segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Platinando Mass Effect

Este é o nosso guia de como platinar Mass Effect, lançado em 2007 pela Microsoft Game Studios para Xbox 360 e Playstation 3.

File:MassEffect.jpg

Você ainda não platinou esse game e está tendo dificuldades? Tudo bem. Nós podemos lhe ajudar! Confira nosso guia Platinando Mass Effect:

MASS EFFECT

Ficha técnica:

Troféus de bronze: 31
Troféus de prata: 13
Troféus de ouro: 2
Troféus de platina: 1
Total de troféus: 47
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 80 a 100 horas
Dificuldade estimada: 4/5 - Dificuldade Grande
Vezes que precisa jogar o game: Mais de três vezes

Considerações: Mass Effect, publicado pela Microsoft Game Studios, era um grande exclusivo do Xbox 360. Em 2012, porém, foi lançado uma versão especial da trilogia Mass Effect para Playstation 3, chamada Mass Effect Trilogy. A versão permanece fiel à versão de Xbox 360, o que veio a acrescentar bastante ao já vasto conteúdo do Playstation 3, e ainda com mais troféus para os platinadores! Mass Effect é um RPG, e, como tal, não será nada rápido ou fácil platiná-lo. Terá de fechar o game mais de três vezes, e, para isso, pode contar com pelo menos de 80 a 100 horas de jogo. Nem chega a ser algo surpreendente para um RPG, mas é um aviso para aqueles que preferem "platinas rápidas". Além disso, terá de fechar na dificuldade mais difícil, ou seja, pode esperar algum desafio por parte dessa platina, também. Os fãs da franquia irão curtir, mas, se você for um platinador casual, talvez seja melhor escolher outro game.

Dicas de procedimento: Antes de partirmos em uma caçada atrás de Saren em nome da paz universal, vale a pena se atentar para algumas recomendações úteis que lhe ajudarão a poupar horas preciosas de sua jogatina. Leia com atenção:

a) Mass Effect possui cinco modos de dificuldade ao todo, sendo que três delas estão disponíveis desde o começo: Casual, Normal e Veteran. Ao fechar o game pela primeira vez, seja no Casual, no Normal ou no Veteran, irá liberar a dificuldade Hardcore, e, ao fechar na dificuldade Hardcore, irá liberar a dificuldade Insanity. Há um troféu específico para fechar na dificuldade Insanity, o que nos leva à conclusão de que teremos de fechar no mínimo três vezes para esse troféu. De qualquer forma, a primeira jogatina será importante para liberarmos boa parte dos troféus, e ela não depende de dificuldade. Por isso, aconselho a começar jogando no Casual na primeira jogatina. Irá tornar alguns troféus bem mais fáceis. Depois, poderá jogar a segunda jogatina no Hardcore e a terceira jogatina no Insanity para conseguir os demais troféus.

b) Ao começar a jogatina, não escolha a opção Default. Escolha Custom Character, para poder definir as características de Shepard. Isso será preciso porque precisaremos escolher a classe de Shepard. Há diversas classes disponíveis, e duas delas serão imprescindíveis para que possamos platinar o game: Engineer e Adept. Apenas com essas classes teremos acesso a todos os poderes bióticos e de tech, que nos permitirão liberar alguns troféus específicos. Eu aconselho a fechar o game primeiramente com a classe Engineer. Depois que conseguir todos os troféus com a classe Engineer, poderá jogar novamente com a classe Adept apenas para conseguir os troféus restantes.

c) Não economize nos poderes. Ao jogar como Engineer, terá à sua disposição cinco poderes. Esses poderes apenas funcionam em máquinas e geths, apesar de que você pode usá-los em qualquer lugar que conta para o troféu (não precisa acertar um oponente). Você já começa com os poderes Overload e Sabotage, de forma que poderá começar a usar esses poderes já desde o início. Os outros três poderes precisam ser desbloqueados através de pontos de habilidade. Para liberar o poder Damping, terá de atribuir 4 pontos de habilidade na habilidade Electronics. Para liberar o poder Neural Shock, terá de atribuir 5 pontos de habilidade na habilidade First Aid. Para liberar o poder AI Hacking, terá de atribuir 7 pontos de habilidade na habilidade Decryption. Há um troféu que exige que use cada poder 75 vezes. Pode parecer muito, mas lembre-se que terá três jogatinas para conseguir isso, então basta se lembrar de ir usando os poderes sempre que possível. Trate de liberar esses poderes o mais rápido possível, de modo a poder ir usando-os o mais rápido que puder no decorrer das três jogatinas. Não vale pedir que outros membros do grupo usem os poderes: terá de ser Shepard a usá-los, para contar para os troféus.

d) No decorrer do game, irá conhecer seis pessoas, que serão seus companheiros de equipe. Há troféus específicos por jogar o game com cada uma dessas seis pessoas. Como só podemos ter dois por vez em nossa equipe, isso quer dizer que precisaremos fechar três vezes para conseguir o troféu dos seis personagens. Como já temos de fechar três vezes de qualquer forma, por causa dos troféus de dificuldade, então podemos aproveitar e ir fechando cada vez com uma dupla diferente. A ordem dos personagens ou quais deles usar primeiro não interfere em nada, na verdade. Mas eu recomendo, na primeira jogatina, começar fechando com Ashley e Kaidan. Na segunda jogatina, feche com Tali e Liara, e, na terceira jogatina, feche com Wrex e Garrus. Tornará alguns troféus mais fáceis assim.

e) Há troféus específicos para o uso de diversas armas. Como irá jogar na classe Engineer (por causa de alguns troféu específicos, como já foi mencionado acima), apenas terá proficiência com a pistola. Isso não lhe impede de usar outras armas, como a metralhadora, a espingarda ou o rifle sniper. Apenas torna o seu uso muito, mas muito mais difícil. A metralhadora fica mais imprecisa, por exemplo, e  rifle sniper não tem zoom de mira (o que o torna quase inútil). No entanto, terá de matar 150 inimigos com cada um dos quatro tipos de arma do game, de modo que precisará usá-las mesmo assim. Não é impossível, na verdade. Lembre-se que terá de fechar o game três vezes para isso. Aconselho que não use a pistola na primeira jogatina. Já que será na dificuldade Casual, aproveite para ir usando a metralhadora e a espingarda nos inimigos, para ir juntando contagem de mortes nessas armas. Use apenas uma arma por vez, até liberar o troféu, e só então passe para outra arma, e assim especificamente, até conseguir o troféu com todas as armas. Eu aconselho a começar pela espingarda, depois metralhadora, depois o rifle sniper e por último a pistola. Lembre-se: as mortes causadas pelos seus aliados não conta, só contam para troféus as mortes realizadas por você. Então, sempre que possível (principalmente nas primeiras jogatinas), tente deixar seus companheiros de fora dos tiroteios (ordene que eles fiquem distantes) e mate os oponentes sozinho, usando as armas que precisar para conseguir os troféus.

f) No decorrer dos diálogos com os personagens, descobrirá que há dois valores morais que são incrementados conforme as escolhas: Paragon e Renegade. Escolhas bondosas aumentam a barra de Paragon, e escolhas maldosas aumentam a barra de Renegade. Há um troféu que é liberado ao encher a barra de Paragon e outro para Renegade, ou seja, terá de encher as duas barras, mas, obviamente, um em cada jogatina. De início, aconselho a escolher apenas escolhas bondosas e encher a barra de Paragon. Deixe o Renegade para a segunda jogatina. No entanto, talvez seja confuso para aqueles que não sabem inglês identificar as escolhas boas e ruins. Mas é fácil: de modo geral, as boas escolhas ficam sempre no canto superior direito do painel de seleção. Já as escolhas ruins ficam no canto inferior direito do painel de seleção. Assim, mesmo que não saiba o que está sendo dito, poderá fazer a escolha certa.

g) Há muitas sidequests no game, chamadas de assignments. Você deve cumprir pelo menos por volta de 50 assignments para poder liberar um troféu. Como há um total de 74 assignments no game, não precisará cumprir todas para platinar o jogo. Portanto, tão logo tenha liberado os troféus relacionados a sidequests, pode deixar as demais sidequests de lado e seguir em frente com o game. Vale lembrar também que os itens colecionáveis do jogo não contam de forma alguma para qualquer troféus do game. Portanto, não perca seu tempo vasculhando os planetas em busca dos itens colecionáveis: será apenas um desperdício de seu tempo para a platina. Atenha-se apenas a fazer o mínimo de sidequests necessário.

Guia: Agora, vamos aos troféus, um de cada vez, de acordo com a ordem em que aconselhamos que sejam liberados (lembre-se, não é uma ordem obrigatória, apenas recomendada):

Shepard começa o game a bordo da nave Normandy. Ele já possui o Codex #1: Turians desde o princípio. Os codex são pedaços de informação que nos rendem um troféu. Shepard deve ir até a sala do comandante e falar com o comandante Anderson. Durante a conversa com Anderson e Nihlus, aparecerá a opção Investigate. Atenção: escolha Investigate, e então escolha a opção Protheans. Apenas assim irá conseguir o Codex #2: Protheans, que também será importante para um troféu.

Pouco depois, Shepard irá para o planeta Eden Prime. Aqui, ele conhecerá a personagem Ashley. Ao conhecer Ashley, durante a conversa com ela, escolha Investigate e então Geth, para poder liberar o Codex #3: Geth. A Ashley passará a fazer parte da sua equipe. Só uma informação: eu recomendo que mantenha Ashley em sua equipe até o final do game, fazendo dupla com Kaidan, que é o nosso primeiro companheiro. Irá conhecer outros integrantes no decorrer da aventura, mas aconselho que permaneça com Ashley e Kaidan como companheiros de equipe até o final do game. Será importante para um troféu.

Ah, e mais uma informação: em todos os diálogos com a Ashley, certifique-se de ser cordial com ela, e escolha sempre as opções bondosas de diálogo (os da parte superior direita) quando conversar com ela. Ser gentil com ela é importante para um troféu no futuro, e terá de manter relações estreitas com ela. Iremos lhe lembrar de falar com ela de tempos em tempos.

Distinguished Service Medal (Prata)
Este troféu de prata será o primeiro troféu que irá liberar no game, e justamente um troféu obrigatório. Esse troféu é liberado quando conseguir desarmar as 4 bombas de Eden Prime, cumprindo assim a primeira missão do game.

Logo em seguida, Shepard irá parar em Citadel, onde poderá conseguir diversos outros codexes. Assim que entrar em Citadel, fale com a recepcionista do local, sentada atrás do balcão. Ela irá lhe dar o Codex #4: Asari. Então, suba as escadas à direita do balcão (de frente com ele) e vá para a embaixada que fica ao lado da embaixada de Udina, e converse com o alienígena da raça volus chamado Din Korlack. Ele irá lhe fornecer o Codex #5: Volus. Aproveite e fale com Calyn, da raça elcor, para conseguir o Codex #6: Elcor. Agora, vá até Citadel's Tower. No caminho, preste atenção em uma praça, para poder ver um alienígena colorido aparentemente flutuando. É um hanar. Fale com ele para conseguir o Codex #7: Hanar. Ainda em Emporium, na parte sul deste local, há uma estação de ajuda onde pode falar com a inteligência artificial Avina. Ao falar com ela aqui na parte sul, pergunte sobre Rachni Wars para obter o Codex #8: Rachni. Vá para Citadel's Tower e encontre o Conselho. Após o Conselho terminar de falar, Anderson irá lhe dar o Codex #9: Salarian. Aqui mesmo em Citadel's Tower, descendo as escadas, fale com o alienígena chamado Chorban. Ele irá lhe dar o Codex #10: Keepers. Vá para Chora's Den e fale com Wrex. Durante a conversa, conseguirá o Codex #11: Krogan.

Pouco depois, irá recrutar mais um novo personagem, Garrus. Ele fará parte da equipe, mas não o escolha como companheiro de Shepard. Deixe Ashley e Kaidan até o final do game. Logo depois, terá a oportunidade de recrutar outra integrante, a Tali. Recrute-a, mas não a torne companheira.

Ao recrutar Tali, conseguirá o Codex #12: Quarian.

Então, recrute Wrex, mais um integrante do seu time. Mas lembre-se: escolha Ashley e Kaidan como seus companheiros.

Spectre Inductee (Bronze)
Mais um troféu obrigatório. Continue com a história do game. Em um determinado momento, Shepard será eleito Spectre. Nesse momento, liberará um troféu.

Após se tornar um Spectre, fale com Anderson e escolha a opção You worked with the Spectres. Assim, irá conseguir o Codex #13: Batarian, o último codex que falta para nossa coleção especial.

Scholar (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que conseguir os 13 codexes especiais, referentes às raças extintas, do Conselho e que não são do Conselho. Há muitos e muitos codexes que pode adquirir, mas apenas esses 13 são necessários para adquirir esse troféu. São eles: Asari, Salarian, Turian, Protheans, Rachni, Batarian, Elcor, Geth, Hanar, Keepers, Krogan, Quarian e Volus. Eu indiquei a localização de todos esses codexs no decorrer desse guia. Alguns deles só tem uma chance de serem adquiridos, e, se deixou de coletá-los, terá de fazer isso nas próximas jogatinas para conseguir o troféu. Se fez tudo certo, ele deverá ser liberado após conseguir o último desses codexs.

Sendo um Spectre, terá diversos planetas para visitar e explorar. Mas, antes de começar a navegar pelo universo, certifique-se de falar com todo mundo de Citadel. Converse com todos, pois diversas pessoas irão pedir coisas para Shepard. Você poderá iniciar algumas sidequests agora mesmo. 11 dessas sidequests poderão ser resolvidas aqui mesmo em Citadel: Asari Consort, Doctor Michel, Homecoming, Jahleed's Fears, Presidium Prophet, Reporter's Request, Rita's Sister, Scan the Keepers, Schells the Gambler, Signal Tracking, The Fan, Xeltan's Complaint e Missing Person. Também poderá ativar diversas outras sidequests que não podem ser completadas exatamente agora, já que precisarão que você explore outros planetas. Seja como for, após falar com todo mundo em Citadel e realizar o máximo de sidequests que puder, vamos começar a explorar os planetas. Comece indo para Therum, na galáxia Artemis Tau.

Search and Rescue (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Em Therum, terá de resgatar uma arqueóloga aprisionada no local, chamada Liara T'Soni. Assim que resgatá-la e fugir do planeta, esse troféu será liberado.

Liara será mais uma integrante da equipe, mas lembre-se de manter Ashley e Kaidan como seus companheiros.

Após terminar o planeta Therum, ainda dentro da nave Normandy, desça para o andar inferior, e vá para a garagem. Poderá conversar com diversos personagens aqui, assim como comprar itens, mas o nosso foco é conversar com a Ashley. Precisamos estreitar relações com ela, para conseguirmos um troféu com ela. Converse com ela e lembre-se de ser gentil e bondoso nas respostas. Após o diálogo, vamos seguir em frente com o game.

Agora, vá para o planeta Feros. Enquanto realiza as missões principais desse planeta, certifique-se de realizar as 5 sidequests presentes nesse planeta: Geth in the Tunnels, Varren Meat, Power Cells, Water Restoration e Data Recovery.

Medal of Heroism (Prata)
Mais um troféu obrigatório. Esse troféu de prata será liberado assim que conseguir completar o planeta Feros.

Após completar Feros, mais uma vez volte para a garagem de Normandy e fale com a Ashley. Terá um novo diálogo com ela, e seja gentil e cordial como antes. Será importante para um troféu no futuro.

Depois, vá para NoveriaEnquanto realiza as missões principais desse planeta, certifique-se de realizar as 2 sidequests presentes nesse planeta: Smuggling e Espionage.

Shotgun Expert (Bronze)
Esse troféu é liberado quando matar 150 inimigos usando a espingarda. Se seguiu minha recomendação e veio usando a espingarda em todos os oponentes no decorrer do game até aqui, então já deverá ter alcançado esse montante a essa altura. Senão, deverá faltar bem pouco para isso.

Assim que matar 150 oponentes usando a espingarda, passe a usar a metralhadora nos oponentes. Vamos agora começar a trabalhar no troféu de 150 mortes da metralhadora.

Rich (Prata)
Esse troféu de prata será liberado quando conseguir acumular 1.000.000 em créditos. Parece ser algo realmente complicado de início, mas, acredite, é muito fácil. Conseguir dinheiro é realmente raro no começo do game, mas vai se tornando cada vez mais comum conforme se avança. Vale lembrar que sempre irá conseguir muitas armas, itens e upgrades nas fases, através de baús ou com inimigos derrotados. E as peças inúteis e sobressalentes podem ser vendidas nas lojas por boas quantias. Como ganhará muita coisa, não demorará muito para conseguir uma fortuna pessoal. Com o tempo, 1 milhão já não será nada para você, e, quando menos esperar, já estará no limite de 9.999.999 créditos na conta. Se não conseguir esse montante agora, tenha paciência e em breve irá conseguir.


Honorarium of Corporate Service (Prata)
Mais um troféu obrigatório. Esse troféu de prata será liberado assim que conseguir completar o planeta Noveria.

Após concluir Noveria, volte a falar com Ashley na garagem de Normandy. Assim como das outras vezes, seja gentil e bondoso nas respostas. Depois, poderemos continuar com o jogo.

Após Noveriao game irá lhe indicar para ir para Virmire. Porém, não vá para Virmire! Não ainda. Há muita coisa para se fazer antes, e muitos troféus para adquirirmos nesse meio tempo. Vamos lá!

Para realizar algumas sidequests, terá de explorar diversos planetas presentes nas galáxias do mundo. Em praticamente todos os planetas haverá algo para se fazer, relacionado a uma sidequest. Ao ter conversado com todo mundo em Citadel, então deverá ter diversas sidequests pendentes por aí.

Comece indo para o asteroide X57.

Medal of Exploration (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que aterrissar em algum planeta desconhecido. Qualquer planeta ou asteroide do game que não seja um dos principais e obrigatórios é considerado pelo game como desconhecido, então, assim que pousar em qualquer um deles, esse troféu será liberado.


Colonial Savior (Prata)
Esse troféu de prata é opcional, na verdade. Apesar do asteroide X-57 aparecer no mapa de galáxias como sendo um ponto de importância e um dos principais a se comparecer, ele não é obrigatório para a aventura, de modo que pode fechar o game sem completá-lo. No entanto, ao completar as missões aqui no asteroide X-57, esse troféu será liberado.

Aproveitando que está aqui no asteroide X-57, há mais 3 sidequests que poderá realizar aqui: Avoid the Blasting Caps, Missing Engineers e Bring Down the Sky.

Bem, agora vamos explorar o restante dos planetas, enquanto fazemos o máximo de sidequests possíveis. Lembre-se: não é necessário perder tempo com itens colecionáveis: as sidequests de itens colecionáveis não contam para os troféus, de modo que é totalmente dispensável perder tempo coletando itens a esmo pelos planetas. Faça apenas aquilo que tem de fazer (as sidequests) e vá embora.

Caso tenha dúvidas, as sidequests que poderá realizar agora são 24: Hostile Takeover, Dead Scientists, Geth Incursions, Privateers, ExoGeni Facility, Asari Diplomacy, Colony of the Dead, Espionage Probe, Major Kyle, Listening Post Alpha, Listening Post Theta, Depot Sigma-23, Derelict Freighter, Distress Call, Missing Marines, Cerberus, Hades' Dogs, Hostage, Lost Freighter, Lost Module, Missing Survey Team, Rogue VI, Family Armor e Tali and the Geth. Completando essas sidequests, irá liberar alguns troféus importantes. Vamos a eles:

Completionist (Prata)
Esse troféu de prata é liberado quando fizer mais da metade das missões do game. Não há um número exato de missões que configura "metade do game", na verdade. Já que essa soma é feita integrando missões obrigatórias e sidequests, então é bom realizar a contagem após realizar a maioria das missões obrigatórias. Por isso, indiquei que completasse Feros, Noveria e Therum antes de começar a realizar sidequests. Assim, terá uma noção básica de quanto é "metade do game". Há um total de 88 missões no jogo, sendo que apenas cerca de 80 valem para o troféu (exclui-se sidequests restritivas para algumas classes, e as sidequests de itens colecionáveis). Desses 80, só precisará fazer de 45 a 50 para conseguir o troféu. E, desses 50, 26 são obrigatórios, ou seja, terá de fazer de qualquer jeito para fechar o game. Portanto, só precisa fazer em torno de 20 a 25 sidequests. Não são todos. Portanto, não é necessário perder tempo: assim que esse troféu for liberado, não precisa mais se preocupar com sidequests, e poderá continuar com a história do game, ignorando as sidequests restantes sem problemas.

Soldier Ally (Bronze)
Esse troféu é liberado quando conseguir completar a maioria das missões do jogo tendo a Ashley como companheira de equipe. E aí está o motivo pelo qual eu indiquei no início do guia que mantivesse a Ashley e o Kaidan como seus companheiros de equipe desde o princípio do game. Se seguiu minha recomendação, então deverá conseguir esse troféu juntamente com o troféu anterior. Para isso, basta ter mantido a Ashley como sua companheira no decorrer de todas as missões obrigatórias e sidequests.

Sentinel Ally (Bronze)
Da mesma forma como o troféu anterior, esse será liberado quando completar mais da metade das missões do game com o Kaidan como companheiro. Se seguiu minha recomendação inicial e deixou o Kaidan como seu companheiro desde o começo do game, então esse troféu deverá ser liberado ao mesmo tempo em que o troféu anterior, já que os dois estão presentes nas missões ao mesmo tempo.

A partir desse momento, você não é mais obrigado a continuar com Ashley e Kaidan como companheiros. Pode continuar, se quiser, já que não fará qualquer diferença para outro troféu. Apenas não precisa mais se prender a Ashley ou a Kaidan, pode escolher os companheiros que preferir até o final do game.

Alguns outros troféus também deverão ser liberados nesse meio tempo:

Geth Hunter (Bronze)
Esse troféu é liberado quando matar 250 inimigos do tipo sintético, ou seja, os geths. Geths são os inimigos mais comuns do jogo. São as máquinas com inteligência artificial que encontra direto desde o começo do game. Assim que matar 250 delas, esse troféu será liberado.

Dog of War (Bronze)
Da mesma forma que o troféu anterior, esse aqui é liberado quando matar 250 inimigos do tipo orgânico. Orgânicos são tudo aquilo que não são sintéticos. Ou seja, os seres propriamente ditos, e não máquinas. Isso inclui humanos, asaris, krogans e turians, enfim, todos os seres vivos que enfrenta de tempos em tempos no game. Assim que conseguir matar 150 orgânicos, esse troféu será liberado.

Paragon (Bronze)
Esse troféu será liberado quando conseguir completar 75% dos pontos de Paragon. Se você veio tomando sempre as boas decisões nos diálogos (as decisões no canto superior direito são sempre as melhores possíveis), e se veio usando pontos de habilidade na habilidade Charm, a qual possibilita decisões ainda melhores, então já deverá ter enchido a barra de Paragon a essa altura. Assim que completar 75% de Paragon, esse troféu será liberado. Simples assim.

Bom, após conseguir esses troféus, poderemos parar com as sidequests e seguirmos em frente com o game, para fechar logo o jogo e deixar a primeira jogatina para trás. Vamos para Virmire.


Em Virmire, siga em frente e, após o trecho em que tem de usar o Mako, chegará a um campo de concentração militar. Aqui, haverá um tenso conflito com o personagem Wrex, e caberá a Shepard fazer as pazes com ele. Essa parte pode nos render um troféu:

Charismatic (Bronze)
Esse troféu é liberado se usar opções de diálogo Charm ou Intimidate para resolver uma situação difícil. Há duas situações difíceis no game, sendo que a primeira se passa exatamente aqui em Virmire, mais precisamente nesse diálogo com Wrex. Caso tenha feito como foi informado no início desse guia, então já deverá ter atribuído alguns pontos de habilidade na habilidade Charm. Para aparecer a opção de diálogo azul, precisará ter atribuído no mínimo 8 pontos de habilidade em Charm. Então, poderá escolher a opção de diálogo azul, ganhar vários pontos de Paragon e ainda liberar esse troféu.

No decorrer de Virmire, acontecerá uma cena e terá de decidir entre a vida de Ashley e a vida de Kaidan. Para que possamos conseguir um troféu no futuro, é imprescindível que opte pela vida de Ashley, e deixe que Kaidan morra. Não há como salvar os dois, e a Ashley será necessária para um troféu. Você pode selecionar um outro personagem para substituir o Kaidan para o decorrer do game, claro.

Council Legion of Merit (Prata)
Mais um troféu obrigatório. Esse troféu de prata será liberado assim que completar Virmire.

Após completar Virmire, o grupo irá parar automaticamente de volta a Citadel. Também irá presenciar um diálogo especial com a Ashley, no qual ela afirma sentir ciúmes de Liara. Quando ela perguntar se você prefere ela ou Liara, escolha a Ashley. Isso será importante para um troféu no futuro.

Após continuar um pouco com a história, em Citadel, será a hora de ir para Ilos. Após conseguir fugir de Citadel, em seu caminho para Ilos, verá uma cena. Caso Shepard e Ashley tenham se aproximado no decorrer do game (isso se deve ao fato de ter ido conversar com a Ashley entre as missões principais, pelo menos uma vez após cada planeta obrigatório visitado), então eles terão um momento a mais de intimidade antes de chegarem a Ilos. E isso nos leva a um troféu:

Paramour (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que tiver uma cena de romance com algum personagem. Se seguiu o guia até aqui, então deverá ter criado um vínculo mais próximo entre Shepard e Ashley, através de conversas opcionais e tal. Se fez tudo corretamente, na viagem até o planeta Ilos, eles terão uma noite de sexo, e, com isso, irá conseguir esse troféu.

Uma vez em Ilos, apenas siga em frente com o game até fechar o jogo de uma vez por todas.

Medal of Honor (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado assim que fechar o game em qualquer nível de dificuldade. Se seguiu o nosso guia, então deverá ter fechado na dificuldade Casual. Assim que fechar o game, o primeiro troféu de ouro do game será liberado.


Tactician (Prata)
Esse troféu de prata será liberado caso consiga ter fechado o game tendo tomado mais dano de escudo do que dano de vida no decorrer da jogatina. Na dificuldade Casual, realmente é bem simples de se fazer. Basta evitar tomar muito dano na vida, procurar estar sempre com o escudo cheio e não tomar muito dano de corpo para conseguir liberar o troféu. Ele deverá ser liberado mesmo que não tenha se preocupado com isso, pois no modo Casual é quase obrigatório ter tomado menos dano de vida do que de escudo. Porém, se ele não foi liberado, tente ser mais cauteloso nas próximas jogatinas.

Bem, aqui foi a nossa primeira jogatina. Faltam duas jogatinas pela frente, no mínimo. Mas não vamos recomeçar completamente do zero: iremos dar continuidade ao save anterior, porém, do início da história. Para isso, escolha Start New Career e então Select Existing ID. Escolha o seu save que manteve ao fechar o game, e então poderá recomeçar o game continuando de onde parou, com o mesmo nível, os mesmos itens, armas, upgrades e tudo o mais. Isso tornará as nossas jogatinas muito mais fáceis.

Após fechar o game pela primeira vez, mesmo que seja na dificuldade Casual, irá liberar a dificuldade Hardcore. E agora teremos de jogar a segunda jogatina na dificuldade Hardcore, de modo a conseguirmos liberar um troféu. Portanto, logo no começo da segunda jogatina, abra o menu de pausa e escolha Options. Escolha Gameplay, e então poderá alterar o Combat Difficulty. Escolha Hardcore, então Confirm Selections. Não poderá alterar a dificuldade até o final do game. A única coisa que muda nessa dificuldade é que os inimigos demoram mais para morrer e causam mais dano. Mas, como já estamos com armaduras e armas desenvolvidas da jogatina anterior, mal deverá sentir essa dificuldade mais elevada.

Ah, algumas alterações devem ser feitas nessa segunda jogatina, de modo a conseguirmos a maior economia de tempo possível. Na jogatina passada, deve ter acumulado pontos de Paragon para o troféu Paragon. Desta vez, teremos de acumular pontos de Renegade para mais um troféu. Portanto, nos diálogos, ao invés de escolher as opções do canto superior direito, que são as "boas opções", escolha as opções do canto inferior direito, que são as "opções ruins". Assim, irá construindo uma fama negativa para Shepard.

Na jogatina anterior, deve ter mantido a Ashley e o Kaidan como companheiros no decorrer de todo o game. Dessa vez, terá de optar por outros dois companheiros, de modo a conseguir outros dois troféus, e eu recomendo que use Liara e Tali'Zorah. A Tali será convocada para o grupo normalmente logo no começo do game, ainda em Citadel. Porém, de modo a conseguir o troféu da Liara, é preciso se atentar a alguns detalhes que explicarei a seguir:

Para conseguir o troféu de Liara, é preciso usá-la no decorrer de mais da metade de todas as missões do game. Isso quer dizer que temos de recrutá-la o quanto antes, de modo a poder conseguir esse troféu o mais rápido possível. De modo que isso seja possível, evite fazer qualquer sidequest até recrutar a Liara. Evite conversar com personagens do game (para não ativar sidequests), evite fazer qualquer coisa não necessária, até recrutar a Liara. Vou detalhar o que precisa ser feito:

Após conversar com Udina, vá para Chora's Den e fale com Harkin. Depois, vá para Medical Clinic e recrute Garrus. Vá para C-Sec e recrute Wrex. Volte para Chora's Den e mate Fist. Vá para Wards e recrute Tali. Torne-se Spectre e então saia de Citadel, indo direto para Therum. Salve Liara e coloque-a no seu grupo, junto com a Tali. Agora, com os dois personagens no seu grupo, volte para Citadel e faça as sidequests normalmente, depois siga com o game da mesma forma que fez na primeira jogatina.

Ah, mais uma coisa. Na jogatina passada, deverá ter adquirido o troféu Shotgun Expert, de 150 mortes usando a espingarda. De lá para cá, deverá ter usado a metralhadora. Pois bem, continue usando no decorrer dessa jogatina, e em breve deverá conseguir liberar esse troféu:

Assault Rifle Expert (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que conseguir matar 150 oponentes com o Assault Rifle, a metralhadora do game. Se veio usando a metralhadora desde que conseguiu o troféu Shotgun Expert, na jogatina anterior, então deverá chegar a essa quantia aqui na segunda jogatina.

Após conseguir esse troféu, recomendo que comece a usar o Sniper Rifle. Sendo da classe Engineer, será realmente difícil de se usar o Sniper Rifle, pois ele é completamente instável e impreciso quando não se tem proficiência nessa arma. Nem mesmo será possível usar a visão especial nessa classe. Porém, ainda poderá conseguir algumas mortes com ela se tiver paciência. A melhor forma e usar o upgrade que torna o disparo dessa arma mortal. Então, corra na direção dos oponentes, agache-se para aumentar a precisão, e dispare na direção dos oponentes. Repita isso até matar os oponentes. Mesmo que vá matando de pouco a pouco, cada morte irá contar para o troféu de 150 mortes com o Sniper Rifle. Basta ter paciência.

No decorrer desta segunda jogatina, irá liberar os seguintes troféus:


Power Gamer (Bronze)
Esse troféu será liberado quando conseguir chegar ao nível 50 com Shepard  Ao terminar a primeira jogatina, deverá já ter chegado ao nível 47, ou 48, algo próximo ao nível 50 (a menos que tenha feito todas as sidequests, o que não era necessário e nem mesmo recomendado, pois seria um desperdício de tempo. Se fez todas as sidequests, deverá ter conseguido chegar ao nível 50 ainda na primeira jogatina). Seja como for, chegando ao nível 50, o troféu será liberado.

Quarian Ally (Bronze)
Esse troféu é liberado quando conseguir completar a maioria das missões do jogo tendo a Tali como companheira de equipe. Da mesma forma como eu recomendei que, na primeira jogatina, tivesse a Ashley e o Kaidan como companheiros, dessa vez recomendei que tivesse a Tali e a Liara. Se fez tudo certo, esse troféu será liberado quando completar a maioria das missões e sidequests do game.

Asari Ally (Bronze)
Da mesma forma que o troféu anterior, esse será liberado assim que conseguir completar a maioria das missões do jogo com a Liara como companheira. É preciso que tenha se atentado às minhas informações anteriores, sobre como conseguir a Liara rapidamente e só depois começar a realizar as missões adicionais e as sidequests. Se fez tudo corretamente, então esse troféu deverá ser liberado pouco depois do troféu anterior (eles não serão liberados ao mesmo tempo, porque irá fazer algumas missões obrigatórias com a Tali na equipe antes de conseguir recrutar a Liara, de modo que conseguirá o total de maioria de missões com a Tali antes de conseguir com a Liara).

Também deverá conseguir os seguintes troféus:

Renegade (Bronze)
Esse troféu será liberado quando conseguir acumular 75% de pontos de Renegade. Se veio acumulando pontos de Renegade tomando decisões maléficas nos diálogos e missões do game até aqui, durante essa segunda jogatina, então deverá conseguir esse troféu.

First Aid Specialist (Bronze)
Esse troféu será liberado quando tiver usado 150 medi-gels. Medi-gel é o único item de cura no jogo, então deverá usar muitos medi-gels no decorrer do game. Deverá ter usado muitos na jogatina passada, e agora, como está na dificuldade Hardcore, deverá tomar mais dano e se curar mais vezes. São três jogatinas, e a contagem é acumulativa, ou seja, se não conseguiu esse troféu ainda, com certeza irá adquiri-lo até o final da terceira jogatina. Ele será liberado mais cedo ou mais tarde.

Talvez ainda consiga mais esse troféu:

Sniper Expert (Bronze)
Esse troféu exige que tenha matado 150 oponentes usando o Sniper Rifle. É completamente difícil usar o Sniper Rifle sem ter proficiência, mas há algumas dicas que podem lhe ajudar. Eu indiquei essas dicas mais acima, e, se as seguiu inteiramente, então deverá ter conseguido um bom número de mortes nessa segunda jogatina. Ao completar 150 mortes, o troféu será liberado.

Agora, use a pistola mesmo como sua arma. A classe Engineer possui proficiência na pistola, de modo que essa arma será muito mais prática e útil do que todas as outras armas usadas até então. Aproveite para se acostumar com ela, pois eu aconselho que use essa arma amplamente, inclusive na próxima jogatina.

De qualquer forma, agora é só seguir com o game até o final.


Long Service Medal (Prata)
Esse troféu de prata é liberado ao se fechar o jogo duas vezes.

Distinguished Combat Medal (Prata)
Por sua vez, esse troféu de prata será liberado ao conseguir fechar o game na dificuldade Hardcore. Portanto, se jogou a segunda jogatina na dificuldade Hardcore, como informei nesse guia, então deverá liberar esses dois troféus ao mesmo tempo.

Bem, agora vamos para a terceira jogatina da vez. Novamente, escolha recomeçar usando um save já feito, e dê continuidade ao save da jogatina anterior. Após fechar o game na dificuldade Hardcore, irá desbloquear a dificuldade Insanity, que é a mais difícil do game. E há um troféu relacionado a essa dificuldade também. Portanto, mude para essa dificuldade logo no começo e vamos em frente.

Como a grande maioria dos troféus já foi adquirida, restará poucos troféus para se importar aqui nessa terceira jogatina. Quanto aos companheiros de Shepard  use os dois últimos restantes: Wrex e Garrus. Já que só falta eles, recrute-os logo no começo do game, em Citadel, e então vá usando-os no decorrer de todo o game. Os seguintes troféus deverão ser liberados nessa jogatina:

Pistol Expert (Bronze)
Esse troféu será liberado quando conseguir acumular 150 mortes com a pistola. É a única arma do game em que o personagem é proficiente na classe Engineer, de modo que ela é a mais útil de se usar. Por ser tão útil e versátil, é por isso que a reservei por último: para que possa usá-la aqui na dificuldade Insanity, que é a mais difícil do game. Após ter feito 150 mortes com todas as outras armas, ela é só o que nos resta, portanto, use-a à vontade nessa jogatina e o troféu será liberado mais cedo ou mais tarde.

Após liberar todos os troféus relacionados a arma, pode se sentir tranquilo para escolher a arma que quiser usar. A pistola é a única arma realmente útil na classe Engineer, mas pode ser que você se sinta mais confortável usando a espingarda ou a metralhadora. Seja como for, use a arma de sua preferência.

Extreme Power Gamer (Prata)
Esse troféu de prata será liberado quando conseguir alcançar o nível 60 com Shepard  Esse é o nível mais alto do game, é o último do qual pode chegar. Não é fácil chegar nesse nível, pois a quantidade de experiência necessária é realmente bem alta, mas, no decorrer de três jogatinas acumuladas, deverá conseguir chegar a esse nível com relativa facilidade. Não é preciso farmar experiência e nem nada do tipo: apenas faça aquilo que é necessário para conseguir os outros troféus, que esse troféu virá naturalmente.

Ah, vamos aproveitar essa jogatina para tirar alguns troféus mais chatos de nosso caminho. Há alguns troféus que são relacionados a um determinado número de poderes usados pelo seu personagem. Assim como foi informado no início desse guia, eu recomendei que usasse o maior número de poderes especiais que pudesse. Afinal de contas, eles são muito úteis e infinitos. Há diversos poderes à sua disposições, e, conforme foi evoluindo as habilidades do seu personagem, deve ter ganhado alguns poderes novos.

Você já começa com os poderes Overload e Sabotage, de forma que poderá começar a usar esses poderes já desde o início. Os outros três poderes precisam ser desbloqueados através de pontos de habilidade. Para liberar o poder Damping, terá de atribuir 4 pontos de habilidade na habilidade Electronics. Para liberar o poder Neural Shock, terá de atribuir 5 pontos de habilidade na habilidade First Aid. Para liberar o poder AI Hacking, terá de atribuir 7 pontos de habilidade na habilidade Decryption.

Pois bem, agora vamos aos troféus. Os troféus exigem que Shepard se cada poder 75 vezes. Se você veio usando exaustivamente cada um desses poderes no decorrer das últimas duas jogatinas, então já deverá até ter preenchido essa quantia a essa altura. Porém, se não usou 75 vezes algum desses poderes até aqui, saiba que terá de fazer isso agora, pois essa é a terceira e última jogatina que faremos com a classe Engineer. Após liberar esses poderes, poderá usá-los em qualquer coisa ou lugar (não precisa ser necessariamente em um oponente), com exceção do poder AI Hacking, que precisa ser realizado em um oponente para contar. Basta ir usando AI Hacking várias vezes. Já o poder Neural Shock precisa de um alvo (não pode ser lançado no vazio), mas qualquer coisa serve como alvo. A própria nave Mako vale como alvo para o Neural Shock. Bem, vamos aos troféus:

Sabotage Specialist (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que usar o poder Sabotage 75 vezes.

Overload Specialist (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que usar o poder Overload 75 vezes.

Damping Specialist (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que usar o poder Damping 75 vezes.

AI Hacking Specialist (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que usar o poder AI Hacking 75 vezes. Diferentemente dos poderes mencionados anteriormente, esse depende de um oponente como alvo para contar, de modo que terá de usá-lo em combate. Como ele só funciona em geths, aproveite os geths que encontrará no decorrer da terceira jogatina para ir usando exaustivamente esse poder, até conseguir o troféu.

Neural Shock Specialist (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que usar o poder Neural Shock 75 vezes. Coo foi dito anteriormente, esse poder precisa de um alvo para contar, mas, como tudo conta como alvo, não haverá problemas. Para evitar dúvidas, use o Mako como alvo, caso esteja carente de alvos em combate.

Bem, não poderia faltar, claro, conseguirá também os troféus relacionados aos seus companheiros:

Krogan Ally (Bronze)
Esse troféu é liberado quando conseguir completar a maioria das missões do jogo tendo o Wrex como companheiro de equipe. Já deverá estar habituado ao procedimento: mantenha Wrex na equipe o tempo todo, no decorrer de todo o game, e, após realizar mais da metade das missões e sidequests do game, esse troféu deverá ser liberado.

Turian Ally (Bronze)
Esse troféu é liberado quando conseguir completar a maioria das missões do jogo tendo o Garrus como companheiro de equipe. Mesma coisa do troféu anterior.

Bem, após liberar todos esses troféus, não precisará mais se preocupar com troféus nessa jogatina. Apenas siga em frente com o game e feche o jogo.

Medal of Valor (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado assim que fechar o game na dificuldade Insanity. Se seguiu nosso guia, então deverá ter definido a dificuldade da terceira jogatina como Insanity. Sendo assim, ao fechar o game nessa dificuldade, esse troféu deverá ter sido liberado.

Bem, agora que as três jogatinas principais já foram, falta ainda mais uma jogatina. Calma, não será preciso fechar o game pela quarta vez. Porém, há alguns troféus pendentes que teremos de conseguir, mas eles exigem que você seja da classe Adept. Ou seja, teremos de iniciar uma nova jogatina simplesmente porque temos de ser da classe Adept. Vamos lá. Escolha Start New Career, então escolha Enter New ID e escolha a classe Adept. Todos os outros dados são completamente irrelevantes. Até mesmo a dificuldade é irrelevante: pode colocar no Casual novamente, se quiser. A ideia é apenas usar os poderes mesmo, então todo o restante não fará diferença.

Sendo da classe Adept, Shepard terá três poderes disponíveis logo de cara: Throw, Warp e Barrier. Cada um deles precisará ser usado 75 vezes para conseguir alguns troféus. Há ainda outros três poderes, mas eles precisam ser liberados usando pontos de habilidade que irá adquirir conforme for acumulando experiência e passando de nível. Por ora, a princípio, vá usando esses três poderes o maior número de vezes que puder enquanto segue em frente pelo planeta Eden Prime. Não é necessário ficar parado em Eden Prime apenas para isso, no entanto. Vá seguindo em frente e usando os poderes.

Para liberar o poder Stasis, será preciso investir 4 pontos de habilidade na habilidade Barrier. Mesmo assim, ele só estará disponível a partir do nível 3. Para liberar o poder Lift, será preciso investir 6 pontos de habilidade na habilidade Throw. Isso só será possível a partir do nível 5. Por fim, para liberar o poder Singularity, será preciso investir 7 pontos de habilidade na habilidade Warp, o que só será possível a partir do nível 7. Sendo assim, é possível entender que precisará chegar pelo menos ao nível 7, para que seja capaz de conseguir todos os poderes necessários. Ao terminar Eden Prime, vá fazendo as missões principais de Citadel. Chegando ao momento em que Shepard se torna um Spectre, ele já deverá conseguir chegar ao nível 7, de modo que poderá investir todos os pontos de habilidade na aquisição dos novos poderes.

Tendo todos os seis poderes disponibilizados, só falta a parte mais simples e mais demora: usar cada um desses poderes 75 vezes. Você pode usá-los aqui mesmo, em Citadel. Basta ter um alvo específico em mente. A placa de Citadel Rapid Transit serve perfeitamente como um alvo. Portanto, só o que precisa fazer agora é ficar parado diante da placa e ir usando todos os poderes na placa, um de cada vez. Então, após usar todos os seis poderes, espere que eles recarreguem e use de novo. Repita isso algo em torno de 75 vezes, e de pouco em pouco irá perceber os troféus sendo liberados. Vamos a eles:

Throw Mastery (Bronze)
Esse troféu será liberado quando usar o poder Throw 75 vezes.

Warp Mastery (Bronze)
Esse troféu será liberado quando usar o poder Warp 75 vezes.

Barrier Mastery (Bronze)
Esse troféu será liberado quando usar o poder Barrier 75 vezes.

Stasis Mastery (Bronze)
Esse troféu será liberado quando usar o poder Stasis 75 vezes.

Lift Mastery (Bronze)
Esse troféu será liberado quando usar o poder Lift 75 vezes.

Singularity Mastery (Bronze)

Esse troféu será liberado quando usar o poder Singularity 75 vezes.

N7 Elite (Platina)
Bem, e é isso! Assim que conseguir concluir todos esses troféus da classe Adept, não deverá faltar mais nenhum troféu para a nossa coleção. E, sendo assim, será liberado também esse nosso tão aguardado e esperado troféu de platina. Parabéns, você platinou Mass Effect!

E então? Esse guia lhe foi útil? Comente o que acha, e nos indique um game para a seção Platinando!
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário