quinta-feira, 20 de junho de 2013

Tudo sobre a conferência da Sony - E3 2013

Mais posts da E3 2013!

Com certeza, você já está antenado em tudo o que acontece em Los Angeles, mais precisamente na Electronic Entertainment Expo 2013, no Los Angeles Convention Center! Mas será que você viu tudo? Será que não deixou de acompanhar um trailer, "esqueceu por engano" algum gameplay ou mesmo ignorou por completo um vídeo do qual estão todos comentando? Deixou de pegar alguma informação porque não entende bem inglês? Se perdeu alguma coisa, veja aqui conosco o que perdeu!


Neste post, vamos continuar com a série, falando desta vez sobre a conferência da Sony, que foi a terceira a ser apresentada. Ela aconteceu no dia 10 de junho, no evento Pré-E3, às 21:45 no horário do Brasil. Vamos lá!

Confira:

Caso queira assistir a tudo de uma vez, assista o vídeo abaixo:

Conferência da Sony Completa:


Mas, se não tem a paciência de ver o vídeo todo, nós colocamos aqui, fato a fato, tudo o que aconteceu no decorrer dessa apresentação, de modo que não perderá nada. Aconchegue-se e aproveite:

A Sony começa a conferência com um pequeno trailer com a junção de trechos e imagens de diversos jogos que marcaram a história dos consoles Playstation. Aí, depois que o trailer termina, o narrador anuncia a entrada de Jack Tretton, presidente da Sony Computer Entertaiment America. Ele agradece a presença de todos ali e agradece por todos os milhões de games atentos à conferência. Ele fala que todos querem saber sobre o novo Playstation 4, mas a conferência também será dedicada a todos os que possuem Playstation 3 e Playstation Vita.

Falando sobre o Playstation Vita, ele cita que, um ano após seu lançamento, o portátil já possui mais de 125 títulos exclusivos. Contando todos os títulos de Playstation (o primeiro), Playstation Portable e Playstation Mobile, são mais de 650 títulos ao todo. Ainda falando sobre o Vita, ele cita que mais de 85 jogos serão lançados ainda esse ano para o portátil, incluindo Batman: Arkham Origins, CounterSpy, Destiny of Spirits, Doki-Doki Universe, Killzone: Mercenary e Tear Away. Ele anuncia ainda que diversos jogos clássicos do Playstation 2 serão remasterizados para o portátil, como God of War 1 e 2, Final Fantasy X e X-2, Flower e Dead Nation. O novo capítulo do game The Walking Dead: The Game, 400 Days, também estará disponível para Playstation Vita.

Jack Tretton então anuncia o uso de Vita para outras coisas, como conversar pelo Skype, assistir séries e filmes no Netflix e ver filmes no YouTube. Ele anuncia também uma parceria entre Playstation 4 e Playstation Vita, já que um poderá servir como acessório para outro. Com o Vita, será possível jogar o jogo que o Playstation 4 estiver rodando, de qualquer lugar, através do Remote Play. Tretton deixa claro que a base de títulos da Sony irá crescer e muito até o final desse ano, e para exemplificar isso ele cita um dos jogos mais aguardados desse ano, cuja data de lançamento está bem próxima: The Last of Us. Assista o trailer:


E então, logo em seguida, começa o trailer de Puppeteer, um Platformer que será lançado em setembro desse ano para Playstation 3:


E a sucessão de trailer, um após do outro, não acaba. Logo em seguida, entra um teaser de Rain, um Adventure Game que será lançado ainda esse ano para Playstation 3:


E então começa o trailer de Beyond: Two Souls, sucessor espiritual de Heavy Rain, também produzido pela Quantic Dream. O Interactive Drama será lançado em outubro desse ano para Playstation 3.


Depois, foi a vez de rolar um trailer de Gran Turismo 6, jogo de corrida da Polyphony Digital que está previsto ainda esse ano para Playstation 3.

Após esse trailer, Jack Tretton volta apenas para afirmar que The Last of Us já é o jogo mais bem ranqueado dos últimos anos. E então, passa mais um trailer, de outro game muito aguardado: Batman: Arkham Origins, Open-World Action-Adventure que será lançado em outubro desse ano para Playstation 3, Xbox 360, Wii U e PC. Veja o trailer:


Jack Tretton volta ao palco para comentar que a Sony conseguiu uma parceria interessante com a Warner Bros. Interactive Entertainment, incluindo conteúdo exclusivo para o Playstation 3. Quem comprar o game para o console da Sony irá adquirir também a DLC Knightfall, exclusivamente, que vem com mais missões, trajes especiais e material exclusivo. Mantendo a mesma pegada, Tretton afirma uma parceria também com a Rockstar Games, em relação, claro, a Grand Theft Auto V. Quem comprar a versão Bundle exclusiva do Playstation 3 levará ainda um headset personalizado e um arquivo especial com as músicas da série.

Jack Tretton então reafirma que o Playstation 4 será a grande sensação do momento, e chama ao palco Andrew House, presidente da Sony Computer Entertainment, para falar mais sobre o Playstation 4. Andrew vem e mostra ao mundo como é o novo console da Sony. E então, ele chama ao palco Michael Lynton, CEO da Sony Corporates e da Sony Pictures Entertainment. Ele afirma que todo o conteúdo presente no Playstation Network será monitorado e especificado tendo em vista o gosto dos gamers, e será feito pela Sony Pictures Entertainment. Ele fala um pouco e depois Andrew House volta para continuar falando sobre as novidades. Serviços como Music Unlimited e Video Unlimited trarão muito conteúdo desde o primeiro dia do Playstation 4. Video Unlimited trará mais de 50.000 filmes e séries para serem alugados ou comprados diretamente online, e Music Unlimited trará mais de 20 milhões de músicas para serem baixadas. Fora isso, Netflix estará presente, claro, e RedBox Instant, uma locadora de filmes por streaming nos Estados Unidos, também estará presente em breve, assim como Flixster, outra locadora de filmes e séries online.

Então, Andrew House chama ao palco Shu Yoshida, presidente da Sony Computer Entertaiment Worldwide Studios. Ele anuncia que ele apresentará agora alguns jogos que são exclusivos para o Playstation 4. Ele começa apresentando o seguinte trailer:


Trata-se de The Order: 1886, um Third-Person Shooter sendo desenvolvido pela Ready at Dawn. Pouco se sabe sobre o game além de que ele é totalmente baseado no universo steampunk com variações em contos medievais. Depois, é a vez de outro trailer:


Esse é de Killzone: Shadow Fall, um Third-Person Shooter desenvolvido pela Guerrilla Games, e que será lançado ainda esse ano. Logo em seguida, começa mais um breve teaser, acompanhe:


Esse teaser é de Drive Club, um jogo de corrida sendo desenvolvido pela Evolution Studios. Mais um trailer:


Esse é o trailer de InFamous: Second Son, continuação da série de Action-Adventures da Sucker Punch Productions. Depois, mais um trailer:


Esse é sobre Knack, um Platformer sendo desenvolvido pela Sony Computer Entertainment Japan Studio.

Shu Yoshida volta ao palco, e avisa que Killzone: Shadow Fall, Drive Club e Knack estarão prontos para o lançamento do Playstation 4, e os demais no primeiro semestre do ano que vem. Ele fala que a nova geração de games será capaz de apresentar uma evolução não só gráfica, mas no modo de passar as expressões aos jogadores. E, para representar isso, ele nos apresenta o seguinte trailer:


Não se trata necessariamente de um trailer de um game, e sim de uma demo técnica apenas, chamada The Dark Sorcerer. Ela foi desenvolvida por David Cage, da Quantic Dream, como uma forma de indicar a capacidade técnica de visual e efeitos especiais do Playstation 4. É apenas uma demonstração, mas irá virar uma série de animações gráficas de comédia em breve.

Então, Shu Yoshida chama ao palco Adam Boyes, vice-presidente de relações da Sony Computer Entertainment America com desenvolvedoras Third Party. Agora, ele vai falar sobre jogos menores, de desenvolvedoras independentes. Ele comenta algo sobre The Witness, um Puzzle Game da Number None Inc que está previsto ainda esse ano com exclusividade para o Playstation 4 (pelo menos a princípio, depois será lançado para PC). Para falar sobre os demais games, ele chama ao palco Amir Rao, fundador da empresa Supergiant Games (empresa que criou Bastion, jogo revelação de 2011) e Greg Kasavin, diretor de criação do mais novo game da empresa, Transistor, um Turn-Bases Strategy Game que será lançado em 2014 para Playstation 4 e PC. Eles apresentam o seguinte teaser:


Então, Adam Boyes volta ao palco para poder falar um pouco mais sobre as desenvolvedoras independentes, e os games indie sendo nesse momento desenvolvidas exclusivamente para o Playstation 4. São a "família Playstation". São diversos games apresentados em sequência, de diversas desenvolvedoras: assista o seguinte trecho:


Então, Adam Boyes volta a falar sobre os grandes games. A Blizzard Entertainment está fazendo uma versão de Diablo 3 para Playstation 3 e Playstation 4. Então, ele apresenta uma grata surpresa: uma mensagem de ninguém menos que Tetsuya Nomura, diretor dos últimos jogos da franquia Final Fantasy. E aí começa uma grande surpresa: um trailer sobre Final Fantasy Versus XIII, rebatizado para Final Fantasy XV.  Assista o trailer, que contém ainda um gameplay do jogo:


Final Fantasy XV terá uma tomada bem mais foco na atenção do que os jogos anteriores da série, sendo desde já reconhecido como um Action-Role-Playing Game. Ele será lançado no ano que vem para Playstation 4 e Xbox One. Mas não era só isso não! Para surpresa e alegria de todos, Tetsuya Nomura indica que ainda havia mais um teaser para ser mostrado. E então aparece o seguinte teaser:


Isso mesmo. Kingdom Hearts 3, cuja produção esteve escondida a sete chaves durante todo esse tempo, está sendo desenvolvido para Playstation 4 e Xbox One.

Depois, o foco muda, e passa a ser Assassin's Creed IV: Black Flag. Começa a tocar o gameplay de uma demo do jogo. Assista:


Assassin's Creed IV: Black Flag é um Stealth-Action que será lançado em outubro desse ano, para Playstation 3, Playstation 4, Xbox 360, Xbox One, Wii U e PC. Então, entra em cena Jonathan Morin, diretor de criação de Watch Dogs, um Open-World Action-Adventure da Ubisoft. Ele será em novembro desse ano para Playstation 3Playstation 4Xbox 360Xbox OneWii U e PC. Ele veio apresentar o seguinte gameplay exclusivo do jogo:


Adam Boyes volta ao palco. Ele fala sobre como a próxima geração irá ajudar a levar os jogos de esporte a um novo nível, e então apresenta o seguinte trailer, que é uma demo gráfica sobre o NBA 2K14, mais novo jogo de basquete da 2K Sports, com participação de Lebron James:


NBA 2K14 será lançado em outubro desse ano, para Playstation 3Playstation 4Xbox 360Xbox One PC. Depois, Adam Boyes fala que a Sony fechou uma grande parceria com a Bethesda Softworks, relacionada a The Elder Scrolls Online, um MMORPG que será lançado para Playstation 4, Xbox One e PC. Assista ao breve trailer a seguir:


Adam Boyes comenta que a versão beta de The Elder Scrolls Online será lançada primeiro exclusivamente para Playstation 4. O jogo está previsto para 2014. Então, ele anuncia uma surpresa para os espectadores, e começa um misterioso trailer:


Trata-se de Mad Max, um Open-World Vehicular Combat Game da Avalanche Studios que será lançado em 2014 para para Playstation 3Playstation 4Xbox 360Xbox One PC.

Bem, agora chegou a hora de tirarmos algumas dúvidas relacionadas ao Playstation 4, então Adam Boyes chama de volta ao palco Jack Tretton. Agora vem uma das partes mais interessantes de toda a conferência, quando ele começa a enumerar as vantagens que o Playstation 4 terá, na nova geração, em relação à concorrência. A começar pelo grande número de jogos exclusivos que o console terá. Também, o console não terá qualquer tipo de restrição com relação a jogos usados, diferentemente do Xbox One. Isso quer dizer que você poderá emprestar ou revender seus jogos sem precisar pagar uma taxa adicional por isso. Jack Tretton também deixa claro que o Playstation 4 não precisará ficar conectado o tempo todo à internet, e muito menos precisar checar se está online a cada 24 horas, diferentemente do Xbox One. Será possível jogar games enquanto se está fazendo download, e haverá um mundo social para poderem conversar com os amigos. Ele avisa que as contas de PSN Plus serão usadas no Playstation 4 normalmente. Que for usuário do PSN Plus continuará tendo acesso a descontos nos preços, savegames na nuvem, acesso a betas exclusivos e jogos grátis uma vez por mês pelo Instant Game Collection. Ele afirma que a aceitação ao público em relação ao projeto Instant Game Collection foi enorme, e, devido a isso, ele resolveu estendê-lo e melhorá-lo. Portanto, todos os membros da PSN Plus terão acesso gratuito ao jogo Drive Club pelo primeiro ano inteiro. Além disso, os jogos indie Don't Starve, Outlast e Secret Ponchos também serão gratuitos pelo primeiro ano a todos os membros da PSN Plus. Bem, acho que deve ter ficado mais do que claro que todos esses anúncios foram feitos como uma forma de "afrontar" as expectativas do Xbox One, já que diversas informações foram apenas indiretas relacionadas ao sistema de planejamento e marketing da Microsoft.

Para finalizar, Jack Tretton afirma que ainda há mais uma surpresa guardada para todos. E então, começa a ser exibido um extenso e interessante demo de um game até então desconhecido: Destiny. Acompanhe:


Destiny é um First-Person Action Role-Playing Game futurista sendo desenvolvido pela Bungie. Ele se passa em um mundo pós-apocalíptico, e trás um motor gráfico completamente novo capaz de efeitos absurdos e iluminação. Ele está previsto para 2014, para Playstation 3, Playstation 4, Xbox 360 e Xbox One.

Jack Tretton sai de cena para a volta de Andrew House, que fala sobre a tecnologia de nuvem para o console. A tecnologia de nuvem vai começar a partir de 2014, a princípio nos Estados Unidos, e então no mundo todo, tanto no Playstation 4 quanto no Playstation 3 e Playstation Vita. A parceria com a empresa de gerenciamento de tecnologia de nuvem Gaikai irá permitir um serviço estável e confiável. O serviço de nuvem servirá para dar acesso aos usuários de Playstation 4 a toda a biblioteca de jogos que a Sony tem instalada. Com isso, ele deixa claro que será possível jogar jogos de Playstation 3 (entre outros) através do serviço de nuvem, mais um diferencial do Playstation 4 em relação ao Xbox One.

E aí vem o anúncio mais especial de todos: o Playstation 4 estará disponível no lançamento pelo preço de 399 dólares. Isso mesmo, 100 dólares mais barato do que o Xbox One, de acordo com os valores indicados pela própria Microsoft. Isso é uma diferença gritante, brutal, monstruosa. Aplausos distintos do público boquiaberto. Andrew reafirma que o console Playstation 4 é, sem dúvida, o console mais promissor dessa nova geração, atacando diretamente a Microsoft. Após essa revelação, ele apenas se despede e assim termina a conferência da Sony na E3 de 2013. Gostaram da conferência? O que acharam? Comentem! Queremos muito os seus comentários a respeito de como foi essa E3!

Até mais, quando voltaremos com mais novidades da E3!

2 comentários:

  1. Ótimo artigo João! Fiquei de olho na E3.
    Voltando no outro assunto eu li a notícia que a Microsoft voltou atrás, e vai tirar todas aquelas frescuras do XBox One, que bom, pois eu estava pensando em jogar numa cabana isolada, brinks...
    Mas acho que vou passar o Natal com a Sony mesmo, afinal só encontro jogos co The Last of Us, God of War e Gran Turismo no PlayStation. É isso aí, valeu João!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também vou de Sony logo de cara, viu. A Microsoft precisa mudar ainda algumas coisas para me convencer a comprar um Xbox One nesse princípio de geração.

      Mas pelo menos agora a guerra estará mais "justa". Do jeito como estava, tudo pendia para a hegemonia da Sony, e agora a Microsoft, quem sabe, poderá ser uma concorrente que "incomode" mais.

      Excluir