terça-feira, 2 de setembro de 2014

Platinando Gravity Rush

Este é o nosso guia de como platinar Gravity Rush, lançado em 2012 pela Sony Computer Entertainment para Playstation Vita.

Gravity Rush cover.jpg

Você ainda não platinou esse game e está tendo dificuldades? Tudo bem. Nós podemos lhe ajudar! Confira nosso guia Platinando Gravity Rush:

GRAVITY RUSH

Ficha técnica:

Troféus de bronze: 25
Troféus de prata: 10
Troféus de ouro: 4
Troféus de platina: 1
Total de troféus: 40
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 15 a 25 horas
Dificuldade estimada: 2/5 - Dificuldade Mediana
Vezes que precisa jogar o game: Apenas uma

Considerações: Gravity Rush foi uma grata surpresa para os portadores de Playstation Vita. Produzido por um estúdio da própria Sony, o game foi feito e pensado exclusivamente para o Vita, suprindo um pouco da sua relativa carência de jogos. E o jogo não demorou para agradar também os platinadores, uma vez que possui troféus simples, não tão difíceis e nem demorados. Por não possuir modo online, ser relativamente curto e ainda por ser bastante divertido, o jogo é uma excelente pedida entre os games que um platinador de Playstation Vita precisa ter em mãos. Vamos lá!

Dicas de procedimento: Antes de salvarmos Hekseville do ataque perigoso dos Nevi, vale a pena se atentar para algumas recomendações úteis que lhe ajudarão a poupar horas preciosas de sua jogatina. Leia com atenção:

a) Gravity Rush é um jogo amplo e aberto. Isso quer dizer que, entre as missões e desafios, o jogador é livre para explorar, e isso é muito importante porque o jogo possui colecionáveis a serem encontrados. Como Kat pode manipular a gravidade e tecnicamente voar, explorar fica muito mais fácil, e não deixe de explorar cada canto, mesmo abaixo das estruturas e abaixo da terra. Primeiramente, assim que chegar a um novo local, é bom procurar pelos bueiros. Os bueiros servem como fast travel, permitindo viagem rápida entre eles, e ajuda a irmos mais rápido de um ponto a outro, mas também contribuem para um troféu no futuro. Da mesma forma é bom procurar pelos travelers, que são viajantes do tempo perdidos em cada local, com os quais você pode conversar e adiantar outro troféu. Eu indicarei a localização de tudo no meu guia.

b) Além dos bueiros e dos travelers, o que mais encontrará no decorrer do jogo são as gemas. Gemas são a moeda do jogo, responsáveis pela compra de tudo, desde habilidades à decoração da cidade e tudo o mais. Ganhará gemas realizando missões e desafios, mas, principalmente, poderá encontrar muitas e muitas gemas no decorrer do jogo propriamente dito. Basta ficar atento, enquanto explora a cidade, e verá que há muitas gemas espalhadas pela cidade, nas paredes, nos telhados ou debaixo das pontes. Eu aconselho a pegar todas as gemas que puder. Isso porque precisará realizar muitos upgrades, que irão gastar muitas e muitas gemas, então nunca será o suficiente. Também há um troféu no game por coletar 40.000 gemas, o que é uma quantidade bem alta, então tente não deixar nenhuma gema para trás.

c) Por fim, a dica que eu dou é: ignore os desafios por enquanto. Conforme realiza as missões principais, irá desabilitar diversos desafios no decorrer do game. Os desafios são muitos e variados, que vão desde corridas contra o tempo, arenas repletas de monstros para destruir, ou desafios que testam habilidades específicas, como arremesso, transporte de pessoas, deslizamento pelo chão e por aí vai. Pois bem: você até pode realizar esses desafios conforme avança no game. Porém, precisará obter medalha de ouro neles, e é muito mais fácil ir bem nesses desafios quando você tiver evoluído bastante a Kat. Para evoluir a Kat e comprar habilidades, precisará de gemas, então eu aconselho a deixar os desafios para depois que tiver fechado o jogo, pois aí já terá acumulado gemas suficientes para deixar Kat bem mais forte e mais rápida, então alguns desafios serão completados bem mais rápidos do que se tentasse desde o começo.

Guia: Agora, vamos aos troféus, um de cada vez, de acordo com a ordem em que aconselhamos que sejam liberados (lembre-se, não é uma ordem obrigatória, apenas recomendada):

Episode 0: The Beginning

Ainda na introdução do game, já irá liberar um troféu:

Lost Kat (Bronze)
Esse é o primeiro troféu que irá liberar no game, e ainda por cima um troféu obrigatório. Esse troféu será liberado logo no começo de Episode 0.

Learner’s Permit (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado quando completar o tutorial de jogo em Episode 0.

Episode 1: From Oblivion

Nada a mencionar sobre esse episódio. Simplesmente siga em frente. Irá liberar o seguinte troféu:

From Oblivion (Bronze)
Esse troféu obrigatório será liberado assim que concluir o Episode 1.

Episode 2: Shadows Over a City

Nada a ser mencionado nesse episódio. Apenas siga em frente.

Shadows Over the City (Bronze)
Esse troféu obrigatório será liberado assim que concluir o Episode 2.

Episode 3: Home Sweet Home

Bem, é preciso dar uma pausa por um tempo nas missões obrigatórias para chamar a sua atenção para os desafios. Nesse episódio, irão começar a aparecer desafios pelo cenário. Eu recomendo que você ignore completamente esses desafios, pois há um troféu que exige que consigamos medalha de ouro em todos os desafios. É até possível conseguir medalha de ouro nesse momento, mas futuramente será bem mais fácil, então vamos deixar para depois.

De qualquer forma, a partir de agora fica bem mais fácil explorar a região de Auldnoir, essa região de Hekseville onde começamos o jogo. Sendo assim, vale a pena dar uma pausa para adquirirmos os coletáveis dessa região. Há dois tipos de coletáveis nesse jogo: os bueiros que podem ser encontrados (e que servem como fast travel depois de encontrados) e os travelers, os membros da Mysterious Couple, que são um homem e uma mulher que viajam pelo tempo e ficam aparecendo pelos cenários. Há um troféu relacionado a esses coletáveis, então eu irei informá-lo sobre como coletá-los em cada região. Vamos lá:

Para localizar os 3 bueiros aqui da região de Auldnoir, veja a imagem abaixo:


Também há 2 travelers aqui em Auldnoir. Para saber a localização deles, assista o vídeo abaixo:


Bem, após coletar tudo aqui de Auldnoir, vamos em frente.

Home Sweet Home (Bronze)
Esse troféu obrigatório será liberado assim que concluir o Episode 3.

Episode 4: The Hekseville Phantom

Nada a ser mencionado nesse episódio. Apenas siga em frente.

The Hekseville Phantom (Bronze)
Esse troféu obrigatório será liberado assim que concluir o Episode 4.

Episode 5: A Meeting With Destiny

Nada a ser mencionado nesse episódio. Apenas siga em frente.

A Meeting With Destiny (Bronze)
Esse troféu obrigatório será liberado assim que concluir o Episode 5.

Episode 6: The Lost City

Nesse episódio, irá conhecer um novo plano material: The Ruins. Outros planos materiais não possuem bueiros, mas possuem travelers. Explorando esse local, ainda poderá encontrar um Nevi enorme e poderoso demais para que possamos enfrentá-lo agora. Caso se depare com ele, não o enfrente: poderemos derrotá-lo mais para a frente bem mais facilmente, não se preocupe.

2 travelers aqui em The Ruins. Para saber a localização deles, assista o vídeo abaixo:


Siga em frente.

The Lost City (Bronze)
Esse troféu obrigatório será liberado assim que concluir o Episode 6.

Episode 7: Too Many Secrets

Nesse episódio, Kat poderá ir para uma nova cidade dentro de Hekseville, Pleajeune. Essa cidade, assim como Auldnoir, pode e deve ser explorada. Ela possui bueiros e travelers. Eu irei indicar a localização de cada um deles.

Para localizar os 3 bueiros aqui da região de Pleajeune, veja a imagem abaixo:


Há 2 travelers aqui em Pleajeune. Para saber a localização deles, assista o vídeo abaixo:


Bem, após coletar tudo, siga em frente.

Too Many Secrets (Bronze)
Esse troféu obrigatório será liberado assim que concluir o Episode 7.

Episode 8: A Hundred And One Nights

Nesse episódio, irá conhecer um novo plano material: The Inferno. Assim como The Ruins, não encontrará bueiros, mas há travelers a serem localizados aqui. Explorando esse local, ainda poderá encontrar um Nevi enorme e poderoso demais para que possamos enfrentá-lo agora. Caso se depare com ele, não o enfrente: poderemos derrotá-lo mais para a frente bem mais facilmente, não se preocupe.

Há 2 travelers aqui em The Inferno. Para saber a localização deles, assista o vídeo abaixo:


No decorrer desse episódio, irá adquirir seu primeiro poder especial: Gravity Typhon. Vale mencionar aqui que esse é o melhor poder especial do game, e eu recomendo bastante que o incremente ao máximo que puder. Além de ser útil para um troféu, ele é realmente devastador, e eu aconselho a apenas comprar upgrades para ele, ignorando outras habilidades especiais que vier a receber no decorrer do game (elas serão menos eficientes do que o Gravity Typhon). Fica a dica!

Bem, agora siga em frente.

A Hundred And One Nights (Bronze)
Esse troféu obrigatório será liberado assim que concluir o Episode 8.

Episode 9: Letting Old Ghosts Die

Nesse episódio, Kat poderá ir para uma nova cidade dentro de Hekseville, Endestria. Essa cidade, assim como as demais, pode e deve ser explorada. Ela possui bueiros e travelers. Eu irei indicar a localização de cada um deles.

Para localizar os 3 bueiros aqui da região de Endestria, veja a imagem abaixo:


Há 2 travelers aqui em Endestria. Para saber a localização deles, assista o vídeo abaixo:


Após coletar tudo, siga em frente.

Letting Old Ghosts Die (Bronze)
Esse troféu obrigatório será liberado assim que concluir o Episode 9.

Episode 10: Curiosity Killed the Cat

Nesse episódio, irá conhecer um novo plano material: The Mirage. Assim como The Ruins, não encontrará bueiros, mas há travelers a serem localizados aqui. Explorando esse local, ainda poderá encontrar um Nevi enorme e poderoso demais para que possamos enfrentá-lo agora. Caso se depare com ele, não o enfrente: poderemos derrotá-lo mais para a frente bem mais facilmente, não se preocupe.

Há 2 travelers aqui em The Mirage. Para saber a localização deles, assista o vídeo abaixo:


No decorrer desse episódio, irá adquirir um novo poder, Micro Black Hole. Aconselho a não realizar upgrades nele, guardando suas gemas para realizar upgrades em Gravity Typhon. Siga em frente.

Curiosity Killed the Cat (Bronze)
Esse troféu obrigatório será liberado assim que concluir o Episode 10.

Episode 11: Thick Skin

Nada a ser mencionado nesse episódio. Apenas siga em frente.

Thick Skin (Bronze)
Esse troféu obrigatório será liberado assim que concluir o Episode 11.

Episode 12: Look Out Below

Nesse episódio, Kat poderá ir para a última cidade dentro de Hekseville, Vendecentre. Essa cidade, assim como as demais, pode e deve ser explorada. Ela possui bueiros e travelers. Eu irei indicar a localização de cada um deles.

Para localizar os 4 bueiros aqui da região de Vendecentre, veja a imagem abaixo:


Nesse momento, deverá conseguir liberar um troféu:

Going Underground (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que tiver encontrado todos os 13 bueiros do jogo. Há 3 bueiros em Auldnoir, 3 em Pleajeune, 3 em Endestria e 4 em Vendecentre. A localização de todos eles foi mostrada no decorrer desse guia, e, se veio coletando todos eles, então esse troféu de prata deverá ter sido liberado.

Há 2 travelers aqui em Vendecentre. Para saber a localização deles, assista o vídeo abaixo:


Após coletar tudo, siga em frente.

Look Out Below (Bronze)
Esse troféu obrigatório será liberado assim que concluir o Episode 12.

Siga em frente.

Episode 13: Kids Just Don’t Understand

Nesse episódio, Kat não irá para uma nova cidade apenas, como irá para uma localidade completamente diferente, chamada de Boutoume. Essa localidade não possui bueiros, mas possui travelers e desafios. Vamos a eles.

Para localizar os 2 travelers aqui da região de Boutoume, veja a imagem abaixo:


E assim deverá conseguir liberar o seguinte troféu:

Lost In Time and Space (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que tiver encontrado todos os 16 travelers do game. Aparecem sempre 2 travelers (um homem e uma mulher) em todos os cenários do jogo: Auldnoir, Pleajeune, Endestria, Vendecentre, The Ruins, The Inferno, The Mirage e Boutoume. Se veio seguindo o guia até aqui, deverá já ter coletado todos os travelers. Então, esse troféu de prata será liberado.

Após coletar tudo, siga em frente.

Kids Just Don’t Understand (Bronze)
Esse troféu obrigatório será liberado assim que concluir o Episode 13.

Episode 14: The Lost Tribe

Nada a ser mencionado nesse episódio. Apenas siga em frente.

The Lost Tribe (Bronze)
Esse troféu obrigatório será liberado assim que concluir o Episode 14.

Episode 15: Memories of Another World

Nada a ser mencionado nesse episódio. Apenas siga em frente.

Memories of Another World (Bronze)
Esse troféu obrigatório será liberado assim que concluir o Episode 15.

Episode 16: Children of the Past

No decorrer desse episódio, deverá conseguir liberar esse troféu:

Gem Collector (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que tiver coletado 20.000 gemas. Trata-se de um troféu acumulativo. A quantidade de gemas que coleta no jogo é variável, depende de sua exploração e paciência para pegar gemas. Seja como for, por volta de Episode 16 deverá já ter coletado essa quantia de gemas, isso se veio coletando todas as que encontrou pelo caminho.

Agora siga em frente.

Children Of the Past (Bronze)
Esse troféu obrigatório será liberado assim que concluir o Episode 16.

Episode 17: Fading Light

Nada a ser mencionado nesse episódio. Apenas siga em frente.

Fading Light (Bronze)
Esse troféu obrigatório será liberado assim que concluir o Episode 17.

Episode 18: Adreaux On Call

Nada a ser mencionado nesse episódio. Apenas siga em frente.

Adreaux On Call (Bronze)
Esse troféu obrigatório será liberado assim que concluir o Episode 18.

Episode 19: Falling to Pieces

Nada a ser mencionado nesse episódio. Apenas siga em frente.

Falling to Pieces (Bronze)
Esse troféu obrigatório será liberado assim que concluir o Episode 19.

Episode 20: An Unguarded Moment

Nada a ser mencionado nesse episódio. Apenas siga em frente.

An Unguarded Moment (Bronze)
Esse troféu obrigatório será liberado assim que concluir o Episode 20.

Episode 21: No Rest For the Virtuous
                                                                      
Nada a ser mencionado nesse episódio. Apenas siga em frente.
     
No Rest For the Virtuous (Ouro)
Esse troféu obrigatório será liberado assim que concluir o Episode 21, consequentemente fechando a história do jogo.

Mas ainda não acabou! Agora que fechou o jogo, poderemos nos preocupar com outras coisas que ficaram pendentes no decorrer do jogo até aqui. A partir de agora, estará livre para ir a qualquer local, realizar qualquer desafio ou mesmo viajar entre os planos materiais. Iremos nos preocupar com isso a partir de agora, fazendo o que nos resta para conseguirmos ainda mais troféus.

Agora, iremos realizar os desafios do game. Se veio seguindo o guia conforme eu informei, então deve ter ignorado completamente todos os desafios do jogo até o momento. Bem, agora que realizou upgrades em diversos quesitos e está muito mais forte, agora esses desafios são muito mais fáceis e mais simples do que anteriormente. Vamos completá-los, agora, um por um. Recomendo que comece por Auldnoir. Há 5 desafios aqui nessa região: Auldnoir Time Attack, Auldnoir Free Race, Auldnoir Throwing Challenge, Auldnoir Energy Race e Auldnoir Sliding Race. Para saber como completar todos eles com medalhas de ouro, assista o vídeo a seguir:


Em meio a isso, deverá conseguir alguns troféus:

New Challenger (Bronze)
Esse será o primeiro troféu que irá liberar, relacionado a desafios. Ele será liberado assim que completar o seu primeiro desafio. Não precisa nem conseguir medalha, só de completar um desafio esse troféu já será liberado.

Gold Medalist (Bronze)
Para liberar esse troféu, é preciso conseguir a medalha de ouro em qualquer desafio. Como terá de conseguir medalha de ouro em todos, esse troféu deverá ser liberado assim que conseguir a sua primeira medalha de ouro ainda aqui mesmo em Auldnoir.

Ah, claro, e não podemos nos esquecer do troféu a seguir:

Pitching Machine (Prata)
Para liberar esse troféu de prata, precisará acertar objetos em 10 inimigos consecutivamente, sem errar e sem tomar dano entre eles. Não há momento algum no jogo em que isso seja mais fácil do que durante o desafio Auldnoir Throwing Challenge. Como esse desafio envolve justamente jogar objetos nos inimigos, só precisa se atentar para não errar e não ser atingido. A ideia é simples: tente pegar objetos longe dos inimigos (para evitar ser atingido enquanto pega o objeto) e arremesse neles à distância. Apenas tome cuidado para não errar, ou precisará recomeçar do zero. Tenha cautela e deverá conseguir acertar 10 inimigos com objetivos sem errar nenhum disparo e sem tomar dano. Assim que conseguir isso, esse troféu de prata será liberado.

Bem, é só isso por enquanto. Agora, vá para Pleajeune, onde encontrará mais 4 desafios: Pleajeune Taxi Trial, Pleajeune Sliding Race, Pleajeune Time Attack e Pleajeune Energy RacePara saber como completar todos eles com medalhas de ouro, assista o vídeo a seguir:


Devemos nos atentar para o seguinte troféu:

Gravitational Anomaly (Prata)
Para liberar esse troféu de prata, é preciso acertar 8 inimigos com apenas um poder especial. Bem, não é tão difícil, se você seguiu a minha dica inicial de realizar upgrades apenas em Gravity Typhon, economizando as gemas que poderiam ser usadas em outros poderes menos úteis. Gravity Typhon é perfeito para esse troféu, contanto que esteja no nível 4. Só falta um local com 8 inimigos. E o desafio Pleajeune Time Attack é simplesmente perfeito para isso. Assim que o desafio começa, há 8 inimigos no pátio inicial. Use o Gravity Typhon (cima + ) e veja se funciona. Se funcionar, ótimo, caso contrário, lute pelo local e siga a ordem dos inimigos. Quando voltar ao pátio, haverá 12 inimigos e deverá ter enchido a barra de ataque especial. Use o Gravity Typhon novamente e torça para atingir pelo menos 8 inimigos. Se não der, reinicie o desafio e repita até acertar. Quando conseguir, irá liberar o troféu de prata!

Agora é a vez de Endestria. Aqui, há mais 4 desafios: Endestria Free Race I, Endestria Free Race II, Endestria Energy Race e Endestria Time AttackPara saber como completar todos eles com medalhas de ouro, assista o vídeo a seguir:



Poderá conseguir um troféu aqui nesses desafios:

Frequent Flyer (Prata)
Para liberar esse troféu de prata, é preciso realizar 10 Gravity Kicks consecutivos sem tocar no chão e sem ser atingido. Bem, é bem fácil se souber o que tem de ser feito. O Gravity Kick é o chute gravitacional, que se dá pressionando  quando estiver sem gravidade e mirando em um oponente. Gravity Kicks são poderosos e eficientes (quando tiver feito os upgrades), e a maneira mais rápida de se matar inimigos, o que vem bem a calhar em Time Attacks. E durante o Endestria Time Attack, terá a oportunidade de ouro de conseguir esse troféu de forma simples. Isso porque esse desafio possui vários inimigos juntos, muitos deles aéreos, e, se for realmente rápido, conseguirá realizar 10 Gravity Kicks sem precisar tocar no chão. Basta tomar cuidado para evitar ser atingido entre um Gravity Kick e outro. De qualquer forma, deverá conseguir liberar esse troféu de prata nesse desafio ou em vários outros Time Attacks.

Agora é a vez de Vendecentre. Há 5 desafios aqui nessa região: Vendecentre Sliding Race, Vendecentre Airboat Race, Vendecentre Free Race, Vendecentre Sweeper Trial e Vendecentre Time AttackPara saber como completar todos eles com medalhas de ouro, assista o vídeo a seguir:


Por fim, agora só falta Boutoume! Há apenas 2 desafios aqui: Boutoume Energy Race e Boutoume Time AttackPara saber como completar todos eles com medalhas de ouro, assista o vídeo a seguir:


Os seguintes troféus deverão ser liberados a essa altura:

True Challenger (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que tiver completado uma vez todos os 20 desafios do jogo, independentemente da medalha adquirida. É muito simples.

Silver Lining (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que tiver adquirido pelo menos uma medalha de prata em todos os 20 desafios do jogo.

All That Glitters (Ouro)
E então, esse troféu de ouro será nosso objetivo. Para liberá-lo, precisará adquirir medalha de ouro em todos os 20 desafios do jogo. Se veio seguindo o guia passo a passo, deverá ter conseguido medalha de ouro em todos os desafios e esse troféu de ouro será liberado.

Também deverá conseguir o seguinte troféu agora:

Top Cat (Ouro)
Esse troféu de ouro é liberado quando Kat alcançar o nível mais alto de sua reputação. A reputação de Kat aumenta conforme ela realiza missões e desafios. Completando todas as 21 missões do jogo e conseguindo medalha de ouro em todos os 20 desafios do jogo, será mais do que suficiente para conseguir chegar ao nível máximo de reputação. Então, esse troféu de ouro deverá ter sido liberado!

Agora, falta bem pouco. Lembra-se daqueles Nevis gigantes que ficam nos outros planos materiais? Pois bem, agora que deverá estar realmente forte e com habilidades quase no máximo, vamos atrás deles. São Nevis poderosos e difíceis de se matar. Há um em cada plano material, e cada um deles leva a um troféu diferente. Vamos a eles:

Ancient Game Hunter (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que conseguir matar o Nevi secreto no plano material The RuinsPara saber onde encontrá-lo e dicas de como matá-lo, assista o vídeo a seguir:


Burning Game Hunter (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que conseguir matar o Nevi secreto no plano material The Inferno. Para saber onde encontrá-lo e dicas de como matá-lo, assista o vídeo a seguir:


Illusory Game Hunter (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que conseguir matar o Nevi secreto no plano material The MiragePara saber onde encontrá-lo e dicas de como matá-lo, assista o vídeo a seguir:


Bem, agora só deve nos restar um troféu para a platina:

Gem Aficionado (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado assim que conseguir acumular 40.000 gemas no decorrer do jogo. Como ganha gemas fazendo praticamente qualquer coisa, já deverá ter uma bela quantia de gemas a essa altura. Conseguindo medalhas de ouro nos desafios, deverá ter conseguido muitas gemas. E também, matando os Nevis secretos, conseguirá ainda mais gemas, então, agora deverá ter chegado à quantia de 40.000 gemas facilmente. Caso contrário, deverá faltar bem pouco, então é só explorar um pouco mais os cenários e conseguirá liberar esse troféu de ouro.

It’s All Relative (Platina)
Por fim, esse troféu será a nossa surpresa final! O troféu de platina irá coroar todo o nosso desempenho até aqui, fazendo parte da nossa coleção. Parabéns por ter platinado Gravity Rush!

E então? Esse guia lhe foi útil? Comente o que acha, e nos indique um game para a seção Platinando!

2 comentários: