de luta, e também teve algumas boas aparições no Playstation. Menos numerosas, é verdade, mas ainda assim interessantes. Tudo começou ainda em 1995, quando a Sony Computer Entertainment publicou uma versão de Mortal Kombat 3. Em 1996, ainda seria lançado Mortal Kombat Trilogy para os fãs da franquia. Mas sucesso mesmo faria Mortal Kombat 4, lançado em 1998. O jogo trouxe todas as inovações 3D para a franquia, a adição de armas e itens na pancadaria, e ainda mais violência do que seus antecessores. Sucesso garantido.

O console ainda pegou uma excelente época: enquanto os arcades começavam a realizar a transição de jogos de luta 2D para jogos de luta 3D, com Virtua Fighter, por exemplo, entre 1993 e 1994, o console pegou justamente essa fase de transição, estando apto desde o início a receber jogos 3D. Por esse exato motivo, os primeiros jogos de luta do console foram justamente adaptações vindas diretamente dos arcades, e, o que é melhor: já em 3D. Logo no primeiro ano do Playstation, já podíamos contar com jogos clássicos e excelentes como Tekken.

Tekken, prata da casa, foi uma surpresa maravilhosa para os fãs de luta.
E é justamente de Tekken que vamos continuar falando. Esse sucesso lançado em 1994 para os arcades não demorou para chegar aos consoles, e foi lançado com exclusividade para o Playstation em 1995 publicado pela Namco. O jogo trazia todas as vantagens do recém-descoberto gênero de jogos de luta 3D, e trazia uma modelagem de personagem impressionante para a época. A série fez muito sucesso (situando-se inclusive entre as mais vendidas) e isso permitiu à Namco lançar algumas sequências: Tekken 2, lançado em 1996, e Tekken 3, lançado em 1998.

O número de jogos de luta não para. Pode incluir aí os jogos da franquia The King of Fighters, lançada pela SNK, muito populares no console, assim como as franquias Battle Arena Toshinden e Bloody Roar, lançadas pela Sony Computer Entertainment. E tem muito, mas muito mais! Não podemos nos esquecer de Dead or Alive, lançado em 1998 pela Tecmo, e nem de Soul Edge, lançado em 1996 pela Namco, ambos jogos que iniciaram franquias incríveis e tiveram um começo no Playstation. Há ainda jogos de luta que se tornaram populares por simular o esporte do boxe, como a franquia Knockout Kings, lançado pela EA Sports, ou por simular o wrestling, como o popular WWF SmackDown!, lançado pela THQ.

Racing

Talvez o único estilo que encontra tanta rivalidade quanto o gênero de luta é o gênero de corrida. É claro que o console possui seus ícones mais conhecidos, como as franquias Gran Turismo e Need for Speed, mas a verdade é que o console era bem recheado de excelentes jogos de corrida de várias empresas, criando uma forte concorrência. Com poucos jogos oriundos de outros consoles, as empresas se focavam no público do console especificamente, e faziam ótimos jogos.

Gran Turismo é lembrado por muitos como o melhor simulador de corrida já feito na história.
Pergunte a quem quiser, e verá que a franquia Gran Turismo é a referência do console. De fato, o game é referência de forma geral para o gênero como um todo, pois trouxe um conceito até então inédito: o de ser um simulador de direção real. E tudo começou com o lançamento de Gran Turismo, em 1998, pela Sony Computer Entertainment. O senso de direção ao se ter um modelo extremamente real de um carro em suas mãos nunca foi tão fiel. A simulação é quase perfeita, e a mais bem explorada do console até então. O alto número de veículos autorizados e reais, assim como as mais conhecidas pistas reais, também chamaram a atenção do público, que até hoje reverencia essa franquia. O sucesso estrondoso deu origem a uma sequência: Gran Turismo 2, lançado em 1999, que fez ainda mais sucesso!

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Need for Speed é talvez a franquia que melhor conseguiu fazer frente ao monstro que foi Gran Turismo.
Quando um console recebe uma pérola, uma obra-prima, como foi o caso do saudoso Gran Turismo, chega-se a pensar que nenhuma outra franquia conseguiria fazer jus. Isso não é verdade. O console recebeu diversas outras franquias de corrida. É claro que a grande maioria nem chega a fazer frente ao sucesso de Gran Turismo, mas a franquia que melhor conseguiu seu espaço foi a Need for Speed, da Electronic Arts. A franquia começou com uma parceria com a revista Road&Track, e se chamava: Road&Track Presents: The Need for Speed. Lançado em 1996, o jogo foi pegando mais e mais força, e finalmente se desvinculou de qualquer contrato com a revista e se tornou apenas Need for Speed. Seria o começo de uma franquia com muitos títulos. Em 1997, foi lançado Need for Speed 2, em 1998 foi a vez de Need for Speed 3: Hot Pursuit, em 1999, Need for Speed: High Stakes, em 2000, Need for Speed: Porsche Unleashed, e em 2002, Need for Speed: Hot Pursuit 2.

Outras franquias tiveram participações menores. A franquia WipEout, da Psygnosis, também é lembrada com carinho pelos fãs de alta velocidade, assim como as franquias Ridge Racer, da Namco, Colin McRae Rally, da Codemasters, e Formula 1, da Sony Computer Entertainment.

Driving Action

Nem sempre os carros são usados exclusivamente para corridas. Há diversos jogos que apostam no uso de carros para ação, seja em emocionantes jogos de corrida de polícia contra bandidos e etc, quanto naqueles games à la Mario Kart, no qual os carros disputam corridas enquanto se engalfinham usando armas e outras trapaças. O Playstation não ficou para trás e também trouxe seus jogos nesse gênero.

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As aventuras cinematográficas de John Tanner marcaram os apaixonados por velocidade.
Um dos mais icônicos jogos dentro de seu gênero, Driver reestruturou o modo como os jogadores curtem seus jogos de ação. Desta vez, as máquinas são usadas para perseguir bandidos, entregar mercadorias, sequestrar pessoas, contrabandear armas e muito mais. Não há ponto de chegada ou pistas demarcadas: as corridas são nas ruas de cidades famosas, enquanto fugimos da polícia, seguimos adversários sem sermos vistos ou temos de abater os carros adversários usando manobras radicais e perseguições cinematográficas. Essa criação excepcional da GT Interactive foi um marco histórico, e criou uma legião de fãs no console. Lançado em 1999, o jogo se tornou um super sucesso e gerou uma sequência: Driver 2, lançado em 2000, desta vez pela Infogrames, e trazendo ainda mais novidades, como o fato de poder sair do carro e roubar outros carros.

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Um dos jogos mais polêmicos e controversos de todos os tempos começou no console da Sony.
E que dizer da franquia Grand Theft Auto? Apesar de os jogos da franquia serem de ação, o foco do jogo era o controle de carros em alta velocidade, para cumprir a maioria das missões. Os veículos motorizados deixavam de ser apenas meios de transporte para se tornar em verdadeiras armas e máquinas do crime, seja locomovendo drogas, mercadoria roubada, foragidos, gangues inteiras, reféns ou seja lá o que for. E é muito gratificante saber que essa franquia de hiper sucesso, uma das maiores, mais populares (e mais controversas) franquias da atualidade começou no nosso adorado Playstation. Grand Theft Auto começou em MS-DOS e PC em 1997, e recebeu sua única versão para consoles caseiros no mesmo ano. Na época, a publicadora era a BMG Interactive. O jogo pegou corpo e ganhou uma sequência já em 1999, chamada Grand Theft Auto 2, pela Rockstar Games, empresa no qual permanece até os dias de hoje. Jogos lendários que entraram para a história do console.

A violência entre quatro rodas nunca foi tão forte quanto em Twisted Metal.
Se os carros já estavam sendo usados como armas, porque não transformá-los em armas logo de uma vez? Essa foi a ideia genial, pode-se dizer assim, que se passou na cabeça de um dos gênios do Playstation: David Jaffe. Enquanto designer de um estúdio de produção da Sony Computer Entertainment, ele visualizou uma arena em que carros armados até os dentes se digladiavam até que apenas um continuasse funcionando. E fez de sua visão uma realidade em 1995, com Twisted Metal, um dos clássicos mais icônicos do console, que logo se tornou um dos carros-chefe da empresa e um sucesso considerável. O jogo veio junto de outros concorrentes, que tentavam tomar seu espaço, porém conseguiu se manter imponente a todos eles. Tal sucesso gerou sequências: em 1996, foi lançado Twisted Metal 2, em 1998 foi lançado Twisted Metal 3 (o único pela 989 Studios) e em 1999 foi lançado Twisted Metal 4.

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A Sony não marcou bobeira em sua adaptação sensacional de Super Mario Kart.
E já que os carros usam armas, porquê eles não podem competir em corridas também? Após o sucesso estrondoso que foi Super Mario Kart, lançado pela Nintendo em 1992 para Super Nintendo, é claro que as outras empresas pensaram em criar seus clones descarados. A Sony Computer Entertainment não iria deixar de fazer o seu papel: em 1999 ela lança Crash Team Racing, usando seu mascote mais popular no console para participar de corridas movidas a mísseis, turbos e muitas trapaças. O jogo não teve sequências dentro do próprio console, mas abriu as portas para que outros jogos (de qualidade inferior, é claro) tentassem seguir seu exemplo e rechear o console de corridas divertidas e bem humoradas.

Além desses, tem vários outros jogos desse estilo no console. A exemplo de Driver, podemos nos lembrar de The Italian Job, da Rockstar Games. A exemplo de Twisted Metal, não podemos nos esquecer da franquia Destruction Derby, da Psygnosis, que foi lançado quase que na mesma época,  e Vigilante 8, da Activision. Quanto aos jogos de corrida com armas e trapaças, os saudosistas podem se lembrar de clássicos, como o violento Carmageddon, da Interplay Entertainment, ou Road Rash, a divertidíssima disputa entre motoqueiros malucos da Electronic Arts, que fez sucesso no console.

Rhythm

Sim. O gênero Rhythm, ou ritmo, foi um gênero que teve uma boa expressão no console. Foram diversos títulos dentro desse gênero que fizeram sucesso e que são lembrados até hoje. Confiram alguns desses jogos:

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Dance Dance Revolution fazia muita gente ensaiar passinhos na frente da televisão. 
Falar de jogos de ritmo e não falar de Dance Dance Revolution é quase como uma incoerência, ainda mais se tratando do Playstation. O jogo que foi lançado para arcades pela Konami em 1998, mas que logo percebeu a força que possuía, principalmente com o público japonês (onde era febre), e decidiu expandir sua atuação. O console que foi selecionado para receber, com exclusividade, essa franquia de sucesso foi o próprio console da Sony. Começou timidamente, com Dance Dance Revolution, em 1999, mas deslanchou e brevemente gerou muitas e muitas sequências. O sucesso era tanto, e a carência que os fãs sentiam de novas músicas para dançar era tamanha, que os lançamentos dos jogos se atropelavam. Dance Dance Revolution 2nd Mix foi lançado ainda em 1999, poucos meses depois do primeiro, Dance Dance Revolution 3rd Mix e Dance Dance Revolution Disney Mix veio em 2000, Dance Dance Revolution 4th MixDance Dance Revolution 5th Mix e Dance Dance Revolution vieram em 2001, e Dance Dance Revolution Konamix veio em 2002. Entre jogos principais e spin-offs, nem todos foram lançados na América, sendo apenas submetidos ao público japonês (que idolatrava os jogos da série). Na América e até no Brasil a franquia teve sua fase de sucesso (que começou e acabou tão repentinamente quanto, futuramente, viria a franquia Guitar Hero), e ainda conheço pessoas que guardam com carinho os tapetes de dança que usavam para interagir mais com esses games.

PaRappa the Rapper

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Quem imaginou que um jogo sobre um cachorro rapper poderia ficar tão viciante?
Conhece esse game? Então considere-se um sortudo. PaRappa the Rapper é um dos clássicos mais originais do console. Lançado em 1996 pela Sony Computer Entertainment, o jogo tem como protagonista o cachorrinho rapper Parappa. Trata-se de um jogo de ritmo como os demais, baseado no pressionar de botões de forma ritmada, de acordo com o que aparece na tela, mas que permite (e até incentiva) que o jogador faça suas próprias melodias e ritmos. Se ainda não conhece, vale a pena conferir, com certeza! O jogo teve um spin-off lançado em 1999: UmJammer Lammy.

Guitar Freaks foi o precursor do que viria a ser no futuro o hiper-sucesso Guitar Hero.
Se Dance Dance Revolution e PaRappa the Rapper foram originais, que mais dizer de Guitar Freaks? Esse jogo lançado em 1998 pela Konami se tornou febre no Japão. No game, o jogador controlava uma guitarra, e tinha que acertar as notas de acordo com o modo como apareciam na tela. Isso lembra algum jogo? Pois é! Muito, mas muito antes da Harmonix conquistar o planeta com o hiper-sucesso Guitar Hero, quem começou tudo foi esse jogo! Realmente, a Konami foi a precursora nesse estilo que viria a ser um dos mais rentáveis e populares de toda uma geração. No entanto, no console Playstation, o gênero ainda não era tão popular assim, pelo menos fora do Japão, então ficou bem pouco conhecido. As músicas que tocavam variavam de música J-Pop a rock. A franquia continua até hoje, porém continua não sendo conhecida fora do Japão, resumindo-se, muitas vezes, aos arcades. Mas isso não tira o brilho desse jogo que começou uma grande sequência de jogos no console.

Os apaixonados pelo gênero Rhythm ainda devem se lembrar de outros bons jogos, como a franquia Bust a Groove, da Enix, que mesclava ritmos de música com lutas e disputas entre dançarinos, e da franquia Beatmania, da Konami, que permitia aos jogadores simularem movimentos de DJs e foi também o precursor de diversas outras franquias do estilo nos anos seguintes.

Role-Playing Game

Finalmente. A cereja do bolo. Nenhum console está completo se não possuir uma extensa coleção de RPGs para agradar os fãs. Assim como o Super Nintendo deixou saudade pelos seus excelentes RPGs (entre outros gêneros, é claro), e é lembrado por possuir alguns dos melhores títulos do gênero lançados até hoje, o Playstation chegou com essa intenção também. Dono de um dos maiores, melhores e mais variados acervos de RPGs já visto, a ponto de causar inveja a qualquer console, o Playstation se vangloria de seus muitos e muitos títulos, e de suas muitas parcerias com outras empresas. São tantos títulos nesse gênero que fica até mesmo complicado escolher os principais para serem citados aqui, mas tentarei fazer o melhor que posso. Vale lembrar que o console recebeu desde títulos de franquias oriundas de outras épocas, como Final Fantasy e Breath of Fire, da mesma forma que recebeu títulos completamente novos, e o início de promissoras franquias exclusivas.

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Um dos acordos mais épicos da história do console foi a parceria da Sony com a Square.
E como não começar falando dele? A saga Final Fantasy teve seus primórdios lá no Nintendo Entertainment System, em 1987, e desde então vem encantando gerações e gerações. Muita expectativa foi criada em torno do advento da franquia da Square para o console da Sony, ainda mais por causa da exclusividade e do poder que o novo console possuía. Final Fantasy VII, lançado em 1997, iniciou um novo legado, com a tecnologia 3D, as animações repletas de efeitos especiais de cair o queixo, e tudo o que os fãs tinham direito. Foi um marco histórico, que culminou em um dos jogos mais vendidos da história do console. Qualquer fã de RPG no mundo já jogou ou pelo menos ouviu falar desse clássico dos clássicos que fecharia por muitos e muitos anos uma lucrativa pareceria de exclusividade da Square com a Sony. Todo o sucesso perdurou para as próximas sequências diretas: Final Fantasy VIII, lançado em 1999, e Final Fantasy IX, lançado em 2000, sem contar alguns spin-offs.

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Uma das franquias mais idolatradas de RPG também fez sua aparição no console da Sony.
Tão épico quanto Final Fantasy, e quase tão antigo quanto, é a franquia Breath of Fire. Uma das mais notáveis e populares franquias do gênero, ela sofreu sua mais intensa evolução no console Playstation: a mudança para a perspectiva 3D. Breath of Fire 3, lançado com exclusividade para o Playstation pela Capcom em 1997, trouxe diversas alterações em sua jogabilidade e gráficos, mas permaneceu com todos os elementos que tornaram essa franquia tão emblemática no coração dos apaixonados por RPG. As aventuras de Ryu, o filho do Dragão, fizeram muito sucesso no console, tanto que renderam ainda uma sequência: Breath of Fire 4, lançado em 2000.

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Suikoden foi uma aposta alta que deu muito certo e se tornou ícone do console.
Suikoden foi uma das grandes surpresas do console. Um jogo bem pouco divulgado, lançado inicialmente em 1995 no Japão pela Konami, Suikoden logo se tornou um sucesso inesperado. Um RPG japonês em sua essência, o jogo trazia elementos que há tempos não víamos, e que tínhamos muita carência. Com mais de 100 personagens jogáveis, um enorme muito explorável, direito de escolha que realmente influencia o desenrolar da história, e vários outros elementos que só os japoneses conseguem fazer, Suikoden ainda é lembrado como um clássico épico de entrar para a história do console. Tudo no jogo é único, e não é à toa que ele recebeu o título de ser um dos melhores RPGs do console. E olha, que se tratando do Playstation, estar entre os melhores é digno de honra máxima. Em 1998, foi lançado ainda uma sequência do game, ainda melhor e mais popular: Suikoden 2.

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A Sony se metia em todos os estilos, e é claro que não deixaria de participar no gênero dos RPGs, não é?
A Sony publicava jogos de quase todos os gêneros. Se o RPG era um dos principais gêneros do console, porque ela ficaria de fora dessa? Grandia, inicialmente, foi publicada pela Entertainment Software Publishing em 1997 no Sega Saturn. A Sony gostou do jogo e resolveu trazê-lo ao Playstation. Quando ele foi lançado ao console, em 1999, ele já estava "velho" quando comparado a outros RPGs mais recentes, mas nem por isso ele foi menos querido. Com elementos inusitados que se tornaram populares e elementos-chave da franquia, como a mecânica de combate, por exemplo, o jogo se tornou popular e virou um pequeno sucesso inusitado do console. O jogo não teve sequências ainda no Playstation.

Calma, calma, não precisa brigar comigo! Eu sei que deixei de falar sobre muitos e muitos RPGs que fizeram sucesso no console. É que não dá para falar mais detalhadamente de todos, uma vez que são muitos, então deixei para poder citar mais alguns aqui. É claro que não poderia deixar de falar de outras franquias excelentes. A princípio, parece haver uma briga sobre qual empresa possuía os melhores RPGs: Square ou Enix. Square vinha com Chrono Cross, SaGa FrontierXenogears, enquanto a Enix vinha com Valkyrie ProfileDragon Warrior e Star Ocean. Mas não eram só eles não. Podemos incluir nessa conta Persona e Thousand Arms, da Atlus, Lunar, da Working Designs, Wild Arms e Legend of Dragoon, da Sony Computer Entertainment, King's Field, da ASCII Entertainment, Tales of Destiny, da Namco, Jade Coccon, da Crave, Azure Dreams, da Konami, entre outros. Muitos, muitos outros. Enfim, que possuía um Playstation não tinha qualquer motivo para reclamar de RPGs: era um dos gêneros que mais aparecia no console. Eram muitos títulos para desfrutar. Uma época de ouro, sem sombra de dúvida.

Action Role-Playing Games

Há uma vertente dentro dos RPGs que é conhecido como Action Role-Playing Games. Esses jogos possuem doses um pouco menores de estratégia e doses bem maiores de ação. O Playstation não possuía lá muitos jogos voltados para esse gênero, mas, em compensação, aqueles que ele possuía eram obras-primas de cair o queixo. Algumas das mais incríveis criações do console foram nesse gênero, e os enredos variam bastante, indo do medieval ao futurista, do realista ao fantasioso.

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Alundra foi o mais próximo que a Sony teve de ter o seu próprio Zelda.
A Nintendo sempre saiu na frente no gênero Action RPG, com a franquia Zelda, que é uma das mais conhecidas franquias de todos os tempos. Chega a ser heroico tentar se igualar a tamanho sucesso, mas a Sony tentou. A Matrix Software criou, em 1997, Alundra, um jogo que possui muitos elementos parecidos com o clássico da Nintendo. Alundra é um elfo que possui o poder místico de entrar nos sonhos das pessoas. Usando esse poder, ele é capaz de desvendar mitas aventuras. Com muito combate corporal, itens secretos, incentivo à exploração de cenário, elementos fortes de RPG, dungeons imensos e quebra-cabeças por toda a parte e chefes intrincados, Alundra foi o mais próximo que a Sony teve de conseguir seu próprio Zelda. Aclamado pela crítica, o jogo fez sucesso entre os fãs do gênero. Em 1999 foi lançado a sua sequência, Alundra 2: A New Legend Begins, mas ele fez bem menos sucesso do que o anterior, e acabou encerrando a franquia por aí.

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Vagrant Story se tornou referência no gênero do console.
O que acontece quando os principais criadores de RPG decidem se unir e criar um Action RPG? Obra-prima à vista, não é? E foi o que aconteceu com Vagrant Story, uma verdadeira fábula criada pelos mestres da Square exclusivamente para o Playstation. A obra apresenta um trabalho artístico bem à frente de seu tempo, composições épicas e um enredo rico e trabalhado que deixou saudade entre os fãs do console. Com um sistema de batalha instigante e muitos elementos de RPG associados a muita exploração e muita ação, o jogo logo encantou e deixou muitos fãs, além de ser um sucesso também de vendas. Infelizmente o jogo não possui nenhuma sequência, apesar do apelo dos fãs até hoje.

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Se você está acostumado a ver o robozinho azul apenas em jogos de plataforma, esse game veio para mudar seus parâmetros. Lançado em 1997 pela Capcom, Mega Man Legends trouxe uma outra perspectiva sobre as aventuras de Mega Man. Desta vez ambientado em um mundo 3D, o jogo é um Action Role-Playing Game repleto de elementos até então inimagináveis, como puzzles, dungeons, interação com outros personagens e uso estratégico de itens, além da mesma ação de sempre. Apesar de ser um tanto inusitado, a mistura ficou excelente, e o jogo agradou boa parte da crítica. Nascia uma boa franquia de Action RPG usando um personagem bem famoso do mundo dos games. A franquia ainda teve duas sequências: em 1999 foi lançado The Misadventures of Tron Bonne, e em 2000 foi lançado Mega Man Legends 2.

Há outros grandes Action RPGs na história do Playstation. Um dos maiores games do gênero de todos os tempos, Diablo, da Electronic Arts, teve uma versão lançada para o console da Sony. Além disso, os fãs poderão lembrar de Threads of Fate, ou de Legend of Mana, da Square, de Dragon Valor, da Namco, ou de Darkstone, da Take-Two Interactive.

Simulation

O gênero de simulação não costuma ser muito popular, mas costuma estar presente em quase todos os consoles. O gênero se resume à simulação, em geral de veículos, para os mais diferentes fins. São diversos tipos, e o Playstation teve uma agradável variedade nesse quesito. Vamos acompanhar?

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O simulador de caças era uma das minhas franquias prediletas no console.
Um dos veículos mais simulados depois do carro propriamente dito, é o avião. Jogos que simulam aviões existem já há muito tempo, e podemos nos lembrar de clássicos como After Burner, clássico da Sega de 1987, só para não nos deixar mentir. Acontece que o gênero, assim como todos os outros, foi evoluindo drasticamente de acordo com a evolução tecnológica. Até que, em 1992, o mundo estava pronto para receber um "verdadeiro" simulador de aviões. Foi quando a Namco lançou Air Combat aos arcades, e, posteriormente, o adaptou ao Playstation em 1995. E não seriam aviões quaisquer, e sim verdadeiros caças armados até os dentes com metralhadoras e mísseis teleguiados. Trazendo tudo o que havia de mais moderno, o jogo fez bastante sucesso entre os fãs do gênero. Tanto que virou uma promissora franquia dentro do console. A franquia mudou de nome e se tornou Ace Combat, referência no gênero. Apesar de não ser necessariamente precursora, a Namco trouxe muitas novidades, e realmente conquistou os apaixonados por caças com esse game. A franquia gerou duas sequências no console: Ace Combat 2, em 1997, e Ace Combat 3: Eletrosphere, em 1999.

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A Sony resolveu se meter até nisso, trazendo um dos mais realistas simuladores do console.
Guerras espaciais não são gêneros tão incomuns assim, após sucessos intergaláticos como Guerra nas Estrelas e Stargate. Mas tornar esse mundo futurista e fantasioso em um simulador de voo extremamente realista também não é para qualquer um. Desenvolvido pela Psygnosis e lançado exclusivamente para o Playstation pela Sony Computer Entertainment, Colony Wars se tornaria um dos simuladores mais épicos do console. Lançado em 1997, o jogo esteve muito, mas muito à frente de seu tempo. O jogador controlava uma aeronave espacial armada com um arsenal enorme de armas futuristas, indo de bombas a raios lasers, de escudos a canhões de plasma. Dentro de um cenário inteiramente modelado em 3D, o jogador possuía livre controle sobre a máquina, capaz de realmente engajar em batalhas contra aeronaves em pleno espaço sideral, com direito a shows de luzes e de efeitos especiais que não deixariam Guerra nas Estrelas atrás não. O jogo é fantástico de se ver, e ainda melhor de se jogar e apreciar. Não é à toa que virou um sucesso de crítica estrondoso. O sucesso lhe rendeu duas sequências: Colony Wars: Vengeance, lançado em 1998, e Colony Wars: Red Sun, lançado em 2000.

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Já pensou em controlar um mecha em batalhas carregadas de ação? Então conheça Armored Core.
Mas o Playstation não dependia apenas de simuladores de voo. Tudo que é eletrônico pode ser simulado, até mesmo... mechas? Sim, os robôs gigantes japoneses, famosos por diversos seriados antigos da televisão japonesa, eles são personagens de muitos games. Talvez uma das primeiras franquias a permitir que realmente se controle os mechas em batalhas foi Armored Core, publicado pela Sony Computer Entertainment em 1997. Em cima de um bom enredo, com uma boa mecânica de controle sobre os mechas, o jogador realmente se sente no controle de uma enorme máquina de guerra. Os mechas nunca foram tão bem controlados quanto nesse game, que se tornou o precursor de uma série de jogos que tentaram imitar ou adaptar seu estilo de jogo. O jogo fez sucesso e gerou sequências: Armored Core: Project Phantasma, lançado ainda em 1997 e Armored Core: Master of Arena, lançado em 1999.

E há mais simuladores para o console! Entre os simuladores de aviões, podemos incluir WarHawk, da Sony, Black Dawn, da Virgin Interactive e Soviet Strike, da Electronic Arts. Para naves, podemos incluir Star Trek: Invasion. E para os simuladores de mechas, quem diria, podemos incluir ainda as franquias MechWarrior, da Activision, Iron Soldier, da Vatical Entertainment, e Future Cop, da Electronic Arts. E os simuladores não se limitam a eles. Há também simuladores de tanques, como Panzer Front, da Agetec Incorporation, por exemplo. O Playstation era farto também de simuladores.

Sports

E o gênero esportivo não pode faltar em nenhum console! Poucos títulos reúnem tanto a galera para emocionantes disputas na frente da TV quanto um bom jogo de esporte. E pode ser de qualquer tipo de esporte! Enquanto aqui no brasil o esporte predileto é o futebol, nos Estados Unidos e no Japão os gêneros são outros. Sendo assim, o Playstation ficou repleto de jogos de esporte, de quase todos os tipos. Do futebol ao basquete, do vôlei ao beisebol, do futebol americano ao hóquei, do golfe ao hipismo. Até mesmo esportes radicais como skate e snowboarding tiveram seus representantes no console. Vamos conferir alguns dos principais nomes:

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FIFA Soccer brilhava isolado antes de a Konami despontar sua franquia ISSS, atual Winning Eleven.
Futebol é a paixão do povo brasileiro. Muito antes da disputa que há entre Winning Eleven e FIFA nos dias de hoje, a franquia FIFA, da Electronic Arts, imperava sozinha no Playstation. Única dona dos direitos de incluir marcas, logos e jogadores oficiais naquela época, ela era a suprema referência de um bom jogo de futebol. E teve uma época de ouro no console. Começou em 1995, com FIFA Soccer 96, e depois veio um jogo atrás do outro. A mecânica permanecia a mesma, só mudavam os jogadores dos times, e entravam novos campeonatos vez ou outra. Em 1996 veio o FIFA Soccer 97, em 1997 veio o FIFA Soccer 98: Road to World Cup, em 2001 veio o FIFA Football 2002, em 2002 veio FIFA Football 2003, e em 2003 veio FIFA Football 2004, um dos últimos jogos a sair para o console! A franquia continua sendo lançada em outros consoles, com o mesmo prestígio, mas com uma concorrência mais forte.

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Tony Hawk's Pro Skater foi uma das franquias mais bem sucedidas da história do console.
Vamos ser radicais? Quem imaginava que um jogo de skate se tornaria um dos mais importantes e geniais do console Playstation? Mas também, quem imaginava que um jogo de skate poderia ser assim tão bom e viciante? Baseado no skatista Tony Hawk, contando até com a participação dele, o jogo da Activision de 1999 foi emblemático, e um dos sucessos mais estrondosos do console. Simulando o esporte de uma maneira nunca antes vista, o jogo trouxe skatistas conhecidos (e uns nem tanto), muitas manobras, múltiplas possibilidades e uma jogabilidade excelente, que causou sucesso de crítica e de vendas. Perfeito em quase todos os quesitos, o sucesso rendeu mais três sequências ainda no console da Sony: Tony Hawk's Pro Skater 2, em 2000, Tony Hawk's Pro Skater 3, em 2001, e Tony Hawk's Pro Skater 4, em 2002.

Vamos citar mais algumas franquias aqui, de acordo com o tipo de esporte. Torna-se muito claro que a EA Sports, vertente da Electronic Arts voltado para os jogos esportivos, é a principal publicadora de jogos do gênero. Para o futebol, podemos ainda contar a franquia Goal Storm, e futuramente International Super Star Soccer (atual Winning Eleven) da Konami. Para o NFL, tem NFL Blitz, da Midway, e Madden NFL, da Electronic Arts. Para amantes de basquete, tem o NBA Live, da Electronic Arts, e NBA ShootOut, da Sony Computer Entertainment. Para os beisebol, há jogos como Triple Play, da Electronic Arts. Para o futebol americano, NCAA Football, da Electronic Arts. Para o rúgbi, tem Jonah Lomu Rugby, da Codemasters. Para o golfe, tem PGA Tour, da Electronic Arts, e Hot Shots Golf, da Sony Computer Entertainment. Para o hóquei no gelo, tem o NHL, da Electronic Arts. Para o tênis, Smash Court, da Namco. Até mesmo o pouco popular por aqui críquete teve seu representante, sendo o principal deles o Brian Lara Cricket, da Codemasters. Tem até pesca, como com Fisherman's Bait, da Konami, e boliche, com o Brunswick Circuit Pro Bowling, da THQ. O hipismo é representado por Gallop Racer, da Tecmo. Entre os esportes olímpicos, tem Olympic Summer Games, da Eidos Interactive, e International Track & Field, da Konami. Com os esportes radicais e pouco tradicionais, não podemos nos esquecer do esporte de competição com bicicletas, como Dave Mirra Freestyle, da Acclaim, e Matt Hoffman's Pro BMX, da Activision. Tem ainda patinete, com Grind Session, da Sony Computer Entertainment, e snowboarding, com Cool Boarders, da Sony Computer Entertainment. Enfim, diga o nome de um esporte, e o Playstation terá um jogo que o represente! Os donos de um console desses não têm do que reclamar.

E esses foram os principais títulos de acordo com o gênero do console. Espero ter conseguido listar os principais, sem deixar nenhum grande game do console para trás. No entanto, se por acaso deixei de mencionar algum jogo do qual você, leitor, seja um fã, pode deixar nos comentários sua opinião acerca do jogo. Afinal, entre tantos títulos maravilhosos, não tem espaço para todos!

Etapa 6: Os Jogos Mais Vendidos 

Você sabe quais foram os jogos mais vendidos do Playstation? O console foi palco de inúmeras batalhas de popularidade, em quase todos os segmentos. E as vendas apenas comprovavam o trabalho de marketing dos games. Nem sempre os jogos mais vendidos eram os melhores (há muitos jogos excelentes que venderam muito pouco, tanto na história do Playstation quanto em outros consoles), mas serve como um parâmetro norteador de tudo o que era mais consumido para o console em sua época. Vale lembrar que, no início, se um game alcançasse mais de 150.000 cópias vendidas em menos de um ano, ele poderia ser relançado como um Greatest Hits pela Sony, com um preço menor e uma embalagem especial, na cor verde. Era uma forma de promover bons títulos no console. Só que 150.000 cópias era muito pouco para o console. Afinal, foram vendidos mais de 100 milhões de consoles! A Sony então aumentou a escala para se alcançar o status de Greatest Hits para 250.000 cópias em menos de um ano. Mesmo assim, ainda era pouco, e os títulos não encontravam dificuldade para vencer essa marca.

Apenas um jogo vendeu mais de 10 milhões, e mais de 17 jogos venderam acima de 5 milhões de cópias. 45 jogos venderam ainda de 3 milhões de cópias, e, pasmem, mais de 200 jogos conseguiram vender mais de 1 milhão de cópias! Trata-se realmente de um número espantoso, que era imaginável em um console doméstico até então: como tantos jogos poderiam ser tão populares em um mesmo console? Essa era a magia do Playstation: a variedade e a concorrência faziam com muitos jogos bons fossem lançados para todos os estilos e agradando a gregos e troianos. Bem, agora apresentaremos uma pequena lista, com os 100 jogos mais vendidos da história do Playstation, em ordem decrescente, e separados de 10 em 10 para comentários pessoais. Apresentarei o nome do jogo, a publicadora e a quantidade de jogos vendidos em milhões. Confira:

100 - Jampack Summer 2000 (Sony Computer Entertainment) - 1,58
99 - NASCAR 2000 (Electronic Arts) - 1,59
98 - Soul Blade (Sony Computer Entertainment) - 1,59
97 - Silent Hill (Konami) - 1,60
96 - Sled Storm (Electronic Arts) - 1,62
95 - Ape Escape (Sony Computer Entertainment) - 1,63
94 - Tom Clancy's Rainbow Six (Red Storm Entertainment) - 1,64
93 - Tony Hawk's Pro Skater 3 (Activision) - 1,67
92 - Madden NFL 2001 (Electronic Arts) - 1,67
91 - Time Crisis (Namco) - 1,68

Os dez primeiros jogos da lista dos 100 mais vendidos ainda se encontram com uma quantidade considerável de vendas. Não era todo jogo que conseguia mais de 1 milhão e meio de cópias vendidas não. Aqui não estão os principais jogos, mas já podemos ver alguns jogos de expressão, como Silent Hill, que não vendeu tão bem quanto os outros Survival-Horrors, mas figura entre os 100 mais vendidos. Menção honrosa também para Ape Escape, Time Crisis, Tony Hawk's Pro Skater 3 (o menos vendido de uma franquia de muito sucesso no console) e NASCAR 2000.

90 - NFL GameDay 98 (Sony Computer Entertainment) - 1,68
89 - WCW/NWO Thunder (THQ) - 1,69
88 - Jampack Winter 99 (Sony Computer Entertainment) - 1,69
87 - Toy Story 2: Buzz Lightyear to the Rescue! (Activision) - 1,71
86 - Twisted Metal 3 (989 Studios) - 1,73
85 - Madden NFL 99 (Electronic Arts) - 1,74
84 - Star Wars Episode I: The Phantom Menace (LucasArts) - 1,74
83 - Madden NFL 2000 (Electronic Arts) - 1,75
82 - WWF Attitude (Acclaim Entertainment) - 1,76
81 - SpongeBob SquarePants: SuperSponge (THQ) - 1,78

Aqui já podemos ver uma das características do Playstation: a variedade. Os jogos de quase todos os estilos vendiam bem. Tantos os jogos esportivos, como os da série Madden e NFL, aos infantis, como Toy Story 2 e SpongeBob, até mesmo os jogos mais violentos, como WCW e Twisted Metal 3, todos tinham seu espaço e conseguiam vender consideravelmente bem. Nessa posição, os jogos já começam a vender mais de 1 milhão e 700.000 cópias.

80 - NFL GameDay 2000 (989 Studios) - 1,80
79 - Air Combat (Sony Computer Entertainment) - 1,83
78 - Jet Moto (Sony Computer Entertainment) - 1,83
77 - Chrono Cross (Square) - 1,86
76 - The Legend of Dragoon (Sony Computer Entertainment) - 1,86
75 - FIFA 2000 (Electronic Arts) - 1,87
74 - WCW Nitro (THQ) - 1,88
73 - Hot Shots Golf 2 (Sony Computer Entertainment) - 1,88
72 - Yu-Gi-Oh! Forbidden Memories (Konami) - 1,88
71 - PaRappa the Rapper (Sony Computer Entertainment) - 1,92

A partir daqui, os jogos começam a vender mais de 1.800.000 cópias. E a variedade de títulos que fizeram sucesso no console ainda permanece: são muitos jogos bem diferentes, com um sucesso semelhante. Quem diria que um dos melhores RPGs do console, Chrono Cross, da Square, vendeu menos do que FIFA 2000, da Electronic Arts, o jogo de futebol mais vendido do console, ou que Hot Shots Golf 2, da Sony Computer Entertainment? E quem colocaria no mesmo patamar de vendas um jogo de NFL, como NFL GameDay 2000, um jogo de cartas como Yu-Gi-Oh! Forbidden Memories, ou um jogo de ritmo musical como PaRappa the Rapper? E nem mencionamos WCW Nitro e Air Combat! São fenômenos que só o Playstation é capaz de proporcionar.

70 - Jet Moto 2 (Sony Computer Entertainment) - 1,94
69 - Scooby Doo and the Cyber Chase (THQ) - 1,94
68 - Harry Potter and the Chamber os Secrets (Electronic Arts) - 1,98
67 - Tenchu: Stealth Assassins (Activision) - 1,99
66 - R4: Ridge Racer Type 4 (Namco) - 2,06
65 - Spec Ops: Airborne Commando (Take-Two Interactive) - 2,07
64 - Derby Stallion (ASCII Entertainment) - 2,09
63 - Parasite Eve (Square) - 2,10
62 - Syphon Filter 2 (989 Studios) - 2,15
61 - Cool Boarders 2 (Sony Computer Entertainment) - 2,25

A partir de agora os jogos já começam a vender mais de 2 milhões de cópias. Há muitas surpresas nessa parte da lista, inclusive com a presença de jogos pouco comentados, como Scooby Doo and the Cyber Chase, Harry Potter and the Chamber of Secrets, Spec Ops Airborne Commando e até mesmo Derby Stallion. Eles venderam mais do que muitos clássicos. Mas nem todos são desconhecidos: é o caso de grandes nomes como Syphon Filter 2, Parasite Eve e Tenchu: Stealth Assassins. Também merece crédito o jogo da franquia Ridge Racer, da Namco, mais vendido: R4: Ridge Racer Type 4.

60 - TOCA Championship Racing (Codemasters) - 2,28
59 - Cool Boarders 3 (989 Studios) - 2,31
58 - Need for Speed: High Stakes (Electronic Arts) - 2,31
57 - Grand Theft Auto (Take-Two Interactive) - 2,32
56 - Tetris Plus (Jaleco) - 2,40
55 - Dino Crisis (Capcom) - 2,41
54 - Twisted Metal 2 (Sony Computer Entertainment) - 2,44
53 - Final Fantasy Tactics (Square) - 2,45
52 - Tomb Raider: The Last Revelation (Eidos Interactive) - 2,48
51 - Medal of Honor (Electronic Arts) - 2,67

A partir de então as vendas já começam a superar as 2.300.000 cópias. Começam a aparecer grandes clássicos do console, como Medal of Honor, Dino Crisis e Grand Theft Auto. E quem diria que Tetris vende bem até mesmo no Playstation? É o que podemos ver com o nome de Tetris Plus entre os 60 mais vendidos do console!

50 - Mortal Kombat Trilogy (Midway) - 2,79
49 - A Bug's Life (Sony Computer Entertainment) - 2,79
48 - Hot Shots Golf (Sony Computer Entertainment) - 2,79
47 - Colin McRae Rally (Codemasters) - 2,87
46 - Syphon Filter (989 Studios) - 2,88
45 - Rayman (Ubisoft) - 3,03
44 - Need for Speed 3: Hot Pursuit (Electronic Arts) - 3,12
43 - Spider-Man (Activision) - 3,13
42 - WWF SmackDown! 2: Know Your Role (THQ) - 3,20
41 - 007: Tomorrow Never Dies (Electronic Arts) - 3,21

A partir daqui passamos da metade da lista, e os 50 jogos mais vendidos do console possuem vendagens superiores a três milhões de cópias. Começam a surgir grandes clássicos do console, como Syphon Filter, Rayman, Spider-Man e 007: Tomorrow Never Dies. Também aparece aqui o jogo da franquia Need for Speed mais vendido: Need for Speed 3: Hot Pursuit. E atenção para Hot Shots Golf, da Sony Computer Entertainment, o jogo de golfe mais vendido do console.

40 - Tekken (Namco) - 3,24
39 - Rugrats: Search for Reptar (THQ) - 3,34
38 - WWF War Zone (Acclaim Entertainment) - 3,36
37 - Crash Bash (Sony Computer Entertainment) - 3,39
36 - Grand Theft Auto 2 (Take-Two Interactive) - 3,42
35 - Spyro 2: Ripto's Rage! (Sony Computer Entertainment) - 3,52
34 - Rugrats in Paris: The Movie (THQ) - 3,52
33 - Tomb Raider 3: Adventures of Lara Croft (Eidos Interactive) - 3,54
32 - Croc: Legend of the Gobbos (Fox Interactive) - 3,56
31 - WWF SmackDown! (THQ) - 3,58

A partir daqui, os jogos já começam a vender mais de 3 milhões e meio de cópias. A surpresa vai para os dois jogos da franquia Rugrats, e para a presença de jogos inusitados, como dois jogos da franquia WWF e também de Crash Bash. Outros jogos que merecem ser mencionados é Tekken, Croc: Legend of the Gobbos e ainda Spyro 2: Ripto's Rage!.

30 - Spyro: Year of the Dragon (Sony Computer Entertainment) - 3,71
29 - Resident Evil 3: Nemesis (Capcom) - 3,72
28 - Harry Potter and the Sorcerer's Stone (Electronic Arts) - 3,73
27 - Resident Evil Director's Cut (Capcom) - 3,77
26 - Namco Museum Vol. 1 (Namco) - 3,84
25 - Namco Museum Vol. 3 (Namco) - 4,05
24 - Frogger (Hasbro Interactive) - 4,16
23 - Dragon Warrior VII (Enix) - 4,47
22 - Tomb Raider (Eidos Interactive) - 4,63
21 - Tony Hawk's Pro Skater 2 (Activision) - 4,68

A partir dessa lista, os jogos já começam a vender mais de 4 milhões de cópias. Temos algumas surpresas aqui, na forma de destaques, como Frogger e o jogo do Harry Potter. Apesar de não serem tão aclamados pela mídia, eles fizeram sucesso, deixando outras franquias de maior peso para trás. Temos dois jogos da franquia Resident Evil aqui: Resident Evil 3: Nemesis e ainda Resident Evil Director's Cut. Tony Hawk's Pro Skater 2, um dos melhores jogos do console, ainda marca presença. O que dizer então da coleção de clássicos da Namco, e do excelente RPG Dragon Warrior VII? E a lista vai se afunilando!

20 - Driver 2 (Infogrames) - 4,73
19 - Crash Team Racing (Sony Computer Entertainment) - 4,79
18 - Spyro the Dragon (Sony Computer Entertainment) - 5,00
17 - Warzone 2001 (Eidos Interactive) - 5,01
16 - Tony Hawk's Pro Skater (Activision) - 5,02
15 - Resident Evil (Capcom) - 5,05
14 - Tomb Raider 2 (Eidos Interactive) - 5,24
13 - Final Fantasy IX (Square) - 5,39
12 - Tekken 2 (Namco) - 5,74
11 - Resident Evil 2 (Capcom) - 5,82

A partir de agora, os jogos já começam a vender mais de 5 milhões de cópias. Começam a aparecer os maiores sucessos do console. Dessa lista se destacam Resident Evil 2, da Capcom, o Survival-Horror mais vendido do Playstation, Tony Hawk's Pro Skater, o jogo de esportes mais vendido do console, e o representante mais bem-sucedido de uma das melhores franquias da Activision, e Spyro the Dragon, da Sony, o Platformer mais vendido do console. Vamos agora conhecer os grandes vencedores?

10 - Metal Gear Solid (Konami) - 6,03
9 - Driver (GT Interactive) - 6,27
8 - Crash Bandicoot (Sony Computer Entertainment) - 6,82
7 - Crash Bandicoot 3: Warped (Sony Computer Entertainment) - 7,13
6 - Tekken 3 (Namco) - 7,16
5 - Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back (Sony Computer Entertainment) - 7,58
4 - Final Fantasy VIII (Square) - 7,86
3 - Gran Turismo 2 (Sony Computer Entertainment) - 9,36
2 - Final Fantasy VII (Square) - 9,72
1 - Gran Turismo (Sony Computer Entertainment) - 11,15

E aqui estamos nós! A nata! Os 10 jogos mais vendidos de toda a história do Playstation estão aqui, e não é de se exagerar que diversos deles também estão na lista dos melhores jogos do console. Aqui só entram os jogos que ultrapassaram 6 milhões de cópias! Incrivelmente, 5 desses 10 jogos foram publicados pela própria Sony Computer Entertainment, uma mostra de que ela acertou em cheio nos jogos que ela ajudou a publicar. E diz se não foi merecido? Vemos franquias inteiras aqui. Todos os jogos da série Crash Bandicoot (excetuando os spin-offs) lançados para o Playstation estão entre os dez mais vendidos, tornando essa uma das franquias mais bem sucedidas do console. Só não supera, é claro, a franquia Gran Turismo, cujos dois games estão entre os três mais vendidos para o console. Somados, apenas os dois jogos da franquia Gran Turismo já totalizam 20,5 milhões de cópias vendidas! Afinal, o primeiro jogo da série foi o único a vender mais de 10 milhões de cópias. Sucesso absoluto. E como deixar de comentar a franquia Final Fantasy? A Square fez muito bem em trazer a franquia ao Playstation: dois jogos de sua franquia mais adorada figuram entre os dez mais vendidos do console. Menção honrosa aos outros jogos bem vendidos também, como Tekken 3, da Konami, o mais vendido jogo de luta do Playstation, Driver, da GT Interactive, o mais vendido jogo de ação motorizada do console, e por fim Metal Gear Solid, da Konami, um dos mais clássicos jogos de ação e espionagem de todos os tempos, que também está na lista dos dez mais vendidos para o console. Parabéns a todos.

E essa foi a lista dos dez jogos mais vendidos de todos os tempos do Playstation. Esperamos que tenha sido útil e divertido para vocês relembrar (ou conhecer) todos esses jogos para o console.

A segunda parte da nossa matéria sobre os jogos mais famosos do Playstation acaba por aqui, e na segunda-feira da semana que vem tem mais! A terceira e última parte de nossa matéria especial sobre o Playstation trará estatísticas comparativas entre o Playstation e os consoles da concorrência, a evolução do console com o passar do tempo e a passagem do console para o sucessor Playstation 2. Vocês não podem perder! Até lá!

3 comentários:

  1. Uh, esse comentário vai ser grande. Cara excelente matéria, não pensei que você fosse fazer algo tão detalhado, show de bola!
    Quanto ao playstation nem sabia que ele teve suporte durante tanto tempo, o jogo mais novo que tinha jogade nele foi Stuart Little, bem infantil, era de 2002. O legal foi relembra jogos como Syphonfilter 3, o jogo era ótimo tanto singleplayer, quanto 2 jogadores. Eu não sabia que DDR tinha começado no play1, mas não conheço RaPappa...
    GTA era legal e vejo as mudanças incriveis da série, assim como Driver 1 e 2, mostrando todo o pontencial do PlayStation ao recriar Chicago, Havana, Las Vegas e Rio de Janeiro em 3d, a diferença é que GTA tinha música no carro, mas Driver não. Mas isso não estraga nenhum dos dois!
    Você lembrou de Ace Combat 2, adoro esse jogo, ele recria uma batalha aérea mesmo, muito show de bola, joguei o 2 e o 3, mas ainda não vi o 1.
    Quanto ao RPG gostei mais de Chrono Trigger e Terranigma, para mim os melhores, não sou fã de Final Fantasy.
    Tony Hawk comecei com o 4, depois vi o 3 e o 2, mas não vi o 1.
    Crash é excelente, genial e engraçado, o CTR foi o mais hilário e divertido.
    Em futebol, gosto de Wnning Eleven e Fifa 99. Bons tempos...
    GranTurismo eu mais que observava os outros jogarem, não tinha muita paciência em tirar carteira, eu admiro Destruvtion Derby 2, para mim ele tinha gráficos de Ps2, mas também gosto de Nascar Rumble.
    E não poderia deixar de falar da minha série favorita, Resident Evil, puxa, foi nesse maravilhoso consele que a série deixou seu legado. Uma coisa que me dá raiva é quando dizem que a versão de RE2 para N64 é melhor, mentira!! Eu me chateo ainda mais pelo fato dela não ter o modo Extreme Battle, o melhor extra na série, não vi nada melhor até hoje. Quase esqueci de falar de Alone in the Dark, eu quero saber onde os criadores erraram. pq esse jogo não se tem muitas referências sobre ele. Silent Hill, ótimo jogo com puzzles complicados, lembra daquele piano? É isso ai cara, ótimo artigo, matei curiosidades e saudades. Contineue!! Até a próxima.

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    1. Valeu pelos super elogios. Foi muito prazeroso fazer essa segunda parte da matéria: relembrei pacas essa parte da minha vida. Nem posso dizer que é meu passado, porque jogo Play 1 até hoje, e revivo cada bom momento. O Playstation possuía um potencial para jogos que era impressionante, tinha excelentes jogos em quase todos os gêneros. Pode-se ver isso pelos jogos mais vendidos: tem de tudo! A maioria dessas franquias perpetuaram, o que é melhor ainda.

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  2. Ah sim, só não vou ver aqueles detonados de Max Payne pq ainda não joguei, portanto estou fugindo de spoilers. É isso ae!!

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