sexta-feira, 27 de junho de 2014

Platinando Remember Me

Este é o nosso guia de como platinar Remember Me, lançado em 2013 pela Capcom para Playstation 3, Xbox 360 e PC.

File:Remember Me (Capcom game - cover art).jpg

Você ainda não platinou esse game e está tendo dificuldades? Tudo bem. Nós podemos lhe ajudar! Confira nosso guia Platinando Remember Me:

REMEMBER ME

Ficha técnica:

Troféus de bronze: 43
Troféus de prata: 4
Troféus de ouro: 3
Troféus de platina: 1
Total de troféus: 51
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 15 a 20 horas
Dificuldade estimada: 2/5 - Dificuldade Mediana
Vezes que precisa jogar o game: Apenas uma

Considerações: Remember Me é um game que decepcionou muitos jogadores que esperavam mais dele, mas que sem dúvida não irá decepcionar os platinadores. O jogo é bem simples e fácil de se platinar, sem troféus online e sem dor de cabeça. Recomendo imensamente que tentem platiná-lo, pois há poucos troféus que sejam realmente complicados, a grande maioria virá de forma fácil e quase natural, e, pelo fato do jogo não ser muito longo e nem difícil (mesmo jogando no modo mais difícil), não tem desculpa para não incluir o seu troféu de platina em sua coleção. Vamos lá!

Dicas de procedimento: Antes de lutarmos pela liberdade das memórias de Neo-Paris, vale a pena se atentar para algumas recomendações úteis que lhe ajudarão a poupar horas preciosas de sua jogatina. Leia com atenção:


a) Há três dificuldades de jogo em Remember Me, todas disponíveis desde o começo: Script Kiddie, Errorist Agent e Memory Hunter Elite. Há um troféu relacionado a cada dificuldade do game. Desta forma, será preciso fechar o jogo pelo menos uma vez na dificuldade mais difícil (no caso, a Memory Hunter) para platinar. Sendo assim, para economizar tempo, aconselho que feche o game logo na primeira vez na dificuldade Memory Hunter. Não se preocupe: mesmo a dificuldade mais complicada do game não será nada difícil, com a tática certa. Acredite: o jogo é bem fácil. Poderá conseguir todos os troféus na dificuldade Memory Hunter, e, mesmo aqueles que não conseguir, poderão ser adquiridos rapidamente apenas voltando ao capítulo desejado. Economizará um bom tempo de jogo se fechar logo de cara no Memory Hunter, e, por não ser lá tão difícil, recomendo que faça isso.

b) É preciso se atentar a um detalhe quanto a itens colecionáveis. Em todos os episódios, irá encontrar diversos itens colecionáveis à disposição. Eu indicarei no guia vídeos que mostram a localização exata de todos os itens colecionáveis. A questão é que, caso você morra, todos os itens colecionáveis coletados após o último checkpoint estarão perdidos. E isso é algo em que precisa prestar bastante atenção: ao coletar um item colecionável, lembre-se que, caso morra antes de ter dado um checkpoint, terá de coletar os itens colecionáveis de novo, eles estarão de volta ao seu local original. Então, terá de pegá-los novamente, ou, caso contrário, eles não contarão no total e terá de voltar mais tarde para pegá-lo. Não se esqueça disso.

Guia: Agora, vamos aos troféus, um de cada vez, de acordo com a ordem em que aconselhamos que sejam liberados (lembre-se, não é uma ordem obrigatória, apenas recomendada):

Prologue – Rebirth / Reboot

Não há itens colecionáveis a serem adquiridos no Prologue.

Apenas siga em frente com o game.

Dead Man’s Chest (Bronze)
Esse será o primeiro troféu que irá liberar! Trata-se de um troféu obrigatório, e irá liberá-lo assim que concluir o prólogo do jogo.

Episode 1 – Low Life / Low Tech

Em Episode 1, há 6 Mnesist Memories e 5 SAT Patches. Para saber a localização de cada um dos itens colecionáveis desse episódio, assista o vídeo abaixo:


Atenção! Há um troféu não-obrigatório que poderá adquirir nesse episódio. Vamos a ele:

You Missed Me (Bronze)
No decorrer do Episode 1, irá encontrar seu primeiro Skinner. Skinners são os inimigos grandalhões que vêm correndo na sua direção, tentando lhe derrubar. Pois bem. Para liberar esse troféu, tudo o que precisa fazer é desviar o ataque carregado do Skinner 5 vezes consecutivas. Quando ele for dar o ataque carregado, que é o ataque de corrida, aparecerá um aviso em sua cabeça. Nesse momento, esquive-se para o lado pressionando X. Seja rápido e ele não irá lhe atingir. Não é difícil se esquivar, mesmo na dificuldade Memory Hunter. Não o bata, não faça nada, apenas esquive-se dos golpes carregados dele cinco vezes seguidas, e, fazendo isso, esse troféu será liberado. Depois de conseguir esse troféu, pode matá-lo normalmente.

Por fim, ao final desse episódio, irá passar pelo primeiro momento de Memory Remix do jogo. Nesses momentos, Nilin estará dentro das memórias de outras pessoas, e precisa mudar o ocorrido de modo a reescrever o que houve. Pois bem, mais importante do que isso, há alguns troféus relacionados a esses momentos em específico, e, para conseguir liberá-los, terá de fazer exatamente como eu vou informar aqui. Você deve girar o manípulo esquerdo em sentido anti-horário até ver pontos de interação do qual pode alterar. A questão é que você deve alterar todos os pontos de todos os Memory Remixes do game, para um troféu, só que alguns pontos farão a história continuar antes que possamos ter alterado todos os pontos. Eu irei indicar os pontos que deve alterar na ordem em que deve alterar, de modo a tanto conseguir alterar todos os pontos como ainda conseguir cumprir os objetivos de todos os Memory Remixes. Vamos para esse primeiro Memory Remix:

Aqui, há um total de seis pontos onde poderá fazer alterações: as amarras do homem, a máscara de anestésicos, o fluxo de memória, a máquina de ping, o carrinho e as cápsulas da máquina. Eles aparecem nessa exata ordem, indo do final para o começo da cena. Como eu disse, há um troféu no game que exige que você altere todos os elementos possíveis, mas não precisa mantê-los alterados. Ou seja, altere cada um dos elementos, e então volte e coloque-os de volta ao normal. Esqueça isso, por enquanto. Primeiro, vamos a um troféu:

You Talkin’ To Me? (Bronze)
Para liberar esse troféu, o homem amarrado terá de conversar com Olga. E isso é bem simples. Certifique-se de que todos os elementos estejam inalterados, então altere apenas um: a máscara de anestésicos. Retirando a máscara do homem, ele irá conversar com Olga. Dentro de instantes, o troféu será liberado.

Mas não é só isso! Há um outro troféu no game que envolve que você desencadeie um Memory Bug, ou seja, algo que cause a morte da pessoa que está tendo as lembranças, em todos os Memory Remixes. Eu irei informar como alcançar todos os momentos irreversíveis. No caso desse primeiro Memory Remix, só o que tem que fazer é alterar o fluxo de memória, mais nada. Altere o fluxo de memória e então assista a cena até o final. Olga irá morrer. Só que, como é ela que está tendo as lembranças, ela não poderá morrer, então terá de voltar e fazer outra série de ações. Mas só de aparecer o aviso “você conseguiu um Memory Bug” já será suficiente para um troféu no futuro, então, não deixe de conseguir isso.

Por fim, agora só temos de alterar todos os elementos (menos o fluxo de memória, que matará Olga, mas já foi alterado uma vez) para outro troféu. Primeiro, vá até o final da cena sem ter alterado nenhum elemento. Então, vá voltando e alterando os objetos na seguinte ordem: as cápsulas da máquina, a maca, a máquina de ping, a máscara de anestésicos, e, por fim, as amarras da cama. Fazendo isso, irá usar todos os elementos (menos o fluxo de memória) e encerrar o episódio.

Medical Malpractice (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que concluir com sucesso o Memory Remix do Episode 1.

Por fim, irá liberar o seguinte troféu:

Forged Alliance (Bronze)
Mais um troféu obrigatório. Esse será liberado assim que concluir o Episode 1.

Episode 2 - Macrowave

Em Episode 2, há 6 Mnesist Memories, 4 SAT Patches e 2 Focus Boosts. Para saber a localização de cada um dos itens colecionáveis desse episódio, assista o vídeo abaixo:


No decorrer desse episódio, Nilin irá aprender uma nova técnica: o Sensen Fury. Nesse modo, Nilin poderá desencadear grandes combos em um curto período de tempo. Esse poder, Sensen Fury, será importante para um troféu no futuro. Por enquanto, apenas acostume-se a usá-lo.

Mais para a frente, irá liberar o seguinte troféu:

Open Mind (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que Nilin roubar a memória do cara conhecido como Bad Request, no decorrer do Episode 2.

Pouco mais adiante, irá encontrar drones de vigilância. Esses drones capturam Nilin se ela entrar no círculo de vigilância. Hora de um troféu:

Droning By Numbers (Bronze)
Para liberar esse troféu, Nilin precisará ser capturada 5 vezes por um drone. E isso pode ser feito aqui mesmo em Episode 2, se quiser. Só o que precisa fazer é se permitir ser visto pelo drone, propositalmente, cinco vezes, e pronto, troféu liberado. Aconselho a já conseguir esse troféu agora, para poupar tempo.

Ao final desse episódio, terá uma dura batalha contra Kid X-Mas. E essa batalha poderá nos render alguns troféus. Vamos a eles:

Float Like a Butterfly (Bronze)
Esse troféu é muito difícil de se conseguir na dificuldade Memory Hunter. Para liberar esse troféu, precisará derrotar Kid-X-Mas em menos de 5 minutos, e sem morrer. Ou seja, se morrer durante a batalha dele, já era, terá de recomeçar a batalha desde o começo para o troféu valer. Ah, claro, e ainda terá de derrotá-lo em menos de cinco minutos. Não que seja impossível conseguir isso na dificuldade Memory Hunter, mas é imensamente difícil, principalmente quando não se sabe exatamente como proceder para matá-lo. Nessa dificuldade, ele irá matá-lo com poucos golpes. Recomendo a deixar esse troféu para outra jogatina, de preferência na dificuldade mais fácil, quando poderemos derrotá-lo bem mais facilmente e quase brincando, com tempo de sobra. Caso queira tentar agora, aqui vai um vídeo de como conseguir isso:


Fury Lover (Bronze)
Esse troféu também pode ser facilmente obtido nessa batalha contra Kid X-Mas. Para liberar esse troféu, terá de alcançar 14 hits com um combo de Sensen Fury. Bem, o Sensen Fury é praticamente obrigatório contra Kid X-Mas, pois é seu ponto fraco. Porém, não conseguirá realizar altos combos no começo da luta porque ele irá parar a luta depois de uns 8 ou 9 golpes, para dar checkpoint. Depois de dois checkpoints, quando Kid X-Mas estiver na sua terceira e última porção de vida, agora sim, poderá dar um Sensen Fury carregado e conseguir um combo suficiente. Assim que carregar o poder, aperte repetidas vezes para fazer o combo mais rápido possível. Se for rápido o bastante, deverá conseguir 14 ou 15 hits antes do tempo acabar, e isso já será suficiente para conseguir o troféu. Se não consegui-lo agora, mais futuramente no game terá muitas outras oportunidades, apenas aconselho que consiga agora para não se preocupar depois.

Seja como for, derrotando Kid X-Mas, irá obter a arma Spammer. Ela também será útil em alguns troféus no futuro. Siga em frente.

Christmas Is Over (Bronze)
Mais um troféu obrigatório. Esse será liberado assim que concluir o Episode 2.

Episode 3 – High Tension / Deep Exit

Em Episode 3, há 6 Mnesist Memories, 5 SAT Patches, 2 Focus Boosts e 10 Scarameshs. Para saber a localização de cada um dos itens colecionáveis desse episódio, assista o vídeo abaixo:


Mais adiante, nesse episódio, Nilin irá aprender a usar sua arma Spammer para derrubar Leapers das paredes. Trata-se de algo que deve se tornar um hábito comum: sempre que ver um Leaper na parede, atire nele para derrubá-lo antes que ele salte sobre você. Além de ser bom como tática de combate, ainda será fundamental para o seguinte troféu:

The Fallen (Bronze)
Esse troféu será liberado após derrubar 50 Leapers das paredes. É bem simples, basta ir derrubando todos os Leapers que ver nas paredes, e esse troféu deverá ser liberado rapidamente. Pode derrubar o mesmo Leaper repetidas vezes, se quiser. Apenas atente-se se não tiver Skinners ou outros inimigos nas áreas. Trata-se de um troféu acumulativo, e, até o final do game, terá muitas oportunidades de chegar a essa quantia, então apenas não se esqueça de ir derrubando os Leapers sempre que for possível, e, quando menos esperar, esse troféu deverá ser liberado. Você pode até mesmo obter esse troféu aqui mesmo no Episode 3, pois aqui haverá alguns combates com vários Leapers que ficarão o tempo todo subindo nas paredes. Apenas esquive-se de seus golpes e espere eles subirem nas paredes, então derrube-os.

Pois bem. Ainda aqui, no Episode 3, Nilin irá aprender um novo tipo de Pressen, o Chain Pressen. A essa altura, já terá aprendido os 4 tipos de Pressen do game: Power Pressen, Regen Pressen, Cooldown Pressen e agora o Chain Pressen. E isso nos leva a um troféu:

Mix’em All (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará fazer 10 combos que combine os 4 tipos de Pressen. Ou seja, pressione SELECT e entre em Combo Lab. Vê esse combo de cinco golpes, ou mesmo o combo de seis golpes? Pois bem, coloque pelo menos um Pressen de cada tipo no mesmo combo. Agora, tudo o que você tem a fazer é realizar 10 vezes esse combo, usando os 4 Pressens com sucesso. Assim que fizer isso, esse troféu será liberado.

Um pouco mais adiante, irá conhecer um novo inimigo, o Strangler. O Strangler se torna invisível no escuro. Hora de mais um troféu:

Fiat Lux! (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de derrotar 15 Stranglers sem usar Sensen DOS. Bem, na verdade, na primeira vez que enfrentar os Stranglers, sequer terá aprendido ainda a usar o Sensen DOS, um poder que desnorteia e revela todos os inimigos ao redor, incluindo Stranglers. Mas, aprenderá a usar Sensen DOS bem em breve, e, mesmo depois que aprender a usar esse poder, não o use contra Stranglers! É bem simples: sempre que houver Stranglers em uma área, deverá haver focos de luz pelo local. Use o Spammer para acionar esses focos de luz. Então, quando o Strangler aparecer no foco de luz, ele estará visível e vulnerável, quase da mesma forma como estaria com o uso de Sensen DOS. Então, use seus combos comuns para eliminá-lo. Repita isso com 15 Stranglers e esse troféu será liberado. Trata-se de um troféu acumulativo, não irá consegui-lo tão cedo, mas, se for matando todos os Stranglers que aparecerem sem usar Sensen DOS, então esse troféu deverá ser liberado em breve. A partir de então, poderá usar o Sensen DOS contra os Stranglers sem nenhum problema.

Muito bem, agora, atenção! Dentro de alguns instantes, irá retornar para Leaking Brain, o bar do qual conheceu Tommy, em Episode 1. Pois bem, retornando aqui, terá uma chance única de conseguir um troféu não-obrigatório, mas deve prestar bastante atenção. Então, vamos a esse troféu:

Queen of the Hill (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisa passar por toda essa seção do Leaking Brain sem usar Power Pressens, Regen Pressens ou Chain Pressens. Esses são os três mais comuns e mais usuais Pressens do jogo, e com certeza deverão estar incluídos em todos os seus combos. Então, por causa disso, assim que entrar em Leaking Brain, pressione SELECT e entre em Combo Lab. Faça um combo de 3 ou de 5 golpes usando apenas Cooldown Pressens, que é o único Pressen liberado para esse troféu. E você terá de usar apenas esse combo. De preferência, para evitar enganos, retire todos os outros Pressens de todos os outros combos, só por precaução. Mesmo assim, não será nada fácil. No entanto, está liberado o uso de Sensen Fury, que é muito útil, e de Spammer. Então, use e abuse desses poderes especiais. Não é nada fácil, mas também não será tão difícil, se usar a tática correta, mesmo na dificuldade Memory Hunter. A partir da segunda fase da luta, poderá derrubar os inimigos nos buracos, para matá-los rapidamente. Também irá conseguir o Junk Bolt nessa parte, não deixe de usá-lo para fechar os túneis de onde vêm os oponentes (é obrigatório). Caso precise de ajuda, use o vídeo a seguir como orientação:


Aliás, vale a pena chamar sua atenção para outro troféu que é bom ir adiantando:

Lord of the Ring (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de derrubar 15 inimigos de plataformas. Há poucas partes nesse game em que poderá realmente derrubar inimigos, pois nem sempre eles aparecerão perto de buracos. Mas veja só: aqui em Leaking Brain, terá uma excelente oportunidade de ir adiantando esse troféu, já que os inimigos aparecerão bem próximos a uma beirada, onde poderá derrubá-los. É possível conseguir esse troféu ainda aqui, em Leaking Brain, de preferência na terceira parte (quando conseguir o Junk Bolt), onde aparecerão exatos 15 Leapers, mas não é necessário fazer tudo isso agora. Aparecerão outras oportunidades, basta aproveitar esse momento para conseguir derrubar o máximo que der, facilitando assim a quantia para o futuro. Não se esqueça disso!

De qualquer forma, depois que essa parte do Leaking Brain terminar, e o troféu Queen of the Hill for liberado, não se esqueça de voltar seus combos ao normal.

Ao final de Episode 3, irá enfrentar o chefe, Zorn. E, aqui, terá uma oportunidade única de conseguir um troféu:

Out of the Friend Zorn (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de derrotar um Zorn em menos de 120 segundos. É pouco tempo, mas é tempo suficiente se você souber o que fazer, mesmo na dificuldade Memory Hunter. É preciso saber quando esquivar de seus golpes e quando atirar nele para deixá-lo fraco. Se fizer tudo certo, conseguirá derrotá-lo em menos de dois minutos e liberar esse troféu. O vídeo abaixo lhe indicará uma excelente estratégia para conseguir acabar com ele dentro do tempo:


Agora, é só terminar o episódio normalmente.

Jail Break-In (Bronze)
Mais um troféu obrigatório. Esse será liberado assim que concluir o Episode 3.

Episode 4 – Panoptic Icon

Em Episode 4, há 6 Mnesist Memories, 1 SAT Patch, 4 Focus Boosts e 10 Scarameshs. Para saber a localização de cada um dos itens colecionáveis desse episódio, assista o vídeo abaixo:


Mais para a frente, nesse episódio, irá reencontrar alguns inimigos que já conheceu anteriormente: os Enforcers. São humanos saudáveis (não mutantes) que possuem armaduras especiais. E agora podemos conseguir um novo troféu com eles:

I Do Like Spam! (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de derrotar 15 Enforcers usando o Spammer. Bem, você não precisa tirar toda a vida deles usando o Spammer, e sim apenas finalizá-los com o Spammer. Portanto, bata neles normalmente, com seus combos, mas atente-se para não matá-los com os golpes. Quando eles estiverem quase morrendo, use o Spammer neles até matá-los. Dessa forma, irá acumulando mortes de Enforcers com Spammer até conseguir liberar esse troféu. Não é sempre que encontrará Enforcer, então, quanto mais adiantar esse troféu, melhor. Há Enforcers suficientes para conseguir esse troféu aqui no Episode 4, mas ainda assim encontrará muitos Enforcers no decorrer do game, não se preocupe.

Chegando à academia, Nilin irá aprender um novo poder, a Logic Bomb. Esse poder será bem útil para alguns troféus, inclusive um que podemos adquirir agora mesmo:

Fuzzy Logic (Prata)
Esse é o primeiro troféu de prata que podemos liberar no game. E vamos liberá-lo agora. Para liberar esse troféu de prata, é preciso acertar 5 inimigos de uma vez com uma Logic Bomb enquanto eles estão sob efeito do Sensen DOS. Bem, enfrentará 6 inimigos de uma só vez aqui na academia, assim que aprender a usar a Logic Bomb, e esse momento é simplesmente perfeito para esse troféu. É preciso ter 2 Focus Boosts, mas, se você veio adquirindo todos os itens colecionáveis no decorrer do game, já deverá ter 2 Focus Boosts. Primeiramente, esquive-se dos golpes deles e tente mantê-los bem próximos uns dos outros, preferencialmente no centro do cenário. Quando conseguir que eles fiquem próximos, segure L2 e use o Sensen DOS.  Todos os inimigos do local ficarão atordoados. Nesse momento, vá até o Enforcer que estiver mais ao centro e use a Logic Bomb. Se fez tudo certo, o alcance da bomba será suficiente para atingir pelo menos cinco inimigos, e o troféu de prata será liberado. Qualquer dúvida sobre o procedimento a ser realizado, assista o vídeo a seguir:


Siga em frente com o game. Em uma outra cena, mais adiante, Nilin irá aprender ainda outro poder fantástico, o Rust In Peace. Esse poder permite a você fazer com que robôs inimigos matem soldados inimigos. Além de ser um poder muito útil, ele nos permitirá conseguir o seguinte troféu:

Machines Do It Better (Bronze)
Usar Sensen Rust In Peace para fazer robôs inimigos matarem 20 humanos. Bem, trata-se de um troféu acumulativo. Aparecerão vários robôs manipuláveis aqui nessa parte, e eu aconselho a, sempre que possível, não matar os humanos com golpes: use o Sensen Rust In Peace para matá-los usando os robôs. Sempre que usar um desses poderes, terá um longo tempo de espera para poder usá-lo novamente. Você pode diminuir esse tempo de espera usando Cooldown Pressens. Apenas lembre-se de usar o Sensen Rust in Peace sempre que possível. Não deverá conseguir o troféu ainda nesse episódio, mas terá outras oportunidades. Apenas atente-se porque não há muitos robôs manipuláveis no game, então tente conseguir o mais rápido possível.

Seguindo em frente com o game, logo irá enfrentar a própria Madame, a chefe do episódio. E é hora de mais um troféu:

The Wheat and the Chaff (Bronze)
Esse troféu irá dar um pouco mais de trabalho. Para liberá-lo, terá de derrotar Madame sem acertar nenhum de seus clones. Bem, não é tão difícil, mas envolve muita atenção. A primeira parte da luta, na primeira barra de vida de Madame, não haverá nada com o quê se preocupar, já que ela não usará clones. Desnorteie-a com o Sensen DOS e ataque-a normalmente. Quando retirar a primeira parte da vida dela, aí sim, começará a ficar difícil. Ela irá começar a usar clones idênticos, e, se acertar um dos clones dela por engano, não conseguirá mais o troféu. Portanto, atenção máxima! Há três formas de identificar a verdadeira Madame. Poderá usar o Sensen DOS, claro, poderá usar o Sensen Rust In Peace no Seraphim para que ele acerte a verdadeira Madame, ou poderá simplesmente segurar L2 para parar o tempo e observar cada uma das Madames. Os clones ficarão com a mão direita na cintura, enquanto a verdadeira Madame possui o braço relaxado ao lado do corpo. Identificando a verdadeira Madame, espanque com um combo que cause bastante dano. Também é bom que use um combo que tenha muitos Cooldown Pressens (faça um, se não tiver) nos soldados comuns, pois assim poderá usar habilidades especiais, como Rust In Peace. Seja como for, basta repetir isso até matar Madame. Caso consiga matá-la sem acertar  nenhum clone, esse troféu será liberado.  Caso venha acertar um dos clones dela, permita-se morrer. Irá reiniciar da segunda parte da luta, e ainda será possível conseguir o troféu, caso consiga terminar a luta sem acertar nenhum clone.

Por fim, ao final do episódio, haverá mais um Memory Remix, desta vez dentro da memória de Forlan. Assim como no Memory Remix de Olga, deverá alterar os elementos de modo a conseguir algum objetivo. Porém, primeiro, temos de nos preocupar com os troféus. Primeiro, vamos atrás do Memory Bug. Há dois Memory Bugs, excepcionalmente, nesse Memory Remix. Ambos são bem simples. Para fazer o primeiro, no momento em que o homem joga a arma para cima, quando a Alexia entra no apartamento, remova o pino de segurança da arma. Apenas fazendo isso, irá ocasionar a morte do homem e o primeiro Memory Bug. Vamos para o segundo Memory Bug. Desta vez, terá de derrubar a garrafa no chão. Bem no começo da memória, derrube a garrafa. Pronto, agora é só continuar assistindo. Forlan irá tropeçar na garraga, cair e bater a cabeça, morrendo na hora e ocasionando o segundo Memory Bug deste Memory Remix.

Bem, agora vamos para um troféu. Faça exatamente como eu disser. Primeiramente, retroceda todo o vídeo até o começo de tudo. Então, terá de optar entre mover o troféu e derrubar a garrafa. Não dá para alterar os dois. Primeiro, mova o troféu na estante, só para contar como objeto interacionado (é importante para um troféu no futuro), depois volte, cancele e derrube a garrafa no chão. Mais para a frente, ignore o pino de segurança da arma e, quando Alexia entrar, corrompa o GPS da maleta dela. Não retire o pino da arma enquanto ela estiver sobre a mesa! Deixe-a como está. Mais adiante, haverá uma nova opção entre objetos: derrubar um cigarro ou mover uma mesinha. Primeiro, derrube o cigarro. Depois, volte e mova a mesinha. Deixe a cena rolar para conseguir o troféu:

Trigger Unhappy (Bronze)
Para liberar esse troféu, o homem precisa ameçar matar Alexia, mas não deve conseguir. Bem, basta ter derrubado a garrafa no chão e movido a mesinha. Só isso. Alexia irá caçoar dele, e o troféu será liberado.

Bem, agora vamos cumprir o objetivo e matar Alexia, porém, nos certificando de termos alterado todos os elementos, para conseguirmos outro troféu ao final do game. Vamos lá. Retroceda até o ponto em que a arma está sobre a mesa, e retire a trava de segurança da arma. Então, na continuação, mova a mesinha de lugar. Apenas isso. Assista a cena até o final para que o homem mate Alexia e então irá liberar o troféu a seguir:

Crime of Passion (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que concluir com sucesso o Memory Remix do Episode 4.

Por fim, irá liberar o seguinte troféu:

Murder Incorporated (Bronze)
Mais um troféu obrigatório. Esse será liberado assim que concluir o Episode 4.

Episode 5 - Headshot

Em Episode 5, há 6 Mnesist Memories, 3 SAT Patches, 3 Focus Boosts e 10 Scarameshs. Para saber a localização de cada um dos itens colecionáveis desse episódio, assista o vídeo abaixo:


Ah, uma coisa. No decorrer do episódio anterior, deverá já ter liberado a opção de um combo de 8 hits. Pois bem, eu aconselho que desmantele alguns dos outros combos para ter Pressens suficientes para montar um combo de 8 hits. O combo de 8 hits pode não ser muito eficiente do ponto de vista prático, mas ele é preciso pro seguinte troféu:

8-hit Wonder (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de realizar 40 combos de 8 hits. Bem, tente montar um combo de 8 hits que não tenha muitos Power Pressens, ou caso contrário os inimigos morrerão antes de concluir o combo, o que irá atrapalhar a contagem para o troféu. Além disso, em batalhas em grupo, fica realmente complicado conseguir realizar combos de 8 hits, pois os outros inimigos irão frequentemente tentar atrapalhar seus combos, mas você pode dar um jeito nisso usando Sensen DOS de vez em quando, para deixá-los atordoados, ou usando as esquivas no tempo certo. A questão é que terá de encaixar o combo de 8 hits perfeitamente 40 vezes para conseguir esse troféu, então é bom que tente se focar nisso por um tempo.

No começo desse episódio, irá enfrentar alguns oponentes do alto de alguns telhados. Se ainda não obteve aquele troféu de derrubar 15 inimigos de locais altos, poderá ir adiantando aqui.

Mais adiante, irá encontrar um novo inimigo, o Elite Enforcer. É como se fosse um Enforcer tradicional, porém com uma armadura elétrica. Apenas saiba que, batendo fisicamente nele, irá tomar dano por causa da armadura elétrica, então tenha Regen Pressens equipados para não tomar muito dano.

Ao final desse episódio, será a vez de mais um Memory Remix. Trata-se da memória de Scylla, momentos antes de seu acidente de carro. Primeiro, vamos para o Memory Bug, certo? Volte a cena até o início. Logo de início, haverá dois elementos com os quais pode interagir: o airbag e o porta-copos. Ignore o porta-copos, por enquanto, e desligue apenas o airbag. Apenas isso já será necessário para o Memory Bug. Simplesmente assista a cena até o final e verá a tela de Memory Bug. Agora, vamos para o troféu.

Happy Birthday (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de evitar o acidente. Não é complicado. Ignore o airbag e o porta-copos. Então, depois, abra a bolsa que está no banco do passageiro. Mais para a frente, haverá mais dois elementos juntos: a tela de LCD e o boneco Jax. Primeiro, ligue a tela de LCD, e depois, volte e escolha ligar o Jax. Apenas isso. Assista a cena até o final, e esse troféu será liberado.

Bem, agora vamos cumprir o objetivo. Volte até o começo, e então, entre o airbag e o porta-copos, desligue o porta-copos. Depois, abra a bolsa. Em seguida, ligue o Jax. Por fim, quebre o para-brisa, para causar o acidente de forma que a pequena Nilin não tenha culpa de nada.

Birthday Crash (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que concluir com sucesso o Memory Remix do Episode 5.

Are You My Mummy? (Bronze)
Mais um troféu obrigatório. Esse será liberado assim que concluir o Episode 5.

Episode 6 – Rotten Core

Em Episode 6, há 5 Mnesist Memories, 3 SAT Patches, 2 Focus Boosts e 12 Scarameshs. Para saber a localização de cada um dos itens colecionáveis desse episódio, assista o vídeo abaixo:


Vale a pena nos atentarmos para um troféu:

I Know Kung Fu (Bronze)
Para liberar esse troféu, é preciso equipar 17 Pressens de uma só vez. Você veio liberando Pressens conforme foi acumulando pontos no decorrer do game, certo? Pois bem, aqui no Episode 7, deverá já conseguir acumular 17 Pressens ou mais em sua posse. Agora, entre no Combo Lab e forme combos usando todos os seus 17 Pressens. Assim que usar todos os 17 Pressens para formar combos, esse troféu será liberado.

Ah, e, no decorrer desse episódio, também deverá liberar o seguinte troféu:

The Shield Is Down (Bronze)
Esse troféu será liberado quando destruir 20 escudos dos Heavy Enforcers. É um troféu acumulativo, então, deverá ter destruído todos esses escudos no decorrer do game. Como destruir o escudo é praticamente obrigatório para poder derrotá-los, então deverá ter destruído todos até esse momento. Se veio destruindo todos, então nesse episódio deverá chegar a 20 escudos partidos e esse troféu deverá ser liberado.

Além disso, se você veio matando todos os Stranglers sem usar o Sensen DOS, então o troféu Fiat Lux deverá ser liberado nesse episódio.

Mais para a frente nesse episódio, Nilin irá aprender uma nova habilidade, o Sensen Camo. E ele será útil para o seguinte troféu:

Can’t Touch This (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará derrotar 5 Elite Enforcers sem usar combos completos e nem Spammers. Bem simples, na verdade. Teoricamente, esse troféu já podia ser adquirido anteriormente. Você poderia matar 5 desses Elite Enforcers usando combos incompletos, ou seja, pode dar apenas 4 ou 5 hits de um combo de 8 hits, por exemplo. Também poderia usar Logic Bombs, Sensen Fury, Sensen Rust In Peace, enfim, qualquer coisa que não seja combos completos ou Spammers. Mas agora temos uma forma muito mais simples e mais rápida de obter essas mortes sem combos completos: o Sensen Camo. Usando o Sensen Camo, poderá ficar invisível por 30 segundos, e então ir por trás dos Elite Enforcers e matá-los com uma sobrecarga furtiva. Rápido e prático. Por isso, aconselho a usar com frequência o Sensen Camo quando estiver diante de Elite Enforcers, para poder matar logo 5 e conseguir esse troféu dessa forma. Uma vez que já tenha adquirido o troféu, poderá matá-los normalmente, da maneira que preferir. É possível conseguir os 5 ainda nesse episódio.

Atenção, agora: há um troféu não-obrigatório que irá adquirir aqui nesse episódio! Após uma grande batalha com alguns robôs e Enforcers, siga em frente com o game, e Nilin chegará a um corredor no qual ela irá se lembrar de ter encontrado um Zorn. E esse Zorn estará à sua esquerda, preso e atrás de uma janela quebrada. Vamos ao troféu:

Rust In Peace (Bronze)
Para liberar esse troféu, só o que tem a fazer é destruir de vez esse Zorn. Ele está preso e inofensivo, e basta um Junk Bolt para destruí-lo. Assim que fizer isso, esse troféu será liberado.

Atenção agora: ao final desse episódio, estará em uma enorme arena aberta, com um Elite Enforcer comandando vários Leapers. Esse momento é particularmente importante para que possamos liberar o troféu a seguir:

Dropping L-Bombs (Bronze)
Para liberar esse troféu, é preciso acionar duas Logic Bombs em menos de 15 segundos. Não é nada fácil, mas a essa altura do game já deverá ser possível. Primeiramente, entre em Combo Lab. A parte mais difícil desse troféu é que temos de resfriar o uso de Logic Bombs em aproximadamente 10 segundos, para poder dar tempo de soltar as duas Logic Bombs em menos de 15 segundos. De preferência, aconselho a ter pelo menos 5 Cooldown Pressens e 3 Chain Pressens. Na verdade, se não tiver esses requisitos, aconselho a esperar até que tenha. Esses Pressens serão necessários para se montar um combo de 8 hits formado inteiramente por eles. E aí, com esse combo, perceberá que ele terá uma taxa de resfriamento acima de 180, o que será preciso para soltarmos 2 Logic Bombs em sequência. E então, a tática é simples: coloca uma Logic Bomb em um oponente que aguente (de preferência, um Elite Enforcer que esteja sozinho, pois eles aguentam muito dano), afaste-se para essa explodir, dê o combo de 8 hits formado por 5 Cooldown Pressens e 3 Chain Pressens sem errar nenhum golpe, e, se fez tudo certo, poderá usar uma nova Logic Bomb logo em seguida, e o troféu será liberado se conseguir fazer tudo isso em menos de 15 segundos. Aqui vai um vídeo que explica isso direitinho:


Esse troféu não precisa ser adquirido agora, é só uma referência de um bom local. Se não tiver os requisitos, pode deixar para mais tarde.

Ao final desse episódio, Nilin irá enfrentar um Mourner, que é um inimigo poderoso capaz de se teleportar. Bem, momento de mais um troféu:

Leader of the Pack (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de derrotar o Mourner sem matar os Leapers que o acompanham. Bem, esse Mourner virá acompanhado de 5 Leapers. Não é preciso bater nos Leapers para derrotar o Mourner, mas os Leapers irão encher o saco de qualquer forma. Você pode bater neles, mas não deve matar nenhum deles para conseguir o troféu. Bem, o segredo em si é usar o Sensen DOS para deixar o Mourner atordoado, então espancá-lo com seu melhor combo de ataques fortes que tiver. Tente se afastar dos Leapers para que eles não atrapalhem muito. Depois de usar o Sensen DOS, poderá esperar ele reencher ou atacar o Mourner depois que ele usar um golpe especial, quando ele ficará momentaneamente vulnerável. É complicado a princípio, mas o Mourner não demora muito para morrer, e, caso consiga encaixar uns bons combos nele, mesmo no Hard, ele irá morrer rapidamente. Basta se esforçar para não deixar os Leapers atrapalharem muito. Ao final da batalha, o troféu deverá ser liberado.

Mind Craft (Bronze)
Mais um troféu obrigatório. Esse será liberado assim que concluir o Episode 6.

Episode 7 – Paradise Lost

Em Episode 7, há 5 Mnesist Memories, 4 SAT Patches, 2 Focus Boosts e 11 Scarameshs. Para saber a localização de cada um dos itens colecionáveis desse episódio, assista o vídeo abaixo:


Nesse episódio, deverá conseguir liberar diversos troféus:

You Focus (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que conseguir coletar todos os 15 Focus Boosts do game. Bem, se veio seguindo nosso guia, deve ter vindo coletando todos os colecionáveis pelo caminho, não? Pois bem, e o último Focus Boost se encontra aqui em Episode 7. Assim que adquiri-lo, irá liberar esse troféu de prata.

Gotta Patch Them All! (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que conseguir coletar todos os 25 PAT Patches do game. A exemplo do troféu anterior, se veio coletando todos os PAT Patches pelo caminho, então esse troféu de prata deverá ser liberado quando conseguir o último PAT Patch, aqui em Episode 7. Assim que adquiri-lo, irá liberar esse troféu.

It’s All In the Details (Ouro)
Esse será o primeiro troféu de ouro que irá liberar. Esse troféu de ouro será liberado assim que coletar todas as 40 Mnesist Memories. Se veio coletando todos no decorrer do game até aqui, então esse troféu de ouro deverá ser liberado quando conseguir a última Mnesist Memory, aqui em Episode 7.

No decorrer desse episódio, também deverá liberar o seguinte troféu:

Serve the Servant (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que derrotar 20 inimigos robôs. Se veio derrotando todos os inimigos robôs no decorrer do game até aqui, então esse troféu deverá ter sido liberado aqui no Episode 7.

Por fim, apenas siga em frente.

Towering Inferno (Bronze)
Mais um troféu obrigatório. Esse será liberado assim que concluir o Episode 7.

Episode 8 – Sins Of Our Fathers

Em Episode 8, há 2 Scarameshs. Para saber a localização de cada um dos itens colecionáveis desse episódio, assista o vídeo abaixo:


Logo de cara, nesse episódio, terá mais um Memory Remix. Trata-se da memória de Charles, quando ele estava alterando a memória da pequena Nilin para que ela esquecesse o acidente de carro de sua mãe.  Na primeira parte, só há um elemento que pode ser hackeado, o protótipo de luva de Hack. Então, iremos entrar nas memórias contidas dentro da luva memorial de Charles. Agora sim, poderemos modificar outros elementos. Bem, vamos começar por um troféu:

Power Off (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de evitar o acidente destruindo o Jax. É bem simples. Primeiramente, retraia o porta-copos. Depois, aparecerá a opção de retirar o cinto da Nilin, não faça isso. Em seguida, aparecerá a opção de ligar a tela de LCD. Ela não irá interferir em nada, mas eu recomendo que a ligue só para interagir com esse objeto, para um troféu no futuro. Então, mais adiante, quebre o pára-brisas. Momentos depois, aparecerá a opção de consertar o Jax quebrado. Não o conserte. Deixe-o quebrado e assista a cena até o final para conseguir esse troféu.

Bem, esse Memory Remix não tem Memory Bug, ou melhor dizendo, o Memory Bug faz parte do objetivo final da memória. Então, só nos resta fazer tudo o que temos de fazer para o objetivo final. Vamos lá, volte até o começo da memória e altere os seguintes elementos, na ordem: porta-copos, cinto de segurança, tela de LCD (só para interagir mesmo), pára-brisa e Jax. Por fim, com o Jax em pé, ele irá mexer em um soquete elétrico. Altere o soquete elétrico para dar um choque geral, causando o acidente e ainda por cima matando a pequena Nilin.

Se fez tudo certo, ao final desse Memory Remix, deverá adquirir os seguintes troféus:

Biter Bit (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que concluir com sucesso o Memory Remix do Episode 7.

Unbelievable Truth (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que conseguir fazer todos os Memory Bugs. Há 5 Memory Remix no game, sendo 1 no Memory Remix de Olga, 2 no Memory Remix de Forlan, 1 no Memory Remix de Scylla e mais 1 no Memory Remix de Charles. Se você fez os 4 Memory Bugs anteriores, então, assim que completar esse quinto e último Memory Bug nesse Memory Remix de Charles, esse troféu deverá ser liberado.

God is a DJ (Bronze)
Esse troféu, por sua vez, será liberado assim que ativar todas as interações possíveis em todos as Memory Remixes do game. Bem, eu indiquei quais são todos os itens possíveis de serem alterados, inclusive aqueles que não interferem em nada no desenrolar da memória em si. Todos esses itens devem ser alterados pelo menos uma vez (mesmo que você volte atrás e desative-o novamente) para que esse troféu seja liberado. Se você alterou todos os itens desse Memory Remix (incluindo a inútil tela de LCD) e o troféu não foi liberado, é porque se esqueceu de alterar alguma coisa em um Memory Remix anterior, e terá de voltar para ver o que deixou para trás. Terá de voltar e descobrir. Porém, se fez tudo certinho como eu indiquei no guia, esse troféu deverá ser liberado agora.

Pouco mais adiante, deverá conseguir mais um troféu:

Pest Control (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado assim que coletar todos os 55 Scaramechs. Se veio seguindo o guia, deverá ter adquirido todos. Então, assim que coletar o último, que fica aqui em Episode 8, esse troféu de ouro deverá ser liberado.

Bem, agora só o que nos resta é concluir o game.

Final Overload (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que derrotar o último chefão do game, H30.

MemHunter Elite (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado assim que fechar o game na dificuldade Memory Hunter. Se você seguiu minha recomendação inicial e fechou o game nessa dificuldade já na primeira vez, então esse troféu de ouro deverá ter sido liberado durante os créditos.

Errorist Agent (Prata)
Por fim, para liberar esse troféu, é preciso fechar o game na dificuldade Errorist Agent. . Se você fechou na dificuldade Memory Hunter, então esse troféu de prata deverá ser liberado logo em seguida ao troféu anterior.

Script Kiddie (Bronze)
Para liberar esse troféu, é preciso fechar o game na dificuldade Script Kiddie. Se fechou na dificuldade Memory Hunter logo de cara, então esse troféu será liberado logo em seguida ao troféu anterior.

Bem, agora concluímos a nossa primeira jogatina de Remember Me. Como você deve ter percebido, ainda não apareceu a platina. Isso se deve ao fato de que ainda há pelo menos um troféu pendente que ainda não foi possível ser coletado. De qualquer forma, veja sua lista de troféus. Se houve algum troféu do qual ainda não foi possível adquirir, ou que tenha deixado para trás, por causa da dificuldade elevada, agora é a hora de adquiri-lo. Troféus como Float Like a Butterfly, Queen of the Hill, Out of the Friend Zorn e Leader of the Pack podem ser bem mais fáceis na dificuldade Script Kiddie. Então, se os deixou para trás, adquira-os agora. Também pode ser que precise de mais algumas mortes ou combos para conseguir alguns troféus, como Machines Do It Better, Fiat Lux! ou 8-hit Wonder. Seja como for, rejogar alguns capítulos do game na dificuldade Script Kiddie irá garantir esses troféus em questão de minutos.

Por fim, deverá restar apenas um troféu. Que é esse aqui a seguir:

400 (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará derrotar um total de 400 inimigos. Bem, jogando o game inteiro, derrotará apenas pouco mais de 310 inimigos. Isso quer dizer que teremos de jogar ainda mais para conseguirmos chegar à marca de 400 inimigos derrotados. Por esse motivo, é impossível platinar o game com apenas uma jogatina, então, de qualquer forma, teremos de rejogar pelo menos por mais alguns minutos.

E, conseguindo esse troféu, não deverá ter mais nada que lhe impeça de conseguir o troféu a seguir:

Remember You Soon (Platina)
E é isso. Troféu de platina na mão. Após conseguir todos os demais troféus, nada mais justo do que mostrar a todos os seus amigos a mais nova platina a fazer parte de sua coleção. Bem, só me resta dar os parabéns por ter platinado Remember Me!

E então? Esse guia lhe foi útil? Comente o que acha, e nos indique um game para a seção Platinando!

5 comentários:

  1. aeh mano tem como fazer o platinando do FEAR 3

    ResponderExcluir
  2. Consegui minha primeira platina do ps3 com esse guia muito bom o seu trabalho a maneira como vc explica he a melhor que já vi nem se compara a outros sites do gênero que só usam o copiar e colar.
    Parabéns!

    ResponderExcluir