quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Platinando Heavy Rain

Este é o nosso guia de como platinar Heavy Rain, lançado em 2010 pela Sony Computer Entertainment para Playstation 3.

File:Heavy Rain Cover Art.jpg

Você ainda não platinou esse game e está tendo dificuldades? Tudo bem. Nós podemos lhe ajudar! Confira nosso guia Platinando Heavy Rain:

HEAVY RAIN

Ficha técnica:

Troféus de bronze: 50
Troféus de prata: 4
Troféus de ouro: 2
Troféus de platina: 1
Total de troféus: 57
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 15 a 20 horas
Dificuldade estimada: 1/5 - Dificuldade Pequena
Vezes que precisa jogar o game: Apenas uma (terá de realizar diversos finais, mas não é necessário voltar o jogo inteiro para tal)

ConsideraçõesPara platinar Heavy Rain, precisará apenas de algo por volta de 15 a 20 horas de jogo. Trata-se de uma quantidade relativamente pequena de tempo, para uma platina, e também vale ressaltar que é um jogo muito fácil e simples de se platinar. Platinar esse game não envolve nada que seja realmente complicado ou desafiador: é apenas uma questão de perspicácia para saber como se sair ou como fazer em cada momento do jogo, de modo a conseguir "dominar" o jogo, realizando todos os finais, e tal. Fora isso, não exigirá nenhuma grande técnica, ou uma dificuldade elevada. Isso torna Heavy Rain um dos jogos mais fáceis de se platinar de 2010.

Dicas de procedimento: Antes de se aventurar por esse inteligente e engenhoso thriller de suspense policial, há algumas dicas de procedimentos que podem ajudar e muito na conquista de alguns troféus. Aconselho que pare um pouco e leia as dicas a seguir:

a) Heavy Rain possui dificuldades diferentes. A dificuldade que escolhe interfere na rapidez e variedade de botões que aparecem na tela para interagir com as cenas. Acontece que o jogo não faz distinção, no que se refere aos troféus, à dificuldade escolhida. Ou seja, pode colocar na dificuldade mais fácil do jogo, e, ainda assim, platiná-lo normalmente. Assim sendo, aconselho que coloque na dificuldade mais fácil do jogo. De outra forma, alguns troféus podem ficar realmente bem mais complicados de se conseguir do que deveriam.

b) Heavy Rain é um jogo de múltiplas escolhas. O jogador realiza escolhas o tempo todo, e suas decisões o levam por caminhos diferentes. Acontece que cada caminho pode levar a um troféu diferente, e isso faz com que tenha, muitas vezes, de reiniciar algum capítulo só para tomar decisões diferentes, de modo a conseguir todos os troféus possíveis logo de cara.

c) O jogo é separado em capítulos, e todos os capítulos podem ser jogados novamente na hora que quiser, após serem liberados. Assim, se esqueceu algum troféu em algum capítulo, pode voltar até ele e consegui-lo sempre que quiser. É possível, até mesmo, economizar o trajeto para conseguir um final diferente, voltando apenas para algum capítulo em específico que contenha o "momento crítico de decisão" que leva àquele final em específico, e realizar a escolha adequada para cada situação.

d) O jogo tem múltiplos finais, e realizar todos esses finais possíveis é um requisito para se conseguir um troféu. Por isso, terá de fechar mais de uma vez. É possível encurtar o caminho para alguns finais ao se voltar para alguns capítulos em específico, mas em geral terá de rejogar várias vezes alguns capítulos, principalmente os últimos.

e) Atente-se ao fato de que a grande maioria dos troféus não é liberado na hora, e sim ao final do respectivo capítulo. Ou seja, mesmo que faça tudo o que for preciso para liberar algum troféu, ele só será liberado quando finalmente terminar aquele capítulo no qual o liberou. Portanto, sem desespero se não viu o troféu aparecer. Alguns troféus podem mesmo travar e não aparecerem ao final do capítulo: se isso ocorrer, terá de refazer o capítulo novamente, até conseguir liberá-lo.

f) Para realizar alguns comandos da tela, terá de usar o sensor Sixaxis do controle, movendo-o bruscamente em uma determinada direção. Para que esse sensor funcione de forma correta, é preciso que o controle esteja posicionado de forma plana, ou seja, com os analógicos voltados para cima (como se colocasse o controle em cima de uma mesa ou no chão) e com a parte posterior dele voltado para a direção no qual se encontra o console. Se não estiver nessa posição, alguns movimentos mais sutis do controle podem não ser percebidos pelo sensor, e isso pode colocar a perder algumas cenas de ação do jogo, e, consequentemente, alguns troféus. Fique atento a isso!

Guia: Agora, vamos aos troféus, então, um por um, de acordo com a ordem em que aconselhamos que sejam liberados (lembre-se, não é uma ordem obrigatória, apenas recomendada):

A princípio, vou lhe guiar para realizar o melhor final do game, o mais completo e o que mais concede troféus. Após realizar esse final, irei ajudá-lo a realizar os finais alternativos e secretos, de modo a liberar um troféu ao final, tudo bem? Vamos lá.

Logo que o jogo começar, estará no controle de Ethan Mars. Essa primeira parte é o tutorial do jogo. Quando terminar o tutorial e se acostumar com os comandos do jogo (que são bem atípicos), o que envolve tomar banho e se arrumar, desça as escadas. Aqui embaixo, haverá algumas coisas que poderá fazer, e algumas delas servirão para liberar um troféu mais para a frente. Preste atenção no que tem a fazer:

Após descer as escadas, vá para a esquerda. Da saída para o quintal, vá para a esquerda e encontrará o escritório de arquitetura de Ethan. Sente-se na cadeira e realize os comandos de desenho. Não saia da cadeira até conseguir completar o desenho inteiro, e não haver mais opções disponíveis. Depois, Grace (a esposa de Ethan) deverá chegar com as crianças. Como hoje é aniversário de Jason, um dos filhos de Ethan, ela irá pedir que ele a ajude a arrumar a casa. Coloque os pratos sobre a mesa, como ela pede. Depois, vá até o quintal, do lado de fora da casa, e brinque com seus filhos, Shaun e Jason. Brinque de cavalinho com Shaun e fique um bom tempo com ele, até ele pedir para parar (isso é importante, pois se parar antes de ele pedir, não liberará o troféu). Depois, continue brincando com eles, e, na luta de espadas de madeira contra o Jason, vença a luta. Para lhe ajudar a saber o que fazer corretamente nessa parte, assista o vídeo a seguir:


Se fez tudo isso, pode ficar tranquilo. O troféu não será liberado agora, apenas mais tarde, então apenas continue com o jogo. O troféu virá. Continue normalmente com o jogo.

No segundo capítulo, Ethan Mars, Ethan estará em casa, e terá de cuidar de Shaun. Se for até a pia, verá uma pequena lousa com o horário das atividades de Shaun. Para conseguir liberar um troféu lá pra frente, terá de seguir à risca esse cronograma. Às 4:30, dê um lanche a ele. Pode ser uma laranja ou o que tiver na geladeira. Depois, às 6:00, ele tem de fazer o dever de casa. Fale com ele. Ele dirá que está doente: dê remédio a ele. Ele vai pedir para ver TV: não deixe o mande fazer o dever de casa. Sente-se com ele e ajude-o. Às 7:00, ele terá de jantar. Pegue a comida na geladeira e coloque no microondas. Depois que ele comer, às 8:00, ele tem de dormir. Leve-o para a cama (insista, pois ele irá querer ficar vendo TV) e ele dirá que quer o ursinho dele. Leve o ursinho, que está na copa, em cima da máquina de lavar, para ele. Quando ele finalmente dormir, pronto. Caso tenha alguma dúvida, assista o vídeo a seguir:


 Se fez tudo certo, ao final do capítulo, ganhará um troféu.

Então, o capítulo irá terminar, e aparecerá a tela de troca de personagem. É nesse momento que os troféus adquiridos no capítulo anterior são liberados. É assim que funciona em Heavy Rain. Se fez tudo como foi informado no guia até aqui, irá liberar três troféus:

Interactive Drama (Bronze)
Esse é o primeiro troféu obrigatório do jogo! Ele será liberado tão logo termine o capítulo.

Good Father (Bronze)
Se seguiu os procedimentos que eu passei em relação aos cuidados com o Shaun, quando o capítulo Father and Son terminar, irá liberar esse troféu, o primeiro não-obrigatório do jogo. Basta seguir à risca o cronograma de Shaun, cuidar bem dele e deixá-lo feliz.

Happy Birthday (Bronze)
Esse é um dos vários "troféus tardios" do jogo, ou seja, um dos troféus que são liberados um bom tempo depois de ter feito o que é necessário para liberá-lo. Haverá vários troféus assim. Esse troféu é liberado ao final do capítulo Father and Son, mas para liberá-lo é preciso que tenha feito algumas coisas lá do capítulo Prologue. Se seguiu as minhas instruções e terminou o desenho de arquitetura, arrumou a mesa para o aniversário do Jason e brincou com eles no quintal, esse troféu será liberado. Acontece que esse troféu sofre muitos glitches. Às vezes, ele aparece quando conclui o capítulo The Mall. Em outros, ele aparece depois do capítulo Father and Son. Raras vezes, ele nem aparece, e tem de jogar o capítulo de novo! Esse é um dos problemas do jogo... Mas uma hora o troféu aparece! Só não aparece se fez alguma coisa errada.

Siga em frente.

Private Eye (Bronze)
No próximo capítulo, Sleazy Place, controlará Shelby. Ele irá interrogar uma prostituta chamada Lauren, a qual é a mãe de uma das vítimas do Origami Killer. Para liberar esse troféu, temos de escolher as opções corretas para convencê-la a falar sobre o filho dela. Na primeira opção que aparecer, escolha Compassionate. Ela irá ficar um pouco nervosa, então escolha Convince. Ela irá começar a ficar sensibilizada. Escolha, então, a opção Trick, e Shelby irá conseguir convencê-la a finalmente falar abertamente sobre o seu filho. Ao fazer essa combinação de comandos, liberará esse troféu. Ele só irá aparecer ao final do capítulo, no entanto.

White Knight (Bronze)
Esse troféu não-obrigatório poderá ser conseguido ainda no capítulo Sleazy Place, mais especificamente pouco depois conversa com a Lauren. Saia do apartamento dela. Shelby terá uma crise de asma, e um brutamontes chamado Troy irá invadir a casa dela. Volte lá e enfrente Troy, usando os comandos de Quick-Time Events que apareça na tela. Nesses lances, não tem problema se errar um ou outro, apenas tente acertar a grande maioria para conseguir sair vitorioso da luta. Vencendo Troy, liberará esse troféu.

No próximo capítulo, Crime Scene, controlará o terceiro personagem do jogo, Norman Jayden. Ele é um detetive da FBI, encarregado do caso do Origami Killer. Na cena do crime, você pode usar da mais alta tecnologia, como o óculos de realidade alternativa, para procurar por pistas e catalogá-las.

FBI Investigator (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de encontrar todas as pistas desse capítulo. Como apenas algumas pistas são necessárias para avançar no jogo, e não todas, esse troféu não é obrigatório. Várias pistas são bem óbvias (inclusive, estão claramente indicadas no cenário), mas algumas delas podem apresentar um pouco mais de dificuldade para serem encontradas. Há um total de 10 pistas aqui. Comece indo até a barraca onde está o corpo do garoto. Há cinco pistas nele: a lama no rosto; a orquídea no peito; o pequeno origami na mão direita; a identidade do garoto (cheque a mão direita duas vezes para encontrar esse); e por fim o machucado na perna. Feito isso, aperte R1 e veja a trilha de pólen que o óculos especial é capaz de ver. Analise a trilha para descobrir que é de pólen de orquídea. Siga a trilha e ela terminará nos trilhos do trem. Analise os trilhos e encontrará mais sangue do menino. Ao lado dos trilhos de trem, encontre as pegadas. Elas levam a uma grade, a qual também tem sangue nela. Após analisar tudo isso, escale o montinho de terra. Na parte elevada, pesquise as pegadas na terra e depois as marcas deixadas pelo pneu do carro. Pronto. Encontrando essas dez pistas, ao final do capítulo, esse troféu será liberado. Se não entendeu alguma instrução e está com dificuldades para encontrar alguma pista, o vídeo abaixo pode ajudar:


Ah, antes que eu me esqueça: além de liberar esse troféu, encontrar todas as pistas desse capítulo irá influenciar em mais um outro troféu, mais para a frente no jogo, sem contar que influencia no final que você pode ter do jogo, o qual também vale mais um troféu. Portanto, não deixe de encontrar todas as pistas nesse capítulo! Depois, siga em frente.

Good Friends (Bronze)
Chegando ao capítulo The Park, terá a chance de obter mais um troféu não-obrigatório. Você controlará Ethan Mars e terá de passar uma tarde no parque com seu filho Shaun. Só o que tem a fazer é se comportar como um verdadeiro pai e brincar com seu filho. Há três brinquedos do qual pode se divertir aqui: a gangorra, o balancê e também o pequeno carrossel mais ao fundo (não é o carrossel com os cavalos, e sim o brinquedo menor). Também pode mexer na mochila dele para encontrar um bumerangue, e então brincar com o bumerangue, se preferir (vale por um brinquedo). Só precisa brincar em dois brinquedos para valer para o troféu. Também é preciso, depois de brincar com ele, ir até a barraquinha de doces e comprar um pacote de balas para o Shaun. Se fez tudo corretamente, ao final do capítulo receberá o troféu. Assista ao vídeo abaixo para referências:


Got To Remember! (Bronze)
No próximo capítulo, Welcome, Norman, mais precisamente ao final desse capítulo, Ethan estará sendo interrogado pelo oficial Blake acerca do desaparecimento de seu filho Shaun. Blake irá perguntar a que horas eles chegaram ao parque. Aparecerão algumas opções, e você deve escolher a opção 4:15. Em seguida, Blake perguntará o que Shaun estava vestindo. Ethan irá se confundir em relação às cores das roupas. Primeiro escolha a opção Beige, e então a opção Green. Todas as opções corretas são do botão X. As demais perguntas do questionário não contam para o troféu, então pode responder da forma como bem entender. Se fez tudo corretamente, ao final do capítulo mais esse troféu não-obrigatório será liberado.

Negotiator (Bronze)
O próximo troféu poderá ser liberado no capítulo Hassan's Shop. Shelby estará em uma loja, para interrogar o dono, o qual é pai de um dos garotos sequestrados e mortos pelo Origami Killer. Durante a visita, um bandido aparecerá para roubar a loja. Aproxime-se dele, de modo que ele te veja e comece uma pequena negociação. Só o que precisa para liberar esse troféu é convencer o bandido a ir embora. Após levantar as mãos, escolha a opção Calm para tentar acalmar o bandido. Escolha Name para perguntar o nome dele. Depois, Reason para começar a dar conselhos. Escolha Help para oferecer ajuda. Veja bem, a ordem desses argumentos não importa muito, apenas tente usar todos esses que eu citei, não necessariamente nessa ordem (é possível usar outras opções também, mas para não arriscar, limite-se a essas que eu citei). Depois escolha Killer para jogar um psicológico em cima do bandido. Por fim, escolha a opção Drop Weapon para finalmente convencer o bandido a ir embora. Ao final do capítulo, liberará mais um troféu. Se precisar de ajuda ou não entendeu alguma coisa, veja:


Só um pequeno aviso: aconselho que você negocie com o bandido para conseguir esse troféu. No entanto, para conseguir um outro troféu, mais para a frente do jogo, precisará deixar que esse bandido mate o Hassan, já que isso influenciará em outra parte da trama mais para a frente. Não dá para envergar pelos dois caminhos ao mesmo tempo (negociar com o bandido para conseguir o troféu Negotiator e também tentar conseguir o outro troféu), então terá de fazer ambos em jogatinas distintas.  Sendo assim, após conseguir o troféu anterior, refaça o capítulo Hassan's Shop. Volte ao menu principal, então vá em Select Chapter e jogue esse capítulo novamente. Aparecerá uma opção se deseja continuar com o save ou se não quer salvar o jogo. Escolha a opção de salvar o jogo.

Desta vez, não interfira, não se aproxime, não faça literalmente nada. Fique escondido na parte de trás da loja e aguarde pacientemente enquanto o assalto toma um rumo bem inadequado e Hassan acaba levando um tiro e morrendo. É justamente isso que queremos. Depois, siga em frente com o jogo.

VIP (Bronze)
No capítulo Paparazzi, mais um troféu. Desta vez, Ethan está dentro de casa, e cercado por jornalistas. A ideia é conseguir que ele saia sem ser visto pelos jornalistas. Saia pela porta dos fundos, na cozinha. Pule a grade à esquerda de Ethan, e siga pelo beco ao lado. Sairá do lado do seu carro. Dê a volta nele, entre e ligue o carro. Se fez tudo certo, liberará esse troféu ao final do capítulo.

Agoraphobia (Bronze)
Chegando ao capítulo Lexington Station, mais um troféu pode ser liberado. Ethan sofre do transtorno de agorafobia, que faz com que tenha pânico de ficar vulnerável e não ter quem lhe socorra em caso de necessidade. Vítima desse transtorno, ele começará a delirar e ver as pessoas momentaneamente paradas, além de ter visões de seu filho Jason, que sumiu de sua vista dali. Perceba que você pode derrubar as pessoas paradas ao andar nelas. Pois bem, para liberar o troféu, só o que tem a fazer é derrubar no mínimo 50 pessoas. Saiba que tem um tempo limitado e muito curto antes do delírio de Ethan terminar, então seja rápido e derrube o máximo que puder. Tente ir aos locais mais movimentados, para derrubar grandes grupos de pessoas ao mesmo tempo. Não tem como saber quantas pessoas derrubou, então derrube o máximo que der antes que o tempo acabe. Se derrubou o bastante, ao final do capítulo verá a mensagem do troféu liberado. Talvez não consiga de primeira, mas sempre poderá refazer o capítulo quantas vezes julgar necessário. Apenas fique pelo que tempo que for preciso até liberar esse troféu.

Lucky Locker (Bronze)
Esse troféu envolve encontrar o armário correto que Ethan está procurando logo de cara, na primeira tentativa. O armário é o 18-3, ou seja o número 3 na 18º fileira. Vá ao corredor dos armários e simplesmente siga reto acompanhando as plaquetas nas fileiras. Quando ver a fileira de número 17, vire à esquerda e dê a volta para o outro lado da coluna. Estará diante da fileira 18. Repare bem no ângulo de câmera, e deverá poder ver, na parte direita da tela, o número dos armários. Vê o número 3 no armário de cima? Use o comando "para cima" para destravar o armário e conseguir o conteúdo interno. Bem, é isso. Ao final do capítulo, receberá seu troféu. Se errou na primeira tentativa, por algum motivo, não há problema algum em voltar o capítulo e tentar novamente.

Atenção agora: chegando ao capítulo Nathaniel, se encontrará diante de um daqueles momentos de escolha que levam a caminhos diferentes. Após um breve interrogatório, Nathaniel aponta uma arma para a cabeça de Blake, e temos de escolher entre matar Nathaniel ou convencê-lo a se render. Saiba que, sob nenhuma hipótese, Nathaniel irá matar Blake, então mantenha a calma para decidir o que fazer. Esse momento crítico de decisão é praticamente inofensivo, já que pouco influencia no game, mas cada decisão que tomar (atirar em Nathaniel ou não) levará a um troféu diferente. A única diferença concreta é mesmo o troféu, já que  restante do game não será alterado pela sua escolha nesse momento. De qualquer forma, vou mostrar como conseguir os dois troféus, um depois do outro, em questão de poucos minutos:

Blunder (Bronze)
Para liberar esse troféu, basta matar Nathaniel. A qualquer momento, pressione R1 e Norman irá atirar na cabeça de Nathaniel, matando-o na hora. Ao final do capítulo, liberará esse troféu.

Ei, espere! Não avance com o jogo ainda. Não se esqueça de que tem outro troféu aqui! Não é necessário rejogar o jogo, basta voltar ao menu principal e escolher Select Chapter. Volte a jogar o capítulo Nathaniel, após completá-lo anteriormente. Desta vez, vamos pelo outro caminho:

Self Control (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de convencer Nathaniel a se render. É um pouco mais complicado do que simplesmente atirar nele e pronto, mas não é difícil. Escolha a opção Reassure, para tentar convencê-lo. Use também Calm Down para acalmá-lo. Usar Psychology também pode ser uma boa, assim como Listem pode potencializar sua influência sobre a mente dele. Perceba que, da mesma forma que o diálogo contra o bandido em Hassan's Shop, a ordem ou seleção exata dos argumentos pouco importa, já que acabam levando quase sempre para o mesmo caminho. Após alguns argumentos, aparecerá a opção Back Off. Escolha-a, e Nathaniel irá se afastar de Blake. Agora, é só escolher Drop Gun, e ele irá deixar a arma no chão. Escolha Hands Up para que ele erga as mãos e Turn Around para que Blake comece a rendê-lo. Não atire quando ele erguer a cruz para Blake! Então, liberará o troféu ao final desse capítulo.

Após se certificar de que conseguiu ambos os troféus, siga em frente com o jogo.

Baby Master (Bronze)
No capítulo Suicide Baby, Shelby terá de cuidar de um bebê. Pode parecer algo simples e bobo, mas saiba que tem um troféu que podemos liberar caso cuidemos bem da criança! Para tal, é preciso acertar todos os comandos que aparecem na tela, sem errar nenhum comando em nenhum momento. Pode parecer fácil, mas é preciso muita atenção. A princípio, vá até o bebê, que está no carrinho, e troque suas fraldas. Mesmo após trocar as fraldas com sucesso, ela continuará chorando. Ela quer mamar. Vá até a cozinha, pegue a mamadeira e esquente-a. Dê de mamar para a criança e depois faça-a arrotar. Nine-a bem devagar (essa é a parte em que a maioria erra. Vá com calma), até ela pegar no sono, e depois coloque-a no carrinho de novo. Em si, é isso. Se fez tudo certo, ao final do capítulo liberará seu troféu. Se não, é só voltar e tentar novamente, quantas vezes for necessário. Assista ao vídeo abaixo para ver como tem de fazer:


Um minuto de sua atenção. O capítulo a seguir, The Bear, envolve uma corrida alucinada de carro com Ethan ao volante. Cabe a você pressionar os comandos que guiarão Ethan pela estrada, desviando do tráfego e de pedestres em alta velocidade. Há comandos com os botões e também com movimentos com o controle usando o sensor do Sixaxis. Os comandos são rápidos, terá de ser bem veloz. Essa parte leva a dois troféus, sendo que um é simples e o outro é simplesmente um dos mais complicados troféus do jogo inteiro. Terá de se dedicar nesse capítulo por alguns minutos, para que possa sair daqui com os dois. E precisará resetar o capítulo várias vezes, não por que é necessário, mas porque vai errar, mesmo. Você pode conseguir ambos os troféus na dificuldade que quiser, então, se estiver tendo dificuldades, tente mudar a dificuldade do jogo para uma mais fácil. Vamos aos troféus:

Good Driver (Bronze)
Esse troféu é moleza. É tão simples que chega a ser tecnicamente obrigatório, já que ele envolve sair desse desafio sem capotar o carro. É praticamente o que temos de fazer para avançar com o jogo, então não tem como errar. Ethan entrará na contra-mão, e estará em verdadeiros apuros, exigindo de você comandos rápidos para não bater. Atenção total na tela, e precisão na realização dos comandos são exigências básicas para conseguir chegar ileso ao final da prova, conseguindo assim liberar esse troféu ao final do capítulo.

Agora, vamos ao outro troféu desse capítulo. Refaça o capítulo The Bear, e prepare-se...

Kamikaze (Bronze)
Como eu ia dizendo, esse é o troféu mais complicado do jogo. Não que seja realmente aquelas coisas, mas ele se destaca porque, de um modo geral, os outros troféus do jogo são bem mamão-com-açúcar. Esse troféu exige persistência e auto-controle. A ideia da vez é percorrer a via de carro sem bater em nenhum obstáculo ou veículo, sem errar nenhum comando que aparecer na tela, e ainda escolhendo o caminho correto a ser percorrido. Ou seja: você pode não errar nenhum comando no caminho inteiro, que, se não for pelo caminho pré-estabelecido para o troféu, não irá consegui-lo. Basicamente, saber os caminhos corretos já é meio caminho andado, afinal de contas, o resto você vai pegando o jeito conforme vai jogando. Você pode recomeçar quantas vezes quiser, e lembre-se de que não pode errar nenhum comando. Sendo assim, vou indicar aqui os caminhos corretos que tem de tomar, quando houver escolha (a escolha geralmente é esquerda ou direita, e aparecem as duas opções ao mesmo tempo na tela). A primeira escolha tanto faz (esquerda ou direita levam ao mesmo caminho), e os outros momentos são específicos. Vou detalhá-los na ordem em que aparecer: direita; esquerda; esquerda; direita; direita; direita e direita. A última escolha do jogo também é indiferente, ou seja, tanto esquerda quanto direita servem. Quando Ethan bater o carro (ele sempre bate o carro no final, independente do que faça), esse martírio estará terminado. É claro que, só com palavras, fica bem complicado entender o que tem que fazer e a ordem exata dos comandos, por melhor que eu defina ou explique. Portanto, em momentos como esse, nada melhor do que um vídeo explicativo, não é mesmo? Assista esse aqui, e boa sorte:


Após conseguir esse troféu, parabéns. Os outros serão realmente mais fáceis!

Cat and Mouse (Bronze)
Chegando ao capítulo Covered Market, Norman terá de perseguir um suspeito de ser o Origami Killer dentro de um mercado. Dependendo de seu desempenho nos comandos que aparecerem na tela, você pode detê-lo ou acabar deixando-o escapar. Para liberar esse troféu, terá de conseguir deter o fugitivo. Para isso, basta acertar a maioria dos comandos que aparecerem. Nem precisa acertar todos, pode errar um ou outro, apenas tente não errar muitos em sequência para não acabar falhando. Depois de conseguir capturar o homem, ao final do capítulo irá conseguir ver o troféu liberado. A perseguição é frenética e há alguns comandos difíceis que podem passar desapercebidos. Se estiver com dificuldades, assista esse vídeo:


Tough Guy (Bronze)
No capítulo Kramer's Party, Scott e Lauren tentarão invadir a mansão de Gordi Kramer, um dos suspeitos de ser o Origami Killer. Ele está dando uma festa, o que é uma excelente chance. Haverá um momento em que se encontrará frente a frente com Gordi Kramer. Após um breve diálogo (no qual não faz a mínima diferença qual tipo de argumentação você pode usar), ele irá chamar os seguranças para expulsar Shelby do local. Seu objetivo, para liberar esse troféu, é vencer os seguranças de Kramer. Basta pressionar os comandos que aparecerem na tela. Atenção, pois não poderá errar muitos comandos, ou Shelby perderá a luta, e terá de resetar o capítulo para tentar novamente. Ao final capítulo, mais um troféu liberado.

Chegando ao capítulo The Butterfly, terá mais um daqueles momentos de escolha. Após passar por um momento tenso em que tem de rastejar por dentro de um túnel labiríntico repleto de cacos de vidro tendo como único ponto de referência apenas a chama de um isqueiro, sairá em uma sala com alguns transformadores perigosamente funcionando. Há um desafio, uma espécie de enigma, à sua frente, e resolvê-lo o levará a estar um passo mais próximo de conseguir descobrir quem é o Origami Killer, além de lhe render um troféu. No entanto, você também tem a chance de parar, de desistir, e abrir mão do desafio de uma forma um tanto quanto covarde. Acontece que, sendo covarde, também irá liberar um outro troféu! Portanto, teremos de trilhar os dois caminhos, para conseguir os dois finais. Vamos lá!

Coward! (Bronze)
Primeiro, o mais simples. Esse troféu é liberado se o jogador simplesmente desistir de tentar passar pelo desafio. Para isso, é só ir até a porta no qual está escrito a palavra Coward e ir embora. Simples assim. Isso também vale se acabar morrendo ao tentar realizar o desafio. De qualquer forma, ao final do capítulo, liberará esse troféu.

Electrified (Bronze)
Esse é um pouquinho mais difícil que o anterior. Para liberar esse troféu, terá de passar pelo desafio com sucesso. Ao invés de comodamente escapar do local pela porta, vá até os transformadores. Para que Ethan consiga passar pelos cabos eletrificados, terá de realizar uma série de comandos, segurando vários botões ao mesmo tempo. Terá de fazer isso alguma vezes. E não é só isso: terá de se guiar entre os transformadores, localizando a direção correta a seguir na próxima curva. Para tal, olhe em volta e veja em qual lado os cabos não soltam pequenos raios, e sim apenas fagulhas (sinal de que não estão funcionando corretamente). Terá de seguir por essa direção. Só há um caminho correto, então olhe em volta e preste atenção. É possível mudar o ângulo da câmera apertando L1: faça isso para localizar a próxima direção correta. Além disso, evite errar muitos comandos, pois, a cada erro, Ethan se machuca, e, com algumas poucas falhas, ele pode realmente desmaiar e então o desafio será considerado como incompleto, prejudicando seu game. Se isso ocorrer, terá de recomeçar o capítulo. Para evitar correr esse tipo de risco, e até para entender exatamente o que tem de ser feito, assista ao vídeo abaixo:


Vá em frente com o jogo.

Chegando ao capítulo Shrink and Punches, estará em mais um daqueles momentos em que sua decisão interfere no troféu que será liberado ao final do capítulo. Dessa vez, Norman e Blake estarão interrogando o psicólogo que costumava analisar a mente de Ethan Mars. O psicólogo se recusa a dar informações sobre seus pacientes, e Blake então começa a querer tirar informações dele na base da força física. Norman pode escolher entre interferir ou não nessa atitude de Blake. Cada decisão leva a um troféu, então vamos aos dois, um de cada vez:

Bad Cop (Bronze)
Esse é o mais fácil, claro. É só não intervir na atitude de Blake. Isso mesmo, faça nada e assista seu parceiro descer a porrada no psicólogo. Se não fizer nada para impedi-lo, após algum tempo a cena simplesmente acaba e os dois vão embora. Liberará esse troféu ao final do capítulo.

Good Cop (Bronze)
Agora, para bancar o policial bonzinho e intervir nos assuntos violentos de Blake, basta interferir na ação selecionando a opção Reason Blake. Norman irá tentar fazer Blake cair em si, mas sem sucesso. Blake irá voltar a agredir o psicólogo, então escolha a opção Threaten para ameaçar entregar Blake para a corregedoria. Blake irá parar e ameaçar Norman, mas então o psicólogo revela aquilo que eles precisam, e Blake desiste de continuar batendo nele. Ao final do capítulo, irá liberar esse troféu.

Vá em frente. No capitulo The Lizard, Ethan terá de passar por mais um daqueles desafios assombrosos e maníacos em busca do paradeiro de seu filho Shaun. Desta vez, a coisa ficará realmente brutal: Ethan é persuadido a cortar o próprio dedo usando algumas ferramentas sobre a mesa! Bem, Ethan pode desistir de realizar o sacrifício (e ainda é possível impedir o Origami Killer no final do jogo, mesmo não cortando o dedo), mas, fazendo isso, não irá ganhar nenhum troféu dessa vez. Bom, você tem tempo, então vamos lá! Terá até cinco minutos para cortar um de seus dedos diante da câmera, se quiser descobrir mais uma peça do quebra-cabeça que revelará a localização de seu filho Shaun. A diferença entre um troféu e outro, aqui, é qual ferramenta usará para cortar o dedo. Vamos aos troféus:

Butcher (Bronze)
Esse é o mais simples e também o mais brutal. Para liberar esse troféu, temos de cortar o dedo mindinho da forma mais brutal e sanguinária possível. Há várias ferramentas espalhadas pelo cenário que pode escolher para cortar o dedo, mas, para valer para esse troféu, terá de escolher entre a serra que se encontra no chão, à direita da mesa, e a tesoura que está na pia do banheiro. Pegue uma das duas armas e sente-se à mesa com a arma. Simplesmente vá lá e corte o dedo, de forma dolorosa e brutal. Fazendo apenas isso, irá liberar esse troféu ao final do capítulo.

Agora, volte ao capítulo The Lizard, que tem mais um troféu para liberar:

Gold Finger (Bronze)
Esse troféu é mais refinado. Dessa vez, iremos cortar nosso dedo de forma mais higiênica e menos dolorosa. Primeiramente, pegue o machadinho no chão ao lado do gabinete da televisão mais atrás de Ethan, e coloque-a sobre a mesa. Também poderá usar, para esse fim, a faca na cozinha, ao lado do fogão, ou o alicate ao lado da televisão no gabinete. Vale qualquer uma dessas armas (só não vale a tesoura ou a serra). Coloque a sua arma preferida sobre a mesa. Então, vá até o banheiro e abra o armarinho na parede sobre a pia para pegar um frasco de álcool desinfetante. Ele será necessário. coloque-o na mesa também. Agora, pegue a barra de metal que está no chão, ao lado da mesa. Leve-a até o fogão na cozinha e esquente a barra de ferro. Coloque sobre a mesa. Bem, agora vem a pior parte. Sente-se na mesa, aplique o desinfetante no dedo dedo mindinho e depois corte-o com a arma que escolheu. Após cortar o dedo, vá até a barra de ferro e cauterize a ferida. Bem, agora pegue seu prêmio e vá embora. Ao final do capítulo, se fez tudo certo, verá esse troféu ser liberado. Se não entendeu alguma coisa, assista o vídeo abaixo:


No capítulo Fugitive, mais uma oportunidade de escolhas, e então terá de tomar a decisão entre dois troféus. Norman e Blake desconfiam que Ethan Mars é o Origami Killer, e agora estão dispostos a prendê-lo. Ethan deve fugir, e Madison irá ajudá-lo a escapar. Ethan pode conseguir escapar ou ser preso, e cada um leva a um troféu diferente. Vamos a cada um deles:

Hands Up! (Bronze)
Como sempre, começo pelo mais simples, ou mais rápido de se conseguir. Para liberar esse troféu, Ethan deve ser preso. Tudo o que tem a fazer é errar a sequência de comandos que aparecem na tela, e eventualmente Ethan será capturado por Blake e levado até a delegacia.

Refaça o capítulo, e vamos para o outro troféu.

Fugitive (Bronze)
Agora, teremos de escapar das garras da lei levando Ethan em segurança até o metrô. Para começar, retire os pedaços de madeira da frente da janela, abra a janela e depois empurre a caixa ao lado para baixo da janela. Ajude Ethan a escalar a janela e pular para o outro lado. No beco, siga para a rua, e então terá de atravessar a avenida em meio ao tráfego. Vá circulando os veículos pela brecha entre eles até o outro lado da rua, e desça as escadas para o metrô. Aqui, vá até as catracas do outro lado e passe pela última catraca da direita. Desça a escada rolante e siga até o final da plataforma, então desça no trilho de trem à sua esquerda e rapidamente suba do outro lado, antes de ser atropelado pelo trem. Agora, é só correr para dentro do outro trem, e pronto, teremos escapado. O troféu será liberado no fim do capítulo. Caso precise de ajuda para saber exatamente o que tem de fazer, assista a esse vídeo:


Detalhe: ser preso ou não pode alterar drasticamente alguns acontecimentos nos próximos capítulos, e isso inclui alguns troféus. Há um troféu que só pode ser adquirido se você for preso, e outro que você só pode adquirir se Ethan não foi preso aqui. Não tem como conseguir os dois no mesmo game (a menos que, após conseguir um desses troféus, volte para esse capítulo e faça a outra rota, sendo preso ou não), mas isso não será problema, já que teremos de fechar o jogo mais de uma vez, de qualquer jeito. Para questões do avançar correto do jogo, você deve não ser pego pela polícia desta vez. Ou seja, caso tenha sido pego propositalmente (ou não) para coletar o troféu Hands Up!, então aconselho que volte e faça com que Ethan Mars consiga escapar no metrô. Assim, garantimos um dos troféus, e o outro conseguimos mais tarde, ao recomeçar o game. Não se preocupe: eu lhe lembrarei dele. Então, certifique-se de que o save que está continuando indica que Ethan não foi pego pela polícia. Siga em frente com o jogo.

Ludwig Von (Bronze)
No capítulo Jayden Blues, Norman começará o capítulo no bar, tocando piano. Pois bem, para liberar esse troféu não-obrigatório, só o que precisa fazer é tocar o piano corretamente, sem errar nenhum comando. Não pode errar nem um sequer. Se tocar corretamente do começo ao fim, ao final do capítulo, liberará esse troféu.

Atenção: para que o troféu a seguir possa ser coletado, terá de ter escapado da polícia no capítulo Fugitive. Ele não poderá ser coletado se Ethan tiver sido preso. Portanto, se seguiu minha recomendação anterior e seguir do save a partir do ponto em que Ethan conseguiu escapar da polícia, então tudo bem.

Detox (Bronze)
Ainda no capítulo Jayden Blues, só que mais para o final, Norman estará tendo uma de suas problemáticas crises de vício por triptocaína. O jogo induz que você deve ir até a ampola de triptocaína na mesinha de cabeceira ao lado da cama e tomar uma dose. No entanto, para liberar esse troféu, Norman deve resistir, e não deve tomar a sua dose da droga. Para resistir aos efeitos alucinógenos da carência da droga, Norman terá de fazer algumas coisas. Vá até a garrafa de bebida alcoólica na bancada e beba dois goles. Ele irá passar mal e vomitar no banheiro. Lave o rosto e então vá tomar uma ducha fria. Se fez tudo corretamente, irá liberar o troféu no final do capítulo. Se perdeu alguma coisa, assista a esse vídeo:


Atenção: o fato de Norman ter ou não tomado triptocaína nesse capítulo pode interferir no final do jogo. Para realizar um troféu especial, é preciso que Norman tenha de fato tomado sua triptocaína, então aconselho que, após conseguir esse troféu, volte o capítulo e tome a sua dose de triptocaína. Assim, irá facilitar sua vida no futuro e não precisará voltar até aqui só para isso.

Bom, atenção agora, mais uma vez. Se Ethan não foi preso no capítulo Fugitive, então o jogo passará direto para o capítulo The Shark. Caso contrário, ele irá para o capítulo Under Arrest, depois de Jayden Blues. Se seguiu minha recomendação anterior, então deverá estar em The Shark. Há um troféu não-obrigatório que poderia pegar em Under Arrest, mas, para tal, teria de ter sido preso, e teria perdido o troféu Detox de qualquer jeito. Esqueça esse troféu, por enquanto. Vamos continuar com o jogo.

O capítulo Manfred será um capítulo interessante para quando formos jogar o game novamente. Agora, que estamos focados em realizar o melhor final, não há nada que possamos fazer nele de relevante, portanto complete-o da forma como bem entender. Não influenciará em nada, mesmo.

Chegando ao capítulo The Shark, será o momento de mais uma decisão. Ethan tem a missão de matar Brad Silver, um traficante de drogas local, se quiser adquirir mais pistas que possam levá-lo ao paradeiro de seu filho. A princípio, Ethan hesita em atirar nele, e então ele saca uma espingarda. Ethan tem de fugir dele, e você deve pressionar os comandos conforme eles aparecem. Então, chegará um momento em que ele ficará sem balas, e será a vez de Ethan apontar a arma na cabeça dele mais uma vez. Brad ainda tenta convencer Ethan a não matá-lo, mostrando uma foto das filhas dele e tal. E a escolha é sua: matar o traficante, como o Origami Killer quer, ou deixá-lo viver e sacrificar essa chance de podermos encontrar nosso filho? Vamos a cada uma das escolhas:

I'm Not a Killer! (Bronze)
Para liberar esse troféu, não mate Brad. Não pressione R1, e sim o comando alternativo que aparece mais ao lado. Fazendo isso, Ethan não o matará, apenas o nocauteará. Ethan também é pai, e pode ser muita coisa, menos um assassino. No entanto, fazendo isso não conseguiremos a pista que tanto precisamos para encontrar nosso filho. Mas pelo menos o troféu será liberado no final do capítulo.

Volte o capítulo para que possamos obter o outro troféu.

I'm a Killer... (Bronze)
Agora a coisa é pessoal! Quando aparecer o comando R1, aperte-o sem dó, e Ethan meterá uma bala na cabeça do traficante. Missão cumprida, Ethan conseguirá aquilo que tanto almejou. Estamos apenas a um passo de obter a localização exata e precisa de nosso filho, Shaun! Só temos de aguentar mais um pouco! Vamos em frente, com mais um troféu liberado no final do capítulo.

No próximo capítulo, The Doc, Madison vai até a casa de um senhor chamado Adrian Baker, investigar mais a fundo possíveis envolvidos com o caso do Origami Killer. O senhor a recebe de bom grado, e Madison inventa a desculpa de que veio comprar Betropen, um sedativo. O homem convida Madison a entrar, e lhe oferece uma bebida, para poderem selar o encontro.

Smart Girl (Bronze)
Quando mamãe e papai dizem para não aceitar coisas de estranhos, eles estavam falando sério. Não aceite bebidas de estranhos, principalmente quando os estranhos são senhores de idade com atitude suspeita que traficam drogas sem prescrição médica e acusados de estarem relacionados com sequestro e assassinato de crianças. É óbvio que é uma armadilha! Para liberar esse troféu, é só recusar a bebida. Logo de cara, escolha a opção No. Depois de um breve diálogo (do qual não importa os argumentos que escolha, a conversa sempre será direcionada na mesma direção), ele irá perguntar mais uma vez. Responda No novamente, e a conversa irá acabar por aqui. troféu liberado no fim do capítulo.

Após recusar a bebida, o homem deixará Madison sozinha. Explore a casa, e, pouco depois, Madison será nocauteada e amarrada para ser torturada (a mesma coisa que aconteceria caso ela tivesse aceitado a bebida, só que não ganharíamos o troféu). E isso nos leva a mais um troféu:

Queen of Ropes (Bronze)
Após aceitar a dose de bebida, a qual estava, como era de se esperar, contaminada, Madison irá desmaiar e então acordar na mesa de cirurgia do velho louco. O velho estava prestes a nos furar inteiro quando um senhor de Deus (literalmente) bate à sua porta para promover a Bíblia. Aproveite esse momento para realizar os comandos que aparecem na tela e escapar da mesa de cirurgia. Para liberar o troféu, tem de conseguir escapar da mesa antes do velho maluco voltar. Então, poderá lutar com ele e matá-lo. Cuidado: caso erre muitos comandos, Madison poderá morrer aqui, então certifique-se de errar o mínimo possível de comandos. De qualquer forma, se conseguir escapar da mesa antes de ele voltar, o troféu será seu no fim do capítulo. Terá de fazer exatamente como nesse vídeo aqui:


Ambos os troféus serão liberados juntos ao final do capítulo, se fez tudo certo.

O próximo capítulo é o Mad Jack. Norman se encontra mais uma vez em um local de evidências que podem lhe levar ao paradeiro do Origami Killer. Assim como em Crime Scene, há diversas pistas no local, as quais podem ser localizadas pelo óculos de visão especial de Norman. Para liberar um troféu no futuro, terá de achar todas as pistas nesse local (apesar de que nenhum troféu é garantido apenas por fazer isso nessa área, diferentemente do capítulo Crime Scene). São 6 pistas ao todo. Não se esqueça de usar o raio de visão com R1. Comece entrando na barraquinha ao lado da entrada e checando a impressão digital nas cafeteiras, as quais pertencem ao Jack. Vá até o fundo do depósito e analise a mancha de tinta azul no local. Havia um carro ali. Há também pó de orquídea por perto. Mais ao lado, encontrará marca de pneu que coincidem com as marcas de pneu que foram encontradas na cena do crime do começo do jogo. Perto da mesa, tem pegadas que pertencem a um desconhecido. A sexta e última pista é o sangue esparramado no chão perto da mesa. Há ainda uma trilha de sangue que segue em direção à banheira de ácido. Vá até a banheira de ácido (certifique-se, primeiro, de ter coletado todas as outras pistas primeiro!) para encontrar um crânio de um cadáver. Então, enfrentará Mad Jack.

Goodbye Mad Jack (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de resistir até o final da luta contra Jack. A luta contra Mad Jack é dividida em duas etapas. Após alguns comandos na primeira parte da luta, escolha o comando Impress. Então, Norman começará a ter aqueles ataques de alucinações, decorrentes do vício em triptocaína. Péssima hora, meu chapa! Aparecerá o comando para apertar R1 e tomar uma dose: não faça isso! Não tome a dose! Se tomar, encerrará a luta, e não haverá a segunda parte da luta, a qual é necessária para esse troféu. Norman será nocauteado por Jack e algemado em um carro prestes a ser compactado. Arrombe o porta-luas do lado direito, pegue a pistola e use-a para estourar as algemas. Após fugir do carro, vá e lute contra o gigante Jack. Pressione os comandos corretamente, e, após um tempo, Jack morrerá atropelado pelo próprio guindaste. Se resistiu à luta até o fim, liberará esse troféu no final do capítulo. Essa luta é uma das mais difíceis e perigosas do jogo, então talvez seja bom dar uma olhada no vídeo abaixo:


The Chef (Bronze)
No capítulo Eureka, Shelby irá preparar um omelete para a Lauren. Enquanto a Lauren toma banho, você deve ir até a cozinha e preparar o omelete. Basta seguir os comandos que aparecem na tela, e ser o mais rápido que puder. Se o omelete já estiver na mesa quando a Lauren sair do banho, você irá liberar esse troféu no final do capítulo. Caso não tenha compreendido, assista esse vídeo:


I'm Not Scared! (Bronze)
Chegando ao capítulo Twins, controlará um garoto até então sem nome (misterioso!), que, após ser expulso de casa com o irmão mais velho, John Sheppard, não têm escolha a não ser brincarem em um prédio em construção. John irá querer brincar de pega-pega, e sairá correndo pelo terreno. Acompanhe-o, e ele começará a querer escalar uma parte da construção, levando-o por alguns caminhos bem perigosos. Siga-o, realizando todos os comandos que vão aparecendo na tela para pressionar. Como você tem de fazer isso para passar por esse capítulo, podemos considerar esse troféu obrigatório, de qualquer forma. O problema é que não poderá errar nenhum comando no decorrer de toda a perseguição, para liberar o troféu. Não há nenhuma parte muito difícil, apenas preste atenção para realizar todos os comandos corretamente. Essa parte não é difícil (pelo menos não mais difícil do que as várias outras partes do qual passou antes), mas pode ser que precise de ajuda, então aqui está:


Ambos os troféus serão liberados ao final desse capítulo.

Pride Saved (Bronze)
Chegando ao capítulo Sexy Girl, Madison estará atrás da pessoa que alugou o apartamento usado no capítulo The Lizard para Adrian Baker. Ela chega à conclusão de que foi Paco Mendez, um empresário rico e excêntrico que passa as noites nas boates, à procura de belas mulheres. Ela decide ir se encontrar com ele, na tentativa de arrancar alguma informação. Após chamar a atenção do homem, ela é convidada a entrar no camarote particular dele. Ele ordena que ela faça um strip-tease para distraí-lo, e a ameaça com uma arma. Para liberar esse troféu, Madison não deve retirar mais do que uma peça de roupa no strip-tease (se bem que é possível tirar quase que a roupa inteira, com exceção da calcinha). É bem simples, de verdade. Basta tirar a camisa ou a sainha. Qualquer um dos dois irá distrair o homem por tempo o bastante para que possa escolher a opção Lamp. Depois é só realizar os comandos que aparecem na tela e irá apagar o cara. Troféu liberado no fim do capítulo.

No próximo capítulo, Fish Tank, Norman vai até a boate de Mendez para conversar com ele, e o encontra morto por alguém que aparenta ser o Origami Killer. Você lutará com o Origami Killer em pessoa. Atenção: é de vital importância que você realize bem os comandos da luta, e consiga rasgar o casaco do Origami Killer! Isso nos dará uma pista primordial! Após a luta contra o Origami Killer (e o cara ainda consegue fugir), poderá investigar o local. Trata-se da terceira e última cena do crime do jogo, no qual podemos conseguir pistas que possam nos revelar a identidade do Origami Killer. Assim como em Crime Scene e Mad Jack, use R1 para explorar o ambiente à procura de pistas e coisas suspeitas. São 5 pistas. Cheque os papéis que caíram do bolso do casaco do Origami Killer para encontrar dois recibos de um mesmo posto de gasolina. Cheque os papéis no chão atrás da mesinha para descobrir que ele estava procurando alguma coisa. Não se esqueça da arma perto da porta. Se procurar bem, verá ainda uma cápsula de bala da arma também perto da porta. Perto da mesa, também encontrará pólen de orquídea. Bom, essas são as pistas. Há outras coisas que chamam a atenção, mas elas não importam em nada. Há várias pistas inúteis, como as impressões digitais de Madison na lamparina, ou mesmo as impressões de Paco em vários objetos. Depois de analisar as pistas que eu indiquei aqui, pode ir embora. Não deixe nenhuma pista para trás, porque isso será imprescindível para conseguir um troféu lá na frente, mesmo que não renda nenhum troféu agora. Não esqueça disso!

No capítulo On the Loose, Ethan estará triste pelos acontecimentos em The Shark. Madison aparece e tenta consolá-lo. Madison tenta beijar Ethan, e cabe ao jogador escolher se os dois irão se beijar (levando os dois a transarem e darem início a um relacionamento) ou se Ethan irá rejeitar Madison (fazendo com que os dois fiquem mais distantes e Madison sinta um pouco de raiva dele). Aceite beijá-la, escolhendo a opção Kiss. Isso é necessário para que aconteça os fatos a seguir: ambos transam, e, ao despertar, Ethan descobre que Madison é uma jornalista. Ele decide então julgá-la, acusá-la de apenas estar se aproveitando da ocasião para se dar bem escrevendo uma matéria em primeira mão sobre o Origami Killer. Madison diz que não é tudo verdade, e pede que Ethan a perdoe por isso. Cabe a você escolher se a perdoa ou não. E cada escolha leva a um troféu, então vamos analisar isso melhor:

Unforgivable (Bronze)
Para obter esse troféu, apenas não perdoe Madison. Escolha a opção Reject. Simples assim.

Já que teremos de chegar ao final do capítulo para que o troféu seja liberado, então, antes de falarmos sobre o outro troféu, preciso mencionar uma coisa sobre o final desse capítulo.

Ainda no capítulo On the Loose, momentos depois, a polícia descobre a localização de Ethan Mars e arma uma emboscada para ele no motel. Ethan deverá escapar das malhas da lei mais uma vez. Primeiro, Madison descobre sobre os policiais, e tenta alertar Ethan pelo telefone. O número do apartamento é 207, só para constar. Se Ethan for alertado, ele terá uma vantagem sobre os policiais e poderá sair correndo, senão terá de lutar contra os primeiros oficiais. Na fuga, siga os comandos para conseguir escapar. Haverá momentos em que terá de tomar decisão, e pode cometer erros. Quando tiver de escolher entre esquerda e direita, escolha direita, e, quando tiver de escolher entre em cima e embaixo, escolha em cima. Dando tudo certo, chegará a um momento em que não terá mais para onde ir, e Ethan estará encurralado no telhado do motel, com a polícia na sua cola. Aparecerão as opções Surrender, que é se render, e Jump, que é pular e fugir. Caso você não tenha se permitido ser preso no capítulo Fugitive, para conseguir o troféu Hands Up!, terá mais uma chance nesse capítulo. Mas atenção: se foi preso antes (e fugiu da prisão no capítulo Under Arrest), caso Ethan seja preso novamente ele não poderá mais fugir, ou seja, ficará na cadeia até o final do jogo, e será um personagem inutilizável. Se for preso pela primeira vez agora, além do troféu Hands Up", irá para o capítulo Under Arrest. No entanto, há um troféu aqui a ser levado em consideração:

Escape Master (Bronze)
Esse troféu é liberado se Ethan conseguir fugir da polícia aqui no motel. Não importa se ele foi preso ou não no capítulo Fugitive. Escolha Jump (opção X), no telhado do motel, e Ethan irá pular do telhado, sobreviver à queda, e ainda roubar um táxi para conseguir escapar. O troféu será, então, liberado ao final do capítulo. O maior problema deverá realizar os comandos corretamente para conseguir chegar até o telhado do motel sem ser preso antes. Se estiver tendo alguma dificuldade, assista o vídeo abaixo:


Caso esteja se perguntando sobre o capítulo Under Arrest, o capítulo do qual conheceria caso Ethan fosse preso, saiba que tem um troféu que podemos conseguir lá também. Sabe o que isso significa? Isso mesmo que você deve estar pensando. Temos de ir para lá. A única forma é realmente sendo preso. Portanto, após conseguir os troféus Unforgivable e Escape Master, volte ao capítulo On the Loose.

Lover Boy (Bronze)
Desta vez, faremos as coisas diferentemente. Comece perdoando Madison. Basta escolher a opção Forgive para isso.

Ah, e também seja preso. Seja não avisando Ethan, ou errando nos comandos no momento da fuga, ou mesmo escolhendo a opção Surrender (opção ●) quando estiver no telhado do motel. Não importa a forma: certifique-se de que seja preso, para que possamos ir ao capítulo Under Arrest.

Pois bem. No capítulo Under Arrest, Ethan está preso e estará sendo interrogado por Norman e Blake. A polícia não tem provas concretas que incriminem Ethan como sendo o Origami Killer, mas é exatamente isso que eles pretendem fazer. Norman sabe que Ethan é inocente, e deseja ajudá-lo a fugir dali sem dar nas vistas. Podemos aproveitar esse capítulo para conseguir mais um troféu.

Wise Guy (Bronze)
Para conseguir esse troféu, terá de permitir que Ethan saia sem que a câmera de vigilância possa descobrir a sua fuga. Primeiro, vá até a sala de interrogatório e expulse o guarda da sala usando a opção Leave Us. Depois, ajude Ethan a se sentar na cadeira. Saindo da sala de interrogatório, vire à esquerda. Entre na salinha imediatamente ao lado da sala de interrogatório, onde está a câmera que está filmando todo o ocorrido. Desligue a câmera e use o microfone para avisar ao guarda que ele pode sair agora. O guarda avisará que a chave está na mesa dele. Pegue o casaco na cadeira ao lado. Saia e pegue a chave na mesinha (a mesa do guarda é a vazia, que se encontra ao lado da mesa que está defronte a mesa de Blake). Volte à sala de interrogatório e liberte Ethan de suas algemas. Ethan então conseguirá escapar usando o casaco da polícia. Com o fim do capítulo, teremos mais um troféu não-obrigatório para a nossa coleção. Caso tenha ficado em dúvida em relação a alguma explicação, assista a esse vídeo:


Agora, vamos para o capítulo Trapped. Esse capítulo vem logo depois de On the Loose, caso tenha escapado da polícia, ou depois de Under Arrest, caso tenha feito como eu recomendei e foi preso em On the Loose. Seja como for, aqui também tem troféu, então vamos às instruções! Shelby terá sido preso por Charles Kramer, pai de Gordi Kramer, aquele almofadinha que tentamos pressionar no capítulo Kramer's Party. Momentos depois, Shelby e Lauren estarão amarrados em um carro que estará afundando na água. Para desamarrar Shelby, há duas formas: você pode ligar o motor do carro e usar o acendedor de cigarros para queimar a corda, ou arrebentar o velocímetro na porrada e usar um estilhaço de vidro para cortar a corda. Seja como for, seja rápido. Após se soltar, você pode fugir e deixar Lauren para trás ou resgatá-la. Fica a seu critério.

Swimming Instructor (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de libertar Lauren. Vire-se para ela e desamarre-a. Depois, siga o restante dos comandos que aparecerem na tela para conseguir levar Lauren para fora do carro com você. Se fez tudo certo, esse troféu será liberado ao final do capítulo.

Antes de seguirmos em frente, apenas queria ressaltar que essa escolha terá influência no restante do jogo. Por hora, siga em frente tendo salvado a Lauren. Precisamos dela viva. Mas, em outras jogatinas, para realizar outros finais, ela precisará estar morta, e é aqui que podemos deixá-la morrer. Apenas lembre-se desse capítulo no futuro.

Já no capítulo Face to Face, será a hora da vingança. Shelby está nervoso, e quer vingar o que Kramer fez com ele. Ele vai até a mansão de Kramer para um acerto de contas.

Invincible Scott (Bronze)
Após invadir a mansão em alto estilo usando seu carro, Shelby está disposto a chegar até Kramer a qualquer custo. Vários seguranças estarão dispostos a parar Shelby, mas ele está armado e não tem medo de atirar. Para liberar esse troféu, terá de matar todos os 16 seguranças que cruzarem seu caminho, sem errar nenhum disparo e sem ser alvejado nem uma vez. Terá de ser rápido, pois cada comando aparece na tela apenas por poucos segundos. Se for rápido e não errar nenhum comando, conseguirá chegar ileso até a sala de Kramer, garantindo assim mais esse troféu não-obrigatório na sua lista. Caso precise de uma ajuda para passar dessa parte, tente assistir a esse vídeo:


Chegando ao escritório de Kramer, ambos terão uma leve briga, e então Kramer irá revelar o que Shelby queria ouvir. Após o diálogo, Kramer começa a sentir uma forte dor no peito. É um princípio de infarto. Ele precisa de seus remédios, que estão na gaveta. Shelby pode ajudá-lo ou pode simplesmente ir embora e deixar Kramer morrer uma morte bem dolorosa.

Kind Hearted (Bronze)
Não sejamos tão cruéis assim. Vá até a mesa e pegue os remédios de Kramer na gaveta. Dê-os a Kramer para salvá-lo de seu fim trágico. Ele irá agradecer e então o capítulo irá terminar, com direito ao aviso de que mais um troféu foi liberado.

Finalmente, chegará a um capítulo decisivo do jogo: The Rat. O último e mais simbólico dos desafios que Ethan tem de superar para poder encontrar seu filho e resgatá-lo. Desta vez, o desafio é bem cruel: há um vidro com veneno sobre a mesa. Ethan precisa tomar o veneno, o qual irá matá-lo dentro de uma hora. Será tempo mais que suficiente para conseguir salvar Shaun antes do fim. E então? Sacrificar-se em nome de seu filho? Será que vale a pena? A escolha é sua. E a escolha é mais difícil do que parece. Até porque cada escolha leva a um troféu, só que será mais complicado do que das outras vezes. Dessa vez, o troféu decorrente dessa escolha não será liberado imediatamente, e sim apenas vários capítulos à frente. O que pode coibir consideravelmente a nossa tática empregada até então, de "pega um troféu, volta o capítulo e pega o outro". Mas não tem problema. Vamos pegar o troféu mais fácil e aquele que nos leva ao melhor final possível do jogo. Depois, quando tivermos de recomeçar o jogo, de qualquer jeito, aproveitamos e seguimos o outro caminho, pegando o outro troféu. Será melhor assim.

Sacrifice (Bronze)
Sendo assim, tome o veneno, completando o desafio e obtendo o endereço completo de onde se encontra Shaun. Esse troféu será liberado ao final desse capítulo.

Trial Master (Prata)
Esse será o primeiro troféu de prata do game. Ele será liberado se, no decorrer desse jogo, você completou os cinco desafios impostos pelo Origami Killer. Isso inclui: dirigir pela estrada sem bater no capítulo The Bear, passar pelos transformadores eletrificados em The Butterfly, cortar o próprio dedo em The Lizard, matar o traficante em The Shark e tomar o veneno em The Rat. Se você seguiu nosso guia propriamente até aqui, então deverá ter realizado corretamente todos os desafios, e esse troféu será liberado logo após o troféu Sacrifice. Será uma bela condecoração pelos serviços prestados. Agora, se ele não apareceu, é porque deixou alguma coisa para trás. Terá de voltar até o capítulo no qual deixou de realizar o desafio e então ir jogando o game até aqui direto. Não adianta só voltar e jogar aquele capítulo.

Ethan terá descoberto o endereço e irá para lá imediatamente. Porém, antes que possamos apenas ir para onde está Shaun, haverá um outro capítulo, Solving the Puzzle. Norman foi proibido de continuar com o caso do Origami Killer, e cabe a ele usar de todas as pistas que ele dispõe para descobrir a identidade do assassino. Para isso, é necessário que tenha coletado todas as pistas nos capítulos Crime Scene, Mad Jack e Fish Tank. Não que todas as pistas sejam necessárias para desvendar o mistério, mas são imprescindíveis para conseguir um troféu. Bom, vamos lá. Saiba que há tempo limite para fazer isso: se extrapolar o tempo sem achar uma resposta, Norman irá morrer de sintomas crônicos de vício em triptocaína.

Comece analisando os dois recibos de posto de gasolina. Triangularizando a localização desses recibos, podemos ter uma ideia de onde o Origami Killer mora (já que a maioria das pessoas costuma abastecer o carro perto de casa). Já podemos tentar traçar um perímetro de possíveis moradias do assassino. Agora, analise a arma encontrada na cena do crime em Fish Tank, para descobrir que ela pertencia a um crime de anos atrás, e estava em custódia. Quem tiraria uma arma usada em um crime de muitos anos atrás de dentro de uma custódia? Assista agora ao vídeo do assassinado de Paco lá na boate, e verá que o assassino usava um relógio de ouro. Esse relógio é oferecido de presente a policiais que viram tenentes. Ou seja, o Origami Killer é um policial, provavelmente um ex-policial! Isso explica o acesso à custódia, e à arma fria. Analise então a pista conclusiva, o argumento The killer is or was a cop, e chegaremos à conclusão de que o Origami Killer é um policial ou ex-policial. Norman irá desconfiar de Carter Blake, seu parceiro, mas não é ele! Escolha a opção Investigate further. Vá agora à opção para tentar mesclar as pistas, buscando um policial ou ex-policial que more dentro do perímetro estabelecido previamente. Para nossa surpresa, apenas um ex-policial mora naquele ponto da cidade. E esse mesmo ex-policial possui um armazém alugado em um canto remoto da cidade! Deve ser lá onde está Shaun! Pegamos o Origami Killer! Se ainda não entendeu a parte de desvendamento do mistério, assista a esse vídeo abaixo para saber o que fazer:


Nerd (Prata)
Mais um troféu de prata! Esse troféu será liberado se você seguiu esse guia à risca. A exigência da vez é que Norman tenha encontrado todas as pistas nos três cenários que envolvem investigação de cenas do crime: Crime SceneMad Jack e Fish Tank. Se você seguiu nosso guia até esse momento, deverá ter encontrado todas as pistas nesses três capítulos. Mas só isso não é suficiente. Aqui neste capítulo, Solving the Puzzle, você obrigatoriamente deve ter descoberto a identidade do Origami Killer. Se seguiu a nossa explanação pouco mais acima, então terá correspondido a todos os pré-requisitos. Parabéns. Ao final do capítulo, liberará o troféu de prata.

No capítulo Killer's Place, Madison consegue chegar até a casa do Origami Killer (ela descobriu seu paradeiro por outros meios). Após arrombar a porta e invadir o local, ela descobre tudo sobre os crimes, e inclusive o paradeiro de Shaun. No entanto, o Origami Killer volta para casa e a tranca dentro de sua sala secreta, botando fogo na própria casa em seguida.

Cold as Ice (Bronze)
Para liberar esse troféu, Madison tem de escapar do local pegando fogo. Há diversos pontos na parede para explorar. Um deles é um ponto falso: o que está mais perto da porta de entrada. Pegue o aparelho pesado sobre a mesa e arrebente aquele ponto em falso, revelando uma saída para o banheiro. Saindo pela porta, vá fazendo uma série de comandos que aparecem na tela, até conseguir chegar à cozinha. A saída do apartamento está bloqueada, e um botijão de gás, deixado propositalmente aberto, está prestes a explodir no local. Entre na cozinha e se esconda dentro do congelador, para conseguir resistir à explosão. Conseguindo sobreviver, o troféu será liberado no final do capítulo. Se não entendeu alguma explicação ou está em dúvida sobre alguma coisa, esclareça assistindo ao seguinte vídeo:


Finalmente! Chegamos ao final do jogo! Estará no último capítulo, The Old Warehouse. Se seguiu todas as recomendações do guia até aqui, então os três protagonistas do game estarão aqui (Ethan, Madison e Norman) para prender o Origami Killer de uma vez por todas. A presença dos três será necessária para se conseguir um troféu, então é bom garantir mesmo isso. Madison e Norman não podem ter morrido em algum capítulo anterior, e Ethan não pode ter sido preso mais do que uma vez. Bom, vamos lá.

Simple Mind (Bronze)
Haverá um momento em que Norman e o Origami Killer estarão brigando no alto de uma esteira rolante que leva a um moedor de metal. Realize todos os comandos para levar a vantagem sobre o assassino. Então, haverá um momento em que o Origami Killer irá se dependurar e ficar com a vida por um fio. Poderá ajudá-lo ou não. Para liberar esse troféu, ajude o homem, escolhendo a opção Help. Após salvar o cara, a luta ainda irá durar mais um pouco, e então o Origami Killer acabará morrendo de qualquer jeito. Independente do final, o fato de ter salvado o Origami Killer quando teve a oportunidade lhe renderá esse troféu.

Saved the Kid (Prata)
Ethan irá encontrar seu filho, Shaun, finalmente, em um poço dentro do armazém, quase afogado pela água da chuva que já chega ao seu rosto. Pegue a barra de ferro do lado direito da abertura do poço e arrombe o cadeado. Após retirar o garoto, realize os comandos que aparecem para fazer massagem cardíaca e respiração boca-a-boca em Shaun. O garoto será salvo. Com esse momento bem emocionante, esse troféu de prata será liberado.

Four Heroes (Prata)
Para liberar esse troféu de prata, todos os quatro personagens do jogo deverão estar vivos e presentes no último capítulo do jogo, The Old Warehouse. Ethan não pode estar preso, Norman não pode estar morto e nem preso, e Madison também tem de estar viva, e os três irem para o local correto onde está Shaun. Alem de tudo, na batalha final entre Norman e o Origami Killer, Norman ainda deve ter tentado salvar a vida dele quando teve a chance (apesar de que ele acaba morrendo de qualquer jeito). Se seguiu nosso guia até aqui, então deverá ter preenchido todos esses requisitos. Esse troféu será liberado no final do capítulo.

HEAVY RAIN Hero (Bronze)
Bom, para finalizar, esse troféu simboliza que você terminou o jogo. Só isso. Parabéns! Você fechou Heavy Rain, e a grande maioria dos troféus já foi!

Bom, é isso. Após fecharmos Heavy Rain, a maioria esmagadora dos troféus já está fora de nosso caminho. Faltam poucos troféus para a platina, se bem que ainda poderá levar algum tempo. Antes de partirmos diretamente para refechar o jogo, realizando finais alternativos e coisa e tal, tem alguns troféus que acabamos deixando para trás, e que é bom voltarmos e consegui-los antes de qualquer coisa. Mas para qual capítulo voltar? Para começar, volte para The Rat.

Lembra-se do desafio de beber ou não o veneno, que eu mencionei que tinha um troféu para cada escolha? Então, nós obtivemos o troféu Sacrifice por termos tomado o veneno, correto? Agora vamos trilhar o outro caminho. Não tome o veneno. Simplesmente volte na direção da mesma porta do qual entrou, e escolha a opção Leave para que Ethan vá embora.

O problema é que, fazendo isso, Ethan não terá todas as pistas, então ele terá de usar as pistas do qual já possui para achar o paradeiro de seu filho. As letras que ele descobriu compõem parte do endereço, mas há vários lugares que podem se encaixar nos espaços em branco. Pegue o celular e escute-o para ouvir o som nítido de o que parece ser um gongo. Trata-se de um aviso de névoa, utilizado no cais para alertar navios que podem estar se aproximando da costa em meio a uma neblina. Ou seja: Shaun está em algum lugar perto da água! Olhando o mapa com os locais possíveis pela combinação de letras, Shaun deve estar em um local perto da costa, do literal. O único local possível é a 852 Theodore Roosevelt Road. É para lá que temos de ir. Essa atitude de "adivinhar" o lugar onde temos que ir, sem ter todas as pistas, nos renderá um troféu no futuro.

Clever Dad (Bronze)
Esse troféu só é liberado após o capítulo Killer's Place. Para que ele seja liberado, é preciso que não tenha tomado o veneno, mas, ao mesmo tempo, tenha sido capaz de adivinhar a localização do esconderijo do Origami Killer. Isso só é possível caso tenha completado os outros três desafios antes de The Rat, tenha isso em mente.

Já que chegamos até aqui, continue jogando. Chegando a The Old Warehouse, ou melhor, voltando até aqui, terá a oportunidade de conseguir um troféu diferente, desta vez.

So Close... (Bronze)
Este troféu é interessante porque, para liberá-lo, nós temos de literalmente falhar drasticamente na parte final do jogo. Veja bem, temos de chegar com todos os protagonistas no capítulo The Old Warehouse, e depois... Simplesmente... Deixar todos morrerem ou serem presos. Na luta entre Norman e o Origami Killer, não faça nada. Deixe que ele mate Norman. Então, na parte em que Blake está prendendo Madison, também não faça nada. Deixe que ele prenda a garota. Então, após Ethan resgatar Shaun do poço, na parte em que ambos estão para sair dali, deixe Shaun no chão, antes de abrir o portão. Se fizer isso, Ethan sairá sozinho do armazém, a princípio, e Blake ordenará que abram fogo contra Ethan, matando-o. Com esse triste e emocionante final, liberará esse troféu. Caso não tenha compreendido muito bem o que tem de ser feito, assista esse vídeo logo abaixo:


Bom, é isso aí. Fizemos dois finais do jogo, já. Agora, para realizar um final mais específico e complicado, teremos de recomeçar o jogo do zero, de modo a tomar algumas providências e fazer com que alguns requisitos tenham sido alcançados ao longo do jogo. Temos de realizar um final em que Shaun seja resgatado, mas que o Origami Killer vença, e que ninguém jamais descubra sua verdadeira identidade. Isso nos valerá mais um troféu, no final das contas. Eu direi especificamente o que é preciso ser feito em alguns capítulos específicos para se conseguir o final secreto. O que eu não dizer que tem de ser feito, ou se nem mencionar algum capítulo, é porque ele é irrelevante, de modo não será preciso fazer nada de diferente. Ou seja, nos capítulos do qual eu não vou mencionar, haja normalmente, ou seja, faça exatamente da mesma maneira que fez na jogatina anterior, que realizamos a princípio. Passe por todos os cinco desafios sem pular ou errar nenhum, também. E pegue todas as pistas que puder nas cenas do crime pelo qual passar também, será necessário. Bom, vamos lá?

Recomece o jogo, normalmente, em qualquer dificuldade. Se não quiser recomeçar literalmente do começo, você pode voltar apenas desde o capítulo Fugitive e partir dali também, que não faz diferença. Mas atenção: para seguir do capítulo Fugitive, é preciso que tenha permitido que Hassan morra no capítulo Hassan's Shop, senão não será possível. Se tiver a certeza de tê-lo deixado morrer, como recomendei no guia, então comece a partir de Fugitive. Caso não tenha a certeza, é melhor voltar desde Hassan's Shop só para garantir. Ah, e outra coisa, terá de seguir o jogo dali diretamente, não adianta querer ficar pulando só pros capítulos que interessam porque isso não vai funcionar. Sinta-se avisado.

De qualquer forma, no capítulo Fugitive, não fuja da polícia. Fique onde está e permita-se ser preso.

No capítulo Manfred, um homem terá morrido, aparentemente pelo próprio Origami Killer. Como esse capítulo era irrelevante na história principal do jogo, eu não a mencionei muito anteriormente, mas é preciso que preste atenção nela agora: Shelby deverá limpar todas as evidências de sua presença na loja de antiguidades, para obter um final secreto. Terá de limpar tudo, todas as impressões digitais, e antes que a polícia chegue. Vou indicar aqui todos os onze locais em que Shelby ou Lauren tocaram e deixaram impressões: os dois telefones (um no balcão da loja e outro na parte de trás da loja), a maçaneta da porta de entrada, os dois copinhos de uísque, a garrafa de uísque e a lupa que se encontram sobre a mesinha, a caixinha de bailarina no mostruário e o vidro do mostruário perto do balcão. Caso tenha mexido na janela do escritório, deverá limpá-la também. Da mesma forma, se foi ao banheiro, deverá limpar a maçaneta da porta do banheiro, a privada, a pia e tudo em que tocou. Após limpar tudo, pode escolher Leave e ir embora do local. Se fez tudo certo, Shelby e Lauren não serão acusados de nada, e isso será importante para um troféu do qual estamos trabalhando. Caso tenha tido alguma dúvida sobre o que precisa ou não ser limpo, assista o vídeo a seguir:


No capítulo On the Loose, beije e perdoe Madison. Depois, fuja da polícia. Ethan não pode ser preso aqui.

No capítulo Trapped, faça com que Shelby saia do carro, mas não resgate Lauren! Deixe Lauren morrer dentro do carro! Isso é necessário.

No capítulo Face to Face, chegando até o escritório de Kramer, converse com ele. Quando ele tiver a parada cardíaca, não lhe dê os remédios. Apenas saia de seu escritório e vá embora normalmente. Escolha a opção Leave. Kramer precisa morrer.

No capítulo Solving the Puzzle, descubra a identidade do Origami Killer exatamente como fez na jogatina anterior. É preciso que tenha coletado as pistas nas cenas dos crime.

No capítulo Killer's Place, não escape do apartamento. Faça com que Madison fique simplesmente parada, e ela irá morrer pela inalação de muita fumaça. Ela precisa morrer, e tem de ser aqui. Pode também tentar saltar pela janela, o que a matará na hora.

No capítulo The Old Warehouse, primeiramente deixe que Norman morra na luta contra o Origami Killer. Depois, com Ethan, salve Shaun normalmente.

Perfect Crime (Ouro)
Bem, é isso. Se seguiu todos os procedimentos que eu informei acima, terá conseguido esse final secreto. Ethan resgatou o filho dele, mas nenhuma pista ou testemunha consegue ligar Shelby ao Origami Killer, de modo que Shelby pode continuar andando normalmente pelas ruas. Com esse final, liberará o primeiro troféu de ouro do jogo. Mas, caso não tenha conseguido, pode ser que tenha se esquecido de alguma coisa, ou que realmente tenha faltado algo. Seja como for, assista esse vídeo aqui, para tirar quaisquer dúvidas que possam ter restado em relação a esse troféu:


Bom, agora só nos resta um troféu antes da platina. De fato, trata-se do maior troféu até aqui. Esse troféu exige que tenhamos assistido todos os finais do jogo. Pois bem, acontece que esse jogo tem muitos finais, que são decorrentes de uma série de atitudes e escolhas que foram tomadas no decorrer do jogo. Isso quer dizer que teremos de refazer vários capítulos ainda diversas vezes (principalmente os últimos) de modo a realizar os finais secretos ou simplesmente alternativos. Ah, e uma coisa: você pode ver os finais que já realizou na seção Chapter Select. Lá na última parte, em Epilogues, poderá ver todos os finais de todos os personagens que já realizou, e perceberá bem quais que faltam.

Na primeira vez que fechou o jogo, seguindo esse guia, deverá ter feito o final A New Life (Ethan e Madison vivem juntos com Shaun) e Origami's Grave (Origami Killer foi morto). Se Norman tomou a sua dose de triptocaína no capítulo Jayden Blues, então ele terá um final próprio (apenas se tudo der certo, ele descobrir o bandido, matar o Origami Killer no The Old Warehouse e Shaun for resgatado) chamado Closed Case (Norman descobriu a identidade do Origami Killer e o derrotou). Pode ser que não tenha tomado a dose de triptocaína, para conseguir o troféu Detox, mas se bem que eu recomendei que tivesse tomado. Caso contrário, terá de voltar e tomar a dose para realizar esse final.

No segundo jogo que fez, em que tudo deu errado (Ethan salvou Shaun, mas morreu pela polícia, Norman morreu e Madison acabou presa), terá realizado os finais Ethan's Grave (Ethan morreu, porém Shaun foi salvo), Heroine (Madison acabou como sendo a salvadora de Shaun, e fica famosa escrevendo um livro), Uploaded (Norman morreu) e A Mother's Revenge (Shelby vive, mas Lauren também vive).

Já no terceiro jogo que fez, para obter o troféu Perfect Crime, terá realizado os finais: A New Start (Ethan salvou Shaun e viveu, porém Madison morreu), Dead Heroine (Madison morreu) e Unpunished (Origami Killer saiu livre da história).

Faltam poucos finais agora para serem realizados. Para realizar os finais restantes, não precisará voltar desde o começo, apenas a partir de alguns capítulos, e exigirá apenas alguns minutos. Vou apenas mencionar os capítulos do qual realmente interessa; os outros que eu não mencionar, faça as mesmas coisas de antes. Vamos a eles:

Primeiro, recomece do capítulo The Rat. Não tome o veneno. Na hora de adivinhar o endereço do paradeiro de Shaun, escolha um endereço errado (qualquer um que não seja 852 Theodore Roosevelt Road). Assim, Ethan não conseguirá encontrar o paradeiro do garoto. Chegando ao capítulo Solving the Puzzle, não descubra quem é o assassino, desista da investigação (ou, se preferir, acuse Blake de ser o Origami Killer, sendo automaticamente retirado do caso). Em Killer's Place, deixe que Madison morra no apartamento. Se fez tudo certo, no final do jogo realizará o final Origami Blues (Ethan sobrevive, mas sem encontrar Shaun, e se mata) e Smoking Mirror (Norman sobrevive, e, após o fracasso na investigação do Origami Killer, ele acaba ficando mentalmente louco).

Vamos a mais um final. Desta vez, faça exatamente como no final anterior (se fizer esse final logo após o final anterior, melhor ainda), apenas volte para Killer's Place. Desta vez, não digite a senha correta no computador pessoal do Origami Killer. A senha correta é Max, e você deve escolher a senha errada (ou seja, qualquer uma que não seja Max) quatro vezes seguidas. Fazendo isso, a Madison não saberá onde está Shaun, e o Origami Killer aparecerá. Ocorrerá o incêndio, então faça com que Madison consiga sobreviver à explosão do apartamento, se escondendo no congelador. Assim, ela sobrevive, mas, sem saber onde está Shaun. Desta forma, assistirá ao final Tears in Rain (no qual Ethan e Madison choram a morte de Shaun, pouco antes de Ethan se suicidar).

Bom, agora volte para o capítulo On the Loose. Ethan deve beijar Madison, e perdoá-la, com a opção Forgive. No entanto, permita que Ethan seja preso nesse capítulo (é preciso que ele já tenha sido preso no capítulo Fugitive, pois assim, dessa forma, ele ficará definitivamente preso e não sairá da cadeia até o fim do jogo). Em Solving the Puzzle, desista da investigação ou acuse Blake. Em Killer's Place, Madison deve escapar do apartamento mas sem saber o endereço do armazém. Dessa forma, conseguirá o final Helpless (Ethan acaba sendo preso, acusado por ser o Origami Killer, e se enforca na cela) e Square One (Madison começa a sofrer de alucinações e insônia, e acaba assassinada).

Vamos agora para o último final. Levará poucos minutos. Para começar, saiba que Ethan tem de ter sido preso definitivamente em On the Loose e o Norman deve ter saído do caso em Solving the Puzzle. Volte para Killer's Place. Faça com que Madison fuja do apartamento, porém após ter visto no laptop do Shelby a localização do armazém de Shaun. Ela irá para o local sozinha, e irá resgatar o garoto. Assim, conseguirá vários finais, como uma nova versão de Heroine (um em que Madison é convidada a participar de um talk show), o final Innocent (Ethan foi inocentado de seus crimes pelo ato heroico da Madison, e pode finalmente viver uma vida feliz ao lado de seu filho) e o final Resignation (após falhar no caso do Origami Killer, Norman decide sair do FBI definitivamente e pede as contas).

All Endings (Ouro)
Enfim, se fez tudo certo até aqui, conseguirá realizar todos os finais possíveis do jogo, e, com isso, liberará esse troféu de ouro, que é o último troféu do game. Se ele não foi liberado ainda, é porque faltou algum final do jogo. Caso tenha tido alguma dúvida, assista esse vídeo aqui:


HEAVY RAIN Master (Platina)
Enfim, acabou. Conseguimos. O troféu de platina será liberado tão logo todos os outros 56 troféus já tenham sido liberados. Após chegar a esse ponto, parabéns, você conseguiu platinar Heavy Rain!

E então? Esse guia lhe foi útil? Comente o que acha, e nos indique um game para a seção Platinando!

15 comentários:

  1. Seguindo passo a passo, vou chegar lá! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Ótimo tutorial, consegui platinar o jogo com a ajuda de vcs..
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Escrevi e sai correndo pau no cu de quem tá lendo
    ��������������������������������������

    ResponderExcluir
  4. Lindo detonado! Platini o game em 2 dias de jogo!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,eu segui o detonado mais na fase Solving The puzzle não aparece a arma do assassino do origami..O que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente você não pegou a pista da arma após a luta com o origami killer. Aconteceu comigo também, lembre que são duas armas na sala, a sua e a do origami killer.

      Excluir
  6. Ótimo guia, quando platinei no PS3 não comentei nada, mas alguns anos depois no PS4, parabéns agora que venha o Beyond two sols

    ResponderExcluir
  7. Parabéns. Comprei o jogo e acabou de chegar pelos correios. Vou começar hj a noite com a ajuda do seu guia.

    ResponderExcluir
  8. Fiz todos os finais e não consegui meu troféu.. Conferi os epilogos e estão todos listados. O que eu faço pra conseguir o troféu? É o único que falta pra eu platinar o jogo!

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado, ajudou bastante na platina esse guia no PS4.

    ResponderExcluir
  10. Ótimo tutorial. Parabéns. Consegui platinar! Porém o epílogo “Heroine” apareceu somente no finalzinho e não no começo. Joguei no PS4.

    ResponderExcluir