domingo, 13 de julho de 2014

Platinando Final Fantasy XIII

Este é o nosso guia de como platinar Final Fantasy XIII, lançado em 2009 pela Square Enix para Playstation 3 e Xbox 360.


Você ainda não platinou esse game e está tendo dificuldades? Tudo bem. Nós podemos lhe ajudar! Confira nosso guia Platinando Final Fantasy XIII:

FINAL FANTASY XIII

Ficha técnica:

Troféus de bronze: 21
Troféus de prata: 9
Troféus de ouro: 5
Troféus de platina: 1
Total de troféus: 36
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 80 a 120 horas
Dificuldade estimada: 2/5 - Dificuldade Mediana
Vezes que precisa fechar o game: Apenas uma.

ConsideraçõesPara platinar Final Fantasy XIII, precisará de pelo menos 80 horas de jogo. É uma quantia consideravelmente alta para uma platina, então seja preparado para dispor de uma enorme quantidade de tempo com esse jogo. Além disso, prepare-se: não será nada simples conseguir essa plantina, mas com certeza será recompensador. Na verdade, é uma platina fácil, já que boa parte da dificuldade que se diz é mais por causa da demanda de tempo do que da dificuldade em si. Não dará muita dor de cabeça, apenas irá consumir muito, mas muito tempo.

Dicas de procedimentoÉ possível platiná-lo logo na primeira vez que fechar mas é preciso se atentar a alguns detalhes primeiro. Por isso, antes de sequer começar essa saga, aqui vão algumas dicas de procedimento que deve ir tomando desde o começo do game, para evitar frustrações ou mesmo para não impossibilitar algum troféu em um momento mais avançado do game:

a) Explore bem todas as áreas. Não deixe corredores sem serem explorados. Afinal, há itens que não podem ser comprados, apenas encontrados, e precisamos ter todos os itens para liberar um troféu. Há muitas áreas que podem ser revisitadas quantas vezes forem necessárias, mas algumas áreas (principalmente no começo do jogo) só podem ser visitadas uma vez, então não deixe nenhum item para trás.

b) Aconteça o que acontecer, não venda nenhum acessório do game! Nenhum mesmo! Há um troféu que exige que tenhamos todos os acessórios do jogo, e isso quer dizer que teremos de evoluir alguns acessórios aparentemente inúteis no começo do jogo. Há itens que, se forem vendidos, jamais poderão ser conseguidos de volta, então tome cuidado! Guarde-os até que possa realizar upgrade neles.

c) Vá usando Libra em todos os inimigos que aparecerem, tão logo seja possível. Há um troféu no game que apenas é liberado ao cadastrarmos os dados de 100 inimigos, e você pode ir adiantando o serviço se começar a fazer isso desde o começo do jogo. Senão, terá de correr atrás do prejuízo no final, voltando para áreas já visitadas só para fazer isso, e ninguém quer perder tempo, não é mesmo?

d) Há um bug nos temas do jogo. Ao completar alguns troféus, conseguirá desabilitar uns temas interessantes para download. Se fizer download desses temas, pode ser que acabe bloqueando o acesso a outros troféus do game, impossibilitando a platina. Já aconteceu com alguns jogadores e é irreversível. Portanto, não faça download de nenhum tema até ter platinado o game, só para se certificar!

GuiaAgora, terminadas as instruções iniciais, vamos para o guia em si. Apresentarei como conseguir todos os troféus do jogo, em sequência, conforme a ordem em que aconselhamos que eles sejam liberados (lembre-se, não é uma ordem obrigatória, apenas recomendada):

No começo do jogo, não haverá troféus opcionais para conseguir, apenas troféus obrigatórios. Portanto, aproveite e apenas siga em frente, seguindo as recomendações iniciais, até chegar ao capítulo 11, onde darei algumas instruções mais específicas.


Chapter 1: The Handing Edge

Logo no começo do game, já irá liberar seu primeiro troféu:

Instrument of Fate (Bronze)
Este será o primeiro troféu que irá liberar, com toda a certeza. Para liberá-lo, só o que precisa fazer é derrotar o primeiro inimigo do jogo que aparece ainda no tutorial sobre o esquema de combate, o Manasvin Warmech. Derrotando-o, esse troféu será liberado.

A partir de agora, irá encontrar inimigos pelos cenários. Bem, como eu recomendei mais acima, há um troféu no game relacionado a cadastrar os dados de 100 inimigos. Bem, podemos ir adiantando isso desde o começo do jogo. Aqui e Chapter 1, por exemplo, há alguns inimigos que, conforme vai lutando e vencendo, os dados vão sendo anotados pelo Datalog. Inimigos comuns vão sendo cadastrados aos poucos, enquanto chefões de capítulo são cadastrados automaticamente. Os inimigos disponíveis aqui são: Manasvin Warmech, PSICOM Warden, PSICOM Enforcer, Pantheron, PSICOM Aerial Recon, PSICOM Marauder, Beta Behemoth e Myrmidon.

Para ver os dados de um oponente, basta pressionar R1 em batalha contra um deles. Nem todos os atributos estarão disponíveis de início, mas conforme vai lutando, eles vão ficando disponíveis. Para contar para o troféu, precisará ter 100 inimigos com todos os atributos identificados. Isso irá acontecendo naturalmente. Você pode conferir quantos inimigos já tem cadastrado pressionando  e escolhendo Datalog, então Enemy Intel. Todos os inimigos que estiverem ticados são os que já estão com todos os atributos analisados. Precisará de 100 deles.

Nesse capítulo, irá adquirir uma arma para Snow, a Power Circle, e o acessório Iron Bangle. Não deixe de pegá-los.

Então, apenas siga em frente até concluir o capítulo.

Chapter 2: The Pulse Vestige

Assim que esse capítulo começar, irá liberar um troféu:

Instrument of Dissent (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que começar o Chapter 2: The Pulse Vestige.

Aqui em Chapter 2, irá conhecer novos inimigos: Zwerg Scandroid, Ghoul, GhastWightAnima, Right Manipulator e Left Manipulator. Não se esqueça de escaneá-los e cadastrá-los.

Nesse capítulo, irá adquirir uma arma para Lightning, a Gladius, e o acessório Power Wristband. Não deixe de pegá-los.

Bem, agora siga em frente até concluir o capítulo.

Chapter 3: Lake Bresha

Instrument of Tragedy (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que começar o Chapter 3: Lake Bresha.

Aqui em Chapter 3, irá conhecer novos inimigos: Breshan BassBloodfang Bass, Alpha Behemoth, PSICOM Tracker,  Watchdrone, PSICOM Ranger, Ciconia Velocycle, Crusader, PSICOM Executioner, Garuda Interceptor, Stiria e Nix. Não se esqueça de escaneá-los e cadastrá-los.

Nesse capítulo, irá adquirir uma arma para Vanille, a Pearlwing Staff, uma arma para Sazh, a Deneb Duellers, e os acessórios Magician's Mark e Spark Ring. Não deixe de pegá-los.

Bem, a partir de agora, vale a pena um conselho: lute com todos os inimigos que puder. Precisará de todo CP, itens e dinheiro disponível de agora em diante, de modo que não compensa fugir de nenhuma batalha e nenhum inimigo. Até então, isso não era importante, pois os personagens não evoluíam, mas a partir de agora podemos evoluir, e cada CP será importante. Tenha isso em mente: enfrente todos os inimigos que encontrar pelo caminho de agora em diante.

Também no decorrer de Chapter 3, irá aprender a usar técnicas, e a primeira técnica disponível será Libra. Essa técnica é extremamente essencial, pois ela revela rapidamente os atributos dos monstros inimigos. E isso nos permite adiantar bastante aquele troféu no qual temos de cadastrar 100 inimigos: use Libra em todos os inimigos que puder, atentando-se para o fato de que às vezes precisará de dois Libras para revelar tudo (e tente não desperdiçar TP usando Libra em monstros já cadastrados). O item Librascope tem o mesmo efeito, só que lê todas as informações de uma só vez e atinge todos os inimigos ao mesmo tempo, sendo muito útil contra vários inimigos recém-descobertos.

Continue em frente até concluir o capítulo.

Chapter 4: The Vile Peaks

Instrument of Flight (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que começar o Chapter 4: The Vile Peaks.

Aqui em Chapter 4, irá conhecer novos inimigos: Thexteron, Pulsework Soldier, Incubus, Succubus, Dreadnought, Corps Gunner, Corps Regular, Uhlan, Tracking Beacon (esse aqui é colocado em ação por um PSICOM Tracker. Espere que um deles invoque um Tracking Beacon, então use Libra nele para cadastrá-lo), Odin, Bomb e Gremlin. Não se esqueça de escaneá-los e cadastrá-los.

Nesse capítulo, irá adquirir uma arma para Hope, a Ninurta, e os acessórios Metal Armband, Ember Ring e Spark Ring (para conseguir este, terá de derrotar todos os inimigos no cenário enquanto estiver andando de mecha). Não deixe de pegá-los.

Aqui em Chapter 4, irá aprender a customizar e realizar upgrades em seus equipamentos. Isso será muito importante para a aventura e também muito útil para alguns troféus do game, que exigem que tenhamos todos os equipamentos do jogo. Como alguns equipamentos só podem ser adquiridos por evolução de equipamentos mais fracos, terá de realizar diversos upgrades no game. Porém, de início, eu recomendo que não realize upgrades em acessórios. Não será útil, uma vez que sempre iremos adquirir acessórios melhores. Porém, eu recomendo enormemente que vá fazendo upgrades nas armas. Escolha uma arma para cada personagem apenas e vá fazendo upgrades regulares nela, usando os itens que for encontrando. Tente deixar todas as armas em seus níveis máximos (nível 26), para que possa evoluí-los para outra arma mais poderosa quando conseguir os catalisadores, que são os componentes que são usados para realizar upgrades efetivos em alguns itens. Não se esqueça: vá aperfeiçoando as armas regularmente, pois, além de deixar seus personagens mais fortes, ainda será imprescindível para um troféu no futuro.

Bem, agora apenas conclua o capítulo.

Chapter 5: The Gapra Whitewood

Instrument of Vengeance (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que começar o Chapter 5: The Gapra Whitewood.

Aqui em Chapter 5, irá conhecer novos inimigos: Frag Leech, Vespid,  Silver Lobo, Crawler, Feral Behemoth, Barbed Specter, Corps Watchman, Corps Marksman, Milvus Velocycle e Aster Protoflorian. Não se esqueça de escaneá-los e cadastrá-los.

Nesse capítulo, irá adquirir uma arma para Hope, a Hawkeye, uma arma para Lightning, Edged Carbine, e o acessório Star Pendant. Não deixe de pegá-los.

Não há muito o que dizer nesse capítulo. Simplesmente siga em frente até concluir o capítulo.

Chapter 6: The Sunleth Waterscape

Instrument of Survival (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que começar o Chapter 6: The Sunleth Waterscape.

Aqui em Chapter 6, irá conhecer novos inimigos: Flandragora, Hedge Frog, Scalebeast (esse inimigo pode ser bem complicado de se vencer a essa altura do game, mas enfrente um apenas para cadastrá-lo), Mud Frog, Garchimacera, Wyvern, Enki e Enlil. Não se esqueça de escaneá-los e cadastrá-los.

Nesse capítulo, irá adquirir uma arma para Vanille, a Belladonna Wand, uma arma para Sazh, a Procyons, e o acessório Aqua Ring. Não deixe de pegá-los.

Simplesmente siga em frente até concluir o capítulo.

Chapter 7: Palumpolum

Instrument of Rebellion (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que começar o Chapter 7: Palumpolum.

Aqui em Chapter 7, irá conhecer novos inimigos: Corps Tranquifex, Corps Pacifex, Falco Velocycle, Flanitor, Lucidon, PSICOM Predator, PSICOM Bombardier, PSICOM Scavenger, PSICOM Warlord, PSICOM Aerial Sniper, Ushumgal Subjugator (enfrentará esse inimigo duas vezes, e aparecerá o nome deles duas vezes na sua lista de monstros), Orion, Lodestar Behemoth, Havoc Skytank, Portside Turret, Starboard Turret, Portside Hull e Starboard Hull. Não se esqueça de escaneá-los e cadastrá-los.

Nesse capítulo, irá adquirir uma arma para Snow, Paladin, uma arma para Hope, Vidofnir, uma arma para Fang, Gae Bolg, uma arma para Lightning, Axis Blade, e os acessórios Black Belt, Guardian Amulet e Warding Talisman. Não deixe de pegá-los.

Chapter 8: Nautilus

Instrument of Shame (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que começar o Chapter 8: Nautilus.

Aqui em Chapter 8, irá conhecer novos inimigos: Zwerg Metrodroid, Midlight Reaper e Brynhildr. Não se esqueça de escaneá-los e cadastrá-los.

Nesse capítulo, irá adquirir uma arma para Sazh, Spica Defenders, e o acessório Star Pendant. Não deixe de pegá-los.

Esse capítulo é bem curto. Vá em frente e conclua-o.

Chapter 9: The Palamecia

Instrument of Wrath (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que começar o Chapter 9: The Palamecia.

Aqui em Chapter 9, irá conhecer novos inimigos: PSICOM Raider, PSICOM Infiltrator, Deckdrone, PSICOM Huntress, Viking, Flanborg, Vespid Soldier, Thermadon, PSICOM Dragoon, Kalavinka Striker, PSICOM Destroyer, PSICOM Reaver, Barthandelus, Right Pauldron, Left Pauldron, Right Ailette e Left Ailette. Não se esqueça de escaneá-los e cadastrá-los.

Nesse capítulo, irá adquirir uma arma para Lightning, Lifesaber, uma arma para Fang, a Pandoran Spear, uma arma para Snow, Umbra, e os acessórios Royal ArmletWhite Cape e Whistlewind Scarf. Não deixe de pegá-los.

Conclua o capítulo.

Chapter 10: Fifth Ark

Instrument of Truth (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que começar o Chapter 10: Fifth Ark.

Aqui em Chapter 10, irá conhecer novos inimigos: Pulsework Knight, Circuitron, Noctilucale, Phosphoric Ooze, Alchemic Ooze, Skata'ne, Skitini, Berserker, Centurion Blade, Imp, Greater BehemothCid Raines e BahamutNão se esqueça de escaneá-los e cadastrá-los.

Nesse capítulo, irá adquirir uma arma para o Sazh, Rigles, uma arma para o Hope, Alicanto, uma arma para Snow, Feymark, e os acessórios Hero's AmuletSaint's AmuletRainbow Anklet e Auric Amulet. Não deixe de pegá-los.

A partir desse capítulo, já será possível escolher os membros de sua equipe, e também poderá definir qualquer função para qualquer um dos seis personagens. Isso será importante para um troféu no futuro, mas não se preocupe com isso agora. Aconselho a apenas desenvolver as habilidades básicas das mesmas funções que veio usando até aqui para cada um dos personagens.

Também deverá liberar o seguinte troféu nesse capítulo:


Loremaster (Ouro)
Esse é o primeiro troféu de ouro que podemos liberar no game! Para liberá-lo, você terá de ter cadastrado todas as informações acerca de 100 inimigos no game. Se seguiu meus conselhos e veio usando Libra e cadastrando o máximo de inimigos que pôde no decorrer do jogo até aqui, então já deverá conseguir cadastrar 100 inimigos com todas as informações. Assim que alcançar essa meta, esse troféu de ouro será liberado. Se não conseguiu ainda esse troféu, basta continuar cadastrando os monstros que deverá conseguir em breve. Após conseguir esse troféu, não há mais necessidade de ir cadastrando os monstros, então fica a seu critério continuar ou não. Eu também não irei mais informar os novos monstros disponíveis nos cenários.

Bem, agora simplesmente conclua o capítulo.

Chapter 11: Gran Pulse

Instrument of Hope (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que começar o Chapter 11: Gran Pulse.

Nesse capítulo, irá adquirir duas armas para a Fang, a Partisan e a Taming Pole, duas armas para Vanille, a Rod of Thorns e a Heavenly Axis, uma arma para Lightning, Hauteclaire, uma arma para Hope, Simurgh, uma arma para Snow, Unsetting Sun, uma arma para Sazh, Pleiades Hi-Powers, e os acessórios Zephyr Ring, Rune Bracelet, Wind Charm, Ice Charm, Fire Charm, Lightning Charm, Clay Ring, Water Charm, Sparkbane Brooch, Frostbane Brooch e o Flamebane Brooch. Não deixe de pegá-los.

Bem, agora começa o jogo propriamente dito. A grande maioria dos troféus apenas poderá ser adquirida a partir desse ponto, Chapter 11. Isso porque é a partir de agora estarão disponíveis diversas sidequests. Chegando ao cenário The Archylte Steppe, será introduzido às Cie'th Missions, que são as principais sidequests de todo o game. Elas não são obrigatórias, mas são necessárias para diversos troféus, e além disso rendem muitos excelentes itens e muito CP, de forma que eu aconselho enormemente que as complete o mais rápido possível. Algumas delas são difíceis demais para serem completadas agora, mas eu indicarei a ordem mais fácil e rápida de completá-las de modo a ter poucos problemas.

Ah, e não preocupe por enquanto com os rankings das sidequests. Você consegue um ranking ao completar uma Cie'th Mission, e para platinar é preciso conseguir 5 estrelas em todas as Cie'th Missions, mas mais para o final do game conseguiremos um item que deixa tudo isso mais fácil, então não se preocupe com rankings por enquanto, apenas complete as Cie'th Missions. Poderá repeti-las depois.

O mapa abaixo mostra o ponto de início de todas as Cie'th Missions no local. Poucas estão disponíveis agora, mas, conforme for completando, mais delas ficarão disponíveis:


Vamos começar pelas Cie'th Missions de rank D. Logo de cara, estará na sub-área Central Expanse. Aqui, poderá começar a Cie'th Mission #1: Pond Scum. O alvo é Ectopudding, que fica nessa mesma sub-área, apenas um pouco mais à frente. Trata-se de um inimigo muito simples, deverá matá-lo com tranquilidade e até mesmo conseguir 5 estrelas. Não se acostume.

Assim que terminá-la, irá liberar a Cie'th Mission #2: Goodwill Hunting, bem ao lado. O alvo é Uridimmu, que estará nessa mesma sub-área, cercado por 4 Gorgonopsid. Será um inimigo um pouco mais complicado, porém não tanto assim. Com pouco esforço, deverá conseguir vencê-lo.

Em seguida, irá liberar a Cie'th Mission #3: Massif Contamination, bem ao lado também. O alvo é Ugallu, mas esse inimigo estará em outro cenário, o Yaschas Massif, e na sub-área Tsubaddran Highlands. Será um desafio similar ao anterior.

Aqui em Yaschas Massif ficará a Cie'th Mission #4: A Hero's Charge. O alvo é Adroa, que fica na sub-área Ascendant Scarp. Por ele estar acompanhado de 4 Verdelets, esse desafio será bem superior aos que encontrou até então, e não se envergonhe se não conseguir de primeira. Procure focar primeiramente nos Verdelets, porque eles irão invocar monstros poderosos, como o Ugallu, o alvo da Cie'th Mission anterior. Poderá levar algum tempo para vencê-lo, e não se preocupe se não conseguir 5 estrelas.

Completando essa Cie'th Mission, irá liberar um teleporter. Algumas Cie'th Missions funcionam como teleporters, de modo que podemos transitar entre eles. Para liberar o teleporter para alguma determinada área, precisará apenas completar aquela Cie'th Mission. No momento, não poderá teleportar para lugar nenhum (até porque só tem um teleporter disponível), mas com o tempo irá liberar vários teleporters, e isso irá ajudar muito a irmos de um lugar a outro rapidamente.

Ainda aqui, nessa sub-área, poderá encontrar o Cie'th Mission 5: Joyless Reunion. O alvo é Edimmu, e ele estará em Tsumitran Basin. Trata-se de um forte oponente, o mais forte até aqui. Terá de se curar bastante nessa batalha, então venha preparado.

Nesse momento, deverá liberar o seguinte troféu:

Kelger's Cup (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que completar as 5 primeiras Cie'th Missions, as de rank D. É só o primeiro de muitos troféus que iremos adquirir relacionados com essas missões.

Bem, agora terminaram as Cie'th Missions de rank D. A partir de agora, as missões serão rank C, um pouco mais difíceis e complicadas, com monstros mais fortes. Aconselho a ter desenvolvido o Crystarium pelo menos até a metade do estágio 8 para que possa derrotar os inimigos daqui em diante. Vamos lá.

Agora, vá para a sub-área Paddraean Archaeopolis. Aqui, encontrará duas Cie'th Missions, a 6 e a 7. Aconselho a deixar a 6 de lado por enquanto e ir direto para a Cie'th Mission 7: Bituitus, the Pillager. Isso porque o alvo será Bituitus, uma alma imortal, que se encontra aqui mesmo nessa sub-área, bem próximo. Esse inimigo é extremamente poderoso, e exigirá que você seja defensivo na maior parte do tempo, mantenha um Sentinel para canalizar seus poderes e também um Medic de vez em quando para curar. De longe, trata-se do inimigo mais difícil que enfrentou até aqui, entre os alvos de Cie'th Missions.

Depois, vá para a Cie'th Mission #6: No Place Like Home. O objetivo será matar um, que estará acompanhado de 4 Munchkins. Eles ficam um pouco mais atrás, lá em Pass of Paddra. São inimigos muito, mas muito fáceis, até porque poderá "treinar" com sua versão comum que fica aqui mesmo nessa sub-área. Deverá conseguir 5 estrelas facilmente. Completando essa Cie'th Mission, irá liberar o teleporter para essa região.

Agora, retorne ao cenário Vallis Media, sub-área Base Camp. Aqui, encontrará a Cie'th Mission #8: The Eleventh Hour. O alvo é Rakshasa, que fica na sub-área Atzilut's Tears. Ele vem acompanhado de 3 Flans, que deverá se preocupar em cuidar primeiro. Em si, ele não é difícil e não deverá dar muitos problemas, apenas ataque-o de forma precisa. Completando essa Cie'th Mission, irá liberar o teleporter para essa região.

Voltando ao cenário Archylte Steppe, sub-área Central Expanse, poderá começar a Cie'th Mission #9: Heave-Ho. O alvo será Kaiser Behemoth, um enorme inimigo que se encontra aqui mesmo nessa sub-área, a poucos metros de distância. É um inimigo incrivelmente forte, terá de se preparar bem para essa luta, de preferência. Como todos os Behemoths, ele se transforma e fica ainda mais forte, e ainda por cima solta Fogga, então leve alguns Mallets com você. Precisará de muita paciência, mas é possível derrotá-lo a essa altura. Completando essa Cie'th Mission, irá liberar o teleporter para essa região, e o que será muito útil para o futuro.

E nesse mesmo local também poderá realizar a Cie'th Mission #10: Hollow Hope. O alvo é Ambling Bellows. Esse inimigo não é tão forte e possui diversas fraquezas que podem ser aproveitadas. Basta usar a força bruta para conseguir derrotá-lo. Como é lento, é possível pegá-lo desprevenido também, para começar a batalha com uma vantagem.

Não muito longe daqui, aqui mesmo nesse cenário, poderá realizar a Cie'th Mission #11: Pride Before a Fall, que terá como alvo 6 Adroas, localizados aqui perto. Nada que você já não tenha visto aos montes por aqui... Simplesmente acabe com eles.

Agora, vamos encarar o desafio da Cie'th Mission #12: Geiseric, the Profane, disponível na sub-área Arid Strath. O alvo é destruir o Geiseric, uma alma imortal que se encontra na sub-área Western Benchland. Trata-se de um oponente enorme e poderoso, mas que pode ser facilmente derrotado no seu nível atual, ainda mais se souber enfraquecê-lo com um Saboteur, e destruir seu punho poderoso primeiro. Se for rápido, dá para conseguir 5 estrelas. Assim que completar essa Cie'th Mission, irá desbloquear uma nova sub-área, a Font of Namva.

Vamos em frente. A Cie'th Mission #13: Eternity Unpromised, se encontra próximo de onde começou a Cie'th Mission anterior. O alvo é Goblin Chieftain, que se encontra na sub-área Northern Highplain. Deve já ter encontrado vários deles por aí, então não será nenhuma dificuldade. Trata-se de um oponente bem simples e fácil, mesmo acompanhado de 3 Goblins... Deverá conseguir 5 estrelas facilmente.

Não muito longe daqui, fica a Cie'th Mission #14: Defender of the Flock. Os alvos são 2 Sahagins, que fica na sub-área Font of Namva, área liberada na Cie'th Mission #12. Eles estarão acompanhados de 2 Ceratosaurs, e serão oponentes bem fáceis de se derrotar. Deverá conseguir 5 estrelas. Mais importante do que isso, concluindo essa Cie'th Mission, irá disponibilizar chocobos para que possamos usá-los para percorrer longas distâncias mais rapidamente aqui nessa região.

Agora que possui a permissão de usar chocobos, poderá explorar diversos locais ainda não explorados, pois os chocobos conseguem saltar grandes distâncias, chegando a novos lugares. Além de poder adquirir novos itens, há ainda mais um mini-game que podemos participar aqui: o de caça ao tesouro. É bem simples: saia por aí com o chocobo, e de tempos em tempos ele irá indicar um sinal de exclamação sobre a cabeça. Trata-se do indício de um tesouro. Quando mais frequente estiver o indicador, mais perto estará da localização do tesouro (que sempre será em um montinho de terra). Precisará cavar diversos desses tesouros para conseguir um troféu, então aconselho que vá usando o chocobo enquanto cumpre as várias Cie'th Missions pelo local, para já ir adiantando esse troféu. Caso esteja curioso, o mapa abaixo indicará a localização de todos os tesouros:


Bem, mas vamos continuar com as Cie'th Missions. A Cie'th Mission #15: Tribal Warfare se encontra no alto de um rochedo na sub-área Central Expanse, o qual só pode ser acessar com um chocobo. Portanto, certifique-se de pegar um chocobo antes de ir para lá. Bem, o alvo a ser eliminado é mais uma vez um Goblin Chieftain. Sim, de novo esse inimigo, que acabou de enfrentar na Cie'th Mission #13, só que desta vez acompanhado de 6 Goblins... Acabe logo com eles e deverá conseguir 5 estrelas.

Bem, é isso. As Cie'th Missions que eu aconselho fazer aqui deste local já foram feitas. As demais se encontram em outros locais, e as que restam por aqui são fortes demais para que possamos completá-las no momento. Sendo assim, é hora de seguir em frente! Portanto, vamos voltar a nos concentrar nas missões principais.

Seguindo em frente com as missões principais, chegará a um novo cenário, Mah'habara. Aqui, na sub-área Twilit Cavern, irá encontrar a Cie'th Mission #18: So Close, Yet So Far. O alvo é Ambling Bellows, o mesmo da Cie'th Mission #10, só que ele estará acompanhado de 4 Hoplites. Eles se encontram nessa mesma sub-área, pouco mais à frente. Certifique-se de destruir o Ambling Bellows primeiro antes que ele crie mais Hoplites. Não deverá ser um desafio muito grande. Completando essa Cie'th Mission, irá liberar o teleporter para essa região.

Bem, agora siga em frente. Assim que andar no Atomos e chegar ao cenário Sulyya Springs, na sub-área Subterranean Lake, encontrará a Cie'th Mission #19: Triangle of Tragedy bem do lado. O alvo é Uridimmu, o mesmo da Cie'th Mission #2, só que desta vez haverão 4 deles! Eles estarão na sub-área Subterranean Lake. Trata-se de uma batalha bem simples e rápida, deverá conseguir 5 estrelas se for bem rápido para acabar com eles. Completando essa Cie'th Mission, irá liberar o teleporter dessa região.

Bem, agora siga em frente. Em breve, deverá conseguir chegar ao cenário Taejin's Tower. Aqui na sub-área Palisades, encontrará a Cie'th Mission #20: Words Unspoken. O alvo da vez é Goblin Chieftain, o qual se encontra aqui mesmo nesse local. Ele virá acompanhado de 2 Goblins, 1 Munchkin e 1 Munchkin Maestro. A essa altura do campeonato, esses inimigos comuns não deverão impor nenhuma grande dificuldade: acabe com eles facilmente. Deverá conseguir 5 estrelas com alguma facilidade até. Completando essa Cie'th Mission, irá liberar o teleporter para essa região.

Mais para a frente, na sub-área Second Tier, encontrará algumas Cie'th Missions que são obrigatórias para se prosseguir com a aventura. Vamos a elas:

A Cie'th Mission #21: A Tremulous Terror tem como alvo o Gelatitan, um monstro que se encontra a poucos metros daqui. Não se trata de um grande desafio, apenas ataque-o com seus atributos elétricos e conseguirá vencê-lo facilmente. Como ele é lento, poderá conseguir pegá-lo em Preemptive Strike com certa tranquilidade. E, se conseguir pegá-lo em Stagger, é certeza de 5 estrelas.

Assim que concluir essa missão, disponibilizará a Cie'th Mission #22: Infernal Machine, nesta mesma sala. O alvo é Ambling Bellows, um velho conhecido nosso, que estará acompanhado de 2 Cryptos. Eles estão em uma sala também bem perto daqui, então vá lá e acabe com eles. Como antes, foque primeiro no Ambling Bellows para que ele não crie mais Cryptos. Deverá conseguir 5 estrelas facilmente.

E aqui mesmo poderá começar a Cie'th Mission #23: Natural Defenses. Esta missão é bem superior às anteriores, trata-se da primeira Cie'th Mission que vamos realizar que não é rank C, e sim rank B. O alvo é Gurangatch, e se encontra uma sala anterior a essa. Porém, esse monstro não será nem um pouco temível: ele é apenas muito bem resistente. Como ele é lento, pode tentar pegá-lo pelas costas para começar a luta com um Stagger. Acabe com ele rapidamente e conseguirá 5 estrelas.

Avançando nesse cenário, chegará à sub-área Fifth Tier, terá que fazer a Cie'th Mission #24: A Potent Sting, mais uma de rank B. O alvo é Mushussu, que estará acompanhado de 2 Yakshinis. Eles estarão aqui mesmo nessa sala, só olhar pra esquerda... Foque-se primeiro nos Yakshinis, e depois detone o Mushussu. Se for bem rápido, dá para conseguir 5 estrelas.

Seguindo em frente, irá parar em Sixth Tier, onde poderá realizar a Cie'th Mission #25: Spectral Haunt. O alvo é Vetala, que fica em Fifth Tier. Esse oponente é extremamente resistente a quase tudo, mas a ideia é simplesmente ser ofensivo. Atinja-o com tudo o que tiver até ele ficar em Stagger, então dizime-o. Se for bem rápido, deverá conseguir até mesmo 5 estrelas.

Mais ao lado, poderá começar a Cie'th Mission #26: So Shrill, the Cry. O alvo é Penanggalan, que fica em Sixth Tier. Ele estará acompanhado de 4 Chonchons. São oponentes muito fáceis, basta ser ofensivo para destruir os Chonchons primeiro, depois se fortaleça e derrote o Penanggalan. Deverá conseguir 5 estrelas, se for realmente rápido.

Ainda nesse cenário, chegando à sub-área Cloven Spire, poderá realizar a Cie'th Mission #27: Mithridates, the Lone. Ela é de rank B, mas já deverá estar forte o bastante para fazê-la. Seu alvo é Mithridates, uma alma imortal que reside na sub-área Ground Tier. Para conseguir enfrentá-lo, terá de acionar a estátua presente aqui em Cloven Spire, e ele acionará um elevador que leva a Seventh Tier. Aqui, poderá acionar a última estátua, de modo a liberar todos os andares para o elevador. Agora, use o elevador para ir para Apex e de lá vá para Ground Tier e a batalha deverá começar. Bem, esse oponente é sem dúvidas o mais forte que enfrentou até esse momento, e parecerá invencível a princípio, mas acredite: é bem simples. Equipe alguns itens que aumentam a sua resistência a ataques elétricos, como Fulmen Ring, Spark Ring ou mesmo Lightning Charm. E tenha um sentinela sempre à postos para poder concentrar o dano de Levinbolt, o ataque mais forte dele. Ah, claro, e esteja pronto para se curar frequentemente também. Se tomar o devido cuidado, poderá derrotá-lo antes do que imagina, e talvez conseguir 5 estrelas.

Bem, agora siga em frente com a história do game. Deverá chegar ao cenário Oerba, e, na sub-área Village Proper, encontrará a Cie'th Mission #28: Faded Glory, cujo alvo é Ceratosaur, que fica aqui mesmo nesta sub-área, pouco mais adiante. Na verdade, será um grupo de 10 Ceratosaurs, mas mesmo assim eles não deverão dar muito trabalho não. Simplesmente acabe com eles, sendo ofensivo o tempo todo, e deverá conseguir 5 estrelas. Completando essa Cie'th Mission, irá liberar o teleporter para essa região.

Ah, e aqui em Oerba poderá conseguir o seguinte troféu:

Pulsian Pioneer (Bronze)
Aqui em Oerba, vá ao segundo andar do prédio aberto que se encontra na praça central da sub-área Dilapidated Dwelling. Aqui, encontrará o robô Bhakti. Ele pede que tragamos as cinco peças do qual ele precisa. Trata-se de uma sidequest bem simples, e que rende esse troféu. Vamos lá! Todas as peças estão nesse cenário. Saindo da casa, poderá checar a máquina no pátio central para encontrar a primeira peça, Power Cable. Agora, entre em uma casa que tem aqui ao lado, e encontrará a segunda peça, Battery Pack.
Seguindo pelo corredor ao lado da casa onde está o Bhakti, chegará a um Vampire que se encontra do lado das raízes de algumas árvores. Mate-o para conseguir a terceira peça, Trochoid Gear. Então, seguindo em frente, verá uma casinha à direita da qual pode entrar. Entre para pegar a quarta peça, Aspheric Lens na sala. Seguindo em frente, no meio de uma longa ponte, encontrará a quinta e última peça, Metal Plate, posicionada à esquerda. Agora que tem todas as cinco peças, volte a Bhakti e o conserte para que ele possa voltar a ser útil. Agora, fale com ele, e ele deverá lhe dar vários itens e esse troféu será liberado. Se ainda estiver tendo dificuldades para localizar os itens, assista ao vídeo abaixo:


Bem, agora é só concluir o capítulo.

Chapter 12: Eden

Instrument of Faith (Prata)
Esse é o primeiro troféu de prata que iremos liberar no game. Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado assim que começar o Chapter 12: Eden.

Nesse capítulo, irá adquirir uma arma para Lightning, Lionheart, uma arma para Snow, Rebel Heart, uma arma para Hope, Otshirvani, uma arma para Fang, Punisher, uma arma para Sazh, Antares Deluxes, uma arma para Vanille, Mistilteinn, e o acessório Champion Badge. Não deixe de pegá-los.

O capítulo é curto e não há nada a se dizer sobre ele. Conclua-o.

Chapter 13: Orphan's Cradle

Nesse capítulo, irá adquirir uma arma para Fang, Shamanic Spear, e o acessório Champion Badge. Não deixe de pegá-los. Ah, e não deixe, de forma alguma, de pegar o Elixir que há aqui nesse capítulo: trata-se do mais raro item do jogo, e ele será usado futuramente para alguns troféus, então não deixe de pegá-lo!

Bem, chegamos! Esse é o último capítulo do game. Diferente dos demais, não há um troféu liberado logo no começo dele. Logo no começo desse capítulo, verá um portal que leva o personagem de volta a Gran Pulse. Aconselho a ignorar esse portal. Vamos fechar o jogo primeiro, depois teremos todo o tempo do mundo para podermos fazer tudo o que ficou pendente. Portanto, siga em frente até concluir esse capítulo, e, consequentemente, fecharmos o jogo. O que já nos garante um troféu:

Instrument of Change (Ouro)
Este belo troféu de ouro demarca que você fechou o jogo. Basicamente, você o libera após derrotar Orphan, o último chefão do game, e assistir todos os créditos, ao final de Chapter 13.

Bem, este foi o último troféu "obrigatório" do game, e, agora, o que nos resta é realmente liberar os demais troféus do jogo, que irão demandar quase tanto tempo quanto o que levou para chegar até aqui. Além das Cie'th Mission restantes para completarmos, teremos ainda de nos preocuparmos com diversas outras coisas. Primeiramente, certifique-se de salvar o jogo. Depois, quando voltar ao menu inicial, dê Load Game nesse save. Estará no cenário Orphan's Cradle, sub-área The Narthex. Então, pegue o portal de volta à sub-área The Tesseracts, e então poderá entrar naquele portal para Gran Pulse que vimos anteriormente. Agora sim, entre nesse portal, e estará em Vallis Media, na sub-área Base Camp. Agora, vamos nos focar em cumprir as Cie'th Missions restantes. Antes disso, melhor explanar melhor algumas coisas:

Pois bem. Após fechar o jogo, terá adquirido o 10º nível do Crystarium de todos os personagens. Acontece que, para platinarmos o game, é preciso evoluirmos os nossos personagens ao máximo de todos os Crystariums, por exemplo. Isso quer dizer que terá que obter todos os elementos dos Crystariums, até o nível 10, das seis classes (Commando, Ravager, Medic, Saboteur, Synergist e Sentinel) com todos os seis personagens. Bem, isso irá realmente demorar bastante tempo... Mas não é só isso.

Também precisará ter em sua posse todas as armas e acessórios do jogo. Já deverá ter vários deles à sua disposição, mas não se preocupe com isso agora. Apenas verifique como estão suas armas. A essa altura, deverá ter todas as armas do jogo, mas todas elas vêm no nível 1 do Tier 1. Após realizar diversos upgrades em uma determinada arma, ela chegará ao nível máximo (demarcado por uma estrela), e, nesse nível, ela poderá evoluir para uma nova arma (chamaremos de Tier 2) se tiver um catalisador específico. Aconselho a upar pelo menos uma arma de cada personagem ao segundo Tier. Então, poderá evoluir essa arma ainda mais, até o nível máximo, e então poderá evolui-la ao Tier 3 se tiver um catalisador específico e raro. Não vamos nos preocupar com isso agora, tem muito chão pela frente, apenas atente-se para que todos os personagens tenham pelo menos uma arma no Tier 2.

Para melhor aproveitar seus recursos de upgrade, aconselho o seguinte: primeiro use os recursos orgânicos para multiplicar a experiência adquirida. Use recursos orgânicos até chegar ao multiplicador 3, que lhe dará 200% a mais de experiência para cada recurso mecânico. Então, pegue uma boa quantidade de recurso mecânico e use-o de uma só vez, aproveitando assim todo o poder do multiplicador de 200%. Repita isso até upar a arma ou acessório que quiser upar. O recurso orgânico de melhor custo-benefício que pode ser comprado é o Sturdy Bone, e o recurso mecânico de melhor custo benefício é o Superconductor (pode usar 99 de uma só vez para gerar uma boa experiência a um custo baixíssimo). Aconselho a não gastar todo o seu dinheiro, no entanto, apenas upe uma arma para cada personagem ao Tier 2 e economize o restante do dinheiro ou recursos. Precisará disso em breve.

Bem, agora que estamos de volta a Gran Pulse, praticamente todas as Cie'th Missions estão à nossa disposição para serem completadas. Agora deverá estar forte o bastante para encararmos as Cie'th Missions de rank C restantes e também as de rank B. Vamos completá-las na ordem, também. Saindo do portal, vê a Cie'th Mission por aqui? Vamos fazê-la. A Cie'th Mission #32: And Then There Was One tem por alvo um Amam que se encontra em Archylte Steppe, na sub-área Western Benchland. Volte ao teleporter e vá para Northern Highplain. Estará bem próximo do local. Amam é uma evolução das feras selvagens que veio encontrando até aqui, mas não é muito mais forte do que os outros. Nem precisa se preocupar muito com estratégias: apenas ataque sem parar e deverá conseguir eliminá-lo a tempo de conseguir ainda 5 estrelas.

Bem, aproveitando que estamos aqui em Archylte Steppe, vamos em frente. A Cie'th Mission #16: Surrogate Slayer fica na sub-área Eastern Tors, em uma parte alta que também necessita de um chocobo para ser alcançada, então trate de arranjar um. No caminho até lá, encontrará uma animação que lhe apresenta um novo inimigo: ignore-o por enquanto. Essa Cie'th Mission será de rank B, mas deverá conseguir levar numa boa, pois deverá estar bem forte agora. O alvo dessa missão são 2 Sahagins que estarão em Font of Namva, acompanhado de 4 Ceratoraptors. Oponente muito fácil, deverá conseguir 5 estrelas facilmente.

Já a Cie'th Mission #17: A Widow's Wrath se encontra na sub-área Northern Highplain, onde já passamos algumas vezes. O alvo é Pulsework Champion, e ele fica por aqui mesmo. Ele estará sozinho, e, por ser lento, é bem fácil de se chegar por trás dele para dar Stagger. Ele já é fácil, se conseguir pegá-lo com Stagger será quase certeza de 5 estrelas.

Bem, agora precisará alcançar uma área especial que só pode ser acessada por chocobos também que fica no canto superior direito da tela de mapa daqui de Archylte Steppe. Então, ao final desse longo caminho, encontrará mais uma barreira e a Cie'th Mission #30: Syphax, the Insidious. O alvo é a alma imortal Syphax, mas ele se encontra lá em Mah'habara, só que em uma sub-área completamente nova: Abandoned Dig. Para chegar lá, terá de ir até o teleporter mais próximo e se teleportar para Sulyya Springs. Então, ande no Atomos novamente, e ele lhe levará a esse local novo. Aqui, verá uma bifurcação: siga pelo caminho da direita. Ao final do caminho, irá encontrar, a princípio, 5 Numidias. Mas não subestime esse adversário: os Numidias serão eliminados facilmente, mas a cada um que destruir aparecerão mais 2. Em breve, o cenário estará infestado de Numidias, e, após destruir mais de 25 deles, aparecerá finalmente o Syphax. Ele não é difícil, mas terá de tomar cuidado com as habilidades dele. Se for rápido, deverá conseguir 5 estrelas. E, ao terminar essa Cie'th Mission, irá liberar a passagem em Archylte Steppe que leva para a área de Haerii Archaeopolis.

Ah, vale uma dica aqui. Esse ponto e que se encontra é um excelente local para poder adquirir bastante CP para seus personagens. Como você pode refazer Cie'th Missions sempre que quiser, você pode voltar para Archylte Steppe e aceitar a Cie'th Mission #30 novamente. E a cada vez que derrotar Syphax com 5 estrelas conseguirá 30.000 CP, o que, mesmo a essa altura do jogo, ainda é bastante. Levando em consideração que os inimigos que ficam aqui nesse corredor deverão fornecer aproximadamente 45.000 CP, contando com ida e volta, poderá conseguir 75.000 pontos de forma bem rápida. E pode refazer isso quantas vezes quiser ou achar necessário, e upar seus personagens mais um pouco, para ficarem ainda mais fortes.

Bem, aproveitando que estamos aqui em Mah'habara, podemos realizar outra Cie'th Mission aqui mesmo. Na verdade, há duas, já que há uma Cie'th Mission no outro lado da bifurcação em que viemos há pouco, só que essa Cie'th Mission é de rank A, e, acredite, ainda não está pronto para esse desafio. Sendo assim, aconselho a pegar outra Cie'th Mission. A Cie'th Mission #29: Faltering Faith se encontra aqui em Twilit Cavern, no final de um caminho alternativo entre dois savepoints, perto da saída para Archylte Steppe (onde havia um Juggernaut). O alvo é um Juggernaut que se encontra lá em Taejin's Tower. Volte ao teleporter e se teleporte para a sub-área The Palisades (deverá ter liberado um teleporter daqui ao completar a Cie'th Mission #20). Trata-se de um Juggernaut comum, o que não é um oponente simples nem mesmo no seu nível atual. Precisará de uma boa resistência para conseguir atacá-lo sem se preocupar em curar. É bem complicado conseguir 5 estrelas nesse momento, deixe para depois.

Agora vamos voltar para Archylte Steppe. Lembra-se daquela área específica de chocobo que fomos para iniciar a Cie'th Mission #30? Pois bem, volte para lá e poderá acessar a  nova área, Haerii Archaeopolis. Verá uma pequena cena quando entrar. Bom, o importante é que aqui nesse local há três Cie'th Missions. Primeiro vamos para a que tem teleporter, que é a Cie'th Mission #31: Newfound Purpose. O alvo é um Pulsework Champion, um inimigo bem conhecido já, que se encontra aqui mesmo nessa sub-área, a poucos metros daqui. Ele estará acompanhado de 3 Seekers, mas será um oponente valoroso. Será bem difícil conseguir 5 estrelas. Completando essa Cie'th Mission, irá liberar um teleporter para essa região.

Bem, agora vamos para outro dessa área. A Cie'th Mission #34: Zenobia, the Burcher é a Cie'th Mission vermelha que bloqueia a passagem de um corredor que leva a outra área. Seu alvo é Zenobia, o qual também se encontra aqui em Haerii Archaeopolis, mais precisamente aqui do lado. No entanto, ao encarar o inimigo, descobrirá que seu verdadeiro oponente é Tonberry. Não subestime de forma alguma esse pequeno ser: trata-se, de longe, do mais difícil e formidável oponente que enfrentou até aqui. Ele é uma alma imortal que possui um ataque carregado especial que é extremamente fatal, e você deve matá-lo antes que ele consiga realizar esse ataque. Então, para isso precisará de tática: comece com um Saboteur no grupo que estará usando Deprotect e Deshell em Tonberry, enquanto um Synergist usa Haste em todos os seus personagens e um Commando já vai descendo a porrada. Quando todos estiverem com Haste e Tonberry estiver com Deprotect e Deshell, mude para Relentless Assault e bata nele sem dó, não parando para nada. Se for rápido o suficiente, conseguirá matá-lo a tempo de impedir o ataque e ainda conseguirá 5 estrelas. De quebra, completando essa Cie'th Mission, irá liberar mais uma barreira.

Bem, agora vamos para a última Cie'th Mission da área: a Cie'th Mission #33: A Parent's Pledge. O alvo é um Adamanchelid que se encontra na sub-área Eastern Tors. Use o teleporter para ir para Central Expanse, e estará relativamente próximo do local. Bem, já deve ter enfrentado inimigos desse tipo pelo local antes, eles aparecem aos montes, de modo que poderá treinar em um deles. Bem, eles são enormes, resistentes e bem poderosos. O segredo é ser cauteloso: enfraqueça-o com um Saboteur, mantenha-se firme com um Medic enquanto um Synergist fortalece seus personagens. Mantenha-se assim por uns 3 ou 4 turnos, e então passe para a ação. Ataque firme e tome cuidado com a vida. Ele não deverá demorar muito para morrer, se estiver enfraquecido, e talvez até consiga 5 estrelas mesmo assim.

Bem, agora olhe bem para o mapa de Archylte Steppe. Vê um círculo de Cie'th Missions localizado na parte superior direita do mapa? Há um total de 7 Cie'th Mission aqui, e nesse momento todas elas devem estar disponíveis. São elas: #57, #58, #59, #60, #61 e #62. Vamos começar pelas mais fáceis, as de rank C. Escolha a Cie'th Mission #56: A Toothy Grin. Seu alvo será um Ugallu (o mesmo da Cie'th Mission #), que estará no cenário Yaschas Massif, em Ascendant Scarp. Poderá ir até um teleporter e ir para  X. Ugallu estará acompanhado de 4 Munchkins. São inimigos bem fracos para seu poder atual, não terá problema nenhum para acabar com eles rapidamente e conseguir 5 estrelas.

Bem, agora volte para Archylte Steppe, e para aquele círculo formado por Cie'th Missions. Agora, vamos tentar a Cie'th Mission #57: What's Yours Is Brine, cujo alvo são 3 Sahagins (o mesmo das Cie'th Missions #14 e #16) e 2 Alraunes que ficam em Vallis Media, Atzilut's Tears. Devem ser piada para você: estraçalhe-os rapidamente para conseguir 5 estrelas.

Bem, é isso. As próximas Cie'th Missions ou são difíceis demais para o nosso nível atual ou se encontram em um local que só iremos explorar mais para a frente. Isso quer dizer que precisaremos upar nossos personagens bastante, se quisermos ter chances de continuar com a platina. Sendo assim, antes de seguirmos em frente, iremos conseguir um item especial. Mas, para isso, precisaremos de alguns preparativos. Primeiramente, certifique-se de que a Vanille tenha chegado ao nono nível do Crystarium, onde ela terá aprendido a magia Death. Agora, sabe a arma Belladonna Wand dela? Pois bem, faça upgrades nela até evolui-la para a Malboro Wand, que é uma arma especialista em debuffs. De preferência, ainda tente evoluir a Malboro Wand até o nível máximo. Pois bem, agora, com todos os preparativos realizados, vamos em frente:

Agora, teleporte-se para Oerba, na sub-área Village Proper. Aqui, siga em frente até a sub-área, onde encontrará a Cie'th Mission #55: Can't We All Just Get Along?. Essa é a primeira Cie'th Mission de rank A que sequer tentaremos por algum tempo. E será por um bom motivo. O alvo é Neochu, um poderoso inimigo, o mais poderoso que deve ter enfrentado até agora, e acompanhado de 5 Picochus. Eles estarão em Archylte Steppe, na sub-área Aggra's Pasture. Bem, volte ao teleporter e vá para Haerii Archaeopolis. Daqui, poderá chegar rapidamente até a área em que se encontra o nosso oponente. Aqui, também haverá um Ochu, que pode usar para praticar a técnica que iremos usar no Neochu. A ideia é o seguinte: Neochu é forte demais para conseguirmos vencê-lo no mano-a-mano, então precisaremos de uma tática especial para derrotá-lo. E essa tática envolve os preparativos que eu citei mais acima. Vamos para a tática:

Neochu é muito forte, porém ele é suscetível à magia Death, da Vanille, que mata um inimigo na hora se acertar. Usar a Malboro Wand no máximo aumenta bastante as chances de conseguir acertar um Death nele. Porém, como seus ataques são fortes demais, Vanille terá de estar sempre protegida. Terá de formar um grupo com: Vanille, Hope (o melhor Medic do grupo fora a Vanille) e o seu melhor Sentinel (ou Snow ou Fang), com a Vanille como líder. Equipe seus melhores equipamentos neles. Forme os paradigmas Attrition (Sab/Med/Sen), Entourage (Rav/Med/Sen) e Combat Clinic (Med/Med/Sen). Bem, basicamente o Sentinel será sempre Sentinel e o Hope será sempre Medic, quem muda mesmo é a Vanille. Use um Fortisol antes de começar a batalha e então vamos. Comece a batalha com Attrition e comece a soltar Deaths em Neochu sem parar. Se conseguir acertá-lo, ótimo, senão, ele irá matá-lo e terá de recomeçar. É uma questão de sorte. Mais cedo ou mais tarde, conseguirá acertar o Death, e então, com Neochu morto, só precisará se preocupar em matar os . Mude para Entourage (ou Diversity se se sentir confiante) e acabe com eles com cuidado. Se estiver com dificuldades com a tática, poderá praticar com o Ochu que também se encontra aqui mesmo mais ao lado, e é mais fraco. Quando pegar o jeito, irá conseguir. Ao final da batalha, que deverá ter sido bem rápida, conseguirá 5 estrelas.

Bem, agora vamos para a melhor parte. Como recompensa por ter completado essa Cie'th Mission, irá conseguir 62.500 CP, e também o item mais importante de todo o jogo: o Growth Egg. Este incrível item, quando equipado, dobra o CP que você consegue com as batalhas. Agora, sim, poderá conseguir upar os personagens de forma realmente rápida. Volte a montar o seu esquema predileto, com seus personagens de sua escolha (os mais ofensivos, de preferência). Como ganhamos o dobro da experiência, agora temos de achar um bom lugar para farmar. O melhor local para farmar até o momento se encontra em Archylte Steppe. Teleporte-se para Northern Highplain. Bem ao seu lado, verá um Behemoth King e um Megistotherian brigando entre si. Se encostar neles, começará uma luta em Preemptive Strike. Se for ofensivo, e no seu nível atual, conseguirá vencer ambos em questão de segundos (mate primeiro o Behemoth King antes que ele se transforme). Ganhará 6.600 CP, o que, com o Growth Egg equipado em um de seus personagens, se transforma em 13.200 CP. Agora, se você for correndo até o chocobo que se encontra próximo ao savepoint, aqui perto, e voltar, ambos estarão lutando de novo, e poderá enfrentá-los mais uma vez. Vença-os por mais 13.200 CP. Entendeu a tática? Sendo rápido, deverá conseguir derrotá-los umas duas vezes por minuto. Em 10 minutos, terá feito aproximadamente 260.000 CP. Bem, eu sei que é tedioso fazer a mesma batalha várias vezes, mas essa é a maneira mais rápida de se evoluir nessa altura do jogo. Aconselho a ficar por aqui e upar dessa forma por... Um bom tempo.

Até quando? Bem, você precisa fortalecer bastante mesmo. Eu aconselho que faça isso pelo menos até que todos os seus personagens tenham evoluído para o nível máximo de suas 3 categorias principais. Não deverá faltar tanto assim para isso. Em cerca de duas a três horas já deverá ter conseguido o CP necessário para isso. Quanto mais forte estiver, melhor (nada lhe impede de continuar upando), mas eu acredito que isso já será o bastante. E, nesse meio tempo, deverá liberar os seguintes troféus:

Commando’s Seal (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que chegar ao nível máximo do Crystarium na função Commando com qualquer um dos personagens.

Ravager’s Seal (Bronze)
A exemplo do troféu anterior, esse troféu será liberado assim que chegar ao nível máximo do Crystarium na função Ravager com qualquer um dos personagens.

Sentinel’s Seal (Bronze)
A exemplo do troféu anterior, esse troféu será liberado assim que chegar ao nível máximo do Crystarium na função Sentinel com qualquer um dos personagens.

Saboteur’s Seal (Bronze)
A exemplo do troféu anterior, esse troféu será liberado assim que completar o Crystarium na função Saboteur com qualquer um dos personagens.

Synergist’s Seal (Bronze)
A exemplo do troféu anterior, esse troféu será liberado assim que chegar ao nível máximo do Crystarium na função Synergist com qualquer um dos personagens.

Medic’s Seal (Bronze)
A exemplo do troféu anterior, esse troféu será liberado assim que chegar ao nível máximo do Crystarium na função Medic com qualquer um dos personagens.

A essa altura do game, cada um dos seus personagens principais já deverá ter por volta de 20.000 pontos de vida, além de 2.000 pontos de ataque físico e mais 1.500 pontos de magia. Quando chegar a esse nível, estará pronto para enfrentarmos oponentes ainda mais perigosos. Agora, vamos evoluir nossas armas e itens para aperfeiçoar nosso desenvolvimento. Primeiramente, faça upgrades em um de seus Collector Catalog para o nível máximo e então use o catalisador Mnar Stone para evolui-lo para Connoisseur Catalog, um item que, quando equipado, aumenta as chances de conseguir itens raros. Ele será muito útil agora. Bem, você deve ter conseguido algum Tetradic Tiara por aí. Faça upgrades nele até o nível máximo, e então, na opção de upgrades, escolha Dismantle nele. Conseguirá um item chamado Sprint Shoes, que também será realmente útil. Bem, agora monte um grupo com a Vanille como principal, e equipe-a com Malboro Wand. Sim, precisaremos da magia Death novamente. Equipe nela o Sprint Shoes, e certifique-se de que seu grupo tenha um Collector Catalog e um Connoisseur Catalog equipado, além do Growth Egg.

Agora, teleporte-se para Sulyya Springs. Em Subterranean Lake, encontrará a Cie'th Mission #63, Crushed By Doubt. O seu alvo será um imenso Adamantoise, que se encontra em Archylte Steppe, Eastern Tors. Já deve ter enfrentado o Adamanchelid, uma versão menor e mais fraca dele, mas ele nem se compara com essa nova versão. Matar um Adamantoise é um teste de sorte e de paciência. Tecnicamente, não temos chances de vencê-lo diretamente ainda, já que ele pode nos matar com dois ou três golpes. Mas podemos usar a seguinte tática: Assim que começar a batalha, invoque o eidolon da Vanille, que é o Hecatoncheir. Isso irá derrubar o Adamantoise no chão. Agora, comece a soltar vários Deaths. Ignore o que o seu eidolon está fazendo, apenas comece a soltar vários Deaths. Caso nenhum deles funcione, o eidolon deverá ir embora, mas o Adamantoise continuará no chão. Vá soltando Deaths até um acertar. Se nada der certo e Adamantoise levantar, ele irá lhe matar de qualquer jeito, e então terá de tentar de novo. Basta ser insistente até matá-lo.

Concluindo essa Cie'th Mission, irá conseguir o item Genji Glove. Agora sim, com esse item, conseguirá destruir Adamantoises sem precisar recorrer à sorte. Esse item permite que ultrapassemos a barreira de 99.999 hits por golpe, podendo chegar a 999.999 hits. Isso é simplesmente imprescindível para que possamos realmente machucar um inimigo muito poderoso e com muito HP, como é o caso dos Adamantoises. E iremos matar vários deles. Aqui mesmo em Eastern Tors, há um vale com vários Adamantoises, e vamos matar alguns deles. Agora, é tudo muito mais simples, mas ainda assim envolve eidolons. Equipe o Genji Glove em Fang, e tenha ela como líder, na função principal de Saboteur. Compre alguns Fortisols na loja Eden Pharmaceuticals (irá precisar usar um de cada antes de cada Adamantoise). Vamos para a tática de batalha:

Logo no começo da batalha, invoque o eidolon Bahamut. Ele irá derrubar o Adamantoise. Use esse tempo para causar o máximo de status negativos que puder em Adamantoise. Bahamut irá atingi-lo e ele deverá entrar em Stagger. Agora, entre em modo Gestalt e use o Mega Flare. Esse ataque, com o Genji Glove, deverá causar aproximadamente 900.000 hits de dano. Então, quando o restante do grupo voltar, simplesmente comece a bater, usando um paradigma ofensivo com o máximo de Ravagers possível (Tri-Disaster ou Relentless Assault), até deixá-lo em Stagger, então use um paradigma com o máximo de Commandos possível, como Aggression. Nem se preocupe em curar ou algo do tipo, apenas ataque-o sem parar até matá-lo. Se fizer tudo direitinho, ele nem mesmo terá a chance de atacar.

De quebra, deverá conseguir o seguinte troféu:

Limit Breaker (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que conseguir causar mais de 99.999 hits de dano em um só golpe. Bem, isso só é possível após conseguir o item Genji Glove, que permite isso. Agora, basta realizar qualquer ataque especial de algum eidolon para chegar facilmente a essa quantia. Quando usar o Mega Flare do Bahamut, por exemplo, conseguirá bater essa meta e esse troféu de prata será liberado.

Ao vencer cada Adamantoise, irá conseguir 80.000 CP, e terá ainda alguma probabilidade de conseguir um item importante e raro: ou um Platinum Ingot, um item que pode ser vendido na loja por 150.000 Gil, ou um Trapezohedron, o mais importante catalisador do jogo, capaz de evoluir as armas dos personagens para o Tier 3, que é o Tier mais alto possível. Obtê-los ou não é uma questão de sorte, de modo que eu aconselho que salve o jogo entre um Adamantoise e outro. Assim, se não vier um Trapezohedron ou um Platinum Ingot, basta dar Quit Game e tentar de novo sem ter que reabastecer TP. Precisará de pelo menos 6 Trapezohedrons para conseguir evoluir uma arma de cada personagem para o Tier 3 (o que, além de necessário para um troféu, também os deixará mais fortes). A ideia é ir lutando contra esses monstros até conseguir os 6 Trapezohedrons. Se vier Platinum Ingots também, ótimo, precisaremos do Gil para comprarmos material para realizarmos upgrades em armas e acessórios, e o CP também será bem-vindo para ficarmos cada vez mais fortes. Bem, a questão é que temos de "recarregar" o TP necessário para invocar o eidolon entre um Adamantoise e outro, e para isso é bom equipar um Energy Sash e um Champion's Badge e enfrentar aqueles mesmos inimigos que estávamos usando para evoluir. Precisará de pelo menos 3 TP para invocar um eidolon, assim que conseguir isso, procure por outro Adamantoise e use a mesma estratégia até vencê-lo. Deverá conseguir 6 Trapehozedrons em breve.

Bem, após conseguir os Trapezohedrons, agora pode evoluir uma arma de cada personagem para o Tier 3. Mas não faça isso ainda. Primeiramente, certifique-se de ter pelo menos 600.000 Gil na sua conta. 600.000 Gil equivale à venda de 4 Platinum Ingots. Bem, quando chegar a essa quantia, evolua apenas uma arma de algum dos personagens para o Tier 3. Ao evolui-lo ao Tier 3, ele estará mais fraco do que quando estava no Tier 2. Porém, com 600.000 Gil, poderá comprar 12 Ultracompact Reactors, da loja R&D Depot. Também compre 36 Sturdy Bones da loja Creature Comforts (são mais 2.880 Gil). Então use os 36 Sturdy Bones na sua arma Tier 3 e então use os 12 Ultracompact Reactors. Será o suficiente para evoluir a sua arma para que fique muito mais forte do que ela jamais esteve. Bem, agora precisa conseguir mais 600.000 Gil e então fazer tudo de novo com outra arma, até ter pelo menos as armas de 3 dos seus personagens no Tier 3 (as armas dos seus personagens principais).

Agora que estamos muito mais fortes, estaremos prontos para continuar com as Cie'th Missions. Vá ao teleporter e vá para Haerii Archaeopolis. Lembra-se do caminho que estava bloqueado por uma barreira? Bem, sigamos por esse caminho. Irá parar em um cenário completamente novo, chamado Faultwarrens, e a sub-área é Truthseeker's Rise. Prepare-se para grandes desafios nesse local. Após uma cena, poderá participar das Titan's Trials. Aqui, encontrará diversas Cie'th Missions que serão consecutivas umas às outras, em uma sequência imediata. Ao terminar uma Cie'th Mission, poderá escolher qual de outras duas poderá realizar. Bem, vamos lá:

Comece pelo primeiro desafio, a Cie'th Mission #35: The Road Less Traveled. O alvo é o Gurangatch, o mesmo da Cie'th Mission #23. A tática é a mesma: ataque-o até conseguir o Stagger então acabe com ele. Mesmo sendo bem rápido, não conseguirá 5 estrelas. No entanto, caso queira 5 estrelas agora, é bem simples: use um Deceptisol para pegá-lo em Stagger, então poderá acabar com ele em poucos segundos e aí será garantido conseguir 5 estrelas.

Após esse primeiro desafio, poderá optar entre a Cie'th Mission #36 e a #37. Vamos na ordem: opte pela Cie'th Mission #36: Dark Deliverance. O alvo agora são 2 Amams, o mesmo oponente da Cie'th Mission #32, só que em dobro. Acabará com eles facilmente, apenas não se descuide da vida. E mate um de cada vez para minimizar as chances de ser surpreendido.

Bem, mais um momento de escolha. Poderá optar entre a Cie'th Mission #38 e a #39. Vamos para a Cie'th Mission #38: Moonlit Madness. Seu alvo agora são 3 Verdelets que estarão acompanhados de um Adroa. Bem, essa batalha pode ser realente complicada se você não usar a tática correta. Saiba que os Verdelets são imunes a quase tudo, com exceção de ataques Ruin, então, se formar uma equipe com Commandos, terá muito mais chance de causar altos danos. Também é preciso saber que um dos Verdelets (às vezes o C, às vezes o B) irá tentar invocar um Juggernaut para a batalha. Portanto: foque primeiro nele, e mate-o antes que ele tenha a chance de conseguir invocar o Juggernaut, e estará bem. Se demorar ou não conseguir, aconselho a apertar START e escolher Retry. Caso siga essas dicas, é garantia de conseguir 5 estrelas bem facilmente.

Bem, outro momento de escolha. Desta vez, a escolha é entre a Cie'th Mission #41 e a #42. Desta vez, vamos contra a lógica, e para a Cie'th Mission #42 primeiro. A Cie'th Mission #42: Antihero tem como alvo
um Borgbear Hero que estará acompanhado de 4 Borgbears. Será uma batalha dura. Comece matando um a um todos os Borgbears, para então poder se curar e se focar especificamente no líder deles. Eles são fracos a fogo, então um Synergist que aumente o poder de fogo dos seus companheiros será bem-vindo para poder acabar bem rapidamente com eles. Se for rápido, conseguirá 5 estrelas.

Agora, poderá escolher entre a Cie'th Mission #46 e 47. Eu aconselho a ir para a Cie'th Mission #47: Unfocused Rage, que tem como alvo o mais poderoso inimigo que enfrentou até aqui: Raktavija. Ele é como um Vetala, um oponente que conhecemos bem, só que ainda mais forte, mais poderoso e mais resistente. Esse será um grande desafio. Ele possui uma camada protetora que o deixa resistente a quase tudo e imune a ataques físicos. Equipe itens que aumentem sua resistência a magias. Comece a batalha usando Fortisol e Aegisol. A princípio, tenha um Medic de prontidão para curar e use um Saboteur para usar Slow no Raktavija, diminuindo sua frequência de ataques poderosos. Então, use um Synergist para usar Faith (ou Faithra, se tiver) em todo mundo da equipe. Mude todos para Ravagers e ataque-o sem dó, até causar Stagger. Então, mude para Commandos e deverá conseguir acabar com ele ainda no primeiro Stagger. Se não conseguir, cure-se e repita o procedimento. Com paciência, conseguirá vencê-lo, e, se for rápido o bastante, poderá conseguir até mesmo 5 estrelas.

Bem, após isso, você voltará ao início novamente. Há novos desafios para serem vencidos, e, nesse meio tempo, também podemos escolher outros caminhos dos Titan's Trials para completarmos outras Cie'th Missions. Mas terá que ser desde o começo, então, complete a Cie'th Mission #35 mais uma vez.

Bem, já completamos a Cie'th Mission #36, então vamos agora para a Cie'th Mission #37: Dying of the Light. O alvo são 5 Rafflesias... São uma evolução do Alraune, só que mais resistentes. Não há muito o que dizer, acabe com elas.

Bem, agora terá que escolher entre as Cie'th Missions #39 e #40. Vamos começar pela Cie'th Mission #39: Seeing Stars. O alvo será um Ochu, que estará acompanhado de 2 Microchus. Ele é fraco contra fogo, então use e abuse dos Ravagers. Ignore completamente os Microchus, porque o Ochu irá sempre curá-los e restaurá-los. Depois que matar Ochu, mate os outros Microchus. Ser rápido o suficiente para conseguir 5 estrelas com ele não será fácil, no entanto. Caso queira 5 estrelas, eu aconselho a ficar tentando Death diversas vezes. Se tiver a sorte de encaixar um Death, é certeza que conseguirá 5 estrelas.

Completando essa Cie'th Mission, irá liberar o seguinte troféu:

Xezat's Chalice (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que tiver completado todas as Cie'th Missions de rank C. Há um total de 21 Cie'th Missions de rank C: de 6 a 15, de 18 a 22, 28, as de 35 a 37, 39, 56 e 57. Tão logo as complete, liberará esse troféu.

Agora, temos de escolher entre as Cie'th Mission #42 e #43. Como a #42 já completamos, vamos para a Cie'th Mission #43: The Hero Never Dies. O alvo é um Borgbear Hero, só que ele estará acompanhado de uma verdadeira gangue: um Borgbear, um Goblin, um Goblin Chieftain, um Munchkin e um Munchkin Maestro. Não que algum deles vá dar algum trabalho... São apenas para fazer número mesmo. Você pode acabar rapidamente com eles, mas não será tão fácil conseguir 5 estrelas. Se quiser garantir 5 estrelas, é melhor usar um Deceptisol para conseguir um Stagger e então poderá acabar com eles em poucos segundos.

Agora, podemos escolher entre as Cie'th Missions #48 e #49. Escolha primeiro a Cie'th Mission #48: The Abyss Stares Back. O alvo são 4 Verdelets. A exemplo de uma das batalhas anteriores, um deles irá começar a invocar um Tonberry. Elimine-o antes que ele tenha a chance. Depois, cuide dos outros, e terminará essa batalha de maneira limpa e fácil, com 5 estrelas de lambuja.

Bem, teremos de recomeçar o Titan's Trials novamente... Passe pela Cie'th Mission #35 e depois pela #37. Agora, vamos optar pela Cie'th Mission #40: Solar Power. O alvo serão novamente 2 Verdelets... Já sabe o que fazer, né... Acabe logo com eles e garanta 5 estrelas.

Agora, vamos para a Cie'th Mission #44: The Old Ones Go To Rust. O alvo é um Corrosive Custard, que estará acompanhado de Hybrid Flora e um Monstrous Flan. Não serão alvos difíceis, mas não devem causar muitos problemas. Se quiser garantir 5 estrelas, é bom usar um Fortisol e um Deceptisol para ter uma vantagem e conseguir acabar com eles bem rapidamente.

Agora, só teremos uma opção: Cie'th Mission #50: Road to Predation. O alvo da vez é um Humbaba. Trata-se de um oponente fácil, no seu nível atual. Sendo da mesma família dos Behemoths, ele se transforma e recupera toda a sua vida quando está com pouca vida, então o segredo é derrotá-lo sem que ele possa se transformar. Não é tão complicado se usar a estratégia correta. Use um Fortisol e comece com uma equipe formada apenas por Saboteurs. Em cerca de dois ou três turnos, deverá conseguir encher o Humbaba com status negativos. Então, mude para um esquema com 3 Ravagers. Ataque-o sem dó e sem piedade. Se for realmente rápido, conseguirá matá-lo antes que ele termine a transformação e então será certeza de 5 estrelas.

Bem, mais uma rota completa, mas ainda há Cie'th Missions para serem completadas aqui em Titan's Trials. Bem, vamos lá mais uma vez... Cie'th Missions #35, depois #36, e então #38. Agora, prepare-se para um desafio... A Cie'th Mission #41: Gaian Grudge será um verdadeiro teste de nervos. Os alvos são 3 Tonberries. Lembra-se deles? Pois é, esses serzinhos irritantes podem ser fatais, ainda mais 3 de uma vez. Mas há uma solução muito simples para isso. Use um Deceptisol para já pegá-los em Stagger, e, se for rápido o bastante, conseguirá matar dois deles antes de acabar o efeito do Stagger. Então, ficará com apenas um restante, e aí é questão mesmo de descer a porrada sem dó e acabar com ele antes que ele consiga usar seu ataque mortal. Usando essa tática, conseguirá 5 estrelas facilmente.

Bem, agora temos pela frente a Cie'th Mission #45: Emergent Evolution. O alvo da vez será um Neochu, aquele mesmo da Cie'th Mission #55. Agora, estamos muito mais fortes do que naquela época (em que até tínhamos de apelar para o Death), e agora poderemos vencer sem precisarmos de truques ou artimanhas. Apesar de que... Truques e artimanhas sempre são bem-vindas, né? Conseguir 5 estrelas vencendo legalmente é bem complicado, agora, se conseguir encaixar um Death, como da última vez, é certeza de 5 estrelas garantido. Então... Não custa nada tentar, não é?

Bem, de volta ao início para termos de tentar outra vez. Já está ficando chato e cansativo, eu sei, mas temos de seguir em frente. Vamos para as Cie'th Missions #35, #36, #39 e #42. Bem, agora vamos para a Cie'th Mission #46: On Silent Wings. O alvo será Zirnitra. O Zirnitra está entre os inimigos mais irritantes desse game, já que ele é forte e ainda causa vários status negativos. É um oponente formidável mesmo na nossa força atual. Para vencê-lo normalmente, precisará de um Sentinel sempre presente para atrair os golpes dele, enquanto os outros dois batem nele e aumentam a barra de Stagger. De vez em quando, um dos dois para de bater para curar o Sentinel, e então voltam a bater. Se conseguir se manter assim, deverá conseguir Stagger, e então, com o Stagger, coloque todos para bater até matá-lo. No entanto, isso demora muito e muito provavelmente não conseguirá 5 estrelas assim. Sendo assim, há um jeito mais fácil e rápido: mantenha um Sentinel atraindo-o e um Medic curando-o, enquanto a Vanille fica o tempo todo tentando acertar um Death nele. Basta continuar tentando e tentando, lançando Deaths até um dele acertar e conseguir vencê-lo com 5 estrelas. Simples, não?

Adivinhe? Sim, voltamos ao começo, e ainda tem mais Cie'th Missions... Calma, está acabando. O caminho que devemos percorrer agora é Cie'th Missions #35, depois #37, #39 e #43. Então, agora terá a opção entre as Cie'th Missions #48 e #49. Como a #48 já fizemos, só nos resta mesmo a Cie'th Mission #49: Tyrannicide. O alvo é um Tyrant, um inimigo que encontrou diversas vezes já, mas que agora estamos enfrentando "pra valer". Bem, trata-se de um oponente que era poderoso anteriormente, mas, para o nível atual... Só para garantir 5 estrelas, use um Fortisol antes da batalha e foque todos os seus ataques em Tyrant, ignorando completamente o Centurion Blade. Use três Ravagers para aumentar o Stagger, e então, quando conseguir o Stagger, bata nele até a morte. Ao matar Tyrant, a Centarion Blade irá morrer junto. e, se for bem rápido, conseguirá 5 estrelas.

Bem, e agora? De volta ao começo... Mas agora com uma novidade! Independente do caminho que escolher, agora, o último desafio será um só. Portanto, não faz diferença sobre qual caminho escolher, já que o fim será o mesmo. Após 4 Cie'th Missions, verá uma nova Cie'th Mission se tornar disponível (a outra comum também estará disponível, caso queira): a Cie'th Mission #51: Attacus, the Soulless. O alvo da vez será Attacus, nosso mais temível adversário até aqui. Foi para enfrentá-lo que eu recomendei todo aquele treinamento, e mais que evoluísse suas armas, e tudo o mais. Traga um Sentinel, um Medic e um Synergist que saiba Haste para esse combate. Use um Fortisol e um Aegisol antes. Antes que me pergunte, ele é imune a Death. Temos de jogar limpo. Antes de qualquer coisa, saiba que Attacus possui muita vida, e que esse combate provavelmente levará vários minutos. Ele nem parece tão forte a princípio, de modo que pode começar a descer a porrada desde o começo. De preferência, use Ravagers para aumentar sua barra de Stagger. Não se iluda: é impossível conseguir Stagger com ele. Apenas causará mais dano quanto mais alto for a barra de Stagger, por isso é bom ter a barra alta o mais rápido possível. Quando perder 25% da vida, Attacus irá ficar mais forte. A partir de agora, é bom ter um Sentinel sempre posicionado para concentrar seus ataques. Continue atacando com os outros dois, mas tome cuidado. Use um Medic de vez em quando para curar. Tenha em mente que, assim que o efeito do Haste do Fortisol sumir, tenha um Synergist pronto para reativá-lo: precisará do Haste sempre. Mantenha-se firme, e verá a barra de HP de Attacus ir diminuindo de pouco em pouco. Quando ele perder 50% da vida, ficará ainda mais forte: o Sentinel precisará ser curado mais frequentemente. Bem, agora é só seguir em frente com essa tática. Depois de 50% da vida, comece a usar Commandos para atacá-lo, causando danos maiores, mas mantenha um Sentinel para aguentar o tranco. Só atacar até vencê-lo, e, se fez tudo direitinho, conseguirá 5 estrelas.

Bem... É isso. Após vencer Attacus, terá concluído todas as Titan's Trials, e conseguirá o seguinte troféu:

Natural Selector (Prata)
Para liberar esse troféu de prata, precisará completar todas as Titan's Trials, que são as Cie'th Missions de 35 a 51. Se veio seguindo o guia até aqui, então, assim que concluir a Cie'th Mission #51, esse troféu de prata deverá ter sido liberado.

Agora que concluímos as Titan's Trials, só temos de concluir as Cie'th Missions que nos restam. Volte para Archylte Steppe, Central Expanse. Vamos para a Cie'th Mission #52: Head In the Clouds, que se encontra aqui mesmo em Archylte Steppe, na sub-área Western Benchland. Essa será a nossa primeira Cie'th Mission de rank A, para começarmos uma nova etapa. O alvo é um Zirnitra que fica em Eastern Tors. Já conhece esse oponente. Bem, deve se lembrar dela, não é? E também deve se lembrar de que a maneira mais fácil e rápida de matá-la (e garantir 5 estrelas) é usando um Sentinel para atrair seus ataques e Deaths sem parar até um deles funcionar. Assim, será rápido e indolor, e garantido de conseguir 5 estrelas.

Agora, volte ao círculo de Cie'th Missions aqui, e vamos para a Cie'th Mission #58: The Culler of Many. O alvo é um Humbaba que fica em Mah'habara. Teleporte-se para lá e então vamos na direção do nosso alvo, que se encontra ao lado de um savepoint. O Humbaba é o mesmo da Cie'th Mission #50, só que ele estará acompanhado de um Pulsework Centurion. Livre-se primeiro do Pulsework Centurion então acabe de vez com o Humbaba. Não deverá encontrar qualquer problema.

Bem, aproveitando que estamos aqui, lembra-se da Cie'th Mission que tem nesse cenário e que deixamos para trás? Hora de cumpri-la. A Cie'th Mission #53: Freedom From Fear se encontra no final do caminho da esquerda na bifurcação que se encontra no caminho alternativo que fica no local onde fica o teleporter, e que pode ser acessar pelo Atomos. O alvo será um Zirnitra que se encontra no cenário Yaschas Massif, na sub-área The Pass of Paddra. Sim, é a mesma Zirnitra que enfrentamos há pouco tempo, mas ela estará acompanhada de 4 Alraunes que morrerão com um golpe cada. Depois, use a mesma tática que usou para vencê-lo da primeira vez, de preferência usando Death para conseguir 5 estrelas.

Bem, agora volte para Archylte Steppe, e vá para Northern Highplain. Aqui, em uma extremidade próxima ao savepoint, encontrará a Cie'th Mission #54: The Bigger They Are... O alvo aqui será o inusitado Gigantuar, que se encontra em Eastern Tors. Para chegar ao local em que ele aparecer, precisará de um chocobo. Gigantuar é um cacto gigante, basicamente, e não o menospreze. Ele pode ser realmente fatal. Ele possui imunidade a praticamente tudo (incluindo Death), muito HP e um ataque chato pra caramba chamado 10.000 Needles que causa exatamente 10.000 HP de dano em um de seus personagens. Bem, é possível vencê-lo normalmente, usando Sentinels, mas há um "truque baixo" que podemos usar para vencê-lo bem rapidamente e garantir 5 estrelas. Há uma combinação específica de armas e acessórios que possui a habilidade Random: Instant Chain, que significa uma chance pequena de causar Stagger em algum oponente com apenas um golpe. Armas como Taming Pole, da Fang, Procyons, de Sazh, e Lionheart, da Lightning, quando combinados com acessórios como Hunter's Friend, Survivalist Catalog, Speed Sash, Energy Sash ou Champion's Badge, concedem essa habilidade. Tenha pelo menos dois personagens com essa habilidade e então use Fortisol antes da batalha. Com 2 ou 3 Commandos, comece a bater em Gigantuar, e, se tiver sorte, irá causar Stagger. Uma vez em Stagger, Gigantuar morre com poucos golpes. Se não conseguir, terá de tentar de novo até conseguir. Quando der certo, conseguirá 5 estrelas.

Concluindo essa Cie'th Mission, conseguirá os seguintes troféus:

Floraphobe (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que derrotar Gigantuar na Cie'th Mission #54.

E também liberará esse troféu:

Dorgann's Trophy (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que tiver completado todas as Cie'th Missions de rank B. Há um total de 21 Cie'th Missions de rank B: 16, 17, de 23 a 27, de 29 a 34, 38, 40, 42, 43, 47, 50, 54 e 58. Tão logo as complete, liberará esse troféu.

Vamos em frente com aquele círculo de Cie'th Missions. A Cie'th Mission #62: Indomitable Will tem como objetivo 2 Raktavijas que fica aqui na sub-área Central Expanse. Eles estarão no alto de um morro, e precisará de um chocobo para chegar lá. Bem, já conhece esse inimigo, não é mesmo? Apenas agora serão dois de uma só vez. Mas a tática continua exatamente a mesma: use Slow nos dois, depois use um Synergist para causar Faith ou Faithra em todos, use Ravagers para deixá-lo em Stagger depois Commandos para acabar com ele. Acabando com um deles, cure-se e então acabe com o outro da mesma forma. Se fizer direitinho, 5 estrelas praticamente garantido.

Vamos em frente. A Cie'th Mission #59: Two-Faced Fiend tem como alvo um Zirnitra que se encontra em Sulyya Springs, mais precisamente em Subterranean Lake. Já conhece esse inimigo, mas ele estará acompanhado de 3 Ceratoraptors: acabe com eles antes de qualquer coisa! Então, use a sua maior fragilidade: use um Sentinel para lhe atrair a atenção enquanto Vanille usa Death nele até funcionar. É o método mais rápido e fácil de se conseguir 5 estrelas.

Vamos em frente. Volte para Archylte Steppe. A Cie'th Mission #60: Dégelà Vu tem como alvo 3 Gelatitans que se encontram em Taejin's Tower, na sub-área The Cloven Spire (o topo da torre). Mesmo estando em três, não deverão apresentar grandes problemas para você se usar a tática correta. Use um Deceptisol para pegá-los em Stagger e um Fortisol para já ter sua força aumentada. Use Ravagers (eles são fracos contra eletricidade) e um Commando para acabar com cada um deles. Pelo menos dois deles deverá conseguir matar bem rapidamente, o restante é só partir para a força bruta.

Vamos em frente. Volte para Archylte Steppe. A Cie'th Mission #61: I, Juggernaut tem como alvo um Juggernaut que fica em Oerba, na sub-área Village Proper. Teleporte-se para lá e o encontrará no centro da praça. Trata-se de um Juggernaut comum, como tantos outros que já enfrentou por aí. Acabe com ele da forma como preferir. Porém, esteja ciente que é muto, mas muito difícil conseguir 5 estrelas atacando normalmente. A melhor e mais segura forma de se conseguir 5 estrelas contra ele é usar três Saboteurs para causarem o máximo de status negativos possível nele, e deixar a Vanille usando Deaths sem parar. Ele ficará tentando curar os status negativos, e, quando Death funcionar, conseguirá 5 estrelas.

E chegou o tão esperado momento. Após 63 Cie'th Missions, agora podemos partir para o final. A última Cie'th Mission é a mais difícil, e recomendo que esteja realmente preparado. É importante que tenha pelo menos 5 das 6 funções no máximo, no Crystarium dos seus personagens. Isso é o mínimo. Também tenha as armas dos seus personagens no Tier 3 (pelo menos os três que pretende usar). Escolha seus três melhores personagens e equipe neles itens defensivos como Imperial Armlet, e itens que aumentam HP. Quando estiver pronto, vamos em frente.

Vá para Oerba e siga todo o caminho do local até a ponte ao final. Aqui nos espera a Cie'th Mission #64: The Doomherald. Nosso alvo será Vercingetorix, a forma mais poderosa que Zirnitra é capaz de chegar. Ele se encontra em Yaschas Massif, Paddraean Archaeopolis. Teleporte-se para lá, então procure por ele no grande domo presente no local. Essa batalha será um verdadeiro teste de nervos, principalmente pelo fato de que ainda não estará forte o suficiente para poder conseguir 5 estrelas, então vamos apelar para uma batalha longa porém segura. Use Fortisol e Aegisol antes da batalha. Você precisa começar com três Saboteurs causando alguns status negativos nele. Use Poison nele até deixá-lo com Poison. Então, uma vez que ele esteja com Poison, coloque dois de seus personagens como Sentinel e mais um como Medic. Fique assim e resista aos golpes dele, enquanto o Poison lentamente tira a vida dele. De tempos em tempos, ele irá usar Impenetrable Aura, e nesse momento ele irá ficar invulnerável, curar todos os status negativos e adicionar status positivos. Use esse tempo para mudar para um esquema com dois Synergists e um Medic, que ficará curando enquanto você usa Shellra, Protectra e Faithra em dois de seus personagens. Depois, quando ele sair do estado de aura, repita o procedimento para infligi-lo com Poison e então volte a se defender. Deverá fazer isso até conseguir matá-lo com o efeito do Poison. quanto menos vida ele tiver, mais forte ele ficará. Ele começará a usar Putrescence, que causa status negativos em todos os personagens (é por isso que é bom usar Synergists sempre que ele entrar em aura, assim poderemos reverter os status negativos que ele impõe). Depois de um tempo, ele irá começar a usar seu ataque mais poderoso: Wicked Whirl. Esse ataque deixaria todos com pouca vida, a menos que estivessem como Sentinel. Por isso é importante se manter na defensiva: nunca dá para saber quando ele usará esse ataque devastador. Mantenha-se firme e forte até o Poison matá-lo. Até pode tentar arriscar atacá-lo um pouco para adiantar, mas eu não aconselho, porque corre o risco de ele atingi-lo enquanto estiver vulnerável. Com paciência, e deixando o Poison trabalhar (use-o sempre que ele se curar), ele morrerá e você não terá muitos problemas. Estará longe de conseguir cinco estrelas, mas será o suficiente por enquanto.

Completando essa Cie'th Mission, irá liberar os seguintes troféus:

Galuf's Grail (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que conseguir concluir todas as 64 Cie'th Missions do jogo. Não importa de forma alguma o ranking que conseguir, contanto que conclua todas elas, esse troféu de prata será liberado. Se veio seguindo o guia até aqui, então esse troféu será liberado após a Cie'th Mission final.

Exorcist (Prata)
Para liberar este troféu de prata, é preciso ter completado todas as Cie'th Missions no qual os alvos são almas imortais. Há 7 Cie'th Missions específicas que possuem esse tipo de alvo: 7, 12, 27, 30, 34, 51 e 64. Se completou todas as Cie'th Mission, então obviamente terá passado por elas, e esse troféu de prata deverá ter sido liberado juntamente com o troféu anterior. Isso, claro, caso a Cie'th Mission 64 tenha sido a sua última Cie'th Mission completada.

E tem mais! Concluindo a Cie'th Mission #64, receberá um acessório muito útil, chamado Gold Watch. Esse Gold Watch aumenta o tempo que é necessário para que consiga 5 estrelas em qualquer combate do jogo. E isso o torna extremamente útil para que possa começar a completar todas as Cie'th Missions do jogo com 5 estrelas. Isso será necessário para um troféu. Bem, a minha recomendação desde o começo de tudo isso era que não se importasse com o rank recebido ao final das Cie'th Missions. Isso se deve ao fato de que o Gold Watch, obtido ao vencer a Cie'th Mission #64, torna tudo isso muito mais fácil. Aqueles combates mais ferrenhos, dos quais tinha dificuldades no começo, agora serão moleza, poderá conclui-los rapidamente. E, com a ajuda do Gold Watch, até mesmo algumas das mais difíceis ficarão bem mais fáceis de se conseguir 5 estrelas. Agora, abra a tela de mapa e pressione ■ para exibir a tela de Cie'th Missions, que mostra quais já fez e qual o maior ranking obtido em cada uma delas. Agora, só o que tem a fazer é refazer aquelas que não obteve 5 estrelas, para, com a ajuda do Gold Watch, finalmente conseguir. Não deverá encontrar nenhuma dificuldade, já que eu mesmo passei diversas dicas sobre como conseguir 5 estrelas em cada uma das Cie'th Missions no decorrer do guia até aqui. Se veio seguindo minhas orientações, deve ter conseguido em várias, e faltarão poucas para serem conquistadas. É apenas uma questão de tempo. Caso ainda assim encontrar dificuldades, sempre poderá apelar para um Deceptisol, um Fortisol ou algo do gênero.

O grande problema, é claro, será nosso mais recente desafio, o Vercingetorix. Precisaremos de uma excelente estratégia contra ele, e também precisaremos estar bem preparados. Portanto, vamos ignorar isso por enquanto, enquanto nos preparamos. Agora, nosso próximo passo é evoluirmos ao nível máximo do Crystarium com todos os personagens, o que não só é necessário para um troféu como também será importante para outros troféus. A questão é que é chato e infrutífero ficar evoluindo normalmente, então vamos aproveitar nosso tempo fazendo algo útil.

Após completar todas as Cie'th Mission, deve ter percebido que em Archylte Steppe os Adamanchelids foram substituídos por Shaolong Guis, e os Adamantoises e Adamantortoises foram substituídos por Long Guis, os inimigos com maior HP do jogo. Bem, eles serão nossos próximos desafios. Primeiro, vamos cuidar dos Shaolong Guis.

Para derrotar um Shaolong Gui, é simples. Tenha a Fang como líder. Comece com um grupo de Sentinels, porque o ataque Quake que ele usa no começo do combate pode ser quase fatal. Então, imediatamente mude para Saboteur e causa Daze em Shaolong Gui. Ele é bem suscetível a Daze, e enquanto ele estiver com Daze ele estará imóvel. Uma vez que o acerte com Daze, mude para três Synergists e use o maior número de status positivos que puder nos seus personagens, especialmente Bravera e Faithra. Mantenha um olho sempre presente no Shaolong Gui: quando o efeito do Daze acabar, mude novamente e atinja-o. Não faça nada enquanto ele não estiver em Daze! Depois que todos estiverem com Bravera e Faithra e ele estiver com Daze, mude para três Ravagers e ataque-o sem dó. Encha a sua barra de Stagger, e, uma vez em Stagger, mude para três Commandos e ataque-o até matá-lo. Lembre-se de voltar o Daze de tempos em tempos. Se o ver usar Quake, Ultima ou Bay, tente mudar todos para Sentinels antes do impacto para tomar menos dano. E se cure com Medics logo em seguida. Mantendo essa tática, conseguirá vencê-lo e ainda a tempo de conseguir 5 estrelas.

Bem, vencendo o Shaolong Gui conseguirá 60.000 CP (o que vira 120.000 CP com o Growth Egg) e também pode conseguir Gold Nugget (que vale 60.000 Gil) e o super raro Dark Matter, um catalisador que precisarmos para realizar alguns upgrades em acessórios. Como precisamos de 5 Dark Matters, e o Shaolong Gui é o único inimigo que fornece esse item, precisaremos enfrentar o Shaolong Gui várias vezes até conseguirmos isso. Bem, há um Shaolong Gui bem perto do savepoint em Northern Highplain. Você pode enfrentá-lo, derrotá-lo, voltar ao savepoint, salvar o jogo, dar Quit Game e Load Game e o Shaolong Gui estará lá de volta. Repita até conseguir 5 Dark Matters.

Enquanto isso, deverá conseguir mais do que suficiente CP para evoluir todos os personagens ao nível máximo de seus respectivos Crystariums. Quando conseguir isso, irá liberar o seguinte troféu:

Master’s Seal (Prata)
Este troféu de prata será liberado quando conseguir completar todos os Crystariums de todas as funções de todos os personagens.

Ah, a essa altura, já deverá ter garantido o troféu a seguir:


Gysahl Wreath (Bronze)
Esse troféu é bem simples, e já deve ter sido liberado caso você tenha prestado atenção ao mini-game de caça ao tesouro com chocobos. Como eu informei, sempre que estiver andando em chocobos (liberados após a Cie'th Mission #14), de tempos em tempos poderá escavar o chão quando ele indicar. Cavando, encontrará diversos tipos de prêmios. Acontece que esse mini-game também libera esse troféu. Para liberá-lo, só o que tem a fazer é cavar um total de 20 tesouros. Não importa quais sejam (até porque é randômico), mas, assim que tiver cavado 20 tesouros, esse troféu será liberado.

Agora que os seus personagens estão o mais fortes possível, chegou a hora de enfrentar o mais poderoso e mais difícil inimigo do jogo. O que, claro, nos garante um troféu ainda por cima. O oponente que vamos encarar agora é o Long Gui. Long Gui tem nada menos do que 16.200.000 HP e força suficiente para dizimar seu grupo com pouquíssimos golpes, mesmo no ápice de sua força. Ele é imune a Death, infelizmente, mas para a nossa alegria o velho truque do eidolon ainda adianta bastante. E melhor do que isso: há um truque bem conhecido que podemos usar para derrotarmos Long Gui sem o menor problema, sem que ele nem mesmo possa nos atingir. Basta fazer exatamente como eu vou falar aqui:

Primeiramente, salve o jogo. A partir de agora, não salve mais o jogo, pois iremos fazer o truque e depois dar Load Game. Bem, você deve ter um Elixir com você, não é? Eu recomendei que pegasse um em Chapter 13, então deve ter coletado. Ele será essencialmente útil nessa batalha. Aconselho a usar a Vanille como líder. Equipe Genji Glove nos 3 personagens. Vá até onde está Long Gui, use um Fortisol e um Aegisol e enfrente-o.

No começo da batalha, invoque o eidolon dela, Hecatoncheir, para derrubar Long Gui no chão. Então, como Saboteur, cause Poison e em seguida todos os status negativos que puder enquanto o eidolon ataca. Depois de enchê-lo de status negativos, aumenta o Stagger dele até fazê-lo entrar em Stagger, então use o Gestalt para usar logo o seu poder Gaian Salvo. Quando o restante do grupo voltar, primeiro use-os como Synergists para usar Bravera e Faithra em todo mundo. Então, usando Ravagers, ataque-o até encher a barra de Stagger e então ataque-o sem dó com Commandos. Ataque-o até ele se levantar. Quando ele se levantar, basta usar um Elixir, e então a barra de TP irá se encher, e, dessa forma, poderá usar mais um eidolon, o que irá derrubá-lo no chão mais uma vez. Repita a mesma estratégia: use Poison de novo (ele terá se curado ao se levantar) e repita o mesmo procedimento. Como deve ter tirado bem mais da metade da vida dele na primeira parte da luta, agora nessa segunda parte da luta será apenas o desfecho final, deverá conseguir terminar com ele sem problemas. E, se foi rápido o bastante, ele nem terá tido a oportunidade de atacá-lo.De qualquer forma, ao derrotá-lo, independentemente do ranking, conseguirá o seguinte troféu:

Adamant Will (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que conseguir derrotar o Long Gui pela primeira vez. Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida, aqui vai um vídeo bem explicativo com excelentes táticas:


Agora que conseguiu o troféu, não salve o jogo! Não há motivos para se perder um Elixir assim de bobeira, simplesmente dê Quit Game e então dê Load Game. Assim, terá o troféu, o Elixir estará de volta disponível e poderemos seguir em frente. Vale lembrar que em nenhum momento será necessário derrotar o Long Gui, então só por conseguirmos esse troféu já será suficiente.

E agora também deverá estar forte o bastante para conseguir enfrentar Vercingetorix com chances de conseguirmos 5 estrelas. Primeiramente, certifique-se de que tenha feito 5 estrelas em todas as outras Cie'th Missions. Agora, teleporte-se para Oerba e reinicie a Cie'th Mission #64. Vamos para Yaschas Massif, sub-área de Paddraean Archaeopolis. Aqui, salve o jogo mais uma vez, e vamos tentar um novo e ainda mais engenhoso truque para conseguirmos uma fácil vitória com 5 estrelas.

No decorrer do jogo, deverá ter coletado 3 Doctor's Codes no decorrer do game, não é? Vá para a tela de upgrades e evolua os 3 Doctor's Codes ao nível máximo. Agora, use Dismantle nos 3, e cada um deles lhe dará um Elixir. Você já deve ter adquirido um Elixir no decorrer do game, também. Pois bem. Esses 4 Elixires serão úteis na batalha contra Long Gui. coletado 3 Doctor's Codes no decorrer do game, não é? Vá para a tela de upgrades e evolua os 3 Doctor's Codes ao nível máximo. Agora, use Dismantle nos 3, e cada um deles lhe dará um Elixir. Com o Elixir que você coletou, são 4, e todos eles serão úteis para conseguirmos 5 estrelas.

Você já deve ter adquirido um Elixir no decorrer do game, também. Pois bem. Esses 4 Elixires serão úteis na batalha contra Long Gui. Aconselho a usar a Vanille como líder, mais uma vez, e use uma formação em que a Vanille seja Saboteur, e tenho um Sentinel e um Medic. Será sua formação primária. Saiba que Vercingetorix é suscetível a Poison, e a ideia é matá-lo usando apenas Poison e eidolons. Use um Fortisol e um Aegisol antes da batalha e vamos lá:

Assim que a luta começar, fique usando Poison até infectar Vercingetorix. Quando infectá-lo, imediatamente use o eidolon e entre em Gestalt. A ideia é que, com o Gestalt, ele não irá fazer nada e ficará parado enquanto o Poison consome a sua vida. Para demorar ainda mais, use o golpe Chain Cannons (para cima + X), e espere até o último segundo para usá-lo. Assim, deverá conseguir ganhar bastante tempo. Quando o eidolon for embora, ele deverá usar Impenetrable Aura. Se não usar, mude o paradigma para 3 Sentinels e aguarde pacientemente que ele use a aura. Então, use esse momento para usar um Elixir e mude para Synergists para se encher de status positivos, principalmente Protectra e Shellra. Então, quando ele sair da aura, repita o procedimento: use Poison nele até infectar, invoque o eidolon e demore o máximo que puder. Com 4 Elixires, poderá invocar o eidolon até 5 vezes (contando com o inicial), e isso deverá ser mais do que suficiente para conseguir acabar com a vida de Vercingetorix. Fazendo tudo certo, deverá conseguir derrotá-lo sem problemas e em aproximadamente 9 minutos, o que é bem abaixo do tempo limite estipulado, que é em torno de 16 minutos. Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre como essa tática funciona, assista o vídeo abaixo:


Se fez tudo certo e conseguiu 5 estrelas nessa batalha, conseguirá o seguinte troféu:

L' Cie Paragon (Ouro)
Para liberar esse troféu de ouro, é preciso concluir todas as 64 Cie'th Missions com 5 estrelas. Eu indiquei no decorrer do guia como conseguir isso.

Bem, ainda nos resta mais um pequeno desafio. Lembra-se do último chefão do game normal, Orphan? Pois bem. Há um troféu para quem conseguir derrotá-lo com 5 estrelas. Na primeira vez em que o enfrentamos, era realmente complicado conseguir derrotá-lo, mas agora, com Gold Watch, todos no nível máximo do Crystarium, armas no Tier 3 e tudo o mais... Será moleza. Teleporte-se para Vallis Media e entre na passagem que leva a Orphan's Cradle. Terá de enfrentar primeiro Barthandelus e a primeira forma do Orphan (não importa o ranking que conseguir contra eles) antes de enfrentar a forma final de Orphan. Vamos ao troféu:


Superstar (Ouro)
Para liberar esse troféu de ouro, é muito simples: tudo o que tem a fazer é vencer o último chefão do game, a segunda forma de Orphan, com 5 estrelas. Apenas a segunda forma de Orphan é necessário para o troféu, não precisa conseguir 5 estrelas com Barthandelus ou com a primeira forma de Orphan, esteja ciente disso. A terceira forma é a que tem um timer para lhe apressar ainda mais. Essa é, na verdade, a sua forma mais fácil. Você poderá enfrentá-lo quantas vezes julgar necessário, até conseguir as 5 estrelas. Não há muita tática para conseguir isso, já que a segunda forma de Orphan é a mais simples de todas. Comece a batalha com Synergists causando Bravera e Faithra em todos, então mude para 3 Ravagers, encha a barra de Stagger dele e mude para 3 Commandos para acabar com ele de vez. Não precisa se preocupar em se defender ou se curar em nenhum momento, poderá derrotá-lo até mesmo em menos de um minuto se for realmente rápido.Talvez nem precise, mas aqui vai um vídeo que pode lhe dar uma força em relação a estratégias que podem funcionar:


Bem, agora só nos resta mais um único troféu para que consigamos a tão sonhada platina. Acontece que esse troféu é justamente o mais complicado que tem. Para obtê-lo, precisaremos ter adquirido todas as armas e acessórios do jogo. Se veio seguindo meu guia, então coletou todas as armas e acessórios do jogo que podem ser coletados. Acontece que o jogo conta também as versões evoluídas de tudo, e há acessórios que só se tornam disponíveis se evoluir algum anterior. E, para evoluir, como bem sabe, precisará de muito Gil e muitos e muitos itens, incluindo catalisadores.

Primeiramente, as armas. Cada personagem possui 8 armas diferentes. E todas as armas possuem 3 Tiers, porém, só precisa evoluir uma arma de cada personagem para o Tier 3 (isso se deve ao fato de que o 3º Tier das armas de cada personagem é igual, então basta uma de cada). Mas todas as outras armas daquele personagem precisam estar no Tier 2. Para uma arma evoluir ao Tier 3, ele precisa de Trapezohedron, mas eu já informei como adquirir alguns e recomendei que conseguisse pelo menos 6 para poder evoluir as 6 armas, uma de cada personagem. Quanto ao restante das armas, chegar ao Tier 2 basta. Das 8 armas de cada personagem, 7 podem ser adquiridas no decorrer do game (eu inclusive informei em que capítulo cada uma aparece), mas uma arma de cada personagem só pode ser comprada na loja Gilgamesh. Trate de comprá-las também, e evolui-las ao Tier 2. Se perdeu alguma arma no decorrer do game, todas podem ser compradas, também. Irei citar todas as armas aqui:

As 8 armas da Lightning e suas evoluções são: Blazefire Saber / Flamberge, Axis Blade / Enkindler, Edged Carbine / Razor Carbine, Lifesaber / Peacemaker, Gladius / Helter-Skelter, Organyx / Apocalypse, Hauteclaire / Durandal e Lionheart / Ultima Weapon. Seu Tier 3 é a Omega Weapon.

As 8 armas do Sazh e suas evoluções são: Vega 42s / Altairs, Spica Defenders / Sirius Sidearms, Deneb Duellers / Canopus AMPs, Rigels / Polaris Specials, Aldebarans / Sadalmeliks, Pleiades Hi-Powers / Hyades Magnums, Antares Deluxes / Fomalhaut Elites e Procyons / Betelgeuse Customs. Seu Tier 3 é a Total Eclipses.

As 8 armas do Snow e suas evoluções são: Wild Bear / Feral Pride, Paladin / Winged Saint, Rebel Heart / Warrior's Emblem, Power Circle / Battle Standard, Feymark / Soul Blazer, Sacrificial Circle / Indomitus, Unsetting Sun / Midnight Sun e Umbra / Solaris. Seu Tier 3 é a Save the Queen.

As 8 armas do Hope e suas evoluções são: Airwing / Skycutter, Hawkeye / Eagletalon, Otshirvani / Urubutsin, Ninurta / Jatayu, Vidofnir / Hresvelgr, Simurgh / Tezcatlipoca, Malphas / Naberius e Alicanto / Caladrius. Seu Tier 3 é a Nue.

As 8 armas da Vanille e suas evoluções são: Binding Rod / Hunter's Rod, Tigerclaw / Wyrmfang, Healer's Staff / Physician's Staff, Pearlwing Staff / Brightwing Staff, Rod of Thorns / Orochi Rod, Mistilteinn / Erinye's Cane, Belladonna Wand / Malboro Wand e Heavenly Axis / Abraxas. Seu Tier 3 é a Nirvana.

As 8 armas da Fang e suas evoluções são: Bladed Lance / Glaive, Dragoon Lance / Dragonhorn, Partisan / Rhomphaia, Shamanic Spear / Heretic's Halberd, Punisher / Banescissor Spear, Pandoran Spear / Calamity Spear, Taming Pole / Venus Gospel, Gae Bolg / Gungnir. Seu Tier 3 é a Kain's Lance.

Agora, vamos falar sobre os acessórios. São muitos acessórios no jogo, a grande maioria deles já obtivemos no decorrer do game (informei em que capítulo eles aparecem no decorrer do guia), de modo que agora só temos de obter os que faltam, através da evolução. Mesmo os que por acaso tenha perdido podem ser comprados nas lojas, salvo raras exceção (alguns acessórios elementais não podem ser comprados, por isso é importante que não tenha esquecido nenhum). Os que não puderam ser obtidos só podem ser comprados, e muitos deles só aparecem quando evoluídos de outras formas. Como são muitos, preciso ir por partes. Irei informar a ordem geral de evolução dos mais diversos acessórios, de modo que possa ver quais que tem, e, caso não tenha algum, é só evoluir a partir do anterior. Vale lembrar que os catalizadores usados na evolução variam de acordo com o tipo do acessório.

Os acessórios de aumento de HP são: Iron Bangle / Silver Bangle / Tungsten Bangle / Titanium Bangle / Gold Bangle / Mythril Bangle / Platinum Bangle / Diamond Bangle / Adamant Bangle / Wurtzite Bangle.

Os acessórios de aumento de força são: Power Wristband / Brawler's Wristband / Warrior's Wristband / Power Glove.

Os acessórios de aumento de magia são: Magician's Mark / Shaman's Mark / Sorcerer's Mark / Weirding Glyph.

Os acessórios de aumento de resistência física e mágica são: Black Belt / General's Belt / Champion's Belt, Rune Bracelet / Witch's Bracelet / Magus' Bracelet, Royal Armlet / Imperial Armlet.

Os acessórios de aumento de resistência elemental são: Ember Ring / Blaze Ring / Salamandrine Ring, Frost Ring / Icicle Ring / Boreal Ring, Spark Ring / Fulmen Ring / Raijin Ring, Aqua Ring / Riptide Ring / Nereid Ring, Zephyr Ring / Gale Ring / Sylphid Ring e Clay Ring / Siltstone Ring / Gaian Ring.

Os acessórios que absorvem elementos são: Fire Charm, Ice Charm, Lightning Charm, Water Charm, Wind Charm, Earth Charm e Twenty-Sided Die.

Os acessórios de resistência a status negativos são: Giant's Glove / Warlord's Glove, Glass Buckle / Tektike Buckle, Metal Armband / Ceramic Armband, Serenity Sachet / Safeguard Sachet, Glass Orb / Dragonfly Orb, Star Pendant / Starfall Pendant, Pearl Necklace, Gemstone Necklace, Warding Talisman / Hexbane Talisman, Pain Dampener / Pain Deflector, White Cape / Effulgent Cape, Rainbow Anklet / Moonbow Anklet e Cherub's Crown / Seraph's Crown.

Os acessórios que fornecem status positivos são: Guardian Amulet / Shield Talisman, Auric Amulet / Soulfont Talisman, Watchman's Amulet / Shrouding Talisman, Hero's Amulet / Morale Talisman, Saint's Amulet / Blessed Talisman, Zealot's Amulet / Battle Talisman, Flamebane Brooch / Flameshield Earring, Frostbane Brooch / Frostshield Earring, Sparkbane Brooch / Sparkshield Earring, Aquabane Brooch / Aquashield Earring, Hermes Sandals / Sprint Shoes e Tetradic Crown / Tetradic Tiara.

Os acessórios de movimentos são: Whistlewind Scarf / Aurora Scarf e Nimbletoe Boots.

Os acessórios de batalha são: Gold Watch, Champion's Badge, Survivalist Catalog e Collector's Catalog / Connoisseur Catalog.

Os acessórios de bônus por morte são: Hunter's Friend e Speed Sash / Energy Sash.

Por fim, os acessórios restantes são: Doctor's Code, Growth Egg, Entite Ring, Goddess's Favor, Ribbon / Super Ribbon e Genji Glove.

Bem, conseguir evoluir todos os itens que ainda não tem ao nível máximo é uma questão de tempo, e, claro, de paciência. Precisará acumular uma verdadeira fortuna em Gil para comprar os suprimentos necessários para evoluir cada arma ou acessório. A maior parte do dinheiro irá para a compra de catalisadores, já que diversos desses catalisadores não são deixados por inimigos, e só podem ser comprados. Ao todo, irá precisar de 1 Rhodochrosite, 4 Cobaltites, 37 Perovskites, 20 Uraninites, 1 Mnar Stone, 12 Scarletites, 5 Adamantites, 5 Dark Matters e 6 Trapezohedrons. A quantia de dinheiro que irá gastar em tudo, ao todo, supera facilmente os 5.100.000 Gil. Bem... Como eu disse, questão de tempo e de paciência. O melhor ponto para conseguir Gil é enfrentando Adamantoises para conseguir Platinum Ingots, cada um deles vale 150.000 Gil. Boa sorte. Saiba que você pode vender as armas e acessórios que não for utilizar mais (depois de evolui-las a todas as suas diferentes formas, claro), para poder juntar dinheiro para comprar mais e mais materiais. Você não precisa ter todos os itens em seu inventário ao mesmo tempo: pode vender aqueles que não usa (e que não se transformam em outros itens) para conseguir mais dinheiro. Caso esteja a fim de dinheiro rápido, pode até mesmo comprar uma arma barata para seus personagens (uma de 2.000 Gil) e vender as armas Tier 3 por uma boa quantia, mas deixe isso apenas como último recurso. Agora que não nos restam mais inimigos e nem outras coisas para fazer, é só mesmo se focar nisso até conseguir o seguinte troféu:

Treasure Hunter (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado quando conseguir ter usado todas as armas e acessórios do game. Eu expliquei mais acima como conseguir isso. No entanto, não é só isso para liberar o troféu! Após garantir que tenha usado todas as armas e acessórios, teleporte-se para OerbaVillage Proper. Aqui, lembra-se de Bhakti, aquele robozinho que ajudamos a montar? Pois bem, fale com ele. Assim que falar com ele, esse troféu de ouro deverá ser liberado, caso tenha atingido todas as metas.

Ultimate Hero (Platina)
E aqui está. Este é o último troféu do game. O troféu de platina é liberado automaticamente logo após você completar todos os outros troféus, então, se seguiu nosso guia até aqui, terá completado esse troféu imediatamente após completar o último troféu anterior. Parabéns, você platinou Final Fantasy XIII!

E então? Fomos úteis? Comente o que acha, e nos indique um game para a seção Platinando!

14 comentários:

  1. estou seguindo exatamente o guia como descrito porém depois de upar meus personagens fui a traz damissão 63 e ela nao estava disponível o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Cie'th Mission #63 não estava disponível? Quais Cie'th Missions você realizou anteriormente?

      Excluir
    2. Também tive o mesmo problema, para habilitar a missão #63 e necessário habilitar o caminho para as titan's trial... ( e necessário entrar na área " Truthseeker's Rise " )...

      Excluir
    3. Essa dica do Truthseeker foi demais, VC é o cara. To quase indo te dar um bj de felicidade ahuahshahshah

      Excluir
    4. Pô bicho, o cara do guia vacilou nesse detalhe,
      Nem passamos nesse lugar ainda.
      Fiquei rodando, pensando que o jogo tinha bugado.

      Não tiro o mérito do guia, mas essa parte foi osso.
      Que bom, seu comentário salvou o dia.

      Excluir
  2. depois de finalizar o jogo tem como continuar com o mesmo level e itens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, anônimo, ao fechar o jogo, aparecerá a opção de salvar o jogo. Salve o jogo, e depois que fechar, dê Load Game. Retornará para Orphan's Craddle e poderá fazer tudo o que resta para a platina sem pressa.

      Volte sempre ao nosso blog!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Que bom que gostou do meu guia, Luciano! Espero ajudar ainda mais com os vários outros guias que estou preparando para o blog!

      Volte sempre ao nosso blog!

      Excluir
  4. Meu crisaryun está no massimo com todos os personagens E o troféu não apareceu oque fazer ágora

    ResponderExcluir
  5. Eu bloqueio um troféu sé eu começar o jogo de novo eu consigo ele de vollta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu tbm nao desblouiou,acho q a gente instalou as imagens q veio como brinde acho q é irreversível

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Não consegui nessa jogatina o troféu dos acessórios e armas.
    Começando outro save consigo pegar o mesmo?

    ResponderExcluir